Sunteți pe pagina 1din 16

CINCIAS ECONMICAS

LEIA COM ATENO AS INSTRUES ABAIXO.


01 - Voc est recebendo o seguinte material: a) este caderno com as questes de mltipla escolha e discursivas, das partes de formao geral e componente especfico da rea, e das questes relativas sua percepo sobre a prova, assim distribudas:

Partes Formao Geral/Mltipla Escolha Formao Geral/Discursivas Componente Especfico/Mltipla Escolha Componente Especfico/Discursivas Percepo sobre a prova

Nmeros das Questes 1a8 9 e 10 11 a 37 38 a 40 41 a 49

Nmeros das pginas neste caderno 2a5 6e7 8 a 12 13 a 15 16

Peso de cada parte 60% 40% 85% 15%

02

03 04 05 06

07

b) 1 Caderno de Respostas em cuja capa existe, na parte inferior, um carto destinado s respostas das questes de mltipla escolha e de percepo sobre a prova. As respostas s questes discursivas devero ser escritas a caneta esferogrfica de tinta preta nos espaos especificados no Caderno de Respostas. - Verifique se este material est completo e se o seu nome no Carto-Resposta est correto. Caso contrrio, notifique imediatamente a um dos Responsveis pela sala. Aps a conferncia do seu nome no Carto-Resposta, voc dever assin-lo no espao prprio, utilizando caneta esferogrfica de tinta preta. - Observe no Carto-Resposta as instrues sobre a marcao das respostas s questes de mltipla escolha (apenas uma resposta por questo). - Tenha muito cuidado com o Carto-Resposta, para no o dobrar, amassar ou manchar. Este Carto somente poder ser substitudo caso esteja danificado em suas margens - superior e/ou inferior - barra de reconhecimento para leitura tica. - Esta prova individual. So vedados o uso de calculadora e qualquer comunicao e troca de material entre os presentes, consultas a material bibliogrfico, cadernos ou anotaes de qualquer espcie. - Quando terminar, entregue a um dos Responsveis pela sala o Carto-Resposta grampeado ao Caderno de Respostas e assine a Lista de Presena. Cabe esclarecer que voc s poder sair, levando este Caderno de Questes, decorridos 90 (noventa) minutos do incio do Exame. - Voc ter 04 (quatro) horas para responder s questes de mltipla escolha, discursivas e de percepo sobre a prova.

Consrcio Cesgranrio - FCC CESPE

Diretoria de Estatsticas e Avaliao da Educao Superior - DEAES

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Ansio Teixeira - INEP

Ministrio da Educao

Novembro 2006

FORMAO GERAL
QUESTO 1
INDICADORES DE FRACASSO ESCOLAR NO BRASIL
AT OS ANOS 90 Mais da metade (52%) dos que iniciavam no conseguiam concluir o Ensino Fundamental na idade correta. Quando conseguiam, o tempo mdio era de 12 anos. DADOS DE 2002 J est em 60% a taxa dos que concluem o Ensino Fundamental na idade certa. Tempo mdio atual de 9.7 anos.

QUESTO 2

Jos Pancetti

Por isso no iam para o Ensino Mdio, iam direto para o mercado de trabalho.

Ensino Mdio - 1 milho de novos alunos por ano e idade mdia de ingresso caiu de 17 para 15, indicador indireto de que os c o n c l u i n t e s d o Fundamental esto indo para o Mdio. A escolaridade mdia da fora de trabalho subiu para 6.4 anos.

O tema que domina os fragmentos poticos abaixo o mar. Identifique, entre eles, aquele que mais se aproxima do quadro de Pancetti. (A) Os homens e as mulheres adormecidos na praia que nuvens procuram agarrar?
(MELO NETO, Joo Cabral de. Marinha. Os melhores poemas. So Paulo: Global, 1985. p. 14.)

A escolaridade mdia da fora de trabalho era de 5.3 anos.

No Ensino Mdio, o atendimento populao na srie correta (35%) era N o E n s i n o M d i o , o metade do observado em atendimento populao pases de desenvolvimento na srie correta de 45%. semelhante, como Argentina, Chile e Mxico.
(Disponvel em http://revistaescola.abril.com.br/edicoes/0173/aberto/fala_exclusivo.pdf)

(B) Um barco singra o peito rosado do mar. A manh sacode as ondas e os coqueiros.
(ESPNOLA, Adriano. Pesca. Beira-sol. Rio de Janeiro: TopBooks, 1997. p. 13.)

(C) Na melancolia de teus olhos Eu sinto a noite se inclinar E ouo as cantigas antigas Do mar.
(MORAES, Vincius de. Mar. Antologia potica. 25 ed. Rio de Janeiro: Jos Olympio, 1984. p. 93.)

Observando os dados fornecidos no quadro, percebe-se (A) um avano nos ndices gerais da educao no Pas, graas ao investimento aplicado nas escolas. (B) um crescimento do Ensino Mdio, com ndices superiores aos de pases com desenvolvimento semelhante. (C) um aumento da evaso escolar, devido necessidade de insero profissional no mercado de trabalho. (D) um incremento do tempo mdio de formao, sustentado pelo ndice de aprovao no Ensino Fundamental. (E) uma melhoria na qualificao da fora de trabalho, incentivada pelo aumento da escolaridade mdia.

