Sunteți pe pagina 1din 12

Produo do espao e dinmica regional

DOI: 10.5902/2236499/7572

O enredo da diversificao produtiva no rural de Arroio do Tigre/RS


Resumo: Este trabalho trata de analisar a diversificao produtiva no municpio de Arroio do Tigre/RS. Faz-se apontamentos sobre a diversificao agrcola com as suas limitaes internas e externas, a caracterizao das propriedades, as estratgias de reproduo e as expectativas de interveno estatal pelos agricultores familiares. As famlias, grosso modo, no se dedicam exclusivamente cultura do tabaco, tendo, em sua propriedade, um leque de produtos de autoconsumo e algumas culturas voltadas ao mercado como estratgia de apoio reproduo dos agricultores familiares no espao rural.

Ezequiel Redin*

* Tecnlogo em Agropecuria: Sistemas de Produo (UERGS); Administrao (ULBRA); Especialista em Gesto Pblica Municipal (UFSM); Mestre e Doutorando em Extenso Rural (UFSM).

Palavras-chave: Diversificao Produtiva; Tabaco; Estratgias de Reproduo; Arroio do Tigre. Key-words: Diversification; Reproductive Arroio do Tigre. Productive Tobacco; Strategies;

The plot of diversification of production in rural Arroio do Tigre/RS

Abstract: This work deals with analyzing the diversification of production in the municipality of Arroio do Tigre/ RS. It will be notes on agricultural diversification with its internal and external constraints, characterization of the properties, reproductive strategies and expectations of state intervention by family farmers. Families, roughly, not exclusively engaged in tobacco cultivation, taking his property a range of products consumption and some cultures as a market-oriented strategy to support the reproduction of family farmers in rural areas.
Este trabalho integra a dissertao de mestrado do autor desenvolvida no Programa de Ps-Graduao em Extenso Rural (PPGExR) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) no perodo 20092011. Uma verso preliminar do artigo foi apresentada no 5 Encontro da Rede de Estudos Rurais, em Junho de 2012, na cidade de Belm, Par.

Geografia Ensino & Pesquisa, vol. 16, n. 3, set./ dez. 2012. ISSN 2236-4994 I 37

Introduo

Este artigo objetiva iniciar uma reflexo sobre a diversificao produtiva, bem como analisar a diversidade agrcola no meio rural, usando como perspectiva emprica o municpio de Arroio do Tigre/RS. Nesse sentido, busca-se compreender a temtica sobre a perspectiva dos agentes, destacando o vis discursivo das famlias agriculturas e traando uma relao com as estratgias de reproduo de ciclo curto (anuais). Para compreender os elementos que esto presentes na racionalidade dos agricultores, o estudo pautou-se por uma breve reviso simultnea sobre a temtica intercalando com incurses entre as famlias rurais em questo. O municpio de Arroio do Tigre, localizado no Territrio Centro Serra do Rio Grande do Sul (Fig.01), possui aproximadamente 12.648 habitantes, segundo dados da Fundao de Economia e Estatstica (FEE DADOS, 2010), sendo que destes, 5.962 (47,14%) encontram-se na rea urbana e os demais 6.686 (52,86%), em reas rurais. Em 2009, o PIB per capita do local de R$ 15.776,00.
Figura 1 - Mapa de localizao do territrio Centro Serra Rio Grande do Sul

A regio denominada Territrio Centro Serra engloba os seguintes municpios: Arroio do Tigre, Cerro Branco, Estrela Velha, Ibarama, Jacuizinho, Lagoa Bonita do Sul, Lagoo, Passa Sete, Salto do Jacu, Segredo, Sobradinho e Tunas. Nesse trabalho, optou-se pela composio de municpios que envolvem o Territrio Centro Serra, segundo definio estabelecida, atualmente, pelo Ministrio do Desenvolvimento Agrrio (MDA). Outras configuraes espaciais so realizadas, mas, para efeitos dessa anlise, opta-se pela classificao contempornea do governo federal.

O mdulo rural do municpio 20 hectares.

Municpio potencialmente agrcola, destaca-se pela produo de fumo, milho, trigo, feijo, soja, pecuria de corte e leite e produtos voltados para o autoconsumo. Com caracterstica diversificada, o tabaco torna-se o principal ingresso de renda, pois envolve uma produo altamente especializada com um valor final superior a culturas voltadas a larga escala. Em 2010, Arroio do Tigre liderou a produo de fumo em folha no Centro Serra com 12.687 toneladas. No mesmo ano, produziu 15.180 toneladas de soja, 23.400 toneladas de milho, 1.661 toneladas de feijo e 1.008 toneladas de trigo, conforme a FEE Dados.
Geografia Ensino & Pesquisa, v. 16, n.3 p. 37-48, set./dez.. 2012

O enredo da diversificao produtiva no rural de Arroio do Tigre/RS


38

ISSN 2236-4994

Arroio do Tigre um municpio assinalado, principalmente, pelo que representa no mbito de produo agrcola. Assim como nos demais municpios da regio, h predominncia de pequenas e mdias propriedades, com uma produo agropecuria bastante intensiva e diversificada. um dos municpios-referncia quando o assunto envolve as peculiaridades, as dificuldades, os incentivos, as aes e as intervenes na agricultura. Com uma base, essencialmente, voltada para a pequena escala, no entanto, a produo total fornece destaque ao municpio, em mbito de regio (diversidade de culturas agrcolas), Estado (principalmente o feijo) e pas (no caso do fumo). A configurao espacial

