Sunteți pe pagina 1din 30

SEXUALIDADE COMO DIREITO DE PERSONALIDADE: TRS PLANOS DE MANIFESTAO.

Sexuality as right of one s Personality and the complex of Human Sexuality: Three Dimensions of Manifestation.
Paulo Juaci de Almeida Brito*
RESUMO No presente artigo, o autor discorre sobre a sexualidade, tratando-a como um direito de personalidade. Defende a tese de que a sexualidade manifesta-se em trs planos ou dimenses: a) a dimenso do Eu : plano da autodefinio sexual ou da auto-conscincia, em termos de gnero (autoidentidade sexual); b) a dimenso do Outro : plano do relacionamento Eu/Outro ou da preferncia do sexo (ou gnero) com quem (que tipo de sexo [masculino ou feminino]) relacionarse sexualmente e; c) a dimenso da forma (o modo) da prtica sexual: no plano da modalidade de prtica sexual preferencial ou da forma de sexo preferencial (como relacionar-se sexualmente). O terceiro plano justifica a atuao do Estado no controle (inclusive jurdico) de certas prticas sexuais. Destaca o papel do judicirio no reconhecimento da sexualidade como direito de personalidade. Palavras-chave: Sexualidade. Homoafetividade, heteroafetividade. Direitos de personalidade. Sexo biolgico, Sexo cromossmico, sexo gentico, sexo psquico, sexo morfolgico. Hermafroditismo, pseudohermafroditismo. Biotica e biodireito. Abstract

In this paper, the author discourses about the theme sexuality, regarding it as a right of one s personality. Maintains that the sexuality manifests in three levels or dimensions: a) The dimension of I a level of self-sexual definition or of selfconsciousness, in terms of genre (sexual self-identity); b) The dimension of the Other level of relationship I and the Other or of the sexual preference (or genre) with whom (what type: male or female genre) the individual desires to have a sexual involvement; c) The dimension of form (the way) the sexual practice takes place level of sexual practice modality or the sexual preferable form (the way to have a sexual relationship). The third dimension justifies the interference of the State (including juridical interference) in controlling certain sexual practices. The author remarks the role of the Judiciary power in recognizing the sexuality as a right of personality. Keywords: Sexuality. Homoaffectivity, heteroaffectivity. Rights of personality. Biological sex, Cromossomial Sex, Genetic Sex, Psychic Sex, Morphological Sex. Hermaphroditism, Pseudo-hermaphroditism. Bioethics and biorights.

1 INTRODUO
A personalidade um conjunto de atributos da pessoa humana (vida, integridade fsica, liberdade, identidade sexual etc.) sem os quais o indivduo perde sua condio de integrante da humanidade. A sexualidade, por sua vez, uma condio complexa, relacionada com a atividade e a diversidade sexual na espcie e que componente da personalidade, tendo todos os indivduos o direito de manifest-la, em sua integralidade, sob pena de reduo da personalidade e, conseqentemente, da sua prpria humanidade.

Mdico. Mestre em Microbiologia e Imunologia e mestrando do Programa de Ps-Graduao em Direito do Instituto de Cincias Jurdicas (ICJ) da Universidade Federal do Par (UFPA).

Em um artigo de Fritjof Capra, do livro O ponto de mutao (2006, p. 19-46), esse autor expressava sua preocupao com a profunda crise mundial que estamos vivendo nos ltimos 20 anos. Ameaa de guerra nuclear, superpopulao e tecnologia industrial em crescimento desenfreado, poluio atmosfrica, toda essa crise tornandose uma ameaa a nossa sade, gua e alimentos. Dentre as chamadas doenas da civilizao moderna encontram-se as enfermidades cardacas, o cncer e o acidente vascular cerebral ( derrame ). No aspecto psico-social, vemos aumento dos quadros de depresso grave e de esquizofrenia1, dentre outras manifestaes. Aumento nos crimes violentos, acidentes, suicdios, alcoolismo e consumo de drogas. Anomalias econmicas com tendncia ao exaurimento de nossos recursos naturais energticos. Capra (2006) chama a ateno para o que denomina a terceira transio , parafraseando a primeira transio , declnio do patriarcado, e a segunda transio , declnio da era do combustvel fssil. Nessa terceira transio incluem-se a crena de que o mtodo cientifico a nica abordagem vlida do conhecimento e a crena do progresso material ilimitado, a ser alcanado atravs do crescimento econmico e tecnolgico. So valores que, segundo o autor, necessitam de reviso radical2. Capra cita outro autor para embasar suas afirmativas, o socilogo russo Pitirim Sorokin3. A crise atual, conforme Capra, no apenas uma crise de indivduos, governos ou instituies sociais; uma transio de dimenses planetrias. uma crise ampla e que no pode ser evitada, pois, caso contrrio, teremos um retrocesso ainda maior. Precisamos reexaminar nossas principais premissas e valores; rejeitar modelos conceituais ultrapassados; reavaliar valores do passado; alterar as relaes sociais, e no apenas fazermos reajustes no que pareceria primordial em uma primeira instncia, e que se tornariam mudanas superficiais e isoladas de carter econmico e poltico4.5
1

Para outros, o aumento verificado na ansiedade; a esquizofrenia permanece em 1% da populao, sem alteraes demonstrveis. 2 Esta [terceira] transio , relaciona-se com valores culturais, a necessidade de mudana de paradigma , ou seja, uma mudana profunda no pensamento, percepo e valores e idias que formam uma determinada viso de realidade, muitas das quais baseadas na revoluo cientfica do sculo XVII, na filosofia iluminista e na Revoluo Industrial. 3 A mudana de paradigma inscreve-se, segundo o socilogo Pitirim Sorokin (apud CAPRA, 2006), no declnio de trs sistemas fundamentais de valores subjacentes a todas as manifestaes de uma cultura: sensualista , ideacional e idealstico , esse ltimo intermedirio em relao aos dois primeiros. Por essa viso, estamos passando pelo declnio de um ciclo sensualista. 4 A leitura de Fritjof Capra, fez o autor lembrar-se de um outro trabalho, datado da dcada de 1950, onde foi realizado o seguinte experimento; o autor (ou autores) manteve (mantiveram) por algum tempo uma colnia pequena de ratos em um ambiente fechado (tornando impossvel a fuga de qualquer indivduo) inicialmente limpo e com abundncia em gua e alimentos. A reproduo foi permitida livremente, mas a quantidade de gua e alimentos, embora inicialmente abundante, permaneceu a mesma por todo o experimento. Inicialmente, a colnia cresceu livre e rapidamente, porm, na medida em que a populao de ratos crescia, e a quantidade de gua e alimentos permanecia a mesma e, portanto, foi escasseando, os animais foram progressivamente apresentando mudanas de comportamento. A colnia foi, progressivamente, deixando de cuidar da limpeza do ambiente e os animais perderam a preocupao com sua prpria higiene corporal. Inicialmente coesa, a colnia foi paulatinamente se desorganizando. Tornaram-se mais agressivos, surgiu a prtica de canibalismo e de homossexualismo, talvez como forma de reduzir a populao e, conseqentemente, a competio por alimentos ou, no caso do homossexualismo, pode ter-se tornado mais evidente por reduo das barreiras constritoras do agrupamento. A colnia enfraqueceu por inteiro e seus indivduos passaram a apresentar patologias de toda ordem, deficincias vitamnicas, infeces, nascimentos teratolgicos e assim por diante.

Com fundamento nessa viso, so apresentadas algumas reflexes sobre a sexualidade humana que, se acertadas, contribuiro para uma evoluo social, no necessariamente no sentido do pensamento de Capra e Sorokin.

2 OS MODELOS BIOTICOS COMO FUNDAMENTOS DA SEXUALIDADE


O tema da sexualidade pode ser estudado com fundamento em diferentes modelos bioticos. Os principais so (CERQUEIRA, 2011, p. 26 36): a) o modelo subjetivista ou liberal radical, no qual tica e moral devem basearse unicamente na escolha livre e autnoma do sujeito e os contratos realizados devem sempre ser respeitados desenvolvendo-se a tica contratualista; ao Estado cabe apenas garantir o respeito pelas decises dos cidados tomadas segundo suas referncias morais prprias; b) o modelo pragmtico utilitarista, no qual a deliberao e o consenso apresentam-se como critrios mais legtimos de validao das aes ticas e, conjuntamente, o nico caminho vlido para alcanar resultados negociveis entre pessoas capazes de argumentar; c) o modelo personalista, que busca fundar a objetividade dos valores e das normas a partir do significado ontolgico da pessoa humana, constituda na unidade corpo-esprito.6 No campo da sexualidade:

Capra defende uma abordagem do mundo a partir de uma viso holstica; a necessidade urgente de inverso da situao , e por esse termo no se entenda retorno ao passado , mas, de fato, um retornar s nossas bases biolgicas e ecolgicas; aliar conhecimento cientfico com prudncia, espiritualidade e tica. Para ele, frente a uma realidade paradoxal como a nossa, analisada unilateralmente, precisamos adotar uma concepo sistmica, colocando em prtica a teoria geral dos sistemas, que preconiza o mundo em funo da inter-relao e interdependncia de todos os fenmenos, os quais apresentam estruturas de mltiplos nveis. H, no entender de Capra, uma necessidade urgente mundial de que na anlise da realidade atual no basta procedimento da inter e da multidisciplinaridade; exige-se uma viso baseada na transdisciplinaridade, que aponte para uma compreenso fundada na complexidade de qualquer realidade, tecida por uma infinidade de interconexes. Tendo por base a filosofia oriental fundada nos plos arquetpicos do yin e do yang detalhados no I Ching, Capra reconhece que nossa sociedade, em fase de desequilbrio, tem favorecido sistematicamente o yang em detrimento do yin e, assim, dentre outros aspectos, o conhecimento racional prevalece sobre a sabedoria intuitiva, a explorao dos recursos naturais em vez da conservao. O equilbrio holstico que o autor defende, no qual o estudo da sade do indivduo em realidade passa pelo estudo da sade em trs nveis intimamente relacionados (sade dos indivduos, da sociedade e ecolgica), transita em torno de um equilbrio constitudo de elementos do yin e do yang. 6 Alm desses trs modelos, Elizabeth Cerqueira faz referncia a outros dois: a) o modelo sociobiolgico e; b) o modelo hipercrtico. O modelo sociobiolgico baseia-se em tica essencialmente descritiva, segundo a qual os valores e as normas acompanham a evoluo histrica da sociedade que os altera em funo de seu desenvolvimento, da mesma forma como aconteceu com a evoluo das espcies apresentada pela teoria de Darwin (CERQUEIRA, 2011, p. 26 27); esse modelo subordina a sexualidade a interesses polticos e sociais; segundo Cerqueira, ele favorece a eugenia e o uso da mulher no favorecimento ou no controle reprodutivo, conforme o interesse considerado para o progresso da espcie. Pelo modelo hipercrtico, o crculo informao-estetizao-erotizao-personalizao realiza o controle social, apresentando o consumo e a atuao no cotidiano como os nicos horizontes oferecidos ; afirma que, sobre a sexualidade, nenhuma prtica discursiva ou pedaggica verdadeiramente libertadora e prope como objetivo a desconstruo de toda idia anterior de sexualidade, de normalidade, de caminho alguma vez j indicado para realizao pessoal e afetiva (CERQUEIRA, 2011, p. 30 31).

a) O primeiro modelo considera inadmissvel qualquer cerceamento vivncia dos impulsos sexuais e realizao das fantasias sexuais . A concepo desse modelo:
compatvel com a liberao total para a prtica sexual da forma como o indivduo desejar, desde que no agrida a liberdade do outro (o que extremamente difcil de ser medido, uma vez que existem muitas formas de coero explcitas ou disfaradas). [.] Apresenta-se o reducionismo para a emotividade e a impulsividade, para a busca do prazer sem conseqncias, cabendo ao Estado evitar os problemas como as doenas sexualmente transmissveis e a gravidez indesejada (CERQUEIRA, 2011, p. 27 28).

