Sunteți pe pagina 1din 116

INSTRUES

ORAES PARA A SANTA MISSA

A CONFIISSO,

E A COMUNHO
Com uma instruo metdica por perguntas e respostas, para aprender a se confessar bem.

Pelo Senhor Joo Batista de La Salle, Sacerdote, Fundador dos Irmos Das Escolas Crists.

Advertncia sobre as Instrues e Oraes Para a Santa Missa


Entre todas as aes que ordinariamente se realizam todos os dias, a principal, e a mais excelente assistir Santa Missa. Tambm a mais importante para um cristos, que deseja atrair sobre sua f e sobre todas as aes que deve praticar durante o dia, as graas e as bnos de Deus. Contudo raras so as pessoas que a assistem com piedade, pouqussimas so instrudas sobre a maneira de assistir bem a ela. Foi o que levou a estabelecer estas Instrues e estas Oraes, para ensinar aos Fiis tudo o que se refere a este santo sacrifcio, e dar-lhes os meios de nele se ocupar santa e utilmente. Em primeiro lugar se instrui sobre a excelncia da santa Missa, e sobre os bens que recebemos assistindo a ela; sobre as disposies interiores, de que devemos animar nossa presena exterior, e sobre a maneira de aplicar-nos durante esse tempo. Em seguida explicam-se todas as cerimnias da santa Missa e se propem por fim duas espcies de oraes: umas, tiradas do Ordinrio da Santa Missa, as outras que se referem s aes santas que o Sacerdote faz na celebrao, para que os Fiis, ao recitarem ora umas ora outras, no se aborream e para que os que gostarem de umas ou de outras, possam escolher as que mais lhes agradarem ou mais devoo lhes inspirarem. Procurou-se inserir nessas oraes algumas Instrues e prticas Crists, Instrues que podem esclarecer o esprito em diversas verdades pouco conhecidas; e algumas prticas crists a serem postas em prtica durante o dia. Este o fim que foi proposto neste Livro.

INSTRUES
SOBRE O SACRIFCIO DA SANTA MISSA
E sobre a maneira com que se assistir a ela.

Do Sacrifcio da Santa Missa E de seus efeitos.


O Sacrifcio uma ao na qual se oferece a Deus uma criatura que imolada, isto , destruda de alguma forma, quer para prestar a Deus a honra que lhe devida, quer para reconhecer o domnio supremo dele sobre as criaturas. A criatura imolada e destruda no Sacrifcio chama-se vtima ou hstia sacrificada e oferecida a Deus. A Missa uma Sacrifcio e mesmo uma continuao do sacrifcio que Jesus Cristo ofereceu a Deus, seu Pai, sobre a cruz, porque Jesus Cristo que morreu sobre o Calvrio que ainda oferecido a Deus neste santssimo e augustssimo Sacrifcio. Embora o Sacrifcio da santa Missa seja o mesmo que o da Cruz, e seja sua continuao, h a seguinte diferena entre um e a outra: Jesus Cristo se ofereceu sobre a Cruz, para satisfazer justia de Deus por nossos pecados, e para esse fim derramou seu sangue precioso; ao passo que na santa Missa no mais derrama seu Sangue, mas sacrifica-se ao Eterno Pai como vtima gloriosa, para aplicar aos homens, em virtude deste Sacrifcio, as graas que lhes mereceu por seus sofrimentos e por sua morte. Como Jesus Cristo, ao morrer sobre o Calvrio, satisfez inteiramente, e mais do que suficientemente por todos os pecados cometidos e a cometer no mundo, e como este Sacrifcio teve e ainda tem sempre seu efeito, no era preciso que Jesus Cristo satisfizesse por pecado algum, e assim teria sido intil que institusse o Sacrifcio da santa Missa se este Sacrifcio no tivesse outros efeitos e outros frutos alm dos da Cruz. Mas as graas que Jesus Cristo mereceu por sua morte, ao no terem sido imediatamente aplicados pela virtude da Cruz aos homens para os quais foram obtidas, por isso foi que Jesus Cristo instituiu o Sacrifcio da santa Missa e os Sacramentos, para dar a todos os homens os meios de aplicar a si esses mritos pela participao neste sacrifcio e pela recepo dos Sacramentos. Essas graas que nos so adquiridas pela morte de Jesus Cristo Nosso Senhor, so muito numerosas e de diferentes espcies, de onde resulta que o sacrifcio da santa Missa produza tambm muitos frutos e de espcies diferentes e efeitos correspondentes a todas graas que procura aplicar. Os principais frutos e vantagens deste sacrifcio so as seguintes, expressas em diversos lugares do Cnon da santa missa. 1. O Sacrifcio da santa Missa presta a Deus a maior honra que ele possa receber, porque seu prprio Filho que presta essa honra ao se aniquilar, ao se destruir tanto quanto pode para a glria de Deus. Os que assistem santa Missa e que tm a felicidade de participar nela, honram tambm a Deus da maneira mais alta possvel, pela unio que tm com Jesus Cristo.

2. Este Sacrifcio produz o meio de agradecer a Deus por seus benefcios da maneira mais perfeita possvel, oferecendo-lhe seu prprio Filho em ao de graas. 3. Ele faz obter da bondade de Deus novos benefcios. 4. Este Sacrifcio liberta as Almas do Purgatrio, ou lhes diminui os sofrimentos, de acordo com o que essas almas ainda esto devendo justia divina. 5. Ele perdoa a pena temporal devida, tanto pelo pecado mortal, como pelo venial. 6. Obtm a remisso dos pecados e a graa da converso. 7. Atrai de Deus as graas necessrias para se preservar da cada no pecado. 8. Produz a graa de deixar os maus hbitos por mais arraigados que estejam. 9. concede foras para abandonar inteiramente todas as ocasies prximas de pecado. 10.Concede a graa da unio e da reconciliao com o prximo, se h algum com quem no se est to unido como se deveria estar. 11.Adquire um socorre poderoso para cumprir bem seus deveres de estado, e realizar todas as suas aes de maneira crist. 12. um meio muito eficaz de conservar e recuperar a sado do corpo, e todos os outros bens temporais, quando forem teis para a glria de Deus e para nossa salvao. 13.Enfim pode-se obter mais facilmente o que se pede a Deus, e receber dele mais graas pela assistncia a uma s Missa bem assistida, do que por todas as aes mais santas que se puder fazer. Estes so os efeitos muito importantes, os bens e as vantagens que a Igreja pede todos os dias a Deus para seus filhos no santo sacrifcio, efeitos que devem levar os fiis, que desejam consegui-los, a assistir assiduamente a ele, mesmo nos dias em que no so obrigados, e a somente assistir a ele com as disposies necessrias para participar dele e para se colocar em situao de obter todos os dias algumas dessas graas enquanto as pedem a Deus conforme suas necessidades.

Da obrigao de assistir santa Missa


obrigao assistir a santa Missa todos os Domingos, e todas as Festas. A inteno prpria da Igreja que cada um a assista em sua Parquia, e a missa que ordinariamente se chama a Missa Paroquial. por isso que a Igreja pede aos pastores que dem aos fiis a seu encargo, algumas instrues, explicando-lhes o santo Evangelho, e ensinando-lhes as regras de vida crist. No se est obrigado a assistir a santa Missa nos outros dias, contudo no se pode negligenciar isso, e por mais ocupaes que se tenha, deve-se fazer de modo que no se falte a ela um dia sequer. Deve-se estar persuadido de que esse tempo no ser perdido mas bem empregado, e muito melhor do que se fosse empregado no trabalho. Pois por uma ao to santa se atraem as graas e as bnos de Deus sobre tudo o que se deve fazer durante o correr do dia. Os que trabalham manualmente ou cuja mente deve estar ocupada com negcios temporais e exteriores durante o dia, devem fazer da santa Missa seu primeiro cuidado e sua primeira ao, a fim de no estarem facilmente distrados ao a assistirem, por pensamentos que lhes enchem o esprito, se apenas assistem a santa Missa depois de terem ficado a se ocupar de seu emprego, para separar o santo do profano e no se exporem ao

perigo de perder o fruto que se pode haurir do mais santo dos exerccios de nossa Religio. Os doentes que no podem assistir santa Missa nos Domingos e Festas e os que por alguma necessidade urgente so impedidos de assisti-la nos outros dias, devem ao menos unir-se em esprito e com inteno ao sacerdote que a celebra e assemblia dos fiis que a assistem, e oferecer seu corao a Deus e fazer-lhe o sacrifcio de si mesmos e de tudo o que possuem, praticando quanto possvel as coisas que devero fazer, como se estivessem realmente presentes. Esta santa disposio e esta unio que tiverem Igreja e s intenes dela supriro de alguma forma a presena atual que no puderam ter santa Missa.

Das disposies para bem assistir santa Missa


No basta assistir exteriormente santa Missa para cumprir a obrigao que a Igreja impe a todos os fiis de a assistir todos os Domingos e Festas. Todos devem assistir a ela com as disposies, sem as quais sua presena exterior seria intil e sem as quais tambm no cumpririam de nenhuma forma o que a Igreja manda, pois a inteno da Igreja ao obrigar seus fiis a assistirem a santa Missa obriga-los a no somente estarem presentes nela, mas a oferecerem a Deus seus deveres com ela. H trs espcies de disposies para bem assistir santa Missa: 1. H disposies necessrias para satisfazer ao mandamento da Igreja e essas disposies so assistir a santa Missa inteira, com ateno e com esprito de Religio. No se assiste a Missa inteira quando no se est presente quer no incio, quer no fim. No se assiste a santa Missa com a ateno e a aplicao de esprito que nela se deve ter quando se dorme, quando se conversa, quando se fica olhando e um e de outro lado, ou quando se est voluntariamente distrado. No se assiste a santa Missa com esprito de Religio quando nela no se reza com sentimento de piedade interior. Os que no assistem a missa toda inteira aos Domingos e Festas no cumprem o mandamento da Igreja. Os que no tm ateno santa Missa e a assistem sem esprito de Religio, cometem dois pecados ao mesmo tempo. 1 Esto na santa Missa como se no estivessem presentes, e diante de Deus, estariam como se no a estivessem assistindo. 2 Caem numa espcie de impiedade, porque, por sua imodstia escandalosa tanto em sua atitude como em seus olhares, suas conversas ou sua divagao ou distrao de esprito, profanam no somente a igreja, lugar santo e lugar de orao, mas tambm os santos Mistrios que nela se realizam e o mais augusto dos Sacrifcios. Fazem injria a Jesus Cristo que se oferece e se sacrifica a seu Pai por eles, e pelos pecados que cometem em sua presena. 2. H algumas disposies necessrias para assistir utilmente santa Missa e para se colocar em disposies de tirar fruto deste sacrifcio, e essas disposies fazem odiar o pecado, estar em estado de graa, ou pelo menos, trabalhar para voltar a ele e se unir de inteno ao sacerdote que oferece o Sacrifcio.

Quem est atualmente em estado de pecado mortal ou na vontade de cometlo ou na ocasio prxima de cair nele sem vontade de a evitar, no tem essas disposies necessrias e no pode tirar fruto algum do Sacrifcio da santa Missa. 3. H disposies de perfeio muito vantajosas e que produzem grandes frutos nas almas que as tm. E h tambm disposies e numerosas e de espcies muito diferentes que, todavia, podem ser reduzidas a duas principais de que dependem todas as demais. A 1 e ter a alma desprendida de todo afeto at ao menor pecado. A 2 unir-se ao sacerdote em todas as partes e em todas as oraes da santa Missa, a fim de oferecer com ele este Sacrifcio segundo a inteno da Igreja. Os que quiserem adquirir essas disposies de perfeio para assistir muito bem santa Missa e participar com abundncia deste santo Sacrifcio, devem aplicar-se a no ofender a Deus deliberadamente, e vigiar muito sobre si mesmos para no cair nos pecados veniais um pouco srios ou completamente voluntrios. Tambm s devem vir a este santo Sacrifcio com muita modstia e profunda humildade e com toda a ateno interior e toda devoo possvel e conformar-se nela s intenes do prprio Jesus Cristo. Um cristo revestido de Jesus Cristo e animado por seu esprito deve ir a este sacrifcio com os mesmos sentimentos com que Jesus Cristo nele se oferece como vtima a seu Pai. Jesus Cristo se sacrifica todos os dias sobre o altar na santa Missa para render a seu Eterno Pai as homenagens que lhe so devidas. Precisamos unir-nos s santas intenes de Jesus Cristo e procurar ter os mesmos sentimentos dele que so: adorar a Deus, agradecer-lhe, pedir perdo por nossos pecados e para alcanar as graas que nos so necessrias.

Da maneira de se aplicar durante a santa Missa


Durante a santa Missa podemos aplicar-nos de diferentes maneiras, contanto que seja de acordo com um dos quatros fins e intenes do Sacrifcio, unindo-se Igreja e com o sacerdote. 1 Para adorar a Deus e reconhec-lo como o soberano Senhor e Chefe absoluto de todas as coisas. 2 Para agradecer a Deus os benefcios recebidos dele. 3 Para obter o perdo dos prprios pecados. 4 Para pedir a Deus as graas que nos so necessrias. As oraes que os assistentes fizerem durante a santa Missa com alguma destas intenes e com corao bem disposto, ser-lhes-o muito teis e lhes alcanaro muitas graas, quer rezem vocalmente alguns Salmos ou frmulas de Orao, quer rezem apenas de corao, pensando, por exemplo, na paixo de Nosso Senhor ou em algum outro Mistrio. Contudo preciso ficar certo que a maneira mais de acordo com o esprito da Igreja para assistir a santa Missa acompanhar o sacerdote nas partes principais que a compem. Acompanha-se o sacerdote na santa Missa, por exemplo, pedindo perdo a Deus quando ele o pede, entrando em sentimentos de f e de respeito diante da palavra de Deus quando l a Epstola e o Evangelho, e oferecendo com ele o Sacrifcio do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo.

conveniente ento somente se ocupar com a vtima divina que est sendo oferecida por ns sobre o altar e oferecer-nos a ns mesmos. isto que pretendemos ensinar aos fiis pelos dois mtodos seguintes e pelas oraes que nelas esto inseridas, nas quais nos aplicamos a fazer entrar os que as recitarem com os sentimentos do sacerdote, e fazer que tomem parte em cada uma das aes que ele realiza na santa Missa no momento em que as faz. Para que estes mtodos sejam mais teis aos que deles se servirem, e para que possam mais facilmente entrar nas intenes do sacerdote, ao recitarem as oraes que neles so propostas, pensamos instruir primeiro os fiis nas cerimnias da santa Missa, desconhecidas por quase toda a gente, fazemo-lo dando a conhecer as oraes que o sacerdote reza e explicando as razes pelas quais ele as reza. ####################

EXPLICAO DAS CERIMNIAS DA SANTA MISSA

Da igreja
A igreja um lugar santo, destinado a realizar nele os exerccios da Religio Crist. Os principais so prestar a Deus a honra que lhe devida, oferecendo-lhe o Sacrifcio da santa Missa, publicando seus louvores e dirigindo a ele nossas oraes. Nela se administram e recebem os sacramentos e se l, se prega e se escuta a palavra de Deus.

Da gua benta
Coloca-se gua benta entrada da igreja para nos fazer lembrar nosso Batismo, pelo qual nos tornamos Templos do Esprito Santo, e para nos chamar a ateno de que, assim que entramos na igreja, devemos purificar-nos por meio dessa gua de nossas menores faltas, a fim de que com nossa alma, purificada das mais insignificantes manchas, possamos tornar-nos dignos de assistir santa Missa e aos outros exerccios de piedade e de religio, com toda a pureza interior e exterior que lhe devida.

Da primeira parte da santa Missa


Antigamente chamada Missa dos Catecmenos A Missa compe-se de duas partes principais. A primeira compreende tudo o que se faz desde o comeo at o Ofertrio e que antigamente se chamava Missa dos Catecmenos. A segunda, desde o Ofertrio at o fim, se chamava a Missa dos Fiis. Todos podiam assistir a primeira parte da santa Missa, na qual se fazia a leitura da Escritura sagrada e o pregao do santo Evangelho. Mas, terminado o sermo, os Catecmenos, isto , os que se preparavam para o Batismo, os Energmenos, isto , os possessos do demnio e os Penitentes que cumpriam penitncia pblica pelos pecados escandalosos cometidos, eram retirados da igreja.

Somente permaneciam na igreja os que estavam em condies de assistir ao Sacrifcio da santa Missa e julgados dignos de participar dela.

Das velas
Durante o sacrifcio da santa Missa acendem-se velas para indicar o fogo da caridade com que Jesus Cristo se imolou por ns, e com que devemos tambm assistir a seu Sacrifcio.

Do sacerdote revestido para celebrar a S. Missa


Quando o sacerdote aparece para celebrar a santa Missa, deve ser considerado como representante de Jesus Cristo que carrega sua Cruz e vai oferecer-se morte por ns. A santa Missa a renovao, em memria, desse grande Sacrifcio.

Do Salmo Judica me, etc


O sacerdote, ao p do altar, se considera como uma banido, expulso do Paraso e afastado de Deus pelo pecado. Nesse esprito ele recita o Salmo 42 que Davi comps num momento de exlio, para expressar a dor que sentia por estar longe do lugar em que Deus era adorado, e para se consolar pela esperana de sair desse exlio e louvar ainda o Senhor em seu Tabernculo.

Do Confesso
Depois de ter recitado o Salmo Judica, faz a confisso de suas faltas e delas pede perdo a Deus; e j que, para realizar bem a ao que vai fazer, deve ter o corao purificado no somente dos pecados mortais, mas das faltas mais leves at, ento detesta de todo corao todas as que cometeu para estar em condies de oferecer a Deus um Sacrifcio to santo. O coroinha diz o Confesso com o sacerdote para pedir perdo a Deus no s para si, mas para todos os assistentes, em nome dos quais fala. Estes devem ento sentir no fundo do corao grande horror a seus pecados.

Deus tu conversus, etc


Terminada a confisso, o Sacerdote e os Fiis se animam e encorajam mutuamente pela confiana de que Deus quer conceder-lhes sua misericrdia e lhe manifestam sua gratido. Ao subir ao altar, o sacerdote diz uma orao que expressa essa confiana.

Do beijo do altar
Depois que o sacerdote subiu ao altar, ele beija-o para manifestar sua reconciliao com Jesus Cristo, e sua reunio com a Igreja triunfante. Porque o altar representa a Jesus Cristo crucificado e as relquias que esto no altar das quais se fala na orao que o sacerdote reza ao beija-lo, representam os Santos que esto no cu, unidos a Jesus Cristo e constituem com ele o mesmo Corpo.

Do intrito
No incio da santa Missa, o sacerdote primeiro reza uma antfona tirada em geral de algum salmo, que antigamente se rezava inteiro, para induzir os Fiis ateno e ao fervor. Isto o que se chama Intrito, isto , a entrada ou comeo da santa Missa. Todos os dias diferente para estar de acordo com o mistrio ou a festa que se celebra.

Kyrie eleison
O Kyrie eleison uma orao em grego, que significa, Senhor, tende piedade de ns. Ela se dirige s trs pessoas da santssima Trindade, e trs vezes a cada uma, para indicar a grande necessidade que temos da misericrdia de Deus, o ardente desejo de atra-la sobre ns e de ser prontamente libertados do pecado, para nos dispor a este santo Sacrifcio.

Glria in excelsis
O glria in excelsis que se reza logo depois, tira seu nome do canto dos anjos, porque comea com as palavras que os anjos cantaram por ocasio do nascimento de Jesus Cristo. O resto foi acrescentado pela Igreja. Neste cntico a Igreja expressa de maneira admirvel o respeito que tem pela Majestade de Deus, e o amor ardente que tem a Jesus Cristo. Ela o considera como o Cordeiro que vai se imolar para ela neste santo Sacrifcio e em vista disso lhe apresenta toda sorte de louvores a fim de o tornar favorvel a si. Como este cntico est cheio de sentimentos de alegria, ele no se reza durante os tempos de penitncia, nem nas Missas celebradas para os defuntos

Do beijo do altar
Em seguida, o sacerdote beija o altar, para pedir a Jesus Cristo Nosso Senhor, como mediador entre Deus e os homens, a paz e a bno de Deus para a transmitir depois aos fiis, como mediador visvel neste Sacrifcio. Este beijo que o sacerdote d ao altar ele o d por respeito e o d cada vez que ele se volta para o povo.

Dominus vobiscum
Voltando-se para o povo, o sacerdote o sada por estas palavras tiradas da saudao do Anjo Santssima Virgem. Com estas palavras deseja que Deus esteja por sua

graa com os que esto presentes, e que ele mesmo forme em seus coraes o desejo das coisas que a Igreja vai pedir para eles. Os assistentes respondem, et cum spiritu tuo, isto , e tambm com o teu esprito, desejando que Deus anime com seu Esprito Santo as oraes que o sacerdote vai oferecer como ministro da Igreja para todos os fiis. Sacerdote e povo se sadam assim reciprocamente vrias vezes na santa Missa, para indicar a unio que deve existir entre eles na celebrao deste Sacrifcio, e em especial nas oraes que o sacerdote faz e que o povo deve fazer com ele.

Oremus
Novamente voltado para o altar, o sacerdote diz Oremus, isto , Rezemos. Por essas palavras o sacerdote adverte todos os fiis a se unirem a ele para fazer a orao que vai apresentar a Deus para eles.

Da coleta
Em seguida o sacerdote diz uma orao chamada coleta, porque ela como o resumo e o conjunto do que a Igreja pede a Deus no ofcio do dia, ou porque esta orao se faz em nome de todos os fiis. Per Dominum nostrum Jesum Christum, isto , Por Jesus Cristo nosso Senhor. A Igreja termina suas oraes por meio destas palavras, porque Jesus Cristo nosso mediador e nosso intercessor junto de Deus, e porque somente ele quem apresenta nossas oraes ao Eterno Pai, e nos alcana suas graas.

Da epstola
A epstola uma leitura do antigo ou do novo testamento. Assim se chama ela porque muitas vezes tirada de algum trecho das cartas (=epstolas) dos Santos Apstolos. A Igreja, primeiro faz seus fiis serem instrudos pela voz dos Profetas e dos Apstolos para os dispor a ouvirem e gostarem das instrues do Filho de Deus no santo Evangelho. Depois da epstola, os fiis agradecem a Deus a instruo que acabam de receber, por meio do Deo gratias, isto , Graas a Deus.

Do gradual
O gradual tirado de algum salmo que possa reanimar a devoo dos fiis e foi institudo para servir de preparao para a leitura do Evangelho. Munda cor meum: uma orao que o sacerdote diz em voz baixa antes do Evangelho, para pedir a Deus que lhe purifique o corao e os lbios, para o tornar digno de anunciar o santo Evangelho.

Do Evangelho
O Evangelho contm a Lei e a doutrina de Jesus Cristo; ele mesmo no-lo vem anunciar. O sacerdote l nele todos os dias alguma coisa na santa Missa para dizer aos fiis que no podem ter parte nos mritos de Jesus Cristo, nem aos frutos deste Sacrifcio, a no ser que faam profisso de observar a Lei e de praticar a doutrina.

10

Ao comear o santo Evangelho, o sacerdote e os assistentes depois dele, fazem o sinal da Cruz na fronte, na boca e no peito para protestar diante de Deus de que vo imprimir em seu corao e confessar de boca o Mistrio da Cruz, anunciado no Evangelho, e que no tero vergonha de lhe prestar homenagem nessas ocasies. Escuta-se o Evangelho de p para dizer que se est pronto a obedecer a tudo o que Jesus Cristo nele nos ordena e guardar dele as menores palavras mesmo se custar a vida.

Credo in unum
Depois da leitura do santo Evangelho, recita-se o Credo para fazer profisso pblica de que se cr firmemente as verdades que foram lidas e todas as que esto contidas no santo Evangelho. Depois do Credo o sacerdote diz Dominus vobiscum, para desejar aos fiis assistentes a graa de que precisam para crer os Mistrios e praticar as mximas do santo Evangelho e para oferecer com ele em esprito o que deve ser oferecido no Sacrifcio.

Da segunda parte da santa Missa


Antigamente denominada Missa dos Fiis A segunda parte da santa Missa, chamada Missa dos Fiis, comea com o Ofertrio e contm trs partes: a oblao, a consagrao e a comunho.

Da oferta
Era uma prtica universal na primitiva Igreja que os assistentes da santa Missa tambm nela comungavam ordinariamente. Por isso todos iam apresentar ao sacerdote o po que devia servir para ser consagrado. Tambm isto servia para dar a entender que todos formavam um mesmo corpo com Jesus Cristo e com todos os fiis, e que queriam permanecer nessa unio, e entrar com eles em participao do santo Sacrifcio que o sacerdote iria oferecer. Queriam tambm oferecer-se em esprito com Jesus Cristo, cujo Corpo devia ser consagrado nos pes oferecidos. Dentre todos esses pes o sacerdote pegava apenas um para ser mudado no corpo de Jesus Cristo, o que ainda era mais um sinal de que os fiis representado por esse po eram todos incorporado com Jesus Cristo.

Do po bento
Como o nmero de comungantes diminuiu muito, a Igreja permitiu aos fiis trocarem em dinheiro a oferta de po que traziam para a consagrao, e instituiu a oferta de um po que o sacerdote benze para depois ser dividido em pedaos, para serem distribudos entre os assistentes, e eles os devem consumir imediatamente com muito respeito. Essa prtica foi instituda para suprir, de alguma forma, tanto a antiga oferta, como a comunho que os assistentes tomavam depois que o sacerdote a tinha tomado na santa Missa, e para manifestar a unio entre os fiis, significada pelo nico po que oferecido em nome de todos, do qual partilharam todos, e do qual todos comem ao mesmo tempo, por esprito de unio entre si, e de participao espiritual com o Sacrifcio.

11

Do Ofertrio
Enquanto o sacerdote recebe as ofertas dos fiis, o coro canta uma antfona, chamada Ofertrio, para testemunhar a Deus a alegria com que os assistentes lhe oferecem seus bens que dele receberam. Depois que o sacerdote recebeu as ofertas dos fiis, ele as apresenta a Deus e lhas oferece em separado e em seguida conjuntamente por uma mesma orao. O po que oferece sobre a patena est em lugar de tudo o que lhe foi oferecido realmente, ou em esprito pelo povo, e representa todos os cristos que devem ser imolados como incorporados que esto ao Corpo de Jesus Cristo por este Sacrifcio. Por isso, o sacerdote declara que faz esta oferta para todos os fiis mortos e vivos, e especialmente por aqueles que assistem a santa Missa. O sacerdote oferece o po e o vinho que est no clice, mantendo-os erguidos, segundo a maneira de oferecer tal como est prescrita no Antigo Testamento, para significar por essa cerimnia, que o po e o vinho cessam de ser alguma coisa de comum, mas recebem uma santidade especial depois de apresentados a Deus e destinados a um uso santo e sagrado.

Dos sinais de cruz antes da Consagrao


Desde o ofertrio at a Consagrao, o sacerdote faz freqentes sinais da cruz sobre o po e o vinho, para os benzer conforme o costume da Igreja, que s benze pelo sinal da cruz, fonte de todas as bnos e de todas as graas que os homens podem receber de Deus.

Do lava-mos
Depois do ofertrio o sacerdote se lava as mos para significar que preciso purificar-se da menores imperfeies para se tornar digno deste santo Sacrifcio, e que os que voluntariamente permanecem nas menores faltas, no so to puros quanto Deus os deseja para lhe oferecerem este Sacrifcio. Ele no se lava as mos completamente, como o faz antes de comear a santa Missa, mas somente a extremidade dos dedos, para significar que ento somente precisa purificar-se das faltas mais leves, e que preciso ter tirado os pecados mortais, antes de se apresentar para oferecer este Sacrifcio, e ter renunciado ao menos de afeio a eles para assistir a ele de maneira til.

Orate, fratres
Quando o sacerdote ofereceu secretamente o po e o vinho, ele se volta para o povo e diz Orate, fratres, isto significa, Orai, irmos, para que meu e vosso sacrifcio seja agradvel a Deus. Quando os assistentes responderam, o sacerdote se volta de novo para o altar para pedir a Deus essa graa para si e para eles, por meio de uma orao chamada Secreta, porque recitada em voz baixa, exceto as ltimas palavras em que levanta a voz, para obter dos assistentes seu consentimento que lhe do pela aclamao ordinria: Amm, que significa, que assim seja.

12

Do prefcio
Depois da orao secreta segue o prefcio, que assim chamado porque a abertura do cnon da Missa e a preparao geral, em que o sacerdote e os assistentes se unem para se disporem ao Sacrifcio. Sursum corda, quer dizer, ao alto os coraes. Os assistentes respondem Nosso corao est no Senhor. Pelas palavras sursum corda, coraes ao alto, o sacerdote adverte os assistentes para que se preparem ao Sacrifcio pela elevao de seus coraes a Deus e para isso que se separem de todas as criaturas, afastem de seu esprito e de seu corao todas as distraes que poderiam impedir-lhes a ateno, de pensar somente em Deus, e nos santos Mistrios que devem ser sua nica ocupao e nico objeto de sua venerao e respeito. Pelas palavras Habemus ad Dominum, nossos coraes esto no Senhor, os assistentes testemunham publicamente que seus coraes esto na disposio que Deus pede deles atravs da boca do sacerdote. Em seguida, o sacerdote concita os assistentes a reconhecer que foi Deus que ps seu corao nesse estado e que eles lhe devem agradecer por isso. Mas como se quisesse dar-lhes a entender que os louvores do povo so pouca coisa, para reconhecer a grandeza de Deus, o sacerdote os convida a se unirem a Jesus Cristo e oferecerem a Deus as aes de graa eternas que recebe dele e assim unir-se aos anjos e louvar a Deus com eles. o que fazem os assistentes nas Missas solenes, ao cantar este hino clebre, que Isaas ouviu os Serafins a cantar: Sanctus, Sanctus, Sanctus Dominus Deus Sabaoth. Santo, santo, santo o Senhor Deus dos Exrcitos. O cu e a terra esto cheios de sua glria e de sua majestade. Acrescentam a isso as aclamaes que o povo de Jerusalm gritava a Jesus Cristo, quando entrou triunfante naquela grande cidade. assim que os anjos e os homens se unem a Jesus Cristo para oferecer nele seus louvores e suas aes de graa ao Eterno Pai.