do territrio evidencia caractersticas particulares, que apontam para locais com maior possibilidade de expanso das atividades agrcolas, envolvendo produo de maior escala, especialmente, nos lugares abrangidos pelas reas planas. Outra conformao apresentada diz respeito maior declivosidade, marcando uma rea agricultvel que evoca para um maior trabalho braal, produzindo em menor expresso. Em ambos, o cultivo do fumo destaque, no entanto, no segundo, apresenta maior nfase, maior qualidade e grau mais acentuado de especializao. Tratar sobre diversificao complicado. Sem dvida, um tema deveras amplo e, ademais, complexo. O dicionrio conceitua como: tornar diferente, fazer variar (LUFT, 2000). Verificando que o termo diversificao complexo, nesse trabalho, optou-se por compreender a diversificao como aquela atividade agrcola que envolve o exerccio de mais de dois produtos na propriedade rural no mesmo perodo agrcola e no necessariamente voltada para a comercializao; e que complemente as necessidades bsicas da famlia agricultora, sendo que, na existncia de excedentes, possa gerar renda para a manuteno financeira da unidade produtiva. Em relao especializao da produo, Schneider (1994, p. 6) afirma que o cultivo intensivo de monoculturas fortemente integradas aos mercados. Para essa discusso, usou-se a tcnica de entrevistas abertas com finalidade exploratria sobre o enredo da diversificao. Ao total, foram realizadas vinte e uma entrevistas sendo quatorze agricultores (dois por distrito do municpio). Alm disso, compuseram a amostra mais dois tcnicos da Emater, dois profissionais ligados Secretaria do Meio Ambiente e Agropecuria, um presidente da cooperativa e um da Secretaria da Agricultura, sendo que, nesses ltimos, buscaram-se informaes gerais do local para identificar as famlias agricultoras a serem pesquisadas. Ainda integrou a investigao um tcnico ligado iniciativa privada, o qual pertence a uma empresa fumageira. A partir disso, recortaram-se algumas declaraes das famlias agricultoras, agentes de desenvolvimento e tcnicos da iniciativa privada, contrastando com experincias a campo, visitas, dilogos e entrevistas com diversos atores rurais (principalmente, agricultores de tabaco)4, caracterizando uma pesquisa de fonte primria. Com isso, foi possvel sistematizar e discutir as dificuldades e os impasses estabelecidos no rural local, o discurso da diversificao em reas de tabaco e as concepes em torno do desenvolvimento, principalmente, econmico. Desse modo, as informaes discutidas, atravs do mtodo qualitativo, referem-se s entrevistas realizadas em 2010 com agricultores que representam, grosso modo, uma generalizao do local estudado.
4

Diversificao agrcola reflexes a partir da agricultura familiar fumageira

Na agricultura familiar, o grau de diversificao, talvez, est diretamente vinculado a mo de obra apta na propriedade agrcola. A qualidade da mo de obra preponderante quando envolve o conhecimento das tcnicas aplicadas no plantio, na colheita e na cura, no caso do tabaco. Por outro lado, as atividades mais braais podem ser realizadas sem nenhuma dificuldade, portanto, a qualificao da mo de obra somente exigida na impossibilidade das pessoas da famlia, que detm o saber-fazer, no estarem presente no momento. Ao contrrio, a repetio das atividades por algumas semanas coloca o indivduo nas mesmas condies para efetuar o trabalho, muitas vezes rduo, da lavoura. Godelier (1971, p. 38) complementa: a produtividade do trabalho no se mede apenas em termos tcnicos e no depende apenas de condies tcnicas, depende tambm das condies sociais. Nesse sentido, Redin (2011a) alerta para a eminncia de conflitos na gesto do trabalho familiar no rural. Uma empresa, por exemplo, tem seus funcionrios sob a jurisdio da Constituio das Leis do Trabalho (CLT), mas, em casos de extrema desobedincia ou insatisfao do empresrio com o colaborador, simplesmente, ele pode ter a opo encerrar o seu contrato individual do trabalho, assim demitindo-o, com suas respectivas penalidades financeiras. Portanto, o trabalhador do setor empresarial pode ser considerado um fator de produo descartvel, pois passvel de substituio por outro que tenha, ao menos, condies mnimas de qualificao, ou ainda esse outro pode

Por questo de tica e sigilo, os depoentes foram identificados por nomes fictcios no remetendo a imagem do agricultor.

Geografia Ensino & Pesquisa, v. 16, n.3 p. 37-48, set./dez. 201 2

Redin, E.