(D) E olhamos a ilha assinalada pelo gosto de abril que o mar trazia e galgamos nosso sono sobre a areia num barco s de vento e maresia.
(SECCHIN, Antnio Carlos. A ilha. Todos os ventos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2002. p. 148.)

(E) As ondas vm deitar-se no estertor da praia larga... No vento a vir do mar ouvem-se avisos naufragados... Cabeas coroadas de algas magras e de estrados... Gargantas engolindo grossos goles de gua amarga...
(BUENO, Alexei. Maresia. Poesia reunida. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2003. p. 19.)

2
CINCIAS ECONMICAS

QUESTO 3

QUESTO 5
Samba do Approach
Venha provar meu brunch Saiba que eu tenho approach Na hora do lunch Eu ando de ferryboat Eu tenho savoir-faire Meu temperamento light Minha casa hi-tech Toda hora rola um insight J fui f do Jethro Tull Hoje me amarro no Slash Minha vida agora cool Meu passado que foi trash Fica ligada no link Que eu vou confessar, my love Depois do dcimo drink S um bom e velho engov Eu tirei o meu green card E fui pra Miami Beach Posso no ser pop star Mas j sou um nouveau riche Eu tenho sex-appeal Saca s meu background Veloz como Damon Hill Tenaz como Fittipaldi No dispenso um happy end Quero jogar no dream team De dia um macho man E de noite uma drag queen.
(Zeca Baleiro)

Jornal do Brasil, 3 ago. 2005.

Tendo em vista a construo da idia de nao no Brasil, o argumento da personagem expressa (A) a afirmao da identidade regional. (B) a fragilizao do multiculturalismo global. (C) o ressurgimento do fundamentalismo local. (D) o esfacelamento da unidade do territrio nacional. (E) o fortalecimento do separatismo estadual.

QUESTO 4
A formao da conscincia tica, baseada na promoo dos valores ticos, envolve a identificao de alguns conceitos como: conscincia moral, senso moral, juzo de fato e juzo de valor. A esse respeito, leia os quadros a seguir.
Quadro I - Situao Helena est na fila de um banco, quando, de repente, um indivduo, atrs na fila, se sente mal. Devido experincia com seu marido cardaco, tem a impresso de que o homem est tendo um enfarto. Em sua bolsa h uma cartela com medicamento que poderia evitar o perigo de acontecer o pior. Helena pensa: No sou mdica - devo ou no devo medicar o doente? Caso no seja problema cardaco - o que acho difcil -, ele poderia piorar? Piorando, algum poder dizer que foi por minha causa - uma curiosa que tem a pretenso de agir como mdica. Dou ou no dou o remdio? O que fazer? Quadro II - Afirmativas

I - (...) Assim, nenhum verbo importado defectivo ou simplesmente irregular, e todos so da primeira conjugao e se conjugam como os verbos regulares da classe.
(POSSENTI, Srio. Revista Lngua. Ano I, n.3, 2006.)

II - O estrangeirismo lexical vlido quando h incorporao de informao nova, que no existia em portugus.
(SECCHIN, Antonio Carlos. Revista Lngua, Ano I, n.3, 2006.)

1 - O senso moral relaciona-se maneira como avaliamos nossa situao e a de nossos semelhantes, nosso comportamento, a conduta e a ao de outras pessoas segundo idias como as de justia e injustia, certo e errado. 2 - A conscincia moral refere-se a avaliaes de conduta que nos levam a tomar decises por ns mesmos, a agir em conformidade com elas e a responder por elas perante os outros.

Qual afirmativa e respectiva razo fazem uma associao mais adequada com a situao apresentada? (A) Afirmativa 1- porque o senso moral se manifesta como conseqncia da conscincia moral, que revela sentimentos associados s situaes da vida. (B) Afirmativa 1- porque o senso moral pressupe um juzo de fato, que um ato normativo enunciador de normas segundo critrios de correto e incorreto. (C) Afirmativa 1- porque o senso moral revela a indignao diante de fatos que julgamos ter feito errado provocando sofrimento alheio. (D) Afirmativa 2- porque a conscincia moral se manifesta na capacidade de deliberar diante de alternativas possveis que so avaliadas segundo valores ticos. (E) Afirmativa 2- porque a conscincia moral indica um juzo de valor que define o que as coisas so, como so e por que so.

III - O problema do emprstimo lingstico no se resolve com atitudes reacionrias, com estabelecer barreiras ou cordes de isolamento entrada de palavras e expresses de outros idiomas. Resolve-se com o dinamismo cultural, com o gnio inventivo do povo. Povo que no forja cultura dispensa-se de criar palavras com energia irradiadora e tem de conformar-se, queiram ou no queiram os seus gramticos, condio de mero usurio de criaes alheias.
(CUNHA, Celso. A lngua portuguesa e a realidade brasileira. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1972.)

IV - Para cada palavra estrangeira que adotamos, deixa-se de criar ou desaparece uma j existente.
(PILLA, da Heloisa. Os neologismos do portugus e a face social da lngua. Porto Alegre: AGE, 2002.)