Do cnon
O que vem depois do prefcio chama-se cnon, isto , Regra, e se chama assim porque a regra e a ordem que a Igreja observa na celebrao do Sacrifcio, e que no muda como as demais partes da santa Missa, que variam de acordo com as festas ou os mistrios.

Te igitur e Memento
No comeo do cnon o sacerdote se dirige primeiro a Deus Pai e lhe oferece o Sacrifcio por Jesus Cristo seu Filho, que o sacerdote principal da Missa, pois dele que os sacerdotes da Igreja so apenas ministros. Apresenta-lhe em seguida as necessidades da Igreja e lhe recomenda as pessoas pelas quais vai oferecer o Sacrifcio: pois, embora seja oferecido por toda a Igreja, sempre se faz uma memria particular de algumas pessoas pelas quais muito importante rezar, a saber o papa os bispos do lugar, os imperadores, os reis e prncipes, e os que se recomendaram s oraes da Igreja ou que deram alguma esmola a seus ministros.

13

Communicantes
Assim que o sacerdote rezou e ofereceu o Sacrifcio por toda a Igreja da terra por Jesus Cristo, que sua cabea, ele se une aos principais santos que esto no cu, santssima Virgem, aos santos apstolos, aos primeiros papas, e a alguns outros santos mrtires de quem implora a proteo, com o fim de mostrar a unidade inseparvel que existe entre a Igreja da ter e a do cu.

Hanc igitur
Depois disso o sacerdote estende as mos sobre o po e sobre o clice, como os sacerdotes da antiga aliana as impunham antigamente sobre as vtimas que iam imolar, para dizer que eles mesmos se oferecem com elas, e que as vtimas eram oferecidas em seu lugar. Esta imposio das mos quer significar, com efeito, a unio do sacrificador com a hstia, e o sacerdote, por essa ao, mostra que quer se imolar a Deus com Jesus Cristo, quanto lhe possvel. o que os assistentes devem fazer em esprito com o sacerdote e pedir a Deus com ele que receba esse testemunho de servo.

Da Consagrao e da Elevao
Depois desta unio a Jesus Cristo, o sacerdote realiza a ao principal do Sacrifcio, que a Consagrao e para isso, repete tudo o que Jesus Cristo fez e disse quando instituiu este santo Mistrio. E, seguindo o seu exemplo, consagra o po e o vinho da mesma maneira e com as mesmas palavras que Jesus usou. No momento em que o sacerdote pronuncia as palavras sagradas, o po e o vinho so transformados no Corpo e no Sangue de Jesus Cristo. Logo depois da consagrao o sacerdote adora de joelhos a Hstia e o Sangue que est no clice, e os levanta para os mostrar aos assistentes para que adorem este sagrado mistrio. E como para representar a elevao do Corpo de Jesus Cristo na cruz, tambm para apresentar esta divina Hstia a Deus Pai que reina no cu.

Dos sinais da cruz depois da consagrao


Depois da consagrao, o sacerdote faz vrias vezes o sinal da santa cruz sobe a hstia e sobre o clice e com a hstia sobre o clice e sobre o altar para nos significar que foi pelo suplcio da Cruz que esta hstia foi imolada e sacrificada a Deus Pai, para prestar-lhe uma honra infinita, que todas as criaturas juntas no poderiam lhe prestar.

Unde et memores
Depois da elevao do clice, o sacerdote faz uma nova oblao a Deus Pai, do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo, para completar por meio de palavras o que acabou de realizar por meio de ao. Oferece ento este Sacrifcio como ofereceu o po e o vinho em memria da Paixo, da Ressurreio e da Ascenso de Jesus Cristo porque estes trs santos mistrios foram as fontes de nossa salvao; oferece-o tambm em nome da Igreja, como acabou de oferec-lo em nome de Jesus Cristo em lugar e em nome do qual realizou a consagrao.

14

Supra quae
O sacerdote pede a Deus por meio destas palavras que receba com agrado o Sacrifcio que lhe apresentado, j que quis aceitar os sacrifcios de Abel, de Abro e de Melquisedec, que eram somente figuras deste sacrifcio.

Supplices te rogamus
Por meio destas palavras o sacerdote pede a Deus que este santo Sacrifcio seja levado para o grande altar de Deus atravs de seu santo Anjo, para ser oferecido por Jesus Cristo em pessoa. Quer significar por esta orao que se reconhece indigno de oferecer a Deus um Sacrifcio to augusto, e pede a Deus Pai queira receber benignamente de suas mos aquele que seu Filho e porque ele o principal sacerdote deste Sacrifcio tambm o nico digno de o apresentar a seu Pai, e nos obter infalivelmente suas graas e suas bnos.

Segundo memento
No segundo memento, o sacerdote oferece o Sacrifcio pelas almas que esto no Purgatrio, segundo o costume que sempre foi praticado na Igreja, especialmente por aquelas pelas quais tem obrigao especial de se lembrar, e pede a Deus que lhes conceda o fruto deste santo Sacrifcio.

Nobis quoque peccatoribus


Ao dizer estas palavras, o sacerdote se inclina e bate-se no peito, implorando a misericrdia de Deus, tanto por si mesmo quanto pelos assistentes, e reconhecendo que no temos mritos que nos sejam prprios, pede a Deus, pelos mritos de Jesus Cristo, que receba um dia os fiis vivos e tambm os falecidos na companhia dos santos no cu cuja intercesso implora.

Per quem haec omnia


Por estas palavras o sacerdote reconhece que somente por meio de Jesus Cristo e em Jesus Cristo o Pai Eterno pode receber a glria que lhe devida, especialmente neste Sacramento e neste Sacrifcio. Por isso, ao mesmo tempo que as pronuncia, eleva o Corpo e o Sangue de Jesus Cristo, para prestar por este ato e pelo prprio Jesus Cristo, santssima Trindade uma honra digna de sua soberana majestade. Depois desta ao, o sacerdote deseja que os assistentes como ele, se unam a Jesus Cristo, para entrar em participao na honra que presta a Deus Pai, e ergue a voz ao dizer como no incio do prefcio, Per omnia saecula saeculorum, Por todos os sculos dos sculos, palavras que significam que preciso dar eternamente esta glria a Deus. Os fiis respondem Amm e estas palavras so o fim do cnon, como o foram do seu comeo.

15

Pater noster
por esta orao que comea a ltima parte da Missa dos fiis, que a Comunho, a qual contm o fruto e a consumao do Sacrifcio. O sacerdote, antes de recitar o Pater, considerando que Jesus Cristo nos manda nesta orao chamar a Deus de Pai e de lhe pedir nessa qualidade, tanto para si como para a Igreja, os bens do corpo e da alma, da vida presente e da eterna, e reconhecendo-se indigno para isso, declara que ousa chamar Deus seu Pai e pedir-lhe tantas coisas boas, com inteira confiana de obt-las, no somente em razo do mandamento de Jesus Cristo, mas tambm por causa da prpria forma das palavras que ele nos prescreveu. O sacerdote reza em voz alta esta orao, que se chama Orao Dominical, porque para os assistentes como para si mesmo que a reza. Instruda por Jesus Cristo em pessoa como o sacerdote o declara, a Igreja pede a Deus nesta orao o po de cada dia, isto , o alimento corporal, mas muito mais ainda o da alma, que a Eucaristia. Por isso, quando o sacerdote diz as palavras o po nosso de cada dia nos da hoje, o dicono toma a patena e erguendo-a, mostra-a ao povo para dizer que se vai comear a distribuir a comunho, e entregando-a depois ao celebrante este deita nela todas as hstias para as distribuir aos que devem comungar. Esta patena faz o papel de prato, no qual antigamente era oferecido o po que os fiis tinham apresentado.

Libera nos
O sacerdote faz secretamente esta orao pela qual pede a Deus a paz, mas uma paz contnua e inaltervel. Convida tambm o povo a pedi-la com ele erguendo a voz por estas palavras. Per omnia saecula saeculorum. Por todos os sculos dos sculos. A que os assistentes respondem: Amm!

A frao da hstia
No fim desta orao, o sacerdote rompe a hstia em trs partes. Esta diviso ocupa o lugar da que se fazia antigamente com o po que tinha sido consagrado, que era dividido em trs partes, uma parte era para o sacerdote; a segunda, para os comungantes, e a terceira para o vitico, que se conservava na igreja como ainda hoje se faz para os doentes.

Agnus Dei e Domine Jesu Christe


Em seguida os assistentes unidos ao sacerdote pedem a Jesus Cristo a paz com o canto ou a recitao trs vezes do Agnus Dei, para mostrar a Deus o desejo que tm de a obter ou conservar. Enquanto se canta, o sacerdote diz em voz baixa outra orao, pela qual pede ainda e com instncia, a Jesus Cristo que no considere seus pecados para lhe recusar a paz, mas lha conceda em vista da fidelidade de sua Igreja. O sacerdote e o povo pedem a Deus a paz com tanta insistncia antes da santa comunho porque a paz uma das principais disposies para este Sacramento, que um sacramento de unio e caridade, e para cumprir esta palavra de Jesus Cristo, que manda reconciliar-se com seu irmo antes de oferecer sua oferta no altar.

16

Do beijo da paz
Depois de ter rezado esta orao que segue o Agnus Dei, o sacerdote beija o altar como para receber a paz de Jesus Cristo representado pelo altar. Depois beija um instrumento de paz que o dicono lhe apresenta, instrumento que levado a todos os Assistente para ser beijado com as palavras: Pax vobis. A paz esteja convosco. Antigamente o sacerdote, em vez de beijar o altar, beijava a hstia que estava sobre o altar a fim de receber a paz de Jesus Cristo; abraava depois o dicono com as palavras A paz esteja convosco; o dicono abraava o subdicono que a levava ao clero para o beijo de paz, com as mesmas palavras. Todos os fiis se abraavam tambm e se beijavam uns aos outros com um beijo que so Paulo denominava de Beijo santo. A Igreja quer nos ensinar por estas duas cerimnias que, para ter a paz com Deus, preciso t-la entre os homens e que, a pessoa que conserva em seu corao algum dio contra seu irmo, indigno no somente de receber a comunho, mas at de assistir a santa Missa.

Da comunho
Enquanto se d o beijo da paz, o sacerdote se dispe para a comunho por duas oraes que reza uma depois da outra e em voz baixa. Em seguida comunga depois de protestar sua indignidade pelas palavras Domine, non sum dignus. Senhor, eu no sou digno. E, tomando o clice, distribui a comunho aos assistentes, para significar que o sacerdote e o povo participam do mesmo Sacrifcio, tomam a mesma refeio espiritual e esto todos reunidos em torno de uma mesma mesa. Com este gesto d a conhecer suficientemente que deve dar de comer aos fiis com a sua abundncia. O sacerdote diz Dominus vobiscum, para significar que deseja com ardor que Jesus Cristo permanea eternamente com os fiis por sua graa e por seu esprito. Enquanto o sacerdote comunga, canta-se uma antfona, que se chama Comunho, para agradecer a Deus em nome de toda a Igreja os bens recebidos dele e em especial pela comunho deste momento, pela qual reuniu todos os seus membros, e para pedir a Deus que este Sacramento produza nos fiis que a receberam, os frutos que devem esperar dele. No fim da santa Missa, o sacerdote, e o dicono nas Missas solenes, diz, Ite, Missa est, o que significa, Ide, a Missa acabou. Por estas palavras o sacerdote adverte que a missa acabou e os fiis respondem com sentimento de gratido, Deo gratias, isto , damos graas a Deus. Em seguida o sacerdote, antes de sarem, d aos assistentes a bno pedindo ao mesmo tempo que Deus derrame sobre eles a abundncia de suas graas, que os abenoe espiritual e temporalmente, para que durante o dia no cometam alguma ao sem a assistncia de sua graa e nada de desagradvel lhes acontea em seus negcios e trabalhos.

Do Evangelho de So Joo
Quando a Missa acabou completamente e o povo recebeu a bno, o sacerdote diz o comeo do Evangelho de So Joo que expressa de maneira melhor do que os outros a divindade de Jesus Cristo, com o fim de mostrar seu reconhecimento por esta vida divina com a qual foi animado com Jesus Cristo e em Jesus Cristo durante a celebrao do Sacrifcio e para mostrar a Deus seu desejo e lhe pedir sua graa para continuar a

17

viver desta vida divina, de se deixar conduzir pelas impresses de Jesus Cristo, e pelos movimentos de seu esprito. Ao expressar este sentimento de gratido e de aniquilamento diante de Deus, o sacerdote dobra os joelhos ao dizer as palavras Et Verbum caro factum est et habitabit in nobis, isto E o Verbo se fez carne e habitou entre ns. Tambm para dizer que quer ser animado por esta vida divina, mesmo fora do Sacrifcio que reza este Evangelho depois que a Missa acabou e que em muitos lugares ele o reza ao voltar do altar para a sacristia.

******************

ORAES DURANTE A SANTA MISSA


Tiradas do Ordinrio da Missa
============

Ao entrar na igreja
Salmo 841
Como so amveis tuas moradas, Senhor dos exrcitos! Minha alma desfalece e suspira pelo trios do Senhor. Meu corao e minha carne exultam no Deus vivo. At o pssaro encontra casa e a andorinha o ninho, onde pr os filhotes, junto a teus altares, Senhor dos exrcitos, meu rei e meu Deus. Feliz quem mora em tua casa: sempre canta teus louvores. Feliz quem encontra em ti sua fora e decide no seu corao a santa viagem. Passando pelo vale do pranto, transforma-o numa fonte e a primeira chuva o cobre de bnos. Cresce seu vigor ao longo do caminho, e Deus lhes aparece em Sio. Senhor, Deus dos exrcitos, ouve minha prece, presta ateno Deus de Jac.
1

O original indica erroneamente Salmo 13: Salmo 84 - Nota do Tradutor.

18

V, Deus, nosso escudo, olha o rosto do teu consagrado. Para mim um dia nos teus trios vale mais que mil em outro lugar; estar na porta da casa do meu Deus melhor que morar nas tendas dos mpios. Porque sol e escudo o Senhor Deus; o Senhor concede graa e glria, no recusa o bem a quem caminha com retido. Senhor dos exrcitos, feliz o homem que em ti confia. (A traduo dos Salmos tirada da edio da CNBB)

Quando o sacerdote est ao p do altar


Salmo 43
Em nome do Pai e do Filho e do Esprito Santo. Amm Irei ao altar de Deus, ao Deus que minha alegria e meu jbilo. Faze-me justia, Deus, defende minha causa contra o povo infiel; livra-me de quem mentiroso e enganador. Pois tu s, Deus, a minha fortaleza, por que me rejeitas? Por que ando triste, oprimido pelo inimigo? Envia tua luz e tua fidelidade: que elas me guiem, me conduzam ao teu monte santo, tua morada. Irei ao altar de Deus, ao Deus que minha alegria e meu jbilo, e te darei graas na ctara, Deus, meu Deus. Por que ests triste, minha alma? Por que gemes dentro de mim? Espera em Deus, ainda poderei louva-lo, a ele, que a salvao do meu rosto e meu Deus. Glria ao Pai, ao Filho e ao Esprito Santo em todos os sculos dos sculos assim como era no princpio agora e sempre. Irei ao altar de Deus, ao Deus que minha alegria e meu jbilo. Nosso auxlio est no nome do Senhor que fez o cu e a terra.

Confiteor
Eu pecador me confesso a Deus todo-poderoso, bem-aventurada sempre Virgem Maria, ao bem-aventurado So Miguel Arcanjo, ao bem-aventurado So Joo Batista, aos santos apstolos So Pedro e So Paulo, a todos os santos e a vs, padre, que

19

pequei muitas vezes por pensamentos, palavras e obras, por minha culpa, minha culpa, minha mxima culpa. Portanto, peo e rogo bem-aventurada sempre Virgem Maria, ao bem-aventurado So Miguel Arcanjo, ao bem-aventurado So Joo Batista, aos santos Apstolos So Pedro e So Paulo, a todos os santos e a vs, padre, rogueis por mim ao Senhor, nosso Deus. Misereatur. Compadea-se de vs o Deus onipotente e, perdoados os vossos pecados, vos conduz vida eterna. Amm. Indulgentiam. Indulgncia, absolvio e remisso dos nossos pecados nos conceda o Senhor onipotewnte e misericordioso. Amm. Deus tu conversus. Deus, voltando-vos a ns, dar-nos-eis vida e vosso povo se alegrar em vs. Ostende nobis. Mostrai-nos, Senhor, a vossa misericrdia. E dai-nos a vossa salvao que nos fazeis esperar. Domine, exaudi. Senhor, ouvi a minha orao. E o meu clamor chegue at vs. Dominus vobiscum. O Senhor seja convosco e que ele reze em vs.

Quando o sacerdote sobe ao altar


Oremos
Afastai de ns, Senhor, vos rogamos, as nossas iniqidades, para merecermos entrar no santo dos santos com as almas purificadas. Por Jesus Cristo Nosso Senhor. Amm.

Quando o sacerdote beija o altar.


Senhor, ns vos rogamos pelos merecimentos dos vossos santos, cujas relquias aqui esto e de todos os santos, que vos digneis perdoar todos os nossos pecados. Amm.

Intrito
Salmo 14
Senhor, que pode habitar na tua tenda? Quem pode morar no teu santo monte? Aquele que vive sem culpa, age com justia e fala a verdade no seu corao; que no diz calnia com sua lngua, no causa dano ao prximo e no lana insulto ao vizinho. A seus olhos desprezvel o malvado, mas ele honra quem respeita o Senhor. Mesmo se jura com prejuzo para si, no muda; se empresta dinheiro sem usura, e no aceita presentes para condenar o inocente. Quem agir deste modo ficar firme para sempre.

20

Se este salmo for longo demais, para recita-lo inteiro num dia, enquanto o sacerdote reza o intrito, deve-se repetir no dia seguinte o primeiro versculo e depois se dir o versculo em que se parou no dia anterior, acrescentando no incio deste versculo Aquele que vive, como o segundo versculo.

Kyrie, eleison
Cada uma das oraes abaixo se repete trs vezes. Senhor, tende piedade de ns. Cristo, tende piedade de ns. Senhor, tende piedade de ns.

Glria in excelsis
Glria a Deus nas alturas e na terra paz aos homens de boa vontade. Ns vos louvamos. Ns vos bendizemos. Ns vos adoramos. Ns vos glorificamos. Ns vos damos graas por vossa grande glria, Senhor Deus, Rei do cu, Deus Pai onipotente. Senhor, Filho unignito, Jesus Cristo. Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho do Pai. Vs que tirais os pecados do mundo, tende piedade de ns. Vs que tirais os pecados do mundo, acolhei a nossa deprecao. Vs que estais direita do Pai, tende piedade de ns. Porque s vs sois santo, s vs sois Senhor, s vs Altssimo, Jesus Cristo. Com o Esprito Santo, na glria de Deus Pai. Amm. Dominus vobiscm. O Senhor esteja convosco. Que o vosso Esprito, Senhor esteja sempre conosco.

A coleta
Deus onipotente e infinitamente bom, desviai de ns, por vossa misericrdia, tudo o que pode ser contrrio a nossa salvao, para que no havendo nada no corpo e na alma que impea de ir at vs, cumpramos com grande liberdade de esprito tudo o que de vosso servio. o que pedimos por Jesus Cristo, Nosso Senhor, que convosco vive e reina em unidade com o Esprito Santo, por todos os sculos dos sculos. Amm.

Da Epstola de S. Paulo aos Romanos. Cap. 12.


Eu vos exorto, Irmos, pela misericrdia de Deus, a vos oferecerdes em sacrifcio vivo, santo e agradvel a Deus: este vosso verdadeiro culto. 2 No vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos, renovando vossa maneira de pensar e julgar, para que possais distinguir o que da vontade de Deus, a saber, o que bom, o que lhe agrada, o que perfeito. 9 O amor seja sincero. detestai o mal, apegai-vos ao bem. 10 Que o amor fraterno vos una uns aos outros, com terna afeio, rivalizando-vos em atenes recprocas. 11 Sede zelosos e diligentes, fervorosos de esprito, servindo sempre ao Senhor. 12 Alegres na esperana, fortes na tribulao, perseverantes na orao. 13 Mostrai-vos solidrios com os santos em suas necessidades, prossegui firmes na prtica da hospitalidade. 14 Abenoai os que vos perseguem, abenoai e no amaldioeis. 15 Alegrai-vos com os que se alegram, chorai com os que choram.
1

21

Mantende um bom entendimento uns com os outros; no sejais pretensiosos, mas acomodai-vos s coisas humildes. No vos considereis sbios aos prprios olhos. 17 A ningum pagueis o mal com o mal. Empenhai-vos em fazer o bem diante de todos. 18 Carssimos, no vos vingueis de ningum, mas cedei o passo ira de Deus, porquanto est escrito: A mim pertence a vingana, eu retribuirei, diz o Senhor. Pelo contrrio, se teu inimigo estiver com fome, d-lhe de comer, se estiver com sede, d-lhe de beber. Agindo assim, estars amontoando brasas sobre sua cabea. 19 No te deixes vencer elo mal, mas vence o mal pelo bem. Se esta Epstola for longa demais, deve-se ler cada vez somente quanto se puder, e continuar no dia seguinte, ou ento se pode dividir em duas partes e ler um dia at o versculo 15 e no dia seguinte, a partir do versculo 15 at o fim.

16

Gradual ou Tracto
Salmo 118
Felizes os que procedem com retido, os que caminham na lei do Senhor. Felizes os que guardam seus testemunhos e o procuram de todo o corao. No cometem iniqidade, andam por seus caminhos. Promulgaste teus preceitos para serem observados fielmente. Sejam seguros meus caminhos para eu guardar os teus estatutos. Quero observar teus estatutos; no me abandones jamais.

Seqncia do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo


Segundo S. Lucas (Cap. 6)
Jesus levantou o olhar para os seus discpulos e disse-lhes: Felizes vs, os pobres., porque vosso o Reino de Deus! 21 Felizes vs que agora passais fome, porque sereis saciados! Felizes vs que agora estais chorando, porque haveis de rir! 22 Felizes sereis quando os homens vos odiarem, expulsarem, insultarem e amaldioarem o vosso nome por causa do Filho do Homem. 23 Alegrai-vos, nesse dia, e exultai, porque ser grande a vossa recompensa no cu, pois era assim que os seus antepassados tratavam os profetas. 24 Mas ai de vs, ricos, porque j tendes vossa consolao! 25 Ai de vs que agora estais fartos, porque passareis fome! Ai de vs que agora estais rindo, porque ficareis de luto e chorareis! 26 Ai de vs quando todos falarem bem de vs, pois era assim que seus antepassados tratavam os falsos profetas. 27 A vs, porm, que me escutais, eu digo amai os vossos inimigos e fazei o bem aos que vos odeiam. 28 Falai bem dos que falam mal de vs e orai por aqueles que vos caluniam. 29 Se algum te bater numa face, oferece tambm a outra. E se algum tomar o teu manto, deixa levar tambm a tnica. 30 D a quem te pedir e, se algum tirar do que teu, no peas de volta. 31 Assim como desejais que os outros vos tratem, tratai-os do mesmo modo.
20

22

Se amais somente aos que vos fazem o bem, que generosidade essa? At os pecadores amam aqueles que os amam. 33 E se fazeis o bem somente aos que vos fazem o bem, que generosidade essa? Os pecadores tambm agem assim. 34 E se prestais ajuda somente queles de quem esperais receber, que generosidade essa? At os pecadores prestam ajuda aos pecadores, para receberem o equivalente. 35 Amai os vossos inimigos, fazei o bem e prestai ajuda sem esperar coisa alguma em troca. Ento, a vossa recompensa ser grande. Sereis filhos do Altssimo, porque ele bondoso tambm para com os ingratos e maus. Se este Evangelho for longo demais, somente se ler, cada vez, o que se puder ler, e se continuar no dia seguinte, ou ento, se poder dividi-lo em duas partes e s ler num dia at o versculo 29 e no dia seguinte, a partir do versculo 29 at o fim.

32

O Smbolo do Conclio de Nicia


Creio em um s Deus, Pai onipotente, Criador do cu e da terra, de todas as coisas visveis e invisveis; e em Jesus Cristo, um s Senhor, Filho de Deus unignito. E nascido do Pai antes de todos os sculos. Deus de Deus, luz de luz, Deus verdadeiro, de Deus verdadeiro. Gerado, no criado, consubstancial ao Pai, por quem todos as coisas foram feitas. O qual por ns, homens e para nossa salvao, desceu dos cus. E encarnou-se pelo Esprito Santo, de Maria Virgem e se fez homem. Foi tambm crucificado por ns; sob Pncio Pilatos, padeceu e foi sepultado. E ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras, e subiu ao cu, est sentado direita do Pai. E novamente h de vir com glria a julgar os vivos e os mortos; e seu reino no ter fim. E creio no Esprito Santo, Senhor e vivificador, que procede do Pai e do Filho, que com o Pai e o Filho juntamente adorado e glorificado; que falou pelos profetas. E creio na Igreja, una, santa, catlica e apostlica. Confesso um s batismo para a remisso dos pecados. Espero a ressurreio dos mortos e a vida do sculo futuro. Assim : esta a verdade. Dominus vobiscum. Senhor, que o vosso esprito sempre esteja conosco.

Ofertrio
Oremos. Dn 3.
Recebei, Senhor este Sacrifcio de ns mesmos, que vos oferecemos hoje, recebei-o com olhar favorvel, vs que nunca deixais que sejam confundidos os que colocam sua confiana em vs.

Oblao do po
Eu vos ofereo, meu Deus, o po que deve ser mudado no cropo de Jesus Cristo, vosso Filho, que vtima preparada para o sacrifcio, vtima imaculada e sem mancha. Aceitai, santo Pai, onipotente, eterno Deus, esta hstia imaculada, que eu, vosso indigno servo, ofereo a vs, meu Deus vivo e verdadeiro, por meus inumerveis pecados, ofensas e negligncias, e por todos os circunstantes, mas tambm por todos os fiis cristos vivos e defuntos, a fim de que aproveite a mim e a eles para a salvao e vida eterna. Amm.

23

Ao misturar a gua e o vinho


Deus, que maravilhosamente criastes a natureza humana e mais maravilhosamente a reformastes, pela mistura desta gua e vinho feita pelo sacerdote dai-nos, participarmos da divindade daquele que se dignou participar da nossa humanidade, Jesus Cristo, vosso Filho, Nosso Senhor, que convosco vive e reina em unidade do Esprito Santo, Deus, por todos os sculos dos sculos. Amm.

Oblao do vinho
meu Deus, toda a Igreja, ao reconhecer o efeito do sangue de vosso Filho, derramado no Calvrio, se une para vos oferecer o vinho que deve ser mudado no prprio sangue de Jesus Cristo neste Sacrifcio; e ela vos pede que esta oferta suba at vs e vos seja agradvel e que, quando este sangue estiver no santo altar, seja to salutar como o foi no Sacrifcio da Cruz.

Ao lavar as mos
Salmo 26, 6-12
Lavo na inocncia minhas mos e rodeio o teu altar, Senhor, para fazer ressoar vozes de louvor e para narrar todas as tuas maravilhas. Senhor, gosto da casa onde moras e do lugar onde reside a tua glria. No me arrastes junto com os pecadores no destruas minha vida com os sanguinrios, pois nas mos deles est a perfdia, sua mo direita est cheia de suborno. Porm meu caminho reto; resgata-me e tem misericrdia. Meu p se apia em terra plana; nas assemblias bendirei ao Senhor.

Suscipe, Sancta Trinitas


Recebei, Trindade santa, esta oblao que vos oferecemos em unio com todos os vossos Santos, para ser transformada no Corpo e no Sangue de Jesus Cristo vosso Filho. Temos motivo de esperar que sero bem recebidos por vs esses dons, pois ns vo-los oferecemos em memria dos mistrios, da Paixo, da morte, da ressurreio e da Ascenso gloriosa do mesmo Jesus Cristo, fonte de nossa santificao.

Orate, fratres
meu Deus, ns nos unimos todos ao sacerdote para pedir que aceiteis o Sacrifcio de vosso Filho e o nosso. para vos render glria e honra que vo-lo apresentamos. Fazei que seja til para nossa salvao e para a santificao de vossa Igreja.

24

A secreta
Senhor, ouvi favoravelmente e atendei as nossas oraes e as de vosso povo. Suplicamos que aceiteis a oferta que vos fizemos e convertei nossos coraes para vs. Desapegai-nos tambm das afeies da terra, de modo que somente tenhamos desejos do cu. o que pedimos por Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina convosco na unidade com o Esprito Santo, por todos os sculos dos sculos. Amm.

Prefcio
Que o vosso esprito, Senhor, sempre esteja conosco e que seja ele quem reza em ns. Elevamos nossos coraes at Deus e que sejam sempre ocupados por ele. Rendemos graas por todos os seus benefcios. muito justo, razovel e muito vantajoso para ns reconhecer em todo tempo e em todos os lugares as bondades de Deus para conosco. Mas por Jesus Cristo que devemos louvar e agradecer-vos, Senhor, infinitamente santo, todo-poderoso e eterno, por ele que os anjos louvam vossa imensa majestade, as dominaes vos adoram, as potncias se prostram diante de vs. Por isso que as foras celestes e os bem-aventurados serafins se unem para vos render glria em transportes de alegria. Permiti, Senhor, que unamos nossas vozes para vos dizer num profundo sentimento de humildade e respeito: Santo, Santo, Santo o Senhor Deus dos exrcitos, o cu e a terra esto cheios de sua glria e majestade.