ISSN 2236-4994

39

passar por um processo de treinamento. O caso, porm, torna-se diferente quando o indivduo de conflito no trabalho uma pessoa da famlia (mulher, filho ou parente prximo), que o agricultor no pode ou, teoricamente fica mais difcil desconsiderar um membro do grupo, primeiro, porque um integrante da famlia - a princpio um sucessor da terra (caso for filho (a)) -, e segundo, por ser um elemento que pode agregar na produtividade do trabalho. Portanto, a priori, o integrante da famlia no meio rural no um fator de produo descartvel, sendo que desejvel a sua manuteno e o seu auxlio nas atividades agrcolas, posto que, em caso contrrio, pode acontecer uma possvel migrao deste para a busca de um espao no meio urbano, atravs de vrias formas, seja pela procura de qualificao profissional (educao) ou por uma atividade urbana (REDIN, 2011a). A produo agrcola de Arroio do Tigre bastante distinta, congregando propriedades bem diversificadas. O discurso da diversificao paira na concepo de que os agricultores cultivam apenas a monocultora do tabaco, sendo, por isso, especializados. Na verdade, a especializao uma das atividades do sistema de produo, entretanto, a tese sobre a monocultura no corrobora com o local de estudo, como j destacou, em certa medida, tambm Paulilo (1990, p. 168), (...) pois o fumo compatvel com qualquer tamanho de propriedade, exigindo apenas 2 ha de terra (...). De tal modo que a diversificao compete alm da exigncia de rea agricultvel disponvel (caso for uma atividade agrcola), em mais mo de obra, investimentos, conhecimento das tcnicas das atividades, assistncia tcnica, logstica e comercializao, alm de mercado disponvel, isto , toda uma estrutura de apoio desde a produo at a venda. Em curto e mdio prazo, haver um aumento no consumo do tabaco, sendo que a reduo deve acontecer no longo prazo. Destarte, no mdio prazo, a diminuio da produo de fumo poderia estar coligada na disseminao de alternativas produtivas que combinassem rentabilidades equivalentes quela proporcionada pela fumicultura com sistemas de integrao que propiciassem aos produtores facilidade de acesso ao crdito, garantia de preo e comercializao, assistncia tcnica, enfim, caractersticas que esto presentes no sistema de integrao do fumo e que so incentivos para a manuteno dos produtores na atividade (SOUZA, 2009). A preocupao dos agricultores em encontrar a melhor forma de reproduo social constitui em adaptar as estratgias, conforme a sua realidade diante de suas limitaes e possibilidades palpveis. uma forma de resposta diante da necessidade de manuteno da famlia no meio rural, usando estratgias de diversificao, de incrementao e de consolidao, diante do cenrio a que esto expostos. A diversificao para o autoconsumo fortalece o atendimento das necessidades familiares, contribuindo para que o excedente possa ser redistribudo nas relaes pessoais como produtos de troca ou de venda. As estratgias de incrementao na atividade escolhida perfazem o uso de tcnica diferenciada ou alternativa, proporcionando, s vezes, um produto final de melhor qualidade. As estratgias de consolidao equivalem a um conjunto de aes de fortalecimento da unidade de produo e da famlia que se reproduz nela. No se chegou a abordar com mais nfase as estratgias pluriativas e as rendas no agrcolas, pois no o propsito deste estudo, mas se deve reconhecer que so essenciais para o fortalecimento da agricultura familiar. Agricultores que possuem maior apropriao do saber, processo conjugado entre o conhecimento externo adquirido atravs de tcnicos e o saber emprico calcado em experincia positiva ou negativa na atividade, so circunstanciais para a continuidade de uma estratgia de reproduo que, anteriormente, no estava fornecendo resultados favorveis. Agricultores com maior acesso assistncia tcnica (no derivada das agroindstrias fumageiras) tm maior confiana em investir em estratgias com maior grau de risco. A assistncia tcnica subjetivamente aumenta o nvel de segurana do agricultor na atividade pela sua fidcia no conhecimento externo dos agentes de extenso rural. No entanto, a desconfiana tambm pode prevalecer. Percebeu-se, no local emprico, que agricultores menos integrados atividade fumageira, portanto, com alto grau de diversificao, sobressaem-se aos agricultores menos diversificados, em relao dependncia de renda de uma nica atividade, no entanto, o fator trabalho e o custo da contratao de mo de obra so muito elevados. Agricultores mais especializados e com boa qualidade no produto final, a curto prazo, esto mais capitalizados.

Geografia Ensino & Pesquisa, v. 16, n.3 p. 37-48, set./dez.. 2012

O enredo da diversificao produtiva no rural de Arroio do Tigre/RS


40

ISSN 2236-4994

Alm da diversificao produtiva limitantes e dificuldades

Devido grande diversidade de produtos agrcolas na propriedade, a falta de mo de obra evidente. Nas palavras do agricultor: ...a questo da diversificao nossa, isso nos complica a vida. muito complicado, vou ter que desistir do feijo ou mecanizar toda a rea, ou seja, plantar somente onde a rea mecanizvel. Essa afirmao corrobora com as escritas de Garcia Filho (1999, p. 24): Se o fator mais limitante da produo for a mo-de-obra disponvel, os produtores provavelmente optaro por sistemas mais extensivos, que utilizam equipamentos e mquinas que reduzem o trabalho por unidade de rea. O ato de diversificar pode tanto consolidar a propriedade como determinar altos prejuzos no momento da colheita pela competio do trabalho por outras atividades. A inexistncia de mo de obra, mesmo contratada, um fator limitante para a tomada de deciso do agricultor. Em uma propriedade, encontrou-se a produo de soja, milho, feijo, trigo, fumo, uva, pssego, morango, repolho, avicultura, produo de mel, produo de sunos como as atividades mais prevalecentes, alm das estratgias de reproduo bsicas e complementares5. Questionou-se o Sr. Clber sobre qual seria a sua principal atividade atualmente. Ele pensou e disse: Eu, na verdade, no tenho uma atividade principal. As mais importantes so o feijo, soja, milho, trigo. T, mas tem caminho que tambm me rende. A dificuldade de estabelecer uma atividade principal na unidade de produo caracterstica de sua alta diversificao. Esse agricultor um dos poucos que usa a feira livre municipal para comercializar os seus produtos diretamente ao consumidor. Existe uma particularidade muito grande nesse caso. Assim sendo, havia a inteno de compreender porque o agricultor ainda produzia fumo, em virtude dessa diversidade de produo, alm de uma agroindstria de crneos, nem citada at o momento por ele. A produo do fumo, em nossa percepo, movida muito mais por uma causa do que por uma identidade produtiva. Nas suas palavras, a produo seria uma forma de demonstrar aos outros agricultores que no era necessrio quase revolvimento do solo, como prtica de muitos na regio. Para o agricultor, quanto menor for o revolvimento, a tendncia ter um produto final com mais qualidade, menor degradao do solo e menor esforo. Seu depoimento acrescenta: Essas carreiras de fumo que eu e a gurizada plantamos, s para mostrar que d para produzir fumo sem trabalhar muito. Eu sou inimigo de trabalhar muito, mas eu trabalho muito e muito. Observa-se, desse modo, a tentativa de buscar estratgias que diminuem a labuta na atividade fumicultora, comportamento, um tanto, condicionado pelas outras diversas atividades que mantm, que, igualmente, demandam muita mo de obra. Questionou-se, alm disso, sobre a sua agroindstria familiar, uma das poucas legalizadas pelo CISPOA, em Arroio do Tigre/RS. Acreditava-se que esse empreendimento era uma forma de agregao de valor e o maior responsvel pelo ingresso de renda na propriedade. Quando se mencionou, a frustrao foi aparente, pelos problemas enfrentados com a legalizao do empreendimento. A agroindstria foi construda com uma verba a fundo perdido da prefeitura municipal e integrou mais dois scios (vizinhos). No depoimento do agricultor: na poca ganhamos R$ 56.000,00 a fundo perdido da prefeitura que conseguiu uma verba especial. A o que aconteceu? Ns achvamos que, com R$ 70.000,00, ns faramos! E quando fomos fazer e tudo instalado, adivinha quanto isso custou para ns? Custou R$ 400.000,00. Foi muito dinheiro. O alto custo mensal da legalizao (aproximadamente R$ 3.000,00), a m gesto administrativa (deixado a cargo de um filho dos scios) e a necessidade de escala de produo so fatores que apresentaram dificuldades iniciais. Segundo o agricultor, os primeiros meses tiveram um resultado negativo de aproximadamente R$ 64.000,00. Para cobrir essas despesas foi necessrio comercializar toda a sua produo de milho, alm do montante investido pelos outros scios. A inflexibilidade da legislao sanitria que no diferencia grandes empreendimentos de agroindstrias familiares rurais um dos motivos pelos quais muitos agricultores, que trabalham com baixa escala de produo, no conseguem reproduzir. A agonia est presente no depoimento do Senhor Clber ao falar sobre o assunto:

Nesse sentido, Redin (2011b, p. 241-242) identifica trs tipos de estratgias para o municpio de Arroio do Tigre/RS, assim sendo: a) estratgia de reproduo principal: designa a cultura do fumo como a base estrutural das unidades de produo, servindo como principal orientao financeira e determinando a alocao dos fatores de produo e a presena (em maior ou menor grau) de outros sistemas de produo; b) estratgia de reproduo complementar: envolvem os produtos agrcolas voltados para a comercializao do excedente como o milho, trigo, feijo e soja (voltado somente para venda) e atividade de pecuria de corte e leite, em alguns casos. A principal funo servir como complementao de renda, consolidando e fornecendo segurana em eventuais dificuldades ou frustraes de safra da atividade principal; c) estratgia de reproduo bsica: tem caracterstica voltada, principalmente, para o autoconsumo da famlia sendo em raros casos comercializados. Em determinadas propriedades, dependendo da contingncia, pode existir uma transio entre a estratgia de reproduo bsica e a complementar.

Geografia Ensino & Pesquisa, v. 16, n.3 p. 37-48, set./dez. 201 2

Redin, E.

ISSN 2236-4994

41

A legislao nessas alturas complica nossa vida. Um dia desses, chega o fiscal e viu que nossas portas eram tudo de ferro, disse que ns teramos 30 dias para trocar todas as portas de inox. E a? So quase R$ 8.000,00. Hoje, a agroindstria est legalizada, as vendas esto boas, mas essas so as vendas que tm que ser em grande quantidade. Tempo atrs, a gente produzia e chegava no final do ms e no custava R$ 1,00 e agora? Nada contra os informais, eu compro cinco porcos a e carneio; ganho meus R$ 1.000 ou R$ 1.500,00 e no custa nada. A legislao dessa agroindstria de linguia a, ela tem a mesma coisa que voc que mata cinco mil porcos por dia. a mesma. Ela no diferencia de uma de grande porte. Rapaz, se eu fosse depender da agroindstria eu estava frito sem banha. Queimadinho! Devendo para Deus e todo mundo.

Os produtos derivados das pequenas agroindstrias familiares concorrem diretamente em custos, escala de produo e preo final com as grandes indstrias do mesmo setor. As agroindstrias familiares rurais visualizadas como alternativas aos agricultores familiares pela sua capacidade de agregar valor e ingresso de renda na propriedade emperram sua viabilidade perante o processo de indiferenciao e a concorrncia de seus produtos com aquelas de maior porte. Nesse caso, fica evidente que a agroindstria familiar legalizada, por enquanto, no uma estratgia de reproduo vivel agricultura familiar, principalmente, queles pouco capitalizados. A composio das estratgias de reproduo no mbito da produo agrcola vivel e compensadora, enquanto no existir uma oferta demasiada dos produtos no mercado. Portanto, as estratgias de diversificao idnticas para toda uma regio no mostram resultados significativos, quando se planeja reduzir expressivamente as lavouras de tabaco, como afirma o agricultor: Mas no temos condies de absorver todos os agricultores de fumo para essas atividades. No existe, no tem sada dessa forma. Se todos vo comear a produzir leite. No adianta!.

Caracterizao das propriedades, estratgias de reproduo e expectativas de interveno estatal

A adoo de uma estratgia de reproduo em massa no ter resultados positivos na possvel substituio do fumo, pelo contrrio, acarretar em novo problema que passa pela lei da oferta e da demanda local, principalmente. Se uma das estratgias bsicas (autoconsumo) transpassarem para atividade principal, a sua abrangncia territorial limitada provocar um excesso de oferta, causando consequncias negativas que podem afetar a reproduo social das famlias agricultoras. Por outro lado, o tabaco tem demanda em nvel mundial e o maior foco de produo o Sul do Brasil, grosso modo, por tais motivos que a atividade abarca tantas famlias agricultoras, sem que uma maior oferta local traga srias complicaes. De modo anlogo a experincia, mesmo no sendo uma anlise generalizvel (o caso do agricultor), que tambm produz fumo, mostra a diversidade de situaes com que eles deparam-se no rural. Na tabela 01, apresentam-se as caractersticas gerais presentes nas propriedades do municpio.

Geografia Ensino & Pesquisa, v. 16, n.3 p. 37-48, set./dez.. 2012

O enredo da diversificao produtiva no rural de Arroio do Tigre/RS


42

ISSN 2236-4994

Tabela 01- Caractersticas das propriedades rurais em Arroio do Tigre/RS

Caractersticas

Influncia dos elementos na gesto da propriedade


Agricultores c/ maior rea cultivada de fumo Agricultores c/ rea mdia cultivada de fumo Agricultores com rea pequena Cultivada

Mo de Obra Penosidade do trabalho Restrio ambiental Emprego de Tecnologia Escala de produo Diversificao Especializao no fumo Relao com a indstria Fidelidade com indstria
Fonte: Pesquisa de campo, 2010 Org.: Ezequiel Redin.

