Sunteți pe pagina 1din 66

Alrio Nogueira

www.jotamarketing.blogspot.com www.jotamarketing.blogspot.com

Aprender significa Aprender modificar a conduta e no... simplesmente, acumular conhecimentos. conhecimentos.
Toms de Vilanova Tom de Vilanova Toms

Hoje em dia existe um excesso de empresas similares, empregando pessoas similares, que tiveram uma educao similar, exercendo funes educao funes similares, tendo idias similares, idias produzindo coisas similares, com preos similares e qualidade similar. preos

No futuro as empresas sero reconhecidas pelas suas atitudes. Mais at, at, do que pelos produtos que comercializa.

Marketing Ambiental: tica, R. S. e Competitividade nos Negcios Neg Reinaldo Dias

Marketing Verde: Desafios e Oportunidades para a Nova Era do Marketing Jacquelyn Ottman

As questes ambientais, As questes ambientais, a sustentabilidade e o a sustentabilidade e o Marketing Marketing

Histria
Marketing Verde, Marketing Ecolgico, ou Ecomarketing; Expresso criada pela American Marketing Association (AMA), nos anos 70, em um workshop para discutir o impacto do marketing sobre o meio ambiente.

Conceito
O estudo dos aspectos positivos e negativos das atividades de marketing em relao poluio, ao esgotamento de energia e ao esgotamento dos recursos no renovveis.
AMA www.marketingpower.com

Marketing Verde surge como ferramenta de apoio e monitoramento, desde o processo de desenvolvimento, produo, entrega, at o descarte do produto, buscando atender as necessidades e desejos dos consumidores e apresentando aos seus vrios pblicos a busca pelo lucro com responsabilidade ambiental.

Portanto:
Trata-se de uma nova orientao. TrataTrata-se de uma nova orienta orientao.

Consumidor consciente. Organizao responsvel. Organizao responsvel. Impacto ambiental reduzido. Produto com maior valor agregado. Controle de qualidade.

Preocupao com o Meio Ambiente. Preocupa Preocupao Regulamentao Governamental. Regulamenta Regulamentao Sistema de Gesto Ambiental. Selo Verde. Padro ISO 14.000 Reciclagem. Diminuio de reservas (ex. petrleo). Diminui petr Diminuio petrleo).

Proteger o ambiente. Encorajar a inovao industrial. inova inovao Desenvolver a conscincia ecolgica. ecol ecolgica. Incentivar o consumo consciente. Estimular a reciclagem. Diminuir barreiras de exportao. exporta exportao.

Poluio resulta da ineficincia no Polui Poluio processo produtivo. Todos so responsveis pelos dejetos e respons responsveis sobras (ex. sacos plsticos). pl plsticos). O custo de um produto vai alm do al alm valor contbil (ex. custo ecolgico). cont ecol contbil ecolgico). O planeta Terra a nossa casa, temos que preserv-lo. preserv preserv-lo.

Por que adotar um Programa Por que adotar um Programa de Marketing Ambiental no de Marketing Ambiental no to simples quanto parece? to simples quanto parece?
no voltado apenas para o produto; envolve todas as atividades; necessita da conscientizao dos conscientiza conscientizao colaboradores; preservao da imagem; preserva preservao comportamento pr-ativo. pr pr-ativo.

aquele que relaciona ao ato de comprar ou usar produtos com a possibilidade de colaborar com a preservao ambiental; sabe que, recusando-se a comprar determinados produtos, pode desestimular a produo daquilo que agride o meio ambiente.

Por isso, evita produtos que:


- representem um risco sade; - prejudique o ambiente durante a produo, uso ou despejo final; - consuma muita energia; - apresente excesso de embalagens; - contenha ingredientes procedentes de habitats ou espcies ameaadas; - no processo de produo tenha usado indevida ou cruelmente animais; - afete negativamente outros povos.

