Sunteți pe pagina 1din 18

PREPARANDO-SE PARA O III MIL mediunidade

NIO

11. Responsabilidade e riscos da

FRATERNIDADE RAMATS DE CURITIBA


CURSO "PREPARANDO-SE PARA O TERCEIRO MILNIO" 1 mdulo: Introduo ao estudo das obras de Ramats

RESPONSABILIDADE E RISCOS DA MEDIUNIDADE


Todos os homens so mdiuns, diferindo somente quanto maior ou menor sensibilidade na escala medinica. Entretanto, aqueles que j manifestam sua faculdade medinica de modo ostensivo, nos quais se percebe a ocorrncia de um "fenmeno incomum", ou algo estranho que lhes domina a mente, a vontade, ou produz a perturbao psquica, so criaturas necessitadas de um desenvolvimento medinico disciplinado e sob o controle de pessoas mais experimentadas. Sem dvida, trata-se de espritos que j se reencarnaram comprometidos com a "mediunidade de prova", e onerados por severas obrigaes crmicas decorrentes de suas iniqidades do passado. Esses espritos so agraciados pela bondade dos Mestres do Alto atravs da hipersensibilidade do seu perisprito, decorrente da interveno dos tcnicos siderais, e assim reencarnam-se com a "graa prematura" de participarem de um servio extra e obrigatrio no mundo fsico, que lhes desperte a sensibilidade para os objetivos espirituais. A verdade que tanto os homens cultos ou ignorantes, ricos ou pobres, desde que sofram a insidiosa perturbao que lhes afeta o psiquismo e destrambelha os nervos, no passam de criaturas necessitadas de urgente socorro dos trabalhos espritas, para se ajustarem novamente ao seu comando psquico e se harmonizarem com seus velhos adversrios do pretrito. Alguns encarnados, cuja mediunidade s vezes reponta de sbito, com sintomas obsessivos, requerendo os cuidados urgentes de outros mdiuns mais desenvolvidos, podem ter reencarnado com a obrigao crmica de abalar as convices infantis ou atestas de sua prpria famlia carnal. Desde que so responsveis, no passado, por acontecimentos morais que levaram algumas criaturas ao desespero, loucura ou at ao suicdio, eles se obrigam a suportar a "prova da obsesso" e lograr a sua cura posterior, com o fito de abalar as convices de sua parentela carnal, que comumente so suas prprias vtimas de ontem. Embora todos os homens sejam realmente mais ou menos influenciados pela atuao dos espritos desencarnados, no se deve esquecer que tambm existem os espritos bons, em tarefa benfeitora para com aqueles que na vida fsica buscam a sua reabilitao espiritual. Mas necessrio ao homem renovar-se incessantemente na composio dos seus pensamentos e manifestaes dos seus sentimentos, adestrando-se tanto quanto possvel no curso superior da vida espiritual.

.1

m dulo: Introdu o ao estudo das obras de Ramats

PREPARANDO-SE PARA O III MIL mediunidade

NIO

11. Responsabilidade e riscos da

Aqueles que desejarem se livrar da companhia das entidades das sombras no podem descurar do seu apuro moral, do estudo superior e do seu controle emocional e mental sobre os desejos inferiores e as paixes violentas. O mdium no pode ser considerado uma criatura anormal, mas se trata, sem dvida, de um indivduo incomum, criatura inquieta, receptiva e algo aflita, que vive, por antecipao, certos acontecimentos. A hipersensibilidade perispiritual do mdium atua com veemncia na fisiologia do seu sistema nervoso e endcrino. O mdium, portanto, em face de sua sensibilidade psquica aguada, enfrenta uma existncia mais gravosa do que o homem comum, cumprindo-lhe desde cuidar da alimentao, at suportar mais intensamente os dissabores e as preocupaes da vida humana, sofrer mais facilmente os efeitos das alteraes climticas e as preocupaes da vida humana, pois o seu psiquismo demasiadamente excitvel. Alguns mdiuns, entretanto, so, por natureza, pacatos e sem qualquer caracterstica excepcional, pois sua mediunidade, neste caso, menos sensvel no campo psquico; enquadram-se nesta situao os mdiuns sonmbulos ou de efeitos fsicos, cuja faculdade de carter fenomnico, s identificada e manifestada durante o transe. A luta do mdium para sobreviver no mundo fsico bem mais intensa do que a existncia do homem comum.

1. OBSTCULOS E VICISSITUDES NO SERVIO MEDINICO Geralmente, o mdium um esprito em dbito com seu passado, e a faculdade medinica ajuda-o a redimir-se, o mais cedo possvel, no servio espiritual em favor do prximo, lembrando uma pessoa que, depois de arrependida de seus desatinos, passa a empreender atividades benfeitoras, a fim de compensar o seu passado turbulento. Ento, alm de suas obrigaes cotidianas, sacrifica o seu repouso habitual e coopera nas iniciativas filantrpicas e nos movimentos fraternos, atende parentela pobre, aos amigos em dificuldades, aos presidirios e aos deserdados da sorte, funda instituies socorristas, participa de agremiaes educativas e auxilia sociedades de proteo aos animais. obvio que, apesar dessas atividades filantrpicas, os mdiuns no se livram dos imperativos biolgicos do seu corpo fsico e a sua faculdade medinica, longe de constituir-se privilgio, no os isenta das vicissitudes e das exigncias educativas da vida humana, pois a sade ou a doena no dependem especificamente do fato de o homem ser ou no mdium de prova.

