Sunteți pe pagina 1din 3

Pratyaya e Vritti: as duas naturezas do pensamento

por kabbalista

Texto de Alexandre Teles, um dos autores do blog o Alvorecer, publicado originalmente em seu blog pessoal, Messis Quidem Multa, no dia 23 de janeiro de 2013. Como complemento anterior leitura deste texto, recomendo que leia: As trs naturezas da ao: Naiskarman, Vikarman e Akarman O impulso humano para a ao composto de pelo menos duas polaridades: a interna, que reflete os desejos e a Inspirao; e a externa, que reflete a influncia das mltiplas vibraes exteriores ao homem que influem sobre a sua mente. Nenhuma ao puramente exterior, por influncia alheia, pois tudo que Karma (ao), incluindo a o akarman, derivado do Pratyaya (temperamento) e do Vritti (reao). O que se diz ento que o homem possui duas mentes, partes integrantes da manifestao do Manas (pensador). Estes conceitos equacionam-se com a natureza do corpo psquico do ser humano. Sua funo conectar a natureza inferior do homem e o mundo exterior sua natureza superior e nica. No entanto, a forma como se constitui o impede, em primeira mo, de permitir uma viso real do mundo. Se imaginarmos a mente humana, analogamente, como uma cebola ou um alvo, onde suas partes se unem formando um todo bem definvel em si, veremos, no centro de todas as partes o Manas. Manas o que grande parte das escolas ocultistas do ocidente costuma nomear corpo astral. Este corpo nossa parte ultrapessoal e ultraindividual, cuja natureza nica em toda a Criao. a alma que desperta o corpo fsico. Em termos mais simples: Conscincia.

Por ser nico e de natureza sutil, Manas precisa de formas intermedirias de manifestao. Ao contrrio das duas outras partes da Individualidade, manas no impessoal. Ele no representa a essncia em si, mas a forma pela qual a essncia se manifesta. Isto significa que Manas no um corpo divino, mas a manifestao da natureza divina. intermedirio entre os dois mundos. Para manifestar-se no corpo fsico, a mente que surge ao redor de Manas necessita de dois princpios: um mais prximo do mundo exterior e outro mais prximo do mundo divino. Estes dois princpios formam o que costumamos nomear Pensamento. A natureza mais prxima de Manas Pratyaya. Pratyaya o que chamamos no ocultismo ocidental de Temperamento. a parte de nosso pensamento/comportamento que nasce conosco. manifestado atravs de quatro princpios bsicos, anlogos aos elementos da Tradio do ocidente:

Esta parte/natureza de nosso pensamento imutvel. Nasce conosco, e morre conosco. Suas nuances so expostas nos aspectos de nosso Tema Natal e demonstram a forma bsica de nossa mente. Prityaya pode ser vista como a semente do homem que vir a ser, pois manifesta-se j na menor infncia. Alm de Prityaya est Vritti. Vritti o pensamento/natureza moldvel, que se associa ao temperamento e est mais prximo do mundo material. Representa a ligao entre o mundo exterior e a nossa natureza interior. Nossa educao, nossas relaes, e tudo que vem do mundo inferior causa impresses em Vritti. Estas impresses, sempre de natureza nica, permanecem armazenadas em nossa memria e vo, de acordo com o temperamento manifestado por Prityaya, definir a ao que tomaremos com base em nosso pensamento. impossvel alterar Pirtyaya. Nosso temperamento nico e definido. No entanto, conhec-lo um passo importante para permitirnos que nossa conscincia efetivamente atue seletivamente sobre aquilo que recebemos do mundo e que impressiona Vritti. No somos receptores perfeitos nem emissores perfeitos. Aquilo que impressiona o nosso corpo astral e perpetua-se em nossa roda de encarnaes uma mistura daquilo que somos ao nascer e daquilo que nos tornamos com o tempo. Por isso to importante aprender a dominar as nossas duas mentes. Entender como estas duas partes de nosso pensamento se unem em um padro de comportamento define como ns encaramos o mundo e como somos capazes de fazer com que o mundo nos sinta, encare e reaja ns. Apesar de no ser possvel fazer com que as duas naturezas sigam o mesmo caminho, conhecendo a forma como as duas

se manifestam na forma de Movimento (ao) possvel fazer com ambas sirvam ao mesmo prposito e que o Carro (mente) se encaminhe na direo correta.

Em posts futuros analisaremos mais profundamente cada uma destas naturezas, buscando compreender as tendncias e motivaes. At l, tomem as rdeas do seu prprio carro!

Fonte: http://oalvorecer.com/2013/02/pratyaya-e-vritti-as-duas-naturezas-do-pensamento/

S-ar putea să vă placă și