Sunteți pe pagina 1din 30

MANUAL DE INSEMINAO ARTIFICIAL

EDITOR: Secretaria da Agricultura, Pecuria e Abastecimento do Estado de Gois ELABORADO POR: Joo Ednilson Batista Mdico Veterinrio Goinia GO SUPERVISO: Jesus Xavier Ferro Medico Veterinrio Goinia- GO Digitao e Formatao: Juliana Almeida de Arajo Dias Kamila Furuya Freund

Superintendncia de Execuo de Programas Gerncia de Assistncia Tcnica e Extenso Rural Superviso de Pecuria Distribuio: Superviso de Metodologia Rua Jornalista Geraldo Vale, 331, Setor Leste Universitrio Caixa Postal 331, CEP 74610-060 Goinia GO. Telefone: (62)- 3201-8762 ou 3201-8763 Home Page: www.seagro.go.gov.br

Histrico da Inseminao Artificial


A inseminao artificial, segundo a lenda, foi utilizada pela primeira vez no ano de 1332, em eqinos, pelos rabes. Mas o marco inicial registrado no ano de 1779, quando o monge italiano de nome Lzaro Spallanzani demonstrou, pela primeira vez, ser possvel a fecundao de uma fmea sem contato com o macho, utilizando o smen de um cachorro colhido atravs de excitao mecnica e aplicou em uma cadela no cio, a qual veio a parir trs filhotes. Em 1949, Poldge, Smith e Parker, pesquisadores ingleses, demonstraram que o espermatozide podia ser conservado por um longo tempo a baixas temperaturas, permitindo assim a conservao indefinidamente, dando maior difuso inseminao artificial, favorecendo assim, de maneira decisiva, o incremento da inseminao artificial.

Inseminao Artificial no Brasil e no Mundo


Atualmente vrios pases inseminam seus rebanhos bovinos em escala

bastante elevada. Podemos citar a Dinamarca com praticamente 100% de seu rebanho em regime de inseminao Artificial; A Sucia com 90%; Tchecoslovquia com 85%, os Estados Unidos com 75%. Todavia, a situao do Brasil um tanto diferente, pois a inseminao artificial atinge somente 7% das fmeas em condies de reproduo, sendo utilizada pela primeira vez em 1940, adquirindo impulso a partir de quando nasceram as principais empresas especializadas no ramo. 1970,

Inseminao Artificial Definio


o depsito mecnico do Smen no aparelho reprodutor da fmea, utilizando meios artificiais e visando sua fecundao.

Vantagens da Inseminao Artificial


Vrias so as vantagens da Inseminao Artificial: Melhoramento do rebanho em menor tempo e a um baixo custo, atravs da utilizao de smen de reprodutores comprovadamente superiores para produo de leite e carne.

Controle de doenas. Pela monta natural, freqentemente o touro pode transmitir s vacas algumas doenas e vice-versa, o que pelo processo da inseminao artificial no ocorre.

Permite ao criador cruzar fmeas zebunas com touros de raa europias e vice-versa, atravs da utilizao de smen desses touros. Sabemos que em muitas regies de clima quente esses animais dificilmente se adaptam ao sistema de monta natural.

Evita acidentes que podem ocorrer durante a cobertura de uma vaca por touro muito pesado.

Evita acidentes com pessoal, os quais podem ocorrer quando se trabalha com animais de temperamento agressivo.

Aumenta o nmero de descendentes de um reprodutor. Sabe-se que um touro cobre a cada ano, a campo, cerca de 30 vacas. Em regime de monta controlada pode servir a um mximo de 100 fmeas, a cada ano. Isso significa que, considerando ser de 10 anos a vida reprodutiva de um touro, temos um total de 300 a 1000 filhos por animal, durante sua vida. Com a Inseminao Artificial esse nmero extraordinariamente aumentado, podendo um reprodutor ter mais de 10.000 filhos. Assim, fica fcil entender como a Inseminao Artificial favorece o melhoramento do rebanho, pois esses touros esto sendo usados em vrios rebanhos, no pas e mesmo no exterior com grande nmero de filhos nascidos.