10

Ler o texto A evoluo do Marketing A evolu evoluo Ecolgico e discutir em grupo de at 3 Ecolgico at Ecolgico componentes, os seguintes tpicos abaixo: t tpicos 1. Quais so os principais problemas ambientais enfrentados pelas empresas nos dias de hoje? 2. Como transformar os problemas ambientais causados pelas organizaes em novos negcios? organiza neg organizaes negcios?

11

A evoluo do A evoluo do conceito de conceito de Marketing Marketing

12

entender o marketing como limitado ... ...propaganda e a promoo promoo ...funo final do marketing ...funo ... fidelizar o cliente.

uma simples atividade uma ferramenta um depto. organizacional

13

mais brilhante e insensato homem de marketing

insensato
recusou-se a oferecer outra coisa que no um carro preto

brilhante
forjou o sistema de produo para atender as necessidades do mercado

Muitas pessoas celebram Ford pela razo errada:

genialidade em produo.
Sua real genialidade era

Marketing.

14

A viso curta de muitas A viso curta de muitas empresas as impede de empresas as impede de definir adequadamente suas definir adequadamente suas possibilidades de mercado possibilidades de mercado
Theodore Levitt

propaganda design mdia

vendas CONSEQUNCIAS CAUSAS parcerias gesto relacionamento informaes

planejamento estratgia

posicionamento controle negcios

inteligncia

15

Conceito social:
O papel do marketing proporcionar s pessoas um proporcionar s pessoas um padro de vida superior. padro de vida superior.

Conceito gerencial:
O objetivo do marketing deixar o Cliente deixar o Cliente pronto para comprar pronto para comprar

Conceito moderno:
Na empresa moderna Marketing uma ideologia Marketing uma ideologia para encantar o Cliente. para encantar o Cliente.

Philip Kotler

Marketing um processo Marketing um processo social e gerencial pelo qual os social e gerencial pelo qual os indivduos e grupos obtm o indiv indivduos e grupos obtm o que necessitam e desejam que necessitam e desejam atravs da criao, oferta e atrav da cria atravs criao, oferta e troca de produtos de valor troca de produtos de valor com os outros. com os outros. outros.

Marketing um processo de planejar Marketing um processo de planejar e executar a concepo, apreamento, e executar a concep concepo, apre apreamento, promoo e distribuio de idias, promo promoo e distribui distribuio de id idias, bens e servios que so trocados para bens e servi servios que so trocados para satisfazer necessidades individuais e satisfazer necessidades individuais e organizacionais. organizacionais. organizacionais.

16

Marketing a satisfao do Marketing a satisfao do cliente com sustentabilidade. cliente com sustentabilidade.

de uma estratgia e posicionamento estratgia de empresa e de seus produtos no mercado, levando em conta as necessidades do cliente antes das do fabricante.
Ricardo Semler

uma avaliao e determinao avaliao determinao

17

a batalha pelos sonhos das PESSOAS.

ESSA GRANDE ESTRUTURA, A PIRMIDE, MUITO SLIDA E IR DURAR MILHARES DE ANOS. ESTAMOS TRABALHANDO PARA ATENDER NOSSO CLIENTE O FARA, PARA QUE QUANDO ELE ESTIVER MORTO TENHA TRANQUILIDADE PARA PASSAR PARA A OUTRA VIDA. ATENDER UM MORTO FCIL! MAS PARA ATENDER MILHARES DE CLIENTES VIVOS. MUITO VIVOS... TEMOS QUE...

18

A boa lapidao faz A boa lapidao faz com que a necessidade com que a necessidade do cliente circule pelo do cliente circule pelo diamante e retorne diamante e retorne como soluo. como soluo.

Se a lapidao Se a lapidao estiver pontuda estiver pontuda a luz que incide a luz que incide ir refletir e sair ir refletir e sair pela lateral. pela lateral.

Se a lapidao Se a lapidao estiver rasa estiver rasa a luz que incide a luz que incide ir refratar e ir refratar e sair por baixo. sair por baixo.