Sendo tal modelo baseado em um contrato ento seria responsabilidade do Estado tambm o de garantir o direito das partes envolvidas para evitar o abuso mesmo que no to fcil de ser definido por vezes. O cerceamento das liberdades constituiria quebra de contrato ou talvez existncia de contrato ilcito e passivel de punio. b) O segundo modelo defende-a como instrumento para o prazer :
tudo o que causa desprazer deveria ser eliminado quanto fosse possvel. Prope uma nova viso da sociedade, na qual se priorize a qualidade de vida, avaliada em funo da presena ou ausncia de sofrimento em funo de critrios de produtividade e no-produtividade, o que leva instrumentalizao da prpria objetividade. Os valores de referncia seriam aqueles aprovados pelo consenso, sem indicao de qualquer outro valor (CERQUEIRA, 2011, p. 28 30)7.

c) O terceiro modelo visualiza-a como um desafio que anuncia um sentido o qual ultrapassa a ao dos hormnios para a reproduo; o prazer resultante do encontro interpessoal sinal de uma exigncia e potencial integridade do ser humano para a autotranscendncia . Reconhece a sexualidade como smbolo do mistrio humano que nunca poder ser totalmente desvendado e rejeita sua manipulao por interesses econmicos ou polticos do mesmo modo como rejeita a manipulao da pessoa humana em sua integridade (CERQUEIRA, 2011, p. 32 34). Esse modelo baseia-se em uma descrio fenomenolgica da interao pessoal, no qual a dimenso relacional que ressalta a subjetividade importante, mas no a nica; valoriza-se basicamente a interao interpessoal (intersubjetividade) e a sexualidade reconhecida como sinal e expresso de qualidade. O aspecto da sexualidade que aqui investigado busca firmar-se considerando os trs modelos bioticos acima citados. Do primeiro modelo ser reconhecido o valor da liberdade, embora no absolutizada (o limite reconhecido a esfera de direitos do outro); do segundo, reconhece-se a importncia do dilogo e do consenso, com limites no direito da minoria; do terceiro, valoriza-se a autotranscendncia e o intersubjetivismo, mas evitando qualquer dogmatismo.

3 O QUE A SEXUALIDADE?
Segundo o Dicionrio Eletrnico do Aurlio (FERREIRA, 2005), sexo : 1) a conformao particular que distingue o macho da fmea, nos animais e nos vegetais, atribuindo-lhes um papel determinado na gerao e conferindo-lhes certas caractersticas distintivas; 2) o conjunto das pessoas que possuem o mesmo sexo; 3) sensualidade, volpia, lubricidade; sexualidade; 4) os rgos genitais externos. Por sua vez, sexualidade o conjunto dos fenmenos da vida sexual; sexo (3).
7

Sempre haveria o risco de os valores de referncia, em ultima anlise, tornarem-se naqueles oriundos do poder ou de quem tenha maior capacidade de negociar .

A partir da dcada de 1970, o termo sexo passou a ser usado para referir-se diviso biolgica macho e fmea e a expresso gnero foi utilizada para referir-se ao papel social atribudo a uma pessoa baseado no sexo aparente e/ou em outros fatores contingentes. Para Kuramoto, Zola e Miranda (2004, p. 150), sexualidade e dignidade humana esto diretamente relacionadas qualidade de vida e bem-estar das pessoas, que buscam a felicidade e uma vida boa . O conceito de sexualidade est diretamente relacionado ao de pessoa (KURAMOTO; ZOLA; MIRANDA, 2004, p. 153). Em uma viso kantiana, a sexualidade parte de um processo de reproduo da espcie humana, realizado por dois indivduos, momento em que, cada um, recebe a faculdade de escolher, agir, pensar, fazer, formar e transformar o mundo em que vive. Mas, se o seu ponto alto pode ser compreendido como a manifestao de sentimentos, emoes e afetos do sujeito em relao ao meio em que vive, influenciado que , por manifestaes sociais, culturais e familiares, a sexualidade no est reduzida genitlia, sendo mesmo mais ampla do que a materialidade do ato sexual em si (KURAMOTO; ZOLA; MIRANDA, 2004, p. 155). Ser a sexualidade, em um sentido amplo, uma caracterstica precpua da espcie humana? Se compreendermos que ela tem uma dimenso biolgica, reunindo aspectos genticos, fisiolgicos e anatmicos, ento possvel falar em uma sexualidade animal, a qual, em vista das dimenses emocional e espiritual, expressa-se em uma realidade bem diferente da sexualidade humana8. A sexualidade humana pode ser compreendida como a integrao harmoniosa da genitalidade (sexus), da afetividade (eros) e da relao interpessoal (filia) (KURAMOTO; ZOLA; MIRANDA, 2004, p. 155). No modelo defendido por Elizabeth K. Cerqueira, o terceiro modelo biogentico acima citado (personalista), alm das trs dimenses ou nveis citados, h referncia a uma quarta dimenso ou nvel o gape, o qual se origina no amor (CERQUEIRA, 2011, p. 91 113). A sexualidade est fortemente relacionada com os sexos ou gneros a que pertencem indivduos da mesma espcie. Nesse sentido, fala-se em heterossexualidade (heteroafetividade) e homossexualidade (homoafetividade), quando os seres expressam sua sexualidade em relaes com indivduos de gnero diferente do seu ou indivduos do mesmo gnero. Da relao entre a sexualidade e a procriao deriva a bvia concluso que indivduos de um determinado gnero, logicamente, relacionar-se-o com indivduos de gnero diferente (heterossexualidade) e como essa a ocorrncia mais freqente na natureza, no surpreendente que isso tenha sido considerado a ocorrncia normal. Na medida em que a conscincia e as relaes humanas desenvolvem-se, desenvolvem-se a moral e a tica e, se uma ocorrncia considerada normal, a diversa ser anormal.

A interpretao da sexualidade animal pode parecer preconceituosa, pois sabe-se pelos estudos etolgicos que os animais demonstram os mais diversos comportamentos de afeto, animosidade, violncia, proteo etc....Basta lembrar, por ex., que certas espcies so fiis a vida toda, ou o macho da espcie Amblyornis inornata que enfeita o ninho para impressionar a fmea. Pode-se sugerir uma forma de sexualidade nem menos evoluda e nem mais evoluda do que a humana, mas apenas diferente, contudo o que aqui se defende que a sexualidade humana revestida da conscincia de seus atos.

Na medida em que, na escala evolutiva, se afastam dos outros animais, os seres humanos parecem deixar de perceber que so inmeras as espcies animais (no somente mamferos) em que alguns indivduos de um determinado gnero relacionamse sexualmente com outros indivduos do mesmo gnero9. Embora a heterossexualidade seja a ocorrncia mais frequente, a homossexualidade verificada, embora em uma freqncia bem menor. Podemos sempre perguntar, onde caber aqui ou far algum sentido a moralidade do ser humano para condenar essa ocorrncia entre os animais? Mas isso no o que defendido no presente trabalho.10

4 A MANIFESTAO DO COMPLEXO DA SEXUALIDADE HUMANA 4.1 REFLEXES SOBRE A EXPRESSO DA SEXUALIDADE HUMANA
Apesar da grande complexidade do tema sob estudo, apresentando as mais diversas expresses, inclusive jurdicas e no-jurdicas, a viso desse trabalho defende que a sexualidade humana manifesta-se em, pelo menos, trs planos, aspectos ou dimenses, todos eles de alguma forma controlados pelo sistema nervoso, mas, no caso dos dois primeiros, determinados, fundamentalmente, por presses endgenas de ordem biolgica (p. ex., gentica e endcrina). Como a sexualidade est no centro de nossas vidas, quase tudo o que fazemos est, de alguma forma, vinculado a ela; tambm tudo pode influenci-la, mas nenhuma fora tem mais poder para isso do que as foras internas de ordem biolgica, apesar de, no entanto, esta poder ser influenciada por foras externas, principalmente de ordem social, essas ltimas tm capacidade menor para interferirem no poder determinstico das foras endgenas de ordem biolgica, ainda que, nas aparncias, parea o contrrio. Nossa sexualidade manifesta-se: a) na dimenso do Eu : plano da autodefinio sexual ou da auto-conscincia do que somos em termos de gnero (como o indivduo v a si prprio); b) na dimenso do Outro : plano do relacionamento Eu/Outro ou da preferncia do sexo (gnero) com que relacionar-se sexualmente e; c) na dimenso da forma (ou modo) da prtica sexual (como relacionar-se sexualmente): plano da modalidade de prtica sexual preferencial ou da forma de sexo preferencial.

Cerca de 1.500 espcies foram identificadas apresentando alguns dos seus integrantes um comportamento homossexual. O significado dessa homossexualidade, no entanto, pode ter significados diversos nas diferentes espcies animais. Por exemplo: a) para pedir desculpas (entre macacos japoneses); b) para criar os filhos (entre albatrozes-de-laysan); c) para praticar (entre moscas drosfilas); d) para formar alianas (entre golfinhos-nariz-de-garrafa); e) para reforar a hierarquia (entre bises); f) por engano (entre peixes-mexerica). Que machos gostem de fazer sexo com machos e fmeas com fmeas um enigma evolutivo. Afinal, um gene gay (ou vrios genes) seria eliminado, pois primeira vista ele no ajuda a espcie a se perpetuar. A grande questo como explicar qual o sentido evolutivo , diz Csar Ades, etlogo (especialista em comportamento animal) da USP (Universidade de So Paulo) (http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u582219.shtml; acesso em 16-02-2012). Quem pensa que, somente porque o homem um ser consciente de sua identidade e do que faz, isso diferencia to radicalmente a sexualidade humana que o afasta inteiramente dos outros animais, esquece-se que h mais coisas entre o cu e a terra do que sonha nossa v filosofia (Shakespeare). 10 No se est defendendo entre a sexualidade humana e a sexualidade animal que uma seja elevada e a outra degradada ou baixa , mas apenas reconhecendo que so aspectos diferentes da sexualidade ou que so sexualidades diferentes.

Os dois primeiros planos, provavelmente, so controlados por centros enceflicos profundos que se constituem muito cedo no desenvolvimento individual. Centros nervosos so centros de comandos de funes do organismo. Eles recebem informaes pelos nervos sensitivos e enviam ordens para os rgos atravs dos nervos sensitivos e motores. No ser humano, os centros nervosos so representados pelo sistema nervoso central, constitudo por encfalo e medula espinhal. Os gnglios centrais do sistema nervoso simptico tambm podem ser considerados centros nervosos j que podem enviar ordens para os rgos da vida vegetativa. O terceiro plano parece, tambm, ser controlado encefalicamente, mas esse controle deve situar-se muito superficialmente, talvez no nvel da crtex cerebral, em diferentes locais (variando nos diferentes casos concretos) e, esse sim, influencivel mais intensamente por foras externas que, talvez possam ser controlados pela vontade e conscincia humana (por isso mesmo, admissvel sobre ela a interferncia estatal ou por parte da sociedade, justificando o controle inclusive jurdico sobre certas prticas sexuais). Esse ltimo plano, provavelmente, manifesta-se um pouco mais tardiamente em relao aos outros dois. Os dois primeiros, talvez por estarem profundamente estabelecidos no encfalo, no podem ser controlados por nossa conscincia ou vontade, ou, no caso do segundo plano, h grande dificuldade de controle pela vontade11. Tambm, devem ser os que se desenvolveram mais cedo no crescimento do ser humano, enquanto indivduo12. Talvez, tambm, isso explique porque inmeras outras espcies estudadas possuem indivduos manifestando comportamentos homossexuais. A fim de que a dissecao e discusso de cada um dos trs planos da sexualidade, aqui apresentados, seja o mais objetivo possvel, o autor ater-se- aos dois primeiros inicialmente, retornando ao terceiro plano posteriormente. A sexualidade humana identificada por dois aspectos principais: a) o sexo biolgico e; b) o sexo psquico. Alguns autores abordam o que chamam de trs aspectos da sexualidade e os classificam em trs grupos: a) sexo biolgico; b) sexo psquico e; c) sexo civil (S; NAVES, 2009, p. 226), no que parece um equvoco, pois o que afirmado como sexo civil, nada mais do que o reconhecimento jurdico dos gneros masculino e feminino. Ao invs de se falar em sexo civil, talvez o mais apropriado seja tratar do sexo social13, que corresponde ao comportamento sexual da pessoa, incluindo, dentre outros, a abordagem do/a parceiro/a, as formas de cpula, a vida conjugal, os jogos sexuais, a vestimenta, a educao sexual da prole (VALENZUELA, 1992)14. O sexo biolgico constitui-se de: a) sexo gentico; b) sexo endcrino (ou neuroendcrino) e; c) sexo morfolgico. O sexo gentico geneticamente determinado; o sexo endcrino determinado por funes hormonais e mensageiros neurais e, portanto, pode ser, tambm, geneticamente determinado; o sexo morfolgico apenas a
11