Obteno de melhores ndices de fertilidades. Aproveitamento de touros frteis incapacitados para a monta. Proporciona maior uniformidade aos rebanhos. Proporciona o nascimento dos filhos aps a morte do pai, face a possibilidade de congelamento e estocagem do smen, garantindo assim a continuidade

desses reprodutores.

Requisitos para a prtica da Inseminao Artificial:


Manejo da Fazenda
Manejo um termo amplo e diz respeito a todas as atividades desenvolvidas diariamente com o rebanho.

Assistncia Tcnica: Um bom manejo exige a necessidade de uma boa assistncia tcnica. Muitas

fazendas tiveram maus resultados nos trabalhos de inseminao artificial, devido ao no cumprimento dessa exigncia. Possveis falhas que porventura possam vir a ocorrer devem ser corrigidas a tempo, a fim de evitar um prejuzo maior. importante que as vacas inseminadas sejam examinadas em tempo hbil para o diagnstico da prenhez. Porm, o valor da assistncia tcnica est no minucioso exame das fmeas que no apresentam bom desempenho reprodutivo. Assim, fmeas paridas com mais de 90 dias sem manifestao de cios, vacas com cios irregulares, vacas com infeco, vacas repetidoras de cio, dentre outras alteraes, devero ser comunicadas ao tcnico para providncias necessrias. Inseminador e veterinrio devem procurar alcanar objetivos comuns. preciso, pois, que entre eles haja perfeita harmonia e entrosamento, para o sucesso do programa. Caber ao tcnico em conjunto com o proprietrio, o inseminador, o

administrador, o capataz e pees envolvidos na fazenda, definir as normas de manejo, nutrio e controle sanitrio do rebanho.

Manejo do rebanho: Para um bom manejo de rebanho na fazenda importante que os animais

sejam separados em lotes de acordo com a idade e condio corporal.

Nutrio: Boas pastagens com subdivises, suplementao mineral adequada em

cochos cobertos, aguadas de boa qualidade e suplementao na seca (feno, silagem, cana, capim, etc.) assegurem ao rebanho nveis de produo de leite, ganho de peso e fertilidade.

Controle Sanitrio: Outro ponto extremamente importante diz respeito s vacinaes para evitar o

aparecimento de doenas, assim como o combate aos vermes, bernes, carrapatos, etc. A propriedade deve ter o controle de doenas reprodutivas. Essas medidas devero ser cuidadosamente seguidas conforme a determinao de mdico veterinrio.

Outros aspectos de grande importncia com respeito ao manejo so:

Vacas bem amojadas devero permanecer em piquetes maternidade para acompanhamento do parto.

Bezerro recm-nascido: verificar para que mame o colostro logo aps o nascimento; o mximo nas primeiras 6 horas, e proceder o corte e a cura do umbigo.

Secagem das vacas: as vacas leiteiras devem estar secas 60 dias antes da data prevista para o parto.

Novilhas: fornecer boa alimentao s futuras vacas. Somente liberar as novilhas para a reproduo aps atingirem um desenvolvimento adequado.

Descanso ps parto: Objetivando uma recuperao do animal em razo do perodo final da gestao, parto e incio da lactao, alm de aguardar a completa involuo uterina, recomenda-se somente liberar a vaca para inseminao artificial aps decorridos 45-60 dias do parto. a

Desmame: em gado de corte, tradicionalmente, recomenda-se que seja feito entre 7 e 8 meses de idade, quando machos e fmeas devero ser separados. No entanto, muitos estudos, trabalhos e observaes j realizados em vrios pases, inclusive no Brasil, levam concluso de que o sistema tradicional de amamentao provoca a liberao de hormnios que dificulta o aparecimento do cio.

Assim, tanto a introduo de um programa de suplementao dos bezerros ao p da vaca, como o esquema de aleitamento interrompido ou mesmo a implantao de um programa de desmame precoce, tm trazido inmeros benefcios fertilidade do rebanho.

