Sunteți pe pagina 1din 11

Caderno de Provas EDUCAO FSICA

Edital N. 36/2011 REITORIA/IFRN

29 de janeiro de 2012

INSTRUES GERAIS PARA A REALIZAO DA PROVA


Use apenas caneta esferogrfica azul ou preta. Escreva o seu nome completo e o nmero do seu documento de identificao no espao indicado nesta capa. A prova ter durao mxima de 4 (quatro) horas, incluindo o tempo para responder a todas as questes do Caderno de Provas e preencher as Folhas de Respostas. O Caderno de Provas somente poder ser levado depois de transcorridas 2 (duas) horas do incio da aplicao da prova. Confira, com mxima ateno, o Caderno de Provas, observando o nmero de questes contidas e se h defeito(s) de encadernao e/ou de impresso que dificultem a leitura. A quantidade de questes e respectivas pontuaes desta prova esto apresentadas a seguir: Tipo de questo Discursiva Mltipla escolha Total de questes 02 questes 25 questes Pontuao por questo 15 pontos 2,8 pontos Total de pontuao 30 pontos 70 pontos

Para cada questo de mltipla escolha, h apenas uma resposta correta. Confira, com mxima ateno, se os dados (nome do candidato, inscrio, nmero do documento de identidade, matria/disciplina e opo de campus) constantes nas Folhas de Respostas esto corretos. Em havendo falhas nas Folhas de Respostas, comunique imediatamente ao fiscal de sala. As Folhas de Respostas no podero ser dobradas, amassadas ou danificadas. Em hiptese alguma, sero substitudas. Assine as Folhas de Respostas no espao apropriado. Transfira as respostas para as Folhas de Respostas somente quando no mais pretender fazer modificaes. No ultrapasse o limite dos crculos na Folha de Respostas das Questes de Mltipla Escolha. As questes discursivas devero ser respondidas unicamente no espao destinado para cada resposta nas Folhas de Respostas das Questes Discursivas. Respostas redigidas fora do espao reservado sero desconsideradas. Ao retirar-se definitivamente da sala, entregue as Folhas de Respostas ao fiscal. NOME COMPLETO: DOCUMENTO DE IDENTIFICAO:

CONCURSO PBLICO GRUPO MAGISTRIO EDITAL N. 36/2011-REITORIA/IFRN

QUESTES DISCURSIVAS
ESTAS QUESTES DEVERO SER RESPONDIDAS NAS FOLHAS DE RESPOSTAS DAS QUESTES DISCURSIVAS.

Questo 1 Ao estruturar um programa de Educao Fsica para o ensino mdio na Escola, deve-se considerar a seleo dos contedos e a metodologia adequada, para que o conhecimento possa ser assimilado pelo aluno. Nesse momento, evidencia-se o pensamento terico a ser trabalho nas aulas. Faz-se necessrio considerar, nesse programa, elementos primordiais como o conhecimento de que trata a Educao Fsica, o tempo pedaggico para sua apropriao e os procedimentos metodolgicos. Sendo assim, explique de que forma cada elemento citado poderia contribuir positivamente num programa de Educao Fsica na Escola.

IFRN Concurso Pblico Grupo Magistrio Educao Fsica

CONCURSO PBLICO GRUPO MAGISTRIO EDITAL N. 36/2011-REITORIA/IFRN

Questo 2 O fenmeno esportivo e sua evoluo na sociedade, em seus diversos momentos histricos, tm proporcionado vivncias interpretadas como um direito de todos, consolidando as manifestaes do esporte performance, esporte participao e esporte educao. Descreva cada uma das manifestaes esportivas citadas.

IFRN Concurso Pblico Grupo Magistrio Educao Fsica

CONCURSO PBLICO GRUPO MAGISTRIO EDITAL N. 36/2011-REITORIA/IFRN

QUESTES DE MLTIPLA ESCOLHA


AS RESPOSTAS DESTAS QUESTES DEVERO SER ASSINALADAS NA FOLHA DE RESPOSTAS DAS QUESTES DE MLTIPLA ESCOLHA. 01. Na construo de um projeto poltico-pedaggico para a Educao Fsica, se faz presente uma inteno poltica em determinada direo e uma ao pedaggica que permitam a reflexo sobre a ao do sujeito em um determinado momento histrico capaz de dar conta de explicaes pedaggicas, configurando-se pedagogias emergentes. Essa reflexo pedaggica tem caractersticas especficas classificadas como A) poltica, pedaggica e emergente. B) emergente, crtico-superadora e pedaggica. C) pedaggica, diagnstica e teleolgica. D) diagnstica, judicativa e teleolgica. 02. O esporte, como conquista cultural e patrimnio da humanidade, deve ser transmitido, na escola, como contedo nas aulas de Educao Fsica, numa perspectiva A) transformadora, fundamentada em valores educativos. B) afetiva, fundada em valores miditicos. C) participativa e reprodutiva dos valores tcnicos. D) privilegiada nos princpios e valores de sobrepujar. 03. O ensino da dana, nas aulas de Educao Fsica, na Escola, deve ser considerado como uma expresso representativa de diversos aspectos da vida humana, podendo ser um tipo de linguagem corporal que permite a transmisso de A) sentimentos e emoes de afetividade. B) gestos tcnicos. C) produo acrobtica. D) espao e tenso. 04. Na Escola, o aluno deve aprender que o homem no nasceu pulando, saltando, nem arremessando. Essas habilidades foram construdas em determinadas pocas histricas como respostas s necessidades humanas e podem ser trabalhadas nas atividades produtivas da histria da humanidade como A) ludicidade, criatividade e linguagem. B) brincadeira, educao e poder. C) criatividade, linguagem e poder. D) linguagem, trabalho e poder. 05. Para Kunz, o ensino centrado no aluno possibilita que ele participe como sujeito responsvel por todo o processo. Essa concepo chamada de A) ensino aberto s experincias. B) cultura corporal. C) aulas abertas. D) crtico-superadora.
IFRN Concurso Pblico Grupo Magistrio Educao Fsica

CONCURSO PBLICO GRUPO MAGISTRIO EDITAL N. 36/2011-REITORIA/IFRN

06. A Educao Fsica como disciplina curricular deve tratar da cultura corporal no seu sentido mais amplo, proporcionando ao aluno conscincia crtica para o exerccio da cidadania no cumprimento de posicionamentos ticos. Portanto, as aulas devem ser num ambiente em que os alunos tenham condies de usufruir dos A) jogos, esportes, performance, lutas e ginsticas em benefcio da melhoria da qualidade de vida e do estilo de vida. B) jogos, esportes, rendimento, lutas e ginsticas em benefcio do exerccio e da qualidade de vida. C) jogos, esportes, danas, lutas e ginsticas em benefcio do exerccio crtico da cidadania e da melhor qualidade de vida. D) jogos, esportes, danas, musculao e ginsticas em benefcio do exerccio crtico da cidadania e do estilo de vida.

07. O conhecimento e aprendizagem que trata do ensino anatmico, fisiolgico e biolgico ajudam o aluno no autogerenciamento das atividades corporais. Dessa forma, esse conhecimento, em conjunto, possibilita ao aluno A) compreender o funcionamento do organismo humano, de forma a reconhecer e modificar as atividades corporais, valorizando-as como recurso para melhoria de suas aptides fsicas. B) demonstrar autonomia na elaborao de atividades corporais, assim como a capacidade para discutir e modificar regras, reunindo elementos de vrias manifestaes de movimento. C) compreender as diferentes manifestaes da cultura corporal, reconhecendo e valorizando as diferenas de desempenho, linguagem e expresso. D) participar de atividades em grandes e pequenos grupos, compreendendo as diferenas individuais e procurando colaborar para que o grupo possa atingir os objetivos a que se props.

08. A Pedagogia do Esporte que trata do treinamento num pensamento complexo transcende o ato de treinar, ampliando para o que A) treinar, quando aperfeioar e como sistematizao. B) aprofundar na sistematizao do conhecimento. C) treinar, quando treinar, como treinar e para que treinar. D) aprofundar no treinamento e como aperfeioar.

09. A atividade desportiva demonstra que, para atingir um nvel elevado, preciso organizao, planejamento e sistematizao do treinamento, durante um longo perodo. Para facilitar o entendimento do treinamento especializado, planejado e sistematizado, dividiu-se as fases em trs: treinamento especializado nvel I, treinamento especializado nvel II e treinamento especializado nvel III. O nvel I corresponde etapa A) da organizao na modalidade escolhida e dos fatores que relacionam o treinamento com o crescimento e o desenvolvimento. B) do ensino mdio, a qual atende alunos/atletas entre 15 e 17 anos, que esto passando pela segunda idade puberal. C) do ensino fundamentado na tcnica e ttica do treinamento que mobiliza o mximo de suas capacidades competitivas . D) da formao ttica na manuteno dos resultados adquiridos na longevidade desportiva.

IFRN Concurso Pblico Grupo Magistrio Educao Fsica

CONCURSO PBLICO GRUPO MAGISTRIO EDITAL N. 36/2011-REITORIA/IFRN

10. O jogo representa significados em funo do espao, nmero de participantes, tempo, materiais utilizados, entre outros, sendo uma maneira criativa de praticar aes e relaes. Na Cultura Corporal, jogos se mostram como sendo A) recreativos, ldicos e esportivos. B) cooperativos, esportivos e competitivos. C) ldicos, esportivos e competitivos. D) competitivos, cooperativos e recreativos.

11. Os jogos assumem signo e significado distintos dependendo da poca e do lugar, criando assim cada um o seu significado social, a fim de preservar uma identidade cultural. Dessa forma, o jogo assume A) a funo de aculturao na escola. B) uma identidade cultural capitalis. C) a competio como princpio da atividade fsica. D) a imagem e o sentido que cada sociedade lhe atribui.

12. Muitas das atividades dirias realizadas pela humanidade como a caa e a pesca esto relacionadas s atividades fsicas. Na sociedade contempornea, ocorre a diminuio do esforo fsico e o aumento do sedentarismo, fazendo com que a atividade fsica tenha, cada vez mais, uma relao estreita com a sade. Essas atividades podem estar sendo estimuladas nas aulas de Educao Fsica, dando oportunidade para todos. Sendo assim, so efeitos benficos da atividade fsica: A) diminuio da atividade fsica, diminuio da fora muscular, diminuio da frequncia cardaca em repouso, aumento no volume sistlico, melhora do autoconceito e da autoestima. B) diminuio da gordura corporal, incremento da fora muscular, aumento da frequncia cardaca em repouso, diminuio no volume sistlico, melhora do autoconceito e da autoestima. C) diminuio no estilo de vida, incremento da fora muscular, diminuio da frequncia cardaca em repouso, aumento no volume sistlico, melhora do autoconceito e da autoestima. D) diminuio da gordura corporal, incremento da fora muscular, diminuio da frequncia cardaca em repouso, aumento no volume sistlico, melhora do autoconceito e da autoestima.

13. Segundo os PCNEM, as aulas de Educao Fsica devem proporcionar o desenvolvimento em todos os alunos. Dessa forma, objetivo dessa disciplina aproximar o aluno do Ensino Mdio A) s prticas esportivas, de forma competitiva, educativa e contributiva para o processo de aprofundamento dos conhecimentos. B) s prticas competitivas, educativas e contributivas para o processo de aprofundamento dos conhecimentos. C) novamente Educao Fsica, de forma ldica, educativa e contributiva para o processo de aprofundamento dos conhecimentos. D) novamente aos jogos esportivos, de forma competitiva e contributiva para o processo de aprofundamento dos conhecimentos.

IFRN Concurso Pblico Grupo Magistrio Educao Fsica

CONCURSO PBLICO GRUPO MAGISTRIO EDITAL N. 36/2011-REITORIA/IFRN

14. O jogo ldico favorece o despertar de uma identidade cultural nos diferentes momentos histricos, bem como a criatividade numa dimenso mgica. Portanto, o jogo ldico situa-se na esfera do A) conceitual. B) concreto. C) simblico. D) possvel. 15. A realizao de qualquer vivncia de lazer deve proporcionar aos seus praticantes alegria, beleza, satisfao e encantamento pela vida. No entanto, necessrio que as pessoas conheam os contedos que satisfaam seus interesses e que sejam estimuladas a participarem e a receberem um mnimo de orientao que lhes permitam fazer a opo. Por esse motivo, importante a distino das reas abrangidas pelos contedos do lazer. Marque a opo que lista corretamente esses contedos de lazer. A) artsticos, intelectuais, manuais, tursticos, sociais e fsicos. B) esportivos, recreativos, artsticos, educativos e imaginrios. C) educativos, escolares, recreativos, metodolgicos e humansticos. D) passeios, viagens, bailes, bares e cafs. 16. As experincias de lazer que so pautadas na liberdade, na motivao e na satisfao so advindas de ocasies sociais inseridas no tempo disponvel das pessoas e vivenciadas nos equipamentos especficos de lazer como A) escolas, fbricas e shoppings centers. B) parques de diverso, quadras esportivas e praas. C) empresas, escolas e quadras esportivas. D) praas, parques aquticos e fbricas. 17. O ato de ensinar no processo ensino aprendizagem nas aulas de Educao Fsica compreendido na relao pedaggica como uma relao intencional, planejada e responsvel. Esse um processo interativo entre A) docente, superviso e disciplina. B) coordenao e superviso escolar. C) disciplina e metodologia. D) discente, docente e objeto de conhecimento.

18. O Espectro de Estilos de Ensino baseado na tomada de decises que se relaciona com o planejamento, orientao e controle da aprendizagem. Esse Espectro constitui um continuum que vai de um estilo de ensino A) por tarefas, por estmulo-resposta, baseado na programao individualizada, na descoberta orientada, baseado na soluo de problemas at o estilo de ensino por avaliao recproca. B) por comandos, por tarefas, por avaliao recproca, baseado na programao individualizada, por descoberta orientada at o estilo de ensino baseado na soluo de problemas. C) por comandos, por tarefas, por exerccio fsico, baseado na soluo de problemas e na programao individualizada at o estilo de ensino por descoberta orientada. D) diagnstico, por comandos, por avaliao recproca, baseado na programao individualizada, por descoberta orientada at o estilo de ensino baseado na soluo de problemas.
6 IFRN Concurso Pblico Grupo Magistrio Educao Fsica

CONCURSO PBLICO GRUPO MAGISTRIO EDITAL N. 36/2011-REITORIA/IFRN

19. Analisando a relao pedaggica, na Escola, entre esporte e educao, ressalta-se a possibilidade de desenvolvimento do esporte e para o esporte. Na capacidade de ao por meio do esporte, destacamse as possibilidades de A) atividade motora, sade, dimenso social, compreenso da realidade e experincia da corporalidade. B) superar a pobreza, significado crescente, dimenso social, represso do movimento e corporalidade. C) instalaes de aparelhos, competio, dimenso subjetiva, representao do movimento ambiente natural. e

D) companhia do outro, corporalidade, competio, supera a pobreza, vivncias e movimentos na sociedade.

20. O esporte tratado na Escola como tema da cultura corporal evidenciado com sentido e significado de valores regulamentados no contexto scio histrico. Nesse sentido, o esporte tratado pedagogicamente de forma A) acadmica. B) metodolgica. C) crtico-superadora. D) superadora de problemas.

As questes 21 e 22 esto baseadas na Lei n 9.394/1996 (LDB), atualizada pela Lei n 11.741/2008, que redimensiona os dispositivos referentes educao profissional.

21. De acordo com o Art. 39 da LDB, a educao profissional e tecnolgica abrange os cursos de A) educao profissional tcnica de nvel mdio; educao de jovens e adultos; educao profissional tecnolgica de graduao e ps-graduao. B) educao profissional tcnica de nvel mdio; educao de jovens e adultos; formao inicial e continuada ou qualificao profissional. C) educao profissional tcnica de nvel mdio; educao profissional tecnolgica de graduao; formao bsica para o trabalho. D) educao profissional tcnica de nvel mdio; educao profissional tecnolgica de graduao e ps-graduao; formao inicial e continuada ou qualificao profissional.

IFRN Concurso Pblico Grupo Magistrio Educao Fsica

CONCURSO PBLICO GRUPO MAGISTRIO EDITAL N. 36/2011-REITORIA/IFRN

22. A partir do que estabelece a Lei n 9.394/1996, analise as afirmativas a seguir. I II III A educao profissional tcnica de nvel mdio articulada, segundo essa Lei, ser desenvolvida nas formas integrada e concomitante A educao de jovens e adultos dever ser oferecida, preferencialmente, articulada educao profissional. As instituies de educao profissional e tecnolgica oferecero cursos regulares e cursos especiais, abertos comunidade. Na educao profissional tcnica de nvel mdio, a preparao geral para o trabalho e, facultativamente, a habilitao profissional podero ser desenvolvidas nos prprios estabelecimentos de ensino mdio ou em cooperao com instituies especializadas em educao profissional A educao profissional tcnica de nvel mdio, por ter total autonomia pedaggica, prescinde de organizar cursos seguindo as orientaes contidas nas diretrizes curriculares nacionais estabelecidas pelo Conselho Nacional de Educao

IV

Das afirmativas acima, esto corretas, apenas A) I, II, III e IV. B) II, III, IV e V. C) I e V. D) II e IV.