O homem tenta controlar conscientemente, tambm, o segundo centro (e segundo plano da sexualidade), atravs de tcnicas que lhe permitam manter-se em castidade, contudo os resultados parecem muito irregulares. 12 Tomando o modelo biotico personalista como referncia, os dois primeiros planos ou dimenses corresponderiam aos nveis denominados sexus e eros e o terceiro plano, ao nvel gape; o nvel philia distribuir-se-ia nos trs planos aqui defendidos. 13 Ou seria melhor cham-lo de sexo psico-social. 14 Ver item 4.3, sexo psquico.

expresso determinstica dos anteriores. Talvez, esse ltimo interfira (direta e indiretamente, atravs de seus determinantes biolgicos) no [e sofra a interferncia do] sexo psquico. No caso do transexualismo 15, existe uma teoria, a teoria neurolgica, que se baseia em estudos feitos no hipotlamo de cadveres, nos quais se descobriu que uma regio chamada de estria terminal, que em mdia 44% maior nos homens do que nas mulheres, em seis transexuais mostrou-se 52% menor que na mdia masculina (S; NAVES, 2009, p. 227 228).16 Variaes morfolgicas do corpo humano so mais freqentes do que parecem. Somente a ttulo de ilustrao, podem-se citar alteraes morfolgicas no processo supracondilar do osso mero, no msculo espinhal do trax, no msculo espinhal do pescoo, no septo interatrial do corao etc., todas alteraes perfeitamente compatveis com a normalidade (GOSS, 2007, p. 171, 334, 449 450). Variaes funcionais normais tambm so inmeras. Dentro da mesma compreenso de normalidade, a Associao Psiquitrica Americana APA, em 1987, excluiu a homossexualidade da 4. edio do Manual de Diagnstico Estatstico dos Distrbios Mentais DSM-IV, no que foi seguida pela Organizao Mundial de Sade OMS, que fez o mesmo no CID-10, em 1993, com a ressalva da homossexualidade ego-distnica, para a qual permaneceu a recomendao de acompanhamento, no sentido de resoluo do conflito (ABDO; FLEURY; ABDO, 2004, p. 176)17. Desses manuais ainda consta a transexualidade. Nem todos, contudo, acompanham, pacificamente, o entendimento da APA e da OMS; Guido Arturo Palomba, por ex., insiste em considerar o homossexualismo, o homoerotismo, o bissexualismo ou anfissexualismo e o lesbianismo, como espcies de parafilias (transtornos da sexualidade), afirma que se no consta mais daqueles manuais especializados no quer dizer que no exista e que a retirada foi conseqncia de presso de grupos homossexuais; no seu entendimento, esses grupos afirmam que h livre escolha , com o que, no entanto, no concorda, pois se fosse escolha, sadismo, masoquismo, coprofilia e outras no constariam como parafilias e esses, tambm, so condutas escolhidas de livre e espontnea vontade, segundo seus praticantes (PALOMBA apud HRCULES, 2011, p. 542 548)18.
15

Atravs do Manual Diagnstico e Estatstico dos Distrbios Mentais (INSTITUTO BRASILEIRO DE NEUROPSICOLOGIA E CINCIAS COGNITIVAS, 2012), pode ser definido como um transtorno da identidade de gnero em que o indivduo, tendo nascido com uma identidade cromossmica (XX ou XY) e apresentando caractersticas morfolgicas indicadoras de um gnero, identifica-se com o outro gnero. 16 Diversos estudos vm evidenciando semelhanas e diferenas no funcionamento do sistema nervoso de homens e mulheres heteroafetivos e homoafetivos. Por exemplo, tem sido encontrado que: a) os crebros de homens heterossexuais mostram-se assimtricos em relao aos crebros de mulheres heterossexuais, por sua vez simtricos; b) os crebros de homens homossexuais assemelham-se ao de mulheres heterossexuais e os de mulheres homossexuais assemelham-se ao de homens heterossexuais (SYMMETRY of homossexual..., 2008); c) Tambm tem sido demonstrado que diferentes circuitos neurolgicos so encontrados aps estmulo sexual de homens heterossexuais e homossexuais (HU e al., 2008). 17 Homossexualidade ego-distnica aquela em que o indivduo que experimenta a homoafetividade no se sente psiquicamente harmonizado consigo mesmo; para esse indivduo, a soluo seria, ou tratar a sua homoafetividade, no sentido de conseguir sua substituio por uma condio heteroafetiva, ou, o que os estudos indicam ser mais acertado, lev-lo a sentir-se bem com sua condio homoafetiva. 18 As parafilias, no entendimento do autor do presente artigo, pertencem a categorias diferentes do homossexualismo, do homoerotismo, do bissexualismo ou anfissexualismo e do lesbianismo, ou seja, a

Contraditoriamente, Palomba parece discordar que a expresso da sexualidade nesses grupos se trata de livre escolha. Parece que concordamos com esse aspecto.

4.2 O SEXO GENTICO


Por necessidade de desenvolvimento do tema de forma a ser mais facilmente compreendido, os bissexuais ficaram de fora dos presentes estudos. Exceto nossas clulas germinativas, que portam metade dos cromossomos das clulas somticas, todas as nossas clulas possuem 46 cromossomos, sendo 44 alelos somticos e 2 cromossomos sexuais. Normalmente, o sexo masculino expressa um cromossomo X e um cromossomo Y (46, XY), enquanto que o sexo feminino expressa dois cromossomos X (46, XX). Eventualmente, o indivduo portador de alguma patologia onde apresenta mais de um cromossomo Y ou mais de um cromossomo X19. Por uma coerncia na exposio do tema, chamemos de sexo cromossmico, o sexo estabelecido pelo conjunto de cromossomos sexuais (XY = sexo masculino; XX = sexo feminino). Sexo gentico ser o sexo estabelecido pelos genes contidos no DNA (cido desoxirribonucleico).20 sabido que no brao menor do cromossomo Y h um gene que permanece inativo at por volta da stima semana de vida intra uterina, o gene SRY (TORTORA; DERRICKSON, 2009, p. 1108). At essa idade, todo feto apresenta-se fenotipicamente como do sexo feminino 21. A partir da ativao do gene SRY desenvolvem-se as caractersticas do sexo masculino 22.23 E o que acontece se esse gene permanece inativado? Desenvolvem-se as caractersticas secundrias do sexo feminino, mas no as caractersticas sexuais primrias24.25
definio do sexo-afinidade-identidade encontra-se no primeiro e no segundo planos, enquanto as parafilias, no terceiro plano e, portanto, mesmo que com algum sacrifcio, so sujeitos ao controle da vontade ou de tratamento e mais provveis de terem seu surgimento sofrido influncia psico-scioambiental. 19 Todos os seres humanos precisam ter, pelo menos, um cromossomo X. Organismo humano 46, 0Y totalmente invivel; a ausncia do cromossomo X letal. Organismo 46, X0 vivel (sndrome de Turner). 20 Um indivduo pode pertencer a um sexo cromossmico (por ex., conter um cromossomo X e um Y ou dois X) e, ainda assim, pertencer a um sexo gentico diferente. Lembremos, ainda, que as mitocndrias contm DNA que , geralmente, herdado da me, embora no atinemos a importncia desse aspecto para o presente assunto. 21 Na fase inicial do desenvolvimento gonadal, alguns genes (DMRT1 e DMRT2, DHH, DAX-1 e AMH) contribuem para o desenvolvimento de uma gnada bissexual, precursora de testculos e de ovrios. 22 Esse gene parece funcionar como uma espcie de interruptor gentico. O produto de um interruptor gentico fixa-se ao prprio DNA, interrompendo a leitura da molcula; dessa forma a informao contida no gene ser lida ou no. 23 Alm do gene SRY (em cromossomo sexual) responsvel pelo desenvolvimento dos testculos, so citados outros genes, como o WT-1 e SF-1, ambos autossmicos. Outro gene reconhecido o SOX9, autossmico. Todos eles interferem na formao da gnada masculina; esse ltimo gene , tambm, ativador do gene do colgeno tipo II. 24 Caractersticas sexuais primrias femininas: tero, canal vaginal e clitris, ovrios e trompas de falpio. Caractersticas sexuais secundrias femininas: mamas, formas externas (distribuio dos lipdios no tecido subcutneo), distribuio dos plos, genitlia exterior, voz etc... As caractersticas secundrias manifestam-se a partir da puberdade. 25 At recentemente acreditava-se que o sexo feminino caracterizava-se geneticamente por aspectos negativos ao sexo masculino; o que faltasse com o fim de conduzir o desenvolvimento individual ao sexo masculino, resultaria no sexo feminino, contudo, atualmente, so reconhecidos fatores de ordem gentica que, ativados, resultam no sexo feminino. Em entrevista ao Scientific American Brasil, Erich Villain

E o que esperar de um indivduo que ao nascer portador de um cromossomo X e um Y, ou dois cromossomos X? Como ele/a, identifica a si mesmo em termos de sexo fenotpico? E como ser o seu relacionamento sexual, isto , ele dever relacionar-se sexualmente com indivduo do sexo masculino ou feminino? A maior freqncia que indivduos que nascem com um cromossomo X e um Y auto-identifiquem-se como pertencentes ao sexo masculino e relacionem-se heteroafetivamente e que indivduos que nascem com dois cromossomos X, autoidentifiquem-se como pertencentes ao sexo feminino e relacionem-se heteroafetivamente. Ser sempre assim, a expresso sexual, em termos de auto-identidade e de afetividade (seja ela heteroafetividade ou homoafetividade)?

4.2.1 O que torna o homem diferente da mulher


As diferenas entre homem e mulher no so de ordem meramente fsica; tambm em esprito, qui, pelo menos, na psique, homens e mulheres so percebidos e percebem-se diferentemente26.27 Decerto que as diferenas entre o homem e a mulher no so determinadas exclusivamente pelo sexo gentico (CERQUEIRA, 2011, p. 52 53). Certamente h uma contribuio importante dada por diversos e diferentes hormnios, dentre os quais podemos citar a testosterona, e que contribuem para o comportamento sexual diferenciado e para a identidade de gnero (sexo social ou identidade de gnero). A testosterona atua tanto em nvel de rgos sexuais primrios e rgos sexuais secundrios, promovendo o seu desenvolvimento, quanto em receptores enceflicos contribuindo por ampliar as diferenas entre homens e mulheres. Atua tambm no controle da libido e da potncia sexual em adultos. Alm disso, sabido que o estrognio decorrente da metabolizao de testosterona, alm de provocar ginecomastia, masculiniza o crebro28.

(2007), geneticista da Universidade da Califrnia (UCLA), cita o gene WTN4 (ou WNT4), que feminino-especfico e no expressado no sexo masculino. Esse gene foi localizado no cromossomo 1. 26 A seqncia na diferenciao sexual pode ser: a) cromossomos (com os genes); b) gnadas (e os hormnios); c) genitlia externa; d) comportamento. Ento teramos: a) sexo cromossmico (e sexo gentico): estabelecido na fertilizao; b) sexo morfolgico: b.1) sexo morfolgico 1 (sexo gonadal); b.2) sexo morfolgico 2 (genitlia externa); c) sexo psquico (comportamento). 27 Ao tratar da diferenciao sexual dos seres humanos, W. Torres (2001) apresenta o desenvolvimento sexual do feto humano em trs etapas: a) Diferenciao sexual dos cromossomos: que separa o sexo masculino (46 cromossomos somticos e dois cromossomos sexuais, X e Y) do sexo feminino (46 cromossomos somticos e dois cromossomos sexuais X); b) Diferenciao sexual das gnadas: onde um agente masculinizador, o gene SRY, presente no cromossomo Y, promove o desenvolvimento dos testculos; na ausncia do gene SRY, o feto desenvolve os ovrios; as gnadas produzem hormnios (masculinos [testosterona] e femininos [estrognios e progesterona]) e clulas germinativas (vulos e espermatozides); c) Diferenciao sexual da genitlia: o agente masculinizador nesse nvel seria representado pelos hormnios andrgenos (a dihidroxitestosterona DHT, sobretudo, ativa a expresso de receptores andrognicos nas clulas [ativando os genes de receptores de andrognios situados no cromossomo X]); na ausncia do agente masculinizador, tambm nessa etapa, desenvolve-se a genitlia feminina; por isso, mesmo com o indivduo sendo XY, pode haver o desenvolvimento de genitlia feminina. 28 O estrognio um hormnio produzido em grande escala na mulher (ovrios), mas em pequena quantidade no homem, a partir da metabolizao de outros hormnios, como a testosterona; se produzido

Deixemos claro que, alm da testosterona e outros hormnios, mensageiros de clulas situadas no encfalo, bem como os produzidos por essas clulas, exercem um papel importante na sexualidade tanto masculina quanto feminina. Fique claro, tambm, que a influncia endgena e exgena faz a diferena de comportamentos masculinos e femininos, possibilitando o desenvolvimento da espcie humana com preponderncia na diversidade sexual. Mas a evoluo do ser humano, especialmente no campo da tecnologia, trouxe-lhe a perspectiva de gerar outros da espcie de formas diferentes da tradicional. Certamente, essa presso evolutiva contribui para a possibilidade de o homem evoluir de formas no exatamente as mesmas que vem fazendo ao longo dos sculos. Os aspectos genticos e endcrinos, por si ss, no parecem ser suficientes para caracterizar um determinado sexo ou gnero. Embora na aparncia, tanto os determinantes genticos quanto os endcrinos, estejam completamente expressados em determinado indivduo, isso no se mostra suficiente para definir o sexo ou o gnero a que pertence. H necessidade de se examinar o sexo psquico.