Te, igitur
Meu Deus, que sois um Pai cheio de bondade e ternura para com vossos filhos, ns vos pedimos, por Jesus Cristo nosso Senhor, que abenoeis e santifiqueis os dons, preparados para o Sacrifcio, que vos oferecemos pela Igreja santa e catlica, para que a cumuleis de vossas graas; pelo santo Padre, o Papa, por nosso Bispo, elo Rei, e por todos os que professam a verdadeira religio.

Memento, Domine
Lembrai-vos, Senhor, neste Sacrifcio dos vossos servos e servas, de meu pai e de minha me,de meus irmos e de minhas irms, de meus professores e minhas professoras e de todos os que procuram ou procuraram minha salvao de qualquer maneira que seja, e de todos que me fizeram o bem. Fazei que sejam participantes deste santo Sacrifcio, dai-lhes as graas que precisam, em especial a de vos servir com a fidelidade que desejais deles.

Communicantes
meu Deus, visto que formamos uma mesma sociedade com os santos do cu, eu me uno a eles, principalmente santssima Virgem, a so Joo Batista, aos Apstolos Pedro e Paulo, e so Joo, a meu santo padroeiro, aos santos aos quais tenho uma devoo particular, e a todos os santos. Eu lhes peo que apresentem comigo este Sacrifcio de vosso Filho, que adorem continuamente este cordeiro que tirou os pecados do mun-

25

do, que lhe manifestem sua gratido e agradeam. Uno-me a eles para o fazer tambm com eles.

Hanc igitur
Vs vedes, meu Deus, que toda a Igreja se interessa e se une para vos oferecer este Sacrifcio. Aceitai com agrado, eu vos peo, esta homenagem que ela vos presta e que tambm eu vos estou prestando com ela. E tende a bondade de nos fazer passar esta vida em vossa santa paz, de nos libertar da condenao eterna e nos colocar no nmero de vossos eleitos. Isto vos pedimos por Jesus Cristo Nosso Senhor.

Quam oblationem
Concedei, Senhor, uma abundncia de bnos s coisas que vos foram apresentadas; recebei-as com agrado para se tornarem o Corpo e o Sangue de vosso Filho amado, Jesus Cristo Nosso Senhor. Qui pridie. O qual, na vspera de sua Paixo, tomou o po em suas mos santas e venerveis, e erguendo seus olhos ao cu, o abenoou, e rompeu, e agradecendo a Deus, seu Pai, o mudou em seu Corpo, pelas palavras sagradas que pronunciou, e o distribuiu depois a seus santos Apstolos.

Ato de adorao na elevao da Hstia


meu Salvador, Jesus, que obedeceis to pronta e exatamente s palavras do sacerdote a ponto de transformar o po em vosso Corpo na mesma hora em que so pronunciadas, eu vos adoro realmente presente na santa Hstia, adoro vossa submisso e vosso aniquilamento neste Sacrifcio, e vos peo que me concedais parte nas disposies santas que nele manifestais. Simili modo. Aps a ceia, Jesus Cristo tomou, da mesma forma, o clice com vinho em suas mos sagradas e venerveis, e o transformou tambm em seu Sangue, pelas palavras que pronunciou; em seguida deu de beber a seus discpulos, dizendo-lhes: Todas as vezes que fizerdes isto, fazei-o em memria de mim.

Ato de adorao na elevao do clice


Sangue precioso que foste derramado para apagar os pecados dos homens, eu te adoro neste Sacrifcio, com respeito reconheo tua excelncia e tua eficcia. Oxal eu seja muitas vezes lavado no sangue, pois ele branqueia e purifica nossas almas, e apaga todas as manchas. Purifica meu corao, Sangue adorvel, e desapega-me de tudo o que ainda pode restar nele de pecado.

Unde et memores
Agora uma Hstia pura, uma Hstia imaculada que vos oferecemos, meu Deus, porque vosso Filho que a vtima do Sacrifcio. E como os trs mistrios de seus sofrimentos e morte, de sua ressurreio e ascenso aos cus foram a causa de nossa salvao, ns vos pedimos que vos lembreis de conceder, em vista disto, a vossa Igreja as graas que ela vos pede.

26

Supra qu
Esta Hstia infinitamente mais excelente do que as ofertas do justo Abel, do que o sacrifcio do patriarca Abrao, e o que vos apresentou o sacerdote Melquisedec. E como as aceitastes com agrado, temos certeza que recebereis favoravelmente a oferta que vos fazemos de vosso prprio Filho.

Supplices te rogamus
Contudo, por sermos indignos de vos apresentar uma vtima to preciosa, ns vos suplicamos, Pai eterno, que Jesus Cristo, ao se oferecer a si mesmo a vs sobre vosso altar santo, como no passado se sacrificou no Calvrio, todos ns, que temos a graa de assistir a este Sacrifcio, sintamos tambm ns, os efeitos dele, e que derrameis abundantemente sobre ns as graas e bnos do cu.

Memento etiam
Eu vos peo, meu Deus, por Jesus Cristo Nosso Senhor, que concedais um santo repouso s almas dos que passaram desta vida Para a eternidade em vossa graa, sobretudo a meus parentes, meus amigos e benfeitores e a todos pelos quais tenho obrigao de rezar.

Nobis quoque peccatoribus


Tambm a ns, embora pecadores, dai-nos ter parte na glria dos vossos santos Apstolos e Mrtires, sem tomar em considerao os nossos mritos. Ns pedimos por Jesus Cristo esta graa que esperamos. Tambm por ele que temos a vantagem deste Sacrifcio, como nele, e com ele que vs recebeis toda glria que vos devida, em unidade com o Esprito Santo, por todos os sculos dos sculos Amm.

Pater noster
pelo mandamento e pela instituio de Jesus Cristo, que ouso, Pai Eterno, dirigir-vos com confiana esta orao: Pai nosso que estais nos cus, Santificado seja vosso nome, Venha a ns o vosso reino. Seja feita vossa vontade, assim na terra como no cu. O po nosso de cada dia nos dai hoje. Perdoai-nos as nossas ofensas, Assim como ns perdoamos a quem nos tem ofendido, E no nos deixeis cair em tentao, Mas livrai-nos do mal. Amm

27

Libera nos qusumus


Livrai-me, Senhor, de meus pecados passados, das ocasies que estou no momento a combater, das tentaes que eu possa ter no futuro. Dai-me, pela intercesso da santssima Virgem, dos santos Pedro, Paulo e Andr, uma paz que me afaste no s do pecado, mas que me livre at da menor perturbao de minhas paixes. Pax Domini. Que vosso Esprito Santo, Deus, esteja em ns. E que vossa paz esteja sempre conosco. Haec commixtio. Que esta mistura e consagrao do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo, Nosso Senhor, procure para mim e para todos os que o receberem, a vida eterna.

Agnus Dei
Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, tende piedade de ns. Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, tende piedade de ns. Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, dai-nos a paz.

Domine Jesu Christi, qui dixisti


meu Senhor Jesus Cristo, que devolvestes a vida ao mundo morto pelo pecado, para cumprir a vontade de vosso Pai, e para satisfazer s instncias do Esprito Santo para a santificao de nossas almas, colocai-me na situao de receber o vosso Corpo sagrado, com uma disposio tal, que eu no mais recaia em algum pecado e permanea sempre fielmente apegado observncia de vossos santos mandamentos, e que no futuro, nunca seja separado de vs.

Perceptio Corporis
Embora indigno, meu Salvador, de receber vosso Corpo sagrado, ouso disporme a faz-lo porque vs o mandais e porque mostrais um grande desejo que eu o faa. Eu vos suplico que eu no o receba para a condenao, mas que me sirva, por vossa bondade, como sustento para meu corpo e minha alma e de remdio para todas as minhas enfermidades. Panem clestem. Tomarei o po celeste que Deus me d e em sinal de gratido por esta graa, invocarei o nome do Senhor.

Domine, non sum dignus


Senhor, eu no sou digno que entreis dentro de mim, mas dizei somente uma palavra e minha alma ser salva. Que o Corpo de Nosso Senhor Jesus Cristo conserve minha alma para a vida eterna. Quid retribum Domino? Que que vos retribuirei, meu Deus, por todos os benefcios que recebi de vs? Tomarei o clice da salvao que me apresentais, para sofrer de bom grado por vs e invocarei vosso santo nome, cantando e publicando vossos louvores. por este meio que serei livre dos inimigos que se opem mais a minha salvao.

28

Quod ore sumpsimus. Fazei, Senhor, que a nossa participao neste Sacrifcio, produza em ns uma pureza de corao tal, que seja para ns no somente uma graa temporal, mas se torne para ns um remdio eterno. Corpus tuum, Domine. Alimentado por to puro e santo Sacramento, fazei, Senhor, por vossa graa, que no fique em mim nenhuma ndoa nem resto de pecado, e que a unio a vosso Corpo sagrado no seja somente exterior em mim, mas penetre at o fundo de minha alma e me seja fonte de graas.

Comunho (Sb 16)


Senhor, destes-nos um po do cu no qual se contm toda sorte de delcias e um sabor sumamente agradvel. Dominus vobiscum. Senhor que o vosso Esprito esteja conosco.

Post communio
Senhor que nos alimentastes com as coisas que so as delcias do cu, ns vos suplicamos que sempre nos concedais o desejo dessas mesmas coisas que nos fazem viver uma vida verdadeira. E o que vos pedimos por Jesus Cristo Nosso Senhor que vive e reina convosco na unidade do Esprito Santo, por todos os sculos dos sculos. Amm. Dominus vobiscum. Senhor, que o vosso Esprito sempre esteja conosco.

Placeat tibi, Sancta Trinitas


Meu Deus, aceitai favoravelmente o servio que vos apresentamos e o Sacrifcio que acabamos de oferecer pelas mos do sacerdote e do qual pudemos participar. Fazei que ele seja til para mim e para todos os que nele tiveram alguma parte. Benedicat vos. Que o Deus todo-poderoso, o Pai, o Filho e o Esprito Santo vos abenoe. Amm. Dominus vobiscum. Senhor, que o vosso Esprito esteja sempre consco.

Incio do Evangelho segundo So Joo


No princpio era a Palavra, e a Palavra estava junto de Deus, e a Palavra era Deus. ela existia, no princpio, junto de Deus. Tudo foi feito por meio dela, e sem ela nada foi feito de todo o que existe. Nela estava a vida, e a vida era a luz dos homens. E a luz brilha nas trevas, e as trevas no conseguiram domin-la. Veio um homem, enviado por Deus; seu nome era Joo. Ele veio como testemunha, a fim de dar testemunho da luz, para que todos pudessem crer, por meio dele. No era ele a luz, mas veio para dar testemunho da luz. Esta era a luz verdadeira, que vindo ao mundo a todos ilumina. Ela estava no mundo e o mundo foi feito por meio dela, mas o mundo no a reconheceu. Ela veio para o que era seu, mas os seus no a acolheram. A quantos, porm, a acolheram, deu-lhes poder de se tornarem filhos de Deus: so os que crem no seu nome. Estes foram gerados no do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. e a Palavra se fez carne e veio morar entre ns. Ns vimos a sua glria, glria como do filho nico da parte do Pai em plenitude de graa e de verdade

29

Depois da santa Missa


Salmo 42 (41)
Como a cora deseja as guas correntes, assim a minha alma anseia por ti, meu Deus. A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo: quando hei de ir ver a face de Deus? As lgrimas so meu po dia e noite, enquanto me repetem o dia inteiro: Onde est teu Deus? Disto me lembro e meu corao se aflige: quando eu passava junto tenda admirvel, rumo casa de Deus, entre cantos de alegria e de louvor de uma multido em festa. Por que ests triste, minha alma? Por que gemes dentro de mim? Espera em Deus, ainda poderei louva-lo, a ele, que a salvao do meu rosto. Esta a orao que oferecerei dentro de mim a Deus, autor de minha vida. Digo a Deus : tu s meu asilo e meu protetor.

OUTRAS ORAES DURANTE A SANTA MISSA,


ELAS SE REFEREM S AES E ORAES DO SACERDOTE

Antes da santa Missa


Meu Salvador Jesus, vou assistir a santa Missa para vos honrar e para agradecer todos os vossos benefcios, especialmente por terdes morrido por mim. Tambm para vos pedir as graas que me so necessrias e o perdo de meus pecados. Fazei, eu vos peo, que durante todo o tempo deste santo Sacrifcio, meu esprito se una s intenes da Igreja e do celebrante, e somente se ocupe convosco; que meu corao tenha um ardente desejo de vos receber e que eu no perca a lembrana de tudo o que sofrestes por mim no Calvrio.

No comeo da santa Missa


Ato de humilhao
Como que eu ousaria, meu Deus, aparecer diante de vs, eu que no sou mais do que uma criatura miservel? Vs sois tudo e eu sou nada; vs tendes tudo e eu tenho

30

nada; vs podeis tudo e eu no posso nada. J sei o que vou fazer para suprir minha indigncia: vou unir-me a vs para estar inteiramente dentro de vs. Eu ne entregarei todo a vs para possuir tudo convosco. Eu me aniquilarei em vs, para poder tudo por vs. assim, meu Deus, que no tendo nada por mim mesmo, poderei apresentar-me a vs, como alguma coisa que vos seja agradvel; assim vos darei o que eu tiver recebido de vs.

Ato de confuso
Como estou envergonhado, meu Deus, de me aproximar de vs e de vossos santos altares, por estar todo cheio de pecados. O pecado nasceu comigo e os crimes que cometi se multiplicaram ao mesmo tempo em que meus dias foram avanando. Dissipai por vossa luz e por vossa graa toda a malcia de meu corao, para que eu seja capaz de assistir e de participar do Sacrifcio de vosso Filho.

Ato de contrio
Pode-se dizer o Confiteor com o aclito com sentimentos de contrio; ou ento se far o Ato seguinte: meu Deus, eu vos peo perdo de meus pecados, eu vo-los apresento para que os destruais. pelo Sacrifcio de vosso Filho na Cruz que j nos libertastes. O Sacrifcio que vos vai ser oferecido o mesmo, e tem o mesmo poder e a mesma fora. Concedeime pois, eu vos suplico, em virtude deste, a absolvio de todos os meus pecados. Eu vo-lo ofereo de ante-mo em vista disso e vos peo esta graa pelos mritos de Jesus Cristo e pela intercesso da santssima Virgem e de todos os vossos Santos. Quando o sacerdote diz Indulgentiam, cada um deve, na medida do possvel, se colocar na disposio de receber a absolvio de seus pecados.

Ato de confiana
meu Deus, eu confio que me devolvestes a vida ao me perdoar meus pecados e com este pensamento que me aproximo em esprito e de corao de vosso santo altar, para vos apresentar meus deveres e oferecer um Sacrifcio de louvor, o prprio sacrifcio de Jesus Cristo, vosso Filho, com uma alma to pura quanto me possvel.

Ao intrito
Ato de adorao
meu Deus, eu adoro vossa grandeza infinita e vossa majestade soberana. Os anjos tremem diante de vs, todas criaturas nada so em vossa presena e a constante transformao que nelas se processa uma homenagem que apresentam a vosso domnio sobre elas e a vossa essncia imutvel. meu Deus, como sois grande e admirvel em vs mesmo e em tudo o que fazeis! o sacrifcio que vos devemos reconhecer: a altitude, a extenso e o esplendor de vosso nome adorvel e aniquilar-nos diante de vs.

31

Ao Kyrie, eleison
Ato de pedido da misericrdia de Deus
Derramai em ns, meu Deus, a vossa misericrdia. com humildade que v-la pedimos, e em unio com Jesus Cristo vosso Filho que v-la pediu na Cruz e ainda agora a pede neste Sacrifcio.

Ao Gloria in excelsis
Ato de louvor e ao de graas
Meu Deus, que destes vossa paz aos homens de boa vontade, ns vos damos a glria que vos devida. Ns vos louvamos, ns vos bendizemos, ns vos adoramos, e ns vos damos graas por todos os benefcios com que cumulais sempre a terra. Vs nos enviastes vosso Filho nico, para libertar todos os homens de seus pecados. Concedei-nos a graa de apagar todos os nossos pecados e de atender nossas splicas. Pedimos insistentemente pelos mritos do prprio Jesus Cristo, vosso Filho, que sendo Deus convosco, to santo, to grande, to poderoso, e que possui a mesma glria do que vs, com o Esprito Santo. Dominus vobiscum. Que o vosso esprito, Senhor, esteja sempre conosco.

Na coleta
meu Deus, que desejais ardentemente nossa salvao e nos concedeis sem cessar os meios de a realizar, inspirai-me a vontade de trabalhar na minha com grandssimo cuidado, e dai-me para isso a graa de praticar tudo o que nos ensinastes, quer pelos profetas, quer por vossos apstolos, quer por vs mesmo, para que, tendo vivido segundo vossa santa doutrina e as leis do santo Evangelho, eu possa assegurar para mim, por meio das boas obras que eu tenha praticado, a posse da glria que prometestes. o que vos peo por Jesus Cristo, vosso Filho, Nosso Senhor, que convosco vive e reina com o Esprito Santo, por todos os sculos dos sculos. Amm.

Na epstola
Meu Deus que nos fizestes anunciar por vossos santos profetas o que nos deveria acontecer na lei da graa, e que nos ensinastes por vossos santos apstolos as regras, as mximas da vida crist, dai-me a compreenso desses santos Mistrios, escondidos nas profecias e que Jesus Cristo Nosso Senhor cumpriu em sua pessoa. Dai-me tambm a graa de ouvir com submisso de esprito o que vs nos ensinais por vossos santos apstolos, de saborear as verdades e prticas de que suas cartas esto cheias, e de orientar minha vida e minha conduta pelos conselhos que eles nos do. Adoro todas as palavras que esto em uns e em outros como vossa palavra divina da qual eles so apenas os rgos e os ministros. Recebo-as com respeito, a elas me submeto com sentimento de humildade e de gratido, e estou disposto, com o auxlio de vossa graa, a observar todas elas com fidelidade.

32

No gradual
Aspirao
Vossa palavra e vossa santa Lei, meu Deus sero dia e noite o assunto de minhas reflexes. Meu prazer ser pensar nelas com freqncia, vou considerar quanto vossos benefcios foram enormes a meu respeito; quantas graas recebi de vs, e por conseqncia, quanto devo ser fiel em observar o que ordenais. Vossa lei um jugo, mas um jugo que s contm doura, um fardo que no pesado. minha alma e meu corao, considerai e saboreai quo suave o Senhor, quanto ele amvel.

Ao Evangelho
Aqui, meu Deus, no somente a vossa palavra que adoro em vs, mas vossa Lei santa, a regra de todos os cristos. Eu a escuto com respeito, eu a creio com firmeza. Vs mesmo a publicastes, vossos santos apstolos, inspirados por vosso esprito, a escreveram. meu Deus, eu que devo pratic-la. Eu vos agradeo de me terdes dado uma doutrina to excelente, para me servir de guia e de regra em toda a minha maneira de viver. Eu a lerei, eu a meditarei, e no terei vergonha de observar o que ela nos ensina de mais contrrio s mximas do mundo, contanto que eu seja auxiliado por vossa graa eu me vou esforar para pratic-la em toda sua extenso durante toda a minha vida.

Ao credo
Profisso de F
1. Creio que h um s Deus e que no pode haver vrios. 2. Creio que h trs Pessoas em Deus: o Pai, o Filho e o Esprito Santo; e que essas trs pessoas so um s Deus. 3. Creio que o Filho de Deus, a segunda Pessoa da santssima Trindade se fez homem, morreu na Cruz por nossos pecados. 4. Creio que os que morrerem em estado de graa sero eternamente felizes no cu, vendo a Deus tal qual ele . 5. Creio que os que morrerem em estado de pecado mortal sero condenados, isto , queimaro eternamente nos infernos. 6. Creio que basta ter cometido um s pecado mortal e morrer nesse estado para ser condenado. 7. Creio que h dez Mandamentos de Deus e que somos obrigados a observlos todos, e que tambm devemos observar os Mandamentos da Igreja. 8. Creio que necessrio recorrer muitas vezes orao e que no podemos salvar-nos sem rezar com ateno e piedade. 9. Creio que h sete Sacramentos, Batismo, Confirmao, Penitncia, Eucaristia, Uno dos enfermos, Ordem e Matrimnio. 10. Creio que o Batismo apaga o pecado original e nos faz cristos; que a Penitncia perdoa os pecados cometidos depois do Batismo; que a Eucaristia contm o Corpo, o Sangue, a Alma e a Divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo sob as aparncias do po e do vinho.

33

Oblao do po, de nossos corpos e de nossos sentidos


Recebei, meu Deus, a oblao que vos fao juntamente com o sacerdote, do po que deve ser transformado no corpo sagrado de Jesus Cristo. Abenoai-o, eu vos peo. Recebei tambm a oferta que vos fao de meu corpo e de meus sentidos. Santificai-os, eu vos peo, e fazei-me a graa de fazer deles um uso santo. Dai a meu corpo a pureza to cara a vosso Filho e no permitais que eu me sirva de meus sentidos para um fim mau, mas regulai-os de tal sorte que, ao ver, ao ouvir, ao tocar alguma coisa, ao beber, ao comer, ao falar, seja por necessidade, por submisso a vossa santa vontade e sempre sem vos ofender.

Oblao do vinho, de nossa alma, nossos pensamentos e nossos afetos


Eu vos ofereo, meu Deus, em unio com toda a Igreja, o vinho que deve sem tardar se tornar o Sangue precioso de vosso Filho. Ofereo tambm toda a minha alma, meus pensamentos, meus sentimentos e meus afetos. Fazei que minha alma se ocupe somente com o que respeita minha salvao; que meus pensamentos sejam s conhecervos a vs; que meus sentimentos sejam conformes ao que nos ensinado no santo Evangelho e que toda a minha afeio seja vos amar e vos ser agradvel em tudo.

Ao lavar os dedos
Orao para pedir a pureza de corao
Purificai-me, meu Deus, dos menores pecados que ainda pudessem macular minha conscincia. Por isso, lavai-me no sangue do Cordeiro, para que eu me encontre em tal pureza de corao, que nada me impea de participar do santo Sacrifcio que se vai oferecer-vos e que eu receba vossas graas e vossas bnos com abundncia.

Na oblao do po e do vinho
santssima e adorvel Trindade, uno-me ao sacerdote que vos oferece tudo o que foi preparado para o Sacrifcio. Ao me unir assim a ele, eu vos apresento tudo o que h em mim de bom e de ruim; o que h de ruim, para que vs o destruais pela eficcia dos sofrimentos e da morte de Jesus Cristo; o que h de bom, para que o torneis isento de toda imperfeio em virtude da ressurreio e que, pela graa de sua ascenso gloriosa ao cu vs o leveis perfeio.

Ao Orate, fratres
Eu vos peo, meu Deus, que aceiteis com agrado o que o sacerdote vos apresentou para servir de sacrifcio e a oferta que vos fiz de mim mesmo e de tudo o que est em mim. Dignai-vos fazer disto um s sacrifcio e consumar o meu pelo de Jesus Cristo.

34

Na orao secreta
O que o sacerdote e os fiis acabam de vos oferecer no so mais algo profano, nem para uso comum. Santificai-o, meu Deus, separai-o do resto das criaturas e considerai-o como coisa vossa. Concedei-me tambm, meu Deus a mesma graa. Fazeime santo pela santidade de minhas aes; fazei que eu no concorde em nada com o mundo, com os que cometem o pecado e consagrai-me inteiramente a vs e a vosso servio.

Ao prefcio
Meu Deus, basta ser cristo (que deve ser animado por vosso esprito), para sempre ter o corao levantado para vs. Mas a minha fraqueza to grande que preciso que muitas vezes eu seja advertido a pensar em vs, mesmo durante os santos Mistrios. bem justo, meu Deus, que eu esteja ocupado em vs e que eu vos louve. Contudo, por mim mesmo, no vos posso dar os louvores que vos convm, nem vos dar as devidas aes de graa. em Jesus Cristo e por Jesus Cristo somente que o posso fazer. Os anjos, por mais elevados que estejam na glria, s por ele vos louvam, s com ele vos respeitam, s nele vos adoram. Portanto, por Jesus Cristo, em unio com esses bem-aventurados espritos que vos peo que aceiteis que eu vos diga com profundo respeito: Santo, Santo, Santo o Senhor Deus dos Exrcitos. O cu e a terra esto cheios de sua glria e majestade.

Ao Te igitur
Eterno Pai, por Jesus Cristo, mediador entre vs e ns, especialmente neste Sacrifcio, eu vos peo que aceiteis com agrado o que o sacerdote continua a vos oferecer e as oraes que fao por mim para que me concedais a graa de uma piedade verdadeiramente crist; pela vossa santa Igreja, que a conduzais e governeis sempre por vosso esprito; por nosso santo Padre o Papa, por nosso Bispo, pelo Rei e por todos os que tm f e que vivem na comunho com a Igreja, que lhes concedais a graa de seu estado e de os cumular de vossas benos.

Ao Memento
Meu Deus, vs concedeis a todos os vossos fiis a graa de serem membros de um mesmo corpo e de receber a vida e as influncias do esprito de Jesus Cristo, sua cabea. At quereis que tenhamos uma grande unio de corao e que peamos uns pelos outros. Para obedecer ao mandamento que nos prescrevestes que, sem olhar para meus pecados, eu rezo por meu pai e minha me, por meus irmos e irms, por meus professores e professoras, pelos que procuram ou procuraram minha salvao, seja qual for a maneira e dos quais recebi algum bem, e tambm por todos os que esto presentes a este Sacrifcio e vos peo por eles todas as graas que precisam.

Ao Communicantes
justo, meu Deus, que os santos que esto no cu se unam a ns para rezar, sobretudo neste Sacrifcio. J que formam conosco uma s e mesma Igreja, devem interessar-se por nossa santificao, por nos alcanar os meios para tanto, e para vos pedir

35

por ns e devem entrar na participao das aes santas que se realizam por todos os fiis, a fim de que elas vos sejam mais agradveis, para vos louvar, adorar e vos oferecer este Sacrifcio com eles. Peo, portanto, santssima Virgem me de Jesus Cristo vosso Filho, a so Joo Batista, aos santos apstolos Pedro e Paulo, a So Joo, aos santos papas, aos santos mrtires e a todos os santos, para que atraiam sobre mim e sobre toda a Igreja vossas graas e vossas bnos.

Ao Hanc igitur
meu Salvador Jesus, que pelas palavras do sacerdote ides mudar o po em vosso Corpo e o vinho em vosso Sangue, transformai-me tambm a mim inteiramente por vossa graa; destru minhas paixes, fazei que abandone minhas inclinaes e que no tenha outros afetos a no ser o de vos amar e de fazer o que mandais. esta a mudana que vos peo que opereis em mim pela virtude deste santo Sacrifcio.

Ato de adorao na elevao da Hstia


meu Salvador Jesus, adoro vosso Corpo sagrado que acaba de aparecer sobre o altar. por um efeito de vossa onipotncia e de vossa bondade que possumos to grande tesouro. Vs os sacrificais para procurar a nossa salvao e nos dar vosso santo amor. Quero receber com gratido esta graa e v-la agradeo; fazei que, por toda a minha vida eu corresponda a vossos desgnios sobre mim e me torne digno do presente que me ofereceis de vs mesmo neste Sacrifcio.

Ato de adorao na elevao do clice


meu Salvador Jesus, que na Cruz derramastes vosso Sangue precioso por nossos pecados, adoro este mesmo Sangue, que agora est sobre o santo altar; e vos peo, pelos mritos que nos adquiristes e pelas intenes purssimas que tivestes ao derramlo, que me concedais uma verdadeira contrio e o perdo de meus pecados.

Ao unde et memores
Meu Salvador Jesus Cristo, que s realizastes os trs mistrios de vossos sofrimentos e de vossa morte, de vossa ressurreio e de vossa ascenso ao cu para que produzissem em ns as graas que lhes so prprias, fazei, pelos mritos de vossos sofrimentos e de vossa morte, que eu morra inteiramente ao pecado e a tudo o que vos desagrada; em virtude de vossa ressurreio, que eu s procure e me delicie nas coisas do cu e se referem ao bem de minha alma; que pelo favor de vossa ascenso gloriosa eu suba sempre de virtude em virtude e permanea em repouso, e que goze plenamente de vosso santo amor.

Ao supra qu
Espero, meu Salvador, que me concedereis esta graa, por meio deste Sacrifcio, que vs mesmo ofereceis pelas mos do sacerdote, pois ele infinitamente mais santo do que o de Abel, infinitamente mais perfeito do que o do Patriarca Abrao, e

36

infinitamente mais agradvel a Deus do que o que apresentou o sumo sacerdote Melquisedec.

Ao supplices te rogamos
J que sois vs quem nos resgata para Deus, por vosso sangue e o nico achado digno de abrir o livro e de romper os sete selos que o fecham, apresentai vs mesmo este sacrifcio ao Pai eterno, porque tambm sois o nico digno de o fazer, pedi-lhe que ele o consuma e ento produzir em ns uma abundncia de graas e atrair sobre ns todas as bnos do cu.

Ao memento etiam
Toda Igreja, meu Deus, deve ter parte neste Sacrifcio. Assim, depois que os santos que esto no cu se juntaram a ns para vo-lo oferecer, devemos pedir-vos pelas almas que sofrem no purgatrio. Peo-vos, portanto, pelas almas de meus pais, de meus amigos e de meus benfeitores, por aqueles que se recomendaram a mim, e pelas mais abandonadas, dai-lhes, meu Deus, um repouso santo e eterno.