23. Um dos pressupostos norteadores do currculo para a educao de jovens e adultos integrada educao profissional tcnica de nvel mdio a formao integral do educando. Esse pressuposto refere-se A) formao que integra, no currculo, o trabalho que o aluno jovem ou adulto j exercia na prtica, mas que no tinha habilitao para tal, oferecendo-lhe melhores oportunidades de emprego e renda. B) formao de cidados-profissionais comprometidos com a sustentabilidade local e com o esprito competitivo, o que lhe permite ocupar as melhores vagas no mercado de trabalho e alavancar, sustentavelmente, a economia local. C) formao que contempla uma educao bsica slida, em vnculo estreito com a formao profissional, com vistas a formar cidados-profissionais capazes de compreender e atuar no mundo do trabalho de forma crtica, tica e competente. D) formao que integra diferentes habilitaes profissionais, permitindo que o aluno ocupe diversas funes no mundo do trabalho, o que aumenta suas possibilidades de emprego e oportuniza ao jovem ou adulto inserir-se mais adequadamente na sociedade.

IFRN Concurso Pblico Grupo Magistrio Educao Fsica

CONCURSO PBLICO GRUPO MAGISTRIO EDITAL N. 36/2011-REITORIA/IFRN

24. O Programa Nacional de Integrao da Educao Profissional com a Educao Bsica na modalidade de Educao de Jovens e Adultos (PROEJA), como poltica pblica, tem procurado contribuir para a incluso de jovens e adultos na sociedade. O decreto n 5.840/2006 estabelece, como um dos objetivos do PROEJA, elevar o nvel de escolaridade dos trabalhadores. A esse respeito, julgue os itens que seguem como verdadeiros (V) ou falsos (F): ( ( ) ) O PROEJA tem como um dos seus fundamentos poltico-pedaggicos o trabalho como princpio educativo. A pesquisa como fundamento da formao do sujeito constitui-se em um dos princpios do PROEJA, caracterizada como modo de produzir conhecimentos e contribuir para a compreenso da realidade. As instituies de ensino ofertantes de cursos e programas do PROEJA sero responsveis pela estruturao dos cursos oferecidos e o MEC responsvel pela expedio de certificados e diplomas. Na educao profissional tcnica de nvel mdio, o PROEJA poder ser desenvolvido nas formas integrada, concomitante e subsequente.

( (

) )

A opo que indica a sequncia correta A) F, V, V, F. B) V, V, F, F. C) V, F, V, F. D) V, F, V, V.

25. O processo de aprendizagem explicado de diferentes formas, a depender da perspectiva terica adotada, nos campos da Psicologia do Desenvolvimento e da Psicologia da Aprendizagem. Analise as afirmativas a seguir, julgando-as se verdadeiras (V) ou se falsas (F). Para a perspectiva comportamentalista, a aprendizagem ocorre por processos de condicionamento do comportamento. Nesse processo, nos casos de aprendizagem por condicionamento operante, os reforadores so importantes para modelar o comportamento dos indivduos. Na perspectiva gentico-cognitivista piagetiana, a internalizao fundamental para o processo de aprendizagem, pois por meio da internalizao que as pessoas fazem sua autorregulao sempre que se deparam com um conflito cognitivo. Na perspectiva sociocultural, o processo de aprendizagem impulsiona o processo de desenvolvimento humano, considerando que nas relaes com o outro que as pessoas vo se apropriando das significaes que so socialmente construdas. As perspectivas construtivistas reconhecem como importantes as relaes que so estabelecidas entre o aluno, o professor, o colega e os contedos. Para a abordagem inatista, a aprendizagem e o ambiente externo tm um papel determinante no desenvolvimento dos indivduos, tendo em vista que so inatos os atributos genticos e biolgicos necessrios para que o meio externo determine como sero constitudos os indivduos.

( (

) )

A opo que corresponde sequncia correta A) V, F, V, V, F. B) F, V, F, V, V. C) V, V, V, F, F. D) V, F, F, V, V.


IFRN Concurso Pblico Grupo Magistrio Educao Fsica

S-ar putea să vă placă și