Alta Alta Alta Alta Alta Baixa Alta Relativamente dependente Alta

Alta Alta Mdia Alta Mdia Mdia Mdia Menos dependente Mdia

Alta Alta Baixa Alta Baixa Alta Baixa Pouco dependente Alta

Os agricultores de Arroio do Tigre possuem outras estratgias concomitantes a atividade do fumo, no entanto, o grau de diversificao voltado para o mercado nas unidades agrcolas depender da quantidade de tabaco plantado e da rea disponvel. Caso a rea for pequena, a diversificao limita-se a produtos estritamente para o autoconsumo da famlia, tendo uma alta especializao no fumo; e, diante da maior disponibilidade do fator terra, a tendncia que se aumente o grau de diversificao at certo ponto. reas muito grandes, geralmente, tendem a especializarem-se no cultivo da soja ou milho, esse ltimo como subproduto da atividade leiteira e comercializao. A relao e a fidelidade com a indstria so um processo altamente inconstante e permeado por cooperaes e conflitos, sendo muito varivel, dependendo do caso. Nessa perspectiva, os atores rurais entendem que dada a necessidade da reduo do consumo do tabaco e o incentivo diversificao nas propriedades, os agricultores encarregam o Estado a trabalhar no sentido de promover mecanismos parecidos ou idnticos ao sistema de integrao do tabaco. Observou-se, ao cogitar sobre os projetos de diversificao do governo federal, que os produtores no repudiam a ideia, ao contrrio, apiam-na, mas salientam que invivel uma unidade de produo basear-se unicamente pelas atividades propostas at ento, caso uma possvel substituio do tabaco, pela inexistncia de uma estrutura de apoio, sendo assim, aparato muito distante do sistema do tabaco em que se encontram atualmente. Portanto, na ausncia do Estado, o sistema de integrao do fumo tem suprido as necessidades dos agricultores protegerem-se ou minimizarem os riscos, garantindo a compra e certo preo mnimo. Na opinio dos agricultores, os programas e as polticas para a produo de alimentos no so suficientes para garantir que a pequena propriedade consiga reproduzir a famlia, convergindo para um retorno gradual ao esforo abdicado nas atividades. Quando no o alto custo de produo, o preo baixo de comercializao e a falta de um preo mnimo que, ao menos, cubra os custos na atividade. Quando indicam usar outra ttica que no envolva as normais estratgias de reproduo complementares so afetados pelas altas taxas de legalizao e impostos, como salienta o chefe de famlia, Senhor Cleber: Ns temos umas parreiras. Para legalizar a produo de vinho voc tem que estar dentro dos padres (...). Para vender um litro de vinho, vai pagar 40% de ICM. Se vender um litro de vinho por R$ 10,00, ningum vai querer comprar. Desses, tenho que dar R$ 4,00 para o governo. No tem como suportar isso. Ento, a cada R$ 100,00 eu pago R$ 40,00. Os agricultores familiares, segundo Prieb (2005), anseiam pelo aumento de renda familiar e procuram estratgias para a sua reproduo. No entanto, a sua manuteno depende do

Geografia Ensino & Pesquisa, v. 16, n.3 p. 37-48, set./dez. 201 2

Redin, E.

ISSN 2236-4994

43

aproveitamento das possibilidades do mercado e de sua rpida orientao para as atividades maiores geradoras de renda. Entretanto, isso pode ser uma relevante carncia no rural, pois os incentivos estatais para o desenvolvimento de atividades no meio rural, alm de escassos, apenas privilegiam atividades agrcolas que sempre se esforou para desenvolver a produo e a produtividade, deixando de lado as novas oportunidades de rendas criadas, oriundas do prprio estgio de desenvolvimento capitalista, alcanado tambm nas zonas rurais, que poderiam assegurar novas perspectivas no meio rural. As determinantes econmicas mais gerais podem incidir positivamente (perodos de grande demanda por fumo) e negativamente (queda da demanda) sobre a agricultura familiar. A permanncia de produtores familiares depende do alcance de polticas pblicas, sendo que essas no esto sujeitas boa vontade dos governantes, mas ao poder de barganha que reflete essencialmente a capacidade organizativa das famlias de interlocuo junto ao poder pblico. Existe o desejo de cessar com a produo de fumo, no entanto, a racionalidade econmica prevalece no sentido de reproduzir-se no curto prazo. A motivao em sustentar-se economicamente de outra atividade menos danosa sade fica dependente da impossibilidade que o atrelamento ao mercado sugere ao agricultor. Nessa concepo, existe uma dependncia da cultura do fumo pela alta rentabilidade e, em menor expresso, pela conduta das agroindstrias. Talvez, o grau de dependncia ao tabaco possa reduzir substancialmente quando existirem alternativas viveis e em curto prazo que, ao menos, garantam uma rentabilidade similar ao tabaco. Parece evidente que o fator mais relevante para a mudana de estratgia de reproduo principal a renda bruta que a cultura/atividade proporciona unidade de produo. O depoimento do agricultor Walter mostra repulsa a outras atividades, evidenciando uma possvel deciso limitada: Mas vai fazer o qu? Vai produzir porco a preo de custo, no sobra nada. Se voc produzir um porco de seis meses vai te sobrar R$ 10,00 ou R$ 20,00. Ou voc cria muito porco ou no cria. No adianta! Com quatro hectares de milho, no sobra nada. Em comparao ao fumo, no tem nem como comparar. A atividade familiar gerida pela produo agrcola voltada para o mercado, mas os alimentos para o autoconsumo so produzidos em grande parte das propriedades. A diferena bsica que abrange a chamada diversificao da atividade na propriedade envolve dois tipos: a) diversificao para o autoconsumo; b) diversificao para a comercializao. A primeira aparece em unidades agrcolas com reas menores, inclinadas e com significativas restries, necessitando uma produo mais intensiva, portanto, sustentando as estratgias de reproduo bsicas. A segunda envolve propriedades com maior rea, possivelmente, com acesso mecanizao. Desse modo, quando se trata de diversificao necessrio analisar por qual vis ela est sendo abordada. Nessa pesquisa, procurou-se desvendar a opinio dos agricultores sobre a especializao na atividade fumageira, pelo pressuposto de ser uma atividade estritamente comercial que ocupa, em grande parte, a mo de obra familiar, deixando, possivelmente, evidncias sobre uma menor diversificao de produtos alimentcios. Tal hiptese descartada por Etges (1991) que afirma no existir monocultura do fumo, mas que h pequenas exploraes produtoras e, ao mesmo tempo, existem outras unidades onde o fumo no cultivado. Conforme Paulilo (1990), a introduo da fumicultura numa propriedade no significa uma mudana de ramo, mas uma atividade a mais. Geralmente, entre os produtores de fumo tipo Virgnia so estabelecidos comparaes sobre a sua especializao, traduzindo ideias de que no produzem alimentos para o consumo. Realizouse esse questionamento ao Senhor Harley e obteve-se a seguinte explanao:
Plant, a maioria planta. Alguns no plantam, mas no tanto como aqueles que produzem Burley. Mas eles plantam milho. Quem tem mais terra, planta at soja. Plantam milho at para vender. Depende da propriedade e da quantidade de terra. Ns que temos uma rea pequena, ns no podemos fazer isso a, mas, no caso do meu irmo, ele tem uma propriedade grande (tipo uns 30 hectares), ento eles plantam para vender de tudo. Eles plantam trs tipos de fumo: Comum, Burley e Virgnia. Plantam milho, feijo e soja, mandioca, batatinha. Uma lavoura assim de tudo. E ainda no contrata ningum, s eles. que eles tm quatro

