Sunteți pe pagina 1din 3

A moderna teoria sinttica da evoluo ou neodarwinismo A moderna teoria sinttica, tambm conhecida como Neodarwinismo caracteriza quatro processos

da evoluo: mutao, recombinao gentica, seleo natural e isolamento reprodutivo. Mutao, Recombinao Gentica do origem s variaes genticas responsveis pela modificao. A seleo natural e o isolamento reprodutivo vo auxiliar as variaes genticas em canais adaptativos. As fontes de variabilidade A variabilidade mostra as diferenas que h entre indivduos da mesma espcie, comprovando que no h dois organismos idnticos. Com j vimos, a mutao e a recombinao gentica que determinam as diferenas entre os organismos. Uma vez que a recombinao gentica consiste em fazer novas combinaes dos genes preexistentes de uma determinada populao. E a mutao forma naturalmente novos gentipos e fentipos. A seleo natural A seleo natural uma conseqncia da variabilidade. Quando as modificaes que ocorrem na variao gentica atingem o fentipo, algumas modificaes sero consideradas vantajosas e outras desvantajosas. Portanto, os organismos que apresentarem condies vantajosas tero mais oportunidades de sobreviverem e se reproduzirem, enquanto aqueles que apresentam condies desvantajosas tm menos oportunidades. Veja alguns exemplos de seleo natural: O melanismo industrial As mariposas que havia na Inglaterra antes da Revoluo Industrial eram todas de pigmentao clara, a minoria era preta, e por serem mais notveis eram sempre extintas por predadores. Aps a industrializao verificou-se um grande crescimento das mariposas de pigmentao preta, que substituram as mariposas brancas, que logo passaram a ser eliminadas por predadores, uma vez que com este aumento de mariposas escuras, s claras ficavam mais visveis. Resistncia de moscas ao DDT Quando foi lanado o produto DDT pela primeira vez em moscas, a grande maioria morreu, somente algumas no foram afetadas devido a uma variao gentica. Estas moscas que no morreram, conseguiram se reproduzirem, e logo o maior nmero de moscas eram resistentes ao DDT.

O DDT ocasionou uma mudana no ambiente, e somente as moscas que tinham condies vantajosas foram seleciondas e conseguiram sobreviver. Resistncia de bactrias aos antibiticos Quando uma populao de bactrias submetida a uma dose de um medicamento contendo um determinado antibitico, grande parte delas ir morrer, j as que possurem uma variao gentica vo sobreviver, pois apresentaro resistncia ao antibitico. Quanto mais a dose do antibitico for aumentada, mais vo aparecer bactrias resistentes a determinada dose, o que resulta em um medicamento sem eficincia, portanto o jeito usar outro tipo de medicamento. Estas variaes so provocadas por mutaes, e no pelo antibitico. O isolamento reprodutivo Ocorre quando dois grupos de organismos da mesma espcie no podem se cruzar. O isolamento reprodutivo funciona como uma barreira que impede a permutao dos genes. Ele pode ser pr-zigtico ou ps-zigtico: Pr-zigtico No permite a relao sexual ou impede o encontro de gametas aps o cruzamento. E pode ser: Isolamento Habitacional quando duas populaes habitam em locais diferentes, porm vivendo na mesma rea. Isolamento sazonal ou estacional Ocorre quando duas populaes que vivem na mesma regio, tm os seus perodos de reproduo em pocas diferentes. Portanto apesar do contato fsico entre os dois grupos, h um isolamento reprodutivo. Isolamento etolgico O isolamento etolgico ocorre quando existem divergncias no comportamento de tais populaes, impedindo o cruzamento. Isolamento mecnico Ocorre quando h uma diferena dos rgos reprodutores das populaes, o que impossibilita a fecundao. Ps-zigtico

No permite o desenvolvimento dos hbridos, podendo tambm restringir a fertilidade ou a transio dos seus descentes. Ele pode ser: Inviabilidade do hbrido O hbrido gerado no tem capacidade de chegar fase embrionria, e abortado. Mas possvel que ele consiga nascer com anormalidades que podem causar a morte. Esterilidade do hbrido Ocorre o nascimento do hbrido, porm com esterilidade. Deteriorao de F2 Somente os hbridos da F2 so estreis e debilitados. Ainda existem mais trs processos que completam a evoluo: migrao, hibridao e oscilao gentica. Migrao A migrao estabelece o fluxo gnico, gerando novos genes e aumentando as diversidades genticas. Hibridao A hibridao acontece quando, eventualmente, o patrimnio gentico modificado, sem que tenha tido a interferncia da seleo natural. A hibridao faz com que a variao gentica progrida.

Pontos bsicos da teoria moderna: a) As variaes de uma espcie dependem de mutaes. b) As mutaes ocorrem ao acaso. c) A luta pela vida d-se entre os indivduos e o meio ambiente. d) Da luta pela vida, resulta a seleo natural dos mais aptos ou adaptados s condies do meio. e) O isolamento geogrfico ou sexual impede que as caractersticas do tipo novo misturem-se com as caractersticas do tipo primitivo.

S-ar putea să vă placă și