Ao nobis quoque peccatoribus


Mas eu, meu Deus, que muito vos ofendi, no ouso pedir nada para mim indignssimo de vossas graas. Tenho, contudo, uma grande confiana em vossa misericrdia. Fazei que todos os vossos santos v-la peam para mim. Visto que vosso prazer est faz-lo, concedei-me pela intercesso deles que eu possa depois de minha morte entrar em participao da glria deles. Sem dvida, ser uma grande alegria para eles ver aumentar o nmero de vossos adoradores no cu.

Ao per ipsum
Somente por Jesus Cristo posso esperar esta felicidade; s ele a mereceu para mim por sua morte; tambm s ele a quem no podeis recusar o que ele vos pede. Por isso tambm por ele e nele toda a glria que vos devida vos dada por todos os santos que esto no cu e na terra e no purgatrio, por todos os sculos. Amm.

Ao Pater noster
Eu no ousaria, meu Deus chamar-vos de meu Pai, depois de to grande nmero de pecados que cometi, se Jesus Cristo, vosso Filho, no o tivesse mandado. Portanto , para obedecer a ele, e pela confiana que tenho em vossa bondade, que tomo a liberdade de vos dizer: Pai nosso que estais nos cus; santificado seja vosso Nome; venha a ns o vosso Reino; seja feita a vossa vontade assim na terra como no cu. O po nosso de cada dia nos da hoje, perdoai-nos as nossas ofensas assim como ns perdoamos a quem nos tem ofendido; e no nos deixeis cair em tentao; mas livrai-nos do mal. Amm.

37

Ao libera nos qusumus


Como se feliz, quando se possui uma verdadeira paz. na unio do esprito e do corao convosco, meu Deus, na iseno do pecado e no repouso de conscincia que ela se encontra. Dai-me esta paz, afastai de mim o pecado, e fazei que meu corao sempre esteja na calma, e que eu fique to compenetrado de que vossa vontade seja feita em todas as coisas, que nada seja capaz de me perturbar, nem de inquietar, porque s vou querer o que vos agrada. Esta a graa que vos peo por intercesso da santssima Virgem e dos santos Apstolos Pedro e Paulo e Andr.

Ao Agnus Dei e ao Domine qui dixisti


Meu Deus, depois de vos ter pedido a paz convosco, deixai que v-la pea tambm com o prximo, pois no estarei bem convosco se no estiver bem unido de afeio com os homens. Contudo, no posso ter essa unio, a no ser pela bondade e a pacincia. Dai-me, eu vos suplico, essas duas virtudes, e fazei que eu somente fale e proceda de maneira muito afvel com todas as pessoas, que eu sofra com pacincia e por vosso amor os erros, as injrias e afrontas que me puderem ser feitos, que eu no me penalize de nada, que eu no fique chocado por nada, e que eu esteja contente com tudo o que me acontecer da parte dos outros.

Ato de desejo da santa comunho


Tenho um grande desejo, meu Salvador, de vos receber: o que me ocupa o corao dia e noite; nisso que penso muitas vezes; a isso que eu aspiro como a um grandssimo tesouro, pois a Comunho o que me consola em meus sofrimentos, que me fortifica em minhas fraquezas, e que me sustenta em minhas tentaes. Tenho a impresso de que, quando tenho dentro de mim vosso Corpo sagrado, recebo ao mesmo tempo uma vida nova. Vs bem sabeis, divino Jesus, que sois a vida de minha alma e que ela desfalece assim que ela se afastar um pouco de vs, privando-se da santa Comunho. Vs tambm sois a minha alegria, pois no posso encontrar verdadeiro prazer se no em vos possuir. S vs sois em quem ponho toda a minha felicidade, porque no existe nada mais slido do que gozar de vs, e este o fruto que se tira da santssima Comunho.

Ato de adorao antes da S. Comunho


Eu vos adoro, Jesus Cristo, meu Salvador, que vos aniquilais e escondeis vossa glria neste admirvel Sacramento, para vos dar inteiramente a ns e permanecer sempre conosco, sem dvida para que ns nos entreguemos inteiramente a vs. Mas o que que vos darei, meu Salvador? Sou uma criatura cheia de pecados e vs me dais um Deus que a prpria santidade. Transformai-me, por favor, em vs, e assim serei santo, porque vs sois santo, e o pecado no ter entrada para dentro de mim.

Enquanto se comunga
Eu no sou digno, Senhor, que entreis em mim, mas dizei somente uma palavra e minha alma ser salva.

38

Que o Corpo de Nosso Senhor Jesus Cristo conserve minha alma para a vida eterna. Que felicidade para mim, meu Deus, a de vos ter recebido e de vos possuir, a vs que tendes em vs todos os tesouros de cincia e de sabedoria de Deus, em quem reside a plenitude da divindade. vosso Corpo sagrado que acabo de receber, vs somente me o destes para me encher de graas, e me incitar a viver de maneira digna de vs. Eu vos peo que eu no contrarie vossas intenes, ao abandonar-me como os animais aos prazeres dos sentidos, mas que todo o meu esprito esteja ocupado por vs, e que todo o meu prazer seja encher meu corao com vosso santo amor.

Ato de agradecimento
Eu vos agradeo, meu Salvador, por me terdes dado a comer hoje vosso Corpo. um po celeste que d foras para resistir s tentaes e para no cair no pecado. uma carne que substncia da prpria Divindade e que produz um sabor para a pessoa se aplicar no servio de Deus acima de todas as coisas. um remdio capaz de curar todas as enfermidades de nossas almas. Fazei, Senhor, que este Po sagrado repare em mim as foras que o pecado nele destruiu; fazei que esta carne mantenha a vida de minha alma, ao me conservar vossa santa graa, e o desejo de vos servir, e que este remdio me seja salutar, e no deixe em mim pecado algum, nem afeio por aquilo que vos desagrada.

Atos de Comunho espiritual quando no se comunga realmente


Eu no sou digno, meu Senhor, de que entreis dentro de mim. Mas dizei somente uma palavra e minha alma ser salva. meu Salvador Jesus, j que no estou em condies de receber vosso Corpo sagrado sempre que assisto santa Missa, dai-me o efeito deste Sacramento e concedeime a graa de participar de vosso esprito. Enchei-me com ele, eu vos peo, para que eu s viva por ele e s me deixe dirigir por seus movimentos. Renuncio a meu esprito prprio e a minhas prprias luzes. No quero segui-las em nada e submeter-me inteiramente s vossas.

Unio de corao a todos os que comungam


Uno-me, meu Deus, a vossos servos e servas que comungam hoje e levam uma vida bastante pura para comungarem muitas vezes, at diariamente. Somos membros de um mesmo corpo, vs sois quem nos anima a todos e nos faz viver de vossa vida. Tornai-nos, eu vos peo, participantes de suas graas, de suas virtudes e de suas freqentes comunhes e fazei que como eles vos honram continuamente por sua vida santa, eu vos honre tambm sempre enquanto os imito, porque eles vos possuem e so possudos por vosso esprito. Ao Dominus vobiscum. Senhor, que vosso esprito esteja sempre conosco.

39

Ps-comunho
Meu Deus, tive a felicidade hoje de estar presente e de participar do Sacrifcio de vosso Filho, por isso dai-me como fruto do santo Mistrio, a graa de continuar a vos sacrificar durante este dia, quer ao me privar de algum prazer, quer ao sofrer alguma dor por vosso amor, a fim de que, tenho procurado oferecer-vos um sacrifcio perptuo durante esta vida, eu possa oferecer um sacrifcio eterno na outra. Esta a graa que vos peo por Jesus Cristo Nosso Senhor, que convosco vive e reina na unidade com o Esprito Santo, por todos os sculos dos sculos. Amm. Ao Dominus vobiscum. Senhor, que vosso esprito esteja sempre conosco.

Ao placeat tibi Sancta Trinitas


Recebei com agrado, meu Deus, o Sacrifcio que o sacerdote acaba de vos oferecer e que eu vos ofereci de mim mesmo. Fazei que um e outro me sejam teis e aceitai tambm o servio que vos presto e que quero continuar a vos prestar durante toda a minha vida. Em seguida cada um se prepara, por um sentimento de profunda humildade, a receber a bno do sacerdote.

Ao Evangelho de So Joo
Verbo divino, que estais em Deus e Deus mesmo desde toda a eternidade, por meio de vs todas as coisas foram feitas e vs lhes destes o ser e a vida. Quanta bondade tivestes de vir a este mundo para iluminar todos os homens, que estavam na ignorncia, e no pecado! A maioria, contudo, foram to miserveis e cegos que no quiseram receber a luz e permaneceram nas trevas. Nem sequer compreenderam, nem quiseram escutar as verdades santas que vs lhes anunciastes. E embora tenhais sempre permanecido entre eles, no vos conheceram. Felizes os que no escutaram a carne e o sangue, nem as palavras dos homens, mas a voz de Deus, vos receberam e acreditaram em vs, pois se tornaram filhos de Deus. no permitais, Verbo Encarnado, que eu siga o exemplo desses judeus incrdulos e endurecidos que no quiseram vos reconhecer; iluminai-me com vossa luz, tornai-me dcil a vossa palavra, e fazei que eu confesse de corao e de boca, com todos os que creram em vs, que vs sois o Verbo que se fez carne e habitou entre ns, para nos dar a graa e nos ensinar a verdade.

Depois da Missa
Meu Salvador Jesus Cristo, agradeo-vos a graa que me concedestes hoje de assistir a santa Missa e todas as que recebi de vs. Eu vos peo perdo das faltas que nela cometi, e vos peo que me concedais, em virtude deste santo Sacrifcio, todos os socorros necessrios para no vos ofender durante este dia e de vos servir com fidelidade no resto de minha vida.

40

INSTRUO METDICA
PARA APRENDER A SE

CONFESSAR BEM
Por Perguntas e Respostas

41

PREFCIO
A prtica do Sacramento da penitncia, que ordinariamente chamado Confisso, a ao mais importante da religio porque dela que depende de maneira particular a salvao dos que foram infelizes a ponto de cair nos pecados mortais. Por isso de mxima conseqncia, no somente expor todas as preparaes requeridas, mas tambm para no faltar nada do que necessrio para purificar a conscincia e libert-la de todos os pecados de que est carregada. Uma das maiores desordens que podem acontecer entre os cristos que a maioria se persuade que somente a confisso seja necessria para obter o perdo dos pecados no Sacramento da Penitncia e que basta confess-los de qualquer maneira para merecer receber a absolvio. No entendem como difcil ao homem voltar a Deus depois que se afastou dele por seus desvios em vista da grande inclinao ao pecado que teve, e quanta disposio a penitncia exige para ser verdadeira e segura. Ela nem sequer pode ser feita devidamente sem muito sofrimento e esforo. Isto faz que o Conclio de Trento a chame de acordo com os santos Padres de Batismo penoso e laborioso. Este sofrimento que preciso impor-se para fazer bem este exerccio de religio consiste especialmente em tomar todo cuidado possvel para se preparar bem, para confessar simples, clara e inteiramente todos os pecados cometidos, dando-se a conhecer ao confessor tais quais somos. Enfim em satisfazer plenamente quer para com Deus, quer para com o prximo. prtica ordinria para os cristos confessar de tempos em temos seus pecados ao sacerdote. Alguns o fazem uma vez todos os anos, para observar o Mandamento da Igreja, talvez, porque seriam considerados como excomungados, se no cumprissem esse dever. Muitos outros o fazem mais freqentemente e h mesmo os que se aproximam muito assiduamente deste Sacramento por princpio de piedade, para adquirir e conservar a pureza de corao. Mas entre todos os que o recebem h poucos que se preocupam com se confessar bem e pouqussimos que o sabem fazer devidamente e a muito custo se encontram alguns que se confessam de maneira completamente correta. Alguns vo se confessar sem terem examinado sua conscincia ou s depois o terem feito superficialmente. Outros, por crerem que basta ter procurado bastante escrupulosamente seus pecados vo cont-los a um confessor como uma aventura que lhes tivesse acontecido, sem pensar em sentir uma verdadeira contrio. E mesmo que a expressem por algum ato, somente o fazem de boca sem dar sinal algum de que suficiente e interior. Acontece mesmo com freqncia que no mostram ter o mnimo pensamento de mudar de conduta. H tambm pessos que confessam seus pecados como por rotina, quando declaram quase sempre os mesmos pecados. No poucos, depois de terem passado um ano inteiro sem se confessar, o fazem em dois ou trs minutos e dizem somente em geral sete ou oito pecados grandes, que so os que mais impressionaram sua imaginao, persuadidos com isso de acalmar a sua conscincia. Alguns, pelo contrrio, ao se confessarem, dizem tantas palavras que, para declarar cinco ou seis pecados, precisam quartos de hora e por vezes meias horas inteiras, o que atrapalha muito um confessor que muitas vezes no pode discernir em tudo o que essas pessoas disseram o que pecado. Tambm isso lhe faz perder muito tempo e motivo de ele se ver obrigado a despedir vrias pessoas sem se terem confessado. Encontram-se ainda pessoas que pensam que no permitido a um confessor diferir ou recusar-lhes a absolvio, quando no esto em estado de a receber. E outros que parecem querer tom-lo parte, se ele mostrar, mesmo s um pouquinho, que no a pode dar. Vereis tambm gente que se persuade que

42

cabe a eles receber penitncia tal que lhes agrada e que eles so livres de limitar o poder do confessor neste ponto ou at acham que, se a penitncia no lhes agrada, podem no cumpri-la. Numa palavra, encontram-se tantas dificuldades e tantas desordens na prtica da confisso, que se achou que seria til d-las a conhecer aos fiis e propor-lhes os meios necessrios para remediar a isso, para que, instrudos em todos os pormenores da preparao que se deve ter para o Sacramento da Penitncia, sobre a maneira de se confessar bem, e os defeitos que se devem evitar ao declarar seus pecados, sobre a docilidade com que se deve escutar e seguir os conselhos do confessor e aceitar a penitncia que ele impe, sobre a necessidade e os meios de satisfazer, estejam nas condies devidas ao se aproximarem deste sacramento para nele receberem a graa que perderam pelo pecado, e depois conserv-la inviolavelmente. o que se prope fazer nas Instrues seguintes.

43

INSTRUO
METDICA
PARA SE CONFESSAR BEM
P Quando algum quer se confessar, que que deve fazer para estar em condies de fazer uma boa Confisso? R Deve preparar-se bem para isso. Depois deve confessar-se com as boas disposies e aplicar-se acima de tudo a bem declarar seus pecados. Depois de ter-se confessado, deve agradecer a Deus a graa recebida no Sacramento da Penitncia, tomar alguns meios para conserv-la e cumprir a penitncia que lhe tiver sido imposta pelo confessor. P - Antes de se confessar que preciso fazer para se preparar bem? R - preciso fazer duas coisas. 1 Examinar sua conscincia. 2 Arrepender-se de todos os seus pecados.

Da primeira coisa que se deve fazer antes de se confessar


P Qual a primeira coisa que se deve fazer antes de se confessar, para se preparar bem? R - tomar todo cuidado possvel, com a graa de Deus para se lembrar de todos os seus pecados; e isto que se chama examinar sua conscincia. P - O que examinar sua conscincia? R - pensar com ateno nos pecados que se cometeu desde sua ltima confisso e procur-los com cuidado para no omitir nenhum voluntariamente ou por negligncia. P - No se pode algum confessar sem ter examinado sua conscincia? R - Isto seria alguma coisa muito m, porque aquele que esquecesse um pecado na Confisso por falta de se ter examinado suficientemente cometeria um sacrilgio. P - Ser que no basta examinar-se enquanto algum se confessa? R - No; preciso absolutamente faz-lo antes de se confessar e nunca no momento de se confessar; ento deve-se pensar somente em declarar bem seus pecados. P - Que cuidado e que exatido preciso ter para examinar bem sua conscincia? R - preciso ter o mesmo cuidado e a mesma exatido que se teria num negcio em que se tratasse de perder no somente todos os seus bens, mas at sua prpria vida. P - Que que se deve fazer para se colocar em situao de examinar bem sua conscincia, antes de se confessar? R - preciso retirar-se a algum lugar da igreja, onde se possa estar em calma e ali pedir a Deus a graa de se lembrar de todos os seus pecados. P - Sobre o que que se deve examinar sua conscincia antes de se confessar? R - Sobre os Mandamentos de Deus e da Igreja, sobre os sete pecados capitais e sobre os pecados particulares de seu estado e de sua profisso. P - Para bem examinar sua conscincia, basta examinar seus pecados em geral, por exemplo, se blasfemou, se roubou, se mentiu, etc?

44

R - Isto no basta; preciso alm disso, examinar-se acerca do nmero e das circunstncias necessrias de cada pecado que se cometeu, por exemplo, qual foi a blasfmia, quantas vezes se cometeu, etc. P - Em que que se deve pensar para se examinar melhor e mais exatamente sua conscincia? R - Ser bom pensar que pecados se cometeu na igreja, na casa, nos outros lugares que se freqentou, e na companhia das pessoas com quem se conversou. P - Quais so os pecados mais ordinrios que se podem cometer na igreja ou que se referem igreja? R - So os seguintes: 1 Faltar assistncia santa Missa ou chegar tarde demais, ou sair dela antes do fim da Missa, especialmente nos domingos e festas. 2 Estar nela sem rezar. 3 Conversar e olhar para todos os lados, rir e manter atitude indecente, ou cometer alguma outra imodstia. P - Quais so os pecados mais ordinrios que se podem cometer na casa? R - So os seguintes: 1 Ser preguioso para se levantar. 2 No rezar de joelhos de manh ou de tarde ou no o fazer com ateno e piedade. 3 Mandar fazer coisas que a Lei de Deus probe ou dar ordens com paixo. 4 No obedecer aos que tm poder de mandar ou faltar de respeito para com eles. 5 Encolerizar-se, impacientar-se ou ficar amuado. 6 Comer ou beber por sensualidade ou com excesso. 7 Ficar gozando com pensamentos desonestos ou fazer aes contrrias pureza. P - Quais so os pecados mais ordinrios que se podem cometer na companhia das pessoas com quem se conversa? R - So os seguintes: 1 Blasfemar. 2 Mentir. 3 Dizer palavras ou cometer atos desonestos e contrrios pureza. 4 Falar mal do prximo. 5 Bater, brigar, ofender com palavras algum. 6 Desejar, tomar, ou reter o que pertence a nosso prximo. 7 Perder muito tempo ou dinheiro no jogo ou na diverso. 8 Dar escndalo ou mau exemplo.

Da segunda coisa que se deve fazer antes de se confessar


P - Qual a segunda coisa que se deve fazer, antes de se confessar para se bem preparar a isso? R - mostrar a Deus um grande pesar de t-lo ofendido e prometer-lhe nunca mais recair em seus pecados. o que se chama fazer um Ato de Contrio. P - Os que ao se confessarem no tm pesar de terem ofendido a Deus, fazem boa Confisso? R - Pelo contrrio, cometem um sacrilgio, porque o pesar de ter ofendido a Deus uma parte essencial do Sacramento da Penitncia ou da Confisso; por isso ningum se pode dispensar de o sentir no corao quando se recebe este Sacramento. P - Por que se diz que a Contrio uma parte essencial do Sacramento da Penitncia? R - porque sem ela no se recebe o Sacramento, e a Confisso nula. P - Ser que, antes de se confessar, necessrio sentir uma grande dor de todos os pecados cometidos, e fazer de todos um Ato de Contrio? R - Sim; antes de se confessar preciso faz-lo, caso no se queira fazer uma Confisso sacrlega.

45

P - Ser que no bastaria arrepender-se de seus pecados e fazer um ato de Contrio deles depois de se ter confessado e ter recebido a absolvio? R - No, no seria bastante de nenhuma forma; e se algum esperasse para se arrepender de seus pecados para depois de ter recebido a absolvio, esta absolvio seria intil e no receberia por ela o perdo de seus pecados. P - Que a Contrio? R - uma dor, ou um pesar de ter ofendido a Deus, unida a um firme propsito de nunca mais ofend-lo. P - Quais so as condies que deve ter a Contrio, para ser suficiente no Sacramento da Penitncia? R - preciso que tenha seis condies. A primeira que seja sobrenatural, isto , que venha de Deus. 2 Que seja interior, isto , no fundo do corao. A 3 que seja suma, isto , que tenhamos mais dor de ter ofendido a Deus do que todas as outras coisas que possam causar-nos alguma dor. A 4 que seja universal, isto , de todos os pecados, pelo menos os mortais, que tenhamos cometido, sem excetuar um s. A 5 que seja eficaz, isto , unida a uma forte resoluo de no recair no pecado. A 6 que seja acompanhada do amor de Deus e de uma grande confiana em sua bondade e nos mritos de Nosso Senhor Jesus Cristo. P - Quem tivesse dor de seus pecados por medo somente de perder sua honra ou seus bens ou qualquer coisa temporal, teria uma verdadeira Contrio e faria uma boa Confisso? R - De maneira alguma; porque esse medo totalmente natural e no vem de Deus, e no exclui todo apego ao pecado. P - Quem, ao se confessar, tivesse a dor de todos os seus pecados exceto de um s, teria uma verdadeira Contrio e faria uma boa Confisso? R - No. E se recebesse a absolvio nesse estado, cometeria um sacrilgio, caso o pecado do qual no tem arrependimento ou tivesse dvida disso, fosse mortal. P - Como que se deve fazer um Ato de Contrio? R - Um Ato de Contrio se faz assim: Meu Deus, eu vos peo humildemente perdo de todos os pecados que cometi em toda minha vida, e especialmente desde minha ltima Confisso. Sinto uma profunda dor de os ter cometido; eu os detesto pro amor a vs porque eles vos desagradam. Estou resolvido, com o socorro de vossa santa graa, de no mais recair neles. P - Para ter verdadeiro arrependimento de seus pecados ser bastante fazer de boca um ato de Contrio, ao dizer, por exemplo: Meu Deus, tenho grande arrependimento de vos ter ofendido, porque vs sois infinitamente bom? R - Isto no basta; preciso ter mais sentimento no corao. P - Todas as vezes que, ao se confessar, se faz um Ato de Contrio, necessrio ao mesmo tempo ter um firme propsito e uma forte resoluo de no mais ofender a Deus? R - Sim; isto absolutamente necessrio. E se no se tivesse essa resoluo, no se receberia o perdo de seus pecados, e se cometeria uma Confisso sacrlega. P - Por que que os que confessam seus pecados sem terem um firme propsito e uma forte resoluo de no mais recair neles, no recebem o perdo? R - porque o firme propsito faz parte da Contrio e , por conseguinte, uma parte essencial do Sacramento da Penitncia ou da Confisso.

46

P - O que um firme propsito ou forte resoluo de nunca mais ofender a Deus? R - uma vontade firme e determinada de antes sofrer todos os piores tormentos, a perda de todos os bens e de tudo o que se tem, at mesmo a morte, do que cometer um s pecado. P - Como que se toma um firme propsito de nunca mais ofender a Deus? R - Toma-se assim: Meu Deus, com o auxlio de vossa graa estou resolvido a morrer antes do que vos ofender. P - Para tomar um firme propsito de nunca mais ofender a Deus, ser que basta diz-lo de boca e dizer: MEU Deus, eu gostaria mais de morrer do que vos ofender? R - Isto no basta; preciso estar de fato nessa disposio. P - Quem recai sempre nos mesmos pecados parece ter uma verdadeira contrio e pesar de seus pecados? R - No; porque no toma uma resoluo bastante forte de no os cometer mais, sem o que, porm, no se pode ter uma verdadeira Contrio. P - Os que no querem abandonar as ocasies prximas do pecado, tm firme propsito de no mais ofender a Deus? R - No; porque no querer abandonar essas ocasies seria no querer deixar de pecar. P - Quais so as ocasies prximas do pecado? R - So aquelas coisas que ordinariamente so a causa de se cair no pecado, tais como as pessoas com quem, e os lugares em que se costuma ofender a Deus. P - H quantas espcies de ocasies prximas de pecado? R - H duas espcies de ocasies prximas de pecado. 1 As que levam a ele por si mesmas, como a leitura de livros indecentes, a conversa freqente e familiar de duas pessoas solteiras de sexo diferente. 2 As que fazem cair no pecado no por si mesmas, mas em razo somente da m disposio da pessoa, quer por sua fraqueza, quer por seus maus hbitos. Tais so, para um comerciante, seu negcio que no o impede de enganar. A profisso de taverneiro que no pode ou no quer recusar a bebida ou a comida s pessoas que sabe terem tomado bastante ou estarem a gastar sua fortuna na taverna em prejuzo da famlia. O jogo para quem perde seus bens no jogo, ou tem o costume de blasfemar ou imprecar. A taverna, para quem costuma se embriagar ou beber em excesso. P - -se obrigado a abandonar as ocasies prximas de pecado que o so tais somente, por causa da m disposio da pessoa, da mesma forma como se obrigado a se afastar das que o so por si mesmas? R - Sim, quando ordinariamente nelas se ofende a Deus e quando se continuaria a ofend-lo caso se permanecesse nelas. P - Podemos por ns mesmos fazer um ato de Contrio e ter um verdadeiro arrependimento de nossos pecados? R - No; somente Deus pode no-lo dar. P - Podemos excitar-nos a ter a contrio e o arrependimento de nossos pecados? R - Sim; podemo-lo com a graa de Deus. P - Que preciso fazer para se excitar a ter uma verdadeira contrio e arrependimento de seus pecados e um firme propsito de nunca mais recair? R - Para isso podemos utilizar seis meios diferentes. O 1 pedi-la a Deus. O 2 considerar a bondade de Deus e os benefcios que dele recebemos. O 3 ver a enormidade e o grande nmero de nossos pecados. O 4 pensar no que Nosso Senhor Jesus Cristo sofreu para satisfazer a Deus por nossos pecados. O 5 refletir que o

47

pecado nos fez perder a graa de Deus, priva-nos do Paraso e nos faz merecer o inferno. O 6 fazer freqentes atos de Contrio. P - Que benefcio recebe nossa alma quando temos verdadeiro arrependimento de nossos pecados? R - O grande benefcio que recebemos ento a graa de Deus e o perdo de nossos pecados.

3. Do que se deve fazer na Confisso antes de declarar seus pecados e das quatro primeiras coisas a observar ao declarar seus pecados
PRPRQue que se deve fazer ao confessar-se, para o fazer com boas disposies? preciso fazer dez coisas. Qual a primeira coisa que se deve fazer no momento de se confessar? fazer o sinal da cruz, dizendo In nomine Patris, etc... ou Em nome do Pai, etcdepois pedir ao confessor sua bno, dizendo: Padre, dai-me a vossa bno porque eu pequei. Por que, ao confessar, se pede a bno do confessor, antes de declarar seus pecados? porque na pessoa do confessor se presta honra ao poder e autoridade de Jesus Cristo ao qual se pede a bno e a graa necessria para confessar bem todos os seus pecados. Qual a segunda coisa que se deve fazer no momento de se confessar? dizer o Confiteor quer em latim, quer em francs, at mea culpa. Por que, antes de declarar seus pecados, se diz o Confiteor na confisso? para fazer um ato de humildade manifestar ao confessor, em presena de Deus, dos anjos e dos santos, de que se pecador, para atrair sobre si por este ato a misericrdia de Deus que sempre est disposto a dar sua graa aos humildes. Qual a terceira coisa que se deve fazer na confisso para se confessar bem? , antes da declarao dos pecados, dizer h quanto tempo no se confessou. Como que se deve dar a conhecer ao confessor desde quanto tempo no se confessou? Deve-se dizer faz quinze dias, ou trs semanas, ou um ms que no me confessei. Ou ento: minha ltima confisso foi h quinze dias, ou trs semanas, ou um ms ou dois meses, ou mais ou menos, conforme o tempo que passou desde que se confessou. Se no o mesmo confessor da ltima vez e se no se conhecido dele, ser que basta, antes de declarar seus pecados, dizer h quanto tempo no se confessou? Para dar a conhecer melhor o estado de sua conscincia e a disposio com que se confessa, tambm conveniente dizer-lhe ao mesmo tempo: 1 Se se tem um confessor determinado e fixo e por que no se confessa com ele desta vez. Ou se no se tem confessor ordinrio, por que no se escolhe um e por que no se confessa sempre com o mesmo. 2 Se se confessa com freqncia, ou raramente e quantas vezes mais ou menos cada ano. 3 Se se abraou um estado de vida, se por exemplo, se ou foi casado ou no. 4 Qual a profisso que se tem, juiz ou advogado,

PR-

PRPR-

PRPR-

PR-

48

PRPRPRPR-

PRPRP-

RPRPR-

PRPRP-

de qu, ou estudante e de que cincia, etc. 5 Se no se tem emprego, ou se o emprego em que se est no suficiente para ocupar todo o tempo; em que se emprega ordinariamente o dia todo ou o tempo livre. 6 Se ainda no se cumpriu a penitncia imposta na ltima confisso e por que motivo. 7 Se estiver obrigado a alguma restituio ou reparao, quer da honra, quer de prejuzo, no se fez ainda. Ou se tiver tido dio contra algum, no se reconciliou com ele e qual poderia ser a causa. Qual a quarta coisa que se deve fazer na confisso para se confessar bem? declarar bem seus pecados. Que que se deve observar ao declarar seus pecados? Para declarar bem seus pecados preciso observar dez coisas. Qual a primeira coisa que se deve observar na confisso, ao declarar seus pecados? diz-los pessoalmente. Quando algum se confessa, no deve pois, esperar que o confessor pergunte, para comear a declarar seus pecados? No; preciso diz-los pessoalmente e dizer tambm pessoalmente tudo o que pode servir para dar-se a conhecer tais quais so, sem obrigar o confessor a perguntar sobre isso. Portanto est errado dizer ao confessor: Padre, confesse-me? Sim; porque ns que devemos confessar e declarar nossos pecados e no o confessor pois ele no os conhece. Qual a segunda coisa que se deve observar na confisso ao declarar seus pecados? dize-los como coisa passada. No se deve, portanto, dizer ao confessar seus pecados no tempo presente, por exemplo, Eu blasfemo, eu minto, eu digo palavras indecentes, eu me encolerizo assim que algum me diz alguma coisa que me fere, etc? No; no assim que se deve falar na confisso, para declarar bem seus pecados. Sempre se deve dizer no tempo passado, assim: Eu blasfemei, eu menti, etc. Qual a terceira coisa que se deve observar na confisso ao declarar seus pecados? diz-los em forma de acusao. Como nos devemos expressar para dizer nossos pecados em forma de acusao? preciso diz-los com humildade e com simplicidade, como o deve fazer um criminoso que declara seus crimes a seu juiz. Se, por exemplo, se mentiu para se escusar, assim que se deve fazer: Eu menti, ou eu me acuso de ter mentido para me escusar. Portanto, est correto dizer na confisso: se menti, peo perdo a Deus, ou dizer: s vezes a gente blasfema, s vezes se mente, s vezes se fica brabo, etc? No; pois isto no declarar seus pecados em forma de acusao. Qual a quarta coisa que se deve observar na confisso ao declarar seus pecados? no se escusar, nem jogar a culpa nos outros. Que que se pode pensar daquele que, para se confessar, dissesse: Eu menti, mas no pude agir de outra maneira; pois, se tivesse dito a verdade, teria perdido muito dinheiro ou Cheguei tarde Missa no domingo; mas no foi minha culpa, encontrei no caminho um de meus parentes que me saudou e falou comigo algum tempo o que me impediu estar no comeo da Missa ou Eu no rezei durante a

49

Missa porque um pessoa que conheo chegou-se a mim e conversamos durante a maior parte da Missa? R - O que se pode pensar e dizer desta maneira de declarar seus pecados que isto no se confessar, mas se escusar. Deve-se dizer simplesmente: Eu menti sem fazer prejudicar a ningum, uma, duas, trs ou quatro vezes tantas as vezes que se fez. Cheguei tarde missa um domingo quando se rezava ou cantava o Evangelho. Deixei uma vez de rezar durante a maior parte da santa Missa, sem dizer mais nada para escusar seus pecados ou jogar a culpa sobre os outros.

