Sunteți pe pagina 1din 20

Anais do SILEL. Volume 2, Nmero 2. Uberlndia: EDUFU, 2011.

LITERATURA, CINCIA E LEITURA DE ROMANCES EM AULAS DE FSICA: DISCURSO, INTERAO E DIALOGISMO SOB UM OLHAR BAKHTINIANO. Emerson Ferreira GOMES Patricia Neves de ALMEIDA Universidade de Sorocaba emerson.gomes@prof.uniso.br patrcia.almeida@prof.uniso.br

Resumo: Este trabalho realizar uma interface entre Arte e Cincia, refletindo especialmente sobre a utilizao de obras romanescas no ensino de Teoria Especial da Relatividade (TER). Nesta pesquisa analisamos a utilizao de trs obras literrias no ensino de Fsica: o romance de fico Sonhos de Einstein, de Alan Lightman, publicado em 1992; o romance de fico de divulgao cientfica O Tempo e o Espao do Tio Albert de Russel Stannard, publicado em 1989; o romance de fico cientfica Tau Zero de Poul Anderson, publicado em 1970. Tais obras foram escritas em contextos scio-histricos distintos e so dirigidas a diferentes pblicos leitores. Neste caso, o discurso das obras foi analisado atravs do substrato terico bakhtiniano quanto aos gneros textuais e aos aspectos ideolgicos e polifnicos das obras literrias. Tal atividade possibilitou verificar que a literatura nas aulas de cincia, possibilita refletir sobre os aspectos conceituais, sociais e epistemolgicos que norteiam a cincia, possibilitando ainda uma reflexo sobre a natureza do espao e do tempo que vo alm da Fsica essencialmente matematizada e formulista. Palavras-chave: Leitura em Sala de Aula; Anlise do Discurso; Literatura e Cincia; Ensino de Cincias 1. Introduo O elemento motivador de nosso trabalho surge a partir da possibilidade de interface entre Fsica e Literatura em sala de aula. Nesta pesquisa pretendemos contribuir com o dilogo entre a literatura e o ensino de cincias, utilizando referenciais da anlise de discurso, na anlise de trs romances de fico, escritos por fsicos: Sonhos de Einstein de Alan Lightman (1992); Tau Zero de Poul Anderson (1970) e O Tempo e o Espao do Tio Albert (1989) de Russel Stannard. Os trs romance possuem em sua temtica a Teoria Especial da Relatividade (TER), proposta pelo fsico alemo Albert Einstein em 1905. Entendemos que a TER se configura como uma teoria da fsica moderna que permite essa pesquisa por conta: de seu dilogo histrico com a teoria da relatividade; do entendimento da TER como um fenmeno cultural; e da necessidade de novos recursos para o ensino de TER. No caso desta pesquisa, pretendemos analisar, a partir da anlise de discurso derivada dos trabalhos de Mikhail Bakhtin. 2. Por que o uso de literatura no ensino de TER? Entendemos que a utilizao da sala de aula como um lugar de leitura, possibilita na escola a construo de um espao dialgico, propiciando ao educando a expresso de seu pensamento crtico e de suas ideias provenientes do imaginrio. Desta forma entendemos que a obra literria pode ser um meio para a concretizao desse espao no ambiente escolar.

Anais do SILEL. Volume 2, Nmero 2. Uberlndia: EDUFU, 2011.

2.1 A literatura como um direito O estudante est exposto a diversos multimeios que lhe permitem a leitura. Os stios na internet, dispostos na forma de rede sociais, blogs, microblog e chats so meios pelos quais nossos alunos exercitam a escrita e a leitura no ambiente virtual. Isso no significa que os estudantes tenham abandonado a leitura em papel de obras literrias, histrias em quadrinhos, revistas de informao, jornais e publicaes de entretenimento. Pelo contrrio, por conta da facilidade de acesso aos computadores, os alunos leem, de certa forma, mais do que alguns anos atrs, porm isso no significa que as suas leituras estejam contribuindo para a sua formao como cidado. nesse ponto de vista que esta pesquisa se encaixa, levar obras literrias que possibilitem o fenmeno que Snyders (2001, p. 131) denomina de chamar vida a beleza de um texto, e complementamos ainda que essa beleza que buscamos de natureza cientfica. Por conta disso, nos remetendo a Antonio Candido, acreditamos que devemos propiciar aos estudantes, o direito literatura. Para Antonio Candido, a literatura um fator indispensvel na humanizao do homem e reflete as aspiraes das crenas, sentimentos, impulsos e normas de uma sociedade, sendo um instrumento de instruo e educao (CANDIDO, 1995, p. 243). Alm disso:
Os valores que a sociedade preconiza, ou os que considera prejudiciais, esto presentes nas diversas manifestaes da fico, da poesia e da ao dramtica. A literatura confirma e nega, prope e denuncia, apoia e combate, fornecendo a possibilidade de vivermos dialeticamente os problemas (CANDIDO, 1995, p. 243).

O acesso do estudante literatura potencializa sua formao cultural e crtica. Nesse caso, o leitor-estudante identifica-se na personagem, construindo o que Antonio Candido (1995, p. 55) chama de sentimento de verdade e verossimilhana refletindo sobre a realidade que o afeta. Esse poder humanizador possibilita que a estrutura da obra literria transcenda o carter de coisa organizada e torna-se um fator que deixa o leitor mais capaz de ordenar a prpria mente e sentimentos e consequentemente, mais capaz de organizar a viso de mundo (CANDIDO, 1995, p. 145). A edificao de saberes possibilitada pelo papel crtico e humanizador da literatura. Dessa forma, a construo do conhecimento em sala de aula norteada pela leitura favorece ao estudante a construo de um espao para o exerccio do que Paulo Freire denomina de curiosidade epistemolgica, que possibilita ao estudante utilizar sua capacidade crtica para se distanciar, observar e cercar o objeto de estudo e dessa forma fazer comparaes que lhe permitam o questionamento e a pergunta (FREIRE, 1996, p. 85). Podemos nos remeter ainda a Freire os aspectos de que uma leitura precede uma leitura de mundo e que:
De alguma maneira, porm, podemos ir mais longe e dizer que a leitura da palavra no apenas precedida pela leitura de mundo mas por uma certa forma de escrev-lo ou de reescrev-lo, quer dizer, de transform-lo atravs da prtica consciente (FREIRE, 2001, p.20).

Portanto, o estudante de educao bsica ter acesso leitura de obras literrias no espao escolar possibilita a ele uma prpria releitura de seu mundo. A leitura de mundo freireana neste caso, nos permite interpretar que a leitura do romance do estudante em sala de aula, mesmo quando realizada pela primeira vez pelo educando, uma releitura, tendo em vista que seu cotidiano e suas percepes influenciam a interpretao da obra literria.

Anais do SILEL. Volume 2, Nmero 2. Uberlndia: EDUFU, 2011.

2.2 A leitura em sala de aula A leitura de uma obra literria em sala de aula encontra algumas dificuldades pelo professor a quais podemos destacar: a falta de hbito de leitura e os diferentes nveis de letramento entre os estudantes. Neste caso, a obra a ser escolhida pelo educador deve possuir algo que construa um sentido de identificao com o educando e possua uma linguagem acessvel aos estudantes. Para Georges Snyders (2001, p. 136), a literatura , assim como a prpria escola, diferente da vida, sendo possvel sua transposio atravs de um distanciamento em relao aos acontecimentos vividos. Por conta disso, de forma gradual, o professor pode possibilitar o acesso dos estudantes a obras clssicas da literatura. Isso se contextualiza com duas premissas: para que as formas eruditas de cultura no se restrinjam a uma minoria (CANDIDO, 1995, p. 262) e que os horizontes dos estudantes sejam abertos atravs de uma cultura elaborada (SNYDERS, 1988, p. 51). Sobre as dificuldades de implantao de um espao de leitura na sala de aula, Geraldi (1988, p. 82) afirma que apesar da escola ser um dos locais privilegiados para o acesso leitura, tendo por obrigao formar leitores, no existem condies sociais de leitura. Neste caso refere-se s questes socioeconmicas que norteiam a educao e o professor, este ltimo estaria concretamente afastado do livro e das bibliotecas por condies de trabalho e salrio. Apesar dessas dificuldades, o linguista ressalta que:
E entre formar "lectores" e formar "lectores-auctores", insinua-se na sala de aula (perigosamente) uma outra concepo de leitura, no mais um ato solitrio, muito menos um ato de repetio do j dito. Mas um ato de produo, que leva em conta "todos os nossos conhecimentos anteriores da lngua e nossa experincia de vida". Onde "cada leitura nova escrita de um texto". O ato da criao no estaria, assim, na escrita, mas na leitura, o verdadeiro produtor no seria o autor, mas o leitor (GERALDI, 1988, p. 84).