4.3 O SEXO PSQUICO


Na definio de Matilde Josefina Sutter, sexo psquico consiste em uma srie de caractersticas que poderiam ser descritas como a reao psicolgica do indivduo frente a determinados estmulos. Reao esta diferente em razo do sexo ao qual pertence, sendo que, de um modo geral, indivduos de um mesmo sexo apresentam reao semelhante (SUTTER apud MENIN, 2005, p. 18). O sexo psquico compreende certas vivncias internas que possibilitam a formao de casais sexualmente reprodutivos (VALENZUELA, 1992). Podem distinguir-se em: a) auto-identificao sexual, que o sexo que se assinala, aceita e defende para a prpria pessoa; b) a orientao sexual, que pode ser melhor descrita como a particular apetncia sexual, que tem uma pessoa (VALENZUELA, 1992). Os vares somticos , normalmente, se identificam com o sexo masculino, gostam e sentem atrao por mulheres, e se excitam com elas ; as mulheres se identificam com a figura feminina, gostam de, sentem atrao por e se excitam com os vares . s vezes, h dissociaes dessas instncias, como no caso dos transexuais e dos homossexuais (VALENZUELA, 1992). Por sua vez, o sexo psquico se integra com o sexo social29, que, como afirmado anteriormente, corresponde ao comportamento sexual da pessoa, incluindo, dentre outros, a abordagem do/a parceiro/a, as formas de cpula, a vida conjugal, os jogos sexuais, a vestimenta, a educao sexual da prole (VALENZUELA, 1992). Como observam Kuramoto, Zola e Miranda (2004, p. 155), a sexualidade da pessoa humana no se reduz genitlia, mas ao contrrio, bem mais ampla do que a materialidade do ato sexual em si. Pode-se afirmar, mesmo, que todos os fenmenos genitais so sexuais, mas nem todos os fenmenos da sexualidade humana se restringem aos genitais. O autor do presente artigo defende a tese de que o sexo psquico pode ser reconhecido por tipos puros e combinaes desses tipos puros (tabela 3 e tabela 4).
em grande quantidade, no homem, pode causar ginecomastia. Seu efeito masculinizante parece ocorrer somente no crebro masculino. 29 Ou psico-social.

Ele constitudo por dois componentes: a) um interno ou de ordem endgenobiolgica e; b) um externo ou de ordem exgena. Esse ltimo pode constituir-se de um componente externo social e um componente externo natural. A importncia do sexo psquico reside no fato de que toda a abordagem comportamental do ser humano est relacionada, de alguma maneira, com as funes psquicas do ser humano; a prpria higidez das relaes sociais vai depender de como se manifestam as funes psquicas de cada membro da relao social que, por sua vez, pode ser influenciada pela prpria relao social combinada com algum fator endgeno30.31 Como, no evolver das relaes sociais e da vida social como um todo, o sexo psquico, para o ser humano, enquanto binmio indivduo/sociedade ou, como prefere Norbert Elias, citado por Maria Garcia (2004, p. 214 215), enquanto relao Eu/Outro - o aspecto mais importante da sexualidade humana, parece correto afirmar que o sexo , antes de tudo, cultural, pois o sexo psquico parece sofrer interferncia intensa dos fatores externos de ordens natural e social. Em sentido contrrio, Dias (2009, p. 54 - 55) afirma que
gradativamente vem prevalecendo a tese de que a homossexualidade provm de um estado da natureza, com origens biolgicas, e no culturais, sem que se possa dizer que este o papel mais importante, conforme destaca Sandra Witelson, psiquiatra canadense que analisou crebro de 10 heterossexuais e de 11 homossexuais [e] verificou [.] que a regio do crebro conhecida como corpo caloso (regio ligada habilidade verbal e motora) maior nos homossexuais.

30

Torres, W.F. (2001) observa que os estudos mais modernos de neuroinformtica e neuroimagtica indicam que, sendo a organizao neural gnero diferenciada em sua poro basal, isso demonstra que a traduo psquica virtual, conseqncia dessa diferenciao neural, tambm deve ser gnero diferenciada. Para essa autora, o fator determinante a diferenciao neural que determina ou que, pelo menos, governa a dinmica da formao da identidade como sntese virtual. A pessoa normalmente harmnica de gnero, a grande maioria, em que o sexo neural (portanto da identidade), o genital, o de criao, o civil, o de papel social so intimamente harmnicos [...] em nada seria prejudicada, com uma mudana de referencial , ou seja, deixar que a prpria pessoa defina o seu referencial. 31 Jlia Layton (2006) observa que especialistas no controle da sexualidade de atletas reconhecem que no existe um teste que permita identificar com certeza cientfica se algum homem ou mulher, contudo, atletas mulheres podem ser reprovadas em testes de gnero. Nesses testes realiza-se um exame fsico (avaliao anatmica), uma avaliao psicolgica, uma anlise cromossmica e uma anlise gentica. Na avaliao fsica ou anatmica, um ginecologista procura pelas caractersticas sexuais primrias e secundrias associadas feminilidade, incluindo rgos sexuais femininos, menstruao e ausncia de plos faciais ou peitorais. Embora o exame seja direto, os resultados no so: as mulheres podem nascer com anormalidades anatmicas; atletas femininas podem no menstruar por apresentarem pouqussima gordura corporal; e a presena ou ausncia de plos no corpo nunca uma distino absoluta entre homens e mulheres, somente uma indicao geral (LAYTON, 2006). A certeza buscada com outros testes, como as dosagens hormonais no sangue, o estudo do caritipo e a pesquisa gentica. Contudo, ambos os sexos possuem ambos os tipos hormonais, testosterona e estrognio, a presena de cromossomo Y no d a certeza de sexo masculino (o gene SRY pode estar inativado). Pode-se perguntar: Se algum viveu a vida toda como mulher e possui seios, uma vagina, um tero e um cromossomo Y, o ltimo fator o nico que determina o seu gnero? (LAYTON, 2006). O papel que a avaliao psicolgica representa na determinao da feminilidade no claro, embora a sua incluso implique que a identidade genrica pessoal (o modo como algum se enxerga em termos de sexualidade) levada em considerao num teste de gnero (LAYTON, 2006). Layton no admite considerar que o pnis (ns incluiramos, tambm, a vagina) seja necessrio (acrescentaramos, nem suficiente ) para a definio do gnero masculino (ou feminino).

4.4 A SEXUALIDADE NO PLANO DA AUTOIDENTIDADE SEXUAL: A PRIMEIRA DIMENSO DA SEXUALIDADE (DIMENSO DO EU )


Embora do ponto de vista estatstico, aquelas (item 4.2) sejam as expresses mais freqentes de sexualidade humana, h outras situaes perfeitamente bem identificadas de expresso diferenciada. Mais uma vez, por necessidade de desenvolvimento do tema de forma a ser mais facilmente compreendido, deixaremos os bissexuais de fora dos presentes estudos. O plano da auto-identidade sexual aquele no qual o indivduo se reconhece como sendo dotado de um determinado sexo ou sendo pertencente a um determinado grupo de pessoas portadoras de um determinado sexo (masculino ou feminino). Assim, deve haver um centro da auto-identidade sexual que estabelece como o indivduo se sente psiquicamente, se como pertencente ao sexo ou gnero masculino ou ao feminino, e que nem sempre , embora seja o mais freqente, determinado geneticamente ou neuro-endocrinamente. Ou seja, indivduos que nascem com um cromossomo X e um Y, podem perceber-se como pertencentes ao sexo ou gnero masculino (o mais freqente) ou ao feminino, ou indivduos que nascem com dois cromossomos X e se sentem como pertencentes ao sexo feminino (o mais freqente) ou ao masculino. O resultado morfolgico do sexo cromossmico seria, em princpio, como mostrado na Tabela 1: Tipo A B Sexo Cromossmico XY XX Sexo Morfolgico Masculino Feminino

Tabela 1: Sexo morfolgico em funo do sexo cromossmico/sexo gentico.

Por influncia do gene SRY haveria o desenvolvimento de caractersticas fenotpicas masculinas ou femininas. Quando SRY ativado o feto desenvolve caractersticas sexuais masculinas e quando permanece inativo, caractersticas femininas32. Nesse primeiro plano ou dimenso, o indivduo desenvolve os conceitos de homem e mulher (masculino e feminino), identificando-se com um deles, sendo essa auto-identidade muito mais uma descoberta do que uma construo consciente. Para que isso ocorra, a participao de um centro nervoso da auto-identidade deve ser fundamental e a possibilidade de interferncia da vontade mnima ou nula.

4.4.1 A influncia de interruptores do gene SRY (ou gene relacionado com o SRY)
Existe a possibilidade, comprovada por estudos recentes, de interruptores genticos (ativadores e inativadores) interferirem no papel do gene SRY no que resultaria na inativao desse gene, levando a que indivduo XY desenvolva os
32

Hoje em dia conhecido o gene WNT4 que feminino-especfico e no expressado no sexo masculino e que atuaria ativando o desenvolvimento das caractersticas femininas.

caracteres secundrios tpicos do sexo feminino33. Tambm possvel que em cromossomo X, gene relacionado com SRY sofra a ativao de interruptores (possivelmente situados em cromossomo X) no que pode resultar em que indivduo XX desenvolva caracteres secundrios do sexo masculino34. Teramos ento, conforme a Tabela 2: Tipo C D Sexo Cromossmico XY XX Sexo Morfolgico Feminino Masculino

Tabela 2: Sexo morfolgico sem relao com o sexo cromossmico/sexo gentico.

4.4.2. A influncia do sexo psquico na expresso da sexualidade


Desde que a manifestao do sexo psquico, aparentemente, prevalece sobre o sexo biolgico35, a tabela 2.1, resultante das duas anteriores, mostra as seguintes possibilidades: Tipo/Subtipo A1 A2 C1* C2* B1 B2 D1* D2* Sexo Cromossmico XY XY XY XY XX XX XX XX Sexo Morfolgico Masculino Masculino Feminino Feminino Feminino Feminino Masculino Masculino Sexo Psquico (auto-conscincia) Masculino Feminino Masculino Feminino Feminino Masculino Feminino Masculino

Tabela 2.1: Influncia do sexo psquico na expresso da sexualidade. Tipos *: provavelmente, raros.

33

Foram relatados casos de sexo cromossmico XY com ausncia de gene SRY; tambm foram relatados casos de indivduos XY com o gene SRY no cromossomo Y e um outro gene no cromossomo X (gene DSS) cujo produto inibiu a expresso do gene SRY. Nas duas situaes desenvolveu-se o sexo feminino e no o masculino. 34 Seria o gene WNT4? H casos relatados na literatura especializada e no especializada em que indivduos que apresentam-se com o sexo morfolgico feminino (rgos sexuais secundrios), so identificados com o sexo cromossmico XY. Recentemente, a mdia relatou o caso de um indivduo indiano, pai de dois filhos, com caractersticas morfolgicas masculinas e que, aps sentir dores abdominais, teve identificado um sistema reprodutor feminino (tero, ovrios, tubas uterinas e tecido vaginal) em seu interior; ele apresenta rgos sexuais masculinos e no tem mamas; no h relato do seu sexo cromossmico, mas os mdicos o consideram hermafrodita. 35 Por exemplo, um transexual que seja visto por outrem como pertencente ao sexo masculino (sexo morfolgico), estaria vendo a si mesmo como do sexo feminino (sexo psquico); vem sendo reconhecido a prevalncia do sexo psquico sobre o morfolgico.