4. Da 5, 6 e 7 coisa que se deve observar ao declarar seus pecados, i.e., declarar a espcie, o nmero e as circunstncias.
P - Qual a quinta coisa que se deve observar na confisso ao declarar seus pecados? R - dizer a espcie, o nmero e as circunstncias necessrias de cada um dos pecados que se cometeu. P - O que declarar na confisso a espcie de um pecado? R - dizer em particular que pecado se cometeu, por exemplo, se algum blasfemou, qual foi a blasfmia; se algum injuriou algum, qual foi a injria que se lhe fez. P - No bastaria dizer seus pecados somente em geral, por exemplo: fui orgulhoso, indecente, guloso, preguioso, avarento, etc? R - No; preciso necessariamente dizer cada um de seus pecados em pormenores e em particular. P - Como ento que se deve acusar os pecados quando se caiu em algum pecado, como por exemplo, quando se cometeu um ato de soberba, para declarar corretamente a espcie deste pecado? R - Se foi por pensamento, deve-se dizer: tive pensamentos de orgulho em que consenti; se foi por palavras, deve-se dizer, por exemplo: eu me vangloriei ou falei bem de mim mesmo para sentir vaidade; se foi por obras, deve-se dizer, por exemplo: fui muito modesto ou muito devoto na igreja, ou, dei a esmola a um pobre porque havia outras pessoas que me estavam olhando, para que estas tivessem estima para mim. Quando se blasfema, deve-se dizer qual foi a blasfmia, por exemplo, falei mal de Deus, falei o diabo te carregue. Quando algum injuriou, deve-se dizer qual foi a injria feita, a quem, por exemplo, injuriei meu irmo, eu o chamei de canalha; ou injuriei um sacerdote, eu o chamei de diabo, assim que se deve dizer em particular os pecados que se cometeu. P - Quando se cometeu um pecado de impureza, para bem declarar a espcie deste pecado basta dizer na confisso: cometi um pecado de impureza? R - Isto no basta; pois h muitas sortes e espcies deste pecado, visto que se pode comet-lo quer por pensamentos, ou por desejos, ou por olhares, ou por palavras, ou por canes, ou por beijos, ou por toques, ou outras aes indecentes. P - O que significa declarar o nmero de seus pecados? R - dizer quantas vezes se cometeu cada pecado que se confessa. P - Isto necessrio? R - Sim; preciso declar-lo necessariamente, pois no o fazendo se faria um confisso m. Pois quantas vezes que se cometeu voluntariamente uma ao pecaminosa, se cometeu, tantos pecados diferentes se cometeu, por exemplo, se blasfemei doze vezes, isto so doze pecados; se blasfemei cem vezes, so cem pecados que cometi.

50

P - Na confisso de um pecado no basta dizer que foi cometido vrias vezes; por exemplo, blasfemei vrias vezes? R - No basta; porque o confessor no pode julgar por esta acusao quantas vezes se cometeu esse pecado, pois ter cometido um pecado s duas vezes o mesmo do que t-lo cometido vrias vezes e t-lo cometido dez, vinte, cem e mesmo mil vezes. P - Na confisso permitido diminuir ou aumentar o nmero de seus pecados, ao dizer, por exemplo: Eu menti talvez umas trinta vezes, quando s se mentiu umas cinco ou dez vezes, porque se acha melhor dizer a mais do que a menos? R - Isto nunca permitido e quem o fizesse voluntariamente faria uma confisso m. P - Se algum no se lembra do nmero de pecados cometidos, que que deve fazer? R - Como os pecados de cujo nmero algum no se lembra so geralmente pecados de hbito, ento deve-se dizer ao confessor quantas vezes mais ou menos por dia, ou por semana, ou por ms que foram cometidos. P - No seria melhor declarar mais do que menos? R - No se deve declarar nem mais nem menos, mas o nmero exato de seus pecados na medida em que se lembra. P - Que significa declarar ao confessor as circunstncias necessrias de cada pecado cometido? R - Quando se diz na confisso, de que maneira, por que motivos, com que espcie de pessoas, em que lugar se pensou, se fez, ou se disse alguma coisa, quando isto necessrio para dar a conhecer qual a espcie de pecado que se cometeu; isto dizer as circunstncias necessrias de um pecado na confisso. P - Como que na confisso dos pecados se deve declarar as circunstncias? R - Assim que se deve expressar ao confessor: se, por exemplo, se mentiu, deve-se dizer se foi para prejudicar algum; no caso de injuria, se foi ao pai ou me, ou a um sacerdote, ou a alguma pessoa constituda em dignidade, e que injria se disse; no caso de bater em algum, que espcie de pessoa foi, se foi por dio, se foi com violncia e com excesso; no caso de causar algum dano, qual foi esse dano. P - Quando se fala mal de algum, basta para se confessar bem dizer: Falei mal de meu prximo, duas, quatro ou seis vezes, tantas quantas se fez? R - No basta; preciso tambm dar a conhecer, se o que foi dito era verdade ou falso, se era muito importante ou no, diante de quantas pessoas se falou, se causou dano pessoa da qual se falou, desde quando e qual foi o dano. Explicar-se assim, o que se chama dizer as circunstncias de um pecado. P - Quando se roubou alguma coisa, basta dizer: Eu me acuso de ter roubado? R - No basta; para se confessar bem preciso tambm declarar as circunstncias desse pecado: dizer qual foi a quantia, ou o que que se roubou, e qual poderia ser o valor de tudo, se no se possui mais e se o roubado pertencia Igreja, ou a um rico, ou a um pobre, ou a algum que tivesse muita necessidade do que foi roubado, quanto tempo se guardou, e que quantia se guardou, e qual o prejuzo que isto causou pessoa da qual se roubou. P - Qual a sexta coisa que se deve observar na confisso ao declarar seus pecados? R - declarar os prprios pecados e nunca os dos outros, nunca dar o nome de algum na confisso. P - Contudo muitas vezes acontece que algumas pessoas acreditam fazer bem, na confisso, contar os pecados dos outros: Padre, dir algum, tenho um filho, ou uma filha, ou um empregado, ou empregada que me causam muito sofrimento; preciso

51

R-

PRPR-

PR-

dizer trs ou quatro vezes uma coisa, antes que ele ou ela o faa. Isto algumas vezes no me posso impedir de bat-lo(a)? Agir assim seria confessar-se muito mal e, em vez de dizer todas essas coisas devese contentar com dizer: Padre, eu bati em meu filho, ou minha filha, meu empregado ou minha empregada, duas, trs ou quatro vezes, tantas quantas foram as vezes.. Qual a stima coisa que se deve observar na confisso ao declarar seus pecados? dizer em poucas palavras e nada dizer do que no pecado. No pois permitido, ao declarar seus pecados na confisso, contar uma histria ou toda uma aventura? No; nunca se deve fazer o que faria algum se dissesse: Outro dia, ao visitar um de meus amigos, durante a conversa ele me contou que uma pessoa que conheo falou muito mal de mim numa roda de amigos. Isto me causou uma violenta clera contra esse homem. Falei umas fortes injrias, chamando-o de canalha, insolente, etc. Acrescentei mesmo que eu saberia muito bem como vingar-me disso e que encontraria uma ocasio. Em vez de fazer toda esta narrao, deveria dizer somente em poucas palavras o que era pecado nesta aventura, mais ou menos assim: Fiquei raivoso um dia contra uma pessoa que tinha falado mal de mim, proferi pesadas injrias contra ela e disse que me vingaria dela. preciso, ao declarar seus pecados, s dizer o que pecado em tudo o que se fez ou se disse. permitido na confisso dizer pecados que no se cometeu? No; porque uma pessoa somente se confessa para declarar os pecados de que ela culpada.

5. Da oitava coisa que se deve observar ao declarar seus pecados.


P - Qual q oitava coisa que se deve observar ao declarar seus pecados na confisso? R - dar a conhecer inteiramente seus pecados. P - Que significa dar a conhecer inteiramente seus pecados? R - Significa dizer clara e simplesmente tudo o que servir a torna-los conhecidos tais quais so, sem nada omitir nem ocultar. P - Que que deve pensar aquele que na Confisso deixasse de dizer alguma coisa que deveria declarar para dar a conhecer seu pecado tal qual ? R - Ele certamente faria uma Confisso m. Assim seria a de quem roubou um tosto a um pobre que s tem isto para comprar po, e declarasse apenas: Eu roubei um tosto, porque no daria a conhecer inteiramente seu pecado tal qual . P - Est correto, quando algum se confessa, exagerar seus pecados, faz-los parecer mais graves do que so? R - Isto nunca permitido, porque, quem dissesse na Confisso: Eu blasfemei contra o nome de Deus, quando apenas blasfemou contra a f, ou Blasfemei, quando apenas disse o nome do demnio, esse tal se confessaria muito mal. preciso apenas dizer seus pecados tais quais so, sem nada acrescentar nem tirar. P - Em caso de dvida de ter cometido algum pecado, como que se deve acusar? R - Deve-se dizer assim: Duvido, ou no sei, ou no estou bem certo de ter cometido um tal pecado: por exemplo, se menti".

52

P - Quando sem reflexo ou sem muita ateno se cometeu um ato que, por si, pecado, como que se deve declarar isto na Confisso? R - Neste caso deve-se declarar a pouca ou nenhuma ateno que se teve, se foi uma mentira que se cometeu, deve-se dizer: Menti sem refletir no que eu estava dizendo ou se houve um pouco de ateno: Menti sem prestar muita ateno ao que eu estava dizendo. assim que se deve fazer a acusao em casos semelhantes. P - Se ao cometer um pecado ou mesmo sem o cometer se incitou algum ou aconselhou a comet-lo, ou se ele o cometeu porque se lhe deu exemplo, como que se deve acusar disso? R - preciso declarar ao Confessor que se incitou, se foi assim, ou que se aconselhou, se foi o caso, a cometer este pecado, e dizer depois quantas pessoas foram incitadas a comete-lo, ou quantas pessoas foram aconselhadas, e que prejuzo se causou aos outros por este pecado; porque tambm se culpado pelos pecados que os outros cometeram, quando foram incitados ou aconselhados como se os tivssemos cometido ns mesmos. Por conseguinte estamos obrigados a reparar todo prejuzo que esses pecados pudessem ter causado a outras pessoas; mas se foi somente por nosso mau exemplo que outra pessoa tivesse cometido um pecado, e no o tivssemos incitado ou aconselhado, ento basta dizer ao Confessor que uma ou vrias pessoas cometeram tal pecado porque lhes demos o exemplo para tanto, sem dizer qual foi o dano causado, porque quem deu mau exemplo no est obrigado a reparar o dano causado pelo pecado cometido por outra pessoa por este mau exemplo. P - Quando j passou algum tempo depois que se cometeu um pecado e a pessoa no se lembra se o confessou, preciso acus-lo junto com os outros sem dar a conhecer ao Confessor que h muito tempo que se cometeu esse pecado? R - No; ao se confessar nunca se deve declarar junto com os outros e sem discernimento um pecado que se cometeu antes de sua ltima Confisso e que no se est seguro de o ter confessado, mas deve-se acus-lo em primeiro lugar por medo de esquece-lo e dizer ao Confessor desde quanto tempo ele foi cometido e que no se lembra se o confessou. P - Quando algum ocultou algum pecado na Confisso, basta declar-lo com os outros que acusa na Confisso seguinte, sem dizer nada ao Confessor que desse a conhecer que se trata de um pecado ocultado? R - No, no basta; mas preciso confessar esse pecado separadamente e dizer ao Confessor que se trata de um pecado que no ousou declarar e, se ele se confessou uma ou vrias vezes desde ento, est obrigado a dizer quantas vezes se confessou e comungou desde que ocultou esse pecado. P - Quando se teve vontade de cometer um pecado e que no se executou, de que modo deve-se acus-lo, para dar a conhecer seu pecado inteiramente tal qual ? R - preciso dizer ao Confessor quanto tempo durou essa m vontade, se ela foi interrompida, e quantas vezes se renovou depois de interrompida: por exemplo, quando algum teve a vontade de roubar, preciso acus-lo da seguinte maneira: Tive vontade de roubar o que pude encontrar ou tomar, dinheiro ou outra coisa, e tive esse pensamento ou vontade durante trs horas ou durante um dia, ou dois dias e durante esses dois dias interrompi e renovei essa m vontade cerca de vinte vezes (se foi verdade) e cada vez essa vontade durou cerca de meia hora (se foi assim) ou se essa vontade no foi interrompida, deve-se declarar assim: Tive uma vontade m durante dois dias sem interrupo, ou mais ou menos, conforme o tempo que se manteve esse pensamento, se foi certa quantia ou um objeto determinado que se teve vontade de roubar, preciso declarar que quantia ou que objeto se queria pegar.

53

P - Quando algum teve o pensamento ou a vontade de cometer um pecado, por que est obrigado a declarar ao Confessor quanto tempo durou esse mau pensamento ou m vontade, se foi interrompido, quantas vezes o renovou depois de o interromper? R - A razo pela qual ele est obrigado a declarar todas essas coisas ao Confessor porque um pensamento ou uma vontade que durou duas horas ou mesmo um dia inteiro constitui um pecado bem diferente daquele que se comete por um pensamento ou uma vontade que apenas passou e que s durou um momento e porque todas as vezes que um pensamento ou uma vontade foi interrompida e renovada se comete outros tantos pecados diferentes e distintos um do outro; por exemplo, se a pessoa interrompeu e renovou um mau pensamento ou m vontade doze vezes, comete doze pecados, se a interrompeu trinta vezes e renova, comete trinta pecados. P - Quando algum tem algum pensamento ou desejo de impureza, como que deve acusar isso na Confisso para dar a conhecer seu pecado tal qual ? R - Deve dizer se esse pensamento ou esse desejo foi simples e sem relao com algum, ou se contudo ele o teve pensando em alguma pessoa, se foi um rapaz ou uma garota, uma viva, um religioso ou uma religiosa, uma pessoa casada, se era um parente, e em que grau; o que que se pensou ou desejou com essa pessoa, quanto tempo durou esse pensamento ou desejo, e se esse pensamento e desejo foi interrompido e renovado e quantas vezes e quanto tempo esse pensamento ou esse desejo durou cada vez. Deve-se dizer, por exemplo: Tive alguns pensamentos de impureza que no se referiam a nenhuma pessoa, ou, se referiam a uma garota, ou a uma pessoa casada, ou a uma religiosa, que minha parente em segundo grau, ou, se no se sabe o que ser parente em segundo grau, que minha sobrinha ou minha prima irm, sem inteno de desejo, ou com inteno de desejo de cometer o pecado com ela, este pensamento durou um momento ou um quarto de hora, ou uma ou duas horas, ou mais ou menos, conforme o tempo que ele durou; eu o interrompi e renovei uma ou duas vezes, ou dez vezes ou vinte vezes, ou trinta vezes, conforme o nmero de vezes que se interrompeu e renovou; eu o rejeitei uma, duas, ou quatro ou seis vezes, ou sempre tantas vezes que se renunciou a ele; ou, fui negligente em rejeit-lo uma, ou duas ou seis ou oito vezes, tantas vezes que se teve essa negligncia; ou, consenti nele e tive prazer nele duas, quatro, seis, dez vezes ou sempre, conforme o nmero de vezes que ficou com prazer nele; ou, no tenho certeza se consenti, em caso de dvida. Deve-se dizer tambm se esses pensamentos incentivaram em ns alguns movimentos desregrados, se depois se caiu em alguma impureza. assim que se deve acusar na Confisso os pensamentos e desejos contrrios pureza. P - Quando algum deu um beijo ou lanou um olhar ou cantou alguma cano desonesta, ou se pronunciou algumas palavras ou fez alguma ao de impureza, de que modo ele deve se acusar disso na Confisso, para declarar seu pecado inteiramente tal como ? R - Quando este pecado foi cometido por um beijo, deve-se dizer se foi por um simples prazer que se beijou, ou se o beijo foi acompanhado de desejo de cometer o pecado de impureza com essa pessoa, e de que tipo de pessoa se trata, garota, religiosa, casada, parente, em que grau; se depois desse beijo sentiu em si algum movimento desregrado, se causou depois algum pecado de impureza. Deve-se acusar os olhares, as canes e as palavras da mesma forma que os beijos. Se a pessoa cometeu um ato de impureza, deve dizer em particular qual foi esse ato, e foi consigo mes-

54

PR-

P-

R-

mo somente, e se que efeito produziu, ou se o ato foi com outra pessoa, que tipo de pessoa era, se tinha de fato o desejo ou a inteno de cometer o pecado com essa pessoa, se caram ao mesmo tempo, ou depois em algum ato de impureza; se essa ao foi interrompida e retomada vrias vezes, e quantas vezes. Enfim, se foi um ato de impureza consumada, com alguma pessoa, se foi um rapaz ou uma garota, com uma pessoa casada, se era parente em que grau, etc. Quando algum cometeu algum pecado em que recai habitualmente, como que deve se acusar dele para d-lo a conhecer inteiramente tal qual ? Deve dizer quanto tempo h que caiu nesse pecado, e quantas vezes o cometeu desde sua ltima Confisso; se trabalhou para se corrigir ou ficou negligente, se gosta desse pecado e se no est decidido a no recair nele; e se disse que est decidido, no pode contentar-se com palavras, mas dar sinais que sejam provavelmente seguros: deve dizer, por exemplo, Eu blasfemei vinte vezes Que o diabo me carregue e tenho este hbito de pecado h cerca de trs anos, ou mais ou menos conforme o tempo que esse hbito durou efetivamente; no me esforcei muito para me corrigir, reca nele cerca de quatro vezes por semana, ou mais ou menos, de acordo com as vezes que recaiu. Quando algum cometeu um pecado porque est e sempre permanece numa ocasio prxima desse pecado, como que ele deve se acusar dele para d-lo a conhecer inteiramente e tal como ? Ele deve declarar ao Confessor qual essa ocasio prxima. Se, por exemplo, est casado e freqenta uma pessoa solteira de outro sexo, ou se ele permanece junto dela numa mesma casa, ele est numa ocasio prxima de pecado de impureza; ento, para declarar corretamente esse pecado e d-lo a conhecer tal qual , deve dizer ao Confessor: Padre, h seis meses (se este o tempo) que freqento uma moa, muitas vezes entro na casa dela e quando no vou para l, procuro a ocasio de lhe falar em outro lugar; eu me encontro com ela cerca de trs vezes por semana. Todas as vezes que a visito tenho pensamentos ou desejos de cometer o pecado com ela; quando no a encontro, penso muitas vezes nela, o que me causa pensamentos ou desejos de impureza, isto me aconteceu trs vezes, ou seis ou dez, ou quinze ou vinte vezes desde minha ltima Confisso. Contudo posso evitar o encontro com essa moa ou meu pai e minha me me probem visit-la. Da mesma forma, quando algum se deixa levar blasfmia ou raiva cada vez, ou quase cada vez que blasfema, ou quase cada vez que joga, o jogo se torna uma ocasio prxima desses pecados de blasfmia e de raiva. Por isso, para dar a conhecer esses pecados inteiramente e tais quais so, a pessoa est obrigada a declarar isso ao Confessor assim: Padre, eu blasfemei contra Deus ou falei Que o diabo me carregue, cerca de trinta vezes no jogo e joguei doze vezes desde minha ltima Confisso; todas as vezes ou quase todas as vezes que jogo, caio em tais excesso de blasfmia e de raiva. Gosto muito de jogar e me seria difcil no jogar mais; contudo acredito que me ser muito difcil no recair nessas blasfmias, a no ser que eu deixe completamente o jogo.

6. Da 9 e da 10 coisa que se deve observar ao declarar seus pecados.


P - Qual a nona coisa que se deve observar na Confisso ao declarar seus pecados? R - diz-los todos sem omitir nenhum sequer.

55

P - Se algum omitisse algum pecado na Confisso, receberia ele a absolvio e o perdo dos outros que tivesse acusado? R - No; mas estaria obrigado a confess-los outra vez com aquele que ocultou, para obter o perdo e receber a Absolvio. P - Quando algum no declarou um pecado na Confisso porque no sabia que era pecado, deve recomear sua Confisso, isto , declarar outra vez ao Confessor todos os pecados que tinha declarado naquela Confisso e lhe dizer ao mesmo tempo o pecado que deixou de acusar? R - Se o motivo pelo qual no confessou um pecado foi porque a pessoa no sabia que era pecado e que no estava obrigada a sab-lo, no deve recomear sua Confisso; mas ningum se pode dispensar disso, caso estivesse obrigado a saber que isso era pecado e caso a pessoa no o sabe por no se ter aplicado e no se ter informado, pois por isso mesmo se cometeu a mesma falta como se a pessoa tivesse omitido esse pecado por vergonha ou por malcia. P - Quais so os pecados que muitas vezes no se sabe, e que se est obrigado a saber que so pecados? R - Cada um est obrigado a saber os pecados que se podem cometer em seu estado de vida, em sua profisso, em seu emprego, mas que ordinariamente se desconhecem. Uma pessoa casada, por exemplo, est obrigada a conhecer os pecados que se podem cometer no matrimnio, como os que se referem educao dos filhos, cuidado com os empregados; os que se podem cometer contra a pureza no matrimnio, que quase todos deixam de confessar, e no de cometer. As pessoas que tratam da Justia, os negociantes, os operrios, etc, esto obrigados a saber quais so os pecados que se podem cometer em sua profisso, para os evitar. P - Que que se deve fazer para no ignorar os pecados de seu estado, de sua profisso e de seu emprego? R - Quando se entra numa profisso ou se assume um emprego, preciso informar-se com o proco ou o confessor, ou algum sacerdote sbio e prudente, quais so os pecados que se podem cometer nesse estado ou nesse emprego, por exemplo: Assim que uma pessoa casou ou mesmo alguns dias antes de se casar, deve informarse acerca dos pecados que pode cometer no estado matrimonial. Quando algum entra no cargo de Juiz ou se torna negociante, deve instruir-se acerca de todos os pecados que se podem cometer em sua profisso e em seu emprego. Se eles no o fizerem, tornam-se culpados de todos os pecados que cometem em seu estado, seu emprego por falta de o saberem. P - Quando se esqueceu algum pecado na Confisso, h obrigao de recomear essa Confisso? R - No; at no se deve faz-lo, a menos que se tenha esquecido esse pecado porque no se examinou suficientemente, porque ento se age como se se tivesse omitido esse pecado voluntariamente. P - Se algum duvida de que alguma coisa pecado e a fez assim mesmo sem se informar a respeito e se confessou, deve recomear sua Confisso? R - Sim, porque se ofendeu a Deus todas as vezes que se duvidou de que alguma coisa pecado, e sem se informar no deixou de a fazer. Por isso, ao omitir voluntariamente na Confisso um pecado dessa natureza, cometeu uma Confisso sacrlega. P - Em que ocasies se faz uma Confisso nula e sacrlega? R - especialmente em quatro ocasies: 1 Quando se esquece um pecado na Confisso por falta de exame insuficiente. 2 Quando se omite um pecado por vergonha ou por malcia. 3 Quando no se ousa dizer seus pecados tais quais so e quando

56

PR-

P-

R-

P-

RPR-

PRPR-

os faz aparecer menores e como pecados veniais os que so mortais, ou como um s pecado quando houve vrios. 4 Quando no se tem arrependimento de seus pecados, ou bom propsito e firme deciso de no recair, ou no h vontade de fazer penitncia e satisfao de seus pecados. Que males e que prejuzo se causam a si mesmos os que omitem algum pecado na Confisso, ou que por qualquer outro motivo fazem uma Confisso m? Eles se prejudicam de cinco maneiras: 1 No recebem o perdo de seus pecados. 2 Cometem um horrvel sacrilgio. 3 Alm de poderem ser completamente abandonados e reprovados por Deus, so continuamente atormentados por remorsos de conscincia. 4 Sofrero uma confuso insuportvel no dia do Juzo, quando Deus dar a conhecer a todo o mundo seus pecados mesmo os mais ocultos. 5 Se no fizerem uma Confisso geral de todos os pecados que cometeram desde essa Confisso nula, e de todas as ms Confisses e Comunhes que cometeram desde ento, sero condenados eternamente. Quando se omite algum pecado na Confisso ou quando se esqueceu algum por sua prpria falta, ou quando de qualquer outra maneira se fez uma Confisso m, por que que se est obrigado a confessar mais uma vez todos os pecados de que se acusou nessa Confisso m e nas outras seguintes e declarar o nmero das Confisses e Comunhes ms que se cometeu desde ento? porque nessa Confisso no se recebeu o perdo de seus pecados e por conseguinte a Confisso que se fez foi intil, bem como a absolvio que nela se recebeu. Se quem fez uma Confisso m no se lembra de todos os pecados dos quais se acusou naquela Confisso e de todos os que cometeu depois, e de todas as Confisses e Comunhes ms que cometeu, que que deve fazer? bom que faa uma Confisso geral de toda a sua vida. Quem que est obrigado a uma Confisso geral? H sete classes de pessoas que so obrigados a fazer uma Confisso geral quer de toda a vida quer ao menos desde sua primeira confisso nula e insuficiente. 1 Os que se confessaram no sabendo os principais Mistrios de nossa Religio. 2 Os que se confessaram por costume sem ter tido uma verdadeira contrio de seus pecados. 3 Os que omitiram algum pecado na Confisso quer por no se terem examinado suficientemente, quer por qualquer outra razo. 4 Os que no evitaram as ocasies prximas do pecado. 5 Os que no se reconciliaram ou que no restituram a honra ou o bem alheio. 6 Os que, depois de sua Confisso no mudaram de vida e sempre recaram nos mesmos pecados. 7 Os que duvidam de terem feito alguma Confisso nula. Qual a dcima coisa que se deve observar na Confisso ao declarar seus pecados? acus-los todos em seguida e em ordem. Nas Confisses ordinrias, qual a ordem que se deve observar na acusao dos pecados? A ordem a seguinte: 1 Deve-se dizer que no se cumpriu a penitncia imposta pelo Confessor na Confisso precedente e qual foi ela e se foi por esquecimento, por negligncia ou por desprezo que se deixou de cumpri-la. 2 Deve-se dizer os pecados que se esqueceu de acusar na ltima Confisso, se houve esquecimento de algum. 3 Os pecados mais graves que se cometeu e se tem mais dificuldade de acusar, especialmente os pecados de impureza. 4 Os pecados habituais. 5 Os pecados particulares dos deveres de seu estado, da profisso, e de seu emprego. 6 Os

57

PR-

PR-

outros pecados que se podem ter cometido contra os Mandamentos de Deus e da Igreja. Quando se faz uma Confisso geral, que ordem se deve observar na acusao de seus pecados? A ordem a seguinte: 1 Deve-se dizer os pecados que se cometeu desde a ltima Confisso. 2 Deve se acusar todas as Confisses e Comunhes ms que se cometeu, se houve alguma e dizer qual foi sua causa, se foi por no se ter examinado suficientemente, por no ter tido bastante contrio de seus pecados, ou por no ter querido abandonar as ocasies prximas, ou por no se ter corrigido de seus maus hbitos, ou por no ter querido se reconciliar com algum inimigo, ou por no ter querido reparar a honra ou restituir o bem alheio, ou por qualquer outro motivo que seja. 3 Deve-se acusar os pecados que se ocultou em uma ou vrias Confisses, se por isso houve alguma Confisso nula. 4 Deve-se acusar todos os pecados que se cometeu desde o uso da razo, at a ltima Confisso. 5 Deve-se dizer a quantos pecados se est habituado e quanto tempo durou cada um dos maus hbitos, se se deixou algum deles, h quanto tempo, se ainda h alguns aos quais ainda se est acostumado e quais so; se a pessoa procurou se corrigir deles, se houve negligncia nisso, se gosta deles, se gostaria de ficar com eles, ou se gostaria de ficar livre deles; enfim, se esteve numa ocasio prxima de pecado, h quanto tempo e se ainda se est nela, se houve vontade de se afastar dela, e quanto tempo durou essa vontade, ou se no houve vontade de evit-la e quanto tempo se esteve nesta m disposio. Quando numa Confisso geral se acusam os pecados cometidos desde a ltima Confisso, que que se deve dizer antes e depois ao Confessor? Antes de comear a acusao deve-se dizer ao Confessor: Padre, eu me acuso dos pecados que cometi desde minha ltima Confisso; e depois de acus-los todos deve-se acrescentar Estes so todos os pecados dos quais me lembro desde minha ltima Confisso. Agora vou me acusar dos pecados que cometi durante toda a minha vida, desde o uso da razo at minha ltima Confisso.