Qualquer dessas medidas, entretanto, depende de condies e estruturas

adequadas para o perfeito funcionamento. Por isso, a adoo de qualquer uma delas dever ser detalhadamente discutida e acertado com o tcnico que assiste a fazenda.

Instalaes para Inseminao Artificial:


Para o bom desempenho dos trabalhos de inseminao, as instalaes recomendadas so: Tronco coberto ou brete; Cmodo para os materiais de inseminao; Pia com gua corrente.

O tronco deve ser coberto para evitar a luz solar e guas de chuvas, extremamente prejudiciais ao espermatozide. Uma simples adaptao nas instalaes j existentes na maioria das fazendas, atende as exigncias. O cmodo destinado a guardar os materiais de inseminao pode ser um armrio de construo simples e econmica, com adaptao da pia. As vacas leiteiras podem ser facilmente inseminadas dentro do prprio estbulo, desde que o animal fique bem contido durante a inseminao.

Materiais e Equipamentos:

Organizao de Fichrios:
Todas as vacas devero ser bem identificadas atravs de nmero a fogo, tatuagem, brinco, correntes, etc. Cada animal dever ter uma ficha onde sero

anotadas todas as ocorrncias. Essas fichas constituem excelente instrumento de seleo, pois atravs delas sero identificados facilmente os animais mais produtivos e menos produtivos. Caber ao inseminador manter as fichas atualizadas. Nesse manual voc encontrar modelos de ficha que podero ser adotadas em sua propriedade.

FICHA DE CONTROLE REPRODUTIVO DO REBANHO Fazenda:____________________________________Proprietrio:___________________________ ______ Md.Vet.Assistente Dr:_____________________________________________________________________ Nome da Vaca/n_______________________Raa_________________Registro_______ Data de Nascimento_____________________Data do ltimo Parto_________________
INSEMINAO DIAGNSTICO DE GESTAO PARIO PESO OBS .

Data

Touro Partid Data a

Resulad Data o ___/___/_ _

Sexo NControl Ao A Nascer Desmam e a

__/__/_ _

__/___/_ _

Fig. 1. Frente da ficha individual para o controle das inseminaes, diagnsticos de gestao, paries, etc.

CONTROLE GINECOLGICO DATA DIAGNSTICO _______/______/____ __

TRATAMENTO

OBSERVAES

Fig.2. Verso da ficha individual para o controle de eventuais problemas ginecolgicos.

Anatomia e Fisiologia do Aparelho Reprodutivo da Vaca:

Vulva ou abertura exterior do aparelho reprodutivo. Em sua parte inferior existe uma estrutura chamada clitris, que equivale ao pnis no macho. Vagina um tubo muscular com 20 a 25 centmetros de comprimento, que vai

desde a vulva at o colo uterino e que geralmente se encontra bem lubrificado com muco por ocasio do cio. Na vagina encontramos algumas estruturas: v Canal Urinrio: Situado na poro inicial da vagina. No momento da inseminao devemos tomar cuidado para que o aplicador no tome erradamente o caminho da bexiga. v Prega Transversal: Situada prximo ao canal urinrio e que diminui o dimetro da vagina. Colo Uterino ou Crvix: sem dvida a parte mais importante do aparelho reprodutivo. Esta estrutura a base de todo o trabalho de inseminao artificial e, por isso o inseminador deve conhece-la muito bem. A funo do colo de proteger o tero contra contaminaes, produz um tampo mucoso, durante a gestao, ficando totalmente fechado e por ocasio do parto ele se dilata e abre totalmente para a passagem do feto. Ele mede cerca de 10 cm, constitudo por 3 a 5 anis cartilaginosos formando um canal sinuoso chamado canal cervical. A poro inicial do colo projetada na vagina, formando um fundo de saco vaginal. Corpo do tero, Localizado logo aps o colo. Pequena estrutura, tendo em geral cerca de 5 cm de comprimento. em sua parte inicial, isto , imediatamente aps o fim do colo uterino que o smen depositado na IA. Cornos Uterinos so resultantes da bifurcao do corpo do tero e se comunicam com a trompa uterina do lado correspondente. no corno uterino, direito ou esquerdo, que se d a fixao do vulo fecundado,chamado vo ou zigoto. Ovidutos e trompas Uterinas: So tubos estreitos, de Dimetro no maior que o grafite de um lpis. De cada corno uterino sai uma trompa, a qual termina junto ao ovrio do mesmo lado. Sua extremidade superior, cujo nome fimbria, dilatada em forma de funil para possibilitar a captao do vulo liberado pelo ovrio. no tero superior do oviduto que o vulo e o espermatozide se encontram e onde se da a fecundao.