Uma vez que recordemos que o sexo psquico corresponde ao que a pessoa portadora reconhece a si mesmo como pertencente a determinada condio sexual ou de gnero (masculina ou feminina) e desde que reconheamos a possibilidade gentica da definio do sexo psquico no mesmo teor em que se aventa a possibilidade do altrusmo e do egosmo apresentarem base gentica36, possvel prever a existncia de gene(s) prximo(s) ao complexo gentico que determina o sexo morfolgico (SRY ou WTN4) e que seria transmitido junto com ele. E, nesse caso, ou haver duas variantes, uma apontando para o sexo masculino e outra, para o sexo feminino, ou o efeito do mesmo gene sofrer a influncia de outros fatores.

4.5 A SEXUALIDADE NO PLANO DA PREFERNCIA RELACIONAL-SEXUAL: A SEGUNDA DIMENSO DA SEXUALIDADE (DIMENSO DO OUTRO )
O segundo plano da sexualidade corresponde ao do relacionamento Eu/Outro ou da preferncia do sexo (gnero) com que relacionar-se sexualmente. Por esse plano, o indivduo demonstra como prefere relacionar-se, ou melhor, com que gnero relacionarse sexualmente. Por esse plano, no importa qual seja o seu sexo cromossmico (XY ou XX), o indivduo preferir relacionar-se com indivduos do sexo masculino ou feminino. Isto seria determinado por outro centro nervoso.37 Assim, ns teramos as seguintes possibilidades, conforme a Tabela 3:
Tipo/Subtipo A1 A2 A3 A4 C5* C6* C7* C8* B9 B10 B11 B12
36

Sexo Cromossmico XY XY XY XY XY XY XY XY XX XX XX XX

Sexo Morfolgico

masculino masculino masculino masculino feminino feminino feminino feminino feminino feminino feminino feminino

Sexo psquico (auto-conscincia) Primeiro Plano masculino feminino masculino feminino feminino masculino feminino masculino feminino masculino feminino masculino

Preferncia relacional Segundo Plano Feminino Feminino Masculino Masculino Masculino Masculino Feminino Feminino Masculino Masculino Feminino Feminino

Tem sido demonstrado que at mesmo a religiosidade das pessoas possui uma base gentica, ou seja, mesmo aspectos da vida social com grande componente abstrato tem a gentica em sua base. Estudos evidenciam que o altrusmo uma variante do egosmo, ou vice-versa. 37 Qual seria o papel do desejo nesse segundo plano? Talvez haja uma graduao: sentir e desejar. Assim, o indivduo que apenas sente [atrao pelo outro], consegue apresentar alguma resistncia em relacionarse sexualmente com o outro, ou seja, resiste mais facilmente presso social para a heterossexualidade, mas tambm ao desejo de relacionar-se com indivduos do mesmo sexo; por outro lado, o indivduo que sente e deseja, talvez tenha menor capacidade de resistir em relacionar-se sexualmente com o outro, ou seja, sucumbe mais facilmente ao desejo de relacionar-se sexualmente com o outro.

D13* D14* D15* D16*

XX XX XX XX

masculino masculino masculino masculino

masculino feminino masculino feminino

Feminino Feminino Masculino Masculino

Tabela 3: Tipos sexuais por autoidentidade e preferncia relacional. Tipos*: provavelmente, raros.

Pelo que se observa na tabela 3, somente o fator gentico estabelecido pelo gene SRY , provavelmente, insuficiente para determinar os planos da autoconscincia e da preferncia relacional, do que se deduz haver a necessidade de outros fatores determinantes (inclusive endgenos, que podem ser genticos e/ou neuro-endcrinos). Os subtipos A1, A2, A3 e A4, seriam subtipos em que o gene SRY no sofreria a ao de nenhum interruptor gentico. Os subtipos C5, C6, C7 e C8 seriam subtipos em que o gene SRY sofreria a ao de um interruptor gentico (situado em cromossomo X)38. Os subtipos D13, D14, D15 e D16 seriam subtipos em que um gene relacionado com o gene SRY (mas situado em cromossomo X, ou outro cromossomo)39 sofreria a provvel ao de interruptores genticos situados em cromossomo X; poderiam, tambm, resultar da presena (mais rara) de gene SRY em cromossomo X (com ausncia de interruptor gentico de gene SRY). E por que assim? Alcanar essa resposta ser mais fcil a partir da localizao dos centros nervosos que determinam o comportamento de preferncia relacional pelo gnero contrrio a como o indivduo se sente. Algo, no entanto, leva a uma quebra dessa correlao em alguns indivduos e isso deve se dar em uma freqncia baixa, entre 5 e 15% da populao total, ou seja, menos de 20% do total da populao, em ambos os sexos, manifesta-se como homoafetivo. Como, alm do sexo cromossmico/gentico e do sexo neuro-endcrino, verificase, tambm, expresso do sexo psquico (comportamental), h boas possibilidades de outros determinantes genticos interferirem na manifestao da primeira e da segunda dimenses da sexualidade.40

4.5.1 Hermafroditismo e pseudo-hermafroditismo


Chama-se hermafrodita o indivduo que possui os rgos sexuais dos gneros (masculino e feminino) no seu organismo. Quando o indivduo pertence a uma espcie diica, isto , espcie com indivduos pertencentes a gneros diferentes41, o hermafroditismo ocorre por m formao embrionria. Os hermafroditas podem ser classificados em: a) hermafrodita verdadeiro e; b) pseudo-hermafrodita: b.1) pseudo-hermafrodita masculino; b.2) pseudo-hermafrodita feminino. No hermafroditismo verdadeiro os indivduos nascem com os dois sexos bem formados, possuindo os o gos sexuais internos e externos de ambos os sexos, incluindo ovrios, tero, vagina, testculos e pnis; so estreis; na maioria dos casos so pertencentes ao sexo cromossmico XX. No pseudo-hermafroditismo masculino o indivduo nasce geneticamente como do sexo masculino (cromossomos XY) embora os rgos sexuais externos no se desenvolvam completamente. No pseudo38 39

Ver notas de rodap n 23 e 24. Gene WNT4? 40 Ver nota de roda-p n 37. 41 A espcie monica possui, normalmente, os rgos sexuais masculino e feminino no mesmo indivduo.

hermafroditismo feminino a criana nasce geneticamente como do sexo feminino (cromossomos XX) embora o clitoris desenvolva-se excessivamente adquirindo um formato semelhante a um pnis. Os pseudo-hermafroditas so, frequentemente, estreis. O que leva ao hermafroditismo e no ao sexo invertido (indivduo XY, aparentemente bem formado, mas sentindo-se mulher ou indivduo XX, aparentemente bem formado, mas sentindo-se homem), ou ento bissexualidade? Por outro lado, o que leva ao sexo invertido, ou ento bissexualidade e no ao hermafroditismo?42

4.5.2 Pontos de vista acerca da homossexualidade/ heterossexualidade


Com base na tabela 3 acima, fcil perceber que a homoafetividade/heteroafetividade, como manifestao de preferncia pelo sexo idntico/contrrio pode ser uma questo de auto-identificao. Se um indivduo sente-se como homem, querer relacionar-se sexualmente com homens indica homoafetividade, querer relacionar-se com mulheres indica heteroafetividade; se esse indivduo sente-se como mulher, querer relacionar-se com homens indica heteroafetividade, querer relacionar-se com mulheres indica homoafetividade. Posicionar-se nessa classificao, depende do ponto de vista do observador. Se um indivduo portador dos cromossomos XY, ser isso suficiente para indicar sua sexualidade? Se outro indivduo, portador dos cromossomos XX, comportase como homem, isso ser suficiente para cham-lo de homossexual? Se um indivduo portador dos cromossomos XY, sente-se como mulher, ser expresso de homossexualidade ou heterossexualidade, seu desejo em relacionar-se sexualmente com homens? Se um indivduo portador dos cromossomos XX, sente-se como homem, ser expresso de homossexualidade ou heterossexualidade, seu desejo em relacionar-se sexualmente com mulheres? Ser homoafetivo ou heteroafetivo? E se esse indivduo portador de cromossomos XY (ou XX) e que se sente uma mulher (ou sente-se como um homem, sendo visto como uma mulher) deseja relacionarse com uma mulher (ou com um homem, na segunda hiptese)? Ser heteroafetivo ou homoafetivo? fcil perceber que tudo depender do ngulo de viso do observador. Se o prprio observado, certamente ele poder no concordar com o ngulo de viso de terceira pessoa. Assim, pode ser que algum que seja portador de cromossomos XY, que se sinta como uma mulher e com desejos de relacionar-se sexualmente com um homem, embora seja visto como homoafetivo por terceira pessoa, prefira identificar-se como heteroafetivo. Teramos ento a seguinte Tabela 4:
Tipo Subtipo Sexo Gentico* Sexo Morfolgico Sexo psquico (autoconscincia) masculino feminino Preferncia relacional Na viso de terceiros Na prpria viso

A1 A2

XY XY

masculino masculino

Feminino Feminino

heteroafetivo heteroafetivo

heteroafetivo homoafetivo

42

bom lembrar, sempre, que j foram relatados indivduos hermafroditas (pseudohermafroditas) com o sexo invertido. Pertencem a um determinado sexo cromossmico (XX ou XY), porm comportam-se como pertencentes ao outro gnero ou sexo (masculino ou feminino).

A3 A4 C5** C6** C7** C8** B9 B10 B11 B12 D13** D14** D15** D16**

XY XY XY XY XY XY XX XX XX XX XX XX XX XX

masculino masculino feminino feminino feminino feminino feminino feminino feminino feminino masculino masculino masculino masculino

masculino feminino feminino masculino feminino masculino feminino masculino feminino masculino masculino feminino masculino feminino

Masculino Masculino Masculino Masculino Feminino Feminino Masculino Masculino Feminino Feminino Feminino Feminino Masculino Masculino

homoafetivo homoafetivo heteroafetivo heteroafetivo homoafetivo homoafetivo heteroafetivo heteroafetivo homoafetivo homoafetivo heteroafetivo heteroafetivo homoafetivo homoafetivo

homoafetivo heteroafetivo heteroafetivo homoafetivo homoafetivo heteroafetivo heteroafetivo homoafetivo homoafetivo heteroafetivo heteroafetivo homoafetivo homoafetivo heteroafetivo

Tabela 4: Tipos sexuais segundo a autoidentidade e a preferncia relacional, conforme o ponto de vista. Em alguns tipos (2, 4, 6, 8, 10, 12, 14 e 16) a prpria viso da pessoa observada no corresponde viso de terceiros. Sexo gentico*: ou sexo cromossmico; Tipos **: provavelmente, raros.

5 A SEXUALIDADE COMO DIREITO DE PERSONALIDADE


A sexualidade uma parte integrante da personalidade que se desenvolve, tal como as outras caractersticas, ao longo da vida. Pode ser reconhecida como uma forma de prazer, de comunicao, de relao e de bem estar. Ela pode ser examinada em um plano no jurdico e em um plano jurdico. Em um plano no jurdico, mais propriamente psicolgico, Howard S. Friedman e Miriam W. Schustack (2007, p. 2), afirmam que a personalidade tem oito aspectos principais que, reunidos, ajudam-nos a compreender a natureza complexa do indivduo. Definem a psicologia da personalidade como o estudo cientfico das foras psicolgicas que tornam as pessoas nicas. Para esses autores o indivduo influenciado por: a) aspectos inconscientes, foras que no esto na conscincia imediata ; b) foras do ego, que oferecem um sentimento de identidade ou self ; c) uma pessoa ser reconhecida como um ser biolgico, com uma nica natureza gentica, fsica, fisiolgica e temperamental ; d) ser condicionado e modelado pelas experincias e pelo ambiente sua volta; e) ter uma dimenso cognitiva, as pessoas pensam e interpretam o mundo ao seu redor 43; f) ser um conjunto de traos habilidades e predisposies especficos, com suas determinadas capacidades e inclinaes ; g) uma dimenso espiritual em relao prpria vida, que os enobrece e os induz a ponderar sobre o significado de sua existncia e; h) uma natureza que fruto de uma interao contnua entre a pessoa e determinado ambiente . Friedman e Schustack (2007, p. 17) afirmam que
43

Como o indivduo (ser humano) est imerso em seu ambiente, sua dimenso cognitiva expressa-se continuamente, contribuindo dessa forma, dentro de uma concepo heraclitiana, para uma contnua transformao (no mnimo, em seu interior) do ser humano.

a complexidade humana est fundada em vrias influncias dentre as quais se incluem predisposies biolgicas, experincias passadas, estruturas cognitivas, reforamento, necessidades circunstanciais e motivaes para a auto-realizao.