7. Da maneira de concluir sua Confisso e da obrigao de manifestar ao Confessor os sinais de contrio que se tem de ter ofendido a Deus.
P - Qual a quinta coisa que se deve fazer no tempo em que se confessa, para se confessar bem? R - dizer: Padre, estes so todos os pecados que reconheo ter cometido; eu me acuso tambm de todos os que no conheo e de todos aqueles dos quais no me lembro. P - Qual a sexta coisa que se deve fazer no tempo em que se confessa para se confessar bem? R - demonstrar e dar ao Confessor sinais de que se tem muita contrio de ter ofendido a Deus, dizendo, por exemplo: Peo humildemente perdo a Deus de todos os pecados que acabo de confessar, eu preferia morrer a recair neles no futuro. Eu lhe peo, Padre, que me imponha uma penitncia tal como cr que me seja necessria para satisfazer por eles e me dar a absolvio, se me julga que eu esteja em condies de a receber.

58

P - necessrio, no momento da Confisso, demonstrar ao Confessor que se tem muita contrio de ter ofendido a Deus? R - Sim; isto absolutamente necessrio sem o qu o Confessor no pode nem deve dar a absolvio. P - Basta demonstrar ao Confessor de boca que se tem verdadeira contrio de seus pecados? R - Embora isto se deva fazer, no basta; preciso tambm demonstrar ao Confessor sinais que dem a conhecer que a contrio que se tem de seus pecados verdadeira. P - Por que que se deve dar a conhecer ao Confessor os sinais de contrio dos pecados? R - Porque ao no o fazer, corre-se o perigo de uma Confisso sacrlega, pensando que se tem arrependimento dos pecados quando no se tem, ou que suficiente quando no . P - Quais so os sinais pelos quais o Confessor pode conhecer que se tem verdadeira contrio de seus pecados? R - So os seguintes: 1 Quando se demonstra estar verdadeiramente em tal disposio, de modo que por todos os bens do mundo e mesmo a morte no se quer cometer um s pecado. 2 Quando se evitaram todas as ocasies que levam ao pecado, principalmente as ocasies prximas. 3 Quando por muito tempo no se recaiu nos pecados aos quais se estava acostumado. 4 Quando se escuta de boa mente e se decide pr em prtica os conselhos do Confessor. 5 Quando de seu lado se procura e prope ao Confessor remdios para seus pecados e meios de no recair neles. 6 Quando j se faz alguma penitncia para satisfazer a Deus por seus pecados. 7 Quando se aceita de boa vontade a penitncia que o Confessor impe e se mostra ter vontade de a cumprir. P - Quando se confessa apenas pecados veniais, necessrio ter e demonstrar tanta contrio ao Confessor quanta se deve ter e mostrar dos pecados mortais? R - Sim; isto necessrio. P - Que mal faria quem s confessasse pecados veniais sem ter uma contrio suficiente de nenhum deles que confessou? R - Ele cometeria um pecado mortal e uma confisso sacrlega, se nesse estado recebesse a absolvio, pois a contrio e a dor dos pecados so parte essencial do sacramento da Penitncia, isto , so to necessrias no sacramento da Penitncia de modo que sem elas no existe Sacramento, e no se pode receber este Sacramento. E com efeito no se o recebe a no ser que se tenha grande pesar dos pecados mortais que se confessam ou pelo menos de algum dos veniais que se confessam. especialmente nesta espcie de Confisses que ordinariamente so de pecados habituais, que o Confessor deve prestar ateno para no dar a absolvio se moralmente no est seguro de que o penitente tem verdadeira contrio de seus pecados, ou de pelo menos de algum dos pecados de que se acusou. P - Quando algum s confessa pecados veniais, est obrigado a ter de todos os que confessa, contrio suficiente para receber a Absolvio? R - Embora seja muito conveniente ter contrio de todos, basta ter contrio suficiente de algum dos que confessa, ainda que seja de apenas um. Ao passo que, ao confessar somente pecados mortais, necessrio ter contrio suficiente de todos eles. P - Quando algum no manifesta ao Confessor sinais suficientes de contrio de ter ofendido a Deus, que que o Confessor deve fazer? R - O Confessor deve ento diferir ou recusar a Absolvio.

59

P - Quem se confessou ser que pode ficar tranqilo se o Confessor lhe deu a Absolvio, embora no lhe tenha manifestado sinais suficientes de contrio e dor de seus pecados? R - No: no pode. Porque h o perigo de que tenha feito uma Confisso nula e sacrlega. Por isso, deve se informar o mais breve possvel junto de um Confessor prudente e esclarecido sobre o que est obrigado a fazer em tal situao. P - Quais so as ocasies em que um Confessor deve diferir ou recusar a Absolvio? R - H ocasies em que o Confessor pode diferir a Absolvio; e h outras em que deve faz-lo, e h outras ainda em que est obrigado a recus-la. P - A quem que o Confessor pode diferir a Absolvio? R - So os seguintes: 1 Os que somente cometeram pecados veniais e que tm apego a algum deles, para obrig-los a abandonar completamente o hbito deles, quando no so bastante generosos para os abandonar por si. 2 Os que cometeram somente pecados veniais, os declaram como quem conta uma histria, e no manifestam ter bastante arrependimento dos mesmos. 3 Os que, por uma grave negligncia, no cumpriram a Penitncia que lhes foi imposta na Confisso precedente. P - A quem um Confessor, de acordo com So Carlos2, deve diferir a Absolvio? R - So os seguintes: 1 Os que ele julga que provavelmente recairo em seus pecados, embora prometam nunca mais comet-los. 2 Os que tm o costume ou esto em alguma ocasio prxima de pecado, at que a tenham afastado.3 Os que se encontram numa ocasio de pecado mortal no totalmente prxima e prometeram afastla e no o fizeram. 4 Os que tm uma ocupao ou algum emprego que para eles ocasio de pecado ou no qual h perigo de carem facilmente no pecado, tais como os que vo guerra, os traficantes, a profisso de advogado, de procurador, de policial, os taverneiros e outros semelhantes caso fossem ocasio de ofender a Deus at que tenham renunciado a todas as prticas ms que muitos tm nesses empregos, e estejam dispostos a se abster efetivamente deles. 5 Os que tm algum contrato ou promessa que no permitido, at que os tenham revogado e feito reparao e satisfao necessria. 6 Os que foram interpelados por Autoridade pblica para denunciar alguma coisa de seu conhecimento e no o revelaram. 7 Os que esto obrigados a uma restituio ou satisfao at que o tenham feito. 8 Os que desprezaram a obrigao de fazer a Penitncia que lhe foi imposta pelo Confessor, at que a tenham cumprido. 9 Os que ignoram as coisas necessrias salvao e os principais Mistrios de nossa santa Religio, at que os tenham aprendido. P - A quem que um Confessor est obrigado, segundo So Carlos, a recusar a Absolvio? R - So os seguintes: 1 Os que no querem receber e pr em prtica os conselhos e os meios que o Confessor lhes d, sem os quais este julga que recairo no pecado. 2 Os que no querem abandonar o hbito ou uma ocasio prxima de pecado, em que se encontram. 3 Os que no querem restituir o que roubaram ou reparar o dano que causaram ao prximo, ou no querem satisfazer a quem causaram mal ou contriburam a isso. 4 Os que mantm dio contra algum ou que no querem se reconciliar com aqueles com quem contraram alguma inimizade ou que no querem lhes falar, nem se aproximar deles, ou saud-los quando os encontram. 5 O pai ou a me que no cuidam e no se preocupam com fazer aprender, se no o sabem, o que necessrio para a salvao dos que esto a seu encargo, como seus filhos, seus empregados e empregadas, ou faz-los observar os Mandamentos de Deus e da Igreja, ou o que muito pior ainda, pais e mes que os impedem de os observar,
2

So Carlos , Instruct. aux Confesseurs.

60

PR-

PR-

P-

R-

PR-

PR-

P-

como os que obrigam a trabalhar nos domingos e festas ou que no lhes deixam o tempo para assistir a santa Missa ou que no sabem ou no se informam se tm algum impedimento legtimo de jejuar nos dias obrigatrios pela Igreja, lhes do alimentao ou no os previnem ou corrigem quando transgridem esses Mandamentos ou que no os expulsam de casa, se fizerem algo de escandaloso e incorrigvel. Por que que um Confessor est obrigado a diferir ou a recusar a Absolvio a qualquer pessoa? Porque nem todas elas do sinais de terem um verdadeiro arrependimento de seus pecados, nem vontade determinada para os abandonar ou para fazer satisfao por eles, condies sem as quais a Confisso no pode ser boa. Um Confessor cometeria um sacrilgio se desse a Absolvio. Pode-se fazer presso ou querer obrigar o Confessor a dar a Absolvio, quando ele a quer diferir ou recusar? Quem se confessa deve sempre deixar o Confessor em completa liberdade de lhe dar, diferir ou recusar a Absolvio e nunca pression-lo a lho conceder; pois o Confessor tem o poder de reter os pecados ou de os perdoar; deve ret-los quando julga que a pessoa que se confessa no est bem disposta para receber a Absolvio. Muito menos permitido querer obrigar o Confessor a dar a Absolvio, pois isto querer obrig-lo a cometer um pecado mortal e um sacrilgio, no caso em que, em conscincia, no pode absolver sem trair seu ministrio. Mas, se o Confessor no d a Absolvio, no h perigo que, ao morrer nesse estado, a pessoa seja condenada, e assim no seria prefervel que o Confessor lhe desse a Absolvio? Com efeito h perigo que ao morrer nesse estado a pessoa seja condenada; mas seria um perigo maior ainda, se o Confessor desse a Absolvio, porque essa Absolvio seria nula e mesmo sacrlega, e assim aumentaria para essa pessoa o nmero de seus pecados e se tornaria ainda mais culpada do que antes. Que que deve fazer quem se confessa quando o Confessor quer lhe diferir e lhe difere de fato a Absolvio? Neste caso preciso: 1 Que aquele que se confessou se submeta completamente ao do Confessor a seu respeito. 2 Que pea ao Confessor lhe d os conselhos e a maneira que cr sejam necessrios para que o penitente se coloque na disposio verdadeira e sincera de receber a Absolvio e tome com ele as medidas para colocar essas medidas e esses meios em prtica. 3 Deve pedir ao Confessor quando deve voltar e o que vai fazer at ento para se dispor Confisso. Quando um Confessor diferiu a Absolvio, que que se deve fazer para assegurar a conscincia e a salvao? Quem se confessou deve ento procurar, em obedincia ao Confessor, 1 tirar o mximo fruto possvel da Confisso que acaba de fazer. 2 Ser extremamente bom para ele fazer muitos atos de Contrio. 3 Que assista todos os dias a santa Missa e faa alguns exerccios de piedade em vista de atrair sobre si a misericrdia de Deus. 4 Tomar cuidado todo especial para no cair em nenhum dos pecados que tiver confessado. 5 Ele se deve impor alguma penitncia para comear a estar em condies e para no mais pecar, e assim pelo pesar muito sincero e profundo do corao de todos os seus pecados, pela penitncia que comea a fazer e pelo afastamento das ocasies, se colocar em estado de no temer de ser condenado. Quando algum se confessou e o Confessor diferiu ou recusou a Absolvio, pode ele confessar-se a outro que seja menos rigoroso, para receber a Absolvio de seus pecados?

61

R - No se pode agir assim, sem se colocar em perigo de fazer uma Confisso sacrlega; pois, os que o fazem mostram ordinariamente que no tm verdadeira vontade de deixar seus pecados e que pensam que bastante confess-los e receber a Absolvio para conseguirem verdadeiramente o perdo. Isto, porm um erro muito grosseiro, uma vez que a contrio dos pecados cometidos e a obrigao de os deixar, isto , querer absoluta e eficazmente nunca mais recair neles so incomparavelmente mais necessrias do que a obrigao de os confessar, o que aparece claro no fato de que se pode receber o perdo de seus pecados sem os ter confessado quando se est impossibilitado de o fazer; do fato de que nunca se pode obter a remisso dos pecados sem a sincera dor de os ter cometido e sem estar efetivamente decidido e determinado a no mais recair neles; e disto ningum pode estar dispensado seja qual for o motivo. P - Quando algum no recebeu a Absolvio na ltima Confisso, e na Confisso seguinte est obrigado a se confessar com outro Confessor, que que deve fazer? R - Neste caso deve-se dizer primeiro ao Confessor, que no se recebeu a Absolvio na ltima vez que se confessou e o motivo pelo qual o Confessor no a concedeu, se foi o caso, por exemplo, porque se estava em alguma ocasio prxima ou com algum costume de pecado, e qual foi essa ocasio ou esse costume, que conselhos ou que meios o Confessor deu para o levar a abandonar o pecado ou a pr em prtica os avisos, se abandonou completamente essa ocasio ou esse costume, ou se ainda recaiu nos mesmos pecados, quantas vezes, e o que que ocasionou esses pecados, se algumas vezes se absteve, ou se no se esforou ; se o Confessor diferiu a Absolvio porque no se fez alguma restituio ou alguma reconciliao imposta; deve-se dizer se foram feitas e de que maneira. Deve-se tambm, antes de acusar os pecados, expor clara e simplesmente todos os outros motivos que o Confessor possa ter tido nas Confisses anteriores, para diferir ou recusar a Absolvio.

8. Das quatro ltimas coisas que se devem fazer na Confisso


P - Qual a stima coisa que se deve fazer no momento da Confisso para se confessar bem? R - perguntar ao Confessor quais so os meios que cr necessrios ou teis para no recair nos pecados que acaba de confessar. P - conveniente dizer ao Confessor os meios que sabe que so prprios para evitar os pecados e as ocasies prximas nas quais a pessoa se encontra de os cometer, quando o Confessor no conhece esses meios, ou no lhes presta ateno? R - Neste caso importante propor esses meios ao Confessor para que ele possa ajudar ao penitente a evitar seus pecados. Por exemplo, um rapaz, est gostando de uma garota e acha que s poder evit-la no a freqentando de todo. Ento deve dizer ao Confessor: "Padre, estou gostando muito de uma garota", e depois de lhe ter contado todas as circunstncias dos pecados que comete para com ela, deve acrescentar: "Um meio prprio para evitar essa garota seria obrigar-me a nunca ir casa dela, nem encontr-la em qualquer outro lugar, nem sequer na santa Missa na igreja a que essa garota vai ordinariamente. Peo-lhe, Padre, que me imponha uma penitncia". Um outro est acostumado a blasfemar e a se exaltar no jogo, mas gosta

62

P-

R-

PRP-

R-

PR-

PRP-

R-

P-

R-

desse jogo e em geral perde; e o pesar que sente de perder lhe oferece ocasio dessas blasfmias e exaltaes; mas parece-lhe que no poder impedir de recada nelas, a no ser que o Confessor lhe imponha como penitncia no jogar mais, deve ento declarar ao Confessor suas blasfmias e irritaes, e que o jogo e a perda nele a causa delas e acrescentar depois: "Padre, creio que dificilmente me poderei abster de recair nessas blasfmias e irritaes, a no ser que me imponha como penitncia no mais jogar, at a prxima Confisso". Assim que se deve expor ao Confessor os meios que se sabe ou acredita serem prprios para no recair em seus pecados. Quando um Confessor imps a algum uma penitncia que ajude a no recair em algum dos pecados que confessou, ser que convm diz-lo ao Confessor na Confisso seguinte? Sim, muito conveniente que o diga em primeiro lugar na Confisso seguinte e que declare ao mesmo tempo ao Confessor se cumpriu essa penitncia e como esta lhe fez bem. Que que se deve fazer quando o Confessor d alguns conselhos e prope alguns meios para no recair nos pecados que a pessoa acaba de confessar? preciso escut-los com ateno e depois p-los em prtica com exatido e gratido. Poderia algum se dispensar de aceitar os meios propostos pelo Confessor para no recair nos pecados, quando so apenas teis e no absolutamente necessrios? Seria falta de respeito ao Sacramento e ao Confessor no aceitar todos os meios que o Confessor julga convenientes para impedir a recada nos pecados que se acaba de confessar; seria tambm pr-se em perigo de cometer, sem demora, os mesmos pecados ou outros mais graves. Se algum julga no poder praticar os meios que o Confessor quer dar para no recair nos pecados, que que deve fazer? bom que o diga ao Confessor e lhe exponha as razes pelas quais julga no poder utilizar os meios que lhe so propostos; contudo, depois deve seguir a opinio e os conselhos dele sobre o assunto e fazer tudo o que ele mandar; pois no Sacramento da Penitncia o Confessor foi feito juiz de Deus e preciso submeter-se a sua sentena. Os que no querem pr em prtica os meios que o Confessor prope para evitar o pecado, estariam bem dispostos para receber a graa da Absolvio? Esto muito mal dispostos e o Confessor far muito bem no dar-lhes a Absolvio. Se os meios propostos pelo Confessor para evitar os pecados que a pessoa acaba de confessar so tais que ela no possa evitar absoluta ou provavelmente a recada no pecado sem usar esses meios, que deve fazer o Confessor, quando o penitente no quer aceit-los nem pr em prtica? O Confessor no pode deixar de lhe recusar a Absolvio, porque no querer utilizar os meios necessrios para no voltar a cometer seus pecados sinal de que no os quer evitar. Quando algum se confessa, est obrigado a usar os meios necessrios e mais prprios para no recair nos pecados que acaba de confessar e para evitar as ocasies? Sim; e os que no tm esta disposio se expem ao perigo de fazer uma confisso sacrlega, pois manifestam que no tm verdadeira contrio de seus pecados, nem

63

PRPR-

PRPR-

PRPRPR-

P-

firme propsito e vontade determinada de no recair neles. Por isso, algum tempo antes de ir se confessar, deve-se pensar seriamente nos meios que se podem tomar para evitar seus pecados e fazer tudo para os pr em prtica para sentir em si mesmo se est verdadeiramente decidido a no mais recair em seus pecados. H quantos meios que se podem usar para no recair nos pecados que foram confessados? H duas espcies: meios gerais e meios particulares. Quais so os meios particulares que se podem usar para no recair em seus pecados So os remdios que so propostos e que devem ser aplicados a cada pecado em particular. Um meio, por exemplo, para no estar conversando com algum durante a santa Missa, retirar-se a um outro lugar da igreja, permanecer ali de joelhos e segurar um livro de oraes durante a santa Missa. Quais so os meios gerais que podem ajudar a no recair nos pecados, depois da Confisso? So aqueles que servem de remdio para todos os pecados em geral. Quais so os meios gerais mais importantes e mais ordinrios para evitar o pecado? So oito: O 1 pedir a Deus todos os dias a graa de antes morrer do que o ofender, e no passar nenhum dia sem fazer vrios atos de contrio. O 2 fazer muitas vezes atos de horror ao pecado, no s ao mortal, mas mesmo ao venial. O 3 recorrer muitas vezes orao e faz-lo especialmente logo depois de se encontrar em alguma tentao, ou em perigo imprevisto de ofender a Deus. O 4 afastar-se mais das companhias e evitar absolutamente as ms companhias que se freqentou ou que se poderia ter ocasio de freqentar. O 5 no se importar das zombarias que o mundo pudesse manifestar pelo fato de ter mudado de comportamento e de modo de vida. O 6 ter um Confessor ordinrio, pedi-lo com insistncia a Deus, e escolher um que seja correto de vida, siga exatamente as regras da moral crist na Confisso e que conduza a uma piedade verdadeira e interior. O 7 confessar-se e comungar muitas vezes e ao menos uma vez todos os meses. O 8 ter uma devoo muito particular para com a Santssima Virgem, So Jos e a seu Anjo da Guarda, e fazer todos os dias alguma orao em sua honra nessa inteno. Qual a oitava coisa que se deve fazer no momento da Confisso para se confessar bem? E terminar o Confiteor com muito sentimento de contrio e dor de seus pecados. Qual a nona coisa que se deve fazer no momento da Confisso para se confessar bem? escutar as penitncias que o Confessor impe e aceit-las com a promessa de as cumprir. Se, ao se confessar, algum acha ser impossvel cumprir a penitncia que o Confessor quer impor-lhe, que que deve fazer? Ele ento deve d-lo a conhecer ao Confessor e lhe dizer o motivo pelo qual est persuadido de que no poder cumprir essa penitncia. Contudo, se depois disso, o Confessor persiste em querer imp-la, deve aceit-la com submisso e a executar com fidelidade. Se, ao se confessar, algum no quer aceitar a penitncia que o Confessor quer lhe impor com alguma certeza de que a poder cumprir, que que deve fazer o Confessor?

64

R - Ele pode recusar-lhe a Absolvio e far bem ao no a conceder, porque quem se confessa e no quer aceitar uma penitncia que pode cumprir provavelmente no tem verdadeira contrio de seus pecados. P - Qual a dcima coisa que se deve fazer no momento da Confisso para se confessar bem? R - inclinar-se para receber a Absolvio e ao mesmo tempo fazer um ato de Contrio, e depois retirar-se modestamente.

9. Das quatro coisas que se deve fazer depois de se ter confessado


P - Que que se deve fazer depois da Confisso para se dispor a conservar a graa recebida no Sacramento da Penitncia? R - Deve-se fazer quatro coisas. P - Qual a primeira coisa que se deve fazer depois da Confisso? R - agradecer a Deus a graa recebida no Sacramento da Penitncia, pois seria ser muito ingrato no agradecer a Deus um favor to grande. P - Qual a segunda coisa que se deve fazer depois da Confisso? R - renovar a promessa feita a Deus de nunca mais recair em seus pecados. P - Qual a terceira coisa que se deve fazer depois da Confisso? R - tomar os meios para conservar a graa recebida no Sacramento da Penitncia. P - Quais so os meios de conservar a graa recebida no Sacramento da Penitncia? R - So os mesmos que se devem usar para evitar o pecado; porque somente se conserva a graa recebida no Sacramento da Penitncia na medida em que a pessoa se abstm de recair no pecado. P - Qual a quarta coisa que se deve fazer depois da Confisso? R - cumprir prontamente e com devoo a penitncia imposta pelo Confessor. P - Por que que se deve fazer a penitncia imposta pelo Confessor? R - porque ao no a cumprir se comete um pecado e se ao receb-la no se tem a vontade de a cumprir no se recebe o perdo de seus pecados. P - Por que que se deve cumprir prontamente a penitncia imposta pelo Confessor? R - por medo de esquecer ou de negligenciar o cumprimento dela quando se demora. Por isso, se consiste apenas em oraes que se podem fazer imediatamente, bom faz-las antes de sair da igreja. P - Por que que se deve cumprir com devoo a penitncia imposta pelo Confessor? R - porque ela somente ser til e atrair graas na medida em que for cumprida com piedade. P - Ser que o cumprimento da penitncia imposta pelo Confessor bastante para satisfazer a Deus pelos pecados cometidos? R - muito til e muitas vezes necessrio fazer outras penitncias alm das impostas pelo Confessor, porque ordinariamente as penitncias que os Confessores impem no so suficientes para quem ofendeu muito a Deus, para satisfazer a Deus pelos pecados cometidos. P - Quando algum se confessa de ter tomado ou roubado alguma coisa ou retm injustamente o que pertence a outra pessoa, ou quem causou algum dano ao prximo, est essa pessoa obrigada a restituir o que tomou e reparar o dano feito, se o Confessor lhe impe isto como penitncia?

65

R - Sim, porque no se pode ser salvo quando no se restituiu, quando possvel, o que se tomou ou quando no se tem vontade de o fazer se possvel, ou quando no se reparou o dano ou a injustia feita ao prximo. P - Os que no satisfizeram inteiramente por seus pecados na hora da morte que lhes acontece depois da morte? R - Eles vo completar sua satisfao no Purgatrio. P - Ser que melhor satisfazer pelos pecados nesta vida ou no Purgatrio? R - Sem dvida mais vantajoso, porque Deus prefere que faamos penitncia nesta vida, e porque todos os sofrimentos desta vida so muito pequenos em comparao com o que se sofre no Purgatrio. P - De quantas maneiras pode-se satisfazer a Deus pelos pecados neste mundo? R - Pode-se faz-lo de quatro maneiras. 1 Cumprindo a penitncia imposta pelo Confessor. 2 Fazendo penitncias voluntrias por oraes, esmolas,ou jejuns ou outras mortificaes. 3 Recebendo com submisso os sofrimentos, doenas e outras dores que Deus nos envia. 4 Sofrendo com pacincia todas as dores que nos acontecem da parte de nosso prximo, como as calnias, desprezo e injrias, etc. P - Que vantagens tm os que satisfazem nesta vida por seus pecados? R - Eles recebem quatro vantagens enormes: 1 Alcanam a paz da conscincia. 2 Participam dos mritos de Jesus Cristo. 3 Adquirem novos mritos e novas graas. 4 Eles se tornam capazes de entrar no Cu sem passar pelo Purgatrio.

10. Maneira de se confessar bem


Enquanto se aguarda para se confessar no se deve chegar perto demais do confessionrio para no ouvir alguma coisa da Confisso de quem est se confessando. Se acontecer que no se possa evitar de ouvir alguma coisa, preciso ir mais para trs ou se impossvel, pedir ao Confessor que mande falar mais baixo. No permitido dizer a algum o que se ouviu da Confisso de outra pessoa, e h obrigao de guardar segredo sob pena de pecado. Durante todo tempo em que se aguarda para se confessar, preciso estar modesto e em atitude respeitosa, examinar a prpria conscincia e fazer toda a preparao possvel para fazer uma boa Confisso. Assim que se entrou no confessionrio, deve-se permanecer em grande modstia e recolhimento. Deve-se repassar mentalmente todos os pecados prprios para se lembrar mais facilmente, fazer atos de contrio do mais profundo de seu corao, e tomar os meios para no mais recair nos pecados, a fim de estar melhor disposto a receber a graa no Sacramento da Penitncia. Ao fazer a acusao preciso primeiro fazer o sinal da santa Cruz e dizer: "Padre, dai-me vossa bno porque pequei", em seguida dizer Confiteor at mea culpa. A seguir declarar simples, distinta e exatamente e em poucas palavras todos os seus pecados.Durante todo o tempo em que algum se confessa deve-se ter cuidado de no encarar fixamente o Confessor, no declarar seus pecados como quem conta uma histria, mas diz-los com humildade e com sinais de contrao de os ter cometido. Terminada a acusao, deve-se dizer o resto do Confiteor desde mea culpa at o final do Confiteor, em seguida escutar atentamente os conselhos do Confessor e principalmente a penitncia que vai impor, para se preparar a cumpri-la fiel e inteiramente, por se tem obrigao disto sob pena de pecado.

66

Enquanto o Confessor d a Absolvio, preciso inclinar-se e humilhar-se profundamente diante de Deus, fazer atos de Contrio e manifestar a Deus a dor e o arrependimento de o ter ofendido. Depois deve-se retirar modestamente e cumprir sua penitncia antes de sair da igreja, por temor de no o fazer se demorasse em cumpri-la.

ORAO
Para pedir a Deus um bom Confessor meu Deus, vs sabeis que qualidades deve ter um Confessor para ser bom; elas so a cincia e o zelo, a prudncia e a firmeza. Sabeis que perigoso dirigir-se na Confisso, a algum que no tenha essas qualidades. Vs conheceis tambm perfeitamente todos aqueles que encarregastes deste ministrio e qual a sua capacidade para desempenhar bem este emprego. Escolhei para mim, eu vos peo, um Confessor capaz de me conduzir salvao, que tenha zelo para me ensinar os meios de a garantir; que tenha sabedoria e firmeza para que eu os utilize; que seja para mim um bom Pai, que se interesse por tudo o que se refere a minha salvao e meu progresso na virtude, e que me considere como problema pessoal seu e seu prprio bem; que exera comigo o papel de um mdico caridoso que emprega toda sua aplicao em curar as chagas e doenas de minha alma e a me conservar em vossa santa graa; que seja para mim um guia seguro para me manter no caminho reto que me leva ao Cu. Iluminai-o com vossas luzes para que ele sempre me d conselhos bons para minha vida, e ponde em mim a docilidade para me submeter a eles, coragem para os colocar em prtica. Fazei que ele no tolere em mim as recadas no pecado; que ele me retire de todas as ocasies que eu possa ter de vos ofender; que ele me faa discernir as tentaes que me pudessem atacar e que ele me impea de sucumbir nelas. Fazei que eu lhe seja submisso quando julgar bom diferir-me a Absolvio, e que eu nunca o obrigue a recus-la por minhas ms disposies; que eu aceito de bom grado todas as penitncias que me impuser e que eu as cumpra com submisso e fidelidade, a pesar do que isto me custar. S vs, meu Deus, podeis conceder-me esta graa. Eu vo-la suplico com insistncia e a espero de vossa bondade. Assim seja.