Portanto, mesmo em suas condies sociais desfavorveis, o professor pode realizar um trabalho de leitura que contemple a vivncia e as experincias dos educandos, construindo assim um ambiente de criao em sala de aula pelo aluno-leitor. Sobre esse aspecto, Ramos et al., (2008, p. 6) afirmam que alm do cotidiano do estudante necessrio que o docente resgate a opinio dos estudantes, para que esse se sinta inserido no texto e complementam:
Mediar a apropriao do texto literrio pelo aluno significa, portanto, ajudlo a reconhecer as especificidades desse texto e a atribuir-lhes sentido. Portanto, o professor mediador auxiliaria o estudante (leitor iniciante) a recuperar e a significar o texto atravs do estudo de recursos expressivos da lngua e de estratgias composicionais do texto, associados percepo de mundo do leitor (RAMOS et al., 2008, p. 9).

Essa mediao do docente para resgatar o sentido de empatia do aluno ao texto literrio se estende principalmente ao romance, pois nesse gnero a construo da narrativa possui um carter plurilingustico, pluriestilstico e plurivocal (FIORIN, 2009, p. 115) e ao mediar a leitura do educando, o docente possibilita a recuperao e a significao do texto pelo educando. Segundo Rildo Cosson (2006, p.120) a leitura em sala de aula est alm da experincia esttica, dessa forma preciso resgatar um aprendizado crtico da leitura literria para que

Anais do SILEL. Volume 2, Nmero 2. Uberlndia: EDUFU, 2011.

o aluno questione os valores culturais expressos no texto e elabore seus sentidos de forma que ocorra a expanso de seus sentidos de leitura. 3.3 A leitura e o romance no ensino de cincias O trabalho interdisciplinar entre a Cincia e a Literatura e suas aplicaes imediatas no Ensino de Cincias possui diversos defensores. Na rea de ensino de Fsica, Silva e Almeida (1998, p. 134) argumentam que o espao de leitura pode ser realizado atravs dos livros didticos e aos que eles denominam de textos alternativos, em que se enquadrariam os romances, poesias, textos de divulgao cientfica e textos jornalsticos e complementam:
Contrastando com os textos alternativos, os livros didticos de modo geral possuem duas caractersticas: so de uso exclusivo na escola, o que de certa forma os desincumbe de serem atraentes, interessantes e automotivantes para os leitores, tanto no que diz respeito linguagem e forma de apresentao, como quanto ao prprio contedo; so textos que utilizam muito pouco a linguagem comum, enfatizando quase exclusivamente a linguagem formal e a metalinguagem, no uso excessivo de definies e frmulas (SILVA; AMEIDA,1998; p.134-135).

Apesar da afirmao dos pesquisadores possuir quase 15 anos, verifica-se que, conforme afirmamos no incio desta dissertao, a realidade dos livros didticos no sofreu mudanas significativas, portanto a constatao de um formalismo excessivo junto a um contedo alheio s inovaes curriculares e discursivas, ainda permanece. No caso de nosso problema de pesquisa, a utilizao de texto alternativo em relao aos livros didticos se faz mais do que necessria, pois conforme verificamos no incio do trabalho, poucos livros didticos contemplam a TER, e quando o fazem, desconsideram qualquer aspecto inerente ao valor cultural da teoria. Alm disso, temos verificado que a construo de um espao de leitura na escola no um espao exclusivo das aulas de linguagens e que tal hiptese pode ser estendida s aulas de fsica, conforme defende Ezequiel Theodoro da Silva (1998, p. 123) todo professor, independente da disciplina que ensina, um professor de leitura. O ensino de Fsica numa perspectiva cultural possui como obra fundamental a tese de Joo Zanetic, defendida em 1990 na Faculdade de Educao da Universidade de So Paulo, Fsica tambm cultura. Para Zanetic:
A fsica tambm cultura. A fsica tambm tem seu romance intrincado e misterioso. Isto no significa a substituio da fsica escolar "formulista" por uma fsica "romanceada". O que desejo fornecer substncia cultural para esses clculos, para que essas frmulas ganhem realidade cientfica e que se compreenda a interligao da fsica com a vida intelectual e social em geral (ZANETIC, 1990, p. 8).

Esse carter cultural evidenciado pela fsica, conforme nos aponta Zanetic, encontra-se na reflexo sobre a construo do conhecimento em fsica junto filosofia, histria da cincia, s artes e sociedade. Essa hiptese norteou diversos trabalhos na interface fsica e cultura do pesquisador como observaremos no decorrer deste captulo. Para Carvalho e Zanetic (2004, p.3) a leitura de textos ficcionais e paradidticos amplia os sentidos dos estudantes para a construo dos conceitos de fsica moderna estabelecendo relaes entre cincia e arte, razo e imaginao. Em outro trabalho Deyllot e Zanetic (2004, p. 10) argumentam que a construo de pontes entre essas duas culturas, pode ocorrer inclusive na produo textual.

Anais do SILEL. Volume 2, Nmero 2. Uberlndia: EDUFU, 2011.

Acreditamos que essa construo de pontes o que possibilita o dilogo amplo, crtico e reflexivo que temos defendido sobre a utilizao do romance. Por conta de sua possibilidade de imerso no texto, podemos dizer que no caso da TER obrigatrio, o enaltecimento do imaginrio nas aulas de fsica, entrando em sintonia com a afirmao de que a imaginao criadora e a fantasia no so exclusividades das aulas de literatura (SILVA, 1998, p. 125). Sobre qual obra literria utilizar nas aulas de cincias, Zanetic prope a seguinte reflexo:
Que literatura utilizar em aulas de cincia? Brevemente, diria que tenho em mente no apenas os grandes escritores da literatura universal que em suas obras utilizam conceitos e mtodos das cincias, e da fsica em particular, os escritores com veia cientfica, como tambm vrias obras escritas por cientistas com forte sabor literrio, os cientistas com veia literria (ZANETIC, 2006, p.41).

No caso deste trabalho, a afirmao de Zanetic se configura como um alicerce nossa posio epistemolgica, tendo em vista que os romances que propomos a utilizao no ensino de TER, foram escritos por fsicos. Quanto utilizao do romance no ensino de cincias, verificamos trabalhos como o de Giraldelli e Almeida (2008) que utiliza a literatura infanto-juvenil, para evidenciar as consequncias das aes humanas no ambiente. Nesse sentido, as autoras defendem que a leitura desses textos possibilitou aos estudantes reflexes de natureza ecolgica no sentido de conhecer e julgar a prpria realidade (GIRALDELLI; ALMEIDA, 2008). A fico cientfica outro gnero que tem sido discutido no ensino de cincias, seja atravs de romances ou contos. Para Piassi e Pietrocola (2009), esse tipo de gnero deve ser utilizado de forma que privilegie menos os erros conceituais, pois os textos de fico cientfica destrincham experincias culturais a partir das ideias cientficas e colocam-nas sob a perspectiva das questes humanas a elas adjacentes (PIASSI; PIETROCOLA, 2009, p. 527). Quanto utilizao do romance em sala de aula, Piassi (2007) nos aponta o fato desse tipo de obra literria ser mais extenso, proporciona um melhor desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem:
Mas justamente o fato de ser uma narrativa mais longa e detalhada que encontramos no romance algumas possibilidades insubstituveis. O retardamento da ao, os vrios momentos de tenso, as descries detalhadas, as vrias tramas paralelas, em geral permitem uma variedade muito maior das possibilidades de se explorar aspectos que tanto no conto quanto no filme permanecem necessariamente em um nvel superficial. nessa conexo de mltiplos temas aliada ao aprofundamento de cada um deles que encontramos elementos dos mais interessantes do ponto de vista didtico (PIASSI, 2007, p. 365).

Apesar de estar se referindo ao romance de fico cientfica, tais caractersticas podem ser estendidas aos outros tipos de romances. No caso especfico de nosso trabalho, acreditamos que tal profundidade e possibilidade de explorao em nvel didtico ratifica a utilizao do romance, seja de fico didtica, biogrfico, memorial ou o romance de fico em sua forma mais tradicional. Acreditamos que cada gnero de romance possibilita ao leitor diferentes experincias de leitura, por conta observamos as seguintes caractersticas quanto aos romances que propormos a utilizao: o romance Sonhos de Einstein cria diferentes posies epistemolgicas do

Anais do SILEL. Volume 2, Nmero 2. Uberlndia: EDUFU, 2011.

narrador em relao ao mundo. Essas posies permitem ao estudante refletir sobre a forma que o conhecimento pode gerar diferentes subjetividades perante a natureza. 3. Uma metodologia de anlise Ao levar um texto em sala de aula, devemos estabelecer os parmetros que podero ser verificados com a leitura. Dessa forma acreditamos que a insero do romance em sala de aula demanda uma anlise textual que possibilite uma interao reflexiva entre o texto (o romance), o leitor (estudante) e o seu mediador (professor). Sobre esse processo de interao Silva e Almeida argumentam:
O funcionamento de textos em sala de aula precisa ser compreendido no mbito das interaes professor-aluno, posto que esto em jogo concepes e representaes de cincia, de leitura e de ensino, alm de expectativas mtuas que condicionam as aes dos sujeitos no contexto dos processos de ensino (SILVA, ALMEIDA, 1998, p. 135).

