Sunteți pe pagina 1din 4

UnB/CESPE AL/ES

Nas questes a seguir, marque, para cada uma, a nica opo correta, de acordo com o respectivo comando. Para as devidas marcaes, use a Folha de Respostas, nico documento vlido para a correo das suas respostas. Nos itens que avaliam conhecimentos de informtica, a menos que seja explicitamente informado o contrrio, considere que todos os programas mencionados esto em configurao padro, em portugus, que o mouse est configurado para pessoas destras, que expresses como clicar, clique simples e clique duplo referem-se a cliques com o boto esquerdo do mouse e que teclar corresponde operao de pressionar uma tecla e, rapidamente, liber-la, acionando-a apenas uma vez. Considere tambm que no h restries de proteo, de funcionamento e de uso em relao aos programas, arquivos, diretrios, recursos e equipamentos mencionados. Sempre que utilizadas, as siglas subsequentes devem ser interpretadas com a significao associada a cada uma delas, da seguinte forma: AL - ES = Assembleia Legislativa do Estado do Esprito Santo; CF = Constituio Federal de 1988; CGU = Controladoria-Geral da Unio; CNJ = Conselho Nacional de Justia; CP = Cdigo Penal; CPI = comisso parlamentar de inqurito; CTN = Cdigo Tributrio Nacional; DF = Distrito Federal; ECA = Estatuto da Criana e do Adolescente; ICMS = imposto sobre operaes relativas circulao de mercadorias e sobre prestaes de servios de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicao; IPTU = imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana; ISSQN = imposto sobre servios de qualquer natureza; ITBI = imposto sobre a transmisso inter vivos, a qualquer ttulo, por ato oneroso, de bens imveis, por natureza ou acesso fsica; LDO = lei de diretrizes oramentrias; LOA = lei oramentria anual; LRF = Lei de Responsabilidade Fiscal; MP = Ministrio Pblico; PG-AL/ES = Procuradoria-Geral da Assembleia Legislativa do Estado do Esprito Santo; PPA = plano plurianual; RI-AL/ES = Regimento Interno da Assembleia Legislativa do Estado do Esprito Santo; RJU/ES = Regime Jurdico nico dos Servidores Pblicos Civis do Estado do Esprito Santo; STF = Supremo Tribunal Federal; STJ = Superior Tribunal de Justia; TCE/ES = Tribunal de Contas do Estado do Esprito Santo; TCU = Tribunal de Contas da Unio; TJ/ES = Tribunal de Justia do Estado do Esprito Santo.

CONHECIMENTOS BSICOS
Texto para as questes de 1 a 4 A corrupo como fenmeno poltico
1