A preocupao do presente trabalho meramente com um pequeno aspecto da personalidade, que, no entanto, vem recebendo ao longo das ltimas seis dcadas uma ateno maior por parte de diferentes abordagens cientficas. A quase totalidade desses estudos realizada a partir do reconhecimento de diferenas entre os diferentes gneros ou sexos pertencentes a uma dada espcie. Embora sejam inmeras as diferenas reconhecidas entre homens e mulheres, tanto em uma dimenso fsico-morfolgica, quanto na dimenso da personalidade (por ex., homens desenvolveram o cime sexual, enquanto que as mulheres desenvolveram o cime emocional), tambm no raro o encontro de semelhanas, com caractersticas antes consideradas masculinas sendo encontradas em mulheres heteroafetivas e viceversa (por ex., mulheres bem mais agressivas e homens bem menos agressivos que a mdia). Friedman e Schustack (2007, p. 371 405) observam que:
Embora haja diferenas impressionantes entre ser homem e ser mulher [estudos tm demonstrado que] tambm verdade que h mais variaes entre as mulheres e entre os homens do que entre homens e mulheres; as classificaes sobrepem-se significativamente. Ou seja, as personalidades dos homens e das mulheres tm mais semelhanas do que diferenas.

Mas elas existem, inclusive no plano, aspecto ou dimenso da sexualidade. Como afirmam Verreschi e Cerqueira (2011, p. 63 65):
a sexualidade humana no pode ser reduzida a uma funo: uma primeira estrutura significativa, originria. A pessoa existe concretamente, no em abstrato. As maneiras de existir, como varo ou como mulher, revelam uma estrutura especfica de base e no h como negar a dualidade sexual como uma maneira de estar no mundo. Na escolha de comportamentos homossexuais, bissexuais ou transexuais, o sujeito sempre os vivenciar como homem ou como mulher, at mesmo se tiver sido 44 submetido a cirurgias transformadoras .

Sabemos que na ausncia do hormnio masculino, acontece o desenvolvimento das estruturas sexuais femininas. Entretanto, as diferenas entre o varo e a mulher ultrapassam os aspectos da genitalidade (VERRESCHI; CERQUEIRA, 2011, p. 63 65). E quanto ao plano jurdico? Para Silvio Venosa (2004, p. 147), a personalidade jurdica projeo da personalidade ntima, psquica de cada um; projeo social da personalidade psquica, com conseqncias jurdicas . Em um plano jurdico, afirmar que o ser humano tem personalidade o mesmo que dizer que ele tem capacidade para ser titular de direitos e obrigaes (BEVILQUA apud RODRIGUES, 2003, p. 35). No ordenamento brasileiro, a personalidade jurdica adquire-se com o nascimento, mas os direitos do nascituro so garantidos desde o momento da concepo. Como a existncia da pessoa natural termina com a morte, somente com esta cessa a sua personalidade (PEREIRA, 2000, p. 148).

44

Contudo, h que se ter em mente que essas cirurgias no so enganadoras, mas reparadoras.

A personalidade no constitui um direito, mas dela irradiam-se uma srie de direitos os quais giram em torno da concepo jurdica de personalidade (PEREIRA, 2000, p. 154; DINIZ, 2008, p. 117 118). Alguns desses direitos so destacveis da pessoa do seu titular, como o caso do direito de propriedade, por outro lado, outros direitos so inerentes pessoa humana e no podem ser destacados de sua personalidade. Esses so os direitos da personalidade, os quais so inalienveis, intransmissveis, imprescindveis e irrenunciveis e no possuem contedo econmico direto e imediato (RODRIGUES, 2003, p. 61 e VENOSA, 2004, p. 149)45. Prescreve o artigo 11 do Cdigo civil que, inclusive, eles no podem sofrer limitao voluntria46. No deve a personalidade ser confundida com a capacidade; enquanto ela conceito bsico da ordem jurdica, que a estende a todos os seres humanos, consagrando-a na legislao civil e nos direitos constitucionais de vida, liberdade e igualdade, capacidade a medida jurdica da personalidade ou a manifestao do poder de ao implcito no conceito de personalidade (DINIZ, 2007, p. 114 115). Direitos da personalidade so os que resguardam a dignidade humana, ou, de outro modo, so corolrios da dignidade humana. Diego Espn Canovas, citado por Silvio Rodrigues, ensina que a dignidade da pessoa, os direitos inviolveis a ela inerentes, o livre desenvolvimento da personalidade, o respeito lei e aos direitos dos outros constituem o fundamento da ordem poltica e da paz social (RODRIGUES, 2007, p. 64). Como objeto de direito, a personalidade o primeiro bem da pessoa, que lhe pertence como primeira utilidade, para que ela possa ser o que , para sobreviver e se adaptar s condies do ambiente em que se encontra, servindo-lhe de critrio para aferir, adquirir e ordenar outros bens (DINIZ, 2008, p. 118); o direito objetivo autoriza a pessoa a defender sua personalidade de forma que os direitos da personalidade so os direitos subjetivos da pessoa de defender o que lhe prprio (DINIZ, 2008, p. 118). Eles esto positivamente protegidos em nosso ordenamento, da forma mais enftica, no art. 12 do Cdigo Civil47. Tambm a Constituio Federal de 1988 confere-lhes, entre outras, uma tutela genrica no art. 5, inciso XLI, ao prescrever que a lei punir qualquer discriminao atentatria dos direitos fundamentais. Como direitos fundamentais, so tutelados em clusula ptrea constitucional48. Nessa categoria direitos da personalidade esto o que se refere ao nome de que o indivduo portador, ao seu estado civil, s suas condies familiares, s suas qualidades de cidado (PEREIRA, 2000, p. 154). Eles podem ser agrupados em direitos fsicos ( vida, integridade fsica, ao corpo, s partes do corpo, ao cadver e as partes, imagem e voz), direitos psquicos ( liberdade, intimidade, integridade psquica e ao segredo) e direitos morais ( identidade, honra, ao respeito e s criaes

45

Caio Mrio da Silva Pereira (2000, p. 153) os classifica em direitos: a) adquiridos: existem nos termos e na extenso de como o direito positivo os disciplina; b) inatos: sobrepostos a qualquer condio legislativa, so absolutos (oponveis erga omnes), irrenunciveis (vinculados pessoa de seu titular), intransmissveis (invlida toda tentativa de sua cesso a outrem), imprescritveis (sempre poder o titular invoc-los). 46 Art. 11. Com exceo dos casos previstos em lei, os direitos da personalidade so intransmissveis e irrenunciveis, no podendo o seu exerccio sofrer limitao voluntria. 47 Art. 12. Pode-se exigir que cesse a ameaa, ou a leso, a direito da personalidade, e reclamar perdas e danos, sem prejuzo de outras sanes previstas em lei. Pargrafo nico. Em se tratando de morto, ter legitimao para requerer a medida prevista neste artigo o cnjuge sobrevivente, ou qualquer parente em linha reta, ou colateral at o quarto grau. 48 Constituio Federal, art. 60, 4, inciso IV.

intelectuais) (MAIA; TEIXEIRA, 2009)49. Ensina Maria Helena Diniz (2008, p. 117) que eles possuem dupla dimenso axiolgica e objetiva; pela dimenso axiolgica, materializam-se os valores fundamentais da pessoa, individual ou socialmente considerada ; pela dimenso objetiva, consistem [os direitos da personalidade] em direitos assegurados legal e constitucionalmente, vindo a restringir a atividade dos trs poderes, que devero proteg-los contra quaisquer abusos, solucionando problemas graves que possam advir com o progresso tecnolgico , ou, poderamos complementar, valendo-se do progresso tecnolgico para solucionar problemas graves decorrentes da incompreenso manifesta por certas pessoas acerca da extenso desses direitos. Gilberto Haddad Jabur (apud VENOSA, 2010, p. 170) observa que os direitos de personalidade so, diante de sua especial natureza, carentes de taxao exauriente e indefectvel. So todos indispensveis ao desenrolar saudvel e pleno das virtudes psicofsicas que ornamentam a pessoa . A sexualidade um direito da personalidade50. Tendo em vista a complexidade de sua expresso (ver item 4), o desenvolvimento individual estar reprimido na medida em que a expresso da sexualidade reprimida, inclusive em nvel social. E se o indivduo, por conta da manifestao da sexualidade, no plano da igualdade e da liberdade, sofre alguma vedao, ser diminudo em sua personalidade, o que exige a sua defesa. Os direitos da personalidade destinam-se a resguardar a dignidade humana, mediante sanes, que devem ser suscitadas pelo ofendido ou pelo lesado indireto (CC, art. 12 e pargrafo nico) com, por ex., pedidos de antecipao da tutela ou de medidas cautelares que suspendam os atos que ameaam ou desrespeitam a integridade fsica, intelectual e moral e pedidos de indenizao (DINIZ, 2008, p. 135 136; VENOSA, 2010, p. 171 172).

6 ALGUMA OUTRA DIFERENA FSICA E COMPORTAMENTAL NO PASSADO FOI TO PERSEGUIDA QUANTO A HOMOSSEXUALIDADE HOJE?
Sim, na idade mdia os invertidos eram mortos na fogueira. Hoje no so mais e, ao contrrio, da repulsa que provocavam antigamente, hoje causam surpresa e admirao. Quem eram os invertidos ? Aqueles que nasciam apresentando alguma inverso de rgos. Por ex., o corao do lado direito, ao invs do lado esquerdo, ou a dominncia do lado esquerdo sobre o lado direito, no que era denominado de sinistrose. Os supersticiosos da idade mdia acreditavam que os sinistros, como eram chamados os que usavam, por exemplo, a mo esquerda para fazer coisas como escrever tinham parte com o demnio . A palavra canhoto quer dizer inbil, desajeitado, desastrado ; o mesmo quer dizer em francs a palavra gauche , usada para apontar os sinistros. A prpria palavra sinistro , hoje, quer dizer de mau agouro; funesto, fnebre; de m ndole, mau. Palavra que se origina do latim sinistrum (forma neutra do adjetivo sinister a um ), que quer dizer, desajeitado, funesto .
49

O prprio patrimnio considerado uma projeo econmica da personalidade (PEREIRA, 2000, p. 154), contudo, os direitos patrimoniais no so direitos da personalidade (DINIZ, 2007, p. 115). 50 Sua complexidade nos permite visualiz-la como um direito, ao mesmo tempo, fsico, psquico e moral.

Estima-se que os canhotos so 10% da populao mundial. Portanto, no mundo deve haver cerca de 600 milhes de canhotos. Na idade mdia devia ser essa a percentagem de canhotos; como eles se escondiam da perseguio, o nmero podia parecer menor. Hoje, a palavra invertido costuma ser empregada para referir-se aos homoafetivos. Depois dos cristos-novos, os homoafetivos constituem o segundo grupo mais perseguido pelo Tribunal da F: das 4419 denncias registradas nos Repertrios do Nefando, na Torre do Tombo, aproximadamente 450 redundaram no encarceramento de homossexuais, e destes, 30 terminaram seus dias na fogueira (MOTT, 1992). Hoje no se matam mais canhotos, apenas por serem canhotos. E os homoafetivos, ainda so mortos, por essa condio? Segundo informaes da mdia, transmitidas pelo Grupo Gay da Bahia, com dados coletados da mdia, o Brasil o campeo mundial de assassinato de homossexuais (mais de 200 em 2009), sendo que o segundo lugar ficou com o Mxico (35 em 2009) e o terceiro lugar, com os EUA (25 em 2009)51.