O Samba do Approach, de autoria do maranhense Zeca Baleiro, ironiza a mania brasileira de ter especial apego a palavras e a modismos estrangeiros. As assertivas que se confirmam na letra da msica so, apenas, (A) I e II. (B) I e III. (C) II e III. (D) II e IV. (E) III e IV.

3
CINCIAS ECONMICAS

QUESTO 6
A legislao de trnsito brasileira considera que o condutor de um veculo est dirigindo alcoolizado quando o teor alcolico de seu sangue excede 0,6 gramas de lcool por litro de sangue. O grfico abaixo mostra o processo de absoro e eliminao do lcool quando um indivduo bebe, em um curto espao de tempo, de 1 a 4 latas de cerveja. Considere as afirmativas a seguir.
1,0

lcool no Sangue (g/litro)

0,9 0,8 0,7 0,6 0,5 0,4 0,3 0,2 0,1 0 0 1 2 3 4 5 6 7 8 1 lata 2 latas 3 latas 4 latas

I - O lcool absorvido pelo organismo muito mais lentamente do que eliminado. II - Uma pessoa que v dirigir imediatamente aps a ingesto da bebida pode consumir, no mximo, duas latas de cerveja. III - Se uma pessoa toma rapidamente quatro latas de cerveja, o lcool contido na bebida s completamente eliminado aps se passarem cerca de 7 horas da ingesto.

Tempo (horas)
(Fonte: National Health Institute, Estados Unidos)

Est(o) correta(s) a(s) afirmativa(s) (A) II, apenas. (B) I e II, apenas. (C) I e III, apenas. (D) II e III, apenas. (E) I, II e III.

QUESTO 7
A tabela abaixo mostra como se distribui o tipo de ocupao dos jovens de 16 a 24 anos que trabalham em 5 Regies Metropolitanas e no Distrito Federal.
Distribuio dos jovens ocupados, de 16 a 24 anos, segundo posio na ocupao Regies Metropolitanas e Distrito Federal - 2005 (em porcentagem)

Regies Metropolitanas e Distrito Federal Belo Horizonte Distrito Federal Porto Alegre Recife Salvador So Paulo

Total 79,0 80,0 86,0 69,8 71,6 80,4

Total 72,9 69,8 78,0 61,2 64,5 76,9

Assalariados Setor privado Com Sem carteira carteira assinada assinada 19,7 53,2 20,8 49,0 19,6 58,4 24,3 36,9 24,7 39,8 27,6 49,3

Autnomos Setor pblico 6,1 10,2 8,0 8,6 7,1 3,5 Total 12,5 9,8 7,7 17,5 18,6 11,3 Trabalha para o pblico 7,9 5,2 4,5 8,4 14,3 4,0 Trabalha para empresas 4,6 4,6 3,2 9,1 4,3 7,4 Empregado Domstico 7,4 7,1 3,0 7,1 7,2 5,3 Outros

(1) (1) (1) (1) (1) (1)

(Fonte: Convnio DIEESE / Seade, MTE / FAT e convnios regionais. PED - Pesquisa de Emprego e Desemprego Elaborao: DIEESE) Nota: (1) A amostra no comporta a desagregao para esta categoria.

Das regies estudadas, aquela que apresenta o maior percentual de jovens sem carteira assinada, dentre os jovens que so assalariados do setor privado, (A) Belo Horizonte. (B) Distrito Federal. (C) Recife. (D) Salvador. (E) So Paulo.

4
CINCIAS ECONMICAS

QUESTO 8
Observe as composies a seguir.

QUESTO DE PONTUAO Todo mundo aceita que ao homem cabe pontuar a prpria vida: que viva em ponto de exclamao (dizem: tem alma dionisaca); viva em ponto de interrogao (foi filosofia, ora poesia); viva equilibrando-se entre vrgulas e sem pontuao (na poltica): o homem s no aceita do homem que use a s pontuao fatal: que use, na frase que ele vive o inevitvel ponto final.
(MELO NETO, Joo Cabral de. Museu de tudo e depois. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1988.)

(CAULOS. S di quando eu respiro. Porto Alegre: L & PM, 2001.)

Os dois textos acima relacionam a vida a sinais de pontuao, utilizando estes como metforas do comportamento do ser humano e das suas atitudes. A exata correspondncia entre a estrofe da poesia e o quadro do texto Uma Biografia (A) a primeira estrofe e o quarto quadro. (B) a segunda estrofe e o terceiro quadro. (C) a segunda estrofe e o quarto quadro. (D) a segunda estrofe e o quinto quadro. (E) a terceira estrofe e o quinto quadro.

5
CINCIAS ECONMICAS

QUESTO 9 - DISCURSIVA
Sobre a implantao de polticas afirmativas relacionadas adoo de sistemas de cotas por meio de Projetos de Lei em tramitao no Congresso Nacional, leia os dois textos a seguir. Texto I Representantes do Movimento Negro Socialista entregaram ontem no Congresso um manifesto contra a votao dos projetos que propem o estabelecimento de cotas para negros em Universidades Federais e a criao do Estatuto de Igualdade Racial. As duas propostas esto prontas para serem votadas na Cmara, mas o movimento quer que os projetos sejam retirados da pauta. (...) Entre os integrantes do movimento estava a professora titular de Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Yvonne Maggie. preciso fazer o debate. Por isso ter vindo aqui j foi um avano, disse.
(Folha de S.Paulo Cotidiano, 30 jun. 2006, com adaptao.)

