Sunteți pe pagina 1din 5

Revoluo Francesa

A Frana no sculo XVIII


A situao da Frana no sculo XVIII era de extrema injustia social na poca do Antigo Regime. O Terceiro Estado era formado pelos trabalhadores urbanos, camponeses e a pequena burguesia comercial. Os impostos eram pagos somente por este segmento social com o objetivo de manter os luxos da nobreza. A Frana era um pas absolutista nesta poca. O rei governava com poderes absolutos, controlando a economia, a justia, a poltica e at mesmo a religio dos sditos. Havia a falta de democracia, pois os trabalhadores no podiam votar, nem mesmo dar opinies na forma de governo. Os opositores eram presos na Bastilha (priso poltica da monarquia) ou condenados guilhotina. A sociedade francesa do sculo XVIII era estratificada e hierarquizada. No topo da pirmide social, estava o clero que tambm tinha o privilgio de no pagar impostos. Abaixo do clero, estava a nobreza formada pelo rei, sua famlia, condes, duques, marqueses e outros nobres que viviam de banquetes e muito luxo na corte. A base da sociedade era formada pelo terceiro estado (trabalhadores, camponeses e burguesia) que sustentava toda a sociedade com seu trabalho e com o pagamento de altos impostos. Pior era a condio de vida dos desempregados que aumentavam em larga escala nas cidades francesas.

A vida dos trabalhadores e camponeses era de extrema misria, portanto, desejavam melhorias na qualidade de vida e de trabalho. A burguesia, mesmo tendo uma condio social melhor, desejava uma participao poltica maior e mais liberdade econmica em seu trabalho.

Revoluo Francesa (14/07/1789)


A situao social era to grave e o nvel de insatisfao popular to grande que o povo foi s ruas com o objetivo de tomar o poder e arrancar do governo a monarquia comandada pelo rei Lus XVI. O primeiro alvo dos revolucionrios foi a Bastilha. A Queda da Bastilha em 14/07/1789 marca o incio do processo revolucionrio, pois a priso poltica era o smbolo da monarquia francesa. O lema dos revolucionrios era "Liberdade, Igualdade e Fraternidade ", pois ele resumia muito bem os desejos do terceiro estado francs. Durante o processo revolucionrio, grande parte da nobreza deixou a Frana, porm a famlia real foi capturada enquanto tentava fugir do pas.

Presos, os integrantes da monarquia, entre eles, o rei Lus XVI e sua esposa Maria Antonieta foram guilhotinados em 1793. O clero tambm no saiu impune, pois os bens da Igreja foram confiscados durante a revoluo.

No ms de agosto de 1789, a Assembleia Constituinte cancelou todos os direitos feudais que existiam e promulgou a Declarao dos Direitos do Homem e do Cidado. Este importante documento trazia significativos avanos sociais, garantindo direitos iguais aos cidados, alm de maior participao poltica para o povo.

Girondinos e Jacobinos
Aps a revoluo, o terceiro estado comea a se transformar e partidos comeam a surgir com opinies diversificadas. Os girondinos, por exemplo, representavam a alta burguesia e queriam evitar uma participao maior dos trabalhadores urbanos e rurais na poltica. Por outro lado, os jacobinos representavam a baixa burguesia e defendiam uma maior participao popular no governo. Liderados por Robespierre e Saint-Just, os jacobinos eram radicais e defendiam tambm profundas mudanas na sociedade que beneficiassem os mais pobres.

Em 1795, os girondinos assumem o poder e comeam a instalar um governo burgus na Frana. Uma nova Constituio aprovada, garantindo o poder da burguesia e ampliando seus direitos polticos e econmico. O general francs Napoleo Bonaparte colocado no poder, aps o Golpe de 18 de Brumrio (9 de novembro de 1799) com o objetivo de controlar a instabilidade social e implantar um governo burgus. Napoleo assume o cargo de primeirocnsul da Frana, instaurando uma ditadura.

Concluso

A Revoluo Francesa foi um importante marco na Histria Moderna da nossa civilizao. Significou o fim do sistema absolutista e dos privilgios da nobreza. O povo ganhou mais autonomia e seus direitos sociais passaram a ser respeitados. A vida dos trabalhadores urbanos e rurais melhorou significativamente. Por outro lado, a burguesia conduziu o processo de forma a garantir seu domnio social. As bases de uma sociedade burguesa e capitalista foram estabelecidas durante a revoluo.

Gabriel Monteiro, N 9, 6 B

S-ar putea să vă placă și