Geografia Ensino & Pesquisa, v. 16, n.3 p. 37-48, set./dez.. 2012

O enredo da diversificao produtiva no rural de Arroio do Tigre/RS


44

ISSN 2236-4994

pessoas na famlia. E eles trabalham em conjunto, onde os vizinhos um ajuda o outro. Mas, s vezes, no d certo esse negcio de um ajudar o outro porque d a safra na mesma semana.

O cultivo do Burley, por demandar menor mo de obra na colheita, pode facilitar a produo de alimentos para o mercado como o feijo, por exemplo. Parece que o determinante no a mo de obra quando se tratam das culturas comerciais como a soja, o trigo e o milho, mas a quantidade de terra e o acesso mecanizao. A produo para o autoconsumo da famlia parece estar presente nas atividades dos agricultores. O Secretrio da Agricultura de Arroio do Tigre proferiu a situao da seguinte forma: Quem somente planta fumo e nenhum produto para comer est passando por uma situao delicada porque precisa comprar tudo, mas aqui so poucos que fazem isso. Procedeu-se mesma interrogao ao orientador tcnico para a sua avaliao (Quem planta fumo tipo Virginia no planta alimentos?), sem cerimnia, ele respondeu rapidamente:
A maioria planta, mas sempre tem aquele que no planta, mas minoria. O que o pessoal est deixando de lado o feijo, por causa do preo e compete a colheita dele com a do fumo no Natal e Ano Novo, geralmente. Nesse momento o pico de colheita de estufa, de Burley, tudo nessa poca. Ento, nessa poca, est complicado. E outra, por causa da mo de obra, esto parando. Voc vai pagar 350 a 400 reais para arrancar um saco de feijo plantado. Da, no precisa explicar mais nada porque no se planta. Muitos no produzem produtos para vender, mas para o consumo prprio se produz tipo a galinha, o porco, mandioca, batata, batatinha. Essas coisas todo mundo produz. Para notar isso s acompanhar ns para ver se voc no consegue batata, mandioca, melancia. Qualquer casa que voc pedir tem isso! Os agricultores at te fornecem de graa, porque eles tm de sobra.

A coerncia no discurso dos analistas, dos tcnicos e dos prprios agricultores demonstra que existe produo para o autoconsumo (estratgia de reproduo bsica), talvez, dependendo das restries, no atingindo o mercado. Se for levada em considerao que a diversificao est atrelada s vrias atividades dentro da propriedade, pode-se afirmar que os agricultores do municpio no so especializados, mesmo tendo como orientao o cultivo do tabaco. Por outro lado, se o ponto de anlise o ingresso de renda na propriedade, grosso modo, o fumo torna-se a atividade preponderante, sendo responsvel pelo maior percentual do capital. As estratgias complementares fortalecem a estratgia principal, mas nem, de perto, chegam a substitu-la. No depoimento antagnico do Senhor Robinson, agricultor, nota-se uma expressiva tentativa de se definir:
Sei l, acho que somos mais especializados no fumo, mas, do milho, a gente precisa na propriedade, sem milho no d, porque o nosso milho, a maioria, plantado na terra de fumo. Plantam toda a terra de fumo com milho, temos que aproveitar o adubo. Ns plantamos para comer alm do feijo, mandioca, batata, amendoim, batatinha. Essas coisas de horta, ns plantamos tudo, tomate, cebola, alface, repolho, e assim vai. A carne e a banha, o cara faz. Eu acho que Arroio do Tigre o que mais produz de tudo.

