Sunteți pe pagina 1din 5

Concordncia nominal

A regra geral diz que o artigo, o pronome, o numeral e o adjetivo concordam em gnero e nmero com o substantivo a que se referem.

Aquelas duas simpticas moas so filhas do coronel.

- Casos especiais Parte I - Palavras especficas As palavras abaixo flexionam-se de acordo com o termo a que se referem. Palavra Anexo Exemplo Veja as folhas anexas. - Muito obrigado, disse o rapaz. - Muito obrigada, respondeu a senhora. Eles mesmos pagaram tudo. Ela mesma fez o servio. As redaes esto inclusas na pasta. Estou quite com voc. Estamos quites. Ofender os smbolos nacionais uma atitude de lesa-ptria. Observao A expresso "em anexo" invarivel: Veja as folhas em anexo.

Obrigado

Mesmo
Incluso Quite Leso

As palavras abaixo so invariveis.

Palavra Alerta Menos

Exemplo Estejamos alerta diante dos perigos que a vida oferece. H menos mulheres no recinto.

As palavras abaixo podem flexionar-se ou no. Quando funcionam como adjetivos, sofrem flexo; quando funcionam como advrbios, ficam invariveis.

Palavra

Exemplo
Passaram por problemas bastante difceis. (advrbio) H bastantes roupas sem passar. (pronome adjetivo)

Bastante

Dica! Troque a palavra bastante por muito. Se o muito no mudar para muitos, o bastante no se altera tambm. Se o muito sofrer alterao no plural, ento no tenha receio: o correto usar bastantes. Veja: Passaram por problemas bastante difceis. Passaram por problemas muito difceis. H bastantes roupas sem passar. H muitas roupas sem passar.

Caro Barato

Estas roupas custam caro. (advrbio) As jias so caras. (adjetivo) As roupas esto baratas. (adjetivo) As roupas custaram barato (advrbio) Minha me est meio cansada. (advrbio) Tomei meia garrafa de vinho! (numeral)

Meio

Dica! Quando a palavra meio significar um tanto, um pouco, ela no muda. Se significar metade, ento se flexiona de acordo com o termo ao qual se refere. Experimente nos exemplos acima.

Parte I I- Expresses e construes especficas

Expresso ou construo

Regra

Exemplo
proibido entrada.

Essas expresses flexionam-se proibido / necessrio/ bom/ somente se a palavra qual esto preciso, etc. se referindo estiver especificada.

proibida proibida

a entrada. sua entrada.

S decido julgamentos o mais Nessas expresses, a palavra O mais.... possvel / Os mais ...... difceis possvel. possvel concorda com o artigo (o / possveis S decido julgamentos os mais os) que se relaciona a ela. difceis possveis. A palavra s, com o sentido de sozinho, desacompanhado, um adjetivo e, portanto, se flexiona; quando, porm, tem o sentido de apenas, a um advrbio, e no Estou s Estamos ss. Gastaram s quinze reais. Observao! A expresso a ss invarivel.

S / ss / a ss

muda.

Os noivos ficaram a ss.

Parte III - Adjetivo O adjetivo apresenta situaes especiais de concordncia. Entretanto, para se entender bem como ela feita, devemos observar a funo que o adjetivo tem na orao. Ele pode aparecer como: a) adjunto adnominal A moa tem um grande corao. b) predicativo do sujeito O corao da moa grande.

Dica! Para saber quando o adjetivo est funcionando como adjunto adnominal ou como predicativo do sujeito, basta verificar o modo pelo qual ele est ligado palavra a que se refere. Se no for por meio de um verbo, adjunto adnominal. Se for por meio de verbo, predicativo do sujeito. Veja:

Adjetivo - grande Caso a Palavra a que se refere corao. Como esto na frase grande corao H verbo ligando um ao outro? No. Caso b Palavra a que se refere corao. Como esto na frase O corao da moa grande. H verbo ligando um ao outro? Sim, a forma verbal .

Ento estamos diante de um adjetivo com funo Ento estamos diante de um adjetivo com funo de adjunto adnominal. de predicativo.

As regras a seguir exigem que a construo tenha: - um adjetivo; - dois ou mais substantivos.

Ainda temos que observar se: - o adjetivo posposto ao substantivo, ou seja, se h SUBSTANTIVO + SUBSTANTIVO + ADJETIVO; - o adjetivo anteposto ao substantivo, ou seja, se h ADJETIVO + SUBSTANTIVO + SUBSTANTIVO.

- Concordncia do adjetivo como adjunto adnominal -

Caso 1 - SUBSTANTIVO + SUBSTANTIVO + ADJETIVO H duas concordncias possveis: a) O adjetivo concorda com o substantivo mais prximo: Ele tinha sapato e meias furadas. Ele comprou uma cala e um tnis novo. b) O adjetivo vai para o plural (se os gneros forem diferentes, prevalece o masculino): Ele tinha sapato e meias furados. Ele comprou uma cala e um tnis novos. Ele comprou uma cala e uma meia novas.

Caso 2 - ADJETIVO + SUBSTANTIVO + SUBSTANTIVO.

O adjetivo concorda com o substantivo mais prximo. Ele comprou furadas meias e sapato. Ele comprou novo tnis e meias.

- Concordncia do adjetivo como predicativo do sujeito Caso 1 - SUBSTANTIVO + SUBSTANTIVO + ADJETIVO Caso 2 - ADJETIVO + SUBSTANTIVO + SUBSTANTIVO O adjetivo ir para o plural ou concordar com o ncleo mais prximo. O adjetivo ir para o plural. Sua inteligncia e carisma eram maravilhosos. Eram maravilhosos sua inteligncia e seu carisma. Era maravilhosa sua inteligncia e seu carisma. Era maravilhoso seu carisma e sua inteligncia.

As regras a seguir exigem que a construo tenha: - dois adjetivos; - um substantivo.

a) O substantivo fica no singular e coloca-se um determinante (artigo) antes do ltimo adjetivo: O navio russo e

o americano afundaram.

b) O substantivo fica no plural e retira-se o artigo que estava antes do adjetivo: Os navios russo e americano afundaram.

S-ar putea să vă placă și