Sunteți pe pagina 1din 16

PREPARAO PARA BANCA DA ANAC

PILOTO DE LINHA AREA

REGULAMENTOS DE TRFEGO AREO

VO POR INSTRUMENTOS

PLNIO JR.

DISTNCIAS DECLARADAS

TORA: (Take-Off Run Available) : o comprimento fsico do pavimento da pista para decolagem. ASDA: ( Accelerate Stop Distance Available): comprimento fsico com a zona de parada. TODA: (Take-Off Distance Available): o comprimento fsico para decolagem mais a rea desimpedida. LDA: ( Landing Distance Available): o comprimento fsico para o pouso.

HOMOLOGAO DE PISTA DE TXI

Sero utilizadas e autorizadas para operao de pouso e decolagem somente quando a suspenso for causada por impraticabilidade e a durao prevista da causa seja superior a 30 minutos. Somente podero ser realizadas operaes VFR e IFR (MDA) no perodo diurno. A operao IFR ser convencional, de no preciso (MDA), quando forem usados os auxlios disponveis. A pintura dos nmeros das cabeceiras e das reas de toque somente ocorrer quando a interdio for superior a 30 dias

REGRAS DE VO IFR

NVEIS MNIMOS

Proibido vos sobre terrenos elevados ou reas montanhosas, em nveis no inferiores a 2.000 ps. reas no citadas acima, em nvel no inferior a 1.000 ps.

EMISSO DE AUTORIZAES

As aeronaves partindo recebero autorizaes na seguinte ordem: 1. 2. 3. 4. 5. 6. Trfego Solo Torre Controle Centro Rdio

VO IFR NA FIR

NOTIFICAO DE POSIO

O vo IFR que opere na FIR notificar sua posio: 1. Sobre pontos de notificao compulsrio. 2. Nas rotas no definidas por pontos de notificao compulsrio, aps os primeiros 30 minutos de vo e depois a intervalos de 1 hora. 3. Por solicitao do ATS 4. No cruzamento de limites de CTA e FIR 5. Quando for necessrio um AIREP ESPECIAL.
AUTONOMIA

IFR a jato = A + B + 10% do tempo de A/B + C + 30 minutos a 1.500 ps. IFR turbohlice = A + B + C + 45 minutos

SERVIOS DE TRFEG O AREO

Diviso do ATS: 1. ACC (CTA/UTA) 2. APP (TMA/CTR) 3. TWR (ATZ)


ESPAO AREO BRASILEIRO

O espao areo brasileiro est dividido em:


AEROVIA SUPERIOR

1. Vertical Superior Ilimitado Inferior FL 245 Exclusive


AEROVIA INFERIOR

2. Vertical Superior FL 245 Inclusive Inferior Solo ou gua


CLASSIFICAO

Classe A: Permitidos somente vos IFR (RNAV) Classe B: Permitidos vos IFR e VFR, recebem controle de aproximao Classe C: Permitidos vos IFR e VFR, os vos VFR no so separados entre si Classe D: Permitidos vos IFR e VFR Classe E: Permitidos vos IFR e VFR, apenas IFR recebem o ATC Classe F: Permitidos vos IFR e VFR, apenas os vos IFR recebem assessoramento Classe G: Permitidos vos IFR e VFR, recebendo somente informao de vo (FIS)

CONDICIONADOS

(P): Espao areo onde o vo proibido (R): O vo s poder ser realizado sob condies predeterminadas (D): Espao areo onde existem riscos potenciais

DIMENSES DAS AEROVIAS

AEROVIA SUPERIOR - RNAV

As aerovias superiores entre dois auxlios, distantes entre si 108 NM tero a largura de 21.5NM

Vertical Superior: Ilimitado Inferior: FL 245 Exclusive

Lateral: 43 NM de largura at 226 NM antes de um auxlio-rdio, onde se estreita at atingir sobre este auxlio a largura de 21.5 NM.