Texto II Desde a ltima quinta-feira, quando um grupo de intelectuais entregou ao Congresso Nacional um manifesto contrrio adoo de cotas raciais no Brasil, a polmica foi reacesa. (...) O diretor executivo da Educao e Cidadania de Afrodescendentes e Carentes (Educafro), frei David Raimundo dos Santos, acredita que hoje o quadro do pas injusto com os negros e defende a adoo do sistema de cotas.
(Agncia Estado-Brasil, 03 jul. 2006.)

Ampliando ainda mais o debate sobre todas essas polticas afirmativas, h tambm os que adotam a posio de que o critrio para cotas nas Universidades Pblicas no deva ser restritivo, mas que considere tambm a condio social dos candidatos ao ingresso. Analisando a polmica sobre o sistema de cotas raciais, identifique, no atual debate social, a) um argumento coerente utilizado por aqueles que o criticam; b) um argumento coerente utilizado por aqueles que o defendem. Item a)
1 2 3 4 5 6 7 8

(valor: 5,0 pontos) (valor: 5,0 pontos)

RA

CU S

HO N

Item b)
1 2 3 4 5 6 7 8

RA

CU S
6

HO N

CINCIAS ECONMICAS

QUESTO 10 - DISCURSIVA
Leia com ateno os textos abaixo. Duas das feridas do Brasil de hoje, sobretudo nos grandes centros urbanos, so a banalidade do crime e a violncia praticada no trnsito. Ao se clamar por soluo, surge a pergunta: de quem a responsabilidade?

So cerca de 50 mil brasileiros assassinados a cada ano, nmero muito superior ao de civis mortos em pases atravessados por guerras. Por que se mata tanto? Por que os governantes no se sensibilizam e s no discurso tratam a segurana como prioridade? Por que recorrer a chaves como endurecer as leis, quando j existe legislao contra a impunidade? Por que deixar tantos jovens morrerem, tantas mes chorarem a falta dos filhos?
(O Globo. Caderno Especial. 2 set. 2006.)

Diante de uma tragdia urbana, qualquer reao das pessoas diretamente envolvidas permitida. Podem sofrer, revoltar-se, chorar, no fazer nada. Cabe a quem est de fora a atitude. Cabe sociedade perceber que o drama que naquela hora de trs ou cinco famlias , na verdade, de todos ns. E a ns no reservado o direito da omisso. No podemos seguir vendo a vida dos nossos jovens escorrer pelas mos. No podemos achar que evoluir aceitar crianas de 11 anos consumindo bebidas alcolicas e, mais tarde, juntando esse hbito ao de dirigir, sem a menor noo de responsabilidade. (...) Queremos dilogo com nossos meninos. Queremos campanhas que os alertem. Queremos leis que os protejam. Queremos mant-los no mundo para o qual os trouxemos. Queremos e precisamos ficar vivos para que eles fiquem vivos.
(O Dia, Caderno Especial, Rio de Janeiro, 10 set. 2006.)

Com base nas idias contidas nos textos acima, responda seguinte pergunta, fundamentando o seu ponto de vista com argumentos. Como o Brasil pode enfrentar a violncia social e a violncia no trnsito? (valor: 10,0 pontos) Observaes: Seu texto deve ser dissertativo-argumentativo (no deve, portanto, ser escrito em forma de poema ou de narrao). O seu ponto de vista deve estar apoiado em argumentos. Seu texto deve ser redigido na modalidade escrita padro da Lngua Portuguesa. O texto deve ter entre 8 e 12 linhas.
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12

AS R

UN C
7

O H

CINCIAS ECONMICAS

COMPONENTE ESPECFICO
QUESTO 11
No Brasil, o Banco Central procura alcanar uma meta de inflao com um valor central, por exemplo, de 4% a.a. em torno da qual se define uma faixa tolervel de 2% a.a. Se tal intervalo ocorrer de fato e as probabilidades puderem ser aproximadas pela distribuio uniforme entre + 2% e + 6%, (A) a probabilidade de que a inflao venha a se situar entre 2 e 2.5% a.a. ser de 10%. (B) a mediana da distribuio ser 3.5% a.a. (C) a distribuio ser bimodal. (D) a amplitude total da distribuio ser de 2% a.a. (E) o quartil inferior da distribuio ir de 2 a 3% a.a.

QUESTO 14
Um economista deseja verificar se as variaes do consumo (C) so determinadas pelas variaes da renda (R), segundo a frmula DC t = a + b DR t + t . Para tal, coloca as variaes do consumo no vetor y, e as variaes da renda na segunda coluna da matriz X, abaixo, e implementa mnimos quadrados ordinrios para estimar os coeficientes
a = ( X ' X) -1 X ' y , onde o apstrofo denota transposio. b

QUESTO 12
Numa economia h apenas duas pessoas, uma delas aufere 10% da renda, e a outra, os 90% restantes. Neste caso, a Curva de Lorenz desta economia ser representada por OAB no grfico abaixo.
% da Renda 100% B

2 1 3 X = 1 5 , y = 4 , ento a seguinte proposio est Se 5 1 6


correta:

3 1 0 X ' X = 1 5 1 . (A) o produto matricial 0 1 6


0 1 (B) o produto matricial X ' y = 0 14 .