19

O mercado exige hoje do profissional de marketing a capacidade de equilibrar trs aspectos que, apesar de muitas vezes conflitantes, no chegam a ser excludentes:

a) obter lucro para a empresa; b) a satisfao do consumidor e c) a preservao do interesse pblico.


Philip Kotler Philip Kotler

1 princpio: 1 princ princpio: valor maior para o Cliente do que o Valor do Cliente oferecido pelos concorrentes. 2 princpio: 2 princ princpio: Vantagem competitiva
caracterstica, funo ou utilidade caracter fun de um produto/servio produto/servi desenvolvidas para, superar a satisfao de necessidades e satisfa desejos dos Clientes.
foco claro sobre os desejos dos Clientes e a oferta competitiva para mobilizar os esforos necessrios a fim esfor necess de manter essa vantagem.

a tarefa do marketing criar um

3 princpio: 3 princ princpio: Foco no foco do Cliente

20

Marketing mais do que uma Marketing mais do que uma forma de sentir o mercado e forma de sentir o mercado e adaptar produtos ou servios. adaptar produtos ou servios. um compromisso com a busca um compromisso com a busca da melhoria na qualidade de da melhoria na qualidade de vida das pessoas vida das pessoas

21

a) marketing e vendas
marketing direto tele marketing comunicao direta tele atendimento

b) marketing e comunicao
marketing digital marketing poltico comunicao digital comunicao poltica

c) designaes imprprias
mkt de guerra, mkt pessoal, endomarketing, mkt de relacionamento, mkt promocional, mkt viral etc.

22

a) marketing reverso
gesto estratgica visando o mercado fornecedor.

S vende bem, quem compra bem.

b) demarketing
gesto estratgica que visa compatibilizar as relaes entre os potenciais, as necessidades e expectativas da empresa e seus Clientes em situaes especiais.

Exemplo: o recall de veculos.

1 Gerao: 1 Gerao:

II Guerra at anos 60. at

Funo do mkt: apoio s vendas. Fun mkt: Ttica de vendas: sistematizao da esperteza. sistematiza
Se dar bem! bem!

Conceito-chave: mercado de massa. ConceitoProduto: falta de adequao: adequa


qualquer cor desde que seja preta. preta

Caractersticas: Desbravar e conquistar novos Caracter


mercados, sem se preocupar com os clientes atuais.

23

2 Gerao:

anos 60 at anos 80.

Funo do mkt: fazer o melhor para o consumidor. Fun mkt: Ttica de vendas: mais barato e econmico. Conceitos-chave: Marketing Mix; ConceitosMix; Produto: poucas adaptaes: adapta
Segmentao do mercado; Segmenta Imagem da marca.

mais cores, poucos modelos. modelos

Caractersticas: Poder desloca-se para o Caracter desloca-

distribuidor; organizao descentralizada; organiza estruturas complexas e pesadas.

3 Gerao:

anos 80 at anos 90.

Funo do mkt: adaptar a empresa ao mercado. Fun mkt: Ttica de vendas: necessidade de criar e Conceitos-chave: Nichos de mercado; Conceitosmanter relacionamentos com os clientes.

Comunicao integrada; Comunica Benchmarking; Fidelizao. Fideliza

Produto: customizado (maior valor agregado). Caractersticas: Poder desloca-se para o Caracter deslocaconsumidor, Marketing de relacionamento; ampliao dos servios; Conquistar e cativar amplia servi os clientes atuais.

24

4 Gerao:

anos 90 at hoje.

Funo do mkt: buscar reconhecer e harmonizar o


escopo e as complexidades das atividades de mkt.

Ttica de vendas: o vendedor passa a ter papel


importante como consultor e negociador.

Conceitos-chave: terceirizao; informatizao


da fora de vendas; importncia da marca valor da marca superando o valor patrimonial. Caractersticas: Aquisies e fuses visando sinergia e eficincia global; internet quebrando barreiras e aproximando as pessoas no mundo; maior integrao entre mkt e vendas.

O conceito O conceito de Marketing de Marketing Ambiental Ambiental

25

Administrao
Ser verde ou ambientalmente correto no se limita, por exemplo, a inventar novas embalagens reciclveis, mas sim a administrar uma cadeia de fatos que envolvem vrias etapas, desde a fabricao, relao com fornecedores, clientes, colaboradores, mdia e comunidade.

Considerao
O Marketing Ambiental consiste, portanto, na prtica de todas aquelas atividades inerentes ao marketing, incorporando-se a preocupao ambiental.

26

Meta A qualidade de vida, que significa no s quantidade e qualidade de bens e servios de consumo, como tambm qualidade do meio ambiente.

Vantagem competitiva
melhoria da imagem organizacional; reduo dos custos e menores desperdcios; sobrevivncia e sucesso da empresa a longo prazo; conscientizao ambiental.

27

Vantagem social
cumprimento da legislao ambiental; postura pr-ativa; comunicao ambiental verdadeira e responsvel.

Eco-eficincia
utilizao de novas metodologias que evitem ou utiliza utilizao reduzem os impactos ambientais; reciclagem e reaproveitamento de matriasmat riasmatriasprima; descarte correto dos produtos j usados; j sustentabilidade no uso dos recursos naturais.

28

Anos 70
Nascimento da Natura: Um pequeno laboratrio. laborat laboratrio.

Anos 80
Forte crescimento baseado na expanso regional e no portflio portf portflio de produtos

Anos 90
Compromisso com a Responsabilidade Social e Ambiental 1999- expanso 1999internacional Crenas, Valores e Cren Crenas, Razo de ser

1974 opo op opo


pela venda direta

Anos 00
Desenvolvimento sustentvel sustent

2000 - Linha Ekos


2001- Espao 2001- Espa Natura Cajamar 2004 Oferta pblica NATU 3

29

Exemplo de campanha de incentivo


O relatrio da Walk The Talk, divulgado no final de 2005, destaca duas empresas brasileiras: Natura e Po de Acar.

30

Uma opo com menor impacto ambiental. op opo

Opo de troca da embalagem em lata Op Opo para a embalagem em papel reciclado


Essa alternativa de embalagem em papel reciclado gera impacto ambiental 55% menor em relao a lata. rela relao

Slogan: Slogan:

O relatrio menciona ganhos relat relatrio recentemente obtidos pela empresa de cosmticos: crescimento de 32% nas cosm cosmticos: vendas no perodo 2002-2004 (ante per perodo 20022002-2004 elevao de 20% do mercado de eleva elevao cosmticos), fazendo com que a fatia cosm cosmticos), de mercado da empresa alcanasse alcan alcanasse 19%; receita de US$ 604 milhes (em 2004); e valor da marca equivalente a 113% do volume de vendas anual.

31

Objetivo:
Promover a melhoria da Qualidade Ambiental de produtos e processos mediante a mobilizao das foras de mercado pela conscientizao de consumidores e produtores.
PROCEL (energia) Indica que o produto causa menos desperdcio de energia.

Embalagem de creme dental produzido com madeira reflorestada. Relacionado causa ambiental - o fabricante declara que parte das vendas ser revertida em prol da Fundao SOS Mata Atlntica.

Marketing tico tico Informativo Informativo Relacionado causa

Matria prima Natural Isento de petrleo baseado na fbrica

Manufatura/produo No poluente No branqueado Isento de pesticida

Embalagem Reciclado No aerossol

Em uso Em uso pouca fumaa pouca fuma fumaa No txico No t xico txico No corrosivo No corrosivo corrosivo

Uso posterior Reciclvel Com refil Reutilizvel

Distribuio Uso eficiente de energia Uso eficiente de recursos

Fabricante Socialmente responsvel

32

usamos atualmente 20% a mais de recursos naturais do que o planeta capaz de repor; segundo Relatrio Planeta Vivo 2002, do WWF e Relat Relatrio lanado em 2002 em Genebra, o planeta tem 11,4 lan lanado bilhes de hectares de terra e espao marinho espa espao produtivos (~ 1,9 hectares de rea produtiva per rea capita); Usamos o equivalente a 13,7 bilhes de hectares para produzir os gros, peixes e crustceos, carne crust crustceos, e derivados, gua e energia que consome. gua

A Terra possui mais de 6 bilhes de habitantes. Usa uma rea de 2,3 hectares. Essa a Pegada Ecolgica de cada um. O fator de maior peso na composio da Pegada Ecolgica hoje a energia; No caso de S. P., o adensamento urbano (~19 milhes de pessoas concentradas) consume 3,2 trilhes de litros dgua/dia e descarta mais de 16 mil toneladas de lixo/dia, poluindo uma rea de 8.051km2 (39 munic.)

33

O Mix de Mkt O Mix de Mkt do Marketing do Marketing Ambiental Ambiental

34

Como nasce um produto? - Necessidade - Oportunidade

EXERCER UMA FUNO

COMO AVALIAR DESEMPENHO AMBIENTAL DOS PRODUTOS? - Interao homem natureza Interao - Aes antrpicas associadas ao Aes antrpicas produto

35

Transformao e uso do meio fsico; Disposio de rejeitos materiais e energticos; Retirada de recursos naturais materiais e energticos.

36

37

APOIO TOMADA DE DECISES: - definio de poltica ambiental corporativa; - implantao de Sistema de Gesto Ambiental; - estabelecimento de estratgia de negcio; - seleo de fornecedores. COMUNICAO: - Marketing verde; - estabelecimento de canal com partes envolvidas. OPORTUNIDADES DE MELHORIA: - reprojeto de produtos.

PROGRAMAS DE GERENCIAMENTO DE RESDUOS

- especificao de produtos. - regulamentao (rotulagem ambiental).

38

Coca-Cola - ao de preservao ambiental Cocapreserva Coca-Cola ao preservao Programa gua das Florestas Tropicais Brasileiras, gua do Instituto Coca-Cola Brasil, reflorestar margens Cocareflorestar Coca-Cola de rios para melhorar a qualidade e a quantidade da gua, com o replantio de 3,3 milhes de rvores gua, rvores Prmio para empreendimento imobilirio sustentvel imobili imobilirio sustent sustentvel A sexta edio do prmio Planeta Casa, promovido edi edio pela revista Cludia, contempla tambm construtoras Cl tamb Cludia, tambm e incorporadoras

Natura lana embalagens com o selo FSC lan lana Segundo a empresa, a medida uma garantia ao consumidor de que o processo de fabricao do fabrica fabricao produto no destri o meio ambiente e contribui destr destri para o desenvolvimento socioeconmico.
Fonte: Instituto Akatu Fonte: Instituto Akatu

Instituto Unibanco inaugura Centro de Educao Ambiental em So Paulo Educa Educao Centro de 732 mil m se transformar em escola transformar m a cu aberto, onde sero realizadas atividades c cu lldicas e criativas direcionadas prticas de dicas pr prticas educao scio-ambientais. educa s cioeducao scio-ambientais.
Fonte: Instituto Akatu Fonte: Instituto Akatu

39

Po de Acar, Unilever e Fox realizam Dia R Acar, Acar, reciclar o futuro Ao informativa sobre coleta seletiva e reciclagem Ao deve atingir 10 mil estudantes em 60 escolas. Faber-Castell usa 100% de madeira plantada FaberFaber-Castell Empresa associada ao Akatu investe em programas de reciclagem e tratamento de resduos, tendo as res resduos, certificaes FSC e ISO 14001. certifica certificaes Yzigi - material didtico em papel reciclado did Yzigi didtico Parceria entre a escola de idiomas, a Suzano Papel e Celulose e a Grfica Bandeirantes geram 240 mil livros Gr Grfica feitos com papel reaproveitado.

Marcas mais lembradas: - Greenpeace - Natura - Petrobras - Ibama - Yp.


Em 29/10/2008 Fonte; http://www.mundodomarketing.com.br

40

1 - Identificar os problemas ambientais

potenciais e reais existentes em todas as reas da empresa - e no s na rea de produo. Pode-se economizar energia e matrias primas, reciclar materiais e reduzir hbitos esbanjadores em todo o ciclo. - As solues devem ser tecnicamente honestas e politicamente desejveis investimentos em responsabilidade comunitria devem ser planejados como aqueles que aumentam os lucros.

3 - Promover mudanas comportamentais

de cima para baixo e de dentro para fora. Os diretores devem dar o exemplo e a empresa s deve divulgar seu esforo verde depois de ter feito as lies de casa.

4 - Situar os valores ambientais no

contexto da cultura corporativa de maneira irreversvel e zele por eles.

41

5 - Permitir e promova a contribuio dos

colaboradores. Programas de mudana comportamental precisam ser participativos, e os de carter ambiental geralmente motivam iniciativas individuais. - Estender suas conquistas ambientais a seus fornecedores e parceiros de negcios. No fundo todos querem mudar, mas alguns podem precisar de uma ajuda especial.

- Ouvir a comunidade e trabalhar em conjunto com ela e no contra ela. O inimigo comum a todos e a parceria sempre a melhor soluo.

8 - Entender educao ambiental como


parte da formao bsica e indispensvel dos funcionrios que tomam decises na empresa - a valorizao do meio ambiente nos negcios.

42

9 - Ter pacincia e calma com ataques

externos agressivos: ambientalistas e jornalistas esto aprendendo a conviver. Dilogo sempre o melhor caminho.

10

- Preparar-se para a construo de novas relaes ticas e estratgicas com o mundo externo.

43

A ABIC lanou em 24 de maio de 2007 o Programa Cafs Sustentveis do Brasil, que visa difundir o conceito de consumo consciente de caf entre os brasileiros; Esse programa de certificao abrange desde a produo do gro nas fazendas associadas s Associaes de Cafeicultores do Cerrado, at o caf industrializado e embalado nas indstrias associadas ABIC. Em todo o processo, so observados requisitos de sustentabilidade e garantia de origem, passando pelo ambiente industrial, com as boas prticas de fabricao, e chegando at o consumidor final, por meio de produto de qualidade final reconhecida.

44

Fonte: Instituto Akatu

A populao do mundo est aumentando 1,8% popula est populao a cada ano; so: dois milhes de pessoas a cada semana; 300 000 pessoas a cada dia; 12 500 pessoas a cada hora; 200 pessoas a cada minuto; trs pessoas a cada segundo;

No Brasil: No Mundo:

186.286.688 pessoas 6.6 bilhes de pessoas


Fonte: IBGE no dia 26/02/2008.

45

Somos hoje 6 bilhes de habitantes com um consumo mdio dirio de 40 litros de gua m mdio di dirio gua por pessoa, bebendo, tomando banho, escovando os dentes, lavando as mos. Consumo dirio: di dirio: Europeu: 140 a 200 litros. Americanos: de 200 a 250 litros. Algumas regies da frica: 15 litros. frica:

46

Dos 1.338 milhes de quilmetros cbicos de gua que cbicos gua existem na Terra, apenas 2,52% de gua doce. gua 99,6% dos 2,52% inacessvel, pois esto em depsitos subterrneos e nas geleiras.

Fonte: UNESCO/ IHP Regional Office of Latin Amrica and the Caribbean, 2002

47

Mais de 1,1 bilho de pessoas, no mundo, Mais de 1,1 bilho de pessoas, no mundo, no possuem acesso gua de no possuem acesso gua de qualidade; qualidade; Mais de 10 milhes de pessoas morrem a Mais de 10 milhes de pessoas morrem a cada ano, em decorrncia de doenas cada ano, em decorrncia de doen doenas relacionadas ingesto de gua relacionadas ingesto de gua contaminada e falta de contaminada e falta de saneamento, sendo a maioria crianas saneamento, sendo a maioria crian crianas abaixo de cinco anos de idade abaixo de cinco anos de idade (Organizao Mundial da Sade); (Organiza (Organizao Mundial da Sa de); Sade); Atualmente, as doenas infecciosas Atualmente, as doen infecciosas doenas muitas delas relacionadas qualidade muitas delas relacionadas qualidade da gua matam duas vezes mais do da gua matam duas vezes mais do que o cncer. (Sinais Vitais 2003, que o cncer. (Sinais Vitais 2003, Worldwatch Institute). Worldwatch Institute). Institute).

48

1/3 dos brasileiros percebem os impactos coletivos ou de longo prazo nas decises de consumo. 43% dos brasileiros usam seu poder de compra e de comunicao para premiar comunica comunicao as empresas socialmente responsveis respons responsveis 24% utilizam o critrio crit critrio ambiental nas escolha das empresas das quais comprar.

49

Como agem os consumidores conscientes

Consumo Sustentvel Sustent

O que consumo consciente? Qual a importncia desse consumo?

As empresas socialmente responsveis, respons responsveis, Consumidores conscientes atentos ao selo de qualidade das empresas. qualidade selo

50

Campanhas da agncia britnica CURB que usa elementos naturais para unir publicidade e respeito ao meio ambiente.

O meio ambiente entrou definitivamente na agenda dos negcios. Companhias de todos os setores sabem que s h um caminho para se adaptar aos novos tempos: inovar para transformar a crise ambiental em vantagem competitiva

51

I N Innovation of Newspaper ou Inovao do Jornal.

aBIOsorvente muito semelhante aos absorventes convencionais com abas: ele composto de uma capa e de duas camadas internas.

52

Escritrio da Selgas Cano em Madri Escrit Escritrio

Lanado pela Lan Lanado Asus, de Asus, Taiwan, durante a Futurecom 2008

53

blind-cortina blind-cortina e light- luz. lightDesenvolvida pelo design Vincent Gerken. Gerken.
A cortina contm painis solares cont pain contm painis embutidos nas lminas, que captam a energia solar durante o dia e a transforma em iluminao para o ilumina iluminao ambiente durante a noite.

54

So os locais que recebem embalagens longa vida (entre So os locais que recebem embalagens longa vida (entre outros materiais) para serem enviados reciclagem. outros materiais) para serem enviados reciclagem.

PEV - (Ponto de Entrega Voluntria)

Trabalham com a coleta e triagem do material reciclvel Trabalham com a coleta e triagem do material reciclvel para beneficiamento e envio aos recicladores. para beneficiamento e envio aos recicladores.

Cooperativas

Compram material longa vida (e outros reciclveis) para Compram material longa vida (e outros reciclveis) para beneficiamento e envio aos recicladores. beneficiamento e envio aos recicladores.

Comrcios

Mostra a localizao do endereo digitado.

Voc

Telhas de embalagens longa vida

55

56

57

58

59

60

As paredes so de cimento especial com dixido de titnio que ajuda na despoluio do ar.

61

62

Joo Batista Santos

63

64

A Coca-Cola Brasil inaugurou sua CocaCoca-Cola primeira fbrica verde da Amrica f verde Am fbrica verde Amrica Latina e lanou seu primeiro item lan lanou orgnico: o ch Matte Leo Granel. ch

Os administradores que puderem atender s demandas de consumidores com produtos ambientalmente saudveis e estabelecer suas credenciais ambientais, enquanto as atitudes ainda esto se formando, tm chances de obter mais vantagens
J. Ottman, livro: Marketing Verde Ottman,

65

Muito obrigado!
www.jotamarketing.blogspot.com

66

S-ar putea să vă placă și