AEROVIA INFERIOR

As aerovias inferiores entre dois auxlios, distantes entre si 54 NM tero a largura de 11NM

Vertical Superior: FL 245 Inclusive Inferior: 500 ps abaixo do FL mnimo

Lateral: 16 NM de largura at 226 NM antes de um auxlio-rdio, onde se estreita at atingir sobre este auxlio a largura de 8 NM.

O nvel mnimo das aerovias o estabelecido pelo DECEA e indicado nas cartas ERC. Nos aerdromos homologados ou autorizados para operao IFR, onde no se presta ATC, dever ser prestado o servio de informao de vo de aerdromo. Ex: SBSR
REA DE MANOBRAS

rea de um AD destinada ao pouso, decolagem e taxi de aeronaves, excludos os ptios.


REA DE MOVIMENTO

rea de um AD destinada ao pouso, decolagem e taxi de aeronaves, includos os ptios.


REA DE POUSO

rea de um AD destinada s operaes de pousos e decolagens.

CENTRO DE CONTROLE DE REA - ACC

Um ACC ter jurisdio dentro da FIR, nas CTA/UTA e nas rotas de assessoramento contidas nessa FIR. A separao vertical mnima ser de 1.000 ps abaixo do FL 290 e 2.000 ps acima do FL 290. Em AWY de sentido nico, podero ser usados todos os nveis, independente do sentido do vo. A separao em rota entre aeronaves que utilizem o mesmo auxlio ser: 1. VOR 15 2. NDB 30 3. FIXO 45

A separao atravs do tempo ser: 1. Aeronaves que seguem a mesma rota 15 minutos 2. Se os auxlio permitirem determinar continuamente as posies e as velocidades, e se seguirem a mesma rota 10 minutos 3. Quando a aeronave precedente mantiver uma TAS que excede em 20 ns ou mais a velocidade que segue 5 minutos.

SEPARAO NO CRUZAMENTO DE AEROVIAS

No espao areo inferior a aeronave sobe a critrio do piloto para 500 ps acima do nvel de cruzeiro, 20 NM antes, at 20 NM aps o ponto de cruzamento. No espao areo superior a aeronave sobe a critrio do piloto para 500 ps acima do nvel de cruzeiro quando abaixo do FL 290, ou 1.000 ps quando acima do FL 290, desde 40 NM, at 40 NM aps o ponto de cruzamento.

PROCE DIMENTOS DE SADA E DE APROXIMAO IFR

Qualquer trajetria com referncia visual ser representada por uma linha tracejada. A porcentagem mnima do gradiente de subida ser de 3,3%. Os segmentos da aproximao por instrumentos so: 1. 2. 3. 4. 5. Chegada Inicial Intermedirio Final Aproximao Circular

O gradiente de descida mximo previsto para o segmento de aproximao inicial ser de 8%. O gradiente ser nulo no segmento intermedirio, porm se for necessrio utiliz-lo considera-se um mximo de 5%. No segmento final um gradiente ideal ser de 5%. Procedimentos de no preciso: NDB / VOR / DME / VHF-DF / ASR Procedimentos de preciso: ILS / MSL / PAR Nos aerdromos situados no litoral, as subidas por instrumento devero ser efetuadas para o lado do mar, em rumo formando 45 com o eixo da aerovia.

C O N T R O L E D E A P R O X I M A O APP

Cabe aos APPS a atribuio de emitir autorizaes de trfego s aeronaves que estejam voando ou que se proponham a voar dentro de uma TMA. Nenhuma aeronave voando com plano IFR poder entrar em uma TMA ou CTR sem autorizao do respectivo APP. As aeronaves com plano de vo VFR no podero entrar em uma TMA ou CTR classes B, C ou D, sem a devida autorizao do APP. Ser assegurada pelo APP a separao vertical ou horizontal entre os seguintes vos: Todos os vos nas classes A e B IFR nas classes C, D e E IFR e VFR nas classes C IFR e vos VFR Especiais VFR Especiais VFR noturnos