.1

m dulo: Introdu o ao estudo das obras de Ramats

PREPARANDO-SE PARA O III MIL mediunidade

NIO

11. Responsabilidade e riscos da

Malgrado o esforo socorrista elogivel e as atividades religiosas ou caritativas de muitos mdiuns, eles tambm esto submetidos ao trabalho comum e sujeitos igualmente ao instinto animal e s tendncias ancestrais da famlia terrena. O esprito que j renasce na Terra comprometido com o servio medinico, que o ajudar a reduzir o fardo crmico do seu passado delituoso, deve cumprir o programa que ele mesmo aceitou no Espao! Alis, quando o mdium retorna ao Alm, ele j se d por muito satisfeito caso tenha desempenhado um mnimo de dez por cento do programa a que se comprometeu e foi elaborado pelos seus mentores siderais. Deste modo, o esprito que em vida anterior zelou pelo seu corpo fsico e viveu existncia sadia, sem vcios e paixes deprimentes, obviamente h de merecer na vida atual um organismo sadio e de boa estirpe biolgica hereditria, que lhe permite gozar boa sade; mas aquele que no passado esfrangalhou o seu equipo carnal e o massacrou na turbulncia viciosa, gastando-o na consecuo dos apetites inferiores, ter um corpo fsico dotado de funes orgnicas precrias. A mediunidade de prova um ensejo, espcie de "aval" concedido pelo Alto ao homem demasiadamente comprometido em suas existncias anteriores, mas do seu dever cumprir a tarefa medinica de modo honesto, sublime e caritativo, cabendo-lhe a responsabilidade moral na boa ou m aplicao dos bens cedidos pela magnanimidade dos seus guias. O mdium no um missionrio, na acepo exata da palavra, pois, salvo raras excees, um esprito devedor, comprometido com o seu passado, e a sua faculdade medinica um ensejo de reabilitao concedido pelo Alto, no sentido de acelerar a sua evoluo espiritual. Portanto, alm de dar cumprimento aos deveres inerentes faculdade medinica, ter ele de enfrentar tambm as contingncias que a vida impe a todos, pois os problemas que lhe dizem respeito s podem ser solucionados e vencidos mediante a luta, e no pela indiferena ou preguia, e nem pela ajuda dos seus guias, pois estes somente ajudam os pupilos que fazem jus, pelo esforo prprio empreendido. Quando o mdium se empenha em dar fiel cumprimento sua tarefa medinica e enfrenta as adversidades da vida com estoicismo e resignao, sempre assessorado no Astral por uma equipe de espritos benemritos, que o amparam a fim de tornar-lhe mais fcil vencer os obstculos da sua jornada. grande a responsabilidade do mdium na funo de "ponte viva" entre o setor invisvel e o mundo fsico, pois, alm de tratar-se de um encargo que ele mesmo aceitou antes de reencarnar, a mediunidade um ministrio ou contribuio de esclarecimento destinada a despertar e esclarecer as conscincias, sendo pois um servio em favor da prpria humanidade.

.1

m dulo: Introdu o ao estudo das obras de Ramats

PREPARANDO-SE PARA O III MIL NIO 11. Responsabilidade e riscos da mediunidade A funo do mdium assemelha-se do carteiro que, embora seja a pea de menor destaque na correspondncia entre os homens, caso se recuse a cumprir a funo de entregar as mensagens aos destinatrios, semelhante negligncia constitui uma falta bastante grave. Em tais condies, desde que se rebele contra a sua obrigao ou se escravize a vcios e paixes que prejudiquem e inutilizem a sua tarefa medinica, ento ser vtima dos espritos das sombras e, por sua culpa, enfraquecer o servio libertador do Cristo. O aguamento imaturo da mediunidade de prova muitas vezes leva o esprito a desenganos, malogros e rebeldias, tal qual o jogador de xadrez que, aps muitos lances frustrados, vacila em mover no tabuleiro a pea de menor importncia. No entanto, o mdium laborioso e desinteressado, disposto a vencer todos os obstculos, conseguir transpor todos os empecilhos do mundo, e at os que esto em si prprio, pois h casos em que o mdium, apesar de alijado e quase paraltico, mesmo assim ele consegue reunir em volta do seu leito uma turma de irmos dispostos a ouvirem a sua palavra fraterna e instrutiva, ligando todos faixa vibratria sublime da Vida Anglica. Em suma, embora ele esteja impossibilitado de dar passes, participar de trabalhos de incorporao ou passar receiturio, mesmo assim d cabal desempenho misso a que se obrigou. semelhana da bolota que se desenvolve no solo, sujeita a crescer naturalmente por efeito da sua dinmica gentica, o mdium de prova sabe que se cultivar cuidadosamente a sua faculdade medinica, ento tambm conseguir tornar-se uma espcie de carvalho generoso, cuja sombra amiga beneficiar muitos viajantes necessitados de repouso. Assim como o modesto veio d'gua, nascido e vertido da encosta de uma cordilheira, depois de sulcar prodigamente extenso solo ressequido por onde passa, e contornar obstculos imensos, se transforma em caudaloso e imenso rio, o mdium tambm precisa transpor e vencer as pedras que surgem no caminho do seu aprendizado e aperfeioamento medinico. No entanto, se quiser vencer mais facilmente as decepes e os desnimos na sua caminhada evolutiva sobre a face do planeta, o talism milagroso para conseguir esse objetivo integrar-se, de alma e corao, no roteiro luminoso do Evangelho de Jesus! 2. A FUNO REDENTORA DA MEDIUNIDADE E O XITO NO SERVIO MEDINICO No aprimoramento medinico esto em jogo os elevados ensinamentos da vida evanglica, e a sua finalidade a de proporcionar ao homem a sua mais breve libertao espiritual. Entretanto, o xito depende muitssimo das condies morais e dos conhecimentos do mdium, que deve se afastar de tudo aquilo que possa despertar o ridculo, a censura ou o sarcasmo sobre a doutrina esprita. O mdium desenvolvido, na acepo da palavra, fruto de longas experimentaes em favor do prximo!