Um dos problemas que Avraamidou e Osborne (2009, p. 1704) levantam quando se trata de levar narrativas para as aulas de cincias, se essas obras no fariam uma imagem simplista sobre os conceitos cientficos e as suas consequncias. Temos defendido neste trabalho que a obra literria no apenas abrange os conceitos, como produz subjetividades que vo alm dos conceitos, que revelam junto natureza da cincia, o conhecimento em sua amplitude epistemolgica e social. Entretanto, se a obra literria for levada de uma forma rasa, sem um devido amparo metodolgico, julgamos que surgiro problemas como os pesquisadores indicaram. Por conta da necessidade de uma metodologia de anlise que contribusse para que a interao entre o texto e o sujeito possibilitasse as subjetividades que temos defendido, recorremos aos referenciais da Lingustica. Acreditamos que esses referenciais possibilitam estabelecer um sentido produo de leitura, assim como na construo de um espao dialgico e polifnico em sala de aula. Temos identificado diversos trabalhos que utilizam de referenciais da Anlise de Discurso no Ensino de Cincias. A Anlise de Discurso, conforme afirmao de Maingueneau (2008, pg. 153) sugere uma prtica interdisciplinar que integra a natureza da linguagem e da comunicao humana com a sua dimenso cognitiva, inscrita em atividades sociais. No sentido social do discurso podemos tambm estabelecer as condies em que ele foi produzido, ao que Pcheux (1997, p.63) questiona: O que quer dizer esse texto?; Que significao contm esse texto?; Em que o sentido desse texto difere do outro?. Alm das condies de produo e da dimenso social do texto, a Anlise de Discurso possibilita investigar o aspecto ideolgico do texto, o que nos leva a Bakhtin que verifica no discurso um significado ideolgico alm do texto (BAKHTIN; VOLOCHNOV, 2006, p. 31). Na rea de Ensino de Cincias podemos verificar trabalhos que utilizam a Anlise do Discurso para identificar os gneros de discurso presentes nos livros didticos (BRAGA e MORTIMER, 2003) e os trabalhos de Maria Jos P. M. de Almeida que identificam as condies de produo textual nas aulas de leitura em cincias (SILVA; ALMEIDA, 1998) e (ALMEIDA; SILVA; MACHADO, 2001). A Anlise de discurso se configura como um referencial que permite identificar os aspectos externos ao texto, no sentido ideolgico, social, intertextual e interdisciplinar. 3.1 Anlise de Discurso Bakhtiniana

Anais do SILEL. Volume 2, Nmero 2. Uberlndia: EDUFU, 2011.

O trabalho de Mikhail Bakhtin se inscreve na histria da literatura, na teoria literria, na esttica e na filosofia. Para este trabalho utilizaremos como referncia as obras Marxismo e filosofia da linguagem (2006), publicada originalmente em 1929, em que o autor realiza um estudo sobre as formas de discurso e Esttica da Criao Verbal (2003), publicado postumamente em 1979, onde ocorre a problematizao e definio dos gneros discursivos. A teoria bakhtiniana considera a enunciao como um fenmeno coletivo e no individual, que parte de uma relao social estabelecida de forma dialgica entre o emissor e o receptor da palavra, retratando as diferentes formas de significar a realidade, segundo vozes e pontos de vista daqueles que a empregam (BRANDO, 2004, p. 7). A anlise de gnero discurso proposta por Bakhtin identifica no romance e na produo cientfica um gnero ideolgico, que possibilita assim a reflexo sobre aspectos externos ao texto. Para Bakhtin e Volochnov:
Um produto ideolgico faz parte de uma realidade (natural ou social) como todo corpo fsico, instrumento de produo ou produto de consumo; mas, ao contrrio, ele reflete e refrata uma outra realidade que lhe exterior. Tudo que ideolgico possui um significado e remete a algo situado fora de si mesmo (Bakhtin; Volochnov, 2006, p. 31).

No caso do romance, a narrativa reflete as posies ideolgicas do autor perante as condies sociais, polticas e econmicas em que a obra foi escrita. Sobre esse dilogo do romance com a sociedade, Miedvidiev e Bakhtin, afirmam:
A estrutura literria, como qualquer outra estrutura ideolgica, refrata a realidade socioeconmica que a gera, mas a faz de seu modo. Ao mesmo tempo, porm, em seu contedo, a literatura reflete e refrata as reflexes e refraes de outras esferas ideolgicas (tica, epistemologia, doutrinas polticas, religio etc) (MIEDVIDIEV; BAKHTIN; apud LOPES, 1999).

Para Bakhtin os gneros de discurso podem ser divididos em primrios e secundrios. Os gneros primrios se formam em condies de comunicao direta discursiva (Bakhtin, 2003, p. 263), permeando a comunicao oral, as cartas e podendo ser estendidas aos dias atuais s comunicaes eletrnicas atuais como e-mail e chat (Elichirigoity, 2008, p. 191). No caso dos gneros discursivos secundrios, Bakhtin estabelece que seus surgimentos estejam inseridos num convvio cultural complexo relativamente mais desenvolvido e organizado, podendo ser encontrado em romances, dramas, pesquisas cientficas, gneros publicsticos, etc (Bakhtin, 2003. p. 263). Apesar dessa distino, possvel uma inter-relao entre esses gneros, a reproduo de um dilogo ou de uma carta num romance, por exemplo, indica a transformao de um gnero primrio em um gnero secundrio. Esse tipo de intertextualidade permite, junto ao processo histrico de formao dos gneros secundrios, a percepo da correlao entre lngua, ideologias e vises de mundo (Elichirigoity, 2008, p. 191). O linguista russo afirma que o enunciado um ncleo problemtico de importncia excepcional, que pode refletir a individualidade de quem escreve (Bakhtin, 2003, p. 265). Para o autor, nem todo gnero susceptvel a essa individualidade, no caso dos gneros da literatura de fico:
.... o estilo individual integra diretamente o prprio edifcio do enunciado, um de seus objetivos principais (contudo, no mbito da literatura de fico os diferentes gneros so diferentes possibilidades para a expresso da

Anais do SILEL. Volume 2, Nmero 2. Uberlndia: EDUFU, 2011.

individualidade da linguagem atravs de individualidade) (BAKHTIN, 2003, p. 265).

diferentes

aspectos

da

O romance de fico, sendo um gnero discursivo secundrio, pode apresentar o carter ideolgico da individualidade do autor determinado pelas condies de produo do autor, assim como para quem escreve as obras. No caso das obras que iremos analisar, que so relacionadas a trs diferentes gneros de romance, possuem instncias de produo e estticas de recepo distintas. 4. O tempo e o espao do tio Albert A obra O tempo e o espao do tio Albert foi publicada pelo ingls Russell Stannard em 1989. Este livro, destinado especialmente ao pblico infanto-juvenil, apresenta conceitos sobre a teoria da relatividade em uma fico que privilegia o carter imaginrio da cincia. A narrativa construda de forma didtica, de modo que a inserimos no gnero de fico de divulgao cientfica. Embora apresente alguns aspectos da teoria geral da relatividade, a narrativa ancorada basicamente em temas inerentes teoria especial da relatividade. Seu autor, o ingls Russel Stannard (1931), um fsico experimental da rea de Fsica Nuclear de Altas Energias e Professor Emrito de Fsica na Open University, em Milton Keynes na Inglaterra. Alm de seu trabalho como pesquisador, tornou-se notvel por publicaes com a temtica cincia e religio 1 e suas sries destinadas ao pblico infanto-juvenil. A histria de O tempo e o espao do Tio Albert centrada na personagem adolescente Gedanken, sobrinha de Albert. A jovem precisa fazer um projeto para a disciplina de cincias em sua escola e o tema sugerido por seu professor, provoca tdio na estudante. Albert, um cientista famoso, ao ver as aflies da sobrinha, apresenta as pesquisas que tem feito sobre o espao e o tempo, sugerindo que ela o utilize no projeto da escola. Podemos observar nesse romance, elementos discursivos que propiciam uma anlise crtica do processo educacional, dessa forma a anlise de discurso permitir identificar esses elementos ideolgicos presentes na narrativa, assim como os diferentes valores que a narrativa atribui cincia na escola e na sociedade. Todo texto produzido em determinadas condies sociais, culturais e polticas. No caso desta fico, o receptor do texto que pode ser um pblico adolescente est influenciado por uma linguagem cientfica estabelecida na escola e nos meios de comunicao. O autor desse gnero deve estabelecer uma aproximao realidade de seu leitor que desperte o interesse pela sua leitura, que possibilite a reflexo crtica sobre a forma em que a cincia lhe apresentada. Uma fico de divulgao cientfica, sob o olhar bakhtiniano, sendo um gnero discursivo secundrio, apresenta o carter ideolgico da individualidade do autor. Para Antnio Cndido (2005, p. 54) a leitura de um romance depende basicamente da aceitao da verdade da personagem por parte do leitor. Em O tempo e o espao do tio Albert essa verdade direcionada por meio do personagem tio Albert, que promove o despertar para a cincia em Gedanken, sua sobrinha.