10

13

16

19

22

25

No Brasil, as denncias de corrupo tm sido divulgadas pela grande mdia como se fossem uma caracterstica do agrupamento poltico que est no poder. Tudo se passa como se pessoas de carter duvidoso se aproveitassem do Estado em favor de seus interesses pessoais e grupais. Essa forma de veicular denncias e indcios reafirma muitos dos mitos acerca do fenmeno da corrupo. Podem-se inventariar alguns: a colonizao portuguesa, que seria essencialmente patrimonialista, em contraposio ao poder local e ao esprito de comunidade da tradio anglo-sax; a cultura brasileira, com seu universo miscigenado, to criticado por perspectivas eugenistas do incio do sculo XX, e sua amoralidade macunamica, que no teria, mesmo aps a independncia e a Repblica, conseguido separar o pblico do privado; a disjuno entre elites polticas e sociedade, como se as primeiras no fossem reflexo, direto e(ou) indireto, da ltima; a ausncia de uma base educacional formal slida como explicao para comportamentos no republicanos; por fim, a ausncia e(ou) fragilidade de leis e de instituies capazes de fiscalizar, controlar e punir os casos de malversao dos recursos pblicos, como se o pas fosse terra de ningum. Todas essas verses tendem a negligenciar o fato de que a corrupo, em graus variados, existe em todos os pases e , de certa forma, tambm um fenmeno sociolgico. Assim, urge analisarmos a corrupo como fenmeno intrinsecamente poltico, que se refere, portanto, maneira como o sistema poltico brasileiro est organizado. A lgica do sistema poltico brasileiro marcada pela privatizao da vida pblica, no em termos moralistas, mas sim quanto s estruturas que o sustentam. Por mais avanos que a sociedade e o Estado estejam vivendo desde a redemocratizao e, sobretudo, desde a Constituio de 1988, ainda h uma incrvel opacidade que encobre esquemas poderosos de trfico de influncia. As informaes que deveriam ser pblicas, como contratos estabelecidos entre o Estado e os agentes privados, so de difcil acesso; a linguagem da administrao pblica continua hermtica aos cidados comuns, a comear pelo oramento; o processo licitatrio flagrantemente burlado pela prpria natureza oligoplica da economia brasileira, principalmente nas obras pblicas que envolvem bilhes de reais; no h no pas uma cultura poltica de prestao de contas, por mais que avanos sejam observados desde a redemocratizao e mesmo pela intensa mobilizao da sociedade poltica organizada no Brasil. O fato de mesmo o cidado comum, pobre, no antever claramente a linha divisria entre o pblico e o privado muito mais a expresso da forma como o Estado foi estruturado, e de sua apropriao por grupos distintos ao longo do tempo, do que propriamente um fenmeno moral.
Francisco Fonseca. In: Le Monde Diplomatique Brasil. ano 5, n. 50 (com adaptaes).

QUESTO 1

Infere-se dos argumentos do texto que A constitui crena infundada sobre a corrupo no Brasil considerar que a fuso entre pblico e privado caracterstica decorrente do fato de no predominarem no pas traos culturais de uma nica etnia. B a cultura dos povos ibricos, quando comparada dos anglo-saxes, foi mais perniciosa do que esta para a estruturao poltica de suas colnias. C o pas, apesar de possuir um sistema de educao bem estruturado, no consegue erradicar de sua histria poltica prticas escusas que privilegiam os interesses de poucos. D uma das mais acuradas explicaes para a corrupo no pas apresenta uma abordagem que desqualifica as instituies brasileiras de fiscalizao e controle de gastos pblicos. E a colonizao portuguesa a primeira causa da corrupo brasileira, por ter-se baseado na apropriao indevida de terras e em sua transmisso hereditria aos membros das famlias colonizadoras.
1

UnB/CESPE AL/ES
QUESTO 2 QUESTO 4

Com relao s estruturas lingusticas do texto, assinale a opo correta. A Nas linhas 20 e 22, o elemento pela tem a funo de introduzir, respectivamente, nas oraes em que ocorre, o agente da ao verbal e circunstncia de causa ou motivo. B Nas linhas 1 e 24, o vocbulo como est empregado como indicador de modo. C Os vocbulos to (R.6) e quanto (R.15) definem limites quantitativos para criticado (R.6) e estruturas (R.16), respectivamente. D Na linha 7, o pronome que introduz uma explicao, uma informao adicional sobre amoralidade macunamica. E As expresses a comear pelo (R.19) e por mais que (R.21) denotam comparao.
QUESTO 3

Quanto ao emprego dos sinais de pontuao no texto, assinale a opo correta. A No segundo pargrafo, o emprego de ponto e vrgula justifica-se por marcar a intercalao das oraes que descrevem cada mito. B As vrgulas que isolam o trecho com seu universo miscigenado (R.6) poderiam ser substitudas por travesses, sem prejuzo para a correo gramatical do perodo e para o sentido do texto. C Na linha 13, o deslocamento do advrbio intrinsecamente para imediatamente aps analisarmos exigiria que esse advrbio fosse pontuado entre vrgulas, para que se mantivessem o sentido e a correo gramatical do texto. D A vrgula imediatamente anterior a por mais que avanos (R.21), apesar de ser de uso facultativo, contribui para a concatenao das ideias do perodo em que ocorre. E No segundo e no quarto pargrafos, o emprego de aspas em algumas expresses sugere que o autor ratifica o sentido usual dessas expresses em contextos semelhantes queles em que esto empregadas no texto.
QUESTO 5