67

INSTRUES E ORAES
PARA A CONFISSO E PARA A COMUNHO

68

ADVERTNCIA
Julgou-se conveniente acrescentar as oraes seguintes s Instrues precedentes porque tm ntima ligao com elas e seria pouco til recitar essas oraes, principalmente as que se referem Confisso, se a pessoa no fosse instruda acerca do que preciso saber e fazer para torn-la boa. Organizaram-se as Oraes para a Confisso de tal maneira que elas so tambm Instruoes das coisas mais necessrias a saber e a praticar com referncia ao Sacramento da Penitncia, a fim de que os que so instrudos nas verdades importantes contidas nestas Oraes, possam, ao recit-las, renovar a lembrana deste Sacramento e os que no conhecem essas verdades, no tivessem outra coisa a fazer do que recitar freqentemente estas oraes para as aprender facilmente.

69

ORAES PARA ANTES DA CONFISSO


VOLTA DE UM PECADOR A DEUS ATRAVS DA CONSIDERAO DO PECADO, DE SUA NATUREZA E DE SEUS EFEITOS

meu Deus, ser que fica bem eu aparecer diante de vs, carregado de pecados, depois do que vos fiz ao pecar? Preferi meu corpo a minha alma; at sacrifiquei minha alma e a deixei entregue ao demnio para contentar meu corpo, embora ele esteja destinado por vs para ser a vtima do sacrifcio que eu deveria vos oferecer todos os dias, por uma mortificao contnua dos prazeres dos sentidos; por meus pecados, me tornei semelhante aos animais; por assim dizer, me reduzi at ao nada diante de vossos olhos. Mas o que me torna ainda mais infeliz que voluntariamente me privei de vossa graa, me separei e me desliguei de vs e, por um atentado inominvel, pelo pecado criei em meu corao uma averso contra vs e disse a mim mesmo que no queria mais que fsseis meu Deus. Que deplorvel estado de uma alma que criastes s para vos amar! Quero, pois, meu Deus, libertar-me da escravido do pecado com o auxlio de vossa santa graa. Eu v-la peo com insistncia e do fundo do meu corao. Reflexo em forma de oraes sobre a enormidade do pecado Entregar sua alma ao demnio, que blasfmia para um cristo, filho de Deus, que tem direito herana do cu! Porm ainda maior e mais horrvel do que express-la de boca, a blasfmia de a cometer de fato. Ora, meu Deus, compreendo que devo manter uma terrvel distncia diante destas palavras, e me entreguei realmente ao demnio por meus pecados, todas as vezes que vos ofendi. Submeti-me ao poder dele e lhe prestei a homenagem que vos devida a vs e somente a vs. Eu vos peo, concedei-me a graa de reparar uma falta tamanha, de cantar no futuro o cntico dos Anjos, e ao evitar completamente o pecado, dizer com eles: Toda honra e toda a glria devida somente a Deus que reina nos cus, que me concede, se lhe agradar, a paz do corao que somente concedida aos que tm extremo horror ao pecado. Esta a disposio, meu Deus, a que eu aspiro e espero de vossa bondade. Orao para atrair sobre si a misericrdia de Deus e pedir a libertao dos prprios pecados meu Deus, deixar-me-eis perecer oprimido como estou pelo peso de meus pecados? Que todos os vossos santos Anjos se afastem de mim como de vosso inimigo e aquele (Anjo) que encarregastes de me conduzir no saiba se deve ter compaixo para comigo ? Vossos santos que s aspiravam a ver-me unido com eles e que vos apresentavam suas oraes por mim, s me olhem com horror? Os prprios demnios que me seduziram me reprovam continuamente minha ingratido para convosco e me lanam na confuso apresentando-me somente vossa indignao. Tende pena de mim, meu Deus,

70

em vossa imensa misericrdia, e j que Jesus Cristo, vosso Filo, se interessa por mim, e que a Santa Virgem, sua me, vos pede em meu favor, no considereis a gravidade de meus pecados, mas em considerao da morte que Jesus Cristo vosso Filho sofreu por mim, e de vossa bondade sem limites, aceitai-me ainda uma vez no nmero de vossos filhos; fazei que minhas oraes, unidas s deles vos sejam agradveis e que eu possa dizer incessantemente com vossos eleitos: Bendito seja o Deus de minha alma, bendito seja aquele que me tirou da misria do pecado e da escravido do demnio. Orao para manifestar a Deus o horror que se tem ao pecado Como eu seria feliz, meu Deus, se pudesse libertar-me completamente do pecado que o inimigo mais terrvel e temvel do homem, pois o nico que me faz inimigo de Deus. Pecado cruel! que causaste a morte de meu Divino Mestre, que reduziste todos os homens escravido do demnio e lhes tiraste o direito que tinham herana de Deus. Pecado vergonhoso! que torna o homem semelhante aos animais, que desfigura em ns a imagem de Deus e que d a morte a nossa alma pela destruio da graa que est nela. Nunca mais trguas ao pecado, nunca mais adiamento, preciso evit-lo. Nenhuma tardana, nem sequer at amanh. O Esprito de Deus que quer me possuir e que quer prontamente vir a mim no tolera nenhuma tardana. No permitais, meu Deus, que eu seja por mais tempo privado de vosso divino Esprito; dai-me de novo a alegria que sentem todos os que gozam de vossa santa graa e que Jesus Cristo produz nas almas dos justos. No me abandoneis mais a mim mesmo, e no tolereis que no futuro eu fique um s momento sem o vosso santo amor. Orao para pedir a Deus a graa de uma verdadeira Penitncia Meu Deus, que sois o nico que pode verdadeiramente tocar e converter um corao, derramai no meu esse esprito de penitncia que vos agrada nas almas justas, mas que no seja somente para me assustar como ao Fara a quem endurecestes no pecado. No me toqueis como um Judas para me deixar cair no desespero; no amoleais meu corao como amoleceste o de Antoco, para me deixar morrer como ele no meu pecado. Inspirai-me, meu Deus, horror a essas espcies de penitncias que so apenas exteriores e que no impedem de ir para o inferno. Concedei-me a graa de imitar a Davi na penitncia, de chorar meus pecados com So Pedro na amargura do meu corao. E ao voltar a vs como o filho prdigo a seu pai, permiti que eu vos diga e repita muitas vezes com a humildade de verdadeiro penitente e com a simplicidade de filho: Meu Deus, pequei contra o Cu e contra vs; no sou digno de ser contado entre vossos filhos, mas ficarei feliz contanto me trateis como um de vossos empregados e mercenrios e me queirais conceder o que vossa bondade no vos permite recusar-lhes quando vo-lo pedem. Orao para pedir a Deus o conhecimento e a contrio dos prprios pecados Vs sabeis, meu Deus que a caracterstica prpria do pecado cegar o esprito das pessoas e endurecer-lhes o corao. O resultado que, ao estar prestes a evitar meus pecados e a me confessar diante de vs a vosso Ministro, eu seja invadido por sentimentos do Rei Profeta, o qual depois de ter sido um grande pecador como eu, foi o prncipe mais penitente. Assim vos peo com ele que renoveis em mim vosso Esprito Santo a fim de que, esclarecido pelas luzes dele, e meditando sobre os meus anos passado, eu

71

possa conhecer e discernir todos os meus pecados, sem que escape um s deles a meu conhecimento. Peo-vos tambm como ele, que crieis em mim um corao puro, que compenetrado da enormidade de seus pecados, vos manifeste por seus gemidos contnuos, por sua aflio sensvel e por sua profunda humilhao, que todo seu desejo mudar inteiramente de vida e voltar para vs. Espero, meu Deus, que me concedereis esta graa porque pronto estou, a suportar qualquer sofrimento que vos aprouver imporme para vos prestar satisfao. Orao para antes do exame de conscincia Estaria eu com vontade de me expor ao perigo de fazer uma Confisso sacrlega por falta de me examinar bem a conscincia? Estaria eu pensando que, para me confessar bem basta que d um olhar superficial sobre meus pecados? No, meu Deus; seria me enganar se eu tivesse semelhante atitude. Sei que, para se examinar bem, preciso repassar em seu esprito um pensamento momentneo, uma palavra no s de maledicncia mas intil, e toda ao que no boa. Vs, meu Deus, sois quem me ensina que darei conta de todas essas coisas. Fazei, pois, por favor, que a minha conscincia me revele e me censure todas elas para confess-las. E assim, que todos os pensamentos maus que passaram por meu esprito me voltem memria, que todos os desejos, todas as inclinaes e todos os apegos de meu corao me fiquem to presentes como se os tivesse ainda, embora tenha renunciado completamente a eles. Tolerai que todas as palavras que vos desagradaram em mim encham minha imaginao para poder confesslas e detest-las, e que eu renove em mim a lembrana de todas as aes que pratiquei e que vs condenais, que tambm eu as condene. Eu vos peo esta graa, meu Deus, para que na Confisso que vou fazer, no esquea um s dos pecados que cometi contra vs e que, depois de ter acusado todos, vs os destruais pela eficcia de vossa graa. Isto o que espero de vossa bondade, pelos mritos de Jesus Cristo, Nosso Senhor, bem como por sua autoridade, uma vez que ele o Sumo Pontfice neste Sacramento. Orao para depois do exame de conscincia meu Deus, estou comeando a conhecer meus pecados e eles esto presentes diante de mim. Fico corado de vergonha, no para me esconder diante de vs, como Ado depois de seu pecado, nem para me esconder diante dos outros, como Caim, nem como o fariseu no templo, pois quero conservar a lembrana deles para me humilhar por eles. Mas a confuso que sinto por causa deles meu Deus, s provm porque vos ofendi muito. No fundo do meu corao ouvi a vossa voz que me censurava meus pecados e minha ingratido, depois de tantos benefcios que recebi de vs, e me cobri de confuso, no ousando aparecer diante de vs numa situao to miservel. Renovai, eu vos peo, no fundo de minha alma o esprito de justia para que, animado e compenetrado desse esprito, e recobrada a inocncia perdida, eu possa me apresentar de novo diante de vs, publicar em alta voz a vossa eqidade, mas muito mais a vossa misericrdia, cuja extenso infinita em meu favor. Outra orao para depois do exame de conscincia Pecar prprio do homem; no querer sair do pecado o carter do demnio. Afastar-se do pecado e de todas as ocasies que levam a ele e fazer todos os esforos para no recair neles dever de bom cristo e de verdadeiro penitente. Esta, meu

72

Deus, a disposio com que agora me apresento diante de vs. No somente eu no quereria vos ofender ainda que se tratasse de ganhar o mundo inteiro; tambm odeio tanto o pecado que estou pronto a fazer e a sofrer tudo o que for de vosso agrado, para no mais recair em um s pecado dos que acabo de me examinar, e que reconheci em mim. Mas como s estou nesta disposio pelo auxlio de vossa graa, no o posso executar sem vs. meu Deus, vs sabeis que me seria intil ter este pensamento e este desejo, se no o pusesse em prtica. J que me destes a vontade de no mais pecar, espero tambm vosso auxlio para o cumprimento desta boa resoluo. Orao para pedir a Deus uma verdadeira contrio de seus pecados Se verdade, meu Deus, que no posso fazer nenhum ato sem vosso auxlio e que at no posso querer o bem se no me o inspirais e no me dais a vontade de o fazer, como que poderei ter um verdadeira contrio de meus pecados, se me no a concedeis? Sois vs, meu Deus, que infundis em meu corao a dor de meus pecados e como somente vs conheceis a enormidade deles, tambm s vs sabeis qual a contrio que devo ter deles. Dai-me, eu vos peo, uma contrio semelhante do publicano do Evangelho que permanecia atrs da porta do templo e no ousava levantar os olhos nem se aproximar dos santos altares, e somente ficava a gemer no fundo de seu corao e a bater no peito dizendo: "Meu Deus, por favor, tende misericrdia deste pecador". Retirai-me de minha desordem e de meus pecados com tanta bondade quanta tivestes ao retirar a Zaqueu, chefe dos publicanos, e animai meu corao com os mesmos sentimentos de dor que ele tinha, para que por mais que me custe, agora eu tome uma resoluo to forte que nada me impea de a executar. Outra orao para pedir a Deus verdadeira contrio e dor dos pecados Vs, meu Deus, que sois o autor de todo bem, e produzis nos coraes o horror e a contrio dos pecados. Acaso no sois vs que destes aos ninivitas tal contrio e arrependimento de seus pecados, a ponto de, embora vos tivessem ofendido muito, e tivessem atrado sobre si vossa clera e vossa indignao, terem merecido por suas oraes, seus jejuns, suas lgrimas e seus gemidos, obter o perdo de seus pecados? Acaso no sois tambm vs que pelo charme e os atrativos de vossa graa tocastes to fortemente o corao de Maria Madalena, que, prostrada aos ps de Jesus Cristo, vosso Filho, sentiu uma dor to total e to eficaz de seus crimes, de modo que ela abandonou todas as ocasies e nunca mais recaiu nelas? Eu vos peo, meu Deus, a mesma graa e a espero de vossa bondade. Orao para pedir a Deus uma contrio dos pecados, contrio que tenha todas as condies Lanai sobre mim, meu Deus, vosso olhar de misericrdia que lanastes sobre So Pedro depois de seu pecado e dai-me uma contrio e um arrependimento de meus pecados to grande como os que destes a ele. Eles no me sero suficientes, se vs no me os derdes, pois s posso odiar o pecado com vosso auxlio. Fazei que o pesar de meus pecados penetre to profundamente em meu corao, para que no saia nunca mais; pois, se fosse apenas superficial e somente nos lbios, de que me serviria, uma vez que no duraria e vs no tereis nenhuma considerao por ele? Imprimi tambm no fundo de minha alma um tal horror a ele, que nada me cause tanta pena do que o peca-

73

do, e que eu o odeie mais do que a perda de todos os bens, e mais do que a morte. Concedei-me a graa que eu deplore todos os meus pecados sem excetuar nenhum; porque sabeis que no posso odiar verdadeiramente um sem o outro, e que, se eu gostasse ainda de algum, no poderia receber a remisso de nenhum, mesmo que os confessasse todos, e que ficasse sofrendo por toda a minha vida para satisfazer por eles. Socorrei-me com a fora de vossa graa, para que eu no queira mais recair em meus pecados, porque, se eu no estivesse efetivamente com vontade de nunca mais comet-los, a contrio que penso ter deles seria apenas imaginria. meu Deus, somente vosso santo amor que me possa dar esta disposio. Fazei, pois, que seja por amor a vs que eu odeie o pecado. Mas para que minha resoluo no seja temerria, fazei que eu a tome somente na confiana em vossa bondade e nos mritos de Nosso Senhor Jesus Cristo, que quis me conceder esta vantagem por seus sofrimentos e por sua morte. Orao para pedir a Deus e enfraquecimento da concupiscncia Vs sabeis, meu Deus, que o pecado original deixou em ns tal inclinao ao pecado, que parece que no h nada a que sejamos mais levados do que a vos ofender, e somente vossa graa que pode enfraquecer em ns esta infeliz concupiscncia. Concedei-me, pois, meu Deus, esta graa e fazei que ela seja to eficaz que eu j no sinta mais em mim esses movimentos que levam insensivelmente ao crime, se no se pronto e fiel em resistir a eles, ou pelo menos, no permitais que eu seja to miservel para consentir nos mesmos. Orao para pedir a Deus a libertao das tentaes e dos vcios a que estamos sujeitos Meu Deus, que sois o nico que pode nos impedir de cair no pecado, dai-me a fora de repelir as tentaes que se apresentam a meu esprito e quereriam seduzir meu corao, para me levar a vos ofender. Fazei que nem a impureza, nem o excesso na bebida e na comida, nem a covardia e a negligncia em vosso servio tenham algum poder sobre mim; que eu me deixe jamais ir no s clera, mas at impacincia, murmurao ou a qualquer coisa que seja capaz de alterar, mesmo s um pouco, a caridade que deve ter para com o prximo. Fazei que eu tenha horror mentira e maledicncia, e que nada do que pertence ao prximo seja capaz de me tentar. E se eu tiver algum desejo ou alguma inclinao, que seja de vos amar e vos obedecer, uma vez que estas duas coisas so toda a felicidade de um cristo nesta vida. Orao para pedir a Deus o horror dos bens, das honras e dos prazeres da Terra Deus de bondade, que deveis ser todo o prazer do homem, poderei eu gostar ainda dos prazeres da Terra, j que me criastes s para vs? Onde que esto os prazeres passados que gozei to desgraadamente? Que que me resta agora, a no ser a triste lembrana de ter ofendido um Deus que sempre teve apenas bondade para comigo? Que me resta seno um triste pesar de ter manchado minha conscincia cuja pureza o encanto de Deus? Que me resta a no ser uma vergonhosa humilhao de ter entregado minha alma escravido do demnio, embora antes tenha sido imagem de Deus e seu lugar de delcias? Bens da Terra, vs estais apenas na imaginao dos homens! Prazeres do Mundo, nada tendes de slido! Honras cujo esplendor deslumbra os olhos dos grandes e dos pequenos, sois nada mais que vazio! Contudo estivestes dentro de mim

74

como fontes funestas do pecado. Odeio-vos mais do que a peste, mais do que a morte e mais do que tudo o que h de mais infeliz e mais terrvel no Mundo. Fazei, eu vos suplico, meu Deus, que eu tenha s horror a todos os bens, honras, e prazeres na Terra, para que no me apegue a outra coisa fora de vs e que eu coloque toda minha esperana em vs. Orao para pedir a Deus a graa de no procurar honras, bens e prazeres da Terra Por demais experimentei, meu Deus, e ainda o sinto bastante todos os dias, que meu corao no pode estar satisfeito com tudo o que faz a felicidade dos homens neste mundo. Com efeito, ainda que eu possua todos os bens da terra, ainda que eu gozasse todas as honras, ainda que eu fosse louvado e estimado pelos homens, ainda que eu gozasse todos os prazeres que se podem gozar no mundo e contentasse meus olhos com a viso de tudo o que h de mais agradvel, ainda que eu bebesse os vinhos mais deliciosos e me saciasse com os pratos mais apetitosos, que vantagem tiraria eu disso, e o que me restaria disso na hora da morte, a no ser um grande nmero de pecados que eu tenha cometido pelo uso de todos esses bens? Fazei, pois, meu Deus, que no futuro eu no procure todas essas coisas, e dai-me a ocasio de dizer com o Profeta, com corao amargurado por meus pecados, e abrasado por vosso santo amor: "Que que posso procurar no cu, e o que que h na terra que eu possa desejar, seno a vs, meu Deus, que sois o Deus de meu corao, e quereis ser minha herana durante toda a eternidade! Orao para pedir a Deus a graa de se afastar das ocasies de pecado Estar voluntria e propositalmente na ocasio de pecado estar em pecado. No este um estado digno de compaixo, j que nesse estado a pessoa objeto de dio de Deus? No se est, com efeito, em contnuo perigo de cair no pecado? Vs dizeis, meu Deus, que aquele que ama o perigo, nele perecer. Portanto, querer permanecer na ocasio de pecado gostar do pecado, que inimigo de Deus; gostar do pecado que nos causa tanto prejuzo; que nos priva da graa e nos faz merecer o inferno; viver no pecado que d morte a nossa alma. Pode-se encontrar um estado mais infeliz e mais miservel? Dai-me, meu Deus, um afastamento terrvel de tudo o que pode me levar ao pecado e me colocar em perigo de cair nele. Iluminai-me com vossa luz para conhecer e discernir as ocasies e os incentivos que eu possa ter ao pecado e dai-me bastante coragem e generosidade para o evitar no futuro, j que somente o afastamento das ocasies que nos deixa alguma segurana de nossa salvao. Quero me salvar, tambm vs quereis que eu me salve. dai-me, pois, meu Deus, a graa e a vigilncia sobre mim mesmo, necessria para no me meter em nenhuma ocasio de vos ofender. Nisto espero de vs, meu Deus, aquilo que vs vos dignais de me impor. Orao para pedir a Deus a graa de ficar livre do hbito de pecado, quer mortal, quer venial meu Deus, como miservel quem permanece no hbito de pecado! A pessoa quer abandon-lo e ele fica: algumas vezes ela quer se levantar e depois de um momento, recai . Ela sente em si, de tempos em tempos, os remorsos de conscincia, e acontece muitssimas vezes que ela os abafa. Ela diz: "Eu quero", mas no quer, porque no quer efetivamente, quando no o faz de fato. Como triste este estado, como dura a servi-

75

do desta escravatura! Mas muito mais terrvel ainda estar de tal modo enterrado no crime a ponto de cair e recair at to baixo! isto, meu Deus, que acontece aos que no so amparados por vossa graa! Cair duas vezes num pecado, no isto demais para um cristo que traz impresso em sua alma e em sua fronte o carter da divindade? Um s pecado fez cair imediatamente os anjos no inferno, expulsar Ado do Paraso terrestre, e excluir dele toda a sua posteridade, e a todos fechar a entrada ao cu, que s lhes foi reaberta pela morte de um Deus. E eu cometi vinte e trinta pecados sem sentir coisa nenhuma. Se eu tivesse morrido ento, que teria sido de mim? O objeto de vossa clera, meu Deus! Um vaso de perdio, o oprbrio dos demnios, a chacota dos condenados. Livrai-me, eu vos suplico de meus maus hbitos, fazei que nunca me acostume a algum, para que eu esteja no nmero de vossos servos amados, que so os nicos que tero parte em vosso Reino. Amm! Orao para pedir perdo a Deus pela facilidade que se teve de cometer o pecado e pela negligncia que se teve de se corrigir dele Vs sabeis, meu Deus com que facilidade cometi o pecado, com que precipitao segui a inclinao que tive para tanto. Eu me deixei levar a ele com tanta covardia como uma pedrinha se deixa arrastar pela torrente impetuosa. Que infeliz facilidade de minha alma para gozar dos prazeres dos sentidos, para entregar-se a suas paixes! Ela, sem dvida, proveio somente de uma grande negligncia que tive para me corrigir de meus defeitos; ela me levou insensivelmente de pecado em pecado, de desordem em desordem e no fim me enterrou na iniqidade. Perdoai-me, meu Deus, essa vergonhosa covardia e insensibilidade que, por assim dizer, me familiarizaram com o crime. Transformai em mim, eu vos peo, esta miservel disposio; retende meu capricho e impedi que ele se manifeste. Suspendei a violncia de minhas paixes; afastai-me das ocasies que eu poderia encontrar para sucumbir nelas; no me abandoneis mais a mim mesmo; mas em vez dessa inclinao infeliz que tive de pecar, colocai em meu corao um terno amor ao verdadeiro bem e um grande desejo para a prtica da virtude, que a nica coisa que devo amar na terra; porque s ela capaz de me pr em estado de vos amar durante esta vida e de vos possuir eternamente no cu. Orao para pedir a Deus o conhecimento e os meios necessrios e teis para evitar todos os pecados S vs, meu Deus, conheceis todos os meios que me so necessrios e teis para evitar inteiramente o pecado, e os conheceis perfeitamente. Eu vos peo, portanto, que os deis a conhecer a meu Confessor e tambm a mim, pois todo o meu desejo afastar o pecado de meu corao e no mais o cometer, nada me vai impedir, com o auxlio de vossa graa de coloc-lo em prtica, contanto que eu saiba o que devo fazer para isso e o que desejais de mim. Com certeza um dos meios mais teis confessar-se muitas vezes e importante ter um Confessor bom; tambm que no se deve freqentar ms companhias. Concedei-me a graa, meu Deus, de ser fiel em praticar todas essas coisas. Mas como estes so meios gerais que se referem a todos os pecados, dai-me tambm os que respeitam os particulares para me libertar dos que me examinei e estou pronto para confessar, para que, lembrando-me deles no futuro, me seja fcil de no mais recair em minhas faltas. Cada pecado uma doena que tem seus remdios. Tende a bondade de aplicar os mais apropriados aos pecados que tenho agora, e que eu vos

76

apresento para me curardes. Inspirai-me os meios que desejais que eu empregue pelo conselho de meu Confessor, para estar completamente livre deste fardo pesado que estou a carregar. Ato de confuso ao considerar a bondade de Deus e a enormidade dos pecados meu Deus, quer me parecer que quereis me salvar, j que pelos atrativos de vossa graa e pelo remorso de minha conscincia me impelis continuamente a me entregar inteiramente a vs, depois de vos ter abandonado covardemente ao vos ofender. No parece por acaso que tendes muito cuidado de mim, embora vos basteis a vs mesmo e toda a vossa felicidade esteja em vos amar? Vs sois infinitamente bom, pois nada vos falta do que um verdadeiro bem e reunis em vs todas as perfeies imaginveis. E contudo, eu tive a ousadia de vos ultrajar e vos ofender. Quanto mais reflito dentro de mim, tanto mais fico envergonhado por me ver manchado de crimes e to horroroso diante de vossos olhos. Ser que por muito tempo ainda ficarei oprimido sob o peso de tantos pecados? Oh! Quanto sei agora que quem comete o pecado se torna escravo do pecado! Eu vos peo humildemente perdo, meu Deus, de me haver reduzido a tamanha misria. Sinto horror de mim mesmo neste infeliz estado e no posso mais ver-me em pecado. Quero, pois, sair desta escravido abandonando inteiramente todos os que cometi, e nunca mais recaindo neles. Eu vos peo, meu Deus, vossa santa graa para ser fiel a esta boa resoluo, pois sem vs no a poderei executar. Ato de Contrio produzido pela considerao de vrios motivos capazes de a excitar em ns Como lamento, meu Deus, de vos ter ofendido tanto, a vs que sois um Deus de bondade, que nunca ficastes irado contra mim e que s me fizestes bem! Eu vos devo tudo o que sou, pois sois o Deus de todas as Criaturas. Eu me servi, pois, de vossos bens, do que vos pertence, de tudo o que me destes para vos ofender. E vs me destes, meu Deus, tudo o que tenho e tudo o que sou, somente para o empregar em vosso servio. Mesmo que eu tivesse cometido um s pecado, eu me teria tornado inimigo vosso, teria perdido vossa santa graa e merecido o inferno. Que ser de mim, uma vez que cometi to grande nmero? Seja qual for a boa obra que eu faa e que eu tenha feito, desde que existo, ser absolutamente intil para minha salvao, se eu permanecer voluntariamente em pecado. Mesmo que eu distribusse todos os meus bens aos pobres, mesmo que eu expusesse meu corpo no fogo, se eu no recuperar a caridade e o amor de Deus de que me privei com o pecado, tudo isso de nada me serviria para minha salvao. meu Deus, ser que deverei permanecer neste estado miservel? No posso mais continuar a sofrer nele e vos peo insistentemente vossa santa graa para me tirar completamente dele.