.1

m dulo: Introdu o ao estudo das obras de Ramats

PREPARANDO-SE PARA O III MIL mediunidade

NIO

11. Responsabilidade e riscos da

S o servio desinteressado, a imaginao disciplinada e o equilbrio moralemotivo que podero garantir ao mdium o sucesso nas suas comunicaes com o Alto! So dignos de censura os mdiuns preguiosos, que sentem estranho prazer em se conservar na mesma ignorncia de quando iniciaram o seu desenvolvimento medinico. O xito do mandato medinico e a sua transparncia espiritual exigem que os seus intrpretes, alm do seu apuro moral, tambm despertem o seu comando mental e melhorem o seu intelecto. O xito no servio medinico depende muito mais da renncia, desinteresse, humildade e ternura dos seus medianeiros, do que mesmo de qualquer manifestao fenomnica espetacular, que empolga os sentidos fsicos, mas no converte o esprito ao Bem. A faculdade medinica, destinada a objetivos sublimes, bem mais importante e complexa do que o desempenho das profisses comuns do mundo, igualmente exige, na sua preparao, um roteiro inteligente, sensato e criterioso, sob o mais devotado carinho e desprendimento de seus cultores. 3. AS VICISSITUDES NO DESPERTAMENTO DA MEDIUNIDADE S a mediunidade saudvel e natural, decorrente da evoluo humana e fruto do maior apuro espiritual da alma, revela-se de modo sereno em sua espontaneidade e se manifesta de modo pacfico, como dom inato e sem produzir quaisquer sensaes desagradveis no ser. Entretanto, no caso da mediunidade de prova, isto , de uma "concesso" provisria, feita pela Administrao Sideral, como decorrncia de uma hipersensibilidade prematura, despertada excepcionalmente pelos tcnicos do mundo astral com o fito de favorecer aos espritos muito endividados, o seu despertamento , em geral, sujeito a vrias circunstncias desagradveis. Durante o perodo de florescimento da mediunidade, a maior ou menor perturbao psquica ou orgnica do mdium tambm depende muitssimo do tipo de suas amizades espirituais e do seu modo de vida no mundo material. As alegrias, os sofrimentos ou as tristezas que o tomam de sbito tambm decorrem do tipo das aproximaes do invisvel, que se sintonizam perfeitamente aos seus pensamentos e sentimentos manifestos. A tarefa medinica no compreende somente a funo mecnica de o mdium transmitir as comunicaes dos espritos desencarnados para o cenrio terrcola, atendendo prosaica funo de "ponte viva" entre o mundo material e o Alm.

.1

m dulo: Introdu o ao estudo das obras de Ramats

PREPARANDO-SE PARA O III MIL mediunidade

NIO

11. Responsabilidade e riscos da

O compromisso da mediunidade requer, sobretudo, que os seus medianeiros vivam existncia digna e operosa na carne, a fim de lograrem sintonia com espritos sublimes e responsveis pela redeno do homem. Toda imprudncia, desleixo, rebeldia, m vontade ou paixo viciosa por parte dos mdiuns em prova no mundo fsico, geram toda sorte de distrbios psquicos e mesmo sofrimentos fsicos incontrolveis que, por essa razo, tornam o desenvolvimento medinico um processo torturante. muito comum maioria dos mdiuns iniciarem o seu despertamento medinico sob a atuao dos espritos sofredores, imperfeitos ou obsessores que, aproveitando-se da "porta medinica" aberta para a fenomenologia do mundo fsico, atiram-se satisfao dos seus objetivos impuros e cruis. Desde que o mdium invigilante e desregrado ainda esteja comprometido por dificultoso resgate crmico, ele ento se converte em instrumento favorvel para o vampirismo dos desencarnados, que se debruam avidamente sobre o mundo material. A mediunidade, num sentido geral, s desperta nos homens pela ao do sofrimento, que lhes afeta a carne e o psiquismo, para depois amainar sob um desenvolvimento ordeiro nos ambientes evanglicos, dirigidos por elementos experimentados. S ento que o mdium nefito e perturbado, pouco a pouco, se ajusta tarefa incomum e assume o controle psquico de seu corpo, enquanto procura sintonizar-se vibratoriamente com o esprito guia e benfeitor, que dever proteg-lo na sua tarefa de intercmbio com o mundo invisvel. A mediunidade um meio para encarnados e desencarnados atingirem objetivos excelsos e, por isso, no dispensa a educao, o afinamento moral, a cultura do seu prprio intrprete, e tambm o seu despertamento espiritual. mais importante para o bom "guia" o progresso intelectivo, o desembarao e a integrao evanglica do seu mdium, do que mesmo o xito brilhante de sua manifestao medinica. O mentor espiritual, sbio e sensato, muitas vezes protela as revelaes extemporneas do Alm pelo seu pupilo ansioso do seu prprio destaque pessoal, para que este em primeiro lugar se revele pela modstia sensata do homem evangelizado. O mdium, como uma criatura de responsabilidade pessoal para com a famlia e a sociedade, acima de tudo dever aprender a caminhar pelos prprios ps, no tocante ao entendimento da vida imortal, e procurar ser til ao prximo. .1 m dulo: Introdu o ao estudo das obras de Ramats

PREPARANDO-SE PARA O III MIL mediunidade

NIO

11. Responsabilidade e riscos da

4. CONSUMO ENERGTICO E O EXCESSO DE TRABALHO MEDINICO O excesso de trabalho medinico, na forma de um labor prolongado, pode resultar em fadiga, que varia de indivduo para indivduo, conforme a maior ou menor capacidade fsica de sua resistncia. O mdium, mesmo nos seus momentos de pura inspirao, consome certa quantidade de energias neurocerebrais, porque a mais sutil mensagem inspirada pelos espritos exige uma srie de operaes intermedirias algo fatigantes, a fim de atingir a conscincia fsica e depois se manifestar, por exemplo, na forma de palavra falada ou escrita. Alis, o prprio pensamento, para se manifestar a contento, depende do consumo de certas energias que o ajudam a atingir o crebro material: O INTERCMBIO MEDINICO PELO PENSAMENTO COM OS DESENCARNADOS: consome diversas substncias energticas da massa enceflica; produz certa desmineralizao do sangue; reduz as cotas vitais magnticas da rede nervosa; mobiliza os hormnios necessrios para ativar as glndulas do sistema endcrino e movimentar as cordas vocais (no caso da psicofonia) ou o brao do mdium (no caso da psicografia). Mesmo a mais singela meditao do homem eleva e excita sua tenso psquica, mobilizando os elementos magnticos do seu maquinismo carnal; isto acontece ainda que ele no sinta qualquer fadiga corporal. Evidentemente, o intercmbio medinico mais complexo exige maior consumo de energias do homem para o xito dessa operao psicofsica, de alta intensidade e sob o comando do mundo oculto. No entanto, a intensidade do cansao ou fadiga, no homem, tambm se manifesta de acordo com a resistncia biolgica e o controle emotivo da sua tenso mental. Em conseqncia, o mdium que se entrega atividade medinica com sua mente descontrolada, embora permanea sob a proteo dos espritos amigos e benfeitores, nem por isso se livra da contingncia das leis fsicas que lhe disciplinam as atividades biolgicas. O Alto no exige do ser humano a carga de um "fardo" maior do que suas costas! A faculdade medinica no uma proposio atrabiliria, mas a oportunidade compensativa para o esprito endividado quitar-se consigo mesmo..

.1

m dulo: Introdu o ao estudo das obras de Ramats

PREPARANDO-SE PARA O III MIL NIO 11. Responsabilidade e riscos da mediunidade O mdium desleixado, negligente, rebelde, ou que se exceda nos seus labores medinicos, agrava os seus equvocos de vidas anteriores! 5. OS EXCESSOS MEDINICOS, AS DOENAS E A LOUCURA Sem dvida, a luta do mdium para sobreviver no mundo fsico bem mais intensa e sacrificial do que a existncia do homem comum, que apenas atende s contingncias instintivas de cuidar da prole, que fruto do cumprimento da lei do "crescei e multiplicaivos". Como o esprito reencarnado na Terra no pode isolar-se completamente das contingncias inerentes ao prprio meio em que o indivduo, na sua vida de relao, est sujeito a hostilidades e emoes que lhe afetam o equilbrio psquico, obvio que o exerccio da mediunidade poder causar-lhe at mesmo a loucura, desde que ele a exera de modo insensato e ultrapasse o limite fixado no programa elaborado antes de sua encarnao. O mdium precisa agir com muita prudncia na vida fsica, a fim de no confundir sua responsabilidade medinica com os acontecimentos naturais da vida material. Embora ele seja protegido pelos amigos desencarnados, que lhe endossaram a tarefa medinica na Terra, eles no podem impedi-lo de modificar sua vida, quer tomando rumos inesperados perniciosos, quer tomando decises insensatas, que podem lev-lo loucura, por ultrapassar o limite de sua segurana espiritual. Sabe-se que os ascendentes biolgicos hereditrios da carne conservam, em sua intimidade, em estado latente, os germens de taras, vcios, estigmas e enfermidades, como a sfilis, morfia ou tuberculose, inclusive os reflexos das alienaes mentais sofridas pela gerao ancestral. No prprio contedo sanguneo do homem permanecem os vrus morbgenos de sua linhagem hereditria que, quando se apresentam as condies favorveis, acabam por proliferar alm da sua quota normal ou inofensiva, podendo ferir o sistema neurocerebral. Durante os estados de debilidade orgnica muito acentuada, agravados ainda pelo bombardeio incessante das paixes violentas, como o dio, cime, inveja, raiva, perversidade e outras emoes indisciplinadas, o homem desenvolve em si um clima "psicofsico" negativo, que facilita o desenvolvimento de certas coletividades microbianas patognicas, j existentes na sua intimidade sangunea. Assim, a loucura, nesse caso, no propriamente fruto do exerccio da faculdade medinica, mas sim uma conseqncia da predisposio mrbida do tipo orgnico do prprio homem. Quer ele seja mdium ou no, poder enlouquecer desde que ultrapasse o limite de sua resistncia biolgica, quaisquer que sejam as causas.

.1

m dulo: Introdu o ao estudo das obras de Ramats

PREPARANDO-SE PARA O III MIL NIO 11. Responsabilidade e riscos da mediunidade Seja ele um compositor, matemtico, pintor, filsofo, escritor ou lder religioso, pode vir a se tornar um alienado mental desde que atue alm do limite de sua resistncia psicofsica, findando sua existncia transformado em paranico, esquizofrnico e at psicopata furioso. No entanto, isso pode acontecer sem que ele seja um mdium esprita, mas sim por exercer atividades tensas e de emotividade contnua, as quais, superexcitando-lhe o ntimo da alma, terminam por afetar-lhe o equilbrio dos rgos cerebrais. Em todas as pessoas que se desgovernam pelo excesso de elucubraes mentais quanto aos problemas complexos da cincia ou da arte superior, que lhes empolgava o esprito, a agudeza, a vivacidade que os dominava para expressar as suas emoes, terminaram por lhes destruir a sade e prejudicar o intercmbio pacfico com o mundo oculto. Contudo, evidente que, nesses casos, o gnio no se lhes extinguiu na alma imortal, cuja centelha divina, aps a morte fsica, retorna ao seu equilbrio, pois os conhecimentos adquiridos, com vistas a um ideal superior, jamais se perdem, pois so um patrimnio do prprio esprito. 6. O EXERCCIO DA MEDIUNIDADE PELO MDIUM ADOENTADO Quanto ao mdium doente ou perturbado, a sua cura positiva ou o exerccio medinico sadio depende mais dos recursos sublimes da orao, da boa leitura espiritualista, assim como da freqncia a reunies de carter evanglico. Caso ele, aflito e enfraquecido fsica e psiquicamente, tente os trabalhos medinicos, h de sentir-se ainda mais agravado pela sua excitao medinica; da a necessidade de reconfortar-se no orvalho sedativo do Evangelho do Cristo! Em tais condies, ele deve atender sua sade fsica, abstendo-se de bebidas alcolicas, condimentos excitantes, entorpecentes e de sedativos, geralmente ingeridos a granel para anestesiar a dor mais nfima; caso contrrio, ser criatura assediada pelos espritos glutes, gozadores e fesceninos, uma vez que o mdium porta aberta, em permanente contato com o Invisvel. Por isso, deve cultuar vida saudvel e correta, que lhe preserve o corpo fsico dos excessos esportivos violentos, cujas emoes do motivo a desperdcio do seu magnetismo teraputico. 7. O DESENVOLVIMENTO PREMATURO DA MEDIUNIDADE NA CRIANA Quando a mediunidade prematuramente desenvolvida na criana, sob estmulos catalisadores ou exerccios medianmicos de contatos insistentes com os desencarnados, isso acaba por superexcitar a sua sensibilidade psquica e causar-lhe distrbios orgnicos. Considere-se ainda que muitos fenmenos medinicos assemelham-se a acontecimentos da fisiologia humana, tais como a esquizofrenia, a parania, a histeria e a certos complexos freudianos, no que se pode erroneamente julgar tratar-se de um mdium em

.1

m dulo: Introdu o ao estudo das obras de Ramats

PREPARANDO-SE PARA O III MIL NIO 11. Responsabilidade e riscos da mediunidade potencial. Por isso, de todo imprudente provocar-se o desenvolvimento medinico da criana, mesmo quando julgado tratar-se de um mdium em potencial. A mediunidade como a flor; deve desabrochar no momento prprio e no em estufa! O organismo infantil delicado e bastante influenciado pelo fervilhamento das foras biolgicas que ainda lhe consolidam o maquinrio neurocerebral. As suturas, os contornos da carne de criana para a formao de sua figura humana, ainda dependem fundamentalmente das trocas simpticas entre tomos, molculas, clulas e fibras, cujo ritmo s se estabiliza depois da puberdade, quando o menino ou a menina se torna homem ou mulher. A excitao psquica inoportuna, as impresses mentais dramticas, os choques emotivos ou as comoes imprevistas, tendem a alterar a segurana nervosa das crianas e podem causar-lhes desarmonias orgnicas, cujos reflexos prejudiciais afetaro a estrutura ntima do perisprito, ainda parcialmente afastado do corpo fsico.

A mediunidade, portanto, como a flor, que exige o cultivo somente no momento prprio do seu desabrochar. bvio, entretanto, que a criana, que j portadora de fenmenos incomuns, devido faculdade medinica espontnea, ela os exerce como um fato inerente sua prpria pessoa, sem sofrer angstias ou aflies, produzindo-os sem esforos ou espanto, tal como ri, canta ou salta, o que para ela manifestao natural de sua prpria constituio ancestral. acontecimento que ela no discute, nem guarda prevenes, por considerlos prprios da criatura humana. Muitas crianas narram acontecimentos miraculosos sem demonstrar espanto ou receio, considerando como um fato natural sua existncia fsica, at mesmo as vises psquicas que elas identificam; em conseqncia, depois de adultas, terminam por relacionar os fenmenos medinicos que viveram espontaneamente na infncia, ligandoos ento aos postulados doutrinrios do Espiritismo, mas sem consider-los indesejveis ou fruto de distrbio mental. Como o intercmbio medinico servio de grave responsabilidade espiritual, resulta, sem dvida, de pouco sucesso quando entregue ao menino ou menina, ainda sem os compromissos prprios do adulto. 8. RISCOS DECORRENTES DA INATIVIDADE MEDINICA O mdium de prova um esprito que, antes de descer carne, recebe um "impulso" de acelerao perispiritual mais violento do que o metabolismo do homem comum, a fim de .1 m dulo: Introdu o ao estudo das obras de Ramats

PREPARANDO-SE PARA O III MIL NIO 11. Responsabilidade e riscos da mediunidade se tornar um intermedirio entre os "vivos" e os "mortos". Assim, criatura cuja hipersensibilidade, oriunda da dinmica acelerada do seu perisprito, o faz sentir, com antecedncia, os acontecimentos que os demais homens recepcionam de modo natural. Esse o motivo porque o desenvolvimento medinico disciplinado e o servio caritativo ao prximo proporcionam certo alvio psquico ao mdium e o harmonizam com o meio onde habita. Tal qual um acumulador vivo, ele se sobrecarrega de energias do mundo oculto e depois necessita descarreg-las num labor metdico e ativo, que o ajuda a manter sua estabilidade psicofsica. A descarga dessa energia excessiva, acumulada pela estagnao do trabalho medinico, no s melhora a receptividade psquica, como ainda eleva a graduao vibratria do ser. O fluido magntico acumulado pela inatividade no servio medinico transforma-se em txico pesado na vestimenta perispiritual e causa desarmonia no metabolismo neuro-orgnico. O sistema nervoso, como principal agente ou elo de conexo da fenomenologia medinica para o mundo fsico, superexcita-se pela contnua interferncia do perisprito, hipersensibilizado pelos tcnicos do Espao, e deixa o mdium tenso e aguado na recepo dos mnimos fenmenos da vida oculta. Deste modo, o trabalho ou intercmbio medinico significa para o mdium o recurso valioso que o ajuda a manter sua harmonia psicofsica. 9. ABDICAO DO EXERCCIO DA MEDIUNIDADE As criaturas que so mdiuns e desistem de exercer a mediunidade devido insuficincia de suas condies fsicas, emotivas, financeiras e at morais, demonstram que no esto cnscias de sua responsabilidade espiritual. Os mdiuns nascem comprometidos para um servio excepcional a favor do prximo, alm de sua prpria redeno, e isso escolha feita livremente antes deles ingressarem na carne. Imprudentemente, muitos esquecem esse compromisso severo e se entregam a todos os caprichos e vcios prprios do homem comum; deste modo, atravessam a existncia terrena na figura do caador de emoes e aventuras censurveis, enquanto subestimam a mediunidade, que lhes pesa conta de um fardo insuportvel. Embora sejam portadores de mensagem incomum, vivem presos aos preconceitos e s convenes tolas da sociedade terrena, pois transitam pelo mundo material, escravos das mincias e das futilidades mais tolas. Esquecendo a responsabilidade da faculdade medinica, eles vivem inconscientes do seu prprio destino espiritual elevado; em tais condies, negligenciam o seu labor medinico e desperdiam tempo precioso entre companhias censurveis e nos ambientes viciados. Qual antenas vivas de maus fluidos, terminam saturados pelo desnimo, pessimismo e desconfiana, completamente derrotados diante das vicissitudes humanas. .1 m dulo: Introdu o ao estudo das obras de Ramats