Ovrios so em nmero de dois e esto ligados s trompas uterinas. Eles produzem os vulos, os quais, quando fecundados pelos espermatozides, do origem ao embrio, ou seja, a um novo bezerro. Os vulos so produzidos periodicamente pelos ovrios e so liberados cerca de 12 horas aps o fim de cada cio. o que se chama de ovulao. Aps isto forma-se no ovrio uma estrutura chamada corpo amarelo. Se no houver fecundao, este corpo amarelo regride e, o cio se repete num intervalo de 21 dias em mdia. Se houver fecundao, ele persiste durante a gestao de 5 a 6 meses, impedindo que a fmea entre em cio naquele perodo.

Algumas observaes sobre o Colo Uterino ou Crvix:

Existem raas que o colo menor e mais fino, aumentando o tamanho medida em que o animal tem partos sucessivos. A correta introduo do aplicador ser ensinada durante os treinamentos prticos. Vale a pena lembrar que, ao segurar o colo com a mo esquerda, atravs do reto, o inseminador deve empurr-lo para adiante. Assim procedendo, as paredes da vagina sero esticadas, facilitando o trnsito do aplicador atravs da mesma at a introduo no primeiro anel no colo uterino. Da em diante o inseminador no pode mais empurrar o aplicador, mas fazer movimentos suaves com a mo esquerda, trazendo o colo para cima do aplicador at o local exato onde o smen deve ser lentamente depositado, ou seja, logo aps o trmino do ltimo anel do colo, no incio do corpo do tero. Se o inseminador deixar smen alm desse ponto incorre em dois erros: v o aplicador introduzido pode provocar leses na parede do tero; v pode acontecer que o smen seja depositado no corno uterino oposto ao ovrio onde ocorreu a ovulao, prejudicando o sucesso da inseminao. Quando o smen depositado no incio do corpo do tero haver sempre espermatozides em ambas as trompas para a fertilizao do vulo. A passagem do aplicador torna-se fcil por ocasio do cio, pois alm de aberto est lubrificado pelo muco, que contribui para o deslizamento do aplicador.

Reconhecimento do Cio: A observao correta do cio tarefa de fundamental importncia para o

inseminador detectar o momento certo para realizar a inseminao. Muitos dos insucessos em programas de inseminao esto relacionados com falhas e desleixos na observao do cio. De modo geral, recomenda-se de 2 a 3 observaes dirias do cio, devendo-se dispensar pelo menos 40 minutos a cada observao, durante os quais o inseminador dever estar atento ao comportamento do rebanho. Ciclo Estral da Vaca: o intervalo que compreende o incio do perodo do cio at o incio do prximo. O intervalo mdio de repetio do cio na vaca de 21 dias, podendo variar de 17 a 24 dias. controlado por hormnios, principalmente ovarianos. Cio da Vaca: bom que se esclarea que o cio (vcio) a fase em que a vaca frtil e aceita espontaneamente o macho. o perodo em que ela fica parada, enquanto outro animal salta sobre ela. Vamos ver adiante que ela mostra muitos outros sinais, mas s poderemos afirmar que determinada fmea est no cio, se ela estiver aceitando ser montada pelo rufio ou companheira. No trabalho de observao do cio nota-se que antes de aceitar a monta, portanto antes do cio, a fmea mostra sinais facilmente identificveis pelo inseminador. Esse perodo que antecede o cio, denomina-se pr-cio, que dura de 4 a 10 horas, e os sinais so os seguintes: Inquietao, nervosismo; cauda erguida; vulva inchada e brilhante; urina constantemente; muco cristalino, transparente e semelhante a clara do ovo; monta em outras fmeas; mas no se deixa montar; outros sinais como: diminuio do leite, perda de apetite, afastamento do rebanho, etc. bom lembrar que no cio o animal apresenta os mesmos sinais do pr-cio com a diferena de que no cio o animal monta e tambm aceita a monta.Observe que os