Podemos citar neste caso os livros Cincia e Religio (Lisboa: Edies 70, 2001), Why? (Oxford: Lion Publishing, 2003) e Science and the Renewal of Belief (West Conshohocken: Templeton Press, 2004). As suas obras nessa temtica possuem a caracterstica de conciliar cincia com religio, entretanto, essas posies no interferem na obra que estamos analisando.

Anais do SILEL. Volume 2, Nmero 2. Uberlndia: EDUFU, 2011.

Nas primeiras pginas do romance, o papel da pesquisa nas aulas de cincias discutido pelos protagonistas:
- O Nabo quer que apresentemos um projeto anunciou Gedanken. - Nabo? repetiu tio Albert. - Nabuco, o professor de cincias. Temos de escolher um tpico cientfico, claro. E ento acrescentou ela com ares de importncia faremos uma pesquisa sobre esse tpico... - Pesquisa?! exclamou tio Albert, parecendo a ponto de explodir em gargalhada. - , uma pesquisa! disse Gedanken, indignada. temos de pesquisar e escrever os resultados em uma pasta. Mal humorada, chutou uma pedra, com fora. (STANNARD, 2005, p.9).

Nesse excerto do livro, verifica-se a transformao de um gnero discursivo primrio o dilogo entre os protagonistas em um gnero discursivo secundrio, portanto de carter ideolgico. Nesse aspecto ideolgico notamos aspectos de dialogismo no texto. Para Bakhtin a palavra no monolgica, mas polivalente (Brando, 2004, p. 62), sendo assim o dialogismo est presente num carter polifnico, ou seja, o autor se investe em mscaras diferentes e essas mscaras representam vrias vozes a falarem simultaneamente sem que uma dentre elas seja preponderante e julgue as outras (BAKHTIN, 2004, p. 62.). No trecho em anlise, identificamos a polifonia sob a voz das duas personagens: a estudante, que deseja ratificar ao seu tio que sua pesquisa possui um carter cientfico e o cientista, que ironiza o mtodo a ser utilizado pela pesquisa de sua sobrinha. A polifonia aparece ainda no fato do cientista discordar do mtodo de pesquisa da escola, utilizando como referncia a hiptese de que a escola representada pelo professor de cincias no est possibilitando a reflexo sobre o que a cincia tem a oferecer estudante, mas apenas, reproduzindo e transmitindo conhecimento de forma mecnica. Na outra extremidade, percebemos que o enunciado da estudante, no fato dela acreditar que sua pesquisa se utilize de um mtodo cientfico. Esse dialogismo ocorre no ato da enunciao e conforme afirmam Bakhtin e Volochnov a enunciao o produto da interao de dois indivduos socialmente organizados (2006, p. 116), portanto o enunciado de cada personagem apresenta as marcas desse processo. Essa viso que a personagem tem sobre seus mtodos de pesquisa possivelmente se aproxima da viso do leitor-estudante, portanto possibilita que esse ltimo se identifique e tenha empatia com a protagonista. Dessa forma, possvel para o autor, construir o texto de forma que a personagem e o leitor se transformem a partir da reflexo sobre os conceitos da teoria da relatividade. Essa transformao torna-se evidente a partir do seguinte trecho:
De repente tio Albert endireitou o corpo e exclamou: - Tive uma idia! Ultimamente ando pensando na luz: em como ela se comporta, e como seria na verdade alcanar um raio de luz; um daqueles das estrelas cadentes, por exemplo. Sim claro. Porque no pensei nisso antes? Que tal me dar uma mozinha? Voc vai e persegue um daqueles raios e me conta como . [...]

Anais do SILEL. Volume 2, Nmero 2. Uberlndia: EDUFU, 2011.

Mas tio, eu no entendo protestou Gedanken, alcanando-o Como eu poderia perseguir aqueles raios? Voc acabou de dizer que a luz viaja to depressa que... - Vou mostrar a voc interrompeu ele De fato, este poderia ser o seu projeto. Que tal? Um pouco de pesquisa de verdade, genuna. R! Isto vai mostrar quele Nabo velho, com suas escovas de dentes eltricas, o que pesquisa! Ele agarrou impacientemente a mo de Gedanken e arrastou-a consigo. (STANNARD, 2005, p.12 -13).

Para a personagem vivenciar os efeitos relativsticos, as experincias de pensamento direcionadas por tio Albert, so inseridas num mundo maravilhoso representado por um balo de pensamento do personagem cientista, criando uma espaonave que permite realizar viagens em velocidades bem prximas da luz. Pelo seu carter didtico, esses efeitos so desvendados paulatinamente, o que de certa forma pode causar empatia e leitura gradual da obra pelo leitor. A constncia da velocidade da luz e o aumento da massa dos corpos ao atingirem velocidades prximas da luz so os primeiros fenmenos que Gedanken identifica nos bales de pensamento e influenciam na escolha do tema do projeto de pesquisa da estudante:
- Vou dizer uma coisa, tio. Sabe, eu ia fazer um projeto sobre como alcanar um raio de luz. Bem, agora que sabemos que no podemos alcanlo, por que no fazemos um sobre por que no podemos? Eu poderia contar essas coisas sobre ficar mais pesado. (STANNARD, 2005, p. 35).

A imerso do leitor no universo relativstico, assim como da personagem Gedanken, ocorre atravs de experincias mentais, dessa forma os conceitos atingem o leitor e a personagem de forma simultnea. Para adentrar nesse universo, o balo de pensamento o recurso que separa Gedanken do mundo do maravilhoso, do mundo real:
Foi uma coisa flutuando acima de uma das poltronas que chamou a ateno de Gedanken. Parecia uma gigantesca bolha de sabo. Com cerca de um metro de dimetro, era quase esfrica, porm, ligeiramente achatada em cima e embaixo. Embaixo dela, de um lado, havia duas bolhas menores para baixo na direo das costas altas da poltrona. Elas bamboleavam gentilmente e rebrilhavam misteriosas meia-luz. - O que aquilo?! exclamou ela. - H?... Aquilo? um balo de pensamento disse tio Albert em tom displicente. - Um o qu? - Balo de pensamento. Voc sabe... bales de pensamento, como os que voc v nos quadrinhos. Coisas que ficam acima da cabea das pessoas quando elas pensam. [...] - O que isso faz? - Qualquer coisa. Pode fazer qualquer coisa. S requer imaginao. Tudo o que penso aparece l em cima, no balo de pensamento. Vou mostrar. Fique assistindo. (STANNARD, 2005, p. 14-15).

Segundo Kiouranis et al (2010, p. 9) as experincias de pensamento para o ensino de fsica possibilitam articulao com outros saberes, proporcionando uma ponte entre conhecimento existente e conhecimento a ser aprendido, entretanto cabe ao professor

Anais do SILEL. Volume 2, Nmero 2. Uberlndia: EDUFU, 2011.

mediar esse processo. No caso de O Tempo e o Espao do tio Albert, essa mediao ocorre atravs do tio Albert que analisa os fenmenos observados pela sobrinha, reflete sobre eles e finalmente toma concluses do ponto de vista da fsica. Vejamos os acontecimentos decorrentes de uma viagem para o planeta Saturno, dentro do balo de pensamento, em que Gedanken atinge noventa por cento da velocidade da luz, tendo levado consigo dois relgios, um mecnico e outro de quartzo, que antes da viagem estavam sincronizados com o mundo real:
- Feito! anunciou Gedanken assim que percebeu estar de volta ao gabinete. Misso cumprida. - Esplndido! exultou tio Albert. - Fiz exatamente como voc disse. E aqui esto os seus relgios. Os dois esto marcando trs e vinte e cinco da tarde. Foram apenas vinte minutos para chegar l, e vinte minutos para voltar. - Vinte de ida e vinte de volta, no foi? disse tio Albert. O que d quarenta minutos ao todo... voc partiu s duas e quarenta e cinco, ento voltou trs e vinte e cinco, certo? Ele deu uma olhada no relgio de Gedanken em cima da escrivaninha. - Muito bem. E o que voc acha disto? Ele marcava quatro e quinze da tarde (STANNARD, 2005, p. 52-53).