10% O

A 50%

C 100% % da populao

(C) o determinante de X ' X igual a 14. (D) X ' X no inversvel. (E) dadas as dimenses de X ' e y, X ' y no um produto matricial possvel.

Considerando o grfico e as informaes acima, correto afirmar que: (A) o Coeficiente de Gini igual a 40%. (B) a concentrao de renda vai reduzir a demanda a 50%. (C) se a renda fosse distribuda equalitariamente, a Curva de Lorenz seria OCB. (D) se a renda fosse distribuda equalitariamente, o Coeficiente de Gini seria igual a 100%. (E) no possvel calcular o Coeficiente de Gini para duas pessoas.

QUESTO 15
O balano patrimonial de uma empresa um documento composto de duas listas: a do Ativo e a do Passivo. Qual a afirmao correta sobre elas?

QUESTO 13
A funo utilidade de um consumidor dada por
0 u (x1, x 2 ) = x1,5 x 0,5 . Os preos e a renda so p1, p2 e m, 2

(A) O Ativo contm os haveres da empresa, e o Passivo, os direitos da empresa. (B) O Ativo maior do que o Passivo se a empresa der lucro. (C) O Ativo igual ao Passivo quando a empresa est equilibrada. (D) O Passivo descreve os gastos financeiros da empresa. (E) No Passivo aparece a origem dos recursos da empresa, e no Ativo, as aplicaes destes recursos.

respectivamente. Logo, m . (A) a curva de demanda por x1 dada por x1 = 2p1 (B) a funo utilidade no homognea. (C) a elasticidade prprio preo da demanda, por qualquer dos bens, 0.5. (D) a elasticidade renda da demanda por qualquer dos bens 0.5. (E) no ponto que maximiza a utilidade teremos p1 = p2.

8
CINCIAS ECONMICAS

QUESTO 16
Entre 1968 e 1973 a economia brasileira apresentou elevadas taxas de crescimento com baixa inflao, sendo tal perodo apontado como milagre econmico. Contriburam para esse milagre econmico: I - a realizao de reformas tributria, financeira e salarial, no perodo 1964-1967; II - a existncia de capacidade ociosa na indstria, no incio do perodo; III - a conjuntura econmica mundial favorvel, em termos comerciais e de financiamento. Est(o) correto(s) o(s) item(ns): (A) I, apenas. (B) III, apenas. (C) I e II, apenas. (D) II e III, apenas. (E) I, II e III.

QUESTO 19
As obras de Marshall e de Walras deram origem s duas vertentes da microeconomia no sculo XX: as anlises de equilbrio parcial e de equilbrio geral, respectivamente. A esse respeito, considere as afirmativas abaixo. I - Walras investigou um problema de teoria pura, a determinao simultnea de um conjunto de preos de equilbrio, levando em conta as interdependncias em todo o sistema econmico. II - Marshall desenvolveu simplificaes capazes de resolver a determinao de preos de um mercado isolado como a noo de preos normais em oposio a preos de mercado e a clusula ceteris paribus. III - As concepes de perodo de mercado, curto prazo e longo prazo tiveram origem na anlise de equilbrio geral. (So) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s) (A) I. (B) II. (C) III. (D) I e II. (E) II e III.

QUESTO 17
A dcada de 1980 foi dominada pela inflao e pelo desequilbrio externo, para os quais concorreu (concorreram) (A) o elevado nvel da atividade econmica em todo o perodo. (B) o servio da dvida externa e a inflao, herdados da dcada anterior. (C) o saldo positivo da balana comercial. (D) os projetos de investimento do perodo, visando a completar a estrutura industrial brasileira. (E) os juros reduzidos no mercado internacional.

QUESTO 20
...a certa altura da dcada de 1780, [...], foram retirados os grilhes do poder produtivo das sociedades humanas.
(HOBSBAWN, E.J. A era das revolues, 1789-1848. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.)

QUESTO 18
No seu conjunto, e vista no plano mundial e internacional, a colonizao dos trpicos toma o aspecto de uma vasta empresa comercial, [...], destinada a explorar os recursos naturais de um territrio virgem em proveito do comrcio europeu. [...] Se vamos essncia de nossa formao, veremos que na realidade nos constitumos para fornecer acar, tabaco, alguns outros gneros; mais tarde, ouro e diamantes; depois, algodo e, em seguida, caf para o comrcio europeu.
(PRADO JR., Caio. Histria Econmica do Brasil. So Paulo: Brasiliense, 1961, 6a edio)

Hobsbawn se refere ao processo de transformao socioeconmica de grande profundidade que eclode na Inglaterra, consagrado como revoluo industrial. Como primeiro caso de industrializao, e em contraste com outros casos nacionais que se seguiram, h caractersticas que lhe so especficas, entre as quais podem ser apontadas: I - mudanas tecnolgicas de base cientfica, envolvendo relao entre indstria e universidade; II - atividade bancria comercial, com ausncia de bancos de investimento; III - organizao empresarial familiar, ao invs de corporativa. (So) tpica(s) do caso ingls a(s) caracterstica(s) (A) I, apenas. (B) II, apenas. (C) I e III, apenas. (D) II e III, apenas. (E) I, II e III.