Verifica-se que acreditam ser especializados no tabaco por conhecer as tcnicas e fortalecer-se financeiramente desta atividade. No entanto, apresentam produtos caractersticos de uma agricultura de autoconsumo com a presena de produo oriunda para o consumo interno. Nesse sentido, possvel interpretar que, talvez, o fumo possa ser uma estratgia fundamental estando atrelada consolidao de outras estratgias para permanecer no rural. Continuando a conversa, identificou-se que a famlia tem rendas no-agrcolas, quando o chefe da famlia, em perodos de baixo pico de mo de obra na propriedade, trabalha como assistente de pedreiro em obras no municpio e a esposa, s vezes, trabalha em uma empresa fumageira durante o perodo

Geografia Ensino & Pesquisa, v. 16, n.3 p. 37-48, set./dez. 201 2

Redin, E.

ISSN 2236-4994

45

de comercializao. No obstante, as estratgias de reproduo no esto vinculadas somente questo produtiva, o que alerta para uma necessidade de buscar meios para incrementar a renda na unidade de produo. O depoimento do Senhor Edson sobre as suas atividades adverte:

Sou um produtor de tudo, planto feijo, milho, soja, gado, porco, mas a principal renda seria o fumo. As outras atividades um quebra-galho. Se o fumo d uma zebra como ano passado, entra a soja, entra o gado para tapar os custos. Mas o negcio o clima, esse ano, o fumo est bom, s se d um contratempo para no poder colher, mas se tu ver, eu no colhi nem 30% e j terminei 350 varas, se eu tivesse varas, daria mais de 2.000 varas s para desbaixerar. Ento, no tem como dar errado, s uma tempestade mesmo para dar prejuzo esse ano.

A quantidade de terra disponvel na propriedade proporciona que a diversificao para o mercado seja em maior ou menor grau. A concepo do agricultor mostra que a estratgia de reproduo principal o tabaco, usando a expresso quebra-galho para evidenciar as atividades de reproduo complementares que fornecem segurana na iminncia de uma safra frustrada. O fator segurana aparece novamente na produo do tabaco, emergindo risco na atividade, apenas se o clima tiver um desvio de comportamento normal. O discurso do Senhor Willian, agricultor em Linha Taquaral, regio onde o fumo Virginia prevalece muito similar: Ns plantamos coisa de comer como a batatinha, feijo, batata, mandioca, milho. Mas a atividade de renda o fumo. O plantio pro gasto sustenta a unidade de produo, no necessitando adquiri-lo fora da propriedade. Esses produtos, geralmente, no so valorizados pelos agricultores por no significarem ingressos financeiros propriedade, mas eles sabem a respeito da sua importncia na composio alimentar da famlia. Completando a argumentao, Senhor Willian apresenta a sua realidade:
Tenho nove hectares, onde planto quatro hectares de fumo. E planto uns cantos, onde tenho o feijo, a mandioca e outros s para o consumo da famlia. Alm do fumo, eu vendo o milho, esse eu planto na resteva do fumo. O milho colhido tudo a mo, nossas lavouras no d para colocar mquina. Ano passado colhemos 300 sacos de milho.

O fator mo de obra condiciona, alm da quantidade e da diversidade de produtos, a escolha sobre qual tipo de fumo que a famlia ir cultivar. A escolha do fumo tipo Virgnia, alm de necessitar um investimento superior em ativo imobilizado, necessita maior demanda de mo de obra, como salienta Senhor Walter:
Precisa mais mo de obra, precisa quatro pessoas, assim, com duas, voc faz a lavoura, e o fumo de estufa precisa ter quatro pessoas para encher um forno e da no fcil e depois cuidar o forno a noite toda, colocando lenha. Ento, muito prejudicial a sade. O Burley voc colhe uma carroada e coloca no galpo e vai dormir e o forno [de estufa] tem que cuidar a noite toda para fazer artigo [qualidade]. Ele mais rentvel, mas a j tem que ter pessoal.

Geografia Ensino & Pesquisa, v. 16, n.3 p. 37-48, set./dez.. 2012

O enredo da diversificao produtiva no rural de Arroio do Tigre/RS


46

ISSN 2236-4994

O depoimento do agricultor apresenta as desvantagens de ingressar na produo de Virgnia atentando para a mo de obra disponvel e o trabalho na madrugada, inserindo lenha nos fornos. Em outro quadrante, o cultivo desse tabaco proporciona, s vezes, um retorno financeiro mais significativo. A transio de vrias famlias para o fumo tipo Virgnia no municpio no levou em considerao tais fatores, mas os rumores de que o fumo tipo Burley seria restringido pela tentativa de coibir os aromatizantes e os aucares do cigarro. As estratgias de adaptao, nessa realidade, orientam-se por uma lgica que indica uma estratgia de reproduo restrita, pela alternncia de tipo de tabaco, continuando na atividade. A resistncia nesse sistema de produo, sem dvida, pela sua alta

renda bruta por hectare. A preservao de uma atividade desse gnero evoca uma simplificao e um descrdito das alternativas para diminuir a dependncia da renda do fumo. Arguido sobre os programas de diversificao geridos pelo governo federal, o Senhor Harley, responde de forma frustrada:

No d certo. Tu no tem rentabilidade. Por exemplo, hoje, eu vou plantar repolho. Vou plantar 30 mil ps de repolho. T, vou vender a um real o p, vai dar 30 mil reais. Ah, ento deu dinheiro! Ano que vem, o meu vizinho vai plantar mais 30 mil ps de repolho. Da, outro ano, mais um vizinho. E assim dois, trs vizinhos j vo plantar. Por fim, ningum vai mais querer repolho. Voc no consegue vender. Da, s vai valer 0,20 ou 0,30 centavos. Que lucro tu vai ter?