Verifica-se nesse excerto a constatao do problema de sincronizao dos relgios pela personagem adolescente, que em seguida analisado pelo personagem cientista:
- Ento por que eles acabaram marcando tempos diferentes? - Bem, s existe uma explicao: o tempo na espaonave no o mesmo tempo que h na Terra. A jornada levou quarenta minutos de tempo da espaonave e uma hora e meia de tempo da Terra. - Aonde voc quer chegar, tio? Tempo da espaonave e tempo da Terra. S existe um tempo. O tempo (STANNARD, 2005, p. 54).

Verifica-se que o balo de pensamento reitera aspectos dialgicos obra, sendo que retratado atravs dele a narrativa do maravilhoso e fora dele, observa a narrativa do real. A natureza do conhecimento se manifesta aps a personagem vivenciar o fenmeno no mundo maravilhoso e refletir, mediada pelo tio Albert, no mundo real. Esse conhecimento pode trazer inclusive reflexes que tangenciam o nvel epistemolgico da cincia. Observemos abaixo:
- E se eu chegasse realmente perto da velocidade da luz? Voc sabe, eu estava indo a nove dcimos da velocidade da luz, e aquilo reduziu pela metade o ritmo das coisas. Bem, se eu tivesse chegado bem pertinho do limite da velocidade, mas bem, bem perto? Tio Albert olhou para ela como que dizendo: Bem, v em frente. O que voc acha que iria acontecer? Ela refletiu um instante e depois sugeriu, hesitante: -amos chegar a uma parada total? O rosto do tio se abriu em um amplo sorriso. Ele deu um murro triunfante no ar, tomou-a nos braos e deu-lhe um apertado abrao de urso.

Anais do SILEL. Volume 2, Nmero 2. Uberlndia: EDUFU, 2011.

- Essa a minha garota! Bem na mosca! Voc est aprendendo depressa. exatamente o que presumo que iria acontecer. Gedanken gostou muito. Estava comeando a descobrir sozinha como era ter GRANDES PENSAMENTOS. E aquilo era divertido (STANNARD, 2005, p. 58).

Ao analisarmos esse trecho observamos que o discurso do autor relaciona-se com dois aspectos: o primeiro quanto natureza do conhecimento, ou seja, para o autor, na voz de tio Albert, conhecimento traz satisfao para quem o detm, isso implica que o conhecimento resulta num poder esse tipo de anlise ser aprofundada nas prximas pginas atravs do ponto de vista da semitica j o segundo se caracteriza quanto TER, conforme temos defendido no decorrer deste trabalho, possibilita o conhecimento do que aparenta ser fantasia, causando um misto de estranhamento e seduo para quem a descobre. Esse ltimo fator evidenciado na contracapa do livro que anuncia que a partir da leitura do romance o leitor descobrir como romper a barreira da velocidade, como aumentar peso sem engordar, como ficar mais velho do que a prpria me e como viver para sempre. Nessa situao, as experincias mentais se apresentam como signos ideolgicos e conforme nos direcionam Bakhtin e Volochnov, esses signos no so apenas um reflexo ou uma sombra da realidade, mas tambm um fragmento material dessa realidade, tornando-se um campo de criatividade ideolgica (2006, p. 33). As experincias mentais possibilitam personagem seu trnsito pela criatividade ideolgica. Essa transformao na personagem, conforme nos aponta Eni Orlandi, ocorre pela afetao do real pelo simblico (ORLANDI, 2005, p. 19). A construo do conhecimento em Teoria da Relatividade na narrativa realizada de forma paralela a um discurso sobre a forma de como o conhecimento abordado na escola. Do ponto de vista da instncia de produo do texto, isso implica numa afirmao de que na escola o conhecimento no incorpora os aspectos criativos e imaginrios dentro da cincia, ou seja, a cincia no ldica e nem divertida na escola, personificado pelo professor da estudante, o professor Nabuco que chamado pelos protagonistas da narrativa de forma pejorativa como Nabo. J por outro lado, o livro refora a hiptese de que a TER importante, ela promove o imaginrio, instiga o saber e esse saber representado pela prpria obra literria, ou seja, o autor, conforme interpretamos, defende que seu produto o livro incorpora ao saber, os elementos imaginrios que a escola no privilegia. Alm de evidenciar crticas diretas a forma de como o conhecimento proporcionado na escola, o autor da obra, na voz de tio Albert, oferece uma crtica aos sistemas de avaliao presentes na educao formal:
- Alis disse ele displicentemente , como nos samos com o projeto e tudo mais? Gedanken sorriu consigo mesma. Ele no estava s de passagem, pensou ela. Sabia o tempo todo que hoje eu ia receber o meu projeto de volta do Nabo velho. Acho que no conseguiu esperar em casa para saber como eu fui. - Ah, muito bem. Ele me deu B. - B! exclamou tio Albert, indignado. S isso? - Como assim? At que foi bom. No sempre que tiro B. - Bem, eu no sei resmungou tio Albert. Que diabo voc precisa fazer para conseguir um A na sua escola? Ganhar o Prmio Nobel ou coisa assim?

Anais do SILEL. Volume 2, Nmero 2. Uberlndia: EDUFU, 2011.

-Na verdade no sei. Ele disse que estava um pouco complicado demais. Acho que no acreditou em uma s palavra. De qualquer modo, ele me deu um ponto positivo. - Um o qu? - Um ponto positivo. Pela originalidade. Acho que foi isso que ele disse. - Ah... disse tio Albert. No estou muito certo de ter entendido direito esses mtodos modernos de aprendizagem. (STANNARD, 2005, p. 141).

A narrativa nesse ponto permite a discusso sobre as formas de avaliao no contexto escolar, inferindo se a imaginao na produo do conhecimento deve ser levada em conta nos processos de avaliao. Tal ponto de vista ratifica a hiptese de que devem ser propiciadas aos estudantes diferentes oportunidades e modalidades de avaliao da aprendizagem (Aguiar Jnior, 2004, p. 15). Dessa forma, o enunciado presente no texto um produto da interao social presente num contexto educacional. Para Bakhtin os signos podem ser direcionados atravs de foras centrpetas e foras centrfugas. Segundo Furlanetto (2006, p. 541) o primeiro modo estaria endereado ordenao e fechado para a realidade, j o segundo possuiria abertura para os enunciados alheios. Analisando o ponto de vista do professor da estudante Gedanken sobre a avaliao do projeto verifica-se que nesse personagem a centralizao do enunciado ocorre por meio de foras centrpetas, portanto, fechado e indiferente inovao no projeto da estudante. A interpretao do texto ficcional depende do meio cultural e social que o leitor est imerso. Se essa publicao possui carter pedaggico, sua primeira leitura estar condicionada a abstrair os conceitos formulados no didatismo do enunciado. Entretanto, estabelecer conexes alm do texto, permite ao leitor-estudante, refletir sobre o processo educacional que o afeta. A obra de Russell Stannard permite esse tipo de discusso. Sobre a produo da obra, o autor comenta:
Antes de embarcar no primeiro volume da srie do tio Albert, senti necessidade de entender o funcionamento da mente das crianas. Eu j estava familiarizado com os pontos de vistas de Piaget sobre o desenvolvimento cognitivo das crianas e de que forma essas idias originais foram transformadas. (STANNARD, 2001, p. 32).

O fato de o autor estabelecer claramente um referencial terico que norteou suas obras de fico nos permite verificar o carter ideolgico de seu texto e analisar sua crtica quanto ao processo educacional. O prprio autor ainda ressalta a importncia da desmistificao dos conhecimentos da Teoria da Relatividade:
... tm-se uma impresso geral de que qualquer tipo de desenvolvimento cientfico associado ao nome de Einstein deve ser inacreditavelmente difcil ou acessvel apenas para gnios (STANNARD, 2001, p. 30).

