Sunteți pe pagina 1din 93

SOCIOLOGIA APLICADA

SOCIOLOGIA APLICADA
Graduao

SOCIOLOGIA APLICADA

APRESENTAO DA DISCIPLINA
Os tempos atuais nos trazem mudanas que so cada vez mais aceleradas. Estas se refletem em nosso cotidiano exigindo-nos adaptaes e assimilaes constantes. O nosso jeito de falar, trabalhar, assim como de estudar so alterados. No estudamos mais como antigamente. Hoje, temos um elemento-chave que faz parte, permanentemente, desta atividade - o computador. Os currculos escolares se modificam para acompanhar essas mudanas e como um dos frutos de todas essas transformaes temos uma nova metodologia de ensino que o Ensino a Distncia EaD. Dentro desse contexto descrito acima, a Sociologia, como outras disciplinas, inicia sua trajetria on-line ao seu lado. Tendo em vista essas novas necessidades, procuramos organizar uma disciplina que propicie a voc aluno uma auto-suficincia, isto , que voc seja capaz de conduzir o seu processo de aprendizagem, fazendo a leitura do material, interagindo com o contedo e se auto-avaliando ao final de cada unidade de estudo. Se por um lado a Sociologia considerada uma cincia nova, pois nasceu no sculo XIX, por outro lado, considerada tambm uma cincia dinmica que incorpora novas questes, constantemente, ao seu objeto de estudo e amplia suas relaes com outras cincias. E essa viso dinmica que enfatizamos em nossos estudos, procurando no s transmitir conhecimentos, mas estimular a reflexo, contribuindo para fomentar a produo de conhecimentos atravs da pesquisa. Dessa forma, iremos introduzi-lo no estudo das principais problemticas que fazem parte do arcabouo terico desta disciplina, assim como no deixaremos de examinar seus principais pensadores que montaram os diferentes paradigmas no intuito de embas-lo para a compreenso da realidade social aplicando a teoria prtica atravs de exemplos de sua vida real. As profundas mudanas que vivenciamos hoje conferem Sociologia um especial papel analtico, da a importncia do seu ensino na formao profissional de diferentes reas, contribuindo para que este profissional possa construir uma postura crtica e consciente deste quadro, assumindo um papel ativo na busca de uma sociedade mais justa e solidria. Estaremos presente para auxili-lo nesta tarefa quando for preciso, por isso vamos em frente, cumprindo passo a passo as atividades propostas, administrando bem o seu tempo e alcanando todos os prazos!

SOCIOLOGIA APLICADA

SOCIOLOGIA APLICADA
Graduao

SOCIOLOGIA APLICADA

A FORMAO DA SOCIOLOGIA

UNIDADE 1

COMO CONHECIMENTO CIENTFICO


Prezado aluno iniciaremos os nossos estudos de Sociologia fazendo uma anlise do contexto scio-histrico que propiciou o seu surgimento e, a partir da, poderemos entender melhor o seu conceito e o seu objeto de estudo.

OBJETIVO DA UNIDADE:
Analisar as condies scio-histricas que favoreceram o surgimento da Sociologia como cincia, identificando seu objeto de estudo e comparando as diferentes posturas paradigmticas neste contexto, a fim de que possa participar do processo social conscientemente.

PLANO DA UNIDADE:
O contexto scio-histrico e intelectual do surgimento da Sociologia. A crise do Feudalismo. A formao dos Estados-Nacionais. O Mercantilismo e a expanso comercial ultramarina. A Sociologia se estabelece como Cincia.

Bem-vindo primeira unidade de estudo. Sucesso!

UNIDADE 1 - A FORMAO DA SOCIOLOGIA COMO CONHECIMENTO CIENTFICO

O CONTEXTO SCIO-HISTRICO E INTELECTUAL DO SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA


O surgimento da Sociologia pode ser identificado no bojo de um amplo processo histrico que tem incio na transio feudal-capitalista, quando se d a desagregao da sociedade feudal no sculo XV e vai at o perodo das revolues burguesas - revoluo industrial inglesa e a revoluo francesa no sculo XVIII, marcando a consolidao da sociedade capitalista. Respondendo a essas indagaes, estaremos com os nossos estudos bem encaminhados... Sendo assim, vamos em frente!

A CRISE DO FEUDALISMO
Caminharemos juntos nesta etapa, visando entender que, para que a nova ordem pudesse ganhar espao, o Feudalismo teria que extinguir todas as suas possibilidades de reproduo. A partir dos sculos XV e XVI podemos observar que grandes transformaes ocorreram na Europa e, conseqentemente, no mundo todo. Esses acontecimentos desestruturaram o sistema feudal existente e deram origem a um novo sistema o capitalismo. A grande crise do feudalismo desenvolveu-se na Europa Ocidental no sculo XIV, atingindo indiscriminadamente campo e cidade, disseminando a fome, epidemias e as guerras, podendo ser explicada por um conjunto de fatores que trouxe, como conseqncia, a superao do sistema feudal. A economia medieval encontrava-se em crise face baixa produtividade agrcola, ocasionada pelo esgotamento dos solos - utilizao inadequada de tcnicas agrcolas predatrias - o que projetava um declnio na produo de alimentos, gerando a fome e, conseqentemente, as epidemias. Em meados do sculo XIV, os comerciantes genoveses trouxeram da regio do Mar Negro uma epidemia que, no espao de dois anos, espalhou a morte por toda a Europa, atingindo homens e mulheres adultos e crianas de todos os segmentos sociais, sendo conhecida como Peste Negra um castigo de Deus. A crise se agravou na medida em que os senhores feudais viram seus rendimentos declinarem devido falta de trabalhadores e ao despovoamento dos campos.
Capitalismo: sistema social baseado no capital, no dinheiro.

SOCIOLOGIA APLICADA A mortalidade trazida pela fome e a peste negra foi ainda ampliada pela longa Guerra dos Cem Anos (1337/1453), desencadeada pela disputa das regies de Bordus e Flandres, entre Frana e Inglaterra. A conjuntura de epidemias, de aumento brutal da mortalidade e de superexplorao camponesa que caracterizou a Europa do sculo XIV trazendo a crise, foi sendo superada no decorrer do sculo XV, com a retomada do crescimento populacional, agrcola e comercial.

FORMAO DOS ESTADOS-NACIONAIS


Para acompanharmos as transformaes em curso, fundamental concentrarmos-nos na aliana entre a burguesia e o rei, que resulta na formao dos Estados-Nacionais, verificando-se a consolidao territorial a partir de prticas polticas absolutistas, com o fortalecimento do poder e autoridade dos reis. Essa nova forma de organizao poltica atendia aos interesses tanto da nobreza quanto da burguesia. Os nobres, apesar de sua crescente dependncia frente aos reis e da perda de autonomia, tiveram assegurados os seus privilgios feudais sobre os camponeses, mantendo suas terras e os seus ttulos nobilirquicos, alm de cargos administrativos, penses e chefias de regimentos militares. Os burgueses procuraram aliar-se aos reis, financiando-os com recursos para a manuteno de exrcitos profissionais permanentes, necessrios manuteno da ordem e do poder. Alm disso, a centralizao poltica e administrativa trouxe a gradual unificao de impostos, leis, moedas, pesos, medidas e alfndegas em cada pas, beneficiando o comrcio e a burguesia. Os Estados-Nacionais, formados a partir de fins do sculo XIV em Portugal e durante o sculo XV na Frana, Espanha e Inglaterra, evoluram no sentido do Absolutismo monrquico. Sistema poltico o qual o rei detm o poder total, cabendo-lhe o direito de impor leis e obedincia aos sditos. Mesmo as regies que permaneceram divididas em pequenos reinos e cidades, como a Itlia e a Alemanha, a tendncia foi para o fortalecimento do poder poltico dos governantes locais.

MERCANTILISMO E A COMERCIAL ULTRAMARINA

EXPANSO

Veremos agora como os europeus pioneiramente Espanha e Portugal - chegam a regies nunca antes alcanadas e quais os seus verdadeiros interesses. A expanso territorial implementada pela poltica

UNIDADE 1 - A FORMAO DA SOCIOLOGIA COMO CONHECIMENTO CIENTFICO mercantilista resultou na conquista e explorao de novos territrios denominados colnias e estas passando a cumprir o papel de complementaridade da economia da metrpole, constituindo-se em fontes geradoras de riquezas dos pases europeus. Atravs do Pacto Colonial, ficava assegurada a exclusividade das transaes mercantis estabelecidas entre as metrpoles e suas respectivas colnias, numa relao tambm conhecida como monoplio comercial. Dentre as caractersticas do Mercantilismo, podemos identificar: expanso martima comercial e a conquista de novos mercados fornecedores de matrias-primas e mo-de-obra; busca incessante do lucro, atravs da manuteno de uma balana comercial de supervit, ou seja, exportar sempre mais do que importar; idia metalista nvel de riqueza de um pas medido pelo montante de ouro e prata acumulado em seu tesouro nacional; absolutismo monrquico poder poltico centralizado em torno do rei que constitua-se na autoridade maior do sistema, com o Estado controlando a poltica econmica em favor dos interesses burgueses. As prticas mercantilistas impulsionaram o crescimento do capitalismo comercial dando origem acumulao primitiva de capitais, pr-condio necessria ao desenvolvimento do prprio capitalismo.

Secularizao
importante agora, percebermos as mudanas do entendimento do homem sobre si mesmo e o mundo. Na transio feudal-capitalista surge um novo homem, principalmente nos centros urbanos, mais crtico e sensvel, representando um pensamento antropocntrico o homem como o centro de todas as coisas e racionalista crena ilimitada na capacidade da razo em dar conta do mundo - movimento resgatado da antiguidade greco-romana, que chocava-se com a postura teocntrica e dogmtica, definida pelo poder clerical na Idade Mdia. Desenvolve-se, ento, uma nova forma de entender a realidade, isto , a razo passou a ser considerada o elemento principal de interpretao dos fatos. O homem constri uma concepo anticlerical apoiada em bases de liberdade, que no precisava se submeter autoridade divina imposta pela Igreja Catlica.

Renascimento
O Renascimento foi um movimento intelectual que marcou a cultura europia entre os sculos XIV e XVI, originrio da Itlia e irradiado por toda a Europa.

SOCIOLOGIA APLICADA Est associado ao humanismo e fudamentado nos conceitos da civilizao da antiguidade clssica, numa demonstrao de menosprezo pela Idade Mdia, considerada como noite de mil anos ou escurido. O Renascimento representou uma nova viso de mundo que atendia plenamente aos interesses da burguesia em ascenso. Suas principais caractersticas eram o racionalismo, crena na razo como forma explicativa do mundo em oposio f; o antropocentrismo, colocando o homem no centro de todas as coisas, em oposio ao teocentrismo e o individualismo, em oposio ao coletivismo cristo. O Humanismo pregava a pesquisa, a crtica e a observao, em oposio ao princpio da autoridade. A explicao da origem italiana do Renascimento e do Humanismo, se d em funo da riqueza das cidades italianas, da presena de sbios bizantinos, da herana clssica da Antiga Roma e da difuso do mecenato. A inveno da Imprensa contribuiu muito para a divulgao das novas idias.

Fases do Renascimento
O Renascimento pode ser dividido em trs grandes fases, correspondentes aos sculos XIV, XV e o XVI. Trecento - sculo XIV - manifesta-se predominantemente na Itlia, mais especificamente na cidade de Florena, plo poltico, econmico e cultural da regio. Giotto, Boccaccio e Petrarca esto entre seus representantes. Suas caractersticas gerais so o rompimento com o imobilismo e a hierarquia da pintura medieval - valorizao do individualismo e dos detalhes humanos; Quatrocento - sculo XV - o Renascimento espalha-se pela pennsula itlica, atingindo seu auge. Neste perodo atuam Botticelli, Leonardo da Vinci, Rafael e, no seu final, Michelangelo, considerados os trs ltimos o trio sagrado da Renascena. As caractersticas gerais do perodo so: inspirao greco-romana (paganismo e lnguas clssicas), racionalismo e experimentalismo; Cinquecento sculo XVI - o Renascimento torna-se neste sculo um movimento universal europeu, tendo, no entanto, iniciado sua decadncia. Ocorrem as primeiras manifestaes maneiristas e a Contra-reforma instaura o Barroco como estilo oficial da Igreja Catlica. Na literatura atuaram Ludovico Ariosto, Torquato Tasso e Nicolau Maquiavel, j na pintura eram Rafael e Michelangelo.

O Iluminismo
O Iluminismo foi o movimento intelectual desenvolvido na Frana no sculo XVII e teve o seu apogeu durante o sculo XVIII - o chamado Sculo das Luzes, que enfatizava o domnio da razo e da cincia como formas de explicao para todas as coisas do universo, substituindo as crenas religiosas e o misticismo que bloqueavam a evoluo do homem desde a Idade Mdia.

UNIDADE 1 - A FORMAO DA SOCIOLOGIA COMO CONHECIMENTO CIENTFICO Para os filsofos iluministas, o homem era naturalmente bom, porm era corrompido pela sociedade com o passar do tempo. Eles acreditavam que se todos fizessem parte de uma sociedade justa, com direitos iguais para todos, a felicidade comum seria alcanada. Por esta razo, eles eram contra as imposies de carter religioso, contra as prticas mercantilistas, contrrios ao absolutismo do rei, alm dos privilgios dados nobreza e ao clero. O Iluminismo foi mais intenso na Frana onde influenciou a Revoluo Francesa, assim como na Inglaterra e em diversos pases da Europa onde a fora dos protestantes era maior, chegando a ter repercusses, mesmo em alguns pases catlicos. Podemos dizer que, de certo modo, este movimento herdeiro da tradio do Renascimento e do Humanismo por defender a valorizao do Homem e da Razo, contribuindo tambm para o avano do capitalismo e da sociedade moderna na medida em que disseminava os ideais de uma sociedade livre, com possibilidades de transio de classes e mais oportunidades iguais para todos. Economicamente, o Iluminismo identificava que era da terra e da natureza que deveriam ser extradas as riquezas dos pases. Segundo Adam

Smith, cada indivduo deveria procurar lucro prprio sem escrpulos o que, em sua viso, geraria um bem-estar geral na civilizao. Os principais filsofos do Iluminismo foram: John Locke (1632-1704), ele acreditava que o homem adquiria conhecimento com o passar do tempo atravs do empirismo; Voltaire (1694-1778), ele defendia a liberdade de pensamento e no poupava crtica intolerncia religiosa; Jean-Jacques Rousseau (1712-1778), ele defendia a idia de um estado democrtico que garantia igualdade para todos; Montesquieu (1689-1755), ele defendeu a diviso do poder poltico em Legislativo, Executivo e Judicirio; Denis Diderot (1713-1784) e Jean Le Rond dAlembert (1717-1783), juntos organizaram uma enciclopdia que reunia conhecimentos e pensamentos filosficos da poca.

O outro lado da moeda


Estas transformaes foram acompanhadas, nos sculos XVII e XVIII, por mudanas polticas, tais como: a Revoluo Inglesa, a Revoluo

SOCIOLOGIA APLICADA Americana e a Revoluo Francesa, que introduziram grandes alteraes nessas sociedades e influenciaram a mudana de outras no mundo a fora. Voc pode observar que a sociedade que antes tinha suas bases na produo da terra passa a ter suas bases na produo industrial e trouxe consigo uma nova forma de trabalho, que o trabalho assalariado. Este tambm trouxe novas formas de relaes entre as pessoas e de representatividade nos governos. Tudo mudava. Aquela sociedade tradicional que antes existia estava completamente transformada precisando se organizar para atender s novas necessidades.

Revoluo Industrial Inglesa


Agora, iremos pesquisar a revoluo que alterou a relao entre os homens, configurando as formas do mundo contemporneo. No decorrer do sculo XVIII, a Europa Ocidental passou por uma grande transformao no setor da produo, em decorrncia dos avanos das tcnicas de cultivo e da mecanizao das fbricas, a qual se deu o nome de Revoluo Industrial. A inveno e o aperfeioamento das mquinas permitiram o aumento vertiginoso da produtividade, resultando na diminuio dos preos dos produtos e o crescimento do consumo e dos lucros. Esse momento revolucionrio de passagem da energia humana, hidrulica e animal para motriz, o ponto culminante de uma revoluo tecnolgica, social e econmica, cujas origens podem ser encontradas nos sculos XVI e XVII, com a poltica de incentivo ao comrcio, adotada pelos Estados-Nacionais e a adoo da poltica mercantilista. A acumulao de capitais nas mos dos comerciantes burgueses e a abertura dos mercados proporcionada pela expanso martima estimularam o crescimento da produo, exigindo mais mercadorias e preos menores. Gradualmente, passou-se do artesanato disperso para a produo em oficinas e destas para a produo mecanizada nas fbricas. Para Karl Marx, a Revoluo Industrial integra o conjunto das chamadas Revolues Burguesas do sculo XVIII, responsveis pela crise do Antigo Regime na passagem do capitalismo comercial para o industrial. Os outros dois movimentos que a acompanham so a Independncia dos Estados Unidos e a Revoluo Francesa que, sob influncia dos princpios iluministas, assinalam a transio da Idade Moderna para a Idade Contempornea. A Inglaterra foi o pas pioneiro da industrializao, sendo que alguns fatores contriburam para isso: o principal deles foi a aplicao de uma poltica econmica liberal em meados do sculo XVIII, liberalizando a indstria e o comrcio o que acarretou um enorme progresso tecnolgico e aumento da produtividade em um curto espao de tempo;

UNIDADE 1 - A FORMAO DA SOCIOLOGIA COMO CONHECIMENTO CIENTFICO a Lei de Cercamento dos Campos, denominados enclouseres marcou o fim do uso comum das terras, expulsando o homem do campo e gerando o trabalhador livre. Na medida em que no tinham mais condies de vida no meio rural, partiam para as cidades, gerando forte concentrao de mo-de-obra urbana, o que favorecia s indstrias; a Inglaterra possua grandes reservas de carvo mineral em seu subsolo, a principal fonte de energia para movimentar as mquinas e as locomotivas a vapor. Possuam tambm considerveis reservas de minrio de ferro, principal matriaprima utilizada neste perodo. a burguesia inglesa tinha capital suficiente para financiar as fbricas, comprar matria-prima, mquinas e contratar empregados por causa da grande taxa de poupana que existia na poca; a agricultura inglesa desenvolveu-se com a difuso de novas tcnicas e instrumentos de cultivo. A mecanizao da produo criou o proletariado rural e urbano, composto de homens, mulheres e crianas, submetido a jornadas de trabalho dirias, extensivas e intensivas, de mais de 16 horas no campo ou nas fbricas. Com a Revoluo Industrial, consolida-se o sistema capitalista baseado em duas classes fundamentais: a burguesia detentora do capital e o proletariado, que nada possuam a no ser a sua fora de trabalho, que vendiam aos capitalistas em troca de um salrio. O capital apresenta-se sob a forma de terras, dinheiro, lojas, mquinas ou crdito. O agricultor, o comerciante, o industrial e o banqueiro, donos do capital, controlam o processo de produo, contratam ou demitem os trabalhadores, conforme seus interesses. As formas de transformao de matrias-primas em produtos so: trabalho artesanal a forma mais primitiva de trabalho, dominada pelo homem h milhares de anos. O trabalho era manual, sem a utilizao de mquinas e o arteso realizava sozinho todas as etapas da produo, desde o preparo da matria-prima at o acabamento final dos produtos, no havendo diviso do trabalho. O arteso era dono dos meios de produo - oficina e ferramentas simples - possuindo tambm o produto final de seu trabalho. trabalho manufaturado estgio intermedirio entre o artesanato e a indstria. Neste processo, podemos observar o uso de mquinas simples e a diviso social do trabalho (especializao do trabalhador) com cada trabalhador ou grupo de trabalhadores, realizando uma etapa para a obteno do produto final. Na manufatura, j encontramos a figura do capitalista com interferncia direta no processo produtivo, passando a comprar a matriaprima e a determinar o ritmo de produo. indstria moderna com a mecanizao da produo introduzida pela Revoluo Industrial, os trabalhadores perdem o controle do processo

SOCIOLOGIA APLICADA produtivo, passando a trabalhar para um patro burgus - na condio de operrios empregados assalariados. Esses trabalhadores passam a manejar mquinas que pertencem agora ao empresrio, dono dos meios de produo e para o qual se destina o lucro, sendo que a matria-prima e o produto final no mais lhes pertencem. Temos como etapas da industrializao, os seguintes perodos: Primeira Revoluo Industrial desenvolvida entre meados do sculo XVIII at as ltimas dcadas do sculo XIX, com a predominncia do trabalho intensivo com jornadas de trabalho de at 16 horas por dia, com baixa remunerao do operariado. Utilizao de mquinas vapor nas indstrias txteis, sendo que a grande fonte de energia era o carvo mineral. Segunda Revoluo Industrial compreendida entre as ltimas dcadas do sculo XIX at o final da dcada de 1970 sculo XX. A jornada de trabalho cai para 8 horas dirias e passa a ser regulamentada por leis trabalhistas, a partir dos avanos sociais relativos ao processo histrico de cada pas. O petrleo vai substituindo o carvo at se constituir na principal fonte de energia e a indstria automobilstica como maior atividade produtiva. Terceira Revoluo Industrial conhecida tambm como Revoluo Tcnico-Cientfica, tem incio a apartir da segunda metade da dcada de 1970, sendo caracterizada pelo avano do conhecimento e tecnologia avanada. As jornadas de trabalho so mantidas em 8 horas dirias. Os setores de ponta so a informtica, a robtica, as telecomunicaes, a qumica fina e a biotecnologia. Neste perodo, temos uma diversificao quanto s fontes de energia hidrognio, energia solar, etc. A Revoluo Industrial favoreceu tambm o desenvolvimento dos transportes. Logo vieram a locomotiva e a navegao a vapor, o que fez com que houvesse uma reduo nos custos dos fretes, baixando os preos dos produtos e aumentando o consumo. Com a Revoluo Industrial, a Inglaterra se transformou no maior produtor e exportador de produtos manufaturados e a populao dos centros urbanos cresceu assustadoramente. No podemos esquecer de que havia nesse pas matrias-primas indispensveis para o funcionamento e a construo dessas mquinas carvo e ferro. E, ento, voc j pode imaginar o que foi acontecendo: a burguesia investiu na inovao tecnolgica e as mquinas foram cada vez mais se aprimorando e aumentando a produo que se expandia por todo o mundo, estabelecendo laos de dependncia entre as naes. O trabalho assalariado que substitui o trabalho artesanal ganha fora utilizando-se fortemente da mo-de-obra feminina e infantil e a energia a vapor cresce em lugar da energia humana.