7 O PAPEL DO JUDICIRIO NO RECONHECIMENTO DA SEXUALIDADE COMO DIREITO DA PERSONALIDADE


Apesar da insofismvel instrumentalidade do texto constitucional propiciando elementos para o reconhecimento da sexualidade como direito da personalidade, independentemente da orientao sexual do cidado, o legislador comporta-se como o avestruz que enterra sua cabea na areia52. DIAS (2010, p. 75 76) afirma que a omisso covarde do legislador infraconstitucional em assegurar direito aos homossexuais [e, acrescentamos, aos transexuais] e reconhecer seus relacionamentos, ao invs de sinalizar neutralidade, encobre grande preconceito. O receio de ser rotulado de homossexual, o medo de desagradar seu eleitorado e comprometer sua reeleio inibe a aprovao de qualquer norma que assegure direitos parcela minoritria da populao que alvo de discriminao . Ao contrrio do legislador, o judicirio, especialmente representado pelo STF vem evidenciando tendncia consolidadora da Repblica, em seu afastamento de uma parcela expressiva, mas conservadora, da sociedade, a qual vem expressando suas posies nas trs esferas de poder (executivo, legislativo e, menor embora, judicirio). No histrico julgamento da ADPF n. 132 e da ADIn n. 4277, em maio de 2011, o Supremo Tribunal Federal conferiu uma interpretao sistemtico-teleolgica ao art. 226, 3, da CF/88 de sorte a compatibilizar o referido dispositivo constitucional com os princpios da igualdade, da dignidade da pessoa humana, da liberdade e da segurana jurdica, reconhecendo que a redao normativa segundo a qual "Para efeito de
51

O Grupo Gay da Bahia - GGB relata que no ano de 2010 foram assassinados 260 homossexuais no Brasil (14 nos Estados Unidos, no mesmo perodo), sendo 43% no Nordeste, 27% no sudeste, 10% no Centro-Oeste, 10% no norte e 9% no Sul. No ano de 2011 foram 266 assassinatos (46% no Nordeste, 34% no Sudeste/Sul e 19% no Norte/Centro-Oeste. O GGB disponibiliza os dados no stio www.ggb.org.br, acesso em 17-04-2012. 52 A estratgia do avestruz, para escapar de seus predadores, mostra-se eficiente, pois que desenvolvida em seu habitat que favorece o truque utilizado. Entretanto, fora de seu ambiente e praticado por seres humanos, parece-se muito mais com algum que tenta desesperadamente esconder o sol com uma peneira.

proteo do Estado, reconhecida a unio estvel entre o homem e a mulher como entidade familiar..." no traz em si um bice ao reconhecimento da unio estvel homoafetiva. Depois desse fato, em seqncia, recentemente, um contrato de unio estvel entre homossexuais foi cancelado de ofcio por um magistrado em Goinia53 e, dias depois, a deciso judicial foi cassada pela Corregedora do Tribunal de Justia do Estado de Gois. Esses fatos foram acompanhados na mdia eletrnica de intensos debates, com manifestaes de parte a parte, dos que so contrrios e dos que so favorveis ao reconhecimento da sexualidade manifesta dos homoafetivos como algo perfeitamente aceitvel social e juridicamente. Os ministros do STF chegaram mesmo a defender mais tecnicamente suas posies citando Robert Alexy em seu modelo de sistema jurdico de trs nveis (ALEXY, 1997a, p. 159 177; 1997b, p. 85 179). Nesse modelo, o trabalho de ponderao de princpios a partir do sopesamento de interesses, da lei de coliso, do exame do princpio da proporcionalidade com seus subprincpios da adequao, da necessidade e da proporcionalidade propriamente dita, bem como da prtica procedimental apropriada, favorece o princpio da dignidade humana. No mesmo sentido, trabalho de Samantha Buglione e Miriam Ventura (2010, p. 24), que monitora a argumentao jurdica dos tribunais brasileiros, defende como proposta:
trazer tona alguns elementos do debate sobre esta temtica [do transexualismo] de forma a evidenciar que o direito um importante espao de ponderao quando visa a promover o livre desenvolvimento da personalidade como atributo da dignidade humana e no de normalizao dos sujeitos, no sentido de estabelecer padres de comportamento uniformes.

Na defesa de direitos fundamentais, o modelo de regras e princpios de Ronald Dworkin (apud CARRI, 1994, p. 221 223) poderia igualmente ser utilizado com bons resultados nesse caso. Esse autor nos ensina que, desde que os dados disponveis sejam colocados em um procedimento de interpretao construtiva, o direito como integridade nos propicia alcanar a melhor interpretao possvel do texto normativo (DWORKIN, 2007, p. 81 84, 117 118, 169 170). Recentemente, o Tribunal de Justia do Rio Grande do Sul54 reconheceu que o direito ao prazer inclui praticar a sexualidade e obrigou o Estado a conceder duas injees semanais de uma medicao que aplicada no corpo do pnis permite a um jovem paraplgico praticar relaes sexuais. A ereo e a penetrao s so possveis com o emprego do medicamento. Foi a partir dessa premissa que o Desembargador Genaro Baroni desenvolveu interessante e singelo raciocnio baseado em duas premissas: a) Primeira: o princpio da dignidade da pessoa humana no compreende apenas a proteo vida ou integridade fsica; tambm a sade, o prazer, a tranqilidade, os sentimentos, a inteligncia, a educao, a fora de trabalho, a capacidade criadora, o poder de iniciativa, e, para o caso, a paternidade, a coabitao e a constituio da famlia; b) Segunda: o direito sexualidade insere-se no contexto
53

O magistrado, que , tambm, pastor evanglico, entendeu que deveria cancelar, para o Estado de Gois, a deciso do STF. 54 Processo n 70038701447.

do direito de personalidade e do princpio da dignidade da pessoa humana. O Superior Tribunal de Justia (STJ) j apresenta uma posio francamente favorvel unio homoafetiva. Interessante destacarmos o recente voto do Ministro Luis Felipe Salomo55, quando afirmou que a dignidade da pessoa humana no aumentada nem diminuda em razo do concreto uso da sexualidade das pessoas, salvo quando com a inteno de negar a dignidade e a liberdade de outro, como ocorre nos casos de crimes sexuais: O sexo, entendido como gnero e, por conseqncia, a sexualidade, o gnero em uma de suas mltiplas manifestaes -, no pode ser fator determinante para a concesso ou cassao de direitos civis, porquanto o ordenamento jurdico explicitamente rechaa esse fator de discriminao.

8 A SEXUALIDADE NO PLANO DA FORMA DE PRTICA SEXUAL PREFERENCIAL OU DA FORMA DE SEXO PREFERENCIAL: A TERCEIRA DIMENSO DA SEXUALIDADE
Nessa dimenso, a sexualidade manifesta-se na forma da prtica sexual. Nesse plano, a sexualidade seria determinada endogenamente e, principalmente, exogenamente. Endogenamente, a sexualidade estaria determinada por diferentes fatores at certo ponto controlados encefalicamente em diferentes pontos da camada cortical (o que explicaria a grande diversidade de formas de prtica sexual), com influncia da conscincia e da vontade do indivduo. Como haveria uma determinao mais intensa dada por fatores exgenos, ela estaria mais influenciada culturalmente. A influncia conjunta exgena (inclusive social) e endgena enceflica resultaria na possibilidade de controle normativo externo (inclusive pelo ordenamento jurdicopenal) das aes individuais. Nessa dimenso encontraramos, tambm, a manifestao de diversas patologias, como as parafilias.

9 RELEVNCIA DO TEMA E SUA RELAO COM A BIOTICA E O BIODIREITO


O tema altamente relevante, pois esse um dos assuntos mais referenciados na mdia nos ltimos 24 meses, estando permanentemente na mdia eletrnica, rdios, jornais e televiso e apresentando como temas de pesquisa nos mais diversos centros do planeta. Como envolve subtemas diversos, como os da homoafetividade e do transexualismo e, estando o ser humano no centro de todas as discusses sobre o assunto, tem na biotica um dos mais eficientes instrumentos de abordagens e controles, possibilitando tratar o ser humano com a harmonia que indivduos e sociedade necessitam.

55

REsp 1183378.

Operando com fundamento no homem e sua dignidade no centro de toda e qualquer polmica que o envolve e ao tema, envolve o intercurso de disciplinas to diversas quanto Filosofia, Psicologia, Direito, Medicina e especialidades ligadas com a biologia (enfermagem, odontologia, farmcia e outras). Vejamos, por ex., o que diz o parecer n 39/97, aprovado em 09-05-1997, sobre a necessidade de cirurgia de mudana de sexo, em funo do sexo psquico:
O motivo essencial da cirurgia a inteno da beneficncia, princpio basilar da tica, a busca da integrao entre o corpo e a identidade sexual psquica do interessado, enquanto outros princpios envolvidos no exame tico da questo so a autonomia e a justia: a autonomia, porque contempla o direito da autodeterminao, inclusive em dispor do prprio corpo, configurando o preceito da no-sacralidade da vida e, portanto, o direito de dispor de todo ou parte do prprio corpo; a justia, porque envolve a cidadania, o direito de a pessoa no ser discriminada no pleito cirurgia, j acessvel populao de classe mdia e mdia alta. O que se mostra primordial reconhecer a prevalncia do sexo psquico sobre o sexo gentico como fator de integrao do ser humano na sociedade, isto , a prevalncia do homem como animal poltico acima do homem reprodutor. Em segundo lugar, convm considerar a irreversabilidade do quadro psquico luz dos conhecimentos mdicos atuais e a compreenso mdica do desajuste da decorrente, ostensivo e ruidoso, lesivo condio humana, muito alm do desajuste gentico, que em regra silencioso e transcorre abaixo da linha d gua; isto , sem expresso clnica. Enfim, esta cirurgia deve ter pelo menos o dom de abrir as portas de um crcere inefvel e libertar o pssaro da sensualidade. Quanto prevalncia do sexo psquico sobre o gentico e a classificao do homem como animal poltico acima do animal reprodutor, convm citar que a reproduo como fator de perpetuao da espcie no to primordial como o era no perodo pr-cientfico, alm da tcnica da clonagem ora disponvel, que reproduz o ser vivo sem o concurso do macho reprodutor. Assegurada a sobrevivncia da espcie humana nos tempos atuais, impe-se, como imperativo existencial, a busca da felicidade. H quem considere a sexualidade humana como um atributo to valioso que no deva se restringir reproduo. Portanto, a questo tica primordial para o CFM, como setor avanado da sociedade mdica e tutor dos interesses sociais da medicina, definir como tratamento a correo cirrgica da genitlia externa e dos caracteres sexuais secundrios, visando recompor a unidade biopsicomorfolgica do ser humano, muito acima da simples funo reprodutora. Essa dicotomia no foi provocada pela mo do homem, nem por caprichos de ndole sexual das minorias oprimidas, mas pela prpria natureza em sua infortunstica fisiolgica de m formao. E pode, no caso, corrigir o homem aquilo que a natureza, por descuido, deformou. Por que no? A questo em pauta a inaparncia parte mais agravada no conflito de formao, que o sexo psquico, latejante, secreto e desconfortvel, de dentro para fora; inafeito reconstruo ou plstica modeladora, da a correo daquilo que vem a ser uma impropriedade do organismo, aparente e mutvel, como a genitlia externa. A proposta que se apresenta , sanadas as dvidas sobre o caminho legal para a sua execuo, e na ausncia de quaisquer impedimentos normativos (aberto o caminho tcnico com segurana e propriedade), tornar tica a sua possibilidade em nosso pas, democratizar o acesso a esse procedimento para as minorias sexuais oprimidas e discriminadas. Mais do que isto, injustiadas, vez que j existe em outros pases a possibilidade tcnica, legal e tica de alcanar essa cirurgia desde que haja lastro financeiro. No justo que a nica barreira seja o poder econmico. A atuao do mdico pode e deve ser considerada um ato tico perfeito e justo.

At prova em contrrio, o mdico alcanou, em sua plenitude, a recomendao tica de restaurar a beleza, o brilho, a prpria alegria de viver de um cidado aturdido e massacrado por uma genitlia aberrante, estranha aos desgnios insondveis de sua alma.

Assim, a biotica, que no apenas uma nova verso da tica mdica tradicional, pois no trata unicamente de problemas deontolgicos decorrentes das relaes entre mdicos e pacientes, mas de situaes persistentes (racismo, aborto, eutansia, distansia etc.) e de situaes emergentes (terapia gnica, clonagem, direitos humanos e da cidadania, direitos fundamentais etc.) decorrentes do progresso biotecnolgico, deve ser compreendida, enquanto fundamentada na dignidade da pessoa humana, e nos princpios da solidariedade, da responsabilidade, e do respeito autodeterminao da pessoa, bem como nos princpios da autonomia, da beneficncia, da no-maleficncia e da justia, como tica relacionada com as intervenes sobre a vida, sobre a sade humana e sobre a integridade fsica e psquica de indivduos ou coletividades de geraes presentes e futuras (SCHAEFER, 2008). Vale-se, ao mesmo tempo, de uma abordagem multidisciplinar e transdisciplinar para alcanar seu desiderato, qual seja superar os dilemas criados pelo confronto entre o know-how tecnocientfico e biotecnocientfico com o estgio cultural da sociedade ao levantar questes quanto segurana biolgica e transmutao de valores morais (DINIZ, 2007). Ao mesmo tempo, portanto, propicia a Biotica elementos para o Biodireito oferecer os instrumentos necessrios e apropriados a fim de assegurar a paz e a harmonia no desenvolvimento das relaes sociais.