PREPARANDO-SE PARA O III MIL mediunidade

NIO

11. Responsabilidade e riscos da

So mdiuns que encerram sua existncia na condio de elementos improdutivos, gastos e desesperanados; excessivamente onerosos para o Alto, mesmo quando atendem ao mais singelo servio medinico, eles exigem junto de si, a todo o momento, a presena de espritos tcnicos e cooperadores, que lhes devem cuidar da sade periclitante, afast-los dos lugares perniciosos e gui-los s boas aes. Em verdade, at para fazerem o Bem, falta-lhes o senso e a iniciativa prpria! No entanto, assim que se sentem higienizados pelos bons fluidos do Alm, e assistidos pelos seus guias, eis que novamente relaxam sua vigilncia e defesa psquica, para retornarem s mesmas condies perniciosas anteriores. Em conseqncia, o recurso mais prudente a ser providenciado pelo Alto o de afastlos definitivamente do servio medinico ativo, pois, em caso contrrio, sero vtimas da superexcitao nervosa que lhes causar ainda coisa pior. 10. FRACASSOS E ABUSOS NO EXERCCIO MEDINICO Ainda grande a porcentagem dos mdiuns que fracassam no exerccio da mediunidade, aps terem gozado o prestgio de faculdade medinica incomum. No propriamente a posse antecipada da faculdade medinica o motivo responsvel pelo fracasso muito comum de alguns mdiuns em prova na matria; isso mais conseqente de sua imperfeio ou contradio espiritual. O mdium, em geral, esprito que decaiu das suas posies privilegiadas do passado, sendo ainda muito apegado sua personalidade humana transitria; deste modo, ele subestima a transcendncia dos fenmenos que se processam por seu intermdio e os considera, erroneamente, mais como produto exclusivo de sua vontade e capacidade mental. Embora muitos mdiuns sejam inteligentes e mentalmente desenvolvidos, o orgulho, a vaidade, a ambio, a prepotncia, a cupidez ou a leviandade ainda os fazem tombar de seus pedestais frgeis, porque falsamente se crem magos excepcionais ou indivduos de poderes extraordinrios para a produo de fenmenos extemporneos ou revelaes incomuns. A Terra ainda prdiga de magos de feira, curandeiros mercenrios ou iniciados sentenciosos que, atravs de rituais extravagantes, atraem e exploram as multides ignorantes. So verdadeiros "camels" da espiritualidade que, beneficiados pela graa medinica concedida pelos espritos benfeitores, exploram-na sob o disfarce da magia ou dos poderes esotricos, mas sempre evitando a disciplina esprita que, sem dvida, lhes exigiria conduta ilibada e o absoluto desinteresse pecunirio no trato das coisas espirituais. Entretanto, chega o momento em que eles so atingidos em cheio pela Lei Sideral, que lhes estanca a explorao do veio aurfero da mediunidade a servio do comrcio indigno

.1

m dulo: Introdu o ao estudo das obras de Ramats

PREPARANDO-SE PARA O III MIL NIO 11. Responsabilidade e riscos da mediunidade e dos interesses pessoais, e assim terminam os seus dias sob terrvel humilhao espiritual, sofrendo as agruras do mau emprego dos favores concedidos pelo Alto. Muitas lendas terrenas so verdadeiros simbolismos e aluses ao mau uso dos dons medinicos, quando certos mdiuns traem a confiana dos seus mentores siderais. A tradio lendria narra o caso de criaturas que, depois de favorecidas com poderes excepcionais concedidos por anjos, fadas ou gnios benfazejos, terminam perdendo-os lastimavelmente pela avareza, cupidez, vaidade, desleixo ou interesse mercenrio. Sem dvida, tais narrativas no passam de lendas e contos fantsticos, mas em sua profundidade permanece o ensinamento espiritual do fracasso daqueles que fazem mau uso dos talentos que os gnios do Bem concedem aos espritos endividados, e que necessitam urgentemente de sua prpria reabilitao espiritual. No entanto, a faculdade medinica pode desaparecer a qualquer momento, desde que o seu portador a comprometa na Terra, para satisfazer sua vaidade ou obter proveitos ilcitos. A nenhum mdium facultado servir-se da mediunidade para o seu uso exclusivo ou aproveitamento excntrico, nem exp-la em pblico na forma de tbua de negcios, pois tambm um dos talentos concedidos por Deus a seus filhos, tal como ensinou Jesus em suas parbolas. As foras psquicas tanto se degradam na manifestao espetacular, que s exalta a personalidade humana transitria, como se deturpam quando so transformadas em mercadoria destinada a criar todas as facilidades ou atender aos caprichos da vida fsica. Os valores legtimos da faculdade medinica, quando so desenvolvidos e praticados com o Cristo, no produzem quedas e as humilhaes que abalam a vida tumultuosa dos mdiuns imprudentes. O mdium, como instrumento fiel da vontade do Senhor, revelada no mundo das formas, elabora um dos piores destinos para o futuro quando, pela sua negligncia ou m f, subverte o programa espiritual que prometeu divulgar superfcie da Terra. H sempre atenuante para aquele que peca por ignorncia, mas indigno da tolerncia quem o faz deliberadamente, depois de haver-se comprometido para a efetivao de um servio que diz respeito ao bem de muitas criaturas. Os mentores siderais s concedem a faculdade medinica para os espritos que se prontificam a cumprir leal e corretamente, na Terra, todos os preceitos e normas necessrias para um aproveitamento espiritual em seu favor e em favor da humanidade. Os espritos endividados rogam aos tcnicos siderais a sua hipersensibilizao perispiritual, para ento desempenharem um servio medinico que promova o ressarcimento de seus dbitos clamorosos do passado. .1 m dulo: Introdu o ao estudo das obras de Ramats