Revoluo Francesa
A Revoluo Francesa um importante marco histrico da transio do feudalismo para o capitalismo, inaugurando um novo modelo de sociedade baseada na economia de mercado.

UNIDADE 1 - A FORMAO DA SOCIOLOGIA COMO CONHECIMENTO CIENTFICO A Revoluo Francesa significou o colapso das instituies feudais do Antigo Regime e o fim da monarquia absoluta na Frana. Ao mesmo tempo, propiciou a ascenso da burguesia ao poder poltico, fortalecendo as condies essenciais para a consolidao do capitalismo. Movimento poltico de extrema relevncia para o continente europeu e para o Ocidente, a Revoluo Francesa teve incio em 1789 e se prolongou at 1815. Sofreu grande influncia dos ideais do Iluminismo, baseando-se no direito liberdade, igualdade e fraternidade e nos princpios democrticos e liberais da Independncia Americana(1776). O xito do processo revolucionrio francs, encerrando os privilgios da nobreza e do clero, serviu de motivao para novos movimentos em direo ao igualitarismo em outras partes da Europa. A Revoluo Francesa pode ser subdividida em quatro grandes perodos: a Assemblia Constituinte, a Assemblia Legislativa, a Conveno e o Directrio.

Causas da Revoluo
A Revoluo Francesa foi resultado de uma conjugao de fatores sociais, econmicos, polticos e, pelo menos um desses fatores, apontado, pela maioria dos historiadores, como determinante para o desencadeamento do processo revolucionrio. Trata-se do descontentamento do povo com os abusos e privilgios do regime absolutista. A composio social da sociedade francesa, na segunda metade do sculo XVIII, marcada por uma rgida hierarquia e estratificao social. A hierarquia social francesa propiciava honras e privilgios em funo do nascimento e dividia a populao de maneira discriminatria segundo ordens ou estados. De um lado, duas classes o clero e a nobreza, que juntas usufruam dos privilgios e da riqueza produzida pela sociedade francesa. O Clero ou 1 Estado composto por importantes membros da Igreja Catlica, originrio da nobreza, que em 1789 representava 2% da populao francesa. A Nobreza ou 2 Estado formado pelo rei e sua famlia, bem como outros nobres como: condes, duques, marqueses, aproximava-se de 1,5% dos habitantes. Controlava a maior parte das terras, concentrando em suas mos boa parte de tudo que produziam os camponeses; gozava de inmeros privilgios e no pagava impostos. Do outro lado, o povo base da sociedade francesa, que sustentava pelo peso de impostos que pagava, a vida de riqueza e muito luxo dos nobres e do clero. O Povo ou 3 Estado era formado pela burguesia, pelos trabalhadores urbanos (a maioria deles desempregados), artesos e camponeses - sans cullotes.

SOCIOLOGIA APLICADA O desenvolvimento do comrcio e da indstria, assim como a conquista de novos mercados na Europa e fora dela, fizeram a burguesia acumular riquezas muito rapidamente. A confortvel posio que desfrutava no campo dos negcios, contrastava com a desfavorvel condio que a burguesia ocupava na vida poltica do regime absolutista. Apesar de rica, a estrutura social francesa barrava a ascenso da burguesia, uma vez que os privilgios, honras e ttulos estavam reservados somente nobreza e ao alto clero. Alm disso, a m administrao das finanas, a cobrana excessiva de impostos e os gastos descontrolados da nobreza eram considerados obstculos aos interesses burgueses. Os camponeses e os trabalhadores urbanos que representavam a esmagadora maioria da populao francesa viviam em precrias condies de vida e de existncia, ou seja, em quase absoluta misria. No campo, embora grande parte dos camponeses fosse livre, somente uma pequena parcela podia manter-se com a produo da terra. A elevada carga de impostos relegou boa parte dos pequenos proprietrios a subsistir trabalhando nas propriedades dos grandes senhores ou dedicar-se a
Liberalismo: corrente poltica de pensamento que defende a liberdade do indivduo frente ao intervencionismo do Estado.

produo artesanal. Por outro lado, o progresso industrial no representou para a classe trabalhadora operria uma melhoria das condies de vida e de trabalho. A classe operria convivia com salrios muito baixos e com altos nveis de desemprego. O quadro de desigualdade social da sociedade francesa, alimentado pela crise econmico-financeira do Antigo Regime, tornou ainda mais precrias as condies em que viviam os trabalhadores do campo e da cidade. Relegados a condies miserveis de existncia, camponeses e trabalhadores urbanos desejavam novas formas de vida e de trabalho. As origens do processo revolucionrio francs de 1789 devem ser buscadas nas contradies dos interesses estabelecidos pelo regime absolutista e as novas foras sociais que estavam em ascenso. Ou seja, os interesses econmicos e polticos da nova e poderosa classe burguesa sufocada por uma organizao social aristocrtica e decadente fizeram despertar o povo (o terceiro estado), que passou a rejeitar as ordens, as diferenas sociais e as restries. Diante das promessas igualdade e fraternidade, o povo foi atrado para a causa revolucionria.

A SOCIOLOGIA SE ESTABELECE COMO CINCIA


Tendo em vista todos estes acontecimentos, Augusto Comte (17981857) defende uma proposta para resolver os problemas da sociedade de sua poca que viria atravs da reforma intelectual do homem alcanando a reforma das instituies.

UNIDADE 1 - A FORMAO DA SOCIOLOGIA COMO CONHECIMENTO CIENTFICO Estas reformas estavam embasadas no Liberalismo que triunfara no sculo XIX e pregava a liberdade e a igualdade inata entre os homens. Porm, suas reformas estabeleciam a autoridade e a ordem pblica contra os abusos do individualismo da Escola Liberal (RIBEIRO JR. 1988:15). A Sociologia nasce como resposta a esse individualismo pregado pela sociedade capitalista e vai assim enfatizar as aes altrustas entre os homens. O positivismo de Comte comparava a sociedade vida orgnica, cujas partes que a constituem desempenham funes que se orientam para a preservao do todo. Sendo assim, a sociedade no poderia sofrer revolues violentas e sim se desenvolver harmoniosamente. Repudia o laissez-faire do Liberalismo, pregando o planejamento social. Comte defendia a idia de que as cincias deveriam atingir a mxima objetividade possvel. A influncia de Comte foi alm da escola francesa, atingindo tambm os republicanos no Brasil, como podemos observar, o lema na bandeira nacional Ordem e Progresso.
Positivismo: corrente filosfica cujo iniciador foi Augusto Comte. Defendia a cincia acima de tudo. Laissez-faire: expresso francesa que transmite uma das essncias do Liberalismo que dizia: deixai - fazer, ou seja, o homem era livre para fazer o que quisesse. Objeto de estudo: aquilo que vai ser estudado pelo cientista.

A especificidade do conhecimento sociolgico


As cincias se distinguem pelos seus objetos de estudo e pelos seus mtodos. E com a Sociologia no vai ser diferente. Se observarmos uma sociedade, veremos que os homens praticam atos que podemos chamar de individuais, tais como: dormir, respirar, caminhar, como tambm, praticam atos considerados sociais casar, fazer reunies, pedir demisso so situaes que s podem ser entendidas atravs das relaes que se estabelecem entre indivduos ou grupos de indivduos e que no podem ser entendidas isoladamente. So estes fatos coletivos que interessam Sociologia, pois suas causas so encontradas no no individual, mas sim na sociedade.

HORA DE SE AVALIAR! No esquea de realizar as atividades desta unidade de estudo, presentes no caderno de exerccio! Elas iro ajudlo a fixar o contedo, alm de proporcionar sua autonomia no processo de ensino-aprendizagem. Caso prefira, redija as respostas no caderno e depois as envie atravs do nosso ambiente virtual de aprendizagem (AVA). Interaja conosco!

Nesta primeira unidade estudamos a formao da Sociologia como conhecimento cientfico. Na prxima unidade, estudaremos a Sociologia Clssica. Espero voc na prxima unidade. Temos muito que estudar!

SOCIOLOGIA APLICADA

SOCIOLOGIA APLICADA
Graduao

EXERCCIOS

SOCIOLOGIA APLICADA

UNIDADE 1

A FORMAO DA SOCIOLOGIA COMO CONHECIMENTO CIENTFICO


EXERCCIOS DE AUTO-AVALIAO
1. A partir da transio feudal-capitalista, surge uma nova postura intelectual do homem, nova forma de ver a realidade e uma nova maneira de interpretar as coisas sagradas, que o colocava numa condio de liberdade, rompendo com a submisso diante da autoridade divina: a) b) c) d) e) existencialismo; positivismo; marxismo; racionalismo; tomismo.

2. A Sociologia a cincia que estuda as aes humanas sob qual perspectiva? a) As aes humanas fora do contexto histrico-social; b) c) d) e) As aes humanas comparativamente s demais espcies animais; As aes humanas tomadas isoladamente; As aes humanas tomadas em coletividade; As aes humanas tomadas em estado de natureza.

3. Dentre os pensadores iluministas, destacamos Jean-Jacques Rousseau (1712-1778), que defendia a idia de: a) procura do lucro individual sem escrpulos; b) c) d) e) centralizao poltica em torno de um Estado forte; intolerncia religiosa; um estado democrtico que garanta igualdade para todos; diviso do poder poltico em Legislativo, Executivo e Judicirio.

4. A Crise Geral do Feudalismo do sculo XIV, s foi superada em funo da: a) b) c) d) e) retomada do crescimento populacional, agrcola e comercial; linha de crdito bancria obtida junto aos reis; Revoluo Industrial Inglesa; fatores naturais dada a f religiosa do povo; unio entre todos os segmentos sociais em torno do Pacto de Moncloa.

5. A produo industrial trouxe consigo uma nova forma de expresso do trabalho: a) b) c) d) e) servil; escravo; voluntrio; assalariado; terceirizado.
9

UNIDADE 1 - A FORMAO DA SOCIOLOGIA COMO CONHECIMENTO CIENTFICO 6. A Revoluo Industrial inglesa, utiliza em seus momentos iniciais, que tipos de energia? a) b) c) d) e) Energia humana e energia elica; Energia humana e energia a vapor; Energia humana e energia nuclear; Energia humana e energia eltrica; Energia humana e energia solar.

7. Que tipo de motivao, inserida na lgica do capitalismo, levou a classe burguesa a investir em inventos? a) b) c) d) e) Acompanhar o ritmo de produo da classe trabalhadora; Retrao da produo para atendimento do mercado interno; Atender as exigncias dos reis; Renovao do parque industrial; Racionalizao e aumento da produo.

8. Com a Revoluo Industrial, que tipo de fenmeno populacional se deu na Inglaterra? a) b) c) Aumento vertiginoso das populaes urbanas; Envelhecimento assustador da populao adulta; Aumento da populao feminina, uma vez que o nmero de bito entre os homens aumentou em face da explorao desumana do trabad) e) lhador; Alta na taxa de mortalidade infantil, num processo de contaminao produzida pelas mquinas; Aumento da taxa de mortalidade, tanto dos homens quanto das mulheres, em razo de que, as condies de trabalho no sistema capitalista, se apresentavam mais hostis do que as verificadas no sistema feudal.

EXERCCIOS DE APRENDIZAGEM E FIXAO


1. O que foi o Renascimento e quais as suas principais caractersticas? ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________

2. O que foi o Pacto Colonial e quais as partes envolvidas neste acordo? ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________

10

SOCIOLOGIA APLICADA

SOCIOLOGIA APLICADA
Graduao

SOCIOLOGIA APLICADA

A SOCIOLOGIA CLSSICA

UNIDADE 2

Como vimos na Unidade 1, a Sociologia enquanto cincia surgiu como resposta intelectual para as crises decorrentes da implantao e da consolidao das sociedades capitalistas modernas. Nesta segunda unidade de estudo, vamos a Sociologia Clssica.

OBJETIVOS DA UNIDADE:
Compreender o pensamento de trs autores considerados clssicos na Sociologia do sculo XIX e no incio do sculo XX. So eles mile Durkheim, Max Weber e Karl Marx.

PLANO DA UNIDADE:
Uma nova cincia: a Sociologia. A Sociologia de mile Durkheim. A Sociologia de Karl Marx. A Sociologia compreensiva de Max Weber.

Bons estudos!

25

UNIDADE 2 - A SOCIOLOGIA CLSSICA

UMA NOVA CINCIA: A SOCIOLOGIA


As transformaes sociais, econmicas e polticas desencadeadas pelo duplo processo revolucionrio - a Revoluo Industrial e a Revoluo Francesa, no sculo XVIII - fizeram emergir um novo gnero de questes sociais que despertou o interesse de filsofos e intelectuais em investigar a sociedade. A sociedade passava assim a se constituir em objeto de estudo de uma nova cincia a Sociologia. Observadores da nascente sociedade industrial, cada um deles procurou em estudos que realizaram, estavam interpretar as questes sociais fundamentais da sociedade de seu tempo. Todos trs, de maneira diversa, comprometidos com o propsito de apresentar respostas para a crise da sociedade moderna. Suas obras apresentam distintas interpretaes das crises sociais de uma nova sociedade que nasce mergulhada em contradies profundas. Para Durkheim(1858-1917), a crise da sociedade industrial moderna estava associada fragilidade moral da poca em orientar com eficcia a conduta dos indivduos. A sociedade s poderia manter sua estrutura e equilbrio se reconstitusse uma nova moral comum que pudesse reunir os membros da coletividade. Para ele, a Sociologia deveria servir para resgatar o bom funcionamento da sociedade, reconstruindo novos hbitos e valores, instituindo, enfim, uma nova moral capaz de recuperar a normalidade social e preservando, assim, a ordem social. Para Karl Marx (1818-1883), a questo fundamental da sociedade do seu tempo eram as contradies insolveis engendradas pela sociedade capitalista. O antagonismo entre as classes sociais constitua a realidade concreta do capitalismo. Para ele, a diviso do trabalho entre os homens era uma fonte inesgotvel de explorao e alienao. A cincia, em sua tarefa de conhecer a realidade, deveria converter-se em um instrumento poltico para a transformao social. A contribuio dos trabalhos realizados por Weber(1864-1920) tornouse referncia para o desenvolvimento da Sociologia. Polmico pelas crticas ao positivismo de Durkheim e ao Materialismo Histrico de Marx, Weber foi capaz de compreender as particularidades das cincias humanas realando o carter particular de cada formao social e histrica, realando aquilo que ela apresenta de especfico.

Caro aluno, saiba que quando buscamos empreender uma anlise da vida social, nos deparamos com um conjunto significativo de pressupostos tericos, que nos levam a diferentes abordagens e concepes metodolgicas tambm variada. A marca principal da anlise sociolgica do fenmeno social a pluralidade de abordagens e contribuies tericas que nos informam como a realidade e a vida social foram analisadas e interpretadas. Essa diversidade terica nos permite construir diferentes imagens do fenmeno estudado e apontam para diferentes direes.

26

SOCIOLOGIA APLICADA

A SOCIOLOGIA DE MILE DURKHEIM


Embora, Auguste Comte seja reconhecidamente apresentado como fundador da Sociologia pela sua preocupao de dotar a Sociologia de bases cientficas, Durkheim desta cincia. Representante do Positivismo, uma das preocupaes centrais de Durkheim foi estabelecer a Sociologia como uma disciplina rigorosamente cientfica. De acordo com Durkheim, a Sociologia deveria assentar-se em uma base slida afastando-se de todas as orientaes que transformavam a investigao social numa deduo de fatos particulares, mergulhada em generalidades abstratas, interpretando a realidade social sem critrios e limites impostos pela cincia. Autor de obras essenciais para o pensamento sociolgico, como: A Diviso de Trabalho Social (1893), As Regras do Mtodo Sociolgico (1895), O Suicdio (1897) e As Formas Elementares da Vida Religiosa (1909). Em sua viso, a Sociologia deveria delimitar com rigor distinto do objeto analisado por outras cincias. Em sua obra As Regras do Mtodo Sociolgico (1895), Durkheim afirmava que a Sociologia deveria estudar fatos essencialmente sociais e procurar interpret-los sociologicamente. o objeto de apontado como um dos primeiros grandes tericos

estudo de seu interesse; definir um objeto de investigao prprio, especfico,

O Fato Social como objeto de investigao da Sociologia


Para Durkheim, o objeto de estudo da Sociologia o fato social. Mas, o que so fatos sociais? Afirma Durkheim (1970, p.87-88):
Antes de procurar saber qual o mtodo que convm ao estudo dos fatos sociais, importa dar a conhecer os fatos que assim designamos. A questo tanto mais necessria quanto as pessoas se servem desta qualificao sem grande preciso. Empregam-na correntemente para designar, mais ou menos, todos os fenmenos que ocorrem na sociedade, mesmo que apresentem, apesar de certas generalidades, pouco interesse social. Mas, partindo desta acepo, no h, por assim dizer, acontecimentos humanos que no possam ser apelidados de sociais. Cada indiv-duo bebe, dorme, come, raciocina, e a sociedade tem todo o interesse em que estas fun-es se exeram regularmente. Assim, se estes fatos fossem sociais, a sociologia no teria um objeto que lhe fosse prprio e o seu domnio confundir-se-ia com os da biologia e da psicologia. Mas, na realidade, h em todas as sociedades um grupo determinado de fenmenos que se distinguem por caractersticas distintas dos estudados pelas outras cincias da natureza. Quando desempenho a minha obrigao de irmo, esposo ou cidado, quando satis-fao os compromissos que contra, cumpro

27

UNIDADE 2 - A SOCIOLOGIA CLSSICA


deveres que esto definidos, para alm de mim e dos meus atos, no direito e nos costumes. Mesmo quando eles esto de acordo com os meus prprios sentimentos e lhes sinto interiormente a realidade, esta no deixa de ser objetiva, pois no foram estabelecidos por mim, mas sim recebidos atravs da educao. Quantas vezes acontece ignorarmos os pormenores das obrigaes que nos incumbem e, para os conhecer, termos de recorrer ao Cdigo e aos seus intrpretes autorizados! Do mesmo modo, os fiis, quando nascem, encontram j feitas as crenas e prticas da sua vida religiosa; se elas existiam antes deles, porque existiam fora deles. O sistema de sinais de que me sirvo para exprimir o pensamento, o sistema monetrio que emprego para pagar as dvidas, os instrumentos de crdito que utilizo nas minhas relaes comerciais, as prticas seguidas na minha profisso, etc. funcionam independentemente do uso que deles fao. Tomando um aps outro todos os membros de que a sociedade se compe, pode repetir-se tudo o que foi dito, a propsito de cada um deles. Estamos, pois, em presena de modos de agir, de pensar e de sentir que apresentam a notvel propriedade de existir fora das conscincias individuais. No somente estes tipos de conduta ou de pensamento so exteriores ao indivduo, como so dotados dum poder imperativo e coercivo em virtude do qual se lhe impem, quer ele queira quer no. Sem dvida, quando me conformo de boa vontade, esta coero no se faz sentir ou faz-se sentir muito pouco, uma vez que intil. Mas no por esse motivo uma caracterstica menos intrnseca de tais fatos, e a prova que ela se afirma desde o momento em que eu tente resistir. Se tento violar as regras do direito, elas rea-gem contra mim de modo a impedir o meu ato, se ainda for possvel, ou a anullo e a restabelec-lo sob a sua forma normal, caso j tenha sido executado e seja reparvel, ou a fazer-me expi-lo, se no houver outra forma de reparao. Tratar-se- de mximas puramente morais? A conscincia pblica reprime todos os atos que as ofendam, atravs da vigilncia que exerce sobre a conduta dos cidados e das penas especiais de que dis-pe. Noutros casos, a coao menos violenta, mas no deixa de existir. Se no me submeto s convenes do mundo, se, ao vestir-me, no levo em conta os usos seguidos no meu pas e na minha classe, o riso que provoco e o afastamento a que me submeto produ-zem, ainda que duma maneira mais atenuada, os mesmos efeitos de uma pena propria-mente dita. Alis, a coao no menos eficaz por ser indireta. No sou obrigado a falar francs com os meus compatriotas, nem a usar as moedas legais, mas impossvel faz-lo de outro modo. Se tentasse escapar a esta necessidade, a minha tentativa falharia miseravelmente. Se for industrial, nada me probe de trabalhar com processos e mtodos do sculo passado, mas, se o fizer, arruno-me pela certa. Mesmo quando posso libertar-me dessas regras e viol-las com sucesso, nunca sem ser obrigado a lutar

28

SOCIOLOGIA APLICADA
contra elas. Mesmo quando so finalmente vencidas, ainda fazem sentir suficientemente a sua fora constrangedora, pela resistncia que opem. No h inovador, mesmo bem sucedido, cujos empreendimentos no acabem por chocar com oposies deste tipo. Aqui est, portanto, um tipo de fatos que apresentam caractersticas muito especiais: consistem em maneiras de agir, pensar e sentir exteriores ao indivduo, e dotadas de um poder coercivo em virtude do qual se lhe impem. Por conseguinte, no poderiam ser confundidos com os fenmenos orgnicos, visto consistirem em representaes e aes; nem com os fenmenos psquicos, por estes s existirem na conscincia dos indiv-duos, e devido a ela. Constituem, pois, uma espcie nova de fatos, aos quais deve atribuir-se e reservar-se a qualificao de sociais. Tal qualificao convm-lhes, pois, no tendo o indivduo por substrato, no dispem de outro para alm da sociedade, quer se trate da sociedade poltica na sua ntegra ou de um dos grupos parciais que engloba: or-dens religiosas, escolas polticas, literrias, corporaes profissionais, etc. Por outro lado, a designao convm unicamente a estes fatos, visto a palavra social s ter um sentido definido na condio de designar apenas os fenmenos que no se enquadrem em nenhuma das categorias de fatos j constitudas e classificadas. Eles so, portanto, o domnio prprio da sociologia.

A partir dessa definio, podemos, ento, afirmar que so trs as caractersticas bsicas que permitem reconhecer os fatos sociais. A primeira caracterstica dos fatos sociais a exterioridade. Segundo Durkheim, o indivduo ao nascer j encontra regras sociais, morais, legais, religiosas, etc., que foram sedimentadas pelas geraes anteriores que devero ser internalizadas a sua existncia para que ela possa viver em sociedade. So maneiras de ser e de agir consolidadas pelo grupo, que existem independente de sua vontade individual, ou seja, so fatos sociais exteriores ao indivduo. Ele no consultado para decidir se agir ou no em concordncia com esse conjunto de regras. O fato do indivduo pertencer a uma determinada sociedade ou grupo social implica na adeso obrigatria de regras que serviro para orientar sua conduta e comportamento. Portanto, alm de exteriores, os fatos sociais so coercitivos, ou seja, dotados de um poder imperativo que se impem ao indivduo pela fora. Essa , pois, a segunda caracterstica dos fatos sociais - exercer sobre o indivduo uma coero exterior. Todo conjunto de regras: jurdicas, morais, religiosas, financeiras, lingsticas, etc., constitudas pela sociedade imposto coercitivamente ao indivduo. Cabe a ele conformar-se s regras socialmente institudas e orientar-se de acordo com elas, independente de sua vontade particular. Segundo Durkheim, um fato social reconhecido pelo poder de coao externa que exerce ou suscetvel de exercer sobre os indivduos; e a presena desse poder reconhecida, por sua vez, pela existncia que o fato ope a qualquer iniciativa individual que tende a violent-lo.

29

UNIDADE 2 - A SOCIOLOGIA CLSSICA Uma pessoa pode no querer usar o idioma falado em sua sociedade, pode no querer usar a moeda corrente em seu pas ou pode no querer se subordinar aos cdigos legais vigentes em seu meio, mas certamente, suas atitudes sero severamente tolhidas pela fora que a sociedade exercer sobre seu comportamento. Alm da exterioridade e coercitividade dos fatos sociais, uma terceira caracterstica deve ser considerada a generalidade. Ser considerado social o fato que geral, ou seja, o fato que se manifesta pela sua natureza coletiva, difusa - formas de viver consolidadas socialmente, como os hbitos, as crenas e os valores, e tambm, as formas de habitao, as vias de comunicao que definem o fluxo das correntes migratrias e de escoamento da produo. Portanto, o domnio da Sociologia compreende um determinado grupo de fenmenos fatos sociais que so reconhecidos pelo seu poder de coero externa que exerce ou suscetvel de exercer sobre os indivduos; e se manifestam pela sua generalidade, pela difuso que tm no interior de uma determinada sociedade.

O Mtodo Sociolgico
Para Durkheim, o conhecimento e a explicao da vida social impem ao pesquisador a escolha de um mtodo que permita investigar de maneira cientifica os fatos sociais. Para observar e interpretar a realidade social, o pesquisador deveria assumir posio semelhante a do estudioso das cincias naturais, considerando, entretanto, que a Sociologia examina fatos que pertencem ao reino social, com especificidades prprias que os distinguem dos fenmenos da natureza. Segundo Durkheim, a explicao cientfica dos fatos sociais exigiria

do pesquisador um compromisso com a objetividade e a neutralidade em relao aos fenmenos observados. A regra fundamental para observao dos fatos sociais era consider-los como coisa, isto , como realidades exteriores ao indivduo. O distanciamento do pesquisador em relao ao objeto investigado condio essencial para garantir a cientificidade de seu estudo. O socilogo deve ser capaz de observar a realidade dos fatos sem contaminar a interpretao com suas prenoes, seus preconceitos, sentimentos e concepes de mundo pessoais, o que certamente, dificultaria conhecer verdadeiramente o objeto em questo. O socilogo deve procurar interpretar a realidade tal como ela , e no como ele gostaria que ela fosse, fazendo prevalecer vises permeadas de valores e preconceitos.

A Sociedade
Precursor da corrente positivista e inspirado nas anlises das cincias naturais, Durkheim compara a sociedade a um corpo vivo, em que cada rgo, ou seja, cada uma das partes que compem a sociedade,

30

SOCIOLOGIA APLICADA desempenha uma funo especfica para a preservao e a coeso do todo. Ao comparar a sociedade a um organismo vivo, Durkheim identifica dois estados em que a sociedade pode se encontrar: o normal e o patolgico. Para ele, os fenmenos que apresentam uma regularidade no meio social e que esto previstos em sua estrutura e organizao devero ser interpretados como normais. De outra forma, a sociedade poder apresentar comportamentos que podem ameaar a integridade e a harmonia sociais, colocando em risco o consenso que dever prevalecer. Tais situaes so consideradas patolgicas, anormais. Considerava Durkheim que a sociedade poderia apresentar, como um corpo vivo que , alguma disfuno. Depois de instalada, a doena deveria ser tratada para no provocar prejuzos maiores e comprometer a integridade e bom funcionamento da ordem social. Os fenmenos sociais patolgicos deveriam ser tratados o equilbrio da sociedade. para restabelecer a sade e

Para Durkheim, a sociedade industrial se encontrava em um estado patolgico porque as crises geradas por ela colocavam em risco o seu pleno funcionamento. A crise que se encontrava a sociedade capitalista, no era de natureza econmica, como defendiam os socialistas, mas sim uma certa fragilidade moral e a ausncia de regras de conduta e comportamento que correspondessem nova realidade, capazes de frear o mpeto de destruio e de desordem sociais e guiar com eficcia a vida dos indivduos.

A Sociologia de Karl Marx


Ao lado de mile Durkheim e Max Weber, Karl Marx faz parte do grupo seleto de intelectuais que integram o pensamento terico da Sociologia Clssica. Autor de obras fundamentais para a teoria sociolgica, como o Manifesto do Partido Comunista(1848), Contribuio Crtica da Economia Poltica (1859) e, sem dvida, a mais importante obra dedicada a interpretar o funcionamento do sistema capitalista O Capital (1867). A questo central que orientou os trabalhos de Marx foi analisar o funcionamento do capitalismo, o processo histrico que o gerou e a sua evoluo. Em sua trajetria intelectual, contou com a colaborao de outro importante intelectual alemo Friederich Engels(1820-1903). Comprometidos com a no-preservao da ordem socioeconmica do sistema capitalista, Marx e Engels no estavam interessados em dotar a Sociologia de um carter cientfico, institucionaliz-la como disciplina acadmica, como, alis, fizeram Durkheim e Weber, mas sim torn-la instrumento poltico de reflexo e crtica da sociedade capitalista, denunciando as contradies e os antagonismos entre as classes sociais, com o objetivo extremo de proporcionar os fundamentos tericos para a transformao revolucionria desse modelo de sociedade. Embalados por um ideal revolucionrio, defendiam a adeso da cincia a uma proposta de ao poltica prtica. Para Marx, a cincia deveria converter-se em um instrumento de transformao radical da sociedade.

31

UNIDADE 2 - A SOCIOLOGIA CLSSICA

A anlise socioeconmica do capitalismo


Enquanto para anlise positivista, as crises sociais e os conflitos entre trabalhadores e empresrios na sociedade capitalista eram interpretados como fenmenos passageiros, passveis de serem superados pela incluso de um sistema de regras para orientar a conduta dos indivduos. A anlise marxista procurou realizar uma crtica radical a esse modelo histrico de sociedade, apontando suas contradies e antagonismos. Comprometidos com ideal revolucionrio de transformao social, Marx e Engels identificavam a luta de classes como a principal caracterstica da sociedade capitalista. Concordavam que a crescente diviso de trabalho na sociedade moderna era a principal fonte de explorao, opresso e alienao. Afirmava Marx, em O Manifesto do Partido Comunista:
A histria de todas as sociedades que existiram at os nossos dias tem sido a histria das lutas de classes. Homem livre e escravo, patrcio e plebeu, baro e servo, mestre de corporao e companheiro, numa palavra opressores e oprimidos, em constante oposio, tm vivido numa guerra ininterrupta, ora franca, ora disfarada; uma guerra que terminou sempre, ou por uma transformao revolucionria da sociedade inteira, ou pela destruio das duas classes em luta. Nas primeiras pocas histricas, verificamos, quase por toda parte, uma completa diviso da sociedade em classes distintas, uma escala graduada de condies sociais. Na Roma antiga encontramos patrcios, cavaleiros, plebeus, escravos; na Idade Mdia, senhores vassalos, mestres, companheiros, servos; e, em cada uma destas classes, gradaes especiais. A sociedade burguesa moderna, que brotou das runas da sociedade feudal, no aboliu os antagonismos de classe. No fez seno substituir novas classes, novas condies de opresso, novas formas de luta s que existiram no passado. Entretanto, a nossa poca, a poca da burguesia caracteriza-se por ter simplificado os antagonismos de classe. A sociedade divide-se cada vez mais em dois vastos campos opostos, em duas grandes classes diametralmente opostas: a burguesia e o proletariado.
(Marx, Karl. Manifesto do Partido Comunista. In: Histria. So Paulo: Editora tica, p.365-366) FERNANDES, Florestan. Marx e Engels

Dois conceitos essenciais para o pensamento de Marx podem ser analisados a partir deste trecho do Manifesto do Partido Comunista: classe social e alienao. Marx partiu da idia de que a sociedade estava dividida em classes, cada uma com regras e condutas apropriadas, mas que esto inseridas em um nico sistema que o modo de produo capitalista.

32

SOCIOLOGIA APLICADA Para Marx, na sociedade capitalista as relaes sociais de produo definem duas classes principais: a burguesia classe dominante detentora dos meios de produo (propriedades, mquinas, ferramentas, capital, etc.), e o proletariado que destitudo dos meios de produo, oferece a sua fora de trabalho em troca de salrio. Marx tentou demonstrar que no capitalismo sempre haveria desigualdade social, uma vez que a concentrao de riquezas se daria pela explorao dos trabalhadores. O capitalismo se revelaria, portanto, em um sistema selvagem, pois o trabalhador produziria mais para o seu empresrio do que o seu prprio custo para a sociedade. O capitalismo se apresentaria necessariamente como um regime econmico de explorao, sendo a maisvalia a lei fundamental do sistema. O capitalismo tornou o trabalhador alienado, isto , separou-o de seus meios de produo (suas terras, ferramentas, mquinas, etc.), provocando um estranhamento entre o trabalhador e seu trabalho. O homem alienase de sua prpria essncia que o trabalho. A diviso social do trabalho no capitalismo promove, ento, a alienao, uma vez que o trabalhador deixa de ter o domnio do processo de trabalho e dele no se beneficia. As crises e conflitos em que se envolviam a burguesia e o proletariado decorriam, em grande medida, da oposio de interesses entre as classes sociais. No capitalismo, os trabalhadores esto submetidos dominao econmica, uma vez que se encontram destitudos da propriedade dos meios de trabalho. A enorme capacidade de produzir do regime capitalista no foi capaz de reduzir a misria da grande massa da populao. Os trabalhadores, no entanto, no estavam submetidos somente a dominao econmica. A dominao estendia-se ao campo poltico, ideolgico e jurdico da sociedade. Para Marx, o instrumento de que dispe a burguesia para fazer prevalecer seus interesses e privilgios o Estado. Atravs do Estado e dos seus aparatos repressivos (exrcitos, polcias), a classe dominante impe seus interesses ao conjunto da sociedade, fazendo-a submeter-se s regras polticas. Alm do aparato repressivo, a classe dominante dispe do aparato jurdico o Direito para garantir, atravs do estabelecimento de leis que sua vontade prevalea.

Materialismo Histrico
Para interpretar o capitalismo e compreender a histria das sociedades humanas, Marx desenvolveu uma teoria o Materialismo Histrico, que procurava explicar qualquer tipo de sociedade, em todas as pocas, atravs de fatos materiais, essencialmente econmicos. Na Contribuio Critica a Economia Poltica, afirmava Marx (1957, 4-5):
O resultado geral ao qual cheguei, e que, uma vez adquirido, serviu de fio condutor aos meus estudos, pode ser formulado brevemente assim: na produo social de sua existncia, os homens entram em relaes determinadas, necessrias, independente de suas vontades,

33

UNIDADE 2 - A SOCIOLOGIA CLSSICA


relaes de produo que correspondem a um grau de

desenvolvimento determinado de suas foras produtivas materiais. O conjunto dessas relaes de produo constitui a estrutura econmica da sociedade, base concreta sobre a qual se ergue uma superestrutura jurdica e poltica e qual correspondem formas de conscincias sociais determinadas. O modo de produo da vida material condiciona o processo de vida social, poltica e intelectual em geral. No a conscincia dos homens que determina o seu ser; inversamente seu ser social que determina sua conscincia. A um certo estgio de seu desenvolvimento, as foras produtivas materiais da sociedade entram em contradio com as relaes existentes, ou, o que no seno a expresso jurdica, com as relaes de propriedade no seio das quais se moviam at ento. De formas de desenvolvimento de foras produtivas que eram, essas relaes tornaram-se obstculos. Abrese, ento, uma poca de revoluo social. A mudana na base econmica transtorna mais ou menos rapidamente toda a enorme superestrutura. Considerando-se estes transtornos, torna-se necessrio sempre distinguir entre a desordem material que pode -constatar de forma cientificamente rigorosa - das condies de produo econmica e as formas jurdicas, polticas, religiosas, artsticas ou filosficas, em resumo, as formas ideolgicas sob as quais os homens tomam conscincia desse conflito, levando-o s ltimas conseqncias. Da mesma forma que no se pode julgar um indivduo pela idia que faz de si mesmo, no se poderia julgar uma poca de transtornos pela conscincia que ela tem em si mesma; necessrio, ao contrrio explicar esta conscincia pelas contradies da vida material, pelo conflito existente entre as foras produtivas sociais e as relaes de produo. Uma formao social nunca desaparece antes que sejam desenvolvidas todas as foras produtivas que ela possa conter, e nunca relaes de produo novas e superiores tomam seu lugar antes que as condies de existncia materiais destas relaes surjam no seio da velha sociedade. por isso que a humanidade s se coloca problemas que possa resolver; pois, olhando isso de mais perto, poder-se- observar sempre que o problema s surge onde as condies materiais para resolv-lo j existem ou esto pelo menos em vias de existir. Em geral, os modos de produo asitico, antigo, feudal e burgus moderno podem ser qualificados de pocas progressivas da formao social-econmica. As relaes de produo burguesas so a ltima formao contraditria do processo de produo social, contraditria, no no sentido de uma contradio individual, mas de uma contradio que nasce das condies de existncia social dos indivduos; entretanto, as foras produtivas que se desenvolvem no seio da sociedade burguesa, criam ao mesmo tempo as condies materiais para resolver esta contradio. Com esta formao social termina ento a pr-histria da sociedade humana.

Nessa passagem destacamos algumas questes centrais que serviram de suporte terico ao materialismo histrico:

34

SOCIOLOGIA APLICADA 1) os homens constroem a sua vida (social) e a sua histria, porm no as constroem em condies por eles escolhidas, determinadas pela sua vontade. A vida em sociedade estabelece relaes sociais que no foram geradas pela vontade individual. A ao do indivduo no mundo que o envolve obriga-o a contrair relaes, as relaes sociais. Elas determinam o ser social, ou seja, o indivduo o resultado das foras econmicas e das relaes sociais que atuam sobre ele. Para viver, os homens tm de inicialmente transformar a natureza, arrancando dela tudo o que necessita para subsistir e para ultrapassar a vida simplesmente natural. pelo trabalho que os homens transformam e dominam a si prprios e a natureza. Assim, pelo trabalho, atravs dos instrumentos que ele gerou, como as ferramentas ou mquinas, as tcnicas empregadas para produzir e a diviso do trabalho, que os homens produzem a sua existncia. Portanto, as relaes fundamentais de qualquer sociedade so as relaes de produo. As relaes de produo so as formas pelas quais os homens se organizam para executar a atividade produtiva. So as relaes fundamentais dos homens com a natureza e dos homens entre si na sua atividade produtiva. As relaes de produo articulam-se a trs elementos: as condies naturais (clima, solo, fauna, flora, etc.) determinada pela prpria natureza, as tecnologias e a diviso do trabalho. Esses trs elementos constituem as foras produtivas. No curso da histria, cada um desses elementos pode sofrer modificaes e aperfeioamentos. Por exemplo, a explorao e o uso de novos recursos naturais exigem o aperfeioamento tecnolgico e a inveno de novas tcnicas para atingir o mximo de produo. Por outro lado, alm da incorporao de novos instrumentais e tecnologias, uma nova organizao da diviso do trabalho tambm ser exigida, determinando novos padres de formao e aperfeioamento da capacidade tcnica da fora de trabalho. Portanto, as foras produtivas e as relaes de produo so fatores essenciais para organizao de toda atividade produtiva realizada em sociedade. A forma como cada uma existe e se desenvolve vai determinar o que Marx chamou de modo de produo. 2) Defendendo rigoroso determinismo econmico em todas as sociedades humanas, Marx distingue as etapas da histria humana a partir dos modos de produo. So quatro os modos de produo: o asitico, o antigo, o feudal e o capitalista. Segundo Aron (1987), esses quatro modos de produo podem ser

reunidos em dois grupos. Os modos de produo antigo, feudal e capitalista so representantes da histria do Ocidente. Enquanto o modo de produo asitico caracteriza uma civilizao distinta da do Ocidente. O modo de produo antigo caracterizado pela escravido; o modo de produo feudal pela servido e o modo de produo capitalista pelo trabalho assalariado. Eles correspondem a trs modos distintos de explorao do homem pelo

35

UNIDADE 2 - A SOCIOLOGIA CLSSICA homem. O modo de produo capitalista seria a ltima etapa de uma formao social baseada na explorao do homem pelo homem, na medida em que o modo de produo que o substituiria, seria o modo de produo socialista, no submeteria a massa de trabalhadores explorao e opresso. 3) Estabelece uma distino entre a infra-estrutura e a superestrutura. Compara a sociedade a um edifcio, cuja base, a infra-estrutura, seria representada pelas foras econmicas - foras produtivas e relaes de produo, enquanto a superestrutura representaria as idias, costumes e instituies jurdicas e polticas, as ideologias e as filosofias. sobre essa base econmica que se ergue a superestrutura da sociedade moderna. O campo poltico, jurdico e ideolgico por sua vez representa a forma como os homens esto organizados no processo produtivo. Para Marx, a esfera econmica determina e condiciona o desenvolvimento da vida social, poltica e intelectual em geral.

A Sociologia compreensiva de Max Weber


Pretendendo distanciar-se do Positivismo de Durkheim que pretendia estabelecer leis universais comuns a vrias ou a todas as configuraes histricas, e do Materialismo Histrico de Marx que pressupe um determinismo econmico na anlise dos processos histricos, Max Weber parte da idia de que cada formao histrica carrega especificidade e importncia prprias. Sendo tarefa do socilogo trazer tona o que h de peculiar, de particular em cada uma delas. Para Weber, os fenmenos sociais que interessam a Sociologia no devem ser tratados como coisa, ou seja, fatos exteriores que devem ser analisados distncia pelo pesquisador.
O domnio do trabalho cientfico no tem por base as conexes objetivas entre as coisas mas as conexes conceituais entre os problemas. S quando se estuda um novo problema com auxlio de um mtodo novo e descobrem verdades que abre novas e importantes perspectivas que nasce uma nova cincia.
(WEBER, M. A Objetividade do Conhecimento nas Cincias Sociais. In: COHN, G. Weber Sociologia. So Paulo: Editora tica, p.84)

Nem tampouco devem tentar interpret-los sempre tomando como nica explicao causal a esfera econmica. Em nenhum domnio dos fenmenos culturais pode a reduo unicamente a causas econmicas ser exaustiva, mesmo no caso especfico dos fenmenos econmicos. (WEBER,Op.Cit,86) Sua obra marcada pela anlise terica e emprica dos fatos econmicos, histricos e culturais. Weber partia do pressuposto que a realidade social era infinita e inesgotvel, portanto, o conhecimento e os fundamentos gerados pelas cincias sociais no deveriam se limitar a determinar leis gerais que explicassem a totalidade da vida social.

36

SOCIOLOGIA APLICADA
A cincia social que ns pretendemos praticar uma cincia da realidade. Procuramos compreender a realidade da vida que nos rodeia e na qual nos encontramos situados naquilo que tem de especfico; por um lado, as conexes e a significao cultural das suas diversas manifestaes na sua configurao atual e, por outro, as causas pelas quais se desenvolveu historicamente assim e no de outro modo. Ocorre que, to logo tentamos tomar conscincia do modo como se nos apresenta imediatamente a vida, verificamos que se nos mani-festa, dentro e fora de ns, sob uma quase infinita diversidade de eventos que aparecem e desaparecem sucessiva e simultaneamente. E a absoluta infinidade dessa diversidade subsiste, sem qualquer atenuante do seu carter intensivo, mesmo quando prestamos a nossa ateno, isoladamente, a um nico objeto - por exemplo, uma transao concreta -; e isso to logo tentamos sequer descrever de forma exaus-tiva essa singularidade em todos os seus componentes individuais, e muito mais ainda quando tentamos capt-la naquilo que tem de causal-mente determinado. Assim, todo o conhecimento reflexivo da realidade infinita realizado pelo esprito humano finito baseia-se na premissa tcita de que apenas um fragmento limitado dessa realidade poder constituir de cada vez o objeto da compreenso cientfica, e de que s ele ser essencial no sentido de digno de ser conhecido.
(WEBER, In: COHN, 1979, p.88)

Segundo Weber, o propsito da cincia no dar conta da infinita e exaustiva totalidade da vida social, reduzindo-a s leis gerais vazias de contedo.
Isto porque quanto mais vasto o campo abrangido pela validade de um conceito genrico isto quanto maior a sua extenso -, tanto mais nos afasta da riqueza da realidade, posto que para poder abranger o que existe de comum no maior nmero possvel de fenmenos, forosamente dever ser mais abstrato e pobre de contedo.
(Ibid., p.96)

Na perspectiva de Weber, a cincia pode e deve produzir uma anlise objetiva das diversas dimenses (econmica, poltica, cultural, religiosa, etc.) da realidade, sem a inteno de reduzir e aprisionar toda a riqueza dos fatos a leis gerais. O que importa compreender a significao que a realidade da vida possui para os indivduos em diferentes contextos e diferentes pocas. em

O mtodo sociolgico interpretativo


Para Weber, todo o conhecimento da realidade social parcial, limitado e subordinado a pontos de vista particulares. O cientista social far sempre uma seleo, consciente ou inconscientemente, dos elementos da realidade que pretende analisar a partir do seu ponto de vista particular, destacando

37

UNIDADE 2 - A SOCIOLOGIA CLSSICA conexes que, para ele, a sua investigao possui significado. O fenmeno social que o suas escolhas, orientado ao seu estudo uma

pesquisador escolhe, assim como a delimitao do problema que orientar sero determinados pelas pelas suas idias de valor, ou seja, o pesquisador orientado pela sua convico pessoal e subjetiva, que ele que confere direo e exprime uma determinada interpretao do fato estudado. Afirmava Weber que apenas as idias de valor que dominam o investigador e uma poca podem determinar o objeto de estudo e os limites desse estudo. Mas, no que refere a validade cientfica, uma questo emerge: como conferir ao conhecimento produzido a partir das idias e dos valores subjetivos do pesquisador, a validade e o rigor de uma obra cientfica? Como alcanar a objetividade cientfica? No que se refere ao mtodo de investigao, defendia Weber que para alcanar maior objetividade cientfica seria fundamental o pesquisador construir sua interpretao baseada nas normas e preceitos vlidos e determinados pela cincia de seu tempo s ser considerada uma verdade cientfica aquilo que se pretende vlido para todos os que querem a verdade.(WEBER,idem,p.100) Segundo Aron (1987), a cincia, na perspectiva weberiana, apresenta dois pressupostos fundamentais para o alcance de sua validade cientfica. O primeiro significa que a cincia moderna se caracteriza pelo noacabamento, isto, porque o conhecimento cientfico um processo que jamais se esgotar. Weber no acreditava que o conhecimento gerado na atividade cientfica representava um retrato fiel e acabado da realidade, j que esta ampla e inesgotvel, impossvel de ser encerrada em sua totalidade. O conhecimento ser sempre parcial, fragmentado e inacabado. O que o pesquisador consegue alcanar em sua tarefa investigativa apenas uma comparao aproximada da realidade. O segundo diz respeito objetividade do conhecimento como requisito indispensvel para qualquer cientista que procure construir um conhecimento verdadeiro e vlido.

Ao Social: objeto da cincia


Segundo Weber, a Sociologia uma cincia voltada para a compreenso interpretativa da ao social, conduta humana dotada de sentido e subjetivamente elaborada. Sociologia caberia buscar compreender o sentido que os indivduos atribuem a sua conduta. Segundo Cohn (1979) tarefa da Sociologia desvendar o sentido que manifesta em aes concretas e que envolve um motivo sustentado pelo indivduo como fundamento da sua ao. Tanto o indivduo como as suas aes so considerados pontos-chave da investigao cientfica, evidenciando o que

38

SOCIOLOGIA APLICADA para Weber era o ponto de partida para a Sociologia: a compreenso e a percepo do sentido que cada indivduo atribui sua conduta. Portanto, tarefa do cientista social reconstruir o motivo que fundamenta a ao, porque ela figura como causa e efeitos da conduta dos indivduos. Na concepo weberiana, o indivduo age orientado por motivaes informadas pelos valores, por interesses racionais ou pela emoo. Existir uma ao social toda vez que um indivduo estabelecer com outro algum tipo de comunicao, a partir da sua conduta com os demais indivduos. Para Cohn (1979) a ao social a conduta qual o indivduo associa um sentido subjetivo. a ao orientada significativamente pelo indivduo conforme a conduta de outros indivduos e que transcorrem consonncia com isso. Weber elabora uma distino entre quatro tipos de ao social: a ao racional com relao a fins, a ao racional com relao a valores, a ao tradicional e a ao afetiva. 1) A ao racional com relao a fins: uma ao concreta em

que o agente concebe claramente objetivos especficos a serem alcanados. Exemplo: o atleta que se prepara para realizar uma competio; a ao do cientista. 2) A ao racional com relao a um valor: a ao definida pela

crena consciente no valor - moral, tico, religioso, esttico, etc. que justifica determinada conduta. O indivduo age motivado pela fora dos valores sobre a sua conduta. Aceita todos os riscos para manter-se fiel a sua honra ou causa que acredita. Por exemplo: o homem-bomba, que mesmo consciente do fim crena religiosa. 3) A ao afetiva: a ao que corresponde ao estado de trgico de sua ao, age em conformidade com a sua

esprito do agente que a pratica. definida por uma reao emocional dos indivduos em determinadas circunstncias, que necessariamente no foi orientada por um planejamento prvio ou motivada por valores. Exemplo: a exploso de raiva do motorista quando leva uma fechada no trnsito. 4) A ao tradicional: a ao ditada pelos hbitos, costumes e crenas arraigadas. O indivduo age obedecendo a reflexos adquiridos pela prtica. Para agir conforme a tradio, o indivduo no precisa orientar-se por um objetivo ou valor, nem tragado por uma emoo, obedece simplesmente a hbitos enraizados por longa prtica. Exemplo:o batismo dos filhos realizados por pais pouco comprometidos com a religio. Segundo Quintaneiro (1999), o socilogo pode usar essas categorias para analisar o sentido de quase todas as condutas que o indivduo pode ou no praticar: estudar, dar esmolas, comprar, casar, participar de uma associao, fumar, presentear, socorrer, castigar, comer certos alimentos, assistir televiso, ir missa, guerra, etc. tarefa do socilogo, portanto, compreender o sentido que o sujeito atribui sua ao e seu significado social.

39

UNIDADE 2 - A SOCIOLOGIA CLSSICA

Os tipos ideais
Para tornar possvel a investigao e a compreenso de categorias e conceitos empregados na anlise sociolgica, Weber recorreu a certos instrumentos metodolgicos que permitiriam ao cientista uma investigao dos fenmenos particulares. A este recurso metodolgico Weber chamou de tipo ideal, o qual cumpriria duas funes principais: primeiro a de selecionar explicitamente a dimenso do objeto que vir a ser analisado e, posteriormente, apresentar essa dimenso de uma maneira pura, sem suas sutilezas concretas. Para Weber(Falta o ano e a pgina), o tipo ideal construdo:
mediante a acentuao unilateral de um ou vrios pontos de vista, e mediante o encadeamento de grande quan-tidade de fenmenos isoladamente dados, difusos e discretos, que se podem dar em maior ou menor nmero ou mesmo faltar por completo, e que se ordenam segundo os pontos de vista unilateralmente acentua-dos a fim de se formar um quadro homogneo de pensamento. Torna-se impossvel encontrar empiricamente na realidade esse quadro, na sua pureza conceitual, pois trata-se de uma utopia. A atividade historio-grfica defronta-se com a tarefa de determinar, em cada caso particular, a proximidade ou afastamento entre a realidade e o quadro ideal, em que medida portanto o carter econmico das condies de determinada cidade poder ser qualificado como economia urbana em sentido conceitual. Ora, desde que cuidadosamente aplicado, esse conceito cumpre as funes especficas que dele se esperam, em benefcio da investigao e da representao.

Trata-se, portanto, de uma construo terica abstrata dos fenmenos particulares que se pretende investigar. O cientista constri um modelo (tipo ideal) acentuando algumas caractersticas cujo exame lhe parece importante na observao do fenmeno selecionado para o estudo. Segundo Costa(2005, 100):
o tipo ideal no um modelo perfeito a ser buscado pelas forma-es sociais histricas nem mesmo em qualquer realidade observvel. um instrumento de anlise cientfica, numa construo do pensa-mento que permite conceituar fenmenos e formaes sociais e iden-tificar na realidade observada suas manifestaes. Permite ainda com-parar tais manifestaes.

A construo do tipo ideal permite ao socilogo explicar uma realidade complexa, partindo de traos caractersticos essenciais. Chegamos ao final desta unidade, abordando as principais questes e conceitos que orientaram os estudos dos principais tericos clssicos da Sociologia. Esperamos que voc tenha percebido que a realidade social um fenmeno que pode ser compreendido de vrias formas distintas e que a anlise sociolgica plural, porque permite olhar um mesmo fenmeno por diferentes ngulos.

40

SOCIOLOGIA APLICADA

LEITURA COMPLEMENTAR:
COSTA, Cristina. Sociologia: Introduo cincia da sociedade. 3a.ed. ver. ampl..SoPaulo: Moderna, 2005. 416p. MARTINS, Carlos Benedito. O que Sociologia. 38a. ed. So Paulo: Brasiliense,1994. (Coleo Primeiros Passos-57). 58p. QUINTANEIRO, T. Um Toque de Clssicos: Durkheim, Marx e Weber. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999. 157p.

HORA DE SE AVALIAR!
No esquea de realizar as atividades desta unidade de estudo, presentes no caderno de exerccio! Elas iro ajudlo a fixar o contedo, alm de proporcionar sua autonomia no processo de ensino-aprendizagem. Caso prefira, redija as respostas no caderno e depois as envie atravs do nosso ambiente virtual de aprendizagem (AVA). Interaja conosco!

Na unidade 3, estudaremos Vamos em frente!

a caracterizao da sociedade humana.

41

SOCIOLOGIA APLICADA

SOCIOLOGIA APLICADA
Graduao

EXERCCIOS

SOCIOLOGIA APLICADA

A SOCIOLOGIA CLSSICA

UNIDADE 2

EXERCCIOS DE AUTO-AVALIAO
1. Segundo Durkheim, objeto de estudo da Sociologia: a) b) c) d) e) a ao social. o fenmeno orgnico. a conscincia individual. o fato social. as classes sociais.

2. Aponte os principais critrios de validade cientfica para Durkheim. a) b) c) d) e) Objetividade e especificidade. Subjetividade e neutralidade. Neutralidade e especificidade. Objetividade e neutralidade. Subjetividade e especificidade.

3. Marque a alternativa correta: a maneira como a sociedade organizada para produzir bens e servios. Consiste de dois aspectos principais: foras produtivas e relaes de produo. A que conceito fundamental da anlise marxista se refere esta idia? a) b) c) d) e) Modo de produo. Mais-valia. Alienao. Fora de Trabalho. Mercado de Trabalho.

4. Marque a alternativa correta: a relao rompida entre o trabalhador e o seu trabalho, porque os que produzem bens no tm voz sobre o que produzir e como produzir. Na perspectiva marxista, este conceito representa a idia de: a) b) c) d) e) classe social. diviso do trabalho. meios de produo. relaes sociais. alienao.

11

UNIDADE 2 - A SOCIOLOGIA CLSSICA 5. Marque a alternativa correta: Ao denunciar a forma de contradio inerente ao regime capitalista, afirmava que o papel da Sociologia era unir conhecimento cientfico ao poltica. Caberia a Sociologia denunciar a contradio essencial do capitalismo entre o aumento das riquezas e a misria crescente da maioria, contribuindo, assim, para a realizao de transformaes radicais na sociedade. Essa idia expressa o pensamento de: a) b) c) d) e) mile Durkheim. Georg Hegel. Max Weber. Karl Marx. Auguste Comte.

6. Marque a alternativa correta: A percepo de um estado de anarquia na sociedade capitalista no poderia ser atribuda somente a uma distribuio injusta da riqueza, mas, principalmente, falta de regras de comportamento mais rigorosas capazes de conduzir a vida dos indivduos. A unio de esforos entre a elite empresarial e intelectual seria dos indivduos. Essa idia expressa o pensamento de : a) b) c) d) e) Karl Marx. Max Weber. Friedrich Engels. mile Durkheim. Francis Bacon. fundamental para a orientao da conduta

7. Perspectiva terica baseada na idia de que uma interpretao sociolgica de comportamento deve necessariamente incluir o significado que os fatores sociais atribuem as suas condutas. a) b) c) d) e) Sociologia Marxista. Sociologia Compreensiva. Sociologia Positivista. Sociologia Crtica. Sociologia Aplicada.

8. Marque a alternativa correta: Depois que um terrorista suicida de Gaza voou pelos ares, os parentes encontraram freqentes referncias ao Paraso em seus cadernos. Ele escreveu muito sobre o desejo de morrer, de conhecer Deus como mrtir e viver uma vida muito melhor do que esta. (Jornal Estado de So Paulo,1994) De acordo com a anlise weberiana, esta passagem exemplifica que tipo de ao social?

12

SOCIOLOGIA APLICADA a) b) c) d) e) Afetiva. Irracional. Racional em relao aos fins. Tradicional. Racional em relao a valor.

EXERCCIOS DE APRENDIZAGEM E FIXAO


1. Explique porque, segundo Durkheim, os fatos sociais so exteriores e coercitivos: ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________

2. Leia e explique a afirmao a partir da anlise sociolgica desenvolvida por Max Weber: Apenas as idias de valor que dominam o investigador e uma poca podem determinar o objeto de estudo e os limites desse estudo. ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________

13

SOCIOLOGIA APLICADA

SOCIOLOGIA APLICADA
Graduao

SOCIOLOGIA APLICADA

CARACTERIZAO DA SOCIEDADE

UNIDADE 3

HUMANA
Nesta unidade, veremos como o homem um ser que necessita viver em grupo para se hominizar, ou seja, para se tornar verdadeiramente humano. Examinaremos o seu ambiente social e a sua produo em grupo. Vamos l!

OBJETIVOS DA UNIDADE:
Diferenciar a sociedade humana da sociedade animal, identificando seus elementos principais. Conceituar cultura atentando para as suas sutilezas. Construir uma viso crtica acerca da influncia da indstria cultural nos dias atuais, avaliando seu papel ideolgico.

PLANO DA UNIDADE:
Elementos principais da sociedade humana. A essncia da cultura. Classificao da cultura. Cultura popular e cultura erudita. Indstria cultural ou cultura de massa.

Bons estudos!

43

UNIDADE 3 - CARACTERIZAO DA SOCIEDADE HUMANA Tendo em vista o que foi exposto na unidade anterior, examinaremos agora o ambiente social do homem, o seu papel como elemento ativo da sociedade em que vive e suas possibilidades transformadoras deste ambiente.

ELEMENTOS PRINCIPAIS DA SOCIEDADE HUMANA


O homem sempre viveu em grupos e no podemos imaginar a sua existncia fora deles. Sem contato com o grupo social, o homem dificilmente pode desenvolver as caractersticas que chamamos de humanas, como, por exemplo: organizar instituies, chorar e sentir pela morte de seus entes queridos, transmitir mensagens atravs de smbolos... O processo de hominizao ocorre, justamente, na sociedade em que ele aprende a viver com outros homens e a se comportar como tal. Portanto, o ser humano produto da interao social. interagindo com os outros homens, ou seja, influenciando e sendo influenciado que ele ir aprender a conviver. Segundo Durkheim que o homem s homem porque vive em sociedade. A criana no nasce sabendo se comportar em sociedade. convivendo, primeiramente, com seus grupos mais ntimos (famlia e escola) e depois com outros grupos que ir se tornar um membro ativo da sociedade em que nasceu. A esse processo chamamos de socializao. Conseqentemente, podemos observar que a criana tem poucas possibilidades de seguir seus desejos e suas vontades, que normalmente so hedonistas e egostas e que muitas vezes so opostas s vontades do grupo, o qual exige restrio, disciplina, ordem e abnegao. E nesta relao, a sociedade normalmente sai ganhando. Embora o ambiente fsico seja tambm importante, o ambiente social o fator verdadeiramente determinante na socializao da criana. Mas este processo durar pela vida toda, pois ele permanente e ns estamos sempre aprendendo coisas novas em nossa sociedade. O ambiente social influencia at no tipo de personalidade dos indivduos, assim observamos, ao longo da Histria, sociedades que geraram homens guerreiros, homens caadores, homens viajantes, homens executivos com tino para negcios, etc. De um modo geral, pode-se dizer que cada cultura produzir seu tipo especial ou tipos especiais de personalidades.
Socializao: processo de aprendizagem da cultura da sociedade em que nascemos. Hedonista: ligado aos prazeres.

44

SOCIOLOGIA APLICADA Durkheim (In: CASTRO & DIAS, 1981) afirmou que o pensamento e o comportamento dos indivduos so determinados pelas representaes coletivas. Esta representao indicava o corpo de experincias, idias e ideais de um grupo do qual o indivduo inconscientemente depende para a formulao de suas idias, atitudes e comportamento.

A ESSNCIA DA CULTURA
A cultura tem sido definida de diversas maneiras. Spencer (In: KOENIG, 1985) considerou-a o ambiente superorgnico, ambiente peculiar ao homem, enquanto os outros dois (inorgnico ou fsico e orgnico, o mundo dos vegetais e animais) ele compartilha com os animais inferiores. Uma definio muito conhecida a de Edward Tylor (1871, p1):
Cultura todo o complexo que inclui conhecimento, crena, arte, moral, lei, costumes e quaisquer outras capacidades e hbitos adquiridos pelo homem como membro da sociedade.

Tambm pode ser definida como: A soma total dos esforos do homem para ajustar-se a seu ambiente e melhorar suas maneiras de viver. Desta forma, os antroplogos enfatizam que a cultura o comportamento aprendido em sociedade, pois o comportamento instintivo inerente aos animais. Logo, a cultura resultante da inveno social, aprendida e transmitida por meio da educao e da comunicao entre os membros de uma sociedade humana. Alguns animais vivem em sociedades, mas estas se baseiam em instintos ou comportamento reflexo e no mostram variao de gerao para gerao. O caso mais apontado o das abelhas, em que visualizamos certa organizao social. Os instintos animais respondem a leis biolgicas, sendo assim suas reaes podem ser previstas e esto ligadas completamente ao mundo natural, no o ultrapassando. J o homem se comportar de acordo com a sociedade e de seu tempo. Entretanto, para a produo de cultura, o homem precisa se comunicar e esta comunicao, que feita de vrias maneiras na sociedade humana, ganha maior peso com a linguagem simblica (abstrata) que exclusiva do homem. em que vive, respondendo diferenciadamente aos estmulos e s necessidades de seu meio ambiente

45

UNIDADE 3 - CARACTERIZAO DA SOCIEDADE HUMANA Assim o homem transmite a sua cultura, mas ao mesmo tempo rompe com as tradies, renovando esta cultura e acrescentando novos elementos mesma. Desta forma, observamos que o homem um ser histrico que vive a cada poca de maneira diferente.

CLASSIFICAO DA CULTURA
As culturas apresentam um aspecto material e outro no-material. Aqui podemos situar as tradies, os costumes, as leis, as cincias, as ideologias, etc. A cultura, tambm possui o seu lado material, concreto, em que so produzidos todos os tipos de objetos, mquinas, ferramentas, que esto ligados, obviamente, ao lado abstrato. Sob o enfoque marxista, como vimos na unidade I, o homem o nico animal que produz cultura, pois o nico animal que transforma a natureza atravs de seu trabalho, produzindo bens materiais para a sua subsistncia.

CULTURA POPULAR E CULTURA ERUDITA


Esses conceitos geram, muitas vezes, discusses entre os estudiosos da questo, pois como se define o que popular e o que erudito? Quais os critrios utilizados para separarmos o que uma coisa e o que outra? O critrio mais utilizado o da classe social, ou seja, a cultura popular pertenceria ao povo e a cultura erudita s elites ou classes dominantes dentro da sociedade capitalista. Para alguns antroplogos, estas definies so muito mais complexas do que aparentemente se apresentam, pois as classes no so homogneas e nem to pouco a sua produo cultural. Portanto, esta diviso traz em si um grande debate cientfico. Em uma sociedade como a nossa, verificamos a existncia de uma interrelao entre a cultura popular e a cultura erudita, o que permite a manuteno da sociedade como um todo. Os elementos que a princpio pertencem cultura popular ou cultura erudita vo se transformando dinamicamente e se entrelaando. O que podemos dizer que este fenmeno conseqncia da vivncia do homem em sociedade. E assim, se por um lado vemos a feijoada que a princpio era alimento de escravos nos melhores restaurantes das cidades, por outro lado, vemos a msica clssica (pertencente s elites) em um radinho de pilha de um operrio.
46

SOCIOLOGIA APLICADA Edgar Morin (1986, p.75), grande pensador sobre as questes culturais, analisa o conceito de cultura da seguinte forma:

Cultura: falsa evidncia, palavra que parece uma, estvel, firme, e, no entanto, a palavra armadilha, vazia, sonfera, mimada, dbia, traioeira. Palavra mito que tem a pretenso de conter em si completa salvao: verdade, sabedoria, bem-viver, liberdade, criatividade...

O que percebemos que a cultura um sistema em que todos os elementos esto ligados entre si e que cada sociedade transmite a seus membros a sua cultura, o seu patrimnio cultural. Cada sociedade possui a sua cultura e ela que a caracteriza.

Indstria cultural ou cultura de massa


Podemos comear a falar de indstria cultural ou cultura de massa a partir do sculo XVIII quando foi marcante a multiplicao dos jornais na Europa, fato que anteriormente industrializao somente o clero e a nobreza tinham acesso escrita. A industrializao trouxe consigo grandes transformaes sociais, econmicas, polticas e culturais, no somente os bens materiais produzidos por ela apresentaram aumento no consumo, mas tambm os bens culturais. O nmero de leitores aumentou consideravelmente com o barateamento dos custos do papel, os jornais tinham cada vez mais tiragens. Cresceram as companhias de teatro, bal, circos, que se preocupavam com o pblico das cidades que aumentava a cada dia com o xodo rural. Todas estas transformaes fizeram com que um ramo da indstria passasse a se dedicar exclusivamente a este fato. Logo, no s os jornais apresentavam crescimento, como j foi dito anteriormente, mas os livros, as peas, as mercadorias culturais como um todo, cresciam. Este termo, indstria cultural, foi criado por dois grandes filsofos contemporneos: Theodor Adorno (1903-1969) e Max Horkheime (18951973). Eles explicam como os meios de comunicao de massa (rdio, televiso, cinema) vendem as mercadorias culturais e como so veiculadas as imagens da sociedade capitalista atravs da propaganda desta sociedade, a fim de que ela se mantenha como est, ou seja, para que a sua estrutura permanea a mesma.

47

UNIDADE 3 - CARACTERIZAO DA SOCIEDADE HUMANA Os atuais meios de produo propiciaram a reproduo de obras de arte que foram sendo popularizadas em larga escala. E sobre esse aspecto os estudiosos da questo afirmam que no podemos pensar em cultura erudita ou cultura popular sem antes examinarmos a indstria cultural. Entretanto, criticavam bens a os autores mencionados pois

indstria chamados

cultural, de

consideravam que, ao invs de democratizar os culturais eruditos, simplesmente os banalizavam, na medida em que o povo no conseguia compreend-los. Logo, s serviam para controlar e manter o status quo atravs da dependncia e da alienao dos homens. Em contrapartida, outros autores, assim como Marshall Mcluhan (1911-1980) analisam a indstria cultural sob outro ngulo mais positivo, pois consideram que os meios de comunicao de massa aproximam os homens e diminuem as distncias territoriais e sociais entre eles e muitas vezes, estes so as nicas fontes de informao para uma considervel parcela da populao. Segundo esta corrente de pensadores, a indstria cultural contribuiu para a emancipao e melhoria das sociedades, pois promovendo a padronizao dos gostos e sensibilidades entre as classes sociais, promove tambm a unio e o sentimento de nacionalidade. Faa uma reviso deste contedo, buscando rever os pontos principais que foram abordados.
Status quo expresso latina que significa o sistema vigente.

LEITURA COMPLEMENTAR:
CASTRO & DIAS. Introduo ao pensamento sociolgico. Rio de Janeiro: Eldorado, 1981. KOENIG, S. Elementos de Sociologia. Rio de Janeiro: Zahar, 1985. MORIN, E. Cultura de Massa no sculo XX. O esprito do tempo -2. NECROSE. Rio de Janeiro: Forense, 2001.

HORA DE SE AVALIAR!
No esquea de realizar as atividades desta unidade de estudo, presentes no caderno de exerccio! Elas iro ajudlo a fixar o contedo, alm de proporcionar sua autonomia no processo de ensino-aprendizagem. Caso prefira, redija as respostas no caderno e depois as envie atravs do nosso ambiente virtual de aprendizagem (AVA). Interaja conosco! Na prxima unidade, estudaremos a estratificao social. At l!

48

SOCIOLOGIA APLICADA

SOCIOLOGIA APLICADA
Graduao

EXERCCIOS

SOCIOLOGIA APLICADA

CARACTERIZAO DA SOCIEDADE

UNIDADE 3

HUMANA
EXERCCIOS DE AUTO-AVALIAO
Marque a alternativa correta nas questes abaixo:

1. A indstria cultural nasceu na Europa propiciando a expanso e circulao dos livros, das peas teatrais, dos jornais, na maioria das cidades, portanto: a) b) c) d) e) a produo das mercadorias culturais aumentou, mas a circulao continuou restrita s classes dominantes. o comrcio das mercadorias culturais continuou a se restringir ao clero e nobreza. a indstria cultural produz mercadorias que interessam basicamente s pessoas que esto ligadas educao formal. as mercadorias produzidas pela indstria cultural se tornaram de difcil acesso ao povo porque eram caras. a indstria cultural produzia mercadorias culturais que passaram a circular entre as diversas classes sociais. 2. Marque a alternativa que completa corretamente o pargrafo abaixo: Spencer chamou o ambiente peculiar ao homem de _________________, enquanto que o _______________ pertenceria ao mundo fsico e o __________________ aos animais e vegetais.

a) b) c) d) e)

orgnico superorgnico inorgnico; superorgnico inorgnico orgnico; inorgnico superorgnico orgnico. orgnico inorgnico superorgnico; superorgnico orgnico inorgnico;

3. O homem considerado um ser histrico porque: a) b) c) d) e) vive diferentemente em cada sociedade ao mesmo tempo. estabelece contato com vrias culturas diferentes aprimorando a sua cada vez mais. vive diferentemente em cada poca, o que demonstra o seu poder de transformao. transforma a sua cultura de acordo com a influncia de outros povos. interage com vrias pessoas de lugares diferentes atravs da comunicao.

15

UNIDADE 3 - CARACTERIZAO DA SOCIEDADE HUMANA 4. Como vimos nesta unidade, o homem um ser que no nasce pronto e por isso depende do grupo social para se: a) b) c) d) e) movimentar. concentrar. transportar. socializar. especializar.

5. O processo de socializao aquele no qual: a) b) c) d) e) o homem aprende a cultura de sua sociedade de forma contnua. a criana aprende a respeitar seus amiguinhos. o homem troca experincias com as geraes mais novas. o homem aprende a cultura dos pases com quais mantm contato. as crianas brincam com os coleguinhas na escola.

6. Marque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas: I. ( ) As culturas apresentam trs aspectos considerados importantes:

o material, o no-material e o sobrenatural. II. ( ) Os conceitos de cultura erudita e de cultura popular so facilmente

definidos entre os antroplogos. III. IV. ( ( ) Muitas vezes, quando definimos cultura, somente o seu aspecto ) A linguagem simblica considerada uma linguagem abstrata

abstrato lembrado, como as tradies e as crenas.

porque se baseia na fantasia humana. V . a) b) c) d) e) ( ) Verificamos em sociedades como a nossa, uma freqente inter-

relao entre o que erudito e o que considerado popular. F, V, V, V, V. F, V, V, F, V. V, V, F, F, V. F, F, V, F, V. V, V, F, V, F.

7. Dois elementos so apontados durante esta unidade como diferenciadores da sociedade humana, so eles: a) b) c) d) e) o trabalho e os meios de comunicao. a cultura de massa e os meios de comunicao. a linguagem simblica e os meios de comunicao. a leitura e os transportes. a linguagem simblica e o trabalho.

8. A indstria cultural vista por alguns autores sob um ngulo negativo porque: a) faz com que as pessoas consumam cada vez mais mercadorias desnecessrias.

16

SOCIOLOGIA APLICADA b) c) d) e) diminui o papel da escola, pois as crianas se interessam mais pela televiso do que pelos estudos. vende muito mais revistas do que livros. serve apenas para controlar e manter a sociedade capitalista atravs da dependncia e da alienao dos homens. aumenta o consumo de bens que antes eram apenas das classes dominantes.

EXERCCIOS DE APRENDIZAGEM E FIXAO


1. Quais so as crticas mais apontadas indstria cultural por Adorno e Horkheime? ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________

2.

Explique por que Edgar Morin afirma que a palavra cultura parece ser

uma armadilha. ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________

17

SOCIOLOGIA APLICADA

SOCIOLOGIA APLICADA
Graduao

SOCIOLOGIA APLICADA

A ESTRATIFICAO SOCIAL

UNIDADE 4

O estudo que faremos agora visa esclarecer as formas de estratificao social que os diversos tipos de sociedades moldaram para se organizarem e suprirem suas necessidades.

OBJETIVOS DA UNIDADE:
Analisar os variados tipos de estratificao social que se estabeleceram nas diferentes sociedades atravs dos tempos, avaliando o grau de desigualdades sociais gerados por esses.

PLANO DA UNIDADE:
O que estratificao social? O sistema de castas A organizao social atravs dos estamentos As classes sociais

Bons estudos!

49

UNIDADE 4 - A ESTRATIFICAO SOCIAL

O QUE ESTRATIFICAO SOCIAL?


Os indivduos, ao viverem em sociedade, ocupam posies diferentes por motivos variados, compondo uma hierarquia social. Esta hierarquia formada por camadas de indivduos e grupos superpostas de acordo com os valores atribudos a elas e exatamente a esse fenmeno que chamamos de estratificao social. E sendo essa problemtica uma constante em todas as sociedades, se torna um objeto de estudo da Sociologia que analisado por vrios autores, resultando da uma tipologia que nos ajuda a compreender melhor esse fato social. Observando as diferentes formas de sociedade, poderemos verificar como esse fato se expressou produzindo as castas, os estamentos e as classes sociais.

O SISTEMA DE CASTAS
Existem sociedades nas quais a posio social do indivduo definida na ocasio de seu nascimento independentemente de sua vontade e de seu esforo posterior para tentar modific-la. uma situao herdada. A sociedade indiana o exemplo mais caracterstico desse tipo de estratificao social. Esse sistema considerado muito rgido e fechado, como vimos acima. No facultado ao indivduo transitar de uma casta para outra, ou seja, ele no tem mobilidade social, alm de ser endgamo, isto , os casamentos ocorrem com indivduos da mesma casta. Seus direitos e deveres so especficos de sua casta. De acordo com esse sistema foram institudas quatro castas eternas originrias da divindade que so: os brmanes, os xtrias, os sudras e os vaicias e aqueles que no pertencem a nenhuma casta, pois no seguiram os cdigos de suas castas que so os prias. As trs primeiras castas so compostas por indivduos que j reencarnaram ou nasceram duas vezes. As castas no podem manter contato entre elas, de acordo com o ritual isto impuro, deve-se manter distncia entre as pessoas de castas diferentes, sendo que em algumas regies at o contato da sombra de um pria pode ocasionar impurezas. O que os impuros tocassem ficava contaminado. Os indivduos so identificados pelo modo de se vestir, pela qualidade e cor das roupas e pela ocupao. Outra caracterstica dessa sociedade com referncia ao prestgio de cada casta. As castas daqueles nascidos duas vezes ou puros gozam de maior prestgio do que aqueles que nasceram uma vez s ou impuros. Os brmanes so considerados a casta de maior prestgio e o principal critrio de status de uma casta quando esta tem alguma relao com
A palavra casta de origem da lngua portuguesa, mas na lngua indiana corresponde a varna. os prias - Grande nmero deles composto por pessoas que contraram matrimnio fora de suas castas.

50

SOCIOLOGIA APLICADA eles. Esse tipo de organizao social parte do pressuposto de que os direitos so desiguais por natureza, j que os elementos que os caracterizam foram definidos hereditariamente. Somente os indivduos considerados puros poderiam exercer cargos pblicos. Como as ocupaes so hereditrias, salvo algumas excees, a sociedade apresenta uma diviso funcional do trabalho baseada nesse esquema. A industrializao teve grande impacto nesse sistema, mas este incorporou muitas inovaes. Cada casta possui leis especficas e tribunais prprios. Grurye (In: Lakatos, 1985) aponta algumas transgresses que devem ser julgadas pelos tribunais: comer, beber ou manter atividades com pessoas de outras castas; tomar por concubina mulheres pertencentes a outras castas; adultrio; seduo de mulheres casadas; recusa de cumprimento de promessa de casamento; recusa de manter uma esposa; o no pagamento de dvidas; roubo; quebra dos hbitos de comrcio peculiar casta; apropriar-se de clientes de outro e elevar ou reduzir os preos das mercadorias e servios;
Nobres dedicavam-se guerra, caa e a funes jurdicas e administrativas. Clero dividia-se em alto clero (era uma elite eclesistica e intelectual e seus membros vinham da nobreza); baixo clero que era composto pelos padres originrios da populao pobre. Servos trabalhavam a terra para si e para os seus senhores.

matar uma vaca ou outro animal sagrado; insultar um brmane; desafiar os costumes das castas por ocasio de cerimoniais de casamento e outras.

Essas castas podem ser encontradas em qualquer lugar da ndia, apesar de apresentarem diferenciaes ocasionadas por vrios fatores que deram origem a divises mltiplas. Algumas dessas subcastas tm carter nacional, mas outras so encontradas apenas em determinados locais. Desvinculando a casta de seu contedo religioso, como ocorre na ndia, alguns autores consideram a existncia das castas em outras circunstncias, tais como: no Antigo Egito, no Japo medieval, na Alemanha nazista.

A ORGANIZAO SOCIAL ATRAVS DOS ESTAMENTOS


A sociedade feudal europia (sc. IX ao sc. XIV) se organizou atravs desse sistema, que tinha suas bases apoiadas na tradio que definia seus estratos em nobres, clero e servos.

51

UNIDADE 4 - A ESTRATIFICAO SOCIAL Como foi dito anteriormente, era atravs da tradio que se definia os elementos principais dessa organizao que eram a honra, a hereditariedade e a linhagem. Os estamentos ou estados eram semelhantes s castas, porm no eram to fechados. A mobilidade social era difcil, mas no impossvel. Este tipo de hierarquizao social est ligado a um determinado momento histrico com suas caractersticas econmicas e polticas. E como se comportavam as pessoas nesse tipo de organizao social? Cada uma se comportava de acordo com o seu estamento porque os privilgios tambm eram desiguais, pois aqueles que se encontravam no topo da pirmide social (nobres e clero) possuam maiores privilgios. As atividades guerreiras, sacerdotais e a administrao pblica eram reservadas aos estamentos dominantes. Para manter seus privilgios, esses estamentos criavam certas resistncias penetrao de outros atravs de monoplios de determinadas funes e da endogamia. Os servos trabalhavam nas terras dos senhores feudais e estes os protegiam. Um servo que no estivesse ligado a um senhor feudal estava desprotegido perante a lei. A propriedade e o uso da terra, no sistema feudal, determinavam uma srie de obrigaes que estavam ligadas por relaes de reciprocidade e de fidelidade. Existiam tambm, nesse tipo de
Senhor o proprietrio das terras, tambm denominado de suserano.

organizao social, os vassalos, que eram aqueles que serviam a um senhor. Possuam obrigaes de ajudar nas guerras, guardar os castelos, prestar servios de criadagem domstica, entre outros. Como foi dito acima, o senhor tambm tinha obrigaes de proteger os seus vassalos. Os senhores feudais, por sua vez, tambm eram vassalos do rei, que estava no topo desta hierarquizao e ao qual todos estavam subordinados. Esse tipo de organizao social chamado de patrimonialista, pois est ligado diretamente propriedade da terra, que era o maior patrimnio que algum poderia ter. Dessa forma, se definia a organizao poltica da sociedade feudal. Os nobres que no possuam terras e usavam as de outro nobre subordinado a eles. O clero tambm possua terras e, com isso, muitos nobres estavam subordinados a ele. O poder estava nas mos daqueles que detinham a propriedade das terras, da a nobreza e o clero estarem no topo da pirmide social e, conseqentemente, os cargos pblicos estavam vinculados a esse esquema de tradio e fidelidade. Os valores dessa sociedade eram difundidos pela Igreja Catlica e os indivduos aceitavam que determinadas pessoas eram portadoras desses privilgios pela hereditariedade, pela honra e pela linhagem.
52
Marx foi o primeiro estudioso a utilizar esse conceito, classes sociais, apesar de no tlo definido com preciso.

SOCIOLOGIA APLICADA

AS CLASSES SOCIAIS
A sociedade capitalista produz uma hierarquizao social prpria que se configura no sistema de classes sociais, ou seja, essas classes expressam como se organiza tal tipo de sociedade. Dessa forma, uns so capitalistas proprietrios dos meios de produo e outros possuem apenas a sua fora de trabalho - operrios. Esses dois grupos do origem s classes sociais que sustentam todo o sistema e como resultado dessa relao surgem os interesses opostos, os antagonismos. Quando falamos que as classes que sustentam o sistema capitalista so duas, no quer dizer que existam apenas essas duas. Outras classes intermedirias foram surgindo ao longo do desenvolvimento do capitalismo. Historicamente, desde o nascimento do sistema capitalista com a queda do sistema feudal, essas classes so consideradas antagnicas tanto no
Antagnicas que possuem interesses contrrios, opostos.

que diz respeito ao aspecto econmico quanto ao aspecto poltico. Economicamente, no que diz respeito apropriao/expropriao e politicamente no que diz respeito dominao que a classe capitalista exerce sobre as demais. Essa diviso da sociedade em classes sociais no um fato opcional, isto , os homens no escolhem participar de uma ou de outra classe, pois elas so produzidas socialmente. Contudo, a mobilidade social possvel nesse sistema, um indivduo pode ir de uma classe para outra dependendo de seu xito nas relaes de produo. O operrio no pode dizer que no vai mais trabalhar para o capitalista e o capitalista no pode dizer que no precisa mais do operrio, pois estariam abrindo mo de sua prpria existncia. As classes sociais s se estabeleceram no sistema capitalista, no porque esto a relacionadas a esse sistema. Como vimos, anteriormente, em estamentos. Por que isso acontece? Porque a forma de organizao do trabalho diferente e a forma de propriedade tambm. Na sociedade capitalista, o trabalho livre e assalariado e a cada dia requer uma diviso mais especializada. Isto se faz necessrio porque no capitalismo existe a necessidade de se gerar sempre excedentes que so comercializados e geram os lucros dos capitalistas. Quanto distribuio do prestgio, este est associado s relaes entre as pessoas e os elementos da produo, os proprietrios dos meios de produo sempre gozam de maior prestgio social do que os trabalhadores. Quanto distribuio de poder, tambm no diferente, possuem maior poder aqueles que detm os meios de produo. sistema feudal hierarquizao dos estratos estava baseada

53

UNIDADE 4 - A ESTRATIFICAO SOCIAL Vimos que o fenmeno da estratificao social est intimamente relacionado s desigualdades sociais, pois ele a prpria expresso dessa desigualdade. Portanto, ao examinarmos os diversos tipos de estratificao social, podemos concluir que no possvel compreend-la sem antes compreender como os homens organizam sua produo econmica e como distribuem o poder poltico. Agora, procure fazer uma nova leitura, observando os aspectos das desigualdades sociais e da mobilidade social em cada um dos tipos de estratificao social.

LEITURA COMPLEMENTAR:
LAKATOS, E. M. Sociologia Geral. So Paulo: Atlas, 1985.

HORA DE SE AVALIAR!
No esquea de realizar as atividades desta unidade de estudo, presentes no caderno de exerccio! Elas iro ajudlo a fixar o contedo, alm de proporcionar sua autonomia no processo de ensino-aprendizagem. Caso prefira, redija as respostas no caderno e depois as envie atravs do nosso ambiente virtual de aprendizagem (AVA). Interaja conosco! No prximo captulo, trataremos da sociedade capitalista atual, suas caractersticas e sua inclinao para mudanas contnuas.

54

SOCIOLOGIA APLICADA

SOCIOLOGIA APLICADA
Graduao

EXERCCIOS

SOCIOLOGIA APLICADA

A ESTRATIFICAO SOCIAL

UNIDADE 4

EXERCCIOS DE AUTO-AVALIAO
1. A organizao do trabalho no sistema de classes sociais se sistema baseado em estamentos porque: a) b) c) d) e) permite o trabalho escravo em suas colnias; se utiliza do trabalho assalariado; mantm uma relao de servido entre as pessoas; depende do trabalho servil dos operrios; permite a existncia do trabalho feminino e infantil. diferencia do

2. Marque a alternativa que corresponde ao sistema de castas. a) b) c) d) e) Existe a liberdade de mudar de um estrato para o outro; Os servos trabalhavam nas terras do senhor; A busca pelo lucro sempre o maior objetivo; O trabalho assalariado uma caracterstica essencial; Os indivduos no podem mudar de um estrato para o outro.

3. Para entendermos a estratificao social de uma sociedade necessrio: a) b) c) d) e) observar como eram as relaes de vassalagem entre os senhores feudais e o rei; estudar as relaes entre os empregados e os servios prestados por eles; compreender como os capitalistas obtm os seus lucros; compreender como os homens organizam sua produo e como distribuem o poder na sociedade; estudar a distribuio das mercadorias na economia.

4. No sistema de castas indiano as desigualdades sociais so justificadas atravs: a) b) c) d) e) 5. a) b) c) d) e) dos problemas polticos; da base religiosa; das diferenas sociais; das culturas populares; da economia de mercado. O sistema feudal possua como seu principal bem: a terra; o castelo do senhor feudal; o exrcito do rei; o produto agrcola; a igreja.

19

UNIDADE 4 - A ESTRATIFICAO SOCIAL 6. Complete a frase abaixo com o grupo de palavras mais adequado. Chamamos de estratificao social a ___________________ de pessoas ou grupos de pessoas que vivem em uma sociedade determinada, ocupando ____________________ diferentes, de acordo com os _______________ que lhes so atribudos. a) b) c) d) e) convocao cargos misses colocao cargos valores aceitao estratos ocupaes especificao locais problemas hierarquizao posies valores

7. Os estamentos faziam parte de um tipo de estratificao social que estava apoiada em: a) b) c) d) e) relaes econmicas onde o lucro era o principal objetivo; tradies das pocas greco-romanas; relaes de obrigaes e fidelidade entre seus membros; produes de riquezas nas colnias americanas; produes de um excedente para a comercializao.

8. A mobilidade social no sistema capitalista considerada: a) b) c) d) e) muito rgida porque o operrio sempre vai ser operrio; fechada porque cada classe tem o seu prprio lugar no sistema; rgida e fechada porque herdada de pai para filho; semi-aberta, pois o capitalista permite que o operrio mude de classe ou no; aberta porque um indivduo pode mudar de classe social.

EXERCCIOS DE APRENDIZAGEM E FIXAO


1. Por que dito, pelos estudiosos da questo da estratificao, que somente na sociedade capitalista e no na sociedade feudal, e nem na indiana, a mobilidade social possvel? ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________

2. Explique por que as classes sociais (capitalistas/ trabalhadores) possuem interesses antagnicos. ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________
20

SOCIOLOGIA APLICADA

SOCIOLOGIA APLICADA
Graduao

SOCIOLOGIA APLICADA

A SOCIEDADE CAPITALISTA

UNIDADE 5

CONTEMPORNEA
Nesta unidade, examinaremos o processo de globalizao que se desenvolve entre ns e suas repercusses nas reas econmica, poltica e cultural.

OBJETIVO DA UNIDADE:
Caracterizar o processo de globalizao, avaliando suas conseqncias no contexto scio-poltico-econmico e cultural.

PLANO DA UNIDADE:

O fenmeno da globalizao Um estudo sobre os primrdios da globalizao As conseqncias do processo de globalizao

Bons estudos!

55

UNIDADE 5 - A SOCIEDADE CAPITALISTA CONTEMPORNEA

O FENMENO DA GLOBALIZAO
O assunto que vamos estudar agora muito comentado em revistas, jornais e livros, pois se trata de um tema bastante atual e polmico. Contudo, tentaremos esclarec-lo abordando-o passo a passo. O fenmeno da globalizao vem se fazendo presente na atualidade de forma avassaladora, se expandindo a cada dia, alterando estruturas polticas, econmicas, jurdicas e ideolgicas. O panorama nacional e internacional ganha novos perfis, uma vez que, as negociaes transnacionais com empresas que aplicam seus capitais nos mercados que mais lhes ofeream vantagens, crescem vertiginosamente. Esse fato possvel, pois a tecnologia, as comunicaes e a economia fazem do planeta uma unidade cada vez mais entrelaada, complexa e interrelacionada, como afirma Leslie Sklair (1995, p.14):
Historicamente, a sociedade mundial se tornou uma idia acreditvel somente nos ltimos sculos e a cincia, a tecnologia, a indstria e os valores universais esto produzindo um mundo do sculo XX que difere de qualquer pocas passadas.

O estudioso no assunto John Naisbitt (1983) chamou a ateno para um fato muito importante, pois observou que ao invs do que pensava Marshall McLuhan que seria a televiso que faria do mundo uma aldeia global, na verdade foram os satlites que a princpio estavam voltados para as pesquisas espaciais, que realmente propiciaram esse fato.

Aldeia global termo criado por Marshall McLuhan com a inteno de demonstrar que com a utilizao da televiso o mundo todo faria parte de uma mesma sociedade.

UM ESTUDO SOBRE OS PRIMRDIOS DA GLOBALIZAO


Mas o que globalizao? Quando este fenmeno comeou? Tentaremos responder a essas perguntas nesse item, mas precisaremos recorrer aos conhecimentos de vrias cincias, pois esse fenmeno vem desafiando os diversos saberes, e, conseqentemente, no encontraremos um conceito nico para o tema e nem to pouco uma data ou poca precisas. Ainda mais por se tratar de um assunto estudado pelas cincias sociais que so, na sua essncia, questionadoras, proporcionando pontos de vistas diferentes entre os estudiosos do assunto. Enquanto que para alguns autores a globalizao se iniciou desde o sculo XV com as Grandes Navegaes, pois a partir da a Europa tomou conhecimento de outros povos e naes do mundo como um todo e o capitalismo encontrou assim as possibilidades de seu desenvolvimento, para outros a globalizao um processo ntido que teve incio no sculo passado (sculo XX) atravs da comunicao via satlite, o que propiciou uma transformao na sociedade como destaca NAISBITT (1983, p.12):
(...) 1957, marca o comeo da globalizao, da revoluo da informao. Os soviticos lanam o Sputnik o catalisador tecnolgico que faltava numa crescente sociedade de informao. A real importncia no vem do fato de ter se iniciado a era espacial iniciou-se a era da comunicao global por satlite.

56

SOCIOLOGIA APLICADA Portanto, observando por esta perspectiva, a globalizao um fenmeno tpico da segunda metade do sculo XX que estabeleceu a crescente inter-relao das economias e das sociedades dos vrios pases, tanto no que diz respeito circulao de mercadorias e servios quanto aos mercados financeiros e de informaes e que vem se desenvolvendo at hoje. Segundo outros autores, a globalizao surgiu a partir da queda do bloco socialista e o conseqente fim da Guerra Fria (entre 1989 e 1991), como esclarece IANNI ( 1997, p.219):
(...) Emerge de forma particularmente evidente, em suas configuraes e em seus movimentos, no fim do sculo XX, a partir do desabamento do mundo bipolarizado em capitalismo e comunismo (...)

A globalizao tambm considerada como uma fase do desenvolvimento do capitalismo, ou seja, assim como o colonialismo esteve para a sua etapa comercial e o imperialismo para sua fase industrial e inicio da financeira, est a globalizao para a fase cientfico-tecnolgica do capitalismo. Verificamos tambm que essa fase uma expanso que tem por objetivo aumentar os mercados e conseqentemente os lucros da classe dominante. Desta forma, a globalizao rompe fronteiras geogrficas e histricas se consolidando a cada dia, como podemos observar nos estudos de IANNI (1997, p.221):
Na base da ruptura que abala a geografia e a histria no fim do sculo XX est a globalizao do capitalismo. Em poucas dcadas, logo se revela que o capitalismo se tornou um modo de produo global. Est presente em todas as naes e nacionalidades, independente de seus regimes polticos e de suas tradies culturais ou civilizatrias. Aos poucos, ou de repentemente, as foras produtivas e as relaes de produo organizadas em moldes capitalistas generalizam-se por todo o mundo.

Mas apesar dessa expanso da globalizao ter sido vertiginosa, isto no quer dizer que tenha sido de forma linear e sem resistncias. Encontramos, no decorrer desse processo, avanos e recuos, como esclarece HAESBAERT (1998, p.14):
Se retornarmos no tempo, verificaremos que, na identificao de fases ou ondas, o capitalismo apresentou avanos e recuos em sua dinmica competitiva, imperialista e globalizadora, no s pela natureza contraditria de sua reproduo como tambm pela interferncia, mais ou menos intensa, dos trabalhadores (organizados em sindicatos, por exemplo) e do Estado (...)

A sociedade global deixou de ser imaginria e se tornou uma realidade econmica, poltica e social, tendo conseqncias marcantes no campo cultural, pois alterou as condies de vida e de trabalho de muitas pessoas.
57

UNIDADE 5 - A SOCIEDADE CAPITALISTA CONTEMPORNEA No passado, as inovaes tecnolgicas atingiram a sociedade agrria dando lugar ao desenvolvimento do setor industrial, a mo de obra se transferiu para a rea urbana. Hoje, as novas tecnologias, ligadas ao setor da informao e da microeletrnica atingem o setor industrial, aumentando a sua produo e destruindo milhes de empregos. Entretanto, como podemos observar, h uma mudana nos empregos, como afirma MAGNOLI et al (1997, p.24):
Nas duas ltimas dcadas, a diminuio de empregos industriais nos pases ricos foi parcialmente compensada pela criao de empregos no setor de servios. Nos pases do G7 (os sete pases economicamente mais poderosos do planeta: Estados Unidos, Japo, Alemanha, Frana, Gr-Bretanha, Itlia e Canad), entre 1974 e 1994, registraram-se treze anos de reduo de empregos no setor secundrio: no mesmo perodo os servios ampliaram continuamente os seus postos de trabalho (...)

Surge ento, a sociedade de informao ou a sociedade ps-moderna como chamou Daniel Bell socilogo de Harvard. Atualmente, muito mais trabalhadores lidam com a informao do que dentro de fbricas. Muito mais pessoas gastam o seu tempo criando, processando ou distribuindo informaes. E o que caracteriza uma sociedade, como j vimos em outras unidades, justamente o modo como se organiza o trabalho. Portanto, a sociedade hoje chamada de sociedade de informao, pois passou a sociedade industrial em nmeros de trabalhadores (Naisbitt, 1983). Da mesma forma que a rede de transportes levou os produtos da industrializao, a rede de comunicao est levando agora os novos produtos da sociedade da informao.

AS CONSEQNCIAS DO PROCESSO DE GLOBALIZAO.


O fenmeno da globalizao vem desafiando os estudiosos quanto as suas conseqncias. Apesar de seu aspecto econmico ter sido enfatizado, outras cincias, como j foi dito anteriormente, tambm vm estudando esse processo. A cada dia so promovidos seminrios, encontros, palestras de avaliao e previso de suas conseqncias. O interesse dispensado ao tema pelas universidades e pela imprensa, j demonstra que este se trata de um assunto que gera polmicas e conflitos. Delineiam-se, desta forma, dois grupos de anlises: os que so a favor e os que so contra a globalizao, FLORIANI (2004).

GLOBALIFLICOS Grupo que critica a globalizao

GLOBALIFLICOS Grupo que defende a globalizao

O grupo contrrio globalizao critica a idia de que este fenmeno promove a interdependncia entre os pases e as regies, aproximando-os e propiciando o desenvolvimento. Acredita, este grupo, que a unilateralidade

58

SOCIOLOGIA APLICADA do poder das naes mais ricas em busca da hegemonia do mercado que acaba prevalecendo, ou seja, essas naes que ditariam sempre as regras para as naes mais pobres. Alm de destacarem que as naes mais ricas possuem o domnio da tecnologia e que hoje a distncia entre os pases ricos e os pases pobres cada vez maior do que no passado. J para o grupo que a defende, a globalizao desfaz fronteiras e o mundo passa a ser um todo regido por regras e prticas comuns, que devem ser adotadas por todos. Nessa abordagem, muitas so as vantagens advindas da globalizao, pois um mercado sem limites entre as naes, que possui liberdade e se autoregulariza a base ideal para o desenvolvimento pleno do Neoliberalismo. Tambm, o Estado se livra de suas responsabilidades pblicas, diminuindo sua participao nas aes sociais destinadas a poltica do Estado Mnimo. Conseqentemente, os Estados-Nacionais transformaro seus perfis adotando novas formas e funes possibilitando a formao de uma gesto
Hegemonia dominao e direo exercidas por uma classe social dominante. Neoliberalismo Fase atual do capitalismo que prega a liberdade total de transaes comerciais sem a interferncia do Estado. Estados-Nacionais Surgiram na Europa renascentista quando as monarquias absolutistas empreenderam a centralizao do poder poltico, destruindo assim o poder local dos senhores feudais.

garantir

desenvolvimento

da

populao, deixando essas atribuies para as empresas particulares. a

mundial, como prevem alguns cientistas polticos. Entretanto, o processo de globalizao vem recebendo severas crticas desde as ltimas crises no mercado financeiro internacional e tambm a partir do elevado crescimento dos nveis de pobreza e de excluso social. Um outro aspecto apontado que a globalizao no est conseguindo uniformizar os gostos, os padres culturais como era previsto, pois os seus benefcios no so para todos os cidados como j foi dito acima. Grande parte da populao no consegue se inserir nesse processo ficando assim excluda. Diante desses fatos, adverte FLORIANI (2004, p.54) que:
Como pano de fundo, dois cenrios parecem desafiar os contendores: por um lado, o economicismo do Frum Econmico (Davos-Nova York) que no s propugna por mais globalizao dos mercados, do comrcio, mas considera a nica sada vivel para o planeta; por outro, o Frum Social Mundial (de Porto Alegre) que se coloca na resistncia do processso, com os mais diferentes matizes, mas com uma grande coincidncia de oposio ao neoliberalismo globalizante.

Alm dos riscos econmicos, sociais e culturais, Giddens e Beck (In: Floriani, 2004) apontam como o maior problema da sociedade mundial o risco global, em especial o risco ecolgico proveniente, dentre outros, da crescente desigualdade entre as regies e pases.

59

UNIDADE 5 - A SOCIEDADE CAPITALISTA CONTEMPORNEA

MAS SER QUE ESSE PROCESSO IGUAL EM TODOS OS PASES?


Apesar de falarmos sempre em um processo de globalizao, os socilogos advertem que existem vrios processos de globalizao, que este fenmeno plural, isto , cada realidade compe o processo de globalizao de forma diferente. Portanto, existem vrios processos de globalizao distintos para cada realidade, ou seja, cada pas, dependendo da sua posio no capitalismo (pas central ou perifrico), viver este processo de maneira particular. Quanto s influncias culturais, os antroplogos assinalam que cada realidade incorporar os elementos importados de outros pases de acordo com sua realidade, ou seja, a homogeneizao cultural seria impossvel na medida em que cada grupo social incorporasse nesses elementos as suas vivncias locais recriando-os. Segundo Huntington (1998) os conflitos que surgiro nas prximas dcadas entre as naes sero de ordem cultural, pois estas questes geraro os maiores conflitos no mundo contemporneo. O choque entre as diferentes civilizaes dominar a poltica global.

TERIA O PROCESSO DE GLOBALIZAO ATINGIDO TAMBM A REA EDUCACIONAL?


Podemos afirmar que sim, pois nesse contexto constatamos mudanas nos processos de produo das mercadorias, nos perfis dos trabalhadores, nas relaes de trabalho e nos hbitos de consumo que necessariamente tero repercusses no terreno educacional, exigindo novas necessidades de qualificao e requalificao profissional. Muitas so as idias que surgem desse processo, uma delas a de que o estudante ser cada vez mais independente e autodidata, podendo aprender sozinho atravs de suas pesquisas e o professor no ser mais um transmissor de contedos em uma escola formal, mas um orientador em uma escola virtual. Os estudiosos no assunto enfatizam que a escola atual no est atendendo as necessidades de uma sociedade em transformao, pois a mesma no est conseguindo acompanhar a evoluo tecnolgica. Em contrapartida, assinalam que a escola tambm uma formadora de valores essenciais para o convvio humano, valorizando o seu papel na educao. Faz-se necessrio que a escola atenda as demandas do sculo XXI seja criada, com novos currculos, metodologias e dinmicas educativas prprias que enfrentem o futuro. Essas mudanas seriam resultantes de novos objetivos advindos dessa viso de mundo. Uma escola onde exista a crtica

60

SOCIOLOGIA APLICADA das informaes e a produo do conhecimento. Onde os estudantes saibam encontrar a informao, seja nas aulas, na biblioteca, no computador, e diante dessa informao saibam reelabor-la criticamente. Os veculos de informao, tais como: a televiso, o vdeo, o computador, o cinema no podero mais ser ignorados, pois eles tambm so veculos de aprendizagem. Cabe ao professor ensinar ao aluno a processar essas informaes, ou seja, dar significado a elas. Outros paradigmas de ensino-aprendizagem surgiro para atender esse novo processo. Os professores, segundo Libneo (1998), devero desenvolver comportamentos ticos e saberem orientar os alunos em valores e atitudes em relao vida, ao ambiente, s relaes humanas e a si prprios. Estamos cientes de que com esta unidade no esgotamos o assunto, mas esperamos que voc tenha aprendido um pouco sobre o processo de globalizao que, como vimos, muito complexo.

LEITURA COMPLEMENTAR:
NAISBITT, J. Megatendncias. As dez grandes transformaes que esto ocorrendo na sociedade moderna. Edio. So Paulo: Abril, 1983. SKLAIR, L. Sociologia do sistema global. Trad. de Reinaldo Orth. Edio. Rio de Janeiro: Vozes, 1995. IANNI, O. Sociedade e linguagem. Edio. Campinas: Editora da UNICAMP, 1997.

HORA DE SE AVALIAR!
No esquea de realizar as atividades desta unidade de estudo, presentes no caderno de exerccio! Elas iro ajudlo a fixar o contedo, alm de proporcionar sua autonomia no processo de ensino-aprendizagem. Caso prefira, redija as respostas no caderno e depois as envie atravs do nosso ambiente virtual de aprendizagem (AVA). Interaja conosco! Na prxima unidade, iremos estudar alguns dos conceitos e expresses muito utilizadas no campo da Sociologia.

61

SOCIOLOGIA APLICADA

SOCIOLOGIA APLICADA
Graduao

EXERCCIOS

SOCIOLOGIA APLICADA

A SOCIEDADE CAPITALISTA

UNIDADE 5

CONTEMPORNEA
EXERCCIOS AUTO-AVALIAO
1. ser: a) b) c) d) e) 2. a) b) c) d) e) o estudante ficar cada vez mais dependente do computador e da televiso; o professor passar a transmitir muito mais contedos do que agora; o professor se ocupar mais em valorizar os livros; o aluno ser cada vez mais independente e autodidata; a direo das escolas ter que ser mais centralizadora. Os tericos que so contrrios globalizao declaram que: o comrcio exterior no to expressivo quanto pretende ser; a globalizao trar uma ameaa de guerra constante entre as naes; as culturas locais sero as mais prejudicadas; a educao ser atingida de forma progressista; haver um relacionamento mais humano entre as naes pobres e as naes ricas. 3. Marque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas. I. A era da comunicao global comeou atravs da televiso. ( ) II. A globalizao tem como um de seus objetivos aumentar os mercados e, conseqentemente, os lucros da classe dominante. ( ) III. A globalizao alterou as condies de vida e de trabalho de muitas pessoas. ( ) IV. Entramos na sociedade de informao ou na sociedade ps-moderna. ( ) V. Hoje, muito mais trabalhadores esto nas fbricas do que criando, processando e distribuindo informaes. ( ) a) b) c) d) e) F, F, V, F, V; F, F, F, V, V. F, V, V, V, F; V,V, F, F, V; V, F, V, F, F; Uma das conseqncias da globalizao, apontada pelos estudiosos,

21

UNIDADE 5 - A SOCIEDADE CAPITALISTA CONTEMPORNEA 4. a) b) c) d) e) A globalizao por ser um fenmeno ligado s tecnologias, o marco As Grandes Navegaes; A chegada do Homem lua; O descobrimento das Amricas; A inveno do telefone. O lanamento do satlite Sputinik;

histrico de seu incio apontado como sendo:

5. Complete o pargrafo abaixo com o grupo de palavras mais adequado. O processo de globalizao vem recebendo severas ______________, desde as ltimas ___________ do mercado financeiro internacional e tambm a partir do elevado crescimento da pobreza e da ___________. a) b) c) d) e) condenaes crticas poluio; condenaes advertncias excluso social. crticas crises excluso social; advertncias dcadas fome; caractersticas advertncias incluso social.

6. O tema globalizao considerado: a) b) c) d) e) por demais econmico, pois s atinge essa rea de estudo; irrelevante, pois queira ou no teremos que participar dele; um tema ultrapassado, pois j se falou muito sobre ele e tudo j foi dito; um tema polmico, haja vista a quantidade de palestras e artigos sobre o assunto; unilateral, pois s interessa as grandes empresas.

7. A Globalizao um fenmeno que faz parte de uma determinada fase do capitalismo que : a) b) c) d) e) a fase tecnolgico-cientfica; a fase comercial; a fase colonial; a fase financeira; a fase imperialista.

8. O fenmeno da globalizao um processo que acontece: a) b) c) d) e) somente na rea econmica, pois promove diversos tipos de transaes comerciais; entre os pases considerados centrais, pois os pases perifricos no podem participar desse processo; nos campos econmicos e polticos, pois envolve transaes de alto nvel; na Europa e nos Estados Unidos, pois l que se encontram os pases centrais que comandam o capitalismo mundial; na economia, na poltica e nas reas cultural e social, pois envolve situaes variadas de transaes e comunicaes.

22

SOCIOLOGIA APLICADA

EXERCCIOS DE APRENDIZAGEM E FIXAO


1. Desenvolva a afirmativa abaixo: A globalizao um fenmeno que no vivenciado pelos pases da mesma forma. ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________

2. Que pontos positivos e negativos so apontados para o papel da escola nesse contexto globalizado? ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________

23

SOCIOLOGIA APLICADA

SOCIOLOGIA APLICADA
Graduao

SOCIOLOGIA APLICADA

UNIDADE 6

CONCEITOS E EXPRESSES FREQENTES UTILIZADAS NA SOCIOLOGIA


Muito bem, pessoal! Aqui vocs encontraro alguns dos conceitos e expresses muito utilizados no campo da Sociologia.

OBJETIVOS DA UNIDADE:
Conceituar e diferenciar os principais conceitos da cincia sociolgica observando sua dinmica a fim de instrumentalizar-se para a compreenso da mesma.

PLANO DA UNIDADE:
ACOMODAO E adaptao? ALIENAO: Voc j ouviu falar em alienao? ANTAGONISMO SOCIAL ASSIMILAO CIDADANIA COMPETIO CONFLITO CONSCINCIA DE CLASSE COOPERAO DIREITOS FUNDAMENTAIS INTERAO SOCIAL JUSTIA SOCIAL MOBILIDADE SOCIAL MOVIMENTOS SOCIAIS

Bons estudos!

63

UNIDADE 6 - CONCEITOS E EXPRESSES FREQENTES UTILIZADAS NA SOCIOLOGIA A nossa preocupao foi articular esses conceitos com letras de msica, textos de historiadores, poetas, jornalistas, pois a partir da contextualizao que os significados se tornam mais claros.

ACOMODAO
A acomodao um processo pelo qual os indivduos se ajustam formal e exteriormente a uma sociedade, muitas vezes de forma imposta e obrigatria. Desenvolve-se a acomodao quando as pessoas ou grupos julgam necessrio agir em conjunto, apesar das diferenas e divergncias. uma situao que pode ter vida curta ou perdurar sculos. um processo que pode acompanhar, reduzir ou evitar um conflito, o que no significa que a soluo gere satisfao para ambos os contendores. Repare como Gilberto Freire (1984, p.163) aborda esse assunto:
No foi s de alegria a vida dos negros escravos dos iois e das iais brancas. Houve os que se suicidaram comendo terra, enforcandose, envenenando-se com ervas e potagens dos mandingueiros. O banzo deu cabo de muitos. O banzo - a saudade da frica. Houve os que de to banzeiros ficaram lesos, idiotas. No morreram, mas ficaram penando.

E ADAPTAO?
A adaptao um processo pelo qual o indivduo se ajusta sociedade, podendo-se afirmar que esse ajuste ocorre em trs nveis: o afetivo, o biolgico e o cognitivo. H de salientar-se que o primeiro est relacionado aos valores prezados pela sociedade, os afetivos em relao aos pais, aos namorados, a ptria, etc. - que geram inclusive datas comemorativas. O segundo refere-se aos hbitos de um povo e o terceiro, aos padres desenvolvidos por ela, como, por exemplo, os padres morais. Em relao ao patriotismo, percebe-se que os prprios poetas trataram de cultiv-lo e difundi-lo, muitas vezes at de formas diversas. Veja como esse sentimento se revela nos versos extrados do poema Ptria Minha, de Vincius de Moraes (1998, p.179)
(...) Se me perguntarem o que a minha ptria direi: No sei. De fato, no sei Como, por que e quando a minha ptria Mas sei que a minha ptria a luz, o sal e a gua Que elaboram e liquefazem a minha mgoa Em longas lgrimas amargas.

Vontade de beijar os olhos de minha ptria De nin-la, de passar-lhe a mo pelos cabelos... Vontade de mudar as cores do vestido (auriverde!) to feias

64

SOCIOLOGIA APLICADA
De minha ptria, de minha ptria sem sapatos E sem meias ptria minha To pobrinha! (...)

O segundo e o terceiro nveis podem ser ilustrados pelo seguinte poema (Oswald de Andrade, 1971, p.84) que trata da chegada dos portugueses ao Brasil. Veja a estranheza que os hbitos e os padres de comportamento dos ndios causam aos portugueses:
(...) os selvagens Mostraram-lhes uma galinha Quase haviam medo dela E no queriam por a mo E depois a tomaram como espantados primeiro ch Depois de danarem Diogo Dias Fez o salto real as meninas da gare Eram trs ou quatro moas bem moas e bem gentis Com cabelos mui pretos pelas espduas E suas vergonhas to altas e to saradinhas Que de ns as muito bem olharmos No tnhamos nenhuma vergonha.

ALIENAO: VOC J OUVIU FALAR EM ALIENAO?


Naturalmente, sim. Alienao um afastamento ou separao de partes ou do todo da personalidade em relao realidade exterior na qual se insere. Esse fato pode ser exemplificado a partir dos versos de Bertolt Brecht (1982, p.183) em O analfabeto poltico:
O pior analfabeto o analfabeto poltico. Ele no ouve, no fala, nem participa Dos acontecimentos polticos. Ele no sabe que o custo de vida, o preo do feijo, do peixe, Da farinha, do aluguel, do sapato e do remdio dependem das decises polticas.

65

UNIDADE 6 - CONCEITOS E EXPRESSES FREQENTES UTILIZADAS NA SOCIOLOGIA


O analfabeto poltico to burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a poltica. No sabe o imbecil que, da sua ignorncia poltica, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que o poltico vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais.

ANTAGONISMO SOCIAL
Antagonismo social a incompatibilidade de convvio harmonioso entre as classes sociais, sendo cada uma destas, tal como Karl Marx afirmava, o conjunto dos agentes sociais colocados nas mesmas condies no processo de produo com afinidades ideolgicas e polticas. Dessa forma, uma tenta manter seus privilgios, e a outra, superar a dominao tanto poltica quanto econmica que sofre por parte da primeira. No isso que Cazuza retrata em seus versos Brasil?
No me ofereceram Nem um cigarro Fiquei na porta estacionando os carros No me elegeram Chefe de nada O meu carto de crdito uma navalha

Brasil Mostra tua cara Quero ver quem paga Pra gente ficar assim Brasil Qual o teu negcio? O nome do teu scio? Confia em mim

ASSIMILAO
A assimilao um processo pelo qual um conjunto de traos culturais abandonado e um novo conjunto adquirido. Este entendido como padres de comportamento, sentimentos e tradies. Pode ocorrer no s entre povos distintos, mas tambm entre classes sociais. Como exemplo, pode ser citado o caso de determinadas construes lingsticas prprias das camadas socialmente desprestigiadas que acabam influenciando o linguajar das mais abastadas. Repare como Oswald de Andrade (1971, p.112) trata dessa questo:

66

SOCIOLOGIA APLICADA Pronominais D-me um cigarro Diz a gramtica Do professor e do aluno E do mulato sabido Mas o bom negro e o bom branco Da Nao Brasileira Dizem todos os dias Deixa disso camarada Me d um cigarro. E tambm em Erro de Portugus, do mesmo autor, com um tom, porm, bastante irnico: Quando o portugus chegou Debaixo de uma bruta chuva Vestiu o ndio Que pena! Fosse uma manh de sol O ndio tinha despido O portugus. (Ibid., p.123)

CIDADANIA
Da forma como abordada por Thomas Marshall, o conceito de cidadania pode ser compreendido a partir da articulao de trs tipos distintos de direito: 1) direitos civis, que incluem os direitos fundamentais vida, liberdade, propriedade e igualdade perante a lei. 2) direitos polticos, se referem participao do cidado na vida poltica da sociedade. Consistem na capacidade do cidado participar da organizao dos partidos polticos de votar e de ser votado. 3) direitos sociais, se referem aos direitos que garantem sua participao na riqueza coletiva. So direitos sociais: a educao, a sade, o trabalho, o salrio, a segurana pblica, a habitao, o lazer, etc. Portanto, na tica de Marshall, seria considerado cidado pleno aquele que usufrusse dos trs tipos de direito. Cidados incompletos seriam os que parcialmente usufrussem alguns dos direitos. Os que no se beneficiassem de nenhum direito no seriam considerados cidados.

67

UNIDADE 6 - CONCEITOS E EXPRESSES FREQENTES UTILIZADAS NA SOCIOLOGIA o que se verifica nas estrofes de Ferreira Gullar (1980, p.137) em seu poema O Acar: O branco acar que adoar meu caf Nesta manh de Ipanema No foi produzido por mim Nem surgiu no aucareiro por milagre. (...) Este acar veio da mercearia da esquina e tampouco o fez o Oliveira, dono da mercearia. Este acar veio de uma usina de acar em Pernambuco ou no Estado do Rio e tampouco o fez o dono da usina. (...) Em lugares distantes, onde no h hospital nem escola, homens que no sabem ler e morrem de fome aos 27 anos plantaram e colheram a cana que viraria acar. Em usinas escuras, homens de vida amarga e dura produziram este acar branco e puro com que adoo meu caf esta manh em Ipanema.

COMPETIO
Voc j reparou como os indivduos competem entre si na sociedade em maior ou menor intensidade, porque seus desejos e necessidades so diferentes? A competio se faz presente quanto maior for a escassez dos recursos ou mesmo quando existem poucos lugares para muitos. vantagens a expensas dos demais. A competio pode ser pessoal, como quando dois rivais lutam para vencerem uma eleio; ou pode ser impessoal, como nos concursos pblicos, A competio a luta que ocorre quando as pessoas tentam maximizar suas

68

SOCIOLOGIA APLICADA em que os concorrentes nem ao menos tm a conscincia da identidade dos outros. Todas essas tentativas de melhorar de vida ou de atingir uma posio mais significativa na sociedade tem por base uma competio. No inciso II, do art. 37, da Constituio da Repblica Federativa do Brasil de 1988, encontra-se a seguinte determinao:
(...) a investidura em cargo ou emprego pblico depende de aprovao prvia em concurso pblico de provas ou de provas e ttulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeaes para cargo em comisso declarado em lei de livre nomeao e exonerao.

Nasce desse dispositivo, ento, uma intensa luta entre candidatos por uma vaga no servio pblico. Ao se empenharem nos estudos, tentam atravs destes alcanar seu objetivo, excluindo assim o uso da fora e da violncia.

CONFLITO
Conflito um processo que pode ser definido como um processo em que os envolvidos procuram obter recompensas pela eliminao ou enfraquecimento dos competidores. um processo que revela uma grande tenso entre os indivduos, j que o objetivo a ser alcanado visa leso, neutralizao e eliminao dos rivais. Isso torna-se freqente quando os privilgios de uma classe social chegam a tal ponto que a menos favorecida j consegue obter o mnimo necessrio para a sobrevivncia. A todo momento a imprensa noticia os conflitos entre os fazendeiros e os integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra: MST e ruralistas entram em conflito em Cascavel O conflito no campo teve mais um captulo de tenso ontem: integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST) afirmam terem sido agredidos aps pararem em um bloqueio promovido por ruralistas em Cascavel, no Oeste do Paran. Os supostos agressores negam e acusam os sem-terra de terem agido com violncia. O resultado da confuso: vrios feridos. Os sem-terra se dirigiam para a fazenda experimental da Sygenta Seeds, desapropriada pelo governo estadual, em Santa Tereza do Oeste, quando foram parados quilmetros antes do destino por um bloqueio da Sociedade Rural Oeste (SRO) na BR-277. Segundo a assessoria do MST, os integrantes tiveram que descer dos veculos e atravessar a p os tratores e caminhes parados na pista, momento em que alguns teriam sido atingidos por pauladas. A viagem somente pde prosseguir no fim da tarde, quando a pista comeou a ser liberada. J o presidente da SRO, Alessandro Meneghel, afirma que os cerca de 150 produtores rurais no agrediram ningum e que,

69

UNIDADE 6 - CONCEITOS E EXPRESSES FREQENTES UTILIZADAS NA SOCIOLOGIA ao contrrio, teriam sido alvejados por pedras. Uma delas acertou um homem de 70 anos, contou. Chegaram a mostrar arma para ns. O MST promovia uma marcha de encerramento da 1 Jornada de Educao na Reforma Agrria, que teve incio no ltimo domingo (26), no Centro de Convenes e Eventos de Cascavel. A manifestao dos ruralistas aconteceu em frente ao Parque de Exposies Celso Garcia Cid. Disponvel em: <http:/ /www.terradedireitos.org.br>. Acesso em: 27/12/2006 Outro caso remete a uma situao particular que desde tempos remotos vem preenchendo as pginas da literatura universal o to malfadado tringulo amoroso. Confira em Domingo no Parque, de Gilberto Gil: (...) A semana passada, no fim da semana Joo resolveu no brigar No domingo de tarde saiu apressado E no foi pra Ribeira jogar capoeira No foi pra l, pra Ribeira, foi namorar (...) Foi no parque que ele avistou Juliana Foi que ele viu Foi que ele viu Juliana na roda com Joo Uma rosa e um sorvete na mo Juliana seu sonho, uma iluso Juliana e o amigo Joo (...) Olha a faca! (olha a faca!) Olha o sangue na mo (, Jos) Juliana no cho (, Jos) Outro corpo cado (, Jos) Seu amigo Joo (, Jos) Amanh no tem feira (, Jos) No tem mais construo (, Joo) No tem mais brincadeira (, Jos) No tem mais confuso ( Joo) CONSCINCIA DE CLASSE J ouviu falar de conscincia de classe? Pois bem. De acordo com Karl Marx, um processo pelo qual os membros de uma classe o proletariado

70

SOCIOLOGIA APLICADA - se tornam consciente de si mesmos como classe. Tornam-se conhecedores de sua condio de vendedores de sua fora de trabalho aos detentores dos meios de produo e, conseqentemente, lutam pelo rompimento dos privilgios e da dominao poltica e econmica que estes ltimos exercem sobre eles. Assim, no h como separar conhecimento da realidade e o resultado deste, que vem no bojo da luta entre dominantes e dominados. Para ilustrar o exposto, cabe a leitura de um fragmento de Operrio em Construo, de Vincius de Moraes (1998, p.335): Era ele que erguia casas Onde antes s havia cho. Como um pssaro sem asas Ele subia com as casas Que lhe brotavam da mo. Mas tudo desconhecia De sua grande misso: No sabia, por exemplo Que a casa de um homem um templo Um templo sem religio Como tampouco sabia Que a casa que ele fazia Sendo a sua liberdade

Era a sua escravido. (...)

Mas ele desconhecia Esse fato extraordinrio: Que o operrio faz a coisa E a coisa faz o operrio. De forma que, certo dia mesa, ao cortar o po O operrio foi tomado De uma sbita emoo Ao constatar assombrado Que tudo naquela mesa

71

UNIDADE 6 - CONCEITOS E EXPRESSES FREQENTES UTILIZADAS NA SOCIOLOGIA Garrafa, prato, faco Era ele quem os fazia Ele, um humilde operrio, Um operrio em construo. (...) E um fato novo se viu Que a todos admirava: O que o operrio dizia Outro operrio escutava. E foi assim que o operrio Do edifcio em construo Que sempre dizia sim Comeou a dizer no. E aprendeu a notar coisas A que no dava ateno: (...) Que seus dois ps andarilhos Eram as rodas do patro Que a dureza do seu dia Era a noite do patro Que sua imensa fadiga Era amiga do patro. E o operrio disse: No! E o operrio fez-se forte Na sua resoluo.

COOPERAO
um processo pelo qual se visa realizao de um objetivo comum. o esforo coordenado para atingir objetivos comuns. Pode ser temporria quando os indivduos ou grupos se renem num determinado perodo de tempo para executar a ao ou contnua quando os indivduos ou grupos se renem freqentemente, pois necessitam sempre da colaborao entre eles. Pode ser direta quando os indivduos fazem atividades semelhantes ou indireta quando fazem atividades diferentes e necessitam uns dos outros. Quando os detentores dos cargos eletivos se reuniram em Assemblia Constituinte em 1988 para a elaborao da nossa atual Carta Magna, o fizeram temporria e diretamente. Naquele momento, a sociedade ansiava por uma Constituio que extirpasse todo o autoritarismo dos governos

72

SOCIOLOGIA APLICADA militares, trazendo como um de seus pontos altos a ampliao e defesa dos direitos de cidadania. Outro exemplo relaciona-se a uma fbrica que se volta para uma atividade complexa, que exige fases diversas, desenvolvendo-se numa forma contnua e indireta, pois a etapa seguinte depende da anterior e, evidentemente, cada momento tem um trabalhador especializado.

DIREITOS FUNDAMENTAIS
Naturalmente voc j deve ter ouvido falar em Direitos Fundamentais. So aqueles direitos considerados indispensveis pessoa humana, necessrios para assegurar a todos uma existncia digna, livre e igual. Direitos Individuais so limitaes impostas pela soberania popular aos poderes constitudos, para resguardar direitos indispensveis pessoa humana. Aps os governos militares, fez-se questo de que a Constituio Federal, tambm denominada Constituio Cidad, deixasse explcitos esses direitos, conforme se verifica no artigo 5:
Art. 5 - Todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no Pas a inviolabilidade do direito vida, liberdade, igualdade, segurana e propriedade, nos termos seguintes: (...)

INTERAO SOCIAL
o processo que ocorre quando pessoas agem sob a influncia recproca de um contexto social. Pode ocorrer por meio de comunicao. Saiba que a esse conceito relacionam-se cooperao, competio e conflito. Observe a seguinte estrofe de Bertolt Brecht (1982): Eu vim para a cidade no tempo da desordem, quando a fome reinava. Eu vim para o convvio dos homens no tempo da revolta e me revoltei ao lado deles. Assim se passou o tempo que me foi dado viver sobre a terra.

JUSTIA SOCIAL
Numa concepo ampla, justia um conceito que remete a idia de eqidade, ou seja, o processo em que as pessoas almejam obter aquilo que merecem. Do ponto de vista jurdico, por exemplo, justia assume o sentido de tratamento imparcial de todos perante a lei, com vistas a garantir os direitos prescritos nas normas legais institudas em uma determinada sociedade. Voc j deve ter observado que o termo tem sido empregado para designar uma realidade determinada, uma justia especfica.

73

UNIDADE 6 - CONCEITOS E EXPRESSES FREQENTES UTILIZADAS NA SOCIOLOGIA H uma diviso clssica que distingue trs espcies da justia nas relaes entre os homens: a) as relaes entre grupos ou pessoas particulares; b) as relaes entre a sociedade e seus membros; c) as relaes entre os membros das sociedades como tais ligadas justia regida pelo direito, isto , justia legal. Tem sido freqente, no entanto, o emprego dessa expresso para a distribuio igualitria das riquezas, a justa remunerao, que incluiria as condies mnimas de sobrevivncia, a distribuio da propriedade privada e dos seguros sociais. E no havendo isso, haver naturalmente injustia social, fato elucidado por mile Zola (1978, p.209), ao tratar do dia-a-dia dos trabalhadores de uma mina de carvo no sculo XIX, em O Germinal:
Na rua estava escuro, era noite fechada, e a lua, entre as nuvens, iluminava a terra de uma maneira sinistra. Em vez de atalhar pelos jardins, a mulher [ esposa de Maheu, que saiu de casa para implorar comida para a famlia de 10 pessoas] fez a volta, desesperada, no ousando entrar em casa. Mas, ao longo das fachadas mortas, todas as portas ressudavam fome e inrcia. De que adiantava bater? A misria estava por toda parte. Havia semanas que no se comia mais, o prprio cheiro de cebola tinha desaparecido, esse cheiro forte que de longe, do campo, anunciava a aldeia; agora s havia um odor de pores bolorentos, de buracos midos onde ningum vive. Os rudos vagos iam esmorecendo aos poucos: eram lgrimas abafadas, pragas soltas ao lu. E o silncio era cada vez mais pesado, sentia-se avanar o sono da fome, o esquecimento dos corpos jogados nas camas sob os pesadelos dos estmagos vazios (...)

MOBILIDADE SOCIAL
o movimento ascendente ou descendente prprio das sociedades estratificadas. Segundo Cherkaoui (1995, p.183) pode-se considerar a mobilidade como resultado de uma seleo de indivduos atravs de uma srie de mecanismos prprios de certos agentes como a famlia, a escola, a Igreja, as burocracias. Essas instncias controlam, orientam, determinam diretamente a posio dos indivduos dentro da sua estratificao prpria. O lugar e a importncia desses agentes de seleo variam de sociedade para sociedade. Para determinada mobilidade social, a famlia constitui instncia de orientao mais importante; para outra, a Igreja ou o exrcito; para uma terceira, a escola e a competncia adquirida no seio de certas organizaes.

MOVIMENTOS SOCIAIS
Segundo Alain Touraine (1995), os movimentos sociais se identificam simultaneamente por um modo de ao, por um tipo de participantes e, sobretudo, por um desafio. Segundo ele, os movimentos sociais consistem de fato numa: 1- ao conflitual, 2- conduzida por um ator de classe, 3-

74

SOCIOLOGIA APLICADA que se ope a seu adversrio de classe com vistas a fazer prevalecer uma nova ordem de vida e de sociedade. Exemplo de movimento social o Movimento dos Sem-Terra no Brasil. Este movimento consiste em um movimento poltico-social brasileiro cujos integrantes vm ocupando as terras improdutivas como forma de presso pela reforma agrria, reivindicando tambm emprstimos e ajuda para que possam realmente produzir nessas terras. Apesar dos constantes conflitos e massacres, hoje existem escolas em sua rea de assentamento e acampamento e um trabalho de alfabetizao de jovens e adultos sem-terra. Tem-se notcia tambm da formao de tcnicos e de educadores em cursos de nvel mdio e superior, assim como diversas outras iniciativas de formao de sua militncia e do conjunto da famlia Sem-Terra. interessante notar que a Constituio da Repblica Federativa, em seu inciso XXIII, do art. V, determina que a propriedade atender a sua funo social, ainda que o inciso anterior garanta o direito de propriedade. Caso contrrio, em se tratando de propriedade rural, haver desapropriao para fins de reforma agrria. Assim, esperamos que voc daqui para frente comece tambm a associar esses conceitos com a sua realidade e o mundo que o envolve. Boa sorte!

HORA DE SE AVALIAR!
No esquea de realizar as atividades desta unidade de estudo, presentes no caderno de exerccio! Elas iro ajudlo a fixar o contedo, alm de proporcionar sua autonomia no processo de ensino-aprendizagem. Caso prefira, redija as respostas no caderno e depois as envie atravs do nosso ambiente virtual de aprendizagem (AVA) .Interaja conosco!

LEITURA COMPLEMENTAR:
ANDRADE, C. D. de. Obra Completa. 4 edio. Rio de Janeiro: Nova Aguillar, 2000. 163p. ANDRADE, O. A Descoberta. 2 edio. Rio de Janeiro: Civilizao brasileira. 1971. 253p. BOURDON, R. & Bourricaud F. Dicionrio Crtico de Sociologia. 2 edio. So Paulo: tica, 2002. 653p. BRECHT, B. Poemas. 2 edio. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1982. 224p. CHAU, M. Convite filosofia. 13 edio. So Paulo: tica, 1995. 424p. FERREIRA G. Toda poesia. 3 edio. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1980. 300p. FREIRE, G. Casa grande & senzala. 7 edio. Rio de Janeiro: Jos Olympio, 1984. 294p.

75

UNIDADE 6 - CONCEITOS E EXPRESSES FREQENTES UTILIZADAS NA SOCIOLOGIA MARSHALL, T. H. Cidadania, classe social e status. 1 edio. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1967.232p. MORAES, V. de. Poesia completa e prosa. 4 edio. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1988. 1597p. ZOLA, . Germinal. 2 edio. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1978.280p.

Terminamos nesta unidade os nossos estudos sobre a Sociologia Aplicada. Daqui para frente, nos dedicaremos ao estudo da Sociologia Aplicada ao Direito (como texto complementar).

76

SOCIOLOGIA APLICADA

SOCIOLOGIA APLICADA
Graduao

EXERCCIOS

SOCIOLOGIA APLICADA

UNIDADE 6

CONCEITOS E EXPRESSES FREQENTES UTILIZADAS PELA SOCIOLOGIA


EXERCCIOS DE AUTO-AVALIAO
1-Leia atentamente a estrofe do poema Banzo, de Menotti del Picchia. Ele fica na porta da senzala de mo no queixo e cachimbo na boca varado de angstia, olhando o horizonte, calado, dormente, pensando, sofrendo, chorando, morrendo. As palavras do poeta ilustram um momento de nossa histria. Elas exemplificam um caso de: a) b) c) d) e) competio. conflito. acomodao. cooperao. mobilizao social.

2-Observe a estrofe abaixo (Lngua Portuguesa, de Olavo Bilac). Amo o teu vio agreste e o teu aroma De virgens selvas e de oceano largo! Amo-te, rude e doloroso idioma, Em que da voz materna ouvi: meu filho! E em que Cames chorou, no exlio amargo, O gnio sem ventura e o amor sem brilho! Os versos exemplificam um caso de: a) b) c) d) e) assimilao. adaptao. competio. cooperao. acomodao.

3-Leia, com ateno, a seguinte notcia: Quinta-feira, Abril 22, 2004 Brasil: Governo quer impedir confrontos entre ndios e garimpeiros na Amaznia .

25

UNIDADE 6 - CONCEITOS E EXPRESSES FREQENTES UTILIZADAS PELA SOCIOLOGIA Braslia, 21 de Abril - A Polcia Federal e as Foras Armadas iniciaram uma operao conjunta em Rondnia para tentar solucionar os conflitos entre ndios e garimpeiros na Reserva Indgena Roosevelt, na Amaznia, anunciou o ministro da Justia do Brasil. Mrcio Thomaz Bastos, que recebeu tera-feira representantes de 35 tribos indgenas do Brasil, admitiu ter h muito tempo informaes de que os garimpeiros que exploravam diamantes nas terras indgenas da etnia Cinta Larga corriam riscos. 0 governo tem h muito tempo informaes das dificuldades, dos problemas, dos riscos no garimpo Roosevelt. uma situao sria, que veio relegada de outros governos. Hoje, estamos a comear uma operao que tem vindo a ser planejada desde julho do ano passado, afirmou. A Polcia Federal j resgatou 29 corpos de garimpeiros na regio, a 534 quilmetros da capital Porto Velho, e continuam as buscas por mais vtimas do massacre na maior reserva de diamantes da Amrica do Sul.
(http://indios.bloQspot.com/2004)

A situao retratada consiste em: a) b) c) d) e) cooperao. acomodao. assimilao. alienao. conflito.

4. Leia os seguintes versos de Comportamento Geral, de Gonzaguinha: Voc deve aprender a baixar a cabea / E dizer sempre: Muito obrigado So palavras que ainda te deixam dizer / Por ser homem bem disciplinado / Deve pois s fazer pelo bem da Nao / Tudo aquilo que for ordenado Pra ganhar um Fusco no juzo final / E diploma de bem comportado Voc merece, voc merece Tudo vai bem, tudo legal Cerveja, samba, e amanh, seu Z / Se acabar em teu Carnaval Observa-se que o autor trata de: a) b) c) d) e) alienao. conflito. conscincia de classe. competio. cooperao.

5. Quando voc l uma notcia sobre a situao dos hospitais pblicos que no vm atendendo s necessidades da populao, correto afirmar que se trata: a) b) c) d) e) de mobilizao social. de afronta a um direito fundamental. de competio. do respeito cidadania. ocorrncia de justia social.

26

SOCIOLOGIA APLICADA 6. Cidadania consiste: a) b) c) d) e) apenas na participao das decises polticas. em no ser alienado. em opinar sobre a atual situao de nosso pas. no s na luta pelos prprios direitos, mas tambm na efetivao destes. apenas na observao de realidade.

7. A organizao de uma festa de aniversrio para uma pessoa feita por um grupo de amigos um caso de: a) b) c) d) e) conflito. competio. cooperao. mobilizao social. conscincia de classe.

8. O conflito existente entre as classes sociais reflete: a) b) c) d) e) a justia social. o antagonismo social. cidadania. alienao. acomodao.

ATIVIDADES DE APRENDIZAGEM E FIXAO


1. A cidadania consiste apenas na luta por determinados direitos do homem? Justifique sua resposta e exemplifique. ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________

2. Voc deve ter observado que o termo conflito relaciona-se a duas situaes bem distintas. Disserte sobre elas e exemplifique. ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________

27

GABARITOS DOS EXERCCIOS DAS UNIDADES DA DISCIPLINA SOCIOLOGIA - ONLINE

Questes Unidade 1 Unidade 2 Unidade 3 Unidade 4 1 D D E B 2 D D B E 3 D A C D 4 A E D B 5 D D A A 6 B D D E 7 E B E C 8 A E D E OBS questes 9 e 10 das unidades so subjetivas

Unidade 5 D A C E C D A E

Unidade 6 C B E A B D C B

S-ar putea să vă placă și