As CTR e TMA pertencero classe A acima do FL 145 e abaixo do FL 145 sero normalmente classificadas como D ou E, onde sua separao ser de 1.000 ps. As aeronaves em vo IFR podero ser autorizadas pelo APP a efetuarem aproximaes visuais, sempre que os pilotos tenham o aerdromo vista e informem que possam manter a referncia visual com o solo e: 1. Se o teto notificado no for inferior altitude de inicio do procedimento IFR 2. O piloto notificar, na altitude de inicio ou em qualquer momento durante o procedimento IFR que a VIS permite efetuar uma aproximao visual e que pode efetuar o pouso.

Sero proporcionadas as separaes verticais mnimas entre aeronaves que estiverem realizando espera em vo e as em rota, enquanto as que estejam em rota se encontrarem a 5 minutos de vo, ou menos, da rea de espera, a no ser que exista separao lateral. Os procedimentos de entrada em espera so: PA RALELA - SETOR 1 DE SLOCADA - SETOR 2 DI RETA - SETOR 3 ZONA DE FLEXIBILIDADE: 5 P/ CADA LADO

Os tempos devero ser de 1 minuto at o FL 140 inclusive e 1 minuto e 30 segundos acima do FL 140. Os tempos devero ser medidos a partir do travs do ponto de referncia na perna de afastamento. Nos circuitos de espera, as mudanas de nvel de vo ou de altitude devero ser executadas com uma razo de subida ou de descida entre 500 e 1.000 ps/min. A presso para o ajuste de altmetro QNH ser arredondada para o hPa inteiro inferior mais prximo ao passarem o nvel de transio. O altmetro ser ajustado em 1013,2 hPa (QNE) durante a subida, ao passar pela altitude de transio.

PROCEDIMENTOS DE ESPERA

As aeronaves devero entrar e voar nos circuitos de espera, em velocidades indicadas iguais s especificadas a seguir:
CONDIES DE TURBULNCIA

NVEIS

CONDIES NORMAIS

At 14.000 ps, inclusive

230kt (425 km/h) 170kt (315 km/h**) 240kt (445 km/h)

280kt (520 km/h) 170kt (315 km/h**)

Acima de 14.000 ps, at 20.000 ps, inclusive Acima de 20.000 ps, at 34.000 ps, inclusive Acima de 34.000 ps

265kt (490 km/h)

280kt (520 km/h) ou 0.8 Mach o que for menor

0,83 Mach

0,83 Mach

(**) Para esperas limitadas s aeronaves de categoria A e B

S E R V I O D E C O N T R O L E D E A E R D R O M O - TWR

Uma das funes da torre avisar ao APP e ao ACC a respeito das aeronaves que deixarem de pousar dentro de 5 minutos aps a hora prevista. Quando forem informados mnimos meteorolgicos inferiores aos estabelecidos na carta de aproximao, o piloto em comando poder, a seu critrio, executar o procedimento, aps notificar o rgo de sua deciso. Contudo, a descida no procedimento estar limitada a altitude da MDA ou DA, podendo prosseguir somente, caso estabelea contato visual com a pista. Sempre que as condies de decolagem IFR forem suspensas, a TWR dever tomar as seguintes providncias: 1. Sustar as decolagens, exceto das aeronaves em Operao Militar. 2. Notificar ao ACC e ao APP as medidas tomadas. 3. Notificar a sala AIS, administrao do aeroporto e exploradores.

Ordem para autorizao do plano de vo: 1. Trfego. 2. Solo. 3. Torre.