A esse respeito, considere as proposies abaixo. I - O pacto colonial reservou aos mercadores metropolitanos o privilgio das transaes coloniais. II - Plantation e trabalho escravo so caractersticas marcantes da colonizao. III - A colnia constituiu um sistema autnomo com relao s economias europias. (So) compatvel(eis) com o modelo de explicao de Caio Prado Jnior a(s) proposio(es) (A) II, apenas. (B) I e II, apenas. (C) I e III, apenas. (D) II e III, apenas. (E) I, II e III.

QUESTO 21
A funo de produo Cobb-Douglas Q = A Ka Lb, onde Q = produto, K = fator capital e L = fator trabalho, apresenta retornos crescentes de escala se e somente se (A) a + b < 1 (B) (a + b) > 1 (C) a < b (D) a = b = 0,5 (E) A > 1

9
CINCIAS ECONMICAS

QUESTO 22
Considere os dois grficos abaixo que contm curvas de indiferena.
x2

QUESTO 26
A Curva de Philips, representada no quadro abaixo pela linha cheia, varia de posio com as expectativas de inflao.
taxa de inflao (%a.a) A C

x4

x1

x3
B

D taxa de desemprego (%)

correto afirmar que (A) os bens x1 e x2 so complementares. (B) os bens x1 e x2 so bens inferiores. (C) os bens x1 e x3 so substitutos perfeitos. (D) os bens x3 e x4 so bens inferiores. (E) os bens x3 e x4 so complementares perfeitos.

Em particular, no caso de maior expectativa de inflao, a Curva de Philips passaria a ser (A) AB. (B) AD. (C) C D . (D) vertical. (E) horizontal.

QUESTO 23
No caso de um jogo com dois participantes, pode-se afirmar corretamente que (A) uma estratgia dominante para um jogador superior s demais estratgias independente do que o outro jogador faa. (B) um equilbrio com estratgias mistas implica a escolha de uma nica distribuio de probabilidade para ambos os jogadores. (C) nos jogos de soma zero, os participantes podem colaborar para aumentar seu ganho conjunto. (D) no Equilbrio de Nash, as estratgias escolhidas pelos jogadores no so dominantes. (E) o Equilbrio de Nash de um jogo, quando existir, sempre eficiente no sentido de Pareto.

QUESTO 27
A figura abaixo mostra uma representao grfica do modelo IS/LM, onde y o produto e r, a taxa de juros.

QUESTO 24
Um consumidor ganha R$ 1000,00/ms de renda e gasta R$ 200,00 mensalmente com alimentos, R$ 300,00 com aluguel, R$ 100,00 com transporte e R$ 100,00 com sade (remdios, seguro e mdicos). Se o preo dos alimentos cai 10%, o aluguel cai 15%, o preo do transporte aumenta 5%, os servios de sade encarecem 10%, e os demais preos no se alteram, ento a renda real desse consumidor (A) aumenta, no mximo, 5%. (B) aumenta, no mnimo, 5%. (C) no se altera, havendo compensao entre os preos . (D) diminui, aproximadamente, 5%. (E) diminui, no mnimo, 5%.

O efeito crowding-out, de deslocamento total dos gastos privados pelos gastos pblicos, (A) leva ao deslocamento da curva LM. (B) leva ao deslocamento da curva IS. (C) leva ao deslocamento das duas curvas. (D) evita o deslocamento da curva IS. (E) aumenta a produo e os juros.

QUESTO 28
Seja a funo de produo da economia dada por Yt = Akt, onde Y o produto, A a tecnologia (constante) e K uma medida ampla do estoque de capital (inclui capital fsico e humano). Nesta economia, a taxa de poupana igual a 20% ao ano, a populao constante, e o nvel de tecnologia A = 0,4. A esse respeito, qual afirmativa verdadeira? (A) As taxas de crescimento do capital e do produto so iguais a 8% a.a. (B) As taxas de crescimento do capital e do produto so iguais a 6% e 8% a.a., respectivamente. (C) A produtividade crescente. (D) O modelo prev a convergncia da renda per capita entre pases com parmetros idnticos e diferentes nveis iniciais de renda per capita. (E) Um aumento da taxa de poupana elevaria, temporariamente, a taxa de crescimento do produto.

QUESTO 25
Uma poltica monetria expansionista no modelo IS/LM levar a um aumento (A) da demanda agregada e das taxas de juros. (B) da oferta agregada e das exportaes. (C) da produo e a uma queda dos preos. (D) da produo e a uma queda das taxas de juros. (E) dos gastos do governo e das importaes.

10
CINCIAS ECONMICAS

QUESTO 29
Um pas apresenta o balano comercial superavitrio em US$ 35 bilhes, mas seu superavit em conta corrente de apenas US$ 10 bilhes. Se o deficit de servios for de US$ 30 bilhes, qual ser o valor das transferncias unilaterais? (A) Mais US$ 5 bilhes. (B) Mais US$10 bilhes. (C) Menos US$ 15 bilhes. (D) Menos US$ 20 bilhes. (E) Menos US$ 25 bilhes.

