Sunteți pe pagina 1din 6

V Congresso Internacional Sobre Formacin de Professores de Cincias

AO COMUNICATIVA NA ORGANIZAO DO PRIMEIRO ENCONTRO DE EX-ALUNOS DE LICENCIATURA EM FSICA COMMUNICATIVE ACTION IN THE ORGANIZATION OF THE FIRST MEETING OF EX-STUDENTS DEGREE IN PHYSICS
Nataly Carvalho Lopes1 Lizete Maria Orquiza de Carvalho2 Washington Luiz Pacheco de Carvalho3
Programa de Ps-Graduao em Educao para a Cincia Unesp Bauru/Brasil- e-mail: naty_lopes85@hotmail.com 2,3 Departamento de Fsica e Qumica Unesp - Ilha Solteira/Brasil email:lizete@dfq.feis.unesp.br/washcar@dfq.feis.unesp.br

Resumo Neste trabalho, temos o objetivo de discutir como compreender os discursos de professores ex-alunos do curso de licenciatura em Fsica de uma universidade, quando eles so percebidos como atores falantes de uma esfera pblica definida pelos seus objetivos formativos. Por isso, analisamos os dilogos virtuais ocorridos entre estes exalunos e uma professora do mesmo curso para a organizao o I Encontro de Ex-alunos inserido no evento anual do Encontro de Prtica de Ensino da Fsica de Ilha Solteira (ENPEFIS). Assim, analisamos estes dilogos de acordo com a anlise do contedo luz dos conceitos de Esfera Pblica, ao comunicativa, de professores como intelectuais e como pesquisadores da prtica. Neste sentido, vislumbramos na ao comunicativa a relao reflexiva dos mundos objetivo, subjetivo e social que possibilita processos formativos que acabam por transformar estes mundos. Palavras-chave: ao comunicativa, esfera pblica, formao de professores, ex-alunos. Abstract In this work, we aim to discuss how to understand the speeches teacher ex-students of a degree in physics university when they are perceived as actors speaking a public sphere defined by their formative goals. Therefore, we analyzed virtual dialogues that occurred among them and a professor of the same course during a process of organization the first Meeting of Former Students inserted at an annual Meeting of Teaching Practice in Physics (ENPEFIS). Thus, we analyze these dialogues according to content analysis under the lights of the concepts of public sphere, communicative action, teachers how intellectuals and teachers how researchers of practice. In this sense, we see in the communicative action the reflexive relationship among the objective, subjective and social worlds that allow formative processes that transform these worlds. Key-words: communicative action, public sphere, formation of teachers, former students.

Ao Comunicativa na Organizao do Primeiro Encontro de Ex-alunos de Licenciatura em Fsica 2

Introduo Partimos do pressuposto de que a reconhecida crise na educao reproduz uma crise da modernidade e da racionalidade. Segundo Prestes (1996), nessa crise, a tradio clssica do pensamento pedaggico estremece diante das incertezas humanas e v-se sitiada pelos mais variados apelos decorrentes da especializao do saber e da complexificao da sociedade (p.11). Neste contexto, as associaes livres aparecem como uma possibilidade de ao efetiva para transformar a realidade escolar a partir das reflexes e anlises que so possveis mediante a interao entre professores, comunidade e universidade. Nessa perspectiva, o curso de licenciatura em Fsica da UNESP, campus de Ilha Solteira , Brasil, tem buscado se constituir como espao de formao de professores sob a perspectiva crtica, que pretende por meio da iniciao cientfica dos graduandos em licenciatura em Fsica, a interao destes sujeitos com a prxis possibilitada pela pesquisa do professor. Iniciado no ano de 2002, este curso de graduao caminha procurando interagir com outras associaes livres preocupadas com a educao em cincias, tais como um grupo de pesquisa1 em educao cientfica coordenado por dois docentes desta mesma instituio. Este grupo de pesquisa se desenvolveu ao longo de 10 anos com um histrico de investimento na anlise e na proposio de situaes de formao de professores com trs aspectos em comum:
Amparo de um programa institucionalizado de formao; um convite para que os formandos invistam na formulao e desenvolvimento de um problema de pesquisa com apelo na sua experincia prvia; e manuteno de um grupo que se encontra semanalmente, para apresentao e a discusso dos trabalhos, em suas diferentes etapas (Orquisa-de-Carvalho, et al.2009, p.2).

Tal modelo de formao corresponde ao pensamento de Alves, Mion & Carvalho (2007), que, ao trabalharem na formao apontam o fato de que os alunos ao terminarem a graduao em licenciatura revelaram uma solido profissional e, por isso, preconizam a necessidade de continuidade de sua formao, e a interao com grupos de pesquisa em ensino de Fsica. Inserido neste grupo de pesquisa, o Encontro de Prtica de Ensino da Fsica de Ilha Solteira (ENPEFIS) um evento anual que ocorre desde 2005, no qual so defendidas as monografias de concluso de curso. A partir do ano de 2008, realizou-se, concomitantemente, o encontro anual de ex-alunos do curso, de modo que o mesmo espao passou a congregar alunos de graduao, ex-alunos que apresentam suas inquietaes e aes coletivas nas escolas onde lecionam e/ou que participam de programas de ps-graduao e demais integrantes do grupo de pesquisa j mencionado.
1

Grupo de pesquisa Avaliao Formativa e Formao de Professores

Ao Comunicativa na Organizao do Primeiro Encontro de Ex-alunos de Licenciatura em Fsica 3

Em termos desta investigao, interessa-nos analisar neste trabalho a forma como os ex-alunos da licenciatura interagem durante a organizao de um evento. Compreendemos interao como a esfera da sociedade em que normas sociais se constituem a partir da convivncia entre sujeitos, capazes de comunicao e ao (Gonalves, 1999, p.129). Alm disso, buscamos nas interaes traos de ao comunicativa e discurso. Compreendemos a ao comunicativa como uma interao simbolicamente mediada que se orienta segundo normas de vigncia obrigatria que definem as expectativas recprocas de comportamento e que tm de ser entendidas e reconhecidas, pelo menos, por dois sujeitos agentes (Habermas, 1987, p. 57). Estas anlises seguem as orientaes dos trs momentos da anlise do contedo de Bardin (1977; p.89-95): 1) uma pr-anlise, que consiste na fase de organizao do material; 2) a explorao do material, processo de codificao dos dados brutos de acordo com seus elementos comuns; e 3) o tratamento dos resultados, que corresponde inferncia e interpretao dos dados obtidos na pr-anlise. Perante o referencial habermasiano, os discursos que nos chamaram a ateno para estas anlises se referem a 2 momentos distintos que envolvem o ENPEFIS: 1) as inquietaes que levaram os ex-alunos de volta a universidade e/ou a refletir suas prticas; 2) os dilogos voltados para os consensos na organizao do evento. Inquietaes que levaram os ex-alunos de volta a universidade e/ou discusso da prtica Neste eixo de anlise, exploramos aspectos dos atos de falas dos ex-alunos que justificam a sua necessidade em restabelecer o dilogo com a universidade e a formao de grupos, como parte da formao destes sujeitos na graduao. As falas a seguir so de ex-alunos atuantes tanto na escola bsica quanto em cursos de ps-graduao que apresentam preocupaes com suas prticas.
N: Fiquei pensando sobre meu prprio processo formativo aqui na ps-graduao. s vezes, penso que me falta a prxis efetiva, penso que estou longe da prtica e muito inserida na reflexo. A: Esta uma viso que trago comigo desde o ano passado, quando ingressei no estado como professor e tive um choque de ideais, o que me angustiava, pensei at em mudar de profisso, mas no final do ano quando fui convidado pela L 2 para falar como ex-aluno da profisso de professor e encontrei outros ex-alunos, os quais estavam encontrando praticamente os mesmos problemas, percebi que o caminho seria expor nossas dificuldades e tentar encontrar sadas para as mesmas.

Professora do curso de licenciatura em Fsica da referida universidade e coordenadora do grupo de pesquisa.

Ao Comunicativa na Organizao do Primeiro Encontro de Ex-alunos de Licenciatura em Fsica 4

Em outra fala, possvel compreendermos a reunio dos grupos de professores em estgios diferentes da profisso como o fortalecimento das discusses das tenses e angstias da prtica docente:
D: muito interessante a ideia de aproximar um formando e um ex-aluno atuante no ensino pblico e/ou particular. Alm da troca de experincias na elaborao dos TCCs; ajudar aos futuros professores a adquirirem o que eu chamo de "pedagogia de sala de professor", que so os problemas que encontramos quando entramos em sala de aula e quais as atitudes que cada professor toma diante de tais problemas. A: Eu vejo o grupo dos ex-alunos como um ambiente para expor nossas dificuldades e nossos objetivos, com o intuito de discutir e refletir com o grupo dos ex-alunos e todos os participantes do ENPEFIS.

Dilogos voltados para os consensos na organizao do evento Durante a organizao do encontro, os ex-alunos mediaram conversas para compreender os seus papis e de que forma suas falas acrescentariam elementos ao evento. Houve, neste sentido, a criao de uma mesa redonda na qual estes sujeitos poderiam expor as concepes sobre suas prticas, mas que foi necessrio o debate para o entendimento de todos quantos aos objetivos e formao desta mesa, como pode ser visto na sequncia de falas:

A professora do curso de graduao L, procurava mediar os debates de forma a garantir que os mesmos pudessem ser caracterizados como ao comunicativa. Na fala abaixo, por exemplo, h a tentativa de garantir a apresentao dos interesses e a organizao das vontades, principalmente quando os processos da organizao do evento no esto claros para todos os participantes da discusso.

N: Em ambos h uma tentativa de congregar todos estes grupos, agora ainda mais com a vinda do ex-aluno E que mesmo sendo ex-aluno, representa um grupo silenciado at o momento. Mas quanto a mesa redonda, hoje de manh achei que tnhamos chegado a um acordo que voc e o E falariam pelos ex-alunos, mas segundo as suas perspectivas pessoas, assim como o E tem apontado para as contribuies dele para os futuros exalunos (o que no deixa de focar na pesquisa do professor) e voc quanto s suas perspectivas enquanto integrante deste PGP que tambm faz esta pesquisa do professor. E: Achei interessante suas colocaes professora, era exatamente isso que me inquietava, ou seja, qual seria o papel dos os ex-alunos no ENPEFIS? Como trabalharmos e transportarmos nossas ideias e concluses para um mesmo contexto (ENPEFIS) mesmo cada um atuando em reas diferentes e adversas? Professora eu penso (me corrija se eu estiver errado) que o papel dos ex-alunos ser no sentido de a partir de sua vivncia e experincia profissional (seja como professor ou na ps) expor e dialogar suas concluses e aprendizados com os alunos e formandos, no sentido de refletirmos juntos o papel, o aprendizado e formao inicial desses alunos. Ou seja, gerar uma reflexo e inquietao para com esses alunos.

L: Continuo pedindo pacincia de todos para esse debate de preparao. Algumas ideias so balizadoras: nossa aprendizagem coletiva para o debate sobre problemas prticos (estamos fazendo pesquisa sobre a nossa prpria prtica); o debate somente termina quando todos os interesses foram apresentados e acomodados, e todas as possibilidades de arranjo foram analisadas; outros limitadores do debate so o esgotamento do tempo e do espao designado para as apresentaes.