As estratgias que envolvem a produo de alimentos parecem, rapidamente, saturar o mercado, implicando diretamente no preo pago pelo produto. O exemplo do repolho um caso tpico e voltil, parecido com o cultivo do feijo em que, em alguns anos, agricultores recebem R$ 150,00 a saca de 60 kg e, em anos posteriores, com um custo de produo mais elevado, o produto no atinge acima do patamar de R$ 70,00. Talvez, a considerao do Senhor Clber aproxime-se ao depoimento anterior: Voc vai fazer assim tambm, outro vai fazer igual e da todo mundo quebra (...) mas no temos condies de absorver todos os agricultores de fumo para essas atividades. No existe, no tem sada dessa forma. Se todos vo comear a produzir leite. No adianta. A necessidade de garantia de preo fica evidente em quase todas as respostas que encaminham uma possvel soluo de renda na rea agrcola, como sustenta Senhor Clementino: O dia que algum vier e falar para os produtores assim: vocs podem plantar tal coisa que ns vamos comprar tudo a tal preo, da todo mundo vai plantar. Agora, o dia que isso vai acontecer, eu quero ver. Com ar de frustrao em relao produo de alimentos no mercado, os agricultores sustentam uma insatisfao por ter apenas o fumo como nica atividade que ainda podem conseguir resultados expressivos, necessitando de muito trabalho e ateno, como salienta Senhor Willian: Agora, se voc plantar o fumo, colher e abandonar as terras. Da o ano que vem voc, somente, vai querer plantar de novo, pode parar que d prejuzo. Ento uma cultura que tem que caprichar e ter dedicao. O desnimo, nas expresses dos agricultores, fica evidente quando comentam sobre as variaes e as instabilidades do mercado agrcola ou as leis restritivas ou punitivas na agricultura. O caso emergente da possvel restrio do fumo tipo Burley, em um municpio com maior produo do gnero, implica em agricultores mais jovens, atitude de indignao e frustrao com as atividades agrcolas que no remuneram de acordo com o teor do seu trabalho.

Consideraes finas

A investigao possibilitou identificar que o municpio, diante da orientao para a cultura do tabaco, apresenta um leque interessante de produtos agrcolas voltados para o mercado, bem como para o consumo da famlia e da propriedade (REDIN, 2011c). Ultrapassando a questo meramente produtiva, destaca-se, ainda, um fenmeno que se observou nos contatos com as famlias entrevistadas, o que se denominou necessidade de reconhecimento e a esperana de que a agricultura poder ainda lhes proporcionar um desenvolvimento equiparvel a outras formas de renda, trazendo-lhes a oportunidade de adquirir bens e servios que possam facilitar o seu trabalho e propiciarem condies de desenvolvimento e reproduo social. As famlias almejam ter condies de preparar os filhos para a sucesso, inclusive, possibilitando-lhes educao e um ensino superior para estarem aptos a, talvez, tornarem as propriedades mais lucrativas. Como todos, inclusive a sociedade urbana, os agricultores possuem ambies e necessidades em curto prazo, portanto, clamam por solues rpidas e emergentes.

Geografia Ensino & Pesquisa, v. 16, n.3 p. 37-48, set./dez. 201 2

Redin, E.

ISSN 2236-4994

47

No esto aptos e pacientes a esperar um chamado desenvolvimento rural em longo prazo que, talvez, poder no ser til para a sua ambio, nessa jornada, em que, como agricultor, necessita previamente reproduzir-se em uma sociedade que mediada pelas relaes do capital. Assim sendo, a racionalidade do agricultor, talvez, seja a mesma de qualquer indivduo que labuta por dias melhores.

Referncias Bibliogrficas ETGES, V. E. Sujeio e resistncia: os camponeses gachos e a indstria do fumo. Santa Cruz do Sul: FISC, 1991. GARCIA FILHO, D. P. Guia metodolgico de diagnstico de sistemas agrrios. Braslia, FAO/ INCRA, 1999. GODELIER, M. Antropologia Econmica. In: COPANS, J. et al. Antropologia, cincia das sociedades primitivas? Lisboa, Edies 70, 1971. (Org.) Godelier: antropologia. [traduo de Evaldo Sintoni et al]. So Paulo: tica, 1981. LUFT, C. P. Dicionrio. Portugus, So Paulo: tica, 2000. PAULILO, M. I. S. Produtor e agroindstria: consensos e dissensos. O caso de Santa Catarina. Florianpolis: Editora da UFSC, 1990. PRIEB, R. I. P. Pluriatividade na produo familiar fumageira. Santa Cruz do Sul: Edunisc, 2005. REDIN, E. Dentro e fora da porteira os elementos condicionantes na estratgia de reproduo dos agricultores familiares fumageiros. Extenso Rural. Santa Maria: DEAER/PPGExR CCR UFSM, Ano XVIII, n 22, p. 67-102, Jul Dez de 2011a. REDIN, E. Entre o produzir e o reproduzir na agricultura familiar fumageira de Arroio do Tigre/ RS. 2011b. 262p. Dissertao (Mestrado em Extenso Rural) PPGExR/UFSM, Santa Maria, 2011. REDIN, E. Potencialidades agrcolas: Arroio do Tigre em cena. Geografia. Ensino & Pesquisa (UFSM). Santa Maria, v. 15, p. 227-24, 2011c. SCHNEIDER, S. O Desenvolvimento Agrcola e as Transformaes da Estrutura Agrria nos Pases Desenvolvidos: a pluriatividade. Revista Reforma Agrria, ABRA, Campinas, v. 24, n. 03, p.106-132, 1994. SOUZA, R. P. Conveno-Quadro para Controle do Tabaco: reflexes sobre o futuro da fumicultura brasileira. In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAO E SOCIOLOGIA RURAL, 47., 2009, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: UFRGS, 2009. 19p.

Correspondncia:
Ezequiel Redin - Av. Roraima - MEPG/CEU III Apt. n 5221 Bairro Camobi. CEP: 97.105-340 - Santa Maria RS
Geografia Ensino & Pesquisa, v. 16, n.3 p. 37-48, set./dez.. 2012

E-mail: ezequielredin@gmail.com Recebido em 18 de abril de 2012. Revisado pelo autor em 15 de agosto de 2012. Aceito para publicao em 25 de agosto de 2012.

O enredo da diversificao produtiva no rural de Arroio do Tigre/RS


48

ISSN 2236-4994

S-ar putea să vă placă și