QUESTO 32
A cincia econmica nasce com os fisiocratas e Adam Smith, atravs da concepo de sistema econmico. Com base na proposio de como funciona o sistema, seria possvel avaliar o efeito das polticas econmicas, como aquelas defendidas pelos mercantilistas. Como seria julgada a poltica econmica mercantilista, pelos fisiocratas e por Smith? (A) Adequada, por possibilitar moldar os condicionantes do sucesso econmico de uma nao. (B) Adequada, por respeitar as leis naturais do funcionamento da economia. (C) Inadequada, por aumentar o excedente econmico e causar problemas de demanda efetiva. (D) Inadequada, por interferir na ordem do mercado e, assim, na reproduo e no crescimento das naes. (E) Incua, no afetando o desenvolvimento das naes.

QUESTO 30
O Banco Central dos EUA implementou, at meados de 2004, uma poltica monetria bastante expansiva. Tal poltica dos EUA levou (A) recuperao da produo na economia americana. (B) valorizao cambial do dlar em relao a outras moedas. (C) diminuio do superavit comercial brasileiro. (D) contrao da demanda agregada americana e mundial, a curto prazo. (E) reduo dos preos dos bens comercializados internacionalmente.

QUESTO 33
O grfico abaixo mostra o efeito de um imposto especfico pago pelo vendedor, no qual p0q0 e p1q1so preos e quantidades antes e aps o imposto.

QUESTO 31
Suponha que a tabela abaixo representa a produo diria de vinho e de tecidos de um trabalhador, na Inglaterra e em Portugal, no sculo XVIII.
INGLATERRA Vinho Tecidos 2 barris 4 peas PORTUGAL 1 barril 1 pea

Com base na tabela, possvel afirmar que (A) a Inglaterra tem vantagem comparativa em ambos os bens. (B) em condies de livre comrcio entre os dois pases, a competio de produtos ingleses inviabilizar a produo em Portugal. (C) seria imperativo que Portugal procurasse proteger sua produo de tecidos, que a mais ameaada pelos ingleses. (D) uma vez estabelecido o livre comrcio, a Inglaterra ir especializar-se na produo de tecidos, e Portugal, na de vinhos. (E) desde que cada pas se especialize na produo de um bem, qualquer escolha igualmente vantajosa para ambos.

Analisando-se o grfico, conclui-se que (A) no h como afirmar quem pagar o imposto. (B) quanto mais elstica a demanda, mais o imposto incidir sobre o comprador. (C) o preo p2 o que o comprador pagar aps o imposto. (D) o imposto ser pago s pelo vendedor. (E) a maior parte do imposto ser paga por quem for mais inelstico.

QUESTO 34
A componente especulativa da demanda por moeda decorre (A) da alta elasticidade-juros da demanda por moeda. (B) da elasticidade-juros positiva da demanda por moeda. (C) das expectativas incertas sobre a taxa de juros no futuro. (D) do uso da moeda como meio de pagamento. (E) do fato de a elasticidade-renda da demanda por moeda ser menor que um.

11
CINCIAS ECONMICAS

QUESTO 35
Segundo dados recentes do Banco Mundial, o Brasil ocupou as seguintes posies em termos de ordenamento internacional: 8 PNB 31 PNB per capita 72 IDH (ndice de Desenvolvimento Humano) Considerando esses dados, conclui-se que (A) eles refletem melhor desempenho em termos de desenvolvimento do que de crescimento econmico. (B) o Brasil poderia ter uma situao pior na classificao, em termos de Produto per capita, caso fosse considerado o PIB e no o PNB. (C) o IDH melhor indicador que o PNB per capita para avaliar a qualidade do desenvolvimento de um pas. (D) o ndice de Gini, relativo distribuio de renda, coloca o Brasil numa posio, entre os demais pases, similar de seu PNB. (E) dos trs indicadores, o IDH o que menos reflete a realidade socioeconmica brasileira.

QUESTO 37
Considere o modelo autoregressivo AR(1) dado por:

y t = r y t -1 + v t
2 onde E(vt) = 0, var( v t ) = s v e E(vtvs) = 0, "s t e E(.) a esperana incondicional.

correto afirmar que (A) se -1 < r < 1 , o processo y no estacionrio. (B) se r > 1 , o processo estacionrio.
2 (C) a varincia incondicional de y dada por s y =

s2 v 1 - r2

se r 1. (D) o processo no auto-regressivo, mas de mdia mvel. (E) um r negativo significa que yt guarda pouca relao com o seu passado.

QUESTO 36
Considere a tabela abaixo, advinda de uma anlise de regresso associada funo de consumo keynesiana.
Ct = + R t + t ,

onde C o consumo e R a renda.


Tabela: Estimativas da funo de consumo

a b R2

Coeficiente Erropadro -0,0005 0,0046 0,4568 0,0675 0,2793

Estatstica-t -0,11 6,76 DurbinWatson

1,88

0,2732 R2 Ajustado SQR 0,3016

Nmero de 120 Observaes

Uma possvel concluso desta anlise de regresso que (A) deve ser rejeitada a hiptese nula de que o intercepto da reta de regresso seja igual a zero. (B) deve ser rejeitada a hiptese nula de que o coeficiente angular da reta de regresso seja igual a 0.45. (C) a estimativa de no significantemente diferente de zero a um nvel de confiana de 90%. (D) a estatstica de Durbin Watson deveria ser mais distante de 2 para que a no-correlao dos resduos ficasse caracterizada. (E) o modelo proposto explicou 27,93% das flutuaes da variao do consumo.