sinais vo diminuindo em freqncia e em intensidade medida que se aproxima o final do cio. No trabalho de observao do cio nota-se que, antes de aceitar a monta, portanto antes do cio, a fmea mostra sinais facilmente identificveis. Na vaca o cio dura de 10 a 18 horas. No final do cio quando a vaca comea a no aceitar a monta do rufio, momento ideal para que a inseminao seja feita. quando se tem a maior chance de fecundar a vaca utilizando a inseminao artificial.

Dadas as dificuldades de se proceder a inseminao no horrio ideal (final do cio), recomenda-se um esquema prtico, que vem sendo utilizado com bons resultados:

Vacas observadas em cio pela manh (aceitando a monta) Vacas observadas em cio

Devero ser inseminadas tarde do mesmo dia Devero ser inseminadas

tarde (aceitando a monta) ======> na manh do dia seguinte bem cedinho Lembramos que a maioria das vacas entram em cio noite e de madrugada, sendo observadas em cio pela manh, o que significa que a maioria das inseminaes sero realizadas tarde. Cio de Encabelamento: um cio falso, que pode ocorrer em algumas vacas, devido a um desequilbrio hormonal. Geralmente acontece por volta do 5 ms de gestao, poca que o bezerro est encabelando no tero materno. No h eliminao de muco, uma vez que o colo est fechado com o tampo mucoso. Por essa razo a passagem do aplicador dificultada e a sensao de cola observada. O rompimento desse tampo pela passagem do aplicador e perfurao da membrana pode levar o animal a abortar. s vezes, so encontradas situaes de vacas inseminadas e parindo cerca de 3 a 4 meses aps a inseminao. So casos em que realizou-se a inseminao em vaca j prenhe. Por isso as anotaes contidas em fichas so importantes no caso de dvidas.

Cio Silencioso: o cio que o animal no apresenta nenhum sinal externo de cio, passando despercebido pelo inseminador. Pode suspeitar de um animal ao examinar sua ficha e constatar repeties de cio a intervalos maiores, porm mltiplos de 21.

Hemorragia de Metaestro: Pode ocorrer pequeno sangramento 3 a 4 dias aps o cio. No significa sinal de prenhez ou de infeco.

O Smen e sua Constituio: Espermatozide: um ser vivo que se encontra no smen, dotado de movimento prprio e que responsvel pela fecundao do vulo. Somente pode ser visto por meio de microscpio. Smen: uma combinao de secrees dos testculos e outras glndulas do aparelho reprodutivo do macho. Como constituinte do smen temos os

espermatozides e o lquido seminal.

fcil compreender que de nada valem um bom manejo e um inseminador competente se o smen aplicado no for de boa qualidade fecundante. fundamental que se conhea bem a empresa onde adquirir o smen. O Smen hoje acondicionado em: Palheta fina: embalagem plstica com capacidade para 0,25 cm de smen.

