Sunteți pe pagina 1din 2

O que preparao fsica e como ela deve ser feita? Descubra aqui!

Por Tatame

Por tallo Vilardo

Bi mundial, Joo Gabriel treina com tallo (Foto:arquivo pessoal)

A evoluo fsica composta por um somatrio de fatores, um deles e o treino da modalidade em si (Jiu-Jitsu, Jud, MMA), e outros fatores so a alimentao, o descanso (uma das fases mais importantes), controle de fatores externos e o treino fsico. Qualquer treino fsico que voc faa vai somar para a melhora do condicionamento fsico. Pode somar positivamente, at porque para quem nunca fez nada, qualquer coisa ajuda. Se voc Hoje em dia temos acesso a muitas coisas atravs da internet. Costumo procurar e me informar sobre treinos, novas tendncias e outros. E o que tenho visto e muita coisa estranha (no direi errado, porque a mais complexo). Uuma delas era uma foto de uma equipe de Jiu-Jitsu com umas 40 pessoas em uma quadra com a seguinte legenda: Comeando a preparao fsica. De cara, j estava errado! Preparao fsica requerindividualidade e com 40 pessoas no existe essa qualidade. Mas pode somar negativamente tambm. Se voc levar ser corpo ao extremo, no vai conseguir render no treino especifico. Se malhar de mais com muito trabalho de hipertrofia e fora, tende a ficar mais lento e com menos mobilidade. Se correr demais, pode sobrecarregar as articulaes,alm de treinar um sistema energtico diferente da luta.s treinava Jiu-Jitsu e passou a correr dez minutos por dia, j vai melhorar no seu rendimento. Mas isso no quer dizer que o melhor!

A preparao fsica composta de vrios fatores. Abaixo esto os princpios que classifico como mais importantes: - Individualidade biolgica: uma pessoa no igual outra. O treino tambm no deve ser igual. Cada caracterstica fsica deve ser levada em conta. O exerccio que serve para um pode no servir para o outro, a planificao de um no pode ser igual a do outro (por isso aquela foto estava errada).

- Especificidade: o treino deve ser direcionado para aquilo que voc faz no dia a dia. Um atleta que tenha como caracterstica o jogo em p e boas passagens de guarda no pode treinar igual a um atleta que tenha como caracterstica o jogo de guarda aberta. Um atleta de 90kg no treina igual a um de 60kg (por isso aquela foto estava errada). - Periodizao: cada atleta tem seu objetivo e seu alvo. Pode ser ganho/perda de peso, uma competio especfica, melhorar a potncia ou fora, e outros. Quando um atleta chega at mim para comear a treinar, sempre pergunto qual a competio alvo dele e qual o objetivo fsico dele. Exemplo: quer lutar o Brasileiro daqui a trs meses e precisa ganhar fora. A partir dessas informaes, crio o ciclo de treino, contando quantos dias de treino ele vai ter at a competio e, junto dos outros princpios (individualidade e especificidade), comeo a executar o planejamento. Cada atleta tem o seu, pois por mais que o objetivo principal seja o mesmo (ser campeo), os caminhos que vo te levar at l so muitos diferentes (de novo, por isso aquela foto estava errada). Treinos fsicos existem vrios. Mtodos de treino e de periodizao tambm. Mas no podemos fugir da cincia. As leis do treinamento devem ser seguidas. A preparao fsica comea com voc sentado de frente para os livros, caderno e calendrio.Se o seu treino fsico cumpre essas trs normas mnimas (individualidade, especificidade e periodizao), voc pode dizer que faz preparao fsica, caso o contrario, no! Voc est treinando para ajudar a melhorar seu desempenho, mas no e preparao fsica. Colocar uma mscara no atleta e pedir para ele rodar o kettlebell entre as pernas e fcil. Difcil se perguntar para que isso serve (e, na minha opinio, para nada!). Comprar material e ver vdeo na internet mais fcil ainda, difcil estudar e criar o macrocclo.

Despeo-me com uma frase do BJ Penn: prefiro treinar 200 arm-locks por dia a ter que enfiar uma agulha no meu brao!

* tallo Vilardo preparador fsico, especializado em esportes de contato.

S-ar putea să vă placă și