12
CINCIAS ECONMICAS

QUESTO 38 - DISCURSIVA
A inflao beirava os 40% mensais, mas em vista do modo como foi construda, a URV era uma meia moeda, porm estvel, e por isto superava as outras em circulao ou em uso para indexar contratos.
(FRANCO, G., Crnicas da Convergncia, Topbooks 2006, Rio de Janeiro, pgina 38)

Gustavo Franco escreveu o texto acima a respeito do Plano Real. a) Em que sentido a URV era uma meia moeda?
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

(valor: 2,0 pontos)

AS R A R

UN C

O H
(valor: 4,0 pontos)

b) A introduo da URV como indexador bastaria para eliminar a inflao? Por qu?
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

CU S

HO N O H
CINCIAS ECONMICAS

c) O Plano Real foi chamado de poltica heterodoxa em comparao s propostas ditas ortodoxas. Qual a diferena entre uma poltica e a outra? (valor: 4,0 pontos)
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

S A

UN C
13

QUESTO 39 - DISCURSIVA
O grfico abaixo representa uma situao em que as empresas que oferecem o produto causam dano ao meio ambiente, gerando uma perda de bem-estar social porque o custo marginal social superior ao preo vigente no mercado.

P* = preo de equilbrio no mercado q* = quantidade negociada


a) Analise esta situao, mostrando como pode ser corrigida: atravs de impostos; por meio de obrigaes de pagamentos aos donos do meio ambiente danificado.
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

(valor: 6,0 pontos)

A R

CU S

HO N
(valor: 4,0 pontos)

b) Neste contexto, explique o que vem a ser o Teorema de Coase.


1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

RA

CU S
14

HO N

CINCIAS ECONMICAS

QUESTO 40 - DISCURSIVA
Admita uma economia aberta pequena, com mobilidade imperfeita de capital em relao ao exterior, e inicialmente com o balano de pagamentos equilibrado.

a) Descreva as conseqncias de uma poltica monetria expansionista nesta economia, no caso de regime cambial fixo e apresente um grfico que a represente. (valor: 5,0 pontos)
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

A R

CU S

HO N

b) Descreva as conseqncias de uma poltica monetria expansionista nesta economia, no caso de regime cambial flexvel, e apresente um grfico que a represente. (valor: 5,0 pontos)
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

RA

CU S

HO N

15
CINCIAS ECONMICAS

QUESTIONRIO DE PERCEPO SOBRE A PROVA


As questes abaixo visam a levantar sua opinio sobre a qualidade e a adequao da prova que voc acabou de realizar. Assinale as alternativas correspondentes sua opinio, nos espaos prprios (parte inferior) do Carto-Resposta. Agradecemos sua colaborao.

QUESTO 41
Qual o grau de dificuldade desta prova na parte de Formao Geral? (A) Muito fcil. (B) Fcil. (C) Mdio. (D) Difcil. (E) Muito difcil.

QUESTO 46
As informaes/instrues fornecidas para a resoluo das questes foram suficientes para resolv-las? (A) Sim, at excessivas. (B) Sim, em todas elas. (C) Sim, na maioria delas. (D) Sim, somente em algumas. (E) No, em nenhuma delas.

QUESTO 42
Qual o grau de dificuldade desta prova na parte de Componente Especfico? (A) Muito fcil. (B) Fcil. (C) Mdio. (D) Difcil. (E) Muito difcil.

QUESTO 47
Voc se deparou com alguma dificuldade ao responder prova. Qual? (A) Desconhecimento do contedo. (B) Forma diferente de abordagem do contedo. (C) Espao insuficiente para responder s questes. (D) Falta de motivao para fazer a prova. (E) No tive qualquer tipo de dificuldade para responder prova.

QUESTO 43
Considerando a extenso da prova, em relao ao tempo total, voc considera que a prova foi: (A) muito longa. (B) longa. (C) adequada. (D) curta. (E) muito curta.

QUESTO 48
Considerando apenas as questes objetivas da prova, voc percebeu que: (A) no estudou ainda a maioria desses contedos. (B) estudou alguns desses contedos, mas no os aprendeu. (C) estudou a maioria desses contedos, mas no os aprendeu. (D) estudou e aprendeu muitos desses contedos. (E) estudou e aprendeu todos esses contedos.

QUESTO 44
Os enunciados das questes da prova na parte de Formao Geral estavam claros e objetivos? (A) Sim, todos. (B) Sim, a maioria. (C) Apenas cerca da metade. (D) Poucos. (E) No, nenhum.

QUESTO 49
Qual foi o tempo gasto por voc para concluir a prova? (A) Menos de uma hora. (B) Entre uma e duas horas. (C) Entre duas e trs horas. (D) Entre trs e quatro horas. (E) Quatro horas e no consegui terminar.

QUESTO 45
Os enunciados das questes da prova na parte de Componente Especfico estavam claros e objetivos? (A) Sim, todos. (B) Sim, a maioria. (C) Apenas cerca da metade. (D) Poucos. (E) No, nenhum.

16
CINCIAS ECONMICAS

S-ar putea să vă placă și