PREPARANDO-SE PARA O III MIL mediunidade

NIO

11. Responsabilidade e riscos da

No entanto, estes no podem prever antecipadamente a ganncia, a vaidade, a subverso ou a desonestidade dos seus pupilos quando, depois de encarnados, se deixam fascinar pelas tentaes, vcios e convites pecaminosos que os fazem fracassar na prova da mediunidade. Em geral, depois de encarnados, deixam-se influenciar pelas vozes melfluas dos habitantes das Trevas e passam a comerciar com a mediunidade guisa de mercadoria de fcil colocao. Sem dvida, quando percebem sua situao catica espiritual, j lhes falta a condio moral e o potencial de vontade para o seu reerguimento ante o abismo perigoso. Nenhum esprito encarna-se na Terra com a tarefa obrigatria de ser mdium psicgrafo, mecnico, incorporativo ou de efeitos fsicos, pois, na verdade, cada um o faz por sua livre e espontnea vontade, pois solicitou previamente do Alto o ensejo abenoado para redimir-se espiritualmente num servio de benefcio ao prximo, uma vez que no pretrito tambm usou e abusou dos seus poderes intelectuais ou aptides psquicas em detrimento alheio. Mesmo na Terra, as tarefas mais perigosas devem ser aceitas de modo espontneo, para que o seu responsvel no venha a fugir posteriormente de cumpri-la por desistncia pessoal, e, sem dvida, a escolha do servio perigoso sempre recai sobre o homem mais apto e capacitado para o bom xito. Em especial, a mediunidade de fenmenos fsicos um servio incomum, difcil e perigoso, cujos bices vultosos e surpresas exigem o mximo de prudncia, humildade, e segurana moral. O mdium, antes de encarnar-se, sabe disso e se depois vem a comerciar com os bens espirituais e fracassar no desempenho contraditrio de sua funo elevada, tal fato no pode ser creditado ao Alto, que s lhe proporcionou o ensejo redentor. A culpa, evidentemente, cabe ao prprio fracassado ante a sua imprudncia em aceitar tarefas medinicas acima de sua capacidade normal de resistncia espiritual. As oportunidades medinicas redentoras so concedidas aos espritos faltosos, mas quanto responsabilidade do xito ou fracasso, somente a eles deve ser atribuda, pois o mdium quem produz as prprias condies gravosas ou ditosas no desempenho de sua tarefa medinica. A mediunidade de prova no se refere propriamente concesso de faculdades medinicas prematuras ou poderes concedidos extemporaneamente, pelos mentores da Terra, aos homens imaturos ou que ainda no se encontram espiritualmente seguros de cumpri-las.

.1

m dulo: Introdu o ao estudo das obras de Ramats

PREPARANDO-SE PARA O III MIL NIO 11. Responsabilidade e riscos da mediunidade s vezes, estes no passam de antigos magos que dominavam facilmente as foras ocultas, exerciam o fascnio sobre os elementais e usavam de hipnose para fins interesseiros, tal como no caso de Rasputin, que se aproveitou dos seus objetivos torpes, como instrumento vil das trevas. Quando tais espritos retornam carne para tentar a sua renovao espiritual manejando os mesmos poderes que desvirtuaram no passado, mas sob a promessa de s os empregar a favor do Bem, nem sempre logram sustentar por muito tempo o tom espiritual elevado que lhes requerido pelos mentores siderais. O corao atrofiado e a mente aguada pela vontade poderosa, que exercitada em vidas anteriores, traem esses espritos no trabalho medinico do Bem, caso no se curvem humildes e desde o princpio de sua tarefa sob os postulados redentores do Cristo. Quando os responsveis pelo progresso do orbe verificam a inutilidade de conserv-los no servio ativo da seara, vem-se obrigados a alij-los de qualquer modo, a fim de que cessem os graves prejuzos decorrentes de sua atividade descontrolada. Mas Deus sempre concede a oportunidade de renovao moral e do trabalho digno a todos os seus filhos, e a prova mais evidente disso que aqueles que presentemente j esposam princpios espirituais dignos e superiores devem isso bondade divina, que tolerou as suas iniqidades do pretrito, concedendo-lhes tambm a graa do servio redentor tantas vezes quantas foram os seus equvocos. Em verdade, os pecadores so justamente aqueles que mais precisam de Amor, tanto quanto os enfermos necessitam do mdico. Desde que do lodo pode surgir o lrio imaculado, bvio que dos lbios dos homens impuros tambm possvel nascerem a esperana e o roteiro para os seres desarvorados na estrada da vida humana. E se Deus, o Criador do Universo, que deveria exigir do homem o mximo de submisso e acatamento aos objetivos sublimes de Sua Obra, multiplica os ensejos de sua mais breve redeno espiritual, sem dvida, a sua criatura no tem o direito de odiar, maltratar, roubar, e execrar o seu prprio irmo de destino sideral. Eis porque motivo o grande sucesso de todo mdium, fenomnico ou intuitivo, ainda se fundamenta num nico compromisso incondicional: cultuar sua mediunidade com o Cristo e tornar-se um trabalhador ativo na seara do Mestre. No basta ver, ouvir e sentir espritos em seu plano invisvel. O mdium, em qualquer hiptese, deve ser o homem que, alm de contribuir para a divulgao da imortalidade do esprito na Terra, cidado comprometido pelos deveres comuns junto sua coletividade encarnada, onde s a bondade, o amor, o afeto, a renncia e o perdo incessante podem livr-lo das algemas do astral inferior. Considerando que a faculdade medinica de "prova" ou de "obrigao" sempre o acrscimo que o Alto concede ao esprito endividado para conseguir a sua reabilitao espiritual, sob hiptese alguma deve ela ser negociada ou vilipendiada.