5. Sonhos de Einstein A obra Sonhos de Einstein foi publicada pelo fsico e romancista Alan Lightman em 1993, professor do Massachusetts Institute of Technology cuja produo literria comeou, conforme o prprio autor nos aponta, no incio da dcada de 1980, quando comeou a escrever ensaios em revistas de divulgao cientfica. Esse romance relata o perodo da vida de Albert Einstein que antecede publicao de seu artigo Zur Elektrodynamik bewegter Koerper na Annalen der Physik, em 1905. No texto da obra podemos identificar o processo de criao da Teoria Especial da Relatividade tanto na

Anais do SILEL. Volume 2, Nmero 2. Uberlndia: EDUFU, 2011.

narrativa principal, quanto nos sonhos explorados pelo autor. As hipteses temporais nos sonhos exploram como as transformaes em nossa concepo de tempo possuem interessantes repercusses na vida e na realidade (GRAESSER et al, 1998, p. 251). A narrativa descreve diferentes concepes de tempo em trinta sonhos do cientista em que cada sonho corresponde a um vilarejo fictcio na Sua. Dessa forma o autor descreve situaes em que o tempo pode ser cclico (LIGHTMAN, 1993, p. 9), dinmico como um fluido (LIGHTMAN, 1993, p. 14), absoluto (LIGHTMAN, 1993, p. 33) ou esttico (LIGHTMAN, 1993, p. 67), entre outras concepes de tempo. Essas transformaes no tempo so anunciadas no incio de cada captulo e possuem um grande impacto nas atividades humanas, crenas, emoes e experincias das personagens (GRAESSER et al, 1998, p. 251). H de ser notado ainda que a obra utiliza-se de dados biogrficos do fsico alemo, ao que Baptista nos aponta ocorrer uma interseco entre o real e o ficcional, mesclando fatos verdicos da vida do famoso pensador com pontos de fico (BAPTISTA, 2006, p. 29). Iniciaremos a nossa anlise a partir desse ponto. Os aspectos biogrficos do cientista alemo aparecem na narrativa na forma de um prlogo, dois interldios e um eplogo. Ao que indica, o autor da obra, como uma sinfonia, busca evidenciar um status de obra de arte ao romance. Esses fatores se devem possivelmente a uma tentativa do fsico se afirmar como romancista e no apenas como um fsico que, ocasionalmente, escreve obras literrias2. Nas pginas iniciais do romance, descreve Albert Einstein como uma pessoa que est envolvida com sua pesquisa de forma to intensa, que evidencia a imagem do cientista desleixado, com o cabelo despenteado e as calas grandes demais (LIGHTMAN, 1993, p. 5). Esse esteretipo de imagem de cientista, j foi discutido em alguns pontos deste trabalho. Lightman descreve ainda que Einstein:
Nos ltimos meses, desde meados de abril, ele tem sonhado muitos sonhos sobre o tempo. Os sonhos se apoderaram de suas pesquisas. Os sonhos o esgotaram, o exauriram de tal forma que s vezes ele no sabe dizer se est acordado ou dormindo. Mas o sonhar terminou. Dentre muitas naturezas possveis do tempo, imaginadas igualmente em muitas noites, uma parece se impor. No que as outras sejam impossveis. As outras talvez possam existir em outros mundos (LIGHTMAN, 1993, p. 8).

Identifica-se nesse excerto da obra que o cientista alemo adquiriu uma posio conceitual em relao ao tempo. Por conta do personagem j possuir sua imagem consolidada como cientista, o discurso externo ao texto, num sentido bakhtiniano, nos leva a refletir que tal posio referente ao tempo relativo. A obra retrata o fsico alemo como um homem com posio crtica quanto ao que estava sendo produzido em cincia na poca:
- Estou progredindo diz Einstein novamente. Acho que os segredos aparecero. Voc viu os ensaios de Lorentz que deixei em sua mesa?
Sonhos de Einstein foi o primeiro romance publicado por Alan Lightman. A cincia aparecer em seus romances posteriores - Good Benito (1995); The Diagnosis (2000); Reunion (2003); Songs of Two Worlds (2009) - de forma mais sutil. O autor reconhece em 2009 (LIGHTMAN, 2009, p. 329) que Italo Calvino uma de suas maiores influncias, sendo que para Lightman o autor italiano incomparvel quando mescla dramas humanos com cenrios imaginativos e filosofia com humor e sagacidade.
2

Anais do SILEL. Volume 2, Nmero 2. Uberlndia: EDUFU, 2011.

- Horrvel. - verdade, Horrvel, e ad hoc. No possvel que esteja certo. As experincias sobre eletromagnetismo nos revelam algo muito mais fundamental. Einstein coa o bigode e come vorazmente as bolachas que esto na mesa (LIGHTMAN, 1993, p. 95).

A obra utiliza de fatos conhecidos da vida de Einstein. Nesse caso, o discurso polifnico da obra se caracteriza pela formao do processo de enunciao da posio epistemolgica quanto ao ter. Conforme j discutimos brevemente neste trabalho, o fsico holands Hendrik Lorentz, chegou muito prximo dos resultados da relatividade, conforme defende Roberto Martins (2005). Por conta disso, o autor do romance, deixa implcito que o horrvel possivelmente seja a crena do fsico holands no ter luminfero como meio para propagao de ondas eletromagnticas, como a luz. Conforme j relatamos, Alan Lightman j possua uma carreira como colunista em algumas revistas e jornais, tanto de divulgao cientfica como em peridicos populares. Seus textos se valem de tangenciar o limiar entre a imaginao e o real na cincia. Sobre esse aspecto Baptista (2005, p. 36) afirma que o fsico vive num mar de intersees sob a tenso entre:
... o racional e o intuitivo, o lgico e o ilgico, o certo e o incerto, o linear e o no-linear, o deliberado e o espontneo, assim como o previsvel e o imprevisvel (BAPTISTA, 2005, p. 36)

Quando o fsico escreveu esta obra, ele no era um autor consagrado por pblico e crtica, entretanto ao optar por uma narrativa com elementos da literatura fantstica, do imaginrio na cincia, temporalidade e da memria, adquiriu uma boa recepo por parte da crtica literria3. A obra Sonhos de Einstein, apesar de possuir diversos ensaios que se inscreviam na fico, foi o primeiro romance de fico do autor. No texto de sua obra, perceptvel o objetivo em utilizar uma linguagem potica, diferente da utilizada pelos cientistas em meios acadmicos:
Em alguma abboda distante, um relgio de torre bate seis vezes e pra. O rapaz deixa-se cair em sua escrivaninha. Ele veio para o escritrio de madrugada, depois de mais uma convulso. Seu cabelo est despenteado e as calas grandes demais. Na mo, segura vinte pginas amassadas, sua nova teoria do tempo, que enviar hoje para a revista alem de fsica (LIGHTMAN, 1993, p. 5-6).

O trecho transcrito pertence ao prlogo do livro. Essa opo por retratar clichs da imagem do cientista, consciente de que isso um clich, possibilita a interpretao de que o autor pretende aproximar o leitor comum aquele que possui uma viso desconstruda do cientista por conta dos veculos de comunicao de massa do romance, estabelecendo uma empatia com o personagem. A partir dessa empatia, o leitor poder estabelecer uma conexo com as diferentes reflexes sobre o tempo, que os sonhos do fsico alemo propem. Abaixo segue um relato do autor sobre a forma de escrita na fico:

O crtico do jornal The New York Times Michiko Kakutani, compara a narrativa de Alan Lightman com os trabalhos de Italo Calvino e Jorge Lus Borges afirmando que sua obra possui carter meditativo, provocativo e cmico, colocando o leitor num mundo de sonhos como um poderoso im Ver em Kakutami, Michiko. Imagining How Time Might Behave Differently em The New York Times, 5 jan. 1993. Disponvel em: http://www.hep.yorku.ca/menary/courses/phys2040/misc/einsteins_dreams_reviews.html>, acessado em 06 nov. 2010.

Anais do SILEL. Volume 2, Nmero 2. Uberlndia: EDUFU, 2011.

[...] o poder da literatura de fico emocional e sensual. Voc quer que seu leitor sinta o que voc diz, sinta o cheiro, escute o som e faa parte da cena. Voc quer o seu leitor inteiramente concentrado e pronto para deixar-se levar para o lugar mgico a ele destinado. Cada leitor far um percurso diferente, que depende da sua prpria experincia de vida. Dizer ao leitor logo no incio como ele deve pensar a respeito do tema simplesmente cancela a viagem (LIGHTMAN, 1993, p. 187).

No podemos caracterizar a obra de Lightman como um manifesto panfletrio em nome de Einstein e da Teoria da Relatividade, porm podemos atravs de seu discurso identificar a hiptese de elevar a cincia ao status de arte, sujeita a diferentes interpretaes, dependendo do histrico do leitor. Nessas diferentes interpretaes podemos inscrever os sonhos de Albert Einstein. 6. Tau Zero O romance de fico cientfica Tau Zero foi publicado originalmente em 1970 pelo escritor, e fsico de formao, Poul Anderson. Esta narrativa est inserida no contexto de uma hard science fiction, que indica como os conceitos e fenmenos inerentes s cincias exatas ou fsicas so emulados ou extrapolados na narrativa (ALLEN, 1974, p. 22). A obra relata a expedio de 50 tripulantes ao sistema da estrela Beta Virginis, distante por volta de 32 anos-luz da Terra, em uma nave espacial que desloca-se atravs de um sistema de acelerao constante. Por conta dos fenmenos relativsticos de contrao do espao e dilatao do tempo, no referencial da nave se passariam cinco anos para se vencer essa distncia. Por se tratar de uma hard science fiction, os fenmenos fsicos so tratados com certa preciso e detalhamento na narrativa. Quanto abordagem desses fenmenos, se verifica que os fenmenos da TER se incorporam na narrativa num momento em que a humanidade j desenvolveu uma tecnologia para viagens interestelares em velocidades prximas da luz. Dessa forma os fenmenos relativsticos so assumidos nessa narrativa, como naturais sociedade. Sob esse ponto de vista, utilizando os referenciais de Allen (1974, p. 22) e Piassi (2009, p. 532) podemos caracterizar o romance como uma histria extrapolativa, pois o conhecimento de uma cincia, no caso da TER, projetado logicamente para o futuro de forma que se caracterize como os possveis prximos passos dessa cincia (ALLEN, 1974, p. 22). No entanto, num certo sentido, a obra retrata as aspiraes da incerteza da sociedade quanto a alguns fenmenos cientficos no caso representado atravs da coliso da nave espacial com uma nebulosa podemos associar obra, de acordo com a definio de Piassi (2009, p. 530), elementos especulativos. Realmente os modelos adotados pelo autor da obra, refratam as concepes de cincia da poca, um exemplo disso o sistema de propulso da nave, o motor Brussard. Esse sistema baseado num projeto do fsico estadunidense Robert W. Brussard (1928 2007) e consiste em utilizar o hidrognio existente no meio estelar. Por conta disso, refora a hiptese deste romance de fico cientfica se configurar como uma obra extrapolativa. Para Piassi (2009, p. 532), os elementos decorrentes de uma histria extrapolativa, fornecem material rico de discusso a respeito de conceitos, leis e fenmenos de forma que permitem a anlise das vrias relaes estabelecidas pela narrativa. Dessa forma, acreditamos que, principalmente do ponto de vista conceitual, Tau Zero se configura como uma tima opo de romance de fico cientfica para se trabalhar com conceitos relativos de espao e tempo.

Anais do SILEL. Volume 2, Nmero 2. Uberlndia: EDUFU, 2011.

Observando a instncia de produo como um item necessrio para compreender o discurso ideolgico do autor, j destacamos que Paul Anderson est inserido dentro da fico cientfica de gnero hard science fiction que delimitada por um aprofundamento dos fenmenos inerentes s cincias exatas. Como podemos ver neste trecho:
O efeito de Doppler operava simultaneamente. Como estava se afastando das ondas de luz que a alcanavam da popa, do seu ponto de vista o comprimento dessas ondas aumentava e sua freqncia diminua. Da mesma maneira, as ondas na direo das quais a proa mergulhava tornavam-se mais curtas e mais rpidas. Assim, os conjuntos r pareciam sempre mais vermelhos e os conjuntos frente mais azuis (ANDERSON, 1983, p. 54).

Neste trecho evidenciamos um discurso tpico dessa categoria de fico cientfica. A obra necessariamente no se prope a fins didticos, no entanto, o autor justifica seus argumentos atravs do fenmeno fsico e o nomeia, cabendo ao leitor, se tiver interesse, aprofundar sobre o efeito Doppler. A narrativa adquire uma caracterstica folhetinesca, valendo-se de clichs de personagens militar heri, cientista maluco, comandante inseguro e a musa da narrativa, esta ltima descrita assim:
O olhar do funcionrio a admirou. Era alta e bem proporcionada, com feies harmoniosas, olhos azuis muito abertos, cabelos louros cortados logo abaixo das orelhas. Seus trajes civis pareciam mais elegantes do que era habitual numa mulher do espao; as cores suaves e esplndidas, os tecidos graciosos do neomedieval lhe caam bem (ANDERSON, 1983, p. 9).

A personagem descrita nesse trecho no romance Ingrid Lindgren, uma oficial da expedio, responsvel por questes administrativas referentes expedio, nas palavras da prpria personagem seu trabalho na nave espacial tem mais a ver com relaes humanas do que propriamente com a astronutica (ANDERSON, 1983, p. 14). Dentro da instncia de produo da obra, identificamos a presena da mulher no contexto da explorao espacial. O perodo em que este livro retrata caracterizado pela consolidao do movimento feminista e da reivindicao dos postos sociais s mulheres. De fato, no perodo de Guerra Fria, a presena da mulher na corrida espacial no era evidenciada, sendo que os pilotos e cientistas envolvidos nesse momento histrico eram formados em sua maioria por homens. J na fico cientfica j era possvel identificar a presena protagonista da mulher, como no filme Barbarella de 1967, em que a protagonista uma aventureira espacial. O personagem masculino principal da narrativa o militar Charles Reymont, responsvel pela segurana da expedio, torna-se inicialmente o interesse romntico da personagem feminina descrita anteriormente. A personalidade desse heri construda atravs de posies ideolgicas decorrentes de sua moralidade primitiva do homem pobre (ANDERSON, 1983, p. 83). A obra relata um perodo em que a Sucia a principal potncia mundial, entretanto ecos da Guerra Fria esto presentes na narrativa. Em determinado momento, o autor afirma que embora a tripulao falasse sueco, alguns no o falavam bem. Para os cientistas, o ingls e o russo continuavam sendo as principais lnguas internacionais (ANDERSON, 1983, p. 29). Remetendo-nos ao conceito de polifonia bakhtiniana, identificamos diferentes vozes no discurso das personagens. Enquanto identificamos uma oficial sonhadora e romntica

Anais do SILEL. Volume 2, Nmero 2. Uberlndia: EDUFU, 2011.

(ANDERSON, 1983, p. 13), encontramos um personagem masculino conservador e fechado (ANDERSON, 1983, p. 44). 7. Consideraes Finais Numa primeira reflexo, podemos identificar que tais obras contemplam os aspectos conceituais que norteiam a Teoria Especial da Relatividade, o que num certo olhar, j possibilita a utilizao dessas no ensino da teoria. No entanto, o objetivo de construir um espao de leitura nas aulas de Fsica, norteia novos horizontes ao processo pedaggico, estabelecendo um sentido produo de subjetividade nas aulas de cincias, permitindo que os estudantes se tornem sujeitos de um estranhamento cognitivo que externalize a sua viso crtica acerca da natureza. So nesses pontos que acreditamos que o conhecimento em TER, atravs dos trs romances analisados, tem de mais fascinante a oferecer. A leitura em sala de aula no uma atividade simples de se realizar, mas uma opo em discutir a fsica como um percurso formativo de seus alunos (MENEZES, 2009, p. 37). Joo Zanetic afirma que esse dilogo entre Literatura e Fsica permite combater a dois tipos de analfabetismo: o literrio e o cientfico (ZANETIC, 2006, p.54). Para que a formao dos estudantes se consolide atravs da presena de um espao dialgico em sala de aula, no devemos menosprezar que a prpria posio do estudante perante seu espao e tempo importante para ser levada em conta na construo de uma cultura literria e cientfica. Podemos dessa forma nos reportar a Snyders que afirma que a vocao da escola ser uma ponte entre as pessoas e a participao na cultura (SNYDERS, 2001, p. 90). Nesse sentido, acreditamos que os romances analisados por essa pesquisa, junto aos valores culturais que tangem a Teoria Especial da Relatividade, permitem uma aproximao do estudante ao saber cientfico e manifest-lo no seu conhecimento. Nesse sentido se estabelece uma satisfao cultural que reconhece a natureza do Espao e do Tempo, tambm, como Cultura.

8. Referncias Bibliogrficas AGUIAR JNIOR, O. G. Um modelo piagetiano de ensino como ferramenta para o planejamento do ensino e a avaliao da aprendizagem. In: Pesquisa em Educao em Cincias, v.6, n. 2, Belo Horizonte, p. 1-21, 2004. ALLEN, L. D. No mundo da fico cientfica. Traduo de Antnio Alexandre Faccioli e Gregrio Pelegi Toloy. 1 Ed. So Paulo: Sumus Editorial, 1974. ALMEIDA, M. J. P. M. ; SILVA, H. C. ; MACHADO, J.L.M. Condies de produo no funcionamento da leitura na educao em fsica. Revista Brasileira de Pesquisa em Educao em Cincias, Porto Alegre, v. 01, n. 01, p. 05-17, 2001. ANDERSON, P. Tau Zero. Traduzido por Mrio Molina. Rio de Janeiro: Francisco Alves Editora, 1983. BAPTISTA, A.M.H. Literatura e Cincia: Alan Lightman, um fsico nas interseces entre o real e o ficcional. em Atas: Colquio CESIMA Ano X, So Paulo: Centro Simo Mathias de Estudos em Histria da Cincia, Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo; FAPESP; Ed.Livraria da Fsica; Thomson Gale, 2006. 1 CD-ROM. ______ . Tempo Memria. So Paulo: Ark, 2007 BAKHTIN, M. Problemas de Potica Dostoivski. Traduo de Paulo Bezerra. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 1997. ______. Esttica da criao verbal. Traduo de Paulo Bezerra. 4. ed. So Paulo: Martins Fontes, 2003.

Anais do SILEL. Volume 2, Nmero 2. Uberlndia: EDUFU, 2011.

______. Questes de literatura e de esttica. Traduo de Aurora Fornoni Bernadidni et. al. 5. Ed. So Paulo: Hucitec, 2002. ______. VOLOCHNOV, V. N. Marxismo e filosofia da linguagem: Problemas fundamentais do mtodo sociolgico na cincia da linguagem. Traduo de Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. 12. ed. So Paulo: Hucitec. 2006. BARROS, D. L. P. Dialogismo, polifonia e enunciao. In: Dialogismo, polifonia, intertextualidade: em torno de Bakhtin. Organizado por BARROS; D. L. P e FIORIN J. L. p. 1 9. So Paulo: Edusp, 1999. ______. Teoria semitica do Texto. So Paulo: tica, 2008. BRAGA, S.A. M.; MORTIMER, E. F. Os gneros de discurso do texto de biologia dos livros didticos de cincia. Revista Brasileira de Pesquisa em Educao em Cincias, Belo Horizonte, v. 3, n. 3, p. 56-74, set./dez. 2003. BRAIT, B. Estilo, dialogismo e autoria: identidade e alteridade. VRIOS ORGANIZADORES. In: Vinte ensaios sobre Mikhail Bakhitn. Petrpolis: Vozes, 2006. BRANDO, H.H.N. Introduo anlise de discurso. 2. ed. Campinas: Editora da UNICAMP, 2004. CNDIDO, A. O direito literatura. In: Vrios Escritos 3. ed. p.235-263. So Paulo: Editora duas cidades, 1995. ______. A personagem no romance. In: A personagem da fico, 51-80. So Paulo: Perspectiva, 1998. CARVALHO, S. H. M.; ZANETIC, J. Cincia e arte, razo e imaginao: um projeto de ensino de fsica moderna para alunos do ensino mdio. In: XVI Simpsio Nacional de Ensino de Fsica, 2005, Rio de Janeiro. Atas do XVI Simpsio Nacional de Ensino de Fsica, 2005. COSSON, R. Letramento literrio: teoria e prtica. So Paulo: Contexto, 2006. EAGLETON, T. Teoria da Literatura: Uma introduo. Traduo de Waltensir Dutra 6. ed. So Paulo: Martins Fontes, 2006. ELICHIRIGOITY, M. T. P. A formao do sentido e da identidade na viso bakhtiniana. In: Cadernos de Letras da UFF , v. 34, Niteri, p. 181-206, 2008. FLORENCIO, R. A. T. A polifonia no discurso publicitrio como recurso pedaggico. In: Anais do V Congresso de Letras, 2005, Caratinga. V Congresso de Letras, 2005. p. 47-53. Disponvel em: <http://bibliotecadigital.unec.edu.br/ojs/index.php/unec02/article/view/211/290>. Acesso em 12 fev. 2011. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessrios prtica educativa. So Paulo: Paz e Terra, 1996. ______. A importncia do ato de ler. So Paulo: Cortez, 2001. GERALDI, J. W. A leitura na sala de aula: As muitas faces de um leitor. Srie Idias, n. 5. So Paulo: FDE, 1988. 79-84. GIRALDELLI, C. G. C. M.; ALMEIDA, M. J. P. M. Leitura coletiva de um texto de literatura infantil no ensino fundamental: algumas mediaes pensando o ensino das cincias. Ensaio. Pesquisa em Educao em Cincias, v. 10, p. 1-19, 2008. GRAESSER, Arthur C. et al. Verification of Statements about Story Worlds That Deviate from Normal Conceptions of Time: What Is True about Einsteins Dreams? In: Cognitive Psychology, n. 35, p. 246-301, 1998. KIOURANIS, N. M. M. et al. Experimentos mentais e suas potencialidades didticas. In: Revista Brasileira de Ensino de Fsica, v. 32, n1, So Paulo, Mar. 2010. LIGHTMAN, A. Sonhos de Einstein. Traduzido por Marcelo Levy. So Paulo: Companhia das Letras, 1993.

Anais do SILEL. Volume 2, Nmero 2. Uberlndia: EDUFU, 2011.

______ .Viagens no tempo e o cachimbo do vov em Viagens no tempo e o cachimbo do vov Joe e outros ensaios. Traduzido por Carlos Afonso Malferrari. So Paulo: Companhia das Letras, 1993. ______ . Great ideias in Physics. New York: McGraw-Hill, 2000. ______ . O fsico como romancista. In: HAWKING, Stephen et al. O futuro do espaotempo. Traduo de Jos Viegas Filho. So Paulo: Companhia das Letras, 2005. P. 181202. LOPES, E. Discurso Literrio e Dialogismo em Bakhtin. In: BARROS, D. P. L; FIORIN, J. L. Dialogismo, Polifonia, Intertextualidade: Em torno de Bahktin. So Paulo: Edusp, 1999. MAINGUENEAU, D. Discurso e anlise do discurso. In: SIGNORINI, I. (org.)[Re]discutir texto, gnero, discurso. p. 135-156. So Paulo: Parbola Editorial, 2008. MENEZES, L.C. de. Ensino de Fsica: Reforma ou Revoluo? In: MARTINS, A. F. P. (org.) Fsica ainda cultura? So Paulo: Editora Livraria da Fsica p. 25-45, 2009. NAVES, M.C.B. La novela. Madrid: Sintesis, 1993. ORLANDI, E.P. Anlise de discurso: princpios e procedimentos. 6. ed. Campinas: Pontes, 2005. PCHEUX, M. Anlise automtica de discurso. In: Por uma anlise automtica de discurso: Uma introduo obra de Michel Pcheux. Traduo de Eni Pulcinelli Orlandi. 3. ed. p. 61-162. Campinas: Editora da Unicamp, 1997. PREZ, H; SOLBES, J. Algunos problemas en la enseanza de la relatividad. In: Enseanza de la Ciencias, 23, 1, p. 135-146, 2003. PIASSI, L. P. C. Contatos: A fico cientfica no ensino de cincias em um contexto scio cultural. Tese de Doutorado. So Paulo: FEUSP, 2007. PIASSI, L.P.C.; PIETROCOLA, M. Fico cientfica e ensino de cincias: para alm do mtodo de encontrar erros em filmes. Educao e Pesquisa (USP), v. 35, p. 525-540, 2009. RAMOS, F. B. et al. Prticas de leitura literria em sala de aula. Revista Iberoamericana de Educacin, v. 46-2, p. 1-12, 2008. SILVA, E. T. Cincia, Leitura e Escola. In: ALMEIDA, M. J. P. M; SILVA, H. C. (Org.). Linguagens, leituras e ensino da cincia. , p. 121-130.Campinas, SP: Mercado de Letras; ALB, 1998. SILVA, H. C. ; ALMEIDA, M. J. P. M. Condies de produo da leitura em aulas de fsica no ensino mdio: um estudo de caso. In: ALMEIDA, M. J. P. M; SILVA, H. C. (Org.). Linguagens, leituras e ensino da cincia. , p. 131-162.Campinas, SP: Mercado de Letras; ALB, 1998. SNYDERS, G. A Alegria na Escola. Traduzido por Bertha Halpern Guzovitz e Maria Cristina Caponero. So Paulo: Ed. Manole, 1988. _______.Alunos Felizes. Reflexo sobre a alegria na escola a partir de textos literrios.Traduo de Ctia Ainda Pereira da Silva. So Paulo: Paz e Terra, 2001. STANNARD, R. O tempo e o espao do tio Albert. Traduzido por Ricardo Gouveia. So Paulo: Companhia das Letras, 2005. _______. Communicating physics through story. In: Physics education, vol. 36, n. 1, Bristol, p. 30-34, 2001. ZANETIC, J. Fsica tambm cultura. Tese de Doutorado. So Paulo: FEUSP, 1990. _______. Fsica e Arte: uma ponte entre duas culturas. Pro-Posies (Unicamp), Campinas, v. 17, n. 1, p. 39-58, 2006. ______. Fsica ainda cultura! In: MARTINS, A. F. P. (org.) Fsica ainda cultura? So Paulo: Editora Livraria da Fsica p. 176-189, 2009.

S-ar putea să vă placă și