Cada uma das opes abaixo apresenta um trecho do texto, seguido de uma proposta de sua reescritura. Assinale a opo em que a reescritura est gramaticalmente correta. A urge analisarmos a corrupo como fenmeno intrinsecamente poltico, que se refere, portanto, maneira como o sistema poltico brasileiro est organizado (R.13-14) urgente que analisemos a corrupo como fenmeno inerentemente poltico, o qual concerne, por conseguinte, maneira conforme a qual se organiza o sistema poltico brasileiro B no h no pas uma cultura poltica de prestao de contas (R.21) neste pas, no observam-se nenhuma cultura poltica de se prestar contas C a linguagem da administrao pblica continua hermtica aos cidados comuns (R.19) a linguagem administrativa do Estado brasileiro permanesce impescrutvel as massas D a disjuno entre elites polticas e sociedade, como se as primeiras no fossem reflexo, direto e(ou) indireto, da ltima (R.8-9) a disseno das elites polticas em relao a sociedade, como se estas no refletissem nessa, direta e(ou) indiretamente E Todas essas verses tendem a negligenciar o fato de que a corrupo, em graus variados, existe em todos os pases e , de certa forma, tambm um fenmeno sociolgico (R.12-13) Todas verses supra esto inclinadas a ignorarem o fato da corrupo existir, em diversos niveis, em qualquer pas, consistindo, de certa forma, fenmeno igualmente sociolgico

MINISTRIO DA JUSTIA Of. 012/2013-MJ Braslia, 10 de agosto de 2013. Assunto: Resoluo n. 12/2013-MJ A Sua Excelncia o Senhor Fulano de Tal Ministro de Estado da Sade 70.000 Braslia, DF Considerando as informaes acima, relativas parte inicial de um ofcio hipottico, assinale a opo que contm a forma correta do vocativo a ser empregado nesse ofcio. A Senhor Ministro B Excelentssimo Senhor Ministro C Dignssimo Ministro D Magnfico Senhor Ministro E Mui Digno Senhor Ministro
2

UnB/CESPE AL/ES
QUESTO 6 QUESTO 8

Considerando o uso, as caractersticas e os recursos do sistema operacional Windows 7, julgue os itens a seguir.

Caso o usurio acesse uma pgina na Internet e lhe seja apresentado um certificado digital vlido, correto inferir que a conexo utilizada por esse usurio

Na rea de trabalho do Windows 7, possvel criar arquivos, diretrios e atalhos.

II

O Windows 7 suporta a instalao de software com extenso


.amb, que permite a criao da pasta system32.

A estar no cifrada com o uso de MSN. B estar cifrada com o uso de HTTPS. C no estar cifrada com o uso de 3G. D no estar cifrada com o uso de HTTP. E estar cifrada com o uso de pendrive.
QUESTO 9

III O Windows 7 no imune a vrus de computador. IV O Internet Explorer em sua verso 6 o navegador padro utilizado no Windows 7. V O Windows 7 tem suporte nativo a redes locais.

Esto certos apenas os itens

No Windows 7, a instalao e configurao de hardware e software A I, II e IV. B I, II e V. C I, III e V. D II, III e IV. E III, IV e V.
QUESTO 7

pode ser feita a partir do(a)

A barra do navegador Internet Explorer. B Painel de controle. C Power Shell. D Gerenciador de janelas. E Gerenciador de tarefas.
QUESTO 10

Suponha que determinado usurio deseje fazer uma pesquisa no Na figura acima, que mostra o grupo Pargrafo da guia Incio do Word 2010, a seta inclinada aponta para boto correspondente funo
A
[minha prova].

Google utilizando a expresso exata minha prova. Nesse caso, o usurio dever pesquisar por

A Separador de Base. B Formatao de Pargrafo. C Tpicos Numerados. D Espaamento entre linhas. E Bordas e Sombreamento.

B "minha prova". C {minha prova}. D (minha prova). E *minha prova*.


3

S-ar putea să vă placă și