.1

m dulo: Introdu o ao estudo das obras de Ramats

PREPARANDO-SE PARA O III MIL NIO 11. Responsabilidade e riscos da mediunidade o servio de confiana que o mdium exerce em favor alheio, sem deixar de cumprir todas as suas obrigaes para com a famlia, a sociedade e os poderes pblicos. Os mentores siderais no lhe exigem o sacrifcio econmico da famlia, a negligncia educativa da prole, o descuido com as necessidades justas da parentela, para s atender indiscriminadamente ao exerccio da sua faculdade. Cada mdium, como esprito em evoluo, conduz o seu prprio fardo crmico gerado no pretrito delituoso, o que tambm lhe determina as obrigaes em comum no lar, onde vtimas e algozes, amigos e adversrios de ontem empreendem o curso de aproximao espiritual definitiva. Assim que, em ltima hiptese, deve prevalecer sobre o servio medinico o cumprimento exato das determinaes crmicas que lhe deram origem existncia na matria. Considerando-se que o mundo de Csar o reino transitrio dos interesses da vida material para a educao do esprito imperfeito, o dom medinico a ddiva espiritual do reino do Cristo, e no mercadoria de especulao mundana.

11. CONSEQUNCIAS DO MAU USO DA MEDIUNIDADE H mdiuns poderosos, que produzem fenmenos incomuns e curas extraordinrias e que, no entanto, mercadejam com sua faculdade medinica, enquanto h outros que so escravos dos vcios mais comuns. Quantas vezes as autoridades pblicas do mundo material tambm credenciam determinados indivduos para desempenharem servios de importncia em favor do povo, porque os julgam homens de bons propsitos, honestos e leais? No entanto, comumente eles enodoam o seu trabalho e traem a confiana dos seus superiores, deixando-se tentar pela cobia, avareza ou fortuna fcil, terminando por cumprir desonestamente aquilo que lhes fora solicitado para o bem comum! O mandato medinico, que autoriza o seu outorgado a prestar um servio til coletividade encarnada, tambm lhe beneficia o esprito imperfeito, por cujo motivo compromisso que deve ser executado com toda a dignidade e elevao moral. Aceitando a tarefa medinica de suma importncia para si e para o prximo, evidente que o mdium fica responsvel por qualquer desvio ou perturbao que venha a produzir durante o exerccio de sua tarefa no mundo profano. Mas evidente que os anjos do Senhor, por serem almas repletas de ternura e amor, sempre guardam suas esperanas na corrigenda ou renovao dos espritos que, embora

.1

m dulo: Introdu o ao estudo das obras de Ramats

PREPARANDO-SE PARA O III MIL NIO 11. Responsabilidade e riscos da mediunidade sendo imperfeitos e culposos, so convocados ao servio espiritual superior da mediunidade no mundo fsico. Assim, eles no os privam subitamente da faculdade que os pem em contato com o mundo espiritual; multiplicam-lhes as oportunidades de recuperao das novas faltas e os ajudam a sanar os deslizes cometidos no seio da doutrina que os apia na carne. Paradoxalmente, quais rvores nutridas de seiva arruinada, esses mdiuns ainda continuam a dar bons frutos, mas ignoram que o generoso "toque" anglico, que tudo higieniza e sublima, o que realmente promove as curas e garante as revelaes sadias. Cegos pela vaidade de se julgarem auto-suficientes, capazes de tudo realizar na suposta independncia de qualquer comando invisvel, abdicam da vigilncia e do bom senso, imunizam-se vibrao anglica e tombam fragorosamente no lodo de suas prprias imprudncias. Infelizes e orgulhosos, no conseguem perceber quando tambm "muda" a presena oculta que os protegia; quando se retira o anjo e em seu lugar surge a figura maquiavlica e astuta do gnio das sombras! Dali por diante, h um "dono" e no um "guia"; em lugar do orientador terno e tolerante, que a todos os equvocos e interesses inconfessveis do mdium apunha o selo da sua responsabilidade espiritual, surge a alma cruel, daninha, orgulhosa e viciosa, que exige, domina e castiga! Desaparece o anjo amoroso, que conduz as almas para o reino da Luz, e se manifesta o senhor de escravos, que depois arrasta do tmulo o esprito imprevidente para as regies das trevas! Esse o fim dos mdiuns que, depois de agraciados por destacados poderes espirituais no trato do mundo fsico, para o bem de si e da coletividade encarnada, terminam enodoando sua tarefa com a vileza da negociata impura e carregando a desconfiana e a hostilidade para o servio medinico. O sofrimento dos mdiuns que no cumprem o seu mandato espiritual dignamente na Terra, e que eles mesmos requereram para a sua prpria redeno, bem antes de se reencarnarem, negligenciando seus compromissos espirituais, no imposto pelo Alto, semelhana dos julgamentos da justia humana. Embora no lhes seja aplicado deliberadamente nenhum castigo determinado pelas autoridades sidreas, as suas condies vibratrias demasiadamente confrangedoras e o remorso cruciante, devido ao desrespeito confiana anglica, so suficientes para vergastar-lhe a conscincia e maltratar-lhe a alma angustiada. Depois que despertam no Alm e reconhecem, luz meridiana de sua conscincia espiritual, os enormes prejuzos que causaram na consecuo do .1 m dulo: Introdu o ao estudo das obras de Ramats

PREPARANDO-SE PARA O III MIL NIO 11. Responsabilidade e riscos da mediunidade elevado programa organizado pelos espritos benfeitores, os mdiuns delinqentes se tornam ainda mais infelizes, verificando a necessidade de recomear novamente a mesma tarefa na Terra, no s em piores condies, como ainda deserdados do endosso anglico de que abusaram negligentemente. E como ainda extensa a fila dos espritos desencarnados aguardando novos corpos fsicos para uma reabilitao espiritual que lhes amaine as dores perispirituais e lhes olvide o remorso das vidas pregressas mal vividas, esses mdiuns perdulrios e faltosos tero de permanecer muitos anos no mundo astral, a meditar nas suas desditas e sofrer o efeito de suas mazelas ntimas.
Fontes bibliogrficas:

1. Mediunismo - Maes, Herclio. Obra medinica ditada pelo esprito Ramats. 5 ed. Rio de Janeiro, RJ. Ed. Freitas Bastos, 1987, 244p. 2. Elucidaes do Alm - Maes, Herclio. Obra medinica ditada pelo esprito Ramats. 6 ed. Rio de Janeiro, RJ. Ed. Freitas Bastos, 1991.

.1

m dulo: Introdu o ao estudo das obras de Ramats

S-ar putea să vă placă și