A identificao adequada da palheta inclui: (a) Cdigo NAAB, (b) nome do touro, (c) nmero de registro do reprodutor e (d) cdigo da partida. Palheta mdia: So finos canudos de plstico, desenvolvida na Frana, de tamanho e de forma semelhante aos de uma carga de caneta esferogrfica, com capacidade para 0,50 cm de smen. Essa embalagem utilizada hoje mundialmente, em funo de vrias vantagens apresentadas em ralao s demais. Possibilita a identificao do nome, raa do reprodutor e partida do smen. Uma das extremidades fechada de algodo hidrfobo especial e com talco polivinlico que se gelatiniza no momento em que o smen aspirado automaticamente para o interior da embalagem. A outra extremidade fechada

pelo processo de ultra-som (esmagamento por vibraes). Esta embalagem ocupa menos espao dentro do botijo. A maior vantagem da palheta mdia a facilidade de sua utilizao, extremamente simplificada em comparao com os outros tipos de embalagem. A assepsia e o aproveitamento da dose no momento da aplicao total, pois o material fecundante sai direto da embalagem para o aparelho reprodutor da fmea.

A identificao adequada da palheta inclui: (a) Cdigo NAAB, (b) nome do touro, (c) nmero de registro do reprodutor e (d) cdigo da partida. Inseminao Artificial Passo a Passo (Sequncia): 1- Antes de inseminar, verifique na ficha se a vaca est parida h mais de 45 dias, se tem apresentado cios normais. Aps esta verificao e j com o animal no tronco, deve-se proceder um exame de muco eliminado atravs da vulva. O muco normal que reflete um cio de boa qualidade semelhante clara de ovo, lmpido, transparente, brilhante e de consistncia nem rala e nem espessa. Quando o animal apresenta infeco uterina, acontece o chamado cio sujo; o muco ao exame mostra sinais visveis de infeco, vindo sempre acompanhado de pus ou estrias de sangue. Nessa situao o inseminador no deve inseminar, porque o tero do animal no est em condies de desenvolver uma gestao. Nesse caso o inseminador deve comunicar assistncia tcnica. s vezes, o muco pode estar acompanhado de um filamento de sangue vermelho vivo. Geralmente devido a uma ruptura de pequeno vaso no clitris, em razo do edema generalizado que ocorre na faze do cio. Essa hemorragia no traduz nenhuma infeco e o cio pode ser aproveitado para inseminao.

2- Exteriorize a ponta da bainha atravs de uma pequena abertura no saco plstico do lado da extremidade onde dever penetrar o aplicador.

3- Prepare o aplicador, verificando a extremidade que ser utilizada e retire o mbolo metlico de seu interior, colocando-o ao lado. Essa atitude evitar que o mbolo possa empurrar a bucha antecipadamente, fazendo perder parte ou todo o smen contido na embalagem.

4- Prepare um cortador de palheta, ou uma lmina de barbear, ou tesoura e papel toalha ou higinico. Faa a limpeza do reto da fmea a ser inseminada, em seguida lave a vulva e enxugue com papel toalha ou papel higinico . 5- Abra a tampa do botijo e localize o smen a ser usado . Retire a caneca contendo o smen, at o mximo 7 cm abaixo da boca do botijo. Retire a dose de smen com auxlio de uma pina, no gastando mais que 5 segundos para esta operao. 6- Em seguida mergulhe a palheta com extremidade da bucha voltada para baixo em gua a 35C por 30 segundos. Smen acondicionado em palheta fina: descongelar em gua a 35C, durante 7 segundos.

7- Enxugue a palheta com papel higinico e corte com a lmina em forma de bisel a extremidade oposta da bucha.

8- Pressione levemente o mbolo plstico da bainha com uma das mos e encaixe nele a extremidade cortada da palheta at que esta se firme. Este procedimento evitar que o smen possa refluir entre a bainha e a palheta no momento da aplicao. Introduza o aplicador na bainha, empurrando a palheta at a ponta. Fixe a bainha no aplicador atravs de presso do anel plstico. Encaixe o mbolo metlico introduzindo-o vagarosamente, at onde est situada a bucha da palheta. Aps colocar a luva de inseminao artificial, dirija-se vaca, com o aplicador devidamente montado, tomando todos os cuidados de higiene.

9- Abra a vulva da vaca e introduza profundamente o aplicador na vagina, levemente inclinado para cima. Com um auxiliar,esta operao ser facilitada.

