Sunteți pe pagina 1din 6

CINCIA E F Mrio Antnio Sanches1 1. Podemos dizer que as estrelas nos cus sempre despertaram a curiosidade humana.

Hoje, com os estudos das Cincias, sabemos que so imensas fornalhas nucleares

geradoras de vida. Como estabelecer um dilogo entre Religio e Cincia, considerando os mitos da criao e os avanos das pesquisas cientficas da Astronomia?

M. Sanches: A cincia produz teorias e a religio mitos. Tanto as teorias como os mitos so tentativas do ser humano de desvendar a realidade, compreender e interpretar o mundo. Algumas teorias expressam to fortemente a realidade e passam a ser defendidas como leis, inquestionveis. Outras teorias so fracas e o prprio desenvolvimento da cincia as substitui por teorias mais bem fundadas. Alguns mitos expressam crenas locais, tribais e desaparecem juntamente com os povos que acreditavam neles. Outros mitos so mais universais e expressam convices to fortes que sobrevivem milnios. Os mitos da criao alm de dar uma explicao de como as coisas surgiram respondem qual o sentido da criao e da vida humana como parte dela. Hoje a cincia explica melhor do que o mito o como as coisas surgiram, mas nada pode dizer a respeito do qual o sentido da criao e por isto os mitos no desapareceram com a cincia, pois responde a uma pergunta mais ampla.

Professor Titular da PUCPR/Curitiba na cadeira de Teologia Moral e Biotica no Bacharelado em Teologia. Diretor do Programa de Ps-Graduao em Teologia da PUCPR. Coordenador do Ncleo de Estudos em Biotica da PUCPR. Membro da Sociedade Brasileira de Biotica, do Comit de tica em Pesquisa e do Comit de tica no Uso de Animais da PUCPR, e do Ncleo de Biotica da CNBB/Regional Sul II.

2. A Astronomia e suas subdivises: astrofsica, astroqumica, astrobiologia, etc. tambm trata da evoluo do Universo. Como a Religio pode

contribuir para o entendimento dessa evoluo? Como se d o dilogo entre a cincia e a religio nessa rea?

M. Sanches: A crena na criao Bblica que afirma que existimos porque h um Criador que nos ama e ama toda a criao e assim explica o sentido da existncia: viver para crescer no relacionamento com o Criador. O conhecimento cientfico dos ltimos sculos nos apresenta a teoria da evoluo, j como um dado consolidado, amplamente aceita: ela afirma que h uma dinamicidade na criao, que tudo, desde os astros at cada uma das espcies de ser vivo, se formaram a partir de etapas precedentes, ou seja, no surgiram acabados e prontos. interessante constatar que muitas religies entre elas a Igreja Catlica no vem contradio entre a crena na criao e a teoria cientfica da evoluo. A f pela crena na criao - fala de que h um Criador que a razo de todo o universo. A teoria da evoluo desvenda os mecanismos do que acontece na natureza.

3. O que f? O que cincia?

M. Sanches: Toda definio pobre e no esgota todo o conceito, mas podemos ver religio e cincia como dois tipos de conhecimentos complementares. A religio busca o sentido da vida, e se alimenta da f. A f um conhecimento que no exige uma comprovao totalmente controlada, nem demonstrvel por mtodos empricos. A cincia busca explicar os fenmenos

observveis e se alimenta de teorias. A teoria precisa ser comprovada por mtodos claros e universais. A f nos faz crer num mundo melhor, a cincia nos d as

ferramentas para constru-lo.

4. A condenao de Galileu pela Igreja Catlica, pela defesa da teoria do Heliocentrismo, prova que f e cincia so incompatveis?

M. Sanches: Fatos histricos so explicados pelo contexto onde ocorreram. Galileu viveu num tempo em que havia uma grande transformao social ocorrendo: a nobreza da poca estava perdendo o poder e o seu sistema econmico o feudalismo estava em runas. A Burguesia, como nova classe social, estava ganhando fora, fazendo surgir um novo sistema econmico o capitalismo. A Igreja Catlica na poca atrelada nobreza usava o conhecimento religioso para retardar o crescimento da burguesia. A burguesia, por sua vez, usava o conhecimento cientfico para questionar a Nobreza e junto com ela a Igreja. Hoje vivemos um contexto histrico totalmente diferente e no faz sentido comprar uma briga que no mais nossa. Quando perguntamos: quem estava errado, Galileu ou Papa? Podemos hoje responder com clareza: os dois. 3

Um queria usar o conhecimento cientfico para ridicularizar a Bblia, o outro queria usar o poder religioso para calar a boca do cientista. Nenhuma destas posies aceita hoje.

5. Quais as contribuies de Galileu para o progresso da humanidade?

M. Sanches: Certamente Galileu um dos grandes cientistas de seu tempo, e todo bom cientista contribui em muito para o progresso da humanidade. Se ele tivesse a viso atual de cincia no iria colocar as suas teorias como oposio religio, e contribuiria ainda mais, pois o mundo precisa de muita e boa cincia conciliada com muita e boa religio. Mas no podemos cobrar isto dele, ele era filho de seu tempo.

6. Qual a relevncia deste tema para a sociedade: Astronomia como espao no dilogo entre pessoas de diferentes culturas e religies?

M. Sanches: Complexa a questo. Mas posso dizer que a Astronomia fala de uma dimenso da realidade que nos faz sentir pequenos quando comparados com astros, galxias, Universo... curioso observar que todo o avano da cincia atual se depara no campo da cosmologia com enigmas e mistrios insondveis. Talvez o maior dos mistrios que desafia o mais simples dos humanos e o mais renomado cientista seja exatamente o conceito de espao infinito. Deste modo a contemplao do espao S quem se sabe pequeno e

cosmolgico nos faz reconhecer nossos limitado se abre para o dilogo e limites e nossa pequenez. Este o primeiro busca se enriquecer com a

passo para nos abrirmos para a diversidade contribuio do outro. religiosa e cultural.

7. Que outros aspectos o senhor considera relevante abordar nesta ligao entre Astronomia e Religio?

M. Sanches: Seria muito interessante estudar o modo como diferentes povos pensavam o universo e o seu sistema estelar. Isto poderia indicar no apenas o modo como compreendem o universo, mas tambm a sua relao com o cotidiano.

8. Em 31 de outubro de 2008 o fsico Stephen Hawking2 participou de uma conferncia organizada pela Pontifcia Academia de Cincias do Vaticano, proferindo uma palestra sobre evoluo. Isso mostra um estreitamento no dilogo entre cincia e religio? M. Sanches: Exatamente. Estamos num momento da histria bem diferente daquele onde o conflito entre Galileu e o Papa ocorreu. No buscamos hoje uma religio fechada para o conhecimento cientfico nem uma cincia atia. Estas duas possibilidades podem ser danosas para a sociedade.

Stephen William Hawking doutor em Cosmologia, trabalhando na busca das leis bsicas que governam o Universo, e um dos mais consagrados fsicos tericos do mundo. Segundo um trabalho seu com Roger Penrose, o espao-tempo teve incio no Big-Bang e final em buracosnegros. Mostrou tambm que os buracos-negros no devem ser to negros assim, mas que podem emitir radiao, e eventualmente evaporar e desaparecer. Fonte: http://pt.wikipedia.org.

9. Stephen

Hawking

declarou

que, por mais descobertas que faa ou explicaes que produza, a Cincia sempre deixa um

espao para a Religio. A relao entre Cincia e Religio deve ser de convivncia ou de dilogo?

M. Sanches: O dilogo entre religio e cincia necessrio. Principalmente porque o cientista e o religioso podem ser a mesma pessoa. Portanto se trata de conciliar em ns mesmos os conhecimentos que vamos adquirindo ao longo da nossa caminhada. H momentos em que precisamos de poesia, e em outros de qumica. Quando vou ao mdico no quero que ele me responda: este remdio, se Deus quiser, vai te ajudar, ou, com muita orao este culos novo vai te ajudar a ver melhor. H momento que eu preciso de cincia, e de boa cincia. Em outros momentos a cincia pode fazer pouco e somente a f me mantm caminhando. Temos uma viso positiva destes dois tipos de conhecimento, pois o mesmo Deus que nos fez capaz de Religio, nos fez tambm capaz de Cincia.

S-ar putea să vă placă și