O acionamento dos motores dever ocorrer dentro de, no mximo, 5 minutos aps a hora do recebimento da autorizao do plano. O inicio do taxi dever ocorrer dentro de, no mximo, 5 minutos aps a hora do recebimento da autorizao para acionar. Os mnimos de separao de esteira de turbulncia so:
AERONAVE POUSANDO

Leve ou mdia pousando atrs de uma pesada: 3 minutos


AERONAVE DECOLANDO

Leve ou mdia decolando aps uma pesada: 2 minutos

10

SERVIO DE INFORMAO DE VOFIS

Quando o ATS prestar, ao mesmo tempo, o FIS e o ATC, a prestao do ATC ter precedncia sobre a de Informao de Vo. A transferncia de responsabilidade quanto prestao do FIS ser no ponto de cruzamento do limite comum das referidas regies. A transmisso de informao SIGMET s aeronaves dever cobrir uma parte da rota em at 1 hora de vo a frente da posio da aeronave. O ATIS ser proporcionado nos AD onde seja necessrio reduzir o volume de comunicaes dos canais.

UTILIZAO DO RADAR

As aeronaves que disponham de equipamento transponder, devero selecionar seus equipamentos no modo 3/A da seguinte forma: 1. 2. 3. 4. 2000: antes de receber instruo 7500: interferncia ilcita 7600: falhas de comunicao 7700: emergncia

Os cdigos SSR s devero ser alocados quando as aeronaves estiverem equipadas com transponder capazes de responder no modo 3/A. O controle poder solicitar aeronave que o transponder fique em modo STAND BY quando ela se encontrar a menos de 15NM de seu destino. A verificao do transponder dever ser executada pelo piloto, selecionando-o para a posio STAND BY, retornando para NORMAL e pressionando a tecla IDENT. O piloto dever desligar o seu transponder imediatamente aps o pouso, independente da solicitao do controlador. Para uma aeronave em aproximao no ser necessrio informar o trmino do servio radar, quando: 1. A aeronave efetuar uma aproximao visual

11

2. A aeronave for vetorada para o rumo de aproximao final

Os tipos de servio radar so: 1. Vigilncia radar A responsabilidade da navegao do piloto em comando. 2. Vetorao radar A responsabilidade da navegao do controlador.

Separao radar: 1. Na terminal: 5NM exceto em casos de partidas e chagadas quando ser de 3NM 2. Em rota: Entre 5NM e 10NM. Se somente este radar estiver em operao, a separao ser de 10NM.

Somente pequenos ajustes de velocidade, de no mais que 20 ns devero ser solicitados a uma aeronave na aproximao intermediria ou final e quando esta estiver a 4NM ou menos da cabeceira, no devero ser aplicados ajustes de velocidade. Uma aeronave, sob vetorao ou vigilncia radar, fica dispensada de reportar posio: 1. Nos pontos de notificao obrigatrio 2. Ao atingir ou abandonar um fixo de espera 3. Ao entrar em nova fase de um procedimento de sada

A vetorao de uma aeronave para executar um procedimento ILS ou MLS termina no momento em que esta interceptar o LOC e GS. Caso a aproximao seja convencional (NDB ou VOR), terminar quando esta bloquear o auxlio e no FL mnimo de espera. Se a aproximao for visual, esta termina quando a aproximao for completada em VMC.

12

AERONAVES OPERANDO

No FL 100 ao FL 200 Turbojato abaixo do FL 100 Turbojato dentro de 20NM do AD de destino Hlice e turbohlice abaixo do FL 100 Hlice e turbohlice dentro de 20NM do aerdromo de destino
AERONAVES PARTINDO

250kt 210kt 170kt 200kt 150kt

Turbojato Hlice e turbohlice


EMERGNCIAS

230kt 150kt

Alerta branco: Possibilidades remotas Alerta amarelo: Possibilidades iminentes Alerta vermelho: Acidente inevitvel ou consumado Em caso de emergncia a aeronave dever pousar, se possvel, dentro dos 30 minutos subseqentes ETA. Caso ela no estabelea comunicao, entrar na fase de incerteza.
PLANO DE VO

O plano de vo deve ser apresentado pelo menos 45 minutos antes da hora estimada de calos fora (EOBT). O plano de vo apresentado valido por 45 minutos a partir da hora EOBT. Se apresentado em vo (AFIL), o plano deve ser entregue 10 minutos antes da hora em que a aeronave estime chegar. Os vos VFR realizados dentro da ATZ, CTR ou TMA e aqueles que no distanciarem alm de 27NM, estaro isentos da apresentao do plano de vo, sendo necessria a apresentao de uma notificao de vo. Para o vo com escala cuja permanncia no solo seja previsvel e inferior a 30 minutos, o piloto, dever submeter o prximo plano de vo.

13

dispensada a apresentao do plano de vo: 1. Aeronave em misso SAR, caso o RCC esteja em condies de fornecer os dados necessrios aos rgos ATS 2. Para planos de vo repetitivo 3. Para o vo em rota cuja decolagem seja realizada de aerdromo desprovido de rgo ATS 4. Para o vo em rota, de aeronave que no disponha de equipamento radio.

Tipo de vo:

S transporte areo regular N transporte areo no regular G aviao geral M aeronaves militares X categoria distintas das indicadas Informaes suplementares:

Pessoas a bordo: TBN ser preenchido no plano de vo se naquele momento o piloto no tenha certeza do nmero de pessoas a bordo, ou seja, ser informado posteriormente j dentro da aeronave.

MENSAGEM DE POSIO

So exigidas as mensagens de posio: 1. Sobre os pontos de notificao compulsrio ou aps pass-los; 2. Em rotas no definidas as aeronaves transmitiro aps os primeiros 30 minutos de vo, e depois a intervalos de uma hora; 3. No cruzamento de limites laterais de CTA, UTA ou FIR; 4. Quando houver condies que exijam AIREP ESPECIAL; 5. Se a ltima hora reportada ao ATS, estimada para a posio seguinte, estiver errada em 3 minutos ou mais, um novo estimado (ETO) ser comunicado ao ATS. 14

Se o ltimo ponto de notificao estiver nos limites laterais, a notificao ser transmitida aos dois ATS responsvel pelos espaos areos. So elementos da mensagem de posio: 1. 2. 3. 4. 5. Identificao da aeronave; Posio; Hora; Nvel de vo ou altitude (*); Prxima posio e hora de sobrevo.

OBS: (*) Se a aeronave estiver utilizando transponder modo C, o item nvel de vo poder ser omitido.

CORREO QNE

O nvel mnimo de cruzeiro obtido da seguinte forma: 1. Procura-se a altitude do ponto mais elevado dentro de uma faixa de 16NM para cada lado do eixo da rota; 2. Soma-se 1.000 ps como gabarito. Se o valor encontrado no corresponder a um nvel de vo, arredonda-se para o nvel de vo IFR imediatamente acima; 3. Sobre regies montanhosas, o gabarito de 2.000 ps. Elevao de uma regio montanhosa 3.225 ps Correo QNE ao longo da rota 725 ps Gabarito da regio 2.000 ps Total = 5.950 ps = FL060

Ex:

15

SEGURANA DE VO E PREVENO DE ACIDENTES

DIPAA est ligada a ANAC e realiza investigao dos acidentes aeronuticos ocorridos com aeronaves civis SIPAA est ligada as Gerncias Regionais e realiza investigao de acidentes ocorridos com a aviao geral Tanto o OSV quanto o ASV fazem parte do SIPAER OSV: Oficial de Segurana de Vo - Militar ASV: Agente de Segurana de Vo - Civil CIAA: Comisso de Investigao de Acidentes Aeronuticos Relatrio final: Relatrio de Investigao de Acidente Aeronutico (REL-IAA). Este relatrio final de acidente, tem, a princpio, carter ostensivo. A suspenso das operaes em aerdromo, em virtude de condies meteorolgicas, interdio e impraticabilidade de rea de manobra atravs dos rgos ATS da competncia do diretor do DECEA. A soluo de uma investigao de acidente aeronutico de responsabilidade do CENIPA. Acidente com aeronave civil: Transporte areo regular e regional: comando investigador ser a ANAC Aviao geral: comando investigador ser o COMAR, com participao da Gerncia Regional.

16

S-ar putea să vă placă și