10 CONCLUSO
Uma vez que seja comprovada a tese aqui apresentada e demonstrado que ser homossexual, assim como ser transexual, homem ou mulher, no opcional, poder-se- afirmar que a posio do STF, em favor da unio estvel homoafetiva apenas chover no molhado ? Decerto que no, pois, acreditamos, tratam-se de linhas argumentativas diversas. Alm do mais, a posio do STF concretiza-se no sentido de assegurar definitivamente, frente a sociedade brasileira contempornea, direitos que j eram reconhecidos pelo texto constitucional desde, pelo menos, 1988, quando foi promulgada a atual Constituio Federal, nossa Carta Magna/Constituio cidad. Por sua vez, a demonstrao da tese aqui apresentada atuar nos espritos das lideranas polticas e religiosas mais conservadoras, assegurando o seu prprio crescimento, uma vez que, sua viso atual, extremamente reducionista sobre o papel do ser humano no mundo e sobre os grupos hegemnicos heteroafetivos56, tambm reduz a prpria entidade que nos protege nesse e no mundo sobrenatural.

56

Ora, se uma divindade onisciente, onipresente e onipotente determinasse tamanha diversidade comportamental e escolhesse um pequeno grupo de seres humanos para passarem tamanha provao, devendo eles aceitar sua prpria reduo enquanto pessoa, reprimindo sua sexualidade, para, enfim, crescerem perante seus pares heteroafetivos, isso acabaria significando que a prpria divindade estaria situando esse grupo menor, numa posio de santos ou de superhomens (e supermulheres), enfim, de escolhidos, pois que, como j notrio em sociedade, mesmo entre aqueles heterossexuais que representam pessoalmente a divindade na terra, a concretizao de um comportamento casto de extrema dificuldade e no se est aqui fazendo referncia queles que manifestam alguma parafilia reconhecida nos manuais especializados.

O autor entende que o desenvolvimento dessa tese (trs diferentes planos de manifestao da sexualidade) vai propiciar elementos para pacificar em definitivo as questes de direito fundamental que perpassam completamente a vida das pessoas a quem a natureza condicionou de uma maneira que no pode ser anulada da espcie humana, sob pena de afast-la de sua humanidade. Quando Galileo Galilei, em 1634, defendeu a teoria do heliocentrismo, sofreu julgamento em que foi condenado a priso, no sendo lanado na fogueira por ter abjurado sua afirmao anterior de que a Terra move-se ao redor do Sol, antes Giordano Bruno j havia sido submetido a sua terrvel sentena; mais de trs sculos depois a Igreja reviu a sua condenao anterior contra Galilei. Quando Darwin publicou A Origem das Espcies em 1859, chegaram a acus-lo de matar Deus; hoje, cento e cinqenta anos depois, Deus continua bem vivo no seio de sua comunidade de fiis que luta para manter os ensinamentos cristos. E assim parece que certas posies intransigentes e equivocadas de vrias lideranas em diferentes comunidades, terminam sempre colocando a cincia em uma posio que, talvez, a maioria dos cientistas no deseje v-la,... competindo com a religio, o que termina fazendo algumas mentes mal preparadas colocarem-na no mesmo pedestal em que a prpria religio situada pela imensa maioria. De qualquer modo, o mundo no parece pior do que estava h 300 ou 150 anos atrs, mas, ao contrrio, para a maioria das pessoas at melhorou, ainda que aparentemente. Guardada a devida e real proporo que o caso recomenda, cremos que a comprovao da idia aqui defendida de forma singela possa dar a sua contribuio para uma melhor compreenso do mundo, do ser humano e da humanidade; faz-se necessria uma mudana de paradigma. E o mundo no ficar pior, se a hiptese for comprovada.

REFERNCIAS
ABDO, Carmita Helena Najjar; FLEURY, Heloisa Junqueira; ABDO, Marian Najjar. Transtornos de Preferncia Sexual: enfoque biotico, clnico e jurdico. In: VIEIRA, Tereza Rodrigues. Biotica e Sexualidade. So Paulo: Jurdica Brasileira, 2004. ALEXY, Robert. Sistema Juridico Y Razon Practica. In: El Concepto y La Validez Del Derecho. Barcelona: Gedisa, 1997a. ___________. A Estrutura das Normas de Direitos Fundamentais. In: Teoria dos Direitos Fundamentais. So Paulo: Malheiros Editores, 1997b. BUGLIONE, Samantha; VENTURA, Miriam (Org.). Direito Reproduo e Sexualidade: Uma questo de tica e justia. Rio de Janeiro: Editora Lumen Juris, 2010. CAPRA, Fritjof. A inverso da situao. In: O ponto de mutao. So Paulo: Cultrix, 2006. CARRI, Genaro R. Princpios Juridicos Y Positivismo Juridico. In: Nota sobre Derecho y Lenguage. Buenos Aires: Abeledo-Perrot, 1994. CERQUEIRA, Elizabeth Kipman (Org.). Biotica Personalista Ontologicamente Fundada e a Sexualidade In: CERQUEIRA, Elizabeth Kipman. Sexualidade, Gneros e Desafios Bioticos. So Paulo: Difuso Editora, 2011.

DIAS, Maria Berenice. Unio Homoafetiva: O preconceito e a justia. 4. Edio revista, atualizada e ampliada, So Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2009. DINIZ, Maria Helena. O Respeito Dignidade Humana como Paradigma da Biotica e do Biodireito. In: MIRANDA, Jorge e SILVA, Marco Antonio Marques da. Tratado Luso-Brasileiro da Dignidade Humana. So Paulo: Quartier Latin, 2007. __________. Curso de Direito Civil Brasileiro. Vol. 1, So Paulo: Saraiva, 2008. DWORKIN, Ronald. O Imprio do Direito. 2. edio, So Paulo: Martins Fontes, 2007. FERREIRA, Aurlio Buarque de Holanda. Dicionrio Aurlio eletrnico 7.0. Curitiba: Positivo Informtica, 2005. FRIEDMAN, Howard S.; SCHUSTACK, Miriam W. Teorias da Personalidade: da teoria clssica pesquisa moderna. 2. edio, traduo de Beth Honorato, So Paulo: Prentice Hall, 2007. GARCIA, Maria. Os Limites da Cincia (2): a tica da responsabilidade In ___________. Limites da Cincia: a dignidade da pessoa humana. A tica da responsabilidade. Editora Revista dos Tribunais, 2004. GOSS, Charles Mayo. Gray: Anatomia. 29. edio, So Paulo: Guanabara Koogan, 2007. HRCULES, Higino de C. Medicina Legal: textos e atlas. So Paulo: Atheneu, 2011. HU, S.-h et al. Patterns of Brain Activation during Visually Evoked Sexual Arousal Differ between Homosexual and Heterosexual Men. American Journal of Neuroradiology, n. 29. p. 1890 1896, Nov. 2008. <http://www.ajnr.org/cgi/content/full/29/10/1890>; Recebido em 16-05-2008; Acesso em 18-04-2012. INSTITUTO BRASILEIRO DE NEUROPSICOLOGIA E CINCIAS COGNITIVAS. DSM-IV: manual diagnstico e estatstico de distrbios mentais. 4. edio. Braslia, DF, 2012. KURAMOTO, Jaqueline Bergara; ZOLA, Regina Clia; MIRANDA, Juranda Maia de. Pessoa Humana e Sexualidade. In: VIEIRA, Tereza Rodrigues. Biotica e Sexualidade. So Paulo: Jurdica Brasileira, 2004. LAYTON, Julia. Por que uma atleta mulher pode ser reprovada em teste de gnero?Traduzido por HowStuffWorks Brasil. The San Francisco Chronicle, 18 dez. 2006. Disponvel em: <http://esporte.hsw.uol.com.br/teste-de-hormoniosmasculinos.htm>. Acesso em: 18-04-2012. MAIA, Gretha Leite; TEIXEIRA, Zaneir Gonalves. Gnero e direitos de personalidade: os caminhos da Jurisprudncia nos casos de identificao civil de Transexuais. In: CONGRESSO NACIONAL DO CONPEDI, 17., 2009, So Paulo. Anais ... So Paulo: CONPEDI, 2009. P. 5365 - 5381. MENIN, Mrcia Maria. Um Novo Nome, Uma Nova Identidade Sexual: o direito do transexual rumo a uma sociedade sem preconceitos In: HIRONAKA, Giselda

Maria Fernandes Novaes. A Outra Face do Poder Judicirio: decises inovadoras e mudanas de paradigmas. Vol. 1. So Paulo: Del Rey, 2005. MIOTO, Ricardo. Homossexualidade ajuda a moldar evoluo, diz estudo. [s.1: s.n., 2009]. Disponvel em: <http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u582219.shtml>. Acesso em 17-04-2012. MOTT, Luis. Filhos de Abrao & de Sodoma: cristos-novos homossexuais nos tempos da inquisio. Disponvel em: <http://www.geocities.ws/luizmottbr/artigos03.html> ; acesso em 18-04-2012. PEREIRA, Caio Mrio da Silva. Instituies de Direito Civil. 19. Edio, 7. tiragem, Rio de Janeiro: Forense, 2000. RODRIGUES, Silvio. Direito Civil: parte geral. So Paulo: Saraiva, 2007, v. 1. S, Maria de Ftima Freire; NAVES, Bruno Torquato de Oliveira. Da Autonomia na Determinao do Estado Sexual. In: CORREA, Elidia Aparecida de Andrade; GIACOIA, Gilberto; CONRADO, Marcelo (Org.). Biodireito e Dignidade da Pessoa Humana: dilogo entre a cincia e o direito. Curitiba: Juru, 2009. SCHAEFER, Fernanda. Biotica, Biodireito e Direitos Humanos in MEIRELLES, Jussara Maria Leal (Coord.). Biodireito em Discusso. Curitiba: Juru Editora, 2008. SYMMETRY OF HOMOSEXUAL BRAIN RESEMBLES THAT OF OPPOSITE SEX, SWEDISH STUDY FINDS. Science Daily, 17-06-2008. Disponvel em <http://www.sciencedaily.com/releases/2008/06/080617151845.htm>. Acesso em 18-04-2012. TORRES, Wanda F. Ser Homem ou Ser Mulher: eis a questo. http://www.gendercare.com/testes/identidade/identidade5.html; acesso em 18-042012. TORTORA, Gerard J.; DERRICKSON, Bryan. Princpios de Anatomia e Fisiologia. 12. edio, Rio de Janeiro: Gen//Guanabara Koogan, 2009. VALENZUELA, Carlos Y. Homossexualidad y gentica. 1992. Disponvel em: <http://www.creces.cl/new/index.asp?tc=1&nc=5&imat=&art=469&pr=> ; acesso em 18-04-2012. VENOSA, Silvio de Salvo. Direito Civil: parte geral. 4. edio, So Paulo: Atlas, 2004. _______. Direito Civil: parte geral. 10. edio, So Paulo: Atlas, 2010. VERRESCHI, Ieda Terezinha do Nascimento; CERQUEIRA, Elizabeth Kipman. Fundamentos genticos e fisiolgicos da identidade sexual. In: CERQUEIRA, Elizabeth Kipman. (Org.). Sexualidade, Gneros e Desafios Bioticos. So Paulo: Difuso, 2011. VILLAIN, Erich. Quando uma pessoa no XX e nem XY. Scientific American, v. 63, ago. 2007. Entrevista concedida a Sally Lehrman. Disponvel em: <http://www2.uol.com.br/sciam/reportagens/quando_uma_pessoa_nao_e_xx_nem _xy_imprimir.html>. Acesso em: 18-04-2012.

O autor agradece: a) ao Professor Doutor Raimundo Wilson Gama Raiol, pela ideia que lhe deu em desenvolver o tema e por aspectos apresentados no artigo; b) Desembargadora Federal do Trabalho, Professora Dra. Pastora do Socorro Teixeira Leal por aspectos apresentados no artigo; c) Dra. Maria Esther Brito Bandeira, mdica, pelas importantes e abalizadas sugestes e d) s Sras. Maria da Conceio Ruffeil Moreira e Francisca Maria dos Prazeres Beserra, pela valiosa colaborao na reviso bibliogrfica do trabalho.

Obs: Esse artigo (exceto a parte em vermelho um acrscimo posterior) est publicado na revista da Escola de Magistratura do Par: BRITO, Paulo Juaci de Almeida Brito. Sexualidade como Direito de Personalidade: trs planos de manifestao. In: A Leitura: Caderno da Escola Superior de Magistratura do Estado do Par. Volume 5, n 8, Maio de 2012.

S-ar putea să vă placă și