10- Introduza delicadamente a mo esquerda no reto do animal, fixando o colo. Oriente a introduo do aplicador at a entrada da abertura do colo ou cvix. partir da, fazer movimentos com a mo que fixa o colo e no com o aparelho, at a completa passagem deste, atravs do colo.

11- Passando o colo uterino, deposite o smen lentamente aps o seu ltimo anel, isto , no incio do corpo do tero. O ALVO. 12- Retire o aplicador e o brao e faa uma leve massagem no clitris da fmea.

13- Libere a bainha utilizada e anote os dados em ficha prpria. Logo aps envolva a bainha na luva e jogue-as no lixo. Fazer a limpeza do aplicador universal com lcool aps o uso. Cuidados no Manejo do Botijo:

Botijo: um recipiente isotrmico, com super isolamento a vcuo, utilizado para a conservao e transporte de smen. Para tanto, deve receber um gs chamado nitrognio lquido, que conserva as doses de smen congeladas a 196 C abaixo de zero, por tempo indeterminado.

O botijo deve ser manipulado com o mximo cuidado, para evitar danos que possam resultar em prejuzos. interessante a construo de uma caixa de madeira que confere maior proteo contra choque, alm de evitar

que ele tombe e o nitrognio seja derramado.

O nitrognio lquido evapora constantemente, devendo o inseminador estar atento para evitar a perda do smen. Para tanto, o inseminador dever, regularmente, medir o nvel de nitrognio com rgua apropriada distribuda pelas empresas de inseminao.

O limite mnimo do nvel do nitrognio para se trabalhar com segurana de 15cm. Para se tomar essa medida, basta introduzir a rgua no centro do botijo,aguardar alguns segundos, retirar e observar uma faixa branca (condensao), que se forma e que corresponde ao nvel de nitrognio no botijo.

A Tampa protetora B Apoio da tampa C Estrutura em aluminio D Pescoo em isolante E Trava da tampa F Canecas identificadas G Sistema quimico para reteno do vcuo H Apoio das canecas J Super isolamento a vcuo

Observaes Importantes:
q Manter o botijo em ambiente ventilado, seco e sem raios solares direto; q Nunca deixar o botijo sem o plug da tampa devidamente colocada; q Nunca vedar a tampa para impedir a evaporao do lquido; q Nunca retirar os canecos vazios; q Medir regularmente o nvel de nitrognio; q Nunca dar batidas ou pancadas no botijo; q Nunca transportar o botijo solto em carrocerias de camionete ou caminho; q Nunca transportar o botijo dentro de veculos com os vidros totalmente fechados. Importante ! bom lembrar que muito prximo boca do botijo o smen estar sujeito a temperaturas que poder causar danos irreversveis aos espermatozides. Por isso importante que a palheta seja apanhada o mais profundo possvel do botijo, com a utilizao da pina. Inseminador: Dentro do programa de inseminao artificial, o inseminador constitui-se em pea fundamental. De sua dedicao e condio de trabalho vo depender, em grande

parte, os resultados. Para que possa estar em condies de desenvolver com xito o programa preciso que o inseminador apresente caractersticas bsicas: Interesse: honesto

O inseminador deve ser uma pessoa interessada, responsvel, desenvolvendo.

consigo mesmo e com seu empregador, e sobretudo gostar da atividade que est

Responsabilidade:

As tarefas de observao de cio, horrio de inseminao, cuidados no momento da aplicao do smen devem ser observadas com rigor e dedicao. Preparo:

fundamental que o inseminador seja bem preparado. Esse o objetivo do curso de treinamento de inseminadores. Mas, importante que ao longo do tempo continuem aplicando os conhecimentos adquiridos. Higiene:

Higiene pessoal do inseminador: Mos limpas, unhas muito bem aparadas, roupas limpas e se possvel a utilizao de um avental durante os trabalhos de inseminao. Higiene com o animal: Boa limpeza do reto e vulva. Lavar com gua a vulva da vaca no sentido de cima para baixo, evitando a entrada de gua para dentro da vagina. Logo aps secar bem com papel higinico ou papel toalha. Higiene das instalaes: O local da inseminao dever estar sempre limpo, assim como o cmodo utilizado. Higiene com o material utilizado: todo o material dever ser manipulado com muito cuidado, para evitar contaminao durante a inseminao. A embalagem das pipetas e bainhas deve ser cortada num canto, apenas suficiente para retirar uma pea. No caso da bainha para palheta cortar do lado oposto extremidade que ir penetrar no animal, ou seja do lado da bucha. Observao importante: A pipeta ou bainha plstica s devem ser retiradas da

embalagem no momento da utilizao. E da em diante no encost-la em roupas, tbuas do curral ou tronco. importante manter ao lado do tronco um lato de lixo para colocar todo material descartvel: luvas, bainhas, pipetas, papel higinico, etc.

Dicas importantes:

Para o inseminador: Trabalhe sempre observando todas os cuidados de higiene aprendidos durante o curso; seja rigoroso nos horrios das observaes do cio e das inseminaes; anote sempre todas as ocorrncias e dvidas verificadas em seu trabalho e procure esclarec-las com o veterinrio, por ocasio de sua visita propriedade; antes de inseminar, observe a ficha da vaca e no insemine logo aps o parto, observe se ela est parida h mais de 45 dias; examine cuidadosamente o muco uterino antes de inseminar; nunca deixe faltar sal mineralizado para as vacas, pois isso pode retardar o cio e predisp-las s infeces uterinas e reteno de placenta; ao manejar o botijo de smen, observe atentamente: levantar a caneca no mximo at 5 cm abaixo da boca do botijo. retire rapidamente o smen (palheta) com auxlio de uma pina, no gastando para isso mais que 5 segundos. imediatamente aps, mergulhe totalmente a palheta com a extremidade da bucha voltada para baixo, em gua a 35 c durante 30 segundos;

antes de introduzir o aplicador na vagina da vaca, lave com gua e enxugue a vulva. no permita que a ponta do aplicador toque os lbios da vulva; faa movimentos suaves com a mo que envolve o colo, at o aplicador ultrapassar todos os anis da crvix uterina; deposite lentamente, o smen no incio do corpo do tero; aps a inseminao, faa uma massagem no clitris e anote os dados referentes inseminao, na ficha da vaca.

Para o criador: Seja tambm um inseminador. Para poder exigir preciso saber fazer; Acompanhe de perto os trabalhos do inseminador e do tcnico. Mostre interesse pelos resultados da inseminao e oferea prmio por sua eficincia. Isto serve de estmulo ao inseminador; recomendvel ter mais de um inseminador na fazenda; Procure orientao de tcnico capacitado para promover o acasalamento das fmeas com os touros mais indicados. Concluses Finais: Estamos certos de que este Manual do Inseminador ir ajud-lo na execuo de seu trabalho da maneira mais correta possvel, bastando seguir as informaes bsicas contidas nele. Antes de optar pela Inseminao Artificial o criador dever conhecer bem todas as condies que devero ser atendidas. Todo o xito de um programa de inseminao artificial depende, na sua essncia, da capacitao do tcnico inseminador. O perfeito aprendizado fundamental para se obter os resultados altamente positivos da inseminao artificial. Desejamos que o programa de inseminao artificial seja bem implantado e conduzido, para que se possa conseguir o mximo de sucesso na criao, alm de contribuir para maior difuso do mtodo no Brasil. Muito Sucesso! Bibliografia Consultada: Manual do Inseminador Associao Brasileira de Inseminao Artificial- ASBIA, 52

pg, 1997. Lagoa da Serra Inseminao Artificial, manual de uso, 26 pg. Inseminao Artificial Superviso de Metodologia SEAGRO GO, 15 pg. FILHO, Antnio Mies, Reproduo dos Animais Domsticos e Inseminao Artificial,Vol. 1 e 2. Cartilha de Inseminao Artificial SENAR, 32 pg, 2003.

S-ar putea să vă placă și