Ao Comunicativa na Organizao do Primeiro Encontro de Ex-alunos de Licenciatura em Fsica 5

Outros momentos representaram snteses sobre a organizao do evento que possibilitaram que os ex-alunos se posicionassem acerca de um possvel consenso sobre os entendimentos.
B: Esta discusso, na minha opinio, seria pertinente para abrir o encontro. Colocando os itens apresentados pelo ex-aluno E em carter mais geral, poderamos, em nossos discursos de ex-alunos, organizar as falas em: 1 - Formao Inicial - Reflexo sobre a qualidade de nosso aprendizado inicial. 2 - Como trabalhar em um local no qual se teve uma formao inicial? ou Como trabalhar em um local no qual NO* se teve uma formao inicial? 3 - Quais as limitaes que encontramos em nossos trabalhos devido a informaes especficas que nos faltam e o papel dos novos colegas de trabalho para suprir essa necessidade? 4 - Como estamos nos "virando" hoje utilizando o que aprendemos? E: ex-aluno B, acredito que voc conseguiu sintetizar as principais ideias da participao dos ex-alunos nestes quatros eixos dialogados por voc, acredito que esta seria mesmo a ideia que ns ex-alunos temos que ter nas nossas apresentaes. A minha fala na mesa redonda ser permeada dentro destes eixos. E a mesa redonda ficou bastante rica em experincias e reflexes de vivncias diversas compondo por E, A, Diretora de Ensino e aluno apresentador de TCC (pesquisa em cincias atmosfricas+ experincia como professor + coordenao de ensino + experincia como aluno universitrio).

Estas aes garantem que todos participem e questionem propostas, expressem seus desejos e expressem sua inteno de participar, segundo Mhl (1999), em sntese, todo o sujeito argumentante livre e autnomo e tem igualdade de direitos para participar da argumentao (p.139). Consideraes finais A educao para Habermas, como o contexto de convivncia mtua das estruturas sistmicas do dinheiro e poder e do mundo da vida, v possibilidades de emancipao atravs dos consensos nas divergncias e conflitos que surgem nas relaes sociais. Isto significa, para ns, formar sujeitos em sentido oposto ao da semiformao anunciada por Adorno (1995), e o sentido da educao est na competncia argumentativa de sujeitos que compreendem e influenciam seus contextos. Desta forma, a constituio da esfera pblica a contra-mo da solido profissional expressa pelos professores ex-alunos, cuja subjetividade passa a ser reconstruda aqum da autorreflexo e resultado, segundo Gonalves (1999) de um processo de formao que se d em uma complexa rede de interaes. A interao social , ao menos potencialmente, uma interao dialgica, comunicativa (p.130-1). Referncias Adorno, T. W. (1995) Educao e Emancipao. 4 ed. So Paulo: Editora Paz e Terra. Alves, J.A.P., Mion, R. & Carvalho, W.L.P. (2007, feveriro) Implicaes das relaes cincia, tecnologia, sociedade e ambiente na formao de professores de Fsica. Anais do XVII Simpsio Nacionao de Ensino de Fsica, So Luiz, MA.

Ao Comunicativa na Organizao do Primeiro Encontro de Ex-alunos de Licenciatura em Fsica 6

BARDIN, L. (1977) Anlise de Contedo. Lisboa: Edies 70, 1977. 229p. Gonalves, M.A.S. (1999) Teoria da ao comunicativa de Habermas: possibilidades de uma ao educativa de cunho interdisciplinar na escola. Educao & Sociedade, ano XX(66), p.125-140. Habermas, J. (1987) Teoria de la accin comunicativa I Racionalidad de la accin y racionalizacin social. Madri: Taurus. Lubenow, J.A. (2007) A categoria da esfera pblica em Jrgen Habermas: para uma reconstruo da auto-crtica. Cadernos de tica e Filosofia Poltica, 10(1), 2007, p.103-123. Mhl, E.H. (1999) Racionalidade comunicatica e educao emancipadora. Universidade de Campinas, Campinas, SP. Orquiza-de-Carvalho, L.M.; Oliveira, E.R., Freitas, Z.L., Carvalho, W.L. & Barrros, M.T.C. (2009, novembro) Possibilidades da ao comunicativa na formao de professores de cincias e matemtica. Anais do VII Encontro de pesquisadores em ensino de cincias ENPEC, Florianpolis, SC, Brasil. Prestes, N.H. (1996) Educao e Racionalidade: conexes e possibilidades de uma razo comunicativa na escola. Porto Alegre: EDIPUCRS.

S-ar putea să vă placă și