Sunteți pe pagina 1din 4

A Origem das Enfermidades

A Inveja Constitui a Etiologia Fundamental de Todas as Molstias


Norberto R. Keppe*
Extrato do livro A Origem das Enfermidades, 1 Parte, pg. 20

STOP
Jornal Cientfico Trilgico

Ano VI 200 mil exemplares So Paulo Distribuio Gratuita

n 69

www.stop.org.br

odo o meu trabalho que denominei de Trilogia Analtica se baseia nessa descoberta de Sigmund Freud desenvolvida por Melanie Klein e Wilfred Bion sobre a inveja como sendo a etiologia fundamental de todas as perturbaes mentais; s que eu resolvi ver tal questo em todos os setores da existncia, e no s no sexual. No h dvida de que tal atitude levantou contra minhas descobertas enorme indignao, porque no existe um ser humano que no esteja contaminado por esse mal to terrvel. A inveja a causa de todos os males, o rei dos vcios; todo o mal que existe no mundo adveio desse terrvel sentimento, que deseja acabar com o que existe, e que enlouquece o ser humano e sua civilizao; por exemplo, como o invejoso voraz no tem controle sobre sua libido, motivo pelo qual

pende da vontade de cada um, para evitar que ele predomine no comportamento humano. Porm, tem basicamente de ser conscientizado, como primeiro passo a fim de ser dominado.

Livre Distribuio e Circulao: Conforme lei federal 5250 de 9/2/1967, artigo 2: livre a publicao e circulao no territrio nacional de livros, jornais e outros peridicos, salvo se clandestinos ou quando atentem contra a moral e os bons costumes; e lei de 31/12/1973. Regulamentao especfica e federal.

luxurioso. O mesmo podemos dizer sobre a avareza, a gula, a preguia, e mesmo sobre a ira e a soberba. Quando vou tocar violo fico to nervoso, que s vezes no consigo um bom resultado, falou o cliente A.R. O que sente ou pensa quando vai tocar? perguntei. Fico preocupado com os erros. Isso revela sua inveja, ao prestar mais ateno s falhas do que s qualidades, interpretei.

Este quadro mostra a causa fundamental das doenas que est na inveja: mais inveja, menos sanidade, menos inveja, mais sanidade.

De fato, o invejoso se apega mais aos elementos errneos do que aos reais, podendo-se afirmar que a alienao se identifica com a inveja. No existe uma doena por si, ou angstia e mal-estar, porque se no houvesse inveja nenhum mal existiria na vida do ser humano. A inveja o sentimento mais difcil, e ao mesmo tempo fcil de ser resolvido; mais difcil porque em grande parte inato, atingindo cada indivduo que nasce e fcil porque de-

Adquira seu exemplar! Proton Editora (11) 3032-3616 editoraproton.com.br


*Norberto Keppe fundador e presidente da SITA - Sociedade Internacional de Trilogia Analtica (Psicanlise Integral), psicanalista, fsico, filsofo e escritor com mais de 35 livros publicados.

Brasil: A Era da Conscincia


Por Cludia Bernhardt de Souza Pacheco, extrato do livro Histria Secreta do Brasil V Imprio e o Milnio Universal, pg. 52

Jean Delumeau (historiador francs e professor no Collge de France em Paris, autor de Mil Anos de Felicidade Uma Histria do Paraso), afirmou que Portugal foi atravessado do sculo 15 ao 17 inclusive por profundas correntes milenaristas; sem o conhecimento delas a histria desse pas seria incompreensvel. O milenarismo a que se referiu a crena baseada em profecias do Antigo e Novo Testamento (Apocalipse de So Joo) de que haver na Terra antes do fim do mundo uma Idade de Ouro, um perodo simblico de mil anos de

Livro de Cludia B.S. Pacheco: a histria que no nos contada nas escolas

felicidade (que pode significar muitos milnios). Essa crena existente desde os primrdios do judasmo e cristianismo est tambm presente em outros povos e culturas, conforme mostrou Richard Heinberg, em seu livro Memrias e Vises do Paraso; segundo ele, a lembrana de um Paraso, de uma Idade de Ouro feliz comum a tribos da frica, Austrlia e Amricas, tradies do Japo e da Mesopotmia, da Grcia e Roma; tambm a ideia de uma queda (em que a natureza humana afastou-se da divina devido a alguma trgica aberrao na atitude dos seres humanos) comum a civilizaes e culturas tribais em diferentes eras - e muitas alimentaram sonhos milenaristas, de um mundo de ouro por vir. Como se percebe, Delumeau viu a necessidade fundamental de incluir no estudo da histria os movimentos e motivaes espirituais para entender os acontecimentos. E ele considerou o chamado milenarismo como o mais importante e constante ao longo da histria. Na mesma entrevista declarou: A pesquisa recente mostrou ser necessrio dar uma significao escatolgica aos projetos e s expedies ultramarinas de D. Manuel, o Venturoso. (Escatologia a teoria teolgica sobre as coisas que ho de suceder no final dos tempos.) Ele (D. Manuel) sonhava com uma espcie de reino univerPodem causar fratura dentria: mastigar algo muito duro por acidente (pedra, pedao de osso, caroo de azeitona) e o hbito de mastigar alimentos duros (balas, milho de pipoca, amendoim tipo japons, pedra de gelo, granola seca, sementes etc). Estados emocionais como a ansiedade, o medo e a raiva causam aumento da atividade dos msculos mastigatrios e, consequentemente, tenso muscular. Por isso, aqueles que mais fraturam os dentes so os que possuem grandes restauraes, gostam muito de mastigar alimentos duros e tm bruxismo. So pessoas

Programas Teraputicos
Stop a Destruio do Mundo e O Homem Universal
Com Norberto R. Keppe e Cludia Bernhardt de Souza Pacheco

sal e messinico, o Quinto Imprio de Daniel, que veria Portugal trazer para a religio de Cristo todas as naes no crists. Neste livro eu mostro que todos os reis-templrios de Portugal, de Afonso Henriques a D. Manuel, tinham esse ideal de viver o Quinto Imprio, ou Imprio do Esprito Santo no mundo - algo como um retorno ao cristianismo original dos primeiros tempos, muito diferente da religio oficial institucionalizada. Foi esse ideal que culminou no Projeto ureo do rei D. Dinis e Rainha Santa Isabel, dando origem s expedies martimas, Festa do Divino Esprito Santo, aos grandes descobrimentos, e sobretudo descoberta do Brasil, onde a Ordem de Cristo, sucednea da Ordem do Templo, esperava construir esse reino divino, to desejado pela humanidade desde o seu incio.

Diariamente s 6h Segundas s 12 h Quartas s 9h Quintas s 20 h


Emissora TV Aberta SP Canais: 9 da NET e 186 da VIVO TV

Rdio Mundial 95,7 FM (Teras s 16h)

www.stop.org.br
(link Stop TV)

Palestras Teraputicas
Entrada franca*
* Entrada sugerida: 1kg de alimento no perecvel para a Campanha Ao no Bem - Cambuquira, MG

Histria Secreta do Brasil - V Imprio e o Milnio Universal


Durao: 5 meses Incio: 2 de maro de 2013 Primeiro sbado de cada ms Das 9h30 s 12 horas Informaes: (11) 3032-3616 historiasecretadobrasil.org
*Cludia Bernhardt de Souza Pacheco, vicepresidente da SITA - Sociedade Internacional de Trilogia Analtica, psicanalista e escritora.

Curso Indito

Segundas e Quintas, 19h30

Temas:
Depresso uma doena da alma. Entenda as causas e
saiba com tratar esse mal

O que impede seu sucesso? Como ter mais entusiasmo e sucesso na vida? Juventude, o sonho acabou? A conscincia abafada
pelas drogas

Fraturas Dentrias e a Tenso Emocional

Dras. Mrcia Sgrinhelli e Helosa Coelho,

cirurgis-dentistas com orientao psicossomtica

Os dentes podem ter rachaduras de vrios nveis; nos casos mais graves, eles se dividem em duas partes. Mesmo assim, dependendo do caso, essas partes so aproveitadas. Vamos, aqui, analisar as fraturas dentrias causadas durante a mastigao ou pelo bruxismo (ranger ou apertar os dentes). Dentes com restauraes grandes so os mais propcios a sofrer fratura, mormente quando eles tm tratamento de canal (ficam fracos).

Mrcia Sgrinhelli CRO-SP 25.337 (11) 3814-2159 * Extrado do livro3887, atrs Shop. Eldorado) (Av. Rebouas, Leses No Cariosas, Wilson Garone Filho,Valquria Abreu e Silva, pg. 107, Helosa Coelho Editora Santos Ltda. CRO-SP 27.357 (11) 4102-2171 (Rua Augusta, 2676)

muito tensas que procuram descarregar suas tenses na boca. A tenso e o nervosismo resultam da luta que o ser humano faz para eliminar a conscincia dos erros e tambm rejeitar a realidade, que boa, bela e verdadeira (atitude de censura conscincia).

A origem psicoenergtica das enfermidades Insnia: como tratar sem medicamentos

Confira as datas no site:

www.stop.org.br
Informaes e Inscries:
Millennium Lnguas > Chcara Sto. Antnio - (11) 5181.5527 R. Amrico Brasiliense, 1777 > Moema - (11) 5052.2756 Al. Maracatins, 114 > Augusta - (11) 3063.3730 R. Augusta, 2676 > Rebouas - (11) 3814.0130 Av. Rebouas, 3887

www.odontotrilogica.odo.br

Expediente: STOP um jornal que transmite notcias de interesse pblico e artigos de diversos autores, ligados Escola de Pensamento Norberto Keppe. Keppe psicanalista, filsofo, e pesquisador, autor de mais de 35 livros sobre a psico-scio-patologia. Criador da cincia trilgica (unio de cincia, filosofia e espiritualidade) prope solues para os problemas dos mais diversos campos como: psicanlise, socioterapia, medicina psicossomtica, artes, educao, fsica, filosofia, economia, espiritualidade. Superviso cientfica: Cludia Bernhardt de Souza Pacheco. Jornalista Responsvel: Jos Ortiz Camargo Neto MTR N 15299/84 Design Grfico: ngela Stein; Artigos: Norberto R. Keppe, Cludia Bernhardt de Souza Pacheco; Mrcia Sgrinhelli, Helosa Coelho e Richard Jones. Impresso: OESP Grfica.

www.stop.org.br stop@stop.org.br
(link Jornal STOP)

O Povo Vive Mais no Infortnio do Que No Sucesso Por Causa de Sua inverso
Norberto R. Keppe
As cincias que tratam do ser humano geralmente so mais negativas do que positivas, por causa da inverso em que vivem assim sendo, tudo o que lhe ocasiona transtorno preferido porque no tem conscincia de sua inveja. No que alguns estragam a prpria existncia ao vencer (como falava Freud) mas quando alcanam sucesso atacam todo o bem, por ver o sucesso como sendo inadequado. No me desenvolvi porque no tenho capacidade para isso a no ser ultimamente que estou indo muito bem, disse o cliente em sua sesso de anlise.
Extrato do livro O Homem Interior, pg. 77

Deste modo, o sr. pode ver que no foi por falta de capacidade que no se desenvolveu, respondi. Ento, por que foi? Por causa de sua inverso em escolher mais o mal do que o bem. Acho que no percebo muito bem isso. por esse motivo que o sr. faz anlise, para conscientizar sua inverso. Para que uma pessoa entenda uma orientao tem de estar de acordo com seu esprito; neste caso temos de admitir que a sociedade elaborou uma ideia muito negativa sobre a realidade, escolhendo a mentira como seu carro-chefe como sendo o nico meio para alcanar as riquezas materiais. Noto que a maior parte das

Curso de Psico-Scio-Patologia
(Ps-Graduao ou Livre)
G., 57, professora). Este curso maravilhoso mudou a minha vida(A.S., 37 anos, administradora de empre-

pessoas tm muito medo de morrer. A que associa esta vida? Muita maravilha, mas tambm bastante corrupo. sinal que o sr. gosta da corrupo, e no deseja abandon-la; parece que v a corrupo como sendo grande vantagem para a existncia. Minha inteno ao elaborar a Trilogia Analtica foi tambm a de incorporar o ser humano no mundo divino desde que tal setor foi separado artificialmente para os monastrios, conventos e seminrios. Sabemos que s 1/3 da humanidade tem ainda gua potvel; os lees e animais selvagens da frica esto se dirigindo para as regies martimas, como se pudessem beber a gua dos mares. Podemos afirmar
sas); Melhorei nos relacionamentos e passei a obter melhores resultados em todas as minhas atividades. (A.F., 51, jornalista e professor); Aprendi mais aqui do que em todos os vrios cursos que j fiz pela vida afora. (B.J, 57, coordenador de Projeto Social). Fornecendo conhecimentos profundos da patologia humana e social e, usando a conscincia como instrumento de transformao, destina-se o curso a todos os inte-

que chegamos a essa situao, por causa da vontade inveterada de extinguir o trabalho divino neste planeta.

Atendimento Psicanaltico
Psicanalistas formados no mtodo psicanaltico de Norberto Keppe do atendimento em sesses individuais e de grupo para adultos, adolescentes e crianas. As sesses podem ser realizadas pessoalmente ou distncia (por telefone ou skype), em portugus, ingls, espanhol, francs, italiano, alemo, finlands e sueco. Informaes e marcao da primeira entrevista-teste: (11) 3032-3616 ou contato@trilogiaanalitica.org

Com matrculas abertas para fevereiro de 2013, o curso de psgraduao Gesto da Psico-ScioPatologia (Trilogia Analtica), nas modalidades Lato Sensu e Livre, foi concludo em dezembro pela sua 1 turma, com total aprovao dos alunos. Pude auxiliar as gestoras das escolas pblicas que supervisiono, a administrar os conflitos, (disse A.

Obtive benefcios neste curso no mbito profissional e pessoal, mas principalmente no mbito psquico e espiritual. S.M., psicloga

ressados no desenvolvimento das relaes interpessoais, graduados ou no, pois pode ser realizado nas modalidades Lato Sensu (com certificados fornecidos pelo INPG - Instituto Nacional de Ps-Graduao) ou Livre. Com durao de dois anos, as aulas so realizadas no Instituto Educacional Keppe e Pacheco (prdio do Colgio Stella Maris, em Pinheiros).

Informaes: (11) 3032-3616 www.keppepacheco.com cursos@keppepacheco.com

O Segredo do Ensino-Terapia de Idiomas


ma recm-matriculada aluna minha, Alessandra, perguntou-me outro dia: Mas o que esse mtodo teraputico de que vocs falam na Millennium Lnguas? Em resposta, eu lhe pedi que falasse sobre alguma situao em que ela teve problemas com a lngua inglesa. - Bom, algumas vezes estou falando e bloqueio. Me d um branco e no posso lembrar nenhuma palavra. Ento fico embaraada e simplesmente me calo. - Por que voc acha que isso acontece? perguntei. - Penso que porque eu no tenho vocabulrio suficiente. - Mas voc acha mesmo que s uma deficincia de vocabulrio que leva voc a esses bloqueios? Veja as crianas pequenas com muito mais limitado vocabulrio. Voc no consegue faz-las parar de falar. E se eu der a voc este dicionrio e voc memorizar todas as palavras dele, voc pensa realmente que falaria ingls melhor? Depois de pensar um pouco, ela disse, finalmente: No, realmente no falaria. - Ento...Voc no acha que o problema pode estar em algo mais
Richard Jones, professor canadense da Millennium Lnguas, Unidade Rebouas

profundo? Por exemplo, o medo de ver que comete erros? Neste ponto eu expliquei que os bloqueios quase sempre ocorrem quando tentamos fazer alguma coisa nova, porque temos de lidar com os muitos erros que inevitavelmente aparecem. ( claro. algo novo.) E de ver esses erros que ns no gostamos.

De todas as coisas que eu aprendi na Millennium, talvez a mais importante foi a aceitao da conscincia dos prprios erros. Isso mudou minha viso de mundo e se incorporou a tudo o que fao agora
(Marcos, gerente de equipes de desenvolvimento de software, aluno da Rebouas).

Essa uma das principais descobertas da Psicanlise Integral de Norberto Keppe (discutidas amplamente neste jornal STOP): a neurose advm principalmente da recusa em perceber as prprias falhas, consistindo na negao, omisso ou deturpao da conscincia. De modo que, debaixo dos bloqueios que temos pode estar

uma forte intolerncia e exigncia internas que se levantam quando falhas aparecem. E essa presso interna que exacerba os sentimentos de vergonha e frustrao que esto na base deste bloqueio. Nosso mtodo teraputico, desenvolvido por Keppe ajuda a lidar com os bloqueios emocionais, especialmente aqueles ligados comunicao, como a timidez, o medo de mostrar os erros, medo de falar em pblico. Estes aspectos emocionais so os que mais atrapalham no s nosso aprendizado, mas a nossa vida inteira. Esse fato reconhecido imediatamente pelos nossos alunos: O mtodo adotado permite descontrao, facilitando o aprendizado (Amaury, tradutor profissional e aluno de Millennium Lnguas da Chcara Santo Antonio); Alm de aprender um idioma, h a possibilidade de se fazer uma terapia simultaneamente. Desenvolve-se a conversao de maneira mais fcil (Caroline, aluna da Augusta); O mtodo permite a discusso de vrios assuntos ligados vida, ao nosso dia a dia, o que favorece o desenvolvimento da lngua (Roberta, aluna de Millennium Moema); Foi o melhor curso que fiz na vida (Jos, jornalista, aluno da Millennium Rebouas). Alm dos cursos de nove idiomas ministrados em nossas quatro unidades e in company, a metodologia aplica-se s aulas de Business

Jones durante gravao do programa STOP Radio Network, tambm utilizado nas aulas da Millennium, que visam principalmente a conscientizao, realizando uma anlise profunda e teraputica dos assuntos da atualidade. (www.stopradio.org)

English, tornando-as mais avanadas e atraentes. Nossa perspectiva de ensino parte de ajudar nossos estudantes a desenvolver maior entendimento sobre eles mesmos e o mundo em que eles vivem, o que os ajuda a se desenvolver na vida e no idioma, muito mais que somente estudando a linguagem. Por isso, muitos alunos dizem que de fato, estudar na Millennium constitui uma experincia nica, til e inesquecvel.

millennium-linguas.com.br (11) 3814-0130

Ingls

Espanhol

Francs

Italiano

Alemo

Sueco

Finlands

Portuguese for foreigners Portugus/Redao

1 Mtodo teraputico: forma descontrada e rpida de desenvolver as habilidades lingusticas e as capacidades naturais do ser humano, atravs do autoconhecimento e percepo da realidade global, por meio de conversao, leituras e interpretao de textos sobre psicoterapia, filosofia, artes, economia, psicossomtica, motivao, cultura geral etc.

S-ar putea să vă placă și