ATO DE CONTRIO
bastante para mim que o pecado vos desagrade, meu Deus, para no mais comet-lo; porque deveis ser e sois efetivamente o nico objeto de meu amor e nada quero fazer no futuro a no ser vos agradar. Eu vos peo muito humildemente perdo de todos os pecados em que, no passado, cai infelizmente, e em especial desde que pela

77

ltima vez me confessei. Vs sois bom e sois a prpria bondade; por isso tenho toda a confiana possvel de que me os perdoareis. Vs sois amvel, meu Deus, e tudo o que h em vs como o que est fora de vs, e que foi produzido por vs, nos leva a vos amar. Assim, pelo amor que odeio o pecado e quero tomar os meios necessrios para o destruir em mim e expuls-lo completamente de meu corao, para que nada mais reste nele do que vos desagrada. Outro Ato de Contrio e propsito de no mais ofender a Deus Se vs, meu Deus, quereis que minha conscincia seja pura e sem mancha, no possvel que me recuseis as graas necessrias para no mais a emporcalhar com meus pecados. Eu v-las peo com todo o meu amor e do fundo do meu corao na certeza de vosso auxlio, e ao mesmo tempo tomo uma firme resoluo de nunca mais vos ofender, enquanto me proponho de a pr em prtica com tanta exatido e fidelidade, quanto horror tendes de meu pecado e quanta bondade tendes para mim. sobre vossa bondade, meu Deus, que apio toda a fora e firmeza do propsito que fao, porque s desta mesma bondade que posso esperar a coragem da capacidade para executar o que vos prometo. Orao para pedir a Deus o perdo de todos os pecados por intercesso dos Anjos e dos Santos meu Deus, no tomareis vs em considerao as oraes dos Santos que gemem diante de vs pela salvao de um pobre pecador como eu, e vos oferecem tudo o que eles sofreram para destruir o pecado, em se unindo aos mritos de Jesus Cristo, vosso Filho? No atendereis vossos santos Anjos, principalmente meu Anjo da Guarda, que se aniquila diante de vs por um sentimento de humilhao, gritando em alta voz: "Santo, Santo, Santo", a fim de vos decidir a me tornar participante de vossa Santidade, depois de ter apagado em mim o pecado? Aplacai-vos, meu Deus, por oraes to prementes. verdade e o sei que no mereo este favor; mas vossa bondade que me o quer conceder sem que eu o merea. isto que me persuade de que, como no podeis impedir-vos de fazer o bem, tambm lanareis um olhar favorvel sobre mim; no vos importareis mais de meus pecados e os apagareis todos diante de vs. A nosso Deus, que est sentado em seu trono, devida toda a glria por nos ter salvo e libertado completamente do pecado. Ato de confiana de que Deus ter a bondade de nos perdoar nossos pecados, por vrias consideraes Vossa bondade, meu Deus, to grande e vossa misericrdia to extensa que tenho certeza que no podereis vos defender das prementes solicitaes de uma e de outra para me perdoar meus pecados. Uma vos dir que criastes minha alma s para ser, na terra, um vaso de eleio e objeto de vossa complacncia e de vossas delcias, para depois gozar eternamente no cu; ela dir que me destes o Ser s para vos amar, louvar e publicar vosso louvor; dir que cabe vossa benignidade para comigo devolver-me o que demnio e minha malcia me roubaram. Uma vez vossa bondade sem igual vos apresentar todas as graas que me concedestes e o amor que sempre tivestes para comigo, para vos dar a conhecer que cabe vossa sabedoria no os tornar inteis em mim. Do outro lado, vossa misericrdia, engenhosa para procurar a salvao dos homens, vos

78

far lembrar que enviastes vosso Filho nico terra, s para morrer como homem e para assim livrar todos os homens do pecado em que vergonhosamente caram, e para merecerem todas as graas necessrias para se preservarem dele no futuro. Ela tambm no cessar de vos repetir que quereis salvar todos os homens e que essa vontade, que tambm tendes to presente tanto de vosso agrado, de modo que vossa felicidade e vossa glria no devem ser estreis em vs. Tornai-vos flexvel, meu Deus, tanto a um como outra; concedei-lhes e tambm a mim o que vos pedem. Devolvei-me o direito que eu tinha a essa glria que me concedestes com tanto cuidado e que Jesus Cristo, vosso Filho, mereceu para mim por meio de tantas dores e sofrimentos. Amm. Ato de reconhecimento de que Deus s nos perdoar nossos pecados se tivermos uma vontade determinada de no mais o ofender A pesar de o apego que tenho ao pecado se ter tornado natural para mim, parece, meu Deus, que vs tendes mais amor e mais desejo de me perdoar do que eu tenho de vos ofender. Sois to cheio de bondade e eu to repleto de malcia. Mas por mais facilidade que possais ter para esquecer meus crimes, no me os perdoareis, meu Deus, se eu no tiver uma vontade constante e determinada de nunca mais recair. Pois, com efeito, sem essa vontade, toda penitncia falsa, a contrio se torna nula e a Confisso, sacrlega. Mas como que vou ter essa vontade, se vs mesmo no me a derdes? E particularmente a respeito da penitncia s vs podeis dar-lhe cumprimento, mas tambm a vontade de a fazer. Acaso no me aconteceu vrias vezes imaginar que tenho contrio de meus pecados e de fato no a tinha? Eu me dizia e pensava que odiava o pecado e ainda o amava; pois ainda eu queria ofender a meu Deus ou, pelo menos, porque o prazer, objeto de meu pecado, ainda no se me tornara desagradvel. Imprimi, pois, meu Deus, em meu corao o horror ao pecado, ao que o objeto dele e a tudo o que leva a ele, e dai-me uma vontade firme e decidida a no mais pecar, porque sem isso s odiarei o pecado em aparncia. E para consolidar minha vontade no bem, purificai meu corao de todas as manchas contradas pelo pecado e renovai em mim o esprito de justia que recebi de vs no Batismo. Orao para pedir a Deus a graa de confessar todos os seus pecados e vencer a vergonha m Divino Jesus que no tivestes vergonha de passar por pecador e de vos considerar como tal embora no o fsseis na realidade, s porque tivestes a bondade de carregar sobre vs todos os nossos pecados para satisfazer por eles, livrai-me, eu vos peo, dessa vergonha m que por vezes impede a acusao dos pecados na Confisso e no permitais que eu me deixe levar por ela, quando confessar os meus. meu Deus, eu sei que na pessoa do sacerdote estou falando convosco ao me confessar. Ousaria eu ento no vos dizer o que j conheceis e conheceis melhor do que eu mesmo, de vez que penetrais ao fundo dos coraes e nada vos est oculto do que se passa no meu? Quereria eu me expor a fazer uma Confisso m ao ocultar um pecado? E no seria muito melhor que eu no me confesse, do que aumentar meus pecados com um sacrilgio ao me confessar, em vez de receber o perdo? Dai-me, meu Deus, uma abertura de corao para descobrir minhas chagas a vosso ministro, para que ele possa trazer remdio e curar. Dai-me bastante simplicidade para expor clara e simplesmente a meu confessor o nmero e a qualidade de meus pecados e todas as circunstncias capazes de a dar a conhecer tais quais so, sem a escamotear nem diminuir, e dai-me a graa de aproveitar bem dos con-

79

selhos que tiver a bondade de me dar. Pois s por esses dois meios juntos com a contrio de vos ter ofendido que merecerei receber a graa da Absolvio e o perdo de meus pecados. Orao para pedir a Deus a graa de, neste mundo, fazer penitncia de seus pecados meu Deus, se exerceis vossa misericrdia para com os pecadores, justo que exerais tambm sobre eles vossa justia; pois, como eles vos ofenderam, se tendes a bondade de lhes perdoar, devem, por seu lado, sofrer alguma coisa para satisfazer por seus pecados. Sem dvida que foi para este fim que expulsastes Ado do paraso terrestre, o obrigastes a fazer penitncia por toda sua vida. Tambm muitas vezes punistes os judeus em vista de suas murmuraes, de seus desvios e de sua infidelidade. At Moiss, a quem escolhestes para ser o condutor de vosso Povo, carregou neste mundo a pena de alguns pecados que havia cometido. Por menores que tenham sido os pecados de J, vosso servo fiel, vs o fizestes sofrer para alm do que se pode imaginar para os reparar. Exercei sobre mim, meu Deus, vossa justia como sobre tantos predestinados, e purificai meus pecados neste mundo. Basta-me que reserveis vossa misericrdia para a outra vida, seja qual for o rigor que mostrais na penitncia que vos aprouver impor-me, ela sempre me ser doce, contanto que me concedais o perdo de meus pecados e vossa santa graa. Isto, meu Deus, tudo o que desejo. Orao para pedir a Deus a graa de fazer uma penitncia proporcional ao nmero e enormidade de seus pecados Meu Deus, que somente perdoais os pecados daqueles que querem fazer reparao por eles, concedei-me uma parte desse esprito de penitncia com o qual estava animado Jesus Cristo durante toda sua vida e com o qual So Pedro ficou to penetrado depois de seu pecado. E como conheceis a enormidade dos meus, e por conseguinte qual a penitncia que devo fazer para obter deles uma perfeita e completa remisso, concedei-me, eu vos suplico, a graa de reparar todos os pecados de que sou culpado, por meio de uma penitncia suficiente e proporcional. Inspirai a meu Confessor que me imponha uma penitncia tal como a que destinastes para mim e que seja medicinal, isto , que seja capaz de me retirar inteiramente do pecado, e me dar meios para no mais recair nele. Dai-me tambm a docilidade necessria para receber seus conselhos e a penitncia que me impuser com humilde disposio e uma firme resoluo de dar satisfao. Confio, meu Deus, que no me recusareis nisso o vosso auxlio, e como, por minha malcia, fui um miservel pecador, serei tambm por vossa bondade, um verdadeiro penitente. Assim seja.

80

ORAES PARA DEPOIS DA CONFISSO


Ato de confiana de que se recebeu o perdo de seus pecados na Confisso feita Creio, meu Deus, e tenho esta confiana de que agora voltei ao estado de graa convosco. Que momento feliz para mim, quando recebi a Absolvio e ao mesmo tempo, o perdo de todos os meus pecados! Senhor, naquele momento precioso, vs dissestes a mim o que outrora dissestes quele pobre paraltico: "Vai em paz, teus pecados so perdoados!" Recebi ento essas palavras de verdade como um orculo, imprimi-as em meu corao como um selo sagrado que, ao cerrar a entrada ao pecado, me pudesse colocar em situao de conservar a graa que me devolvestes por uma bondade toda particular, a pesar de minha ingratido e do grande nmero de meus pecados. Portanto eu vos perteno agora, meu Jesus! J no sou mais vosso inimigo e o demnio no tem mais nenhum direito sobre mim. No permitais, eu vos suplico, que eu volte a me colocar sob o domnio dele; colocai ao alcance de meu corao vosso Anjo Tutelar para me guardar e impedir o esprito maligno de tomar posse de mim, para que s amando a vs na terra, eu tenha a esperana de gozar de vs durante toda a eternidade. Ato de horror ao pecado ou Orao para pedir a Deus a confirmao de sua santa Graa Agora, tu, pecado infeliz, j no tens mais parte em mim e, pela misericrdia de Deus, me sinto livre do teu pesado fardo que me oprimia e me tornava um completo miservel. Fazei, meu Deus, que no futuro eu sempre goze com prazer da liberdade dos Filhos de Deus, cuja felicidade e alegria consiste em vos amar, e s pensar em vs. Vs me concedestes esta vossa graa somente para me colocar na situao de possuir esse bem; mas me seria pouca coisa ter recebido vossa santa graa, se eu no a conservasse. No o posso fazer seno com vosso auxlio. Espero, meu Deus, que no me a recusareis. Ato para manifestar a Deus o pesar de ter permanecido tanto tempo em estado de pecado e para pedir a conservao de sua santa graa meu Deus, no sei o que mais devo admirar a bondade que tivestes de me retirar do pecado ou a minha negligncia para eu me retirar deste miservel estado. Como que pude permanecer s um dia no pecado? Como que pudestes agentar-me nele um momento sequer? Eu pus prova a vossa pacincia pela dureza e a insensibilidade de meu corao. Muitas vezes me pressionastes para me converter e deixar uma vez por todas o pecado e fui mais dcil aos meus prazeres do que voz interior que me solicitava no fundo de meu corao. Mas enfim chegou o tempo em que tocastes e abrandastes meu corao, pusestes fim a meu sofrimento e meus pecados. Feliz seria eu, se eu puder conservar o tesouro de vossa graa! Vs sabeis, meu Deus, onde o colocastes: num

81

barco frgil, sujeito a se deixar corromper e a toda sorte de acidentes fatais. Sede vs mesmo meu protetor e no me deixeis desperdiar o sagrado depsito que me confiastes. Ato de agradecimento ao Eterno Pai por nos ter revestido como o Filho Prdigo com a roupa da inocncia Eterno Pai, cujo amor e bondade para com os pecadores incomparvel, eu vos agradeo a bondade que tivestes em me reconciliar convosco depois de eu me ter tornado indigno disso por meus pecados. Vs vos colocastes diante de mim como o pai do Filho Prdigo e me revestistes de novo com a roupa da inocncia, com a qual me haveis coberto e honrado no santo Batismo, embora eu dele me tivesse despojado. Vs me devolvestes meu direito a vossa herana e vos dispusestes a me admitir a vosso festim e s npcias de vosso Filho. Admiro, meu Deus, as graas que me concedestes e a felicidade que gozo depois de minhas desordens. Teria sido muita honra para mim o ser tratado como um de vossos empregados e vs me olhastes como vosso filho assim que voltei a vs. Honrastes-me com vossa presena e me cumulastes de vossos benefcios ao me dizer que tudo o que vosso meu, e que, se eu perseverar em vossa santa graa, gozarei a mesma felicidade de que gozais. No permitais, meu Deus, que, depois de to grande favor, eu vos abandone, e que manifeste a menor infidelidade para convosco e submisso a vossa vontade. Ato de agradecimento ao Filho de Deus por nos ter aplicado o fruto e o mrito de sua Paixo e de sua Morte Verbo divino, Sabedoria incriada, que vos fizestes Homem por amor de ns, para nos salvar e retirar de nossos pecados, eu estava perdido sem vs, e teria sido infalivelmente condenado aos infernos, se por vossos sofrimentos e por vossa morte no me tivsseis libertado disso. Esta graa que acabo de receber ao recobrar por vossos mritos a graa de que infelizmente me tinha privado por meus pecados, este to grande favor que no vos posso agradecer convenientemente. Eu vos devo, meu Salvador, toda a gratido possvel e vossa infinita misericrdia me obriga a publicar alta e bom som que hoje sois verdadeiramente o meu Salvador. Vs me pusestes novamente no seio da Igreja da qual eu apenas era um membro morto, e ao mesmo tempo me fizestes participante de todos os seus bens e de vosso divino Esprito Santo. Devolvestes-me todos os direitos perdidos e me destes a compreender que viestes para os pecadores e no para os justos, de vez que estais to interessado em me devolver a graa e a liberdade dos Filhos de Deus. Ato de agradecimento ao Esprito Santo por nos devolver a pureza de corao Esprito Santo, que animastes a Jesus Cristo penitente por nossos pecados, que continuamente incitais os pecadores a se converterem e que mantendes os justos e Santos no amor da penitncia, eu vos agradeo a bondade que tivestes em devolver a meu corao a pureza interior que faz as vossas delcias e que o objeto de vossas divinas complacncias e me afastes hoje de meus pecados, depois de eu vos ter expulso por minha malcia e de maneira inteiramente ultrajante , e de eu vos ter contristado em mim grande nmero de vezes por minha desordem interior. Cabe a vs destruir em mim tudo

82

o que resta daquilo que o demnio e todas as inclinaes da natureza corrompida ali colocaram. E como me desviei do caminho certo ao me deixar conduzir por meu esprito prprio, eu me entrego e submeto a vossa orientao para me manter na graa e me levar a fazer penitncia que meus pecados mereceram e que lhes convm. No me abandoneis, eu vos peo. Permiti que eu, de agora em diante, estabeleo este pacto convosco de que no vos afastareis nunca mais de mim, pois enquanto permanecerdes comigo, no temo nem os ataques de minhas paixes, nem os esforos da tentao, nem a tirania do pecado, nem a escravido do demnio. E assim me asseguro o gozo constante de uma verdadeira paz e tranqilidade de corao. Ato de regozijo com os Anjos e os Santos por ter recobrado a graa Vs dizeis, meu Deus, que todo o cu se rejubila de alegria pela converso de um pecador, porque todos os Anjos e Santos que ali moram, alimentam a esperana de ver aumentar por esse meio o nmero de vossos Eleitos e seus associados na glria. Permiti, eu vos peo, que me una a eles para participar de sua alegria como tive parte em suas oraes e que eles contriburam para me retirar do estado de pecado. com muita razo que eu lhes agradea por isso, e como se interessaram por minha converso, a alegria deles comigo seja comum. Com eles adoro vossa divina benignidade para com os pecadores e a extrema tolerncia que tivestes com meus pecados e pela contnua ateno procurarei ter em todas as minhas aes s a vs em vista e me esforar para dissipar as trevas e as nuvens com que meus pecados cobriram e obscureceram meu corao, para que ele possa aparecer diante de vs numa pureza um pouco semelhante deles. O prazer e a alegria que eles sentem aumentam tanto mais quanto maior o desejo que tm de minha salvao e o progresso de minha felicidade. Com eles louvo o esquecimento vosso dos crimes mais enormes, quando um pecador recorre a vs e se relembra daquilo que vs sois e do que fizestes por ele. Como eles, entro no desgnio de vossa Divindade, para ali descobrir os sentimentos de ternura que tendes por aqueles que voltam graa convosco e para assim gozar dos presentes que lhes fazeis, j que vs possus os mais santos e mais eminentes. E como a alegria deles s um transbordamento da que vs mesmo sentis, ao abraar vossa infinita misericrdia, tambm eu participo dela na medida em que quiserdes e, como me convidais a isso, tomo a liberdade de entrar na alegria de meu Senhor e a exemplo de So Joo Batista, quando foi libertado do pecado por ocasio da visita de Jesus no seio de sua Me, sinto uma consolao to grande de vos pertencer e de estar unido a vs por vossa santa graa, de modo que no posso me impedir de a manifestar por fora. Quero, pois, em unio com vossos Santos, cantar como eles e com eles: "Agora o leo da tribo de Jud venceu o demnio e triunfou em mim sobre o pecado; rendamos-lhe glria e honra durante toda a eternidade". Ato de unio a Jesus Cristo penitente, para fazer penitncia com e como ele Divino Jesus que viestes terra somente para fazer penitncia por nossos pecados, permiti que me una a vs para fazer penitncia convosco e em vs. Tenho necessidade de vosso Divino Esprito para o conseguir, pois, se eu no o possuir, minha penitncia no ser sincera, nem verdadeira, nem interior. Ela ser eficaz somente na medida em que me derdes a fora para tanto, porque s de vs ela ser um transbordamento da vossa. Dai-lhe, pois, amvel Jesus, essas qualidades e todas que lhe convm, para a tor-

83

nar agradvel ao Eterno Pai. Fazei que a vossa a cubra com sua sombra, ou, melhor, que a penetre e anime, porque todo seu mrito s pode provir dos que adquiristes por vossos sofrimentos e vossa morte. Renuncio, pois, a meu esprito, para me entregar e abandonar inteiramente direo de vosso Esprito e a vossa prpria, para que, agindo somente em vs e por vs, a penitncia que fizer se torne vossa e que sejais vs que a faais em mim. Ato para pedir a Deus a graa de fazer penitncia toda nossa vida, a fim de reparar a Deus por nossos pecados Visto que ningum pode firmar-se no bem a no ser na medida em que gostar da penitncia e a praticar, eu vos peo a graa,. meu Deus, de no passar um dia sem fazer alguma penitncia por meus pecados. Por mais inocente que tenha sido Jesus Cristo, vosso Filho nico, ele passou nenhum momento sequer em toda sua vida mortal sem sofrer e sem praticar a penitncia. So Joo, seu precursor, embora livre completamente e isento de pecado antes de nascer, tambm s quis aparecer na terra como penitente. Sabeis, meu Deus, que meus pecados so enormes e que no posso, em rigorosa justia, satisfazer por um s deles, mesmo se eu sofresse toda minha vida. Dai-me ao menos o amor aos sofrimentos; fazei que me una s de vosso querido Filho sacrificado por mim no Calvrio. Dai-me uma parte de seu Esprito penitente e fazei que me conforme a ele na prtica da penitncia. E, como foi na Cruz que ele se tornou nisto nosso modelo e foi um perfeito penitente, permiti que eu me o represente muitas vezes nesse estado, para que, no esquecendo jamais o que ele sofreu por mim, seu exemplo me pressione e me leve a no parar de fazer penitncia at eu deixar de viver. Como vs sois, meu Deus, quem me concede esse desejo, dai-me tambm a fora e a coragem de o executar. Ato para pedir a Deus a perseverana no bem meu Deus, ser que, depois de ter querido voltar a vs em estado de graa e o ter recobrado efetivamente, eu poderia conserv-lo apenas por meio-dia, por um dia ou por pouco tempo? Conheceis minha fraqueza e minha inclinao ao pecado, e que no posso assegurar, por um s momento, minha estabilidade na piedade. S vs podeis darme a perseverana no bem e ningum a pode conseguir fora da orao e da prtica constante das boas obras. Sei, meu Deus, que posso tudo com vosso auxlio; portanto, para que no me falte a vontade, tornai-a, eu vos peo, eficaz, dando-me a graa de fazer continuamente e sem negligncia tudo o que mandais. Fazei que me apegue to bem aos deveres de meu estado e de meu emprego, que nunca me exima deles seja por que for. Que eu me torne sempre fiel em praticar o bem que tiverdes a bondade de me inspirar; que caminhe com tanta presteza e deciso no caminho de todos os vossos santos Mandamentos que eu no encontre nada difcil para mim. Somente vs, meu Deus podeis produzir em meu corao esta disposio; dai-me, pois, para isso uma graa to abundante que nada do que desejardes dele se lhe oponha, e fazei-o completamente dcil a vossa vontade.

84

EXAME DE CONSCINCIA
QUE SE DEVE FAZER ANTES DA CONFISSO
Sobre cada pecado, preciso examinar-se, quantas vezes foi cometido, porque h a obrigao de o declarar ao Confessor. Sobre o primeiro Mandamento de Deus Pecados menos ordinrios Se no quis acreditar em tudo o que a Igreja nos manda crer. Se leu livros herticos. Se, por negligncia, ignorou os principais mistrios da F. Se consultou adivinhos. Se procurou curar doenas de homens, ou animais por meio de sinais, bilhetes, palavras, atos de superstio. Se cometeu pecados mais livremente, confiando demais na misericrdia de Deus, ou se desesperou de obter o perdo dos pecados. Se acusou Deus de ser a causa de seus pecados, dizendo que no lhe deu a graa necessria para no cair neles. Se permaneceu muito tempo em pecado mortal sem se preocupar com recuperar a graa de Deus. Se desviou outras pessoas do servio de Deus, ou as levou a cometer algum pecado, qual, e quantas pessoas. Se riu ou zombou dos sacerdotes ou religiosos, ou dos que praticam a devoo. Se fez alguma Confisso m: se foi por no se ter examinado bastante, ou por no ter dito todos os seus pecados, ou por ter permanecido em algum mau hbito ou alguma ocasio de ofender a Deus. Se recebeu algum outro Sacramento em pecado mortal, qual? Se no confessou e no comungou pela Pscoa. Pecados mais ordinrios Se negligenciou de fazer atos de f, esperana e caridade para com Deus. Se no dever e na possibilidade de impedir alguma pessoa de praticar o mal, no fez nada. Se faltou de modstia na igreja, se nela andou passeando, se conversou nela sem necessidade, se nela teve uma atitude indecente. Se no cumpriu a penitncia imposta pelo Confessor. Se procurou um Confessor condescendente em dar a Absolvio, ou que no o conhece. Se deixou de rezar de manh ou de tarde, de joelhos e com piedade, se esta falta foi ordinria. Sobre o segundo mandamento de Deus Pecados menos comuns. Sempre se deve declarar que juramento se fez.

85

Se jurou para afirmar alguma coisa falsa ou sem saber que era verdadeira ou falsa. Se usou de equvoco ao responder a um juiz. Se jurou fazer alguma coisa, sem inteno de o fazer. Se prometeu com juramento alguma coisa e no o executou. Se proferiu palavras injuriosas ou de desprezo ou de despeito contra Deus ou contra algum Santo ou Santa. Se depois de ter feito um voto ou alguma promessa a Deus, no a cumpriu. Pecados mais comuns Se jurou desejando o mal a si mesmo ou a outros, qual foi o mal desejado. Se jurou com ameaas. Se jurou sem necessidade. Se lanou alguma maldio, a quem? Sobre o terceiro mandamento de Deus Pecados menos ordinrios Se, nos domingos e festas realizou alguma ao proibida, por exemplo, se vendeu, comprou ou veiculou alguma coisa, se fez o mercado, se participou da feira, ou da Campanha de negcios, ou se procurou trabalho, etc. Se fez trabalhar seus empregados ou outras pessoas sem necessidade, por quanto tempo. Se profanou os domingos ou as festas por meio de jogos, danas, indecncias ou outras desordens, que tipo de desordens. Se no impediu essas profanaes quando podia ou devia faz-lo. Se no participou da santa Missa, quer inteira, quer em parte, ou se exps ao perigo de no poder participar dela. Se assistiu a Missa ou o culto divino com m inteno. Se ao assistir a santa Missa pensou voluntariamente coisas ms ou inteis. Se durante esse tempo leu livros de Orao. Se ento conversou, a quantas pessoas; se ficou olhando para todos os lados. Se negligenciou a assistncia Missa paroquial, s Vsperas, e s instrues que ento se transmitem

Sobre o quarto mandamento de Deus PARA OS PAIS E AS MES Pecados menos comuns Se os pais e as mes mandaram ou aconselharam a seus filhos fazerem alguma ao m, ou se a aprovaram ou louvaram depois de a terem feito. Se lhes deram mau exemplo: como se blasfemaram ou amaldioaram, ou dito palavras desonestas na presena deles, etc. Se no tiveram cuidado em ganhar a vida para seus filhos e em tudo o que respeita sua subsistncia e sua manuteno.

86

Se os fizeram dormir na cama consigo. Se procuraram para eles alguma renda para os enriquecer somente. Pecados mais ordinrios Se os pais e as mes no tiveram cuidado em educar seus filos no temor de Deus, de os fazer rezar de joelhos pela manh e tarde, de lhes fazer aprender o Catecismo, de os corrigir quando cometeram alguma falta. Se preferiram algum de seus filhos aos outros. Se os educaram na vaidade e conforme o esprito mundano. Se os fizeram dormir juntos ou permitiram que dormissem juntos, principalmente os meninos com as meninas, e em que idade. Se os amaldioaram e bateram com clera. PARA OS FILHOS Pecados menos ordinrios Se ergueram ou quiseram erguer a mo contra seus pais. Se pegaram algum dinheiro ou outra coisa deles. Se deixaram de assistir seus pais na necessidade. Se falaram deles com desprezo. Se os desprezaram no seu ntimo. Se lhes disseram injrias ou zombaram deles. Se desejaram a morte deles. Se no rezaram por eles depois de falecidos. Se no executaram fielmente suas ltimas vontades. Pecados mais comuns Se faltaram de respeito diante de seu pai ou de sua me, em qu. Se falaram com eles ou deles falaram sem respeito. Se lhes desobedeceram, em qu. Se lhes deram motivo de terem raiva. PARA PESSOAS CASADAS Pecados menos ordinrios Se observaram a castidade e honestidade prpria das pessoas casadas. Se falaram injrias ou amaldioaram. Se o marido malbaratou seus bens, ou os de sua mulher, ou os dos filhos. Pecados mais comuns Se perturbaram a paz de sua famlia por sua impacincia ou seu mau humor. Se se amaram tanto quanto o devem. PARA PATRES E PATROAS

87

Pecados menos ordinrios Se mandaram seus empregados trabalhar, quer em excesso, quer nos domingos e festas. Se deixaram de lhes pagar seus salrios. Pecados mais comuns Se negligenciaram a salvao de seus empregados. Se entraram em clera contra eles. Se os bateram. PARA OS EMPREGADOS E EMPREGADAS Pecados menos ordinrios Se causaram prejuzo a seu patro ou sua patroa, ou permitiram que algum lhes causasse. Se os odiaram ou desprezaram Se os amaldioaram. Se desejaram a morte deles ou alguma desgraa. Se cooperaram com seu patro em alguma ao m. Pecados mais comuns Se murmuraram contra seu patro ou sua patroa. Se lhes deram ocasio de ficarem magoados. Se no obedeceram de boa vontade ou lhes desobedeceram. Se falaram mal de seu patro ou de sua patroa. Sobre o quinto mandamento de Deus. Pecados menos ordinrios Se bateu, feriu ou matou, ou se teve vontade de fazer uma e outra coisa. Se desejou a morte ou a perda de algum bem. Se teve dio ou alguma inimizade, quanto tempo durou. Se por dio no quis olhar ou saudar ou falar a algum. Se no quis se reconciliar. Se se alegrou com o mal de seu prximo. Pecados mais comuns Se deixou de dar sinais de amizade a algum, como a seus parentes Sobre o sexto e nono mandamento de Deus Se praticou atos desonestos. Se desejou praticar algum.

88

Se teve prazer em se representar coisas ou aes desonestas. Se olhou com prazer coisas desonestas. Se beijou com sensualidade. Se tocou em si ou em outros com prazer desonesto, em que espcie de pessoas. Se pronunciou palavras sujas, ou se deliciou em escut-las. Se cantou canes desonestas e se foi na presena de outras pessoas. Se guarda em casa imagens desonestas e se elas foram ocasio de pensamentos desonestos. Se leu maus livros. Se ajudou a outros, por conselho ou de outro modo, a cometer pecados desonestos. Se usou roupas contrrias ao pudor e honestidade. Se guarda ou guardou algumas cartas ou ouros sinais de amizade criminosa. Sobre o stimo e o dcimo mandamento de Deus Se tomou ou roubou alguma coisa, e o qu. Se restituiu o que tinha tomado ou o que tinha, mas pertencia ao prximo. Se permaneceu por algum tempo com vontade de no o devolver e por quanto tempo. Se causou prejuzo a algum, se fez reparao, mesmo se no tivesse tido vantagem. Se mandou ou aconselhou provocar mal ou prejuzo ao prximo e que mal. Se trapaceou no jogo. Se encontrou alguma coisa e a reteve sem querer devolv-la ou sem se dar ao trabalho de saber a quem pertence. Se desejou ter um bem de outro de maneira injusta. Se desejou a morte ou algum mal para esse fim. Se cobrou a mais ou pagou a menos do que a coisa valia. Se vendeu mais caro do que vale um objeto por causa do crdito. Se comprou alguma coisa na dvida de que podia ser objeto roubado. Se comprou alguma coisa dos que no tm direito de vender, como das crianas da famlia, dos empregados, etc. Se o vendedor enganou ao vender uma mercadoria em vez de outra, falsificando ou misturando e escondendo seus defeitos. Se numa compra foi enganado e procura enganar tambm os outros. Se usaram pesos e medidas falsos. Se procuraram impedir o lucro dos outros falando mal da mercadoria deles. Se os artfices no trabalharam fielmente, se fizeram mal o trabalho, se o venderam mais caro do que valia. Se empregaram os materiais conforme a qualidade e a quantidade combinada. Se no retiveram coisas que lhes foram confiadas sob pretexto de no ganharem bastante. Se os operrios diaristas empregaram o tempo devido. Sobre o oitavo mandamento de Deus Se mentiu, causando prejuzo a algum, quer para lhe agradar, quer para rir. Se repreendeu os defeitos de algum, se eram verdadeiros ou falsos, conhecidos ou secretos, se foi em particular. Se falou mal de algum com desprezo. Se causou diviso entre pessoas por meio de mexericos.

89

Se revelou segredos, se abriu ou leu cartas dos outros. Se ralhou com algum e por que motivo. Se escutou falar mal dos outros, se foi com prazer ou por respeito humano. Se julgou temerariamente algum e em qu. Se revelou aos outros o que se pensava deles.

Sobre os sete vcios capitais Sobre o orgulho Se teve estima demasiada de si mesmo; por que motivo, se enalteceu a si mesