Sunteți pe pagina 1din 13

LUGAR DE NEGROS: A CONTRIBUIO DO PENSAMENTO DE BEATRIZ NASCIMENTO PARA A COMPREENSO DAS TERRITORIALIDADES CORPORAIS.

Wagner Vinhas1 RESUMO: A comunicao aborda a contribuio do pensamento de Beatriz Nascimento para as Cincias Sociais, em particular a relao entre corpo e espao simblico. Neste sentido, o espao extrapola a dimenso reconhecida dos espaos geograficamente situados, e se alinha com outros processos sociais: a representao corporal como um dos aspectos da noo de territorialidade; o corpo como parte das experincias diaspricas e transmigracionais. Portanto, a referida abordagem pretende discutir a dimenso de corpo a partir da noo lugar de negros.

PALAVRAS CHAVES:

Beatriz Nascimento, corpo negro, lugar de negros, espao.

INTRODUO:

Iniciaremos o trabalho com uma breve discusso sobre algumas categorias adjacentes a idia de corpo negro tal qual foi proposta por Beatriz Nascimento2. Estamos situando a noo corpo negro e lugar de negros como categorias analticas das Cincias Sociais, e por isso podem ser aplicadas no estudo de outras categorias, como espao, lugar, territrio etc. medida que avanarmos na exposio ficar mais claro de que forma situamos a interao da noo de espao com as suas categorias internas: lugar, territrio e corpo. Estamos inclinados a aceitar o corpo enquanto uma dimenso espacial e somos particularmente interessados nas
Graduado em Cincias Sociais pela UFAL, Mestre em Cincias Sociais e doutorando em Estudos tnicos e Africanos pela UFBA. Membro do grupo de pesquisa O som do lugar e o mundo. 2 Para Nascimento (2006), o corpo negro pode ser aquele que porta carncias radicais de liberdade, que procura e constri lugares de referncia transitrios ou duradouros.
1

possibilidades que a noo de espao abre para escapar das interpretaes dicotmicas que subjazem ao pensamento cientfico e condicionam nossos modos de apreenso em termos de sujeito/objeto; escolha/determinao; agente/estrutura, subjetividade/objetividade, alm, claro, da oposio cartesiana entre mente e corpo, natureza e cultura, espao e tempo. No se trata de estabelecer uma exposio exaustiva da noo de espao e do que estamos destacando como suas categorias internas, mas situar o leitor a despeito das referidas noes. Tambm no se trata de proceder com uma anlise que privilegia a fisiologia do corpo, mas especificamente com dilogos do domnio do pensamento social. Neste sentido, o que chamamos de espao simblico est situado na discusso entre Natureza e Cultura, sendo respectivamente o que no depende da tradio social e a sua oposio, ou seja, o que em casos particulares depende de regras e normas sociais. Finalmente, optamos por utilizar a noo de espao e as demais categorias como instrumentos de anlise, o que nos permite aplicar certas propriedades dos conceitos para acessar aspectos da experincia social, e na qual estamos destacando como significante para situar o corpo como um lugar de negros tal qual foi proposto por Beatriz Nascimento3. O corpo expressa as relaes objetivas e subjetivas de cada organizao social, sem ser a mimese dos sistemas de normas e regras significantes do seu meio.
Que o corpo porta em si a marca da vida social, expressa-o a preocupao de toda sociedade em fazer imprimir nele, fisicamente, determinadas transformaes que escolhe de um repertrio cujos limites virtuais no se podem definir (RODRIGUES, 1983, p. 62).

Considerando que lugar de negros refere-se maioria negra ou uma manifestao de maioria negra, devemos tentar responder de que maneira o corpo negro pode refratar um lugar de negros. Em certos pases as caractersticas fenotpicas sero primordiais para identificar um corpo negro, em outros, a definio no pode ser dada por aspectos biolgicos, mas, fundamentalmente por caractersticas culturais de cada grupo ou indivduo. Para que possamos estabelecer um dilogo franco com o leitor, identificaremos como objetividade como aquilo que pode ser mais facilmente observvel em relao a uma situao emprica e, por outro lado, apontaremos como subjetivo aquilo que precisa ser explicitado e no pode ser
3

Segundo Nascimento (2006) um lugar ou uma manifestao de maioria negra um lugar de negros ou uma festa de negros. No constituem apenas encontros corporais. Trata-se de reencontros de uma imagem com outras imagens no espelho: com negros, com brancos, com pessoas de outras cores e compleies fsicas e com outras histrias.

tomada a priori como uma representao dada ou mais facilmente identificvel. dessa forma que o corpo expressa a objetividade externalizando certos contedos culturais: o corpo passa a ser o meio pelo qual expressamos caractersticas substantivas e relacionais da organizao social. O que chamamos por contedos vo alm de certas caractersticas objetivas apregoadas pelas tcnicas corporais, parafraseando Marcel Mauss. O corpo propaga os elementos significantes e sempre produtores de significao que expressam conjuntamente as relaes significativas de cada sociedade.

A NOO DE ESPAO E AS SUAS CATEGORIAS INTERNAS

Espao um termo polimorfo que remete necessidade de representar os vrios espaos como parte de um espao nico (KANT, 2001). Neste sentido, temos diversas representaes de um mesmo espao e que tudo abrange: espao sideral, espao areo, espao publicitrio, espao judicial etc. Partindo de Merleau-Ponty (2000), podemos dizer que existem tantos espaos quanto experincias espaciais distintas, o que nos leva a equao na qual o espao existencial ao mesmo tempo em que a existncia espacial. Immanuel Kant (2001), por sua vez, declara que no existe a possibilidade de uma representao de que no haja espao, mesmo que no haja objetos no espao (p. 90). Podemos aferir que a representao a priori kantiana resulta da apreenso do espao enquanto uma intuio pura ou formal. Neste sentido, a noo de espao no estaria sujeita as experincias externas, mas, pelo contrrio, os fenmenos externos so possveis somente mediante a esta representao primeira. Por outro lado, Merleau-Ponty (2000) concorda com Brunschvicg quando afirma que, mesmo idealmente, s existe espao povoado, acrescido ao fato de que, para a fenomenologia da percepo, o conhecimento do espao surge a partir do exterior: o espao faz parte da situao e por isso no pode existir por si mesmo. O lugar distribui as relaes de coexistncia no espao e, por isso, nos remete idia de um lugar prprio (CERTEAU, 1998) ou de uma identidade prpria (AUG, 2000). Para Milton Santos (2006), o lugar se coloca como intermdio entre o mundo e o indivduo: entre o universal e o particular, entre o global e o local, entre o abstrato e o emprico. Para Marc Aug

(2000), um lugar pode definir-se como lugar de identidade, relacional e histrico, assim como o lugar no definido a partir destes aspectos pode ser considero um no-lugar, sem, no entanto, deixar de ser um lugar antropolgico4. Sabemos que o enunciado tambm funda o lugar, o que nas palavras de Certeau (1998), significa dizer que existe um trabalho incessante de transformar lugares em espaos e espaos em lugares (idem, ibidem, p. 203). O enunciado no representa, neste caso, uma mera descrio, mas, pelo contrrio, possui uma funo fundadora dos espaos e autorizadora das prticas sociais. A ausncia ou a deteriorao de um enunciado sobre um lugar cria uma lacuna que precisa ser preenchida, porque todo lugar pressupe uma ordem de distribuio de elementos nas relaes de coexistncia (idem, ibidem, p. 201). O territrio, por sua vez, uma poro de espao supostamente proveniente de uma racionalidade especfica. dessa maneira que os territrios seriam [...] espaos trabalhados conforme racionalidades duras, precisas, densas e espaos trabalhados conforme racionalidades moles, tolerantes, tnues (idem, 2006, p. 147). Partindo de Milton Santos (2001), podemos afirmar que o territrio uma identidade: o cho e a populao; o sentimento de pertencer quilo que nos pertence. O territrio contemplaria uma organizao racional do espao, bem como um dado forjado da harmonia entre lugares e agentes da sua produo. Essa idia compartilhada por Claude Raffestin (1993), na qual define a noo de territrio, seja concreto, seja abstrato, a partir do resultado de uma ao praticada no espao. A territorializao do espao, segundo este autor, se d atravs da sua apropriao, o que inclui a representao do espao na qual estamos nos referindo. A noo de territrio compe uma das bases para os processos de reconhecimento e pertencimento: cl, tribo, grupo tnico e nao. O uso, a apropriao, a representao, o reconhecimento e o pertencimento, se baseiam na idia de territrio, ao mesmo tempo em que criam e fornecem os processos constitutivos do conceito que evocam.

A DIMENSO DE CORPO NA NOO LUGAR DE NEGROS

Marc Aug se refere aos aeroportos, ferrovias, supermercados, hotis, entre outros, como no-lugares.

A proposta consiste aplicar as categorias internas noo de espao e refletir de que maneira o corpo pode ser investigado como uma dimenso espacial, e mais especificamente como espao simblico. Partiremos de algumas caractersticas que Nascimento atribui ao corpo negro, buscando em seguida proceder com uma discusso que abrange as supracitadas categorias. Para Nascimento (2006), o corpo negro portaria as marcas da desumanizao praticada contra africanos e seus descendes, por meio das experincias com o escravismo e o racismo. Ainda para Nascimento, o corpo negro se constituiria e se redefiniria como continuidade transmigracional e a diasprica. A transmigrao nos remete a noo de espao, as sadas do territrio e os deslocamentos de lugar. A dispora aponta para a reconstruo de laos identitrios, a reordenao das experincias espaciais, o retorno a formas territoriais e a identificao com os lugares. O corpo seria assim um documento destas experincias com a transmigrao e a dispora: memria corporal, sgnica e imagtica. Conforme Nascimento (2006), o corpo negro pode se estender simbolicamente ao ponto de se confundir com a paisagem do quilombo, do terreiro, da frica lugar de negros. Segundo Milton Santos (2006), a paisagem se refere a um conjunto de formas que, num dado momento, expressa as sucessivas relaes entre homem e natureza. Neste sentido, a paisagem se torna transtemporal e une passado e presente em uma construo transversal. Dessa forma, a paisagem criada atravs de formas definidas em certos momentos histricos, coexistindo com as formas do momento atual. Parece existir um forte apelo funcionalista na noo de paisagem, na medida em que so formas distribudas na paisagem cumprindo alguma funo bem especfica e, muitas vezes, redefinidas para atender uma nova funo. Seria dessa maneira que o corpo negro comporia as paisagens do passado sob a tica do presente, escrevendo nos corpos e sobre os corpos as formas outrora significantes? O corpo, ento, seria um meio para rememorar e recriar paisagens simblicas? Isso , fazer coexistir no presente as memrias do passado tnico ao mesmo tempo em que (re)significa cada momento da histria5?
[...] os smbolos geoculturais que Beatriz Nascimento utiliza so perfeitamente cartografveis, ou seja, passveis de inserir numa cartografia cultural que relaciona frica e Brasil e permite pessoa negra posicionar-se dentro das vrias rotas e razes possveis (RATTS, 2006, 69). Para efeito de anlise, estamos situando noo de grupo tnico como toda a forma de organizao social que se reconhece como diferente e seja reconhecido como diferente.
5

Partindo da analogia com a noo de espao de Merleau-Ponty, podemos dizer que existem tantos corpos quanto experincias corporais distintas, sendo o corpo negro uma entre as muitas experincias possveis: corpo e existncia so convergentes. Por outro lado, se pensarmos em termos de dispora, pode-se inferir que existem tantos corpos negros quantas experincias com a dispora. que o processo da dispora no se constitui como uma experincia nica, mas com singularidades que depende do contexto em que se desenvolve6. O corpo negro, em analogia com a idia de lugar, nos remete a uma identidade em termos tnicos, ou seja, uma intermediao entre unidades discretas disponveis e as escolhas dos indivduos. A noo de grupo tnico quando aplicada as organizaes sociais no se constitui a partir de um possvel isolamento, mas, pelo contrrio, persistem mesmo com a fluidez entre as fronteiras7. Dessa forma, o indivduo sempre parte de uma escolha, mesmo que seja feita de forma constrangida, seleciona uma ou mais filiaes8. A antropologia, atravs das pesquisas etnogrficas, tem demonstrado que existe um constante fluxo entre as fronteiras: seja de contedos culturais, seja de pessoas, as organizaes sociais persistem mesmo nos casos em que os limites no so bem delineados. Parece ser nesta caracterstica que reside fora da etnicidade como forma de organizao social e que contradiz o prenncio da dissoluo de certos grupos tnicos frente ao incansvel processo de modernizao. Mesmo em contextos convergentes, como ocorre em alguns pases europeus com as freqentes migraes oriundas das ex-colnias, as unidades discretas coexistem com outras identidades destacveis, mesmo no caso daquelas que so predominantes. Situando o corpo enquanto uma forma de territorialidade, podemos dizer que o corpo se constitui como territrio medida que implica na ao racional, ou seja, cada corpo trabalhado segundo uma racionalidade especfica. Parece ser desse modo que podemos afirmar que o corpo negro uma organizao racional da corporeidade: a apropriao do corpo de forma racional conforma ou contradiz os processos de reconhecimento e pertencimento em termos tnicos. dessa forma que cabelos, indumentrias, tatuagens e acessrios, fazem parte das caractersticas associativas com as

A migrao compulsria de africanos para os Estados Unidos no se constitui como uma experincia similar a outras experincias historicamente situadas no continente americano, e assim sucessivamente. 7 Ver POUTIGNAT, Philippe; STREIFF-FENART, Jocelyne. Teorias da etnicidade. Seguido de grupos tnicos e suas fronteiras de Fredrik Barth. So Paulo: UNESP, 1998. 8 O caso da Catalnia, por exemplo, aponta para uma filiao tnica e outra com a nao espanhola.

heranas africanas. Por outro lado, no podemos perder a dimenso de que na modernidade, o global e o local convergem criando estilos globalmente difundidos9. O que queremos destacar com essas breves consideraes a possibilidade de abordar as prticas corporais como prticas espaciais. Estamos adotando a noo de espao simblico enquanto uma espacialidade imaginada: as sociedades escrevem sobre os corpos uma seleo de paisagens que compe o espao significante. No queremos dizer com isso que as selees sejam feitas de forma harmoniosa, pelo contrrio, acreditamos que fazem parte de um jogo pela legitimao das referncias com a comunidade. Como afirmamos anteriormente, algumas escolhas so constrangidas, o que significa dizer que a sociedade tende a manipular o corpo dos seus membros para se expressar (RODRIGUES, 1983). A noo de corpo negro em convergncia com a noo lugar de negros implica em experincias espaciais respectivamente duradouras e transitrias. A persistncia consiste em certas marcas que se mantm ao longo do tempo, como ocorre com algumas prticas corporais. Por outro lado, a fluidez destas referncias condiz com um espao de tempo limitado e dessa forma efmero. Podemos situar certas referncias ligadas aos cultos de candombl como sendo prticas corporais douradoras e, por sua vez, as prticas transitrias dizem respeito a certos momentos que tendem a se dispersar mais rapidamente, como em certas intervenes carnavalescas ou festas consideradas de msica negra (black music). O que parece ser importante destacar o modo como o corpo negro carrega a memria das experincias transmigracionais e diaspricas:
O que nos interessa no pensamento de Beatriz a interrelao entre corpo, espao e identidade que pode ser refeita por aquele(a) que busca tornar-se pessoa (e no coisa): no quilombo, na casa de culto afro-brasileiro, num espao de encontro e/ou diverso, no movimento negro, diante do espelho ou de uma fotografia. Desta forma, o corpo negro pode ser, tambm em parte, aquele que foge, mas que conquista temporadas de tranqilidade, aquele que se recolhe no terreiro e sai da camarinha refazendo, em movimento, narrativas de divindades africanas; pode ser o jovem que dana sozinho ou em grupo ao som do funk, pode ser a mulher ou o homem que delineia suas tranas ou seu penteado black; pode ser igualmente aquele que se fantasia de africano num desfile de escola de samba (RATTS, 2006, 66).

Beatriz Nascimento parece entender perfeitamente a fora das referncias corporais para a edificao de uma identidade, e dessa forma aparece como aquela a quem se v e pode
Podemos destacar como herana africana, os adereos usados nos cultos de candombl, assim como identificamos como estilos globalizados, o rastafri ou formas de estilos associados ao negro norte-americano. Ver VINHAS, 2010.
9

ser vista. Trata-se de uma definio visual, muito mais do que a aparncia, colocar-se diante do mundo como aquela que anuncia, e ao ser anunciada, no pode ser ignorada.
Toda escrita uma ao medida que introduz na anunciao um significado inaugurado pelo agente que no pode ser ignorado. Reivindica do objeto de sua enunciao um posicionamento: esquerda, direita ou centro (VINHAS, 2010, 115).

Com a sua escrita e a sua postura, Nascimento provoca deslocamentos de imagens: mulher, negra, imigrante para intelectual negra diasprica. Cabe um esclarecimento sobre esta ltima referncia. O que chamamos de intelectual negra consiste na experincia de gnero em que a cincia aparece associada com a idia de vocao, nos termos definidos por Max Weber.
[...] a postura interior em face da prtica cientfica como vocao est condicionada, em primeiro lugar, pelo seguinte: a cincia entrou num estdio de especializao, antes desconhecido, e esta situao ir persistir para sempre. No s no plano externo, no, mas tambm internamente que as coisas se apresentam assim: o indivduo pode adquirir a conscincia segura de realizar algo de efetivamente perfeito no campo cientfico s no caso da mais rigorosa especializao (WEBER, 2002, 08).

Quando nos referimos intelectual negra diasprica, estamos nos remetendo idia de que essa especializao consiste no estudo sistematizado das experincias dos povos que sofreram deslocamentos provocados pelo processo de transmigrao, e que de um lugar situado nas rotas migracionais, elabora uma prtica reflexiva sobre o colonialismo e o pscolonialismo. claro, que sendo mulher, existia um preo a pagar, e Nascimento parece ciente da situao que recai sobre aquela que confronta o lugar a ela destinado:
Quanto mais a mulher negra se especializa profissionalmente numa sociedade desse tipo, mais ela levada a individualizar-se. Sua rede de relaes tambm se especializa. Sua construo psquica, forjada no embate entre sua individualidade e a presso da discriminao racial, muitas vezes surge como impedimento atrao da discriminao racial, muitas vezes surge como impedimento atrao do outro, na medida em que este, habituado aos padres formais de relao dual, teme a potncia dessa mulher (NASCIMENTO, 2006, 128-129).

Nascimento preocupava-se com a situao dos negros em pases que passaram pela colonizao ou estiveram subjacentes as rotas escravistas. O corpo negro seria ento um documento desta experincia vivida ou rememorada pelas populaes africanas e seus descendentes em vrias partes do mundo. O fim do escravismo no foi suficiente para suplantar a submisso das minorias - pas, grupo ou pessoas - frente aos interesses respectivamente predominantes na contemporaneidade.

Pode ser interessante esboar algumas consideraes sobre uma preocupao confluente entre Nascimento e Frantz Fanon, ou seja, a relao intima entre corpos. Iniciemos com alguns apontamentos feitos por Fanon (2008), referentes aos captulos em que trata da mulher de cor e o homem branco, e o homem de cor e a mulher branca10. O que nos interessa, aqui, a mistificao da cor negra frente ao trabalho de branqueamento das populaes negras nas ex-colnias e, por outro lado, o entendimento de Nascimento sobre os contatos entre pares em lugares por ela considerados lugar de negros. Em Fanon encontramos as seguintes formulaes:
Conhecemos muitas compatriotas, estudantes na Frana, que no poderiam casar-se com um negro (ter escapado e voltar atrs? Ah, no, obrigada!) Alis, acrescentavam, no que neguemos ao negro qualquer valor, mas melhor ser branco (idem, 2008, 58). Da parte mais negra da minha alma, atravs da zona de meias-tintas, me vem este desejo repentino de ser branco. No quero ser reconhecido como negro, e sim como branco. Ora e nisto h um reconhecimento que Hegel no descreveu quem pode proporcion-lo, seno a branca? Amando-me ela me prova que sou digno de um amor branco. Sou amado como um branco. Sou um branco... Nestes seios brancos que minhas mos onipresentes acariciam, da civilizao branca, da dignidade branca que me aproprio (idem, ibidem, 69).

Estas questes faziam parte das preocupaes de Nascimento, e que via na organizao de lugares ou manifestaes de maioria negra um espao para reencontros com a prpria imagem.
Eu acho que esse pessoal que est se movimentando em volta da msica negra americana, num sentido muito positivo em termos de convvio, de identidade, de conhecer o outro, de saber o outro, de apalpar o outro, de danar com o outro. Eu sinto que esse pessoal jovem agora se organiza nesse movimento soul, eles vo ter menos problemas que eu tive, por exemplo, eu que sempre vivi alijada da comunidade branca e convivendo com ela e alijada da comunidade negra e vivendo com ela. Quer dizer, possvel inclusive [ter] laos mais fortes entre essas pessoas, de casamento. Menino [preto] vai namorar menina preta, no vai ter necessidade de arranjar a moa branca pra casar (...). Esse processo a pode ser um processo na medida em que o soul uma coisa moderna, atual, que est na televiso, no cinema, no jornal, que de americanos. Quer dizer, que tem inclusive essa possibilidade de afirmao ao nvel do que eu sou bonito, eu sou forte, de que eu tenho um corpo bom. (idem, 2006, 67).

importante ressaltar que Nascimento no apregoava o racismo ao avesso, excluindo o branco das relaes interpessoais com os negros, mas ressentia do tabu do corpo negro nas relaes entre os pares. Como afirmamos anteriormente, a escolha pode ser
10

Estamos nos referindo Pele negra, mscaras brancas, traduzia por Renato da Silverira e publicada pela EDUFBA em 2008.

constrangida, e escolher um branco no lugar de um negro pode ser uma dessas escolhas feitas atravs de opes idealmente hierarquizadas. Por certo, estas situaes no esto fixadas no passado colonial e podem ser encontradas em contextos ps-coloniais.

CONSIDERAES FINAIS:

Para concluirmos, podemos traar alguns comentrios sobre a aplicabilidade das categorias aqui apresentadas como instrumentos de anlise. Inicialmente, colocar os conceitos em termos de categorias analticas tem uma vantagem indiscutvel: diminuem o peso do uso das teorias em outros campos de anlise e no sejam aqueles nas quais foram investigados. Isso implica que as categorias podem ser usadas como meios de acessar certas situaes de campo, mas no explicar as situaes histricas particulares como se fossem universais. Dessa forma, podemos fazer uso no s dos conceitos formulados por nossa cincia em outros contextos, e submet-los aos nossos campos de anlise, mas, igualmente, tomar de emprstimo de outras reas de conhecimento com o mesmo objetivo. Essa orientao metodolgica no se trata de algo novo nas cincias sociais, mas uma prtica que tem ganhado corpo nas ltimas dcadas, bem como tem demonstrado resultados relevantes para as pesquisas em andamento. Neste sentido, os Estudos Culturais podem ser citados como uma dessas correntes tericas que fazem uso das categorias antropolgicas, sociolgicas e polticas, assim como de outras reas, como lingstica, filosofia, literatura, entre outras. dessa forma que a noo de espao pode ser til para analisar certas questes relativas ao corpo, tendo por correspondncias algumas formulaes propostas para entender os processos envolvendo representao e identidade. neste sentido que buscamos aplicar a idia de espao e suas categorias internas para entender a dimenso de corpo na noo lugar de negros. Essas categorias vm sendo investigadas a partir de uma pesquisa que envolve a reviso da literatura que versam sobre estes conceitos. A noo lugar de negros tem demonstrado resultados interessantes quando associada a outras categorias de espao, incluindo as suas representaes. O espao, seja como representaes do mesmo espao, seja como experincias espaciais distintas, engloba

uma srie de outras significaes. dessa forma que um espao pode tomar a forma de lugar ou de territrio, atravs das representaes de um mesmo espao: quilombo, corpo, favela, terreiro, entre outras. Dessa forma, temos submetido idia de territrio atravs da noo de quilombo, o que implica na reviso da idia de territorialidade como processo de predominncia de um grupo sobre outro. Isso significa que a apropriao do territrio nem sempre envolve processos de concorrncia e pode mesmo acentuar certas formas de compartilhamento. Em relao aplicabilidade da dimenso de corpo na noo lugar de negros, podemos dizer que o corpo negro se configura nas mltiplas paisagens que refratam, sendo ao mesmo tempo uma busca pela significao de um lugar e de apropriao de um territrio. Neste sentido, o corpo pode ser considerado uma das mais expressivas reordenaes espaciais dos povos africanos que se deslocaram para vrios continentes e, dessa maneira, uma tentativa de reorganizao espacial, social, simblica e cultural. Isso implica consideramos a redefinio das praticas corporais a partir de experincias distintas, nem sempre deslocados no espao, ou seja, pode haver experincias diversas de corpo na mesma poro de espao: lugar e territrio. Podemos acrescentar a essa anlise, as experincias com a dispora: as experincias envolvendo os corpos negros so to diversas quanto so as trajetrias e as narrativas de migrao dos povos que estiveram envolvidos em grandes deslocamentos, como ocorreu com os africanos e os judeus em certos momentos histricos11. O que queremos destacar so as estratgias de redefinio identitria por parte de um ser profundamente dividido entre a esttica branca predominante e a redefinio da imagem do negro na sociedade brasileira. Neste sentido, as reflexes de Beatriz Nascimento apresentam vigor para entender como o corpo negro se desloca entre as paisagens: frica e Brasil, rural e urbano, e entre as fronteiras espaciais e simblicas.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS:

11

Ver VINHAS, 2010.

AUG, Marc. Los no lugares: uma antropologa de la sobremodernidad. Traduo: Margarita Mizraji. 5 ed. Barcelona: Gedisa, 2000. CERTEAU, Michel de. A inveno do cotidiano. Traduo: Ephraim Ferreira Alves. 3 ed. Petrpolis: Editora Vozes, 1998. FANON, Frantz. Pele negra, mscaras brancas. Traduo Renato da Silverira, Salvador: EDUFBA, 2008. KANT, Immanuel. Crtica da razo pura. Traduo: Manuela Pintos dos Santos e Alexandre Fradique Corujo. 5 ed. Lisboa: Fundao Calouste Gulbenkian, 2001. MERLEAU-PONTY, Maurice. A natureza: curso no Collge de France. Traduo: lvaro Cabral. So Paulo: Martins Fontes, 2000. NASCIMENTO, Maria Beatriz do. A mulher negra e o amor. In RATTS, Alex. Eu sou atlntica: sobre a trajetria de vida de Beatriz Nascimento. So Paulo: Instituto Kuanza; Imprensa Oficial do Estado de So Paulo, 2006. _____________________________ . O quilombo como passagem para princpios ideolgicos. In RATTS, Alex. Eu sou atlntica: sobre a trajetria de vida de Beatriz Nascimento. So Paulo: Instituto Kuanza; Imprensa Oficial do Estado de So Paulo, 2006. POUTIGNAT, Philippe; STREIFF-FENART, Jocelyne. Teorias da etnicidade. Seguido de grupos tnicos e suas fronteiras de Fredrik Barth. So Paulo: UNESP, 1998. RAFFESTIN, Claude. Por uma geografia do poder. So Paulo: tica, 1993. RATTS, Alex. Eu sou atlntica: sobre a trajetria de vida de Beatriz Nascimento. So Paulo: Instituto Kuanza; Imprensa Oficial do Estado de So Paulo, 2006. RODRIGUES, Jos Carlos. Tabu do corpo. Rio de Janeiro: Achiam, 1983. SANTOS, Milton. Por uma outra globalizao: do pensamento nico conscincia universal. So Paulo: Record, 2001. _____________. A natureza do espao: tcnica e tempo, razo e emoo. 4 ed. So Paulo: Editora da Universidade de So Paulo, 2006.

VINHAS, Wagner. Narrativas em Negociao: o caso da inveno das tradies em Salvador, 2010. (Dissertao de Mestrado em Cincias Sociais) - Universidade Federal da Bahia, UFBA, Salvador. WEBER, Max. Cincia e poltica: duas vocaes. So Paulo: Martin Claret, 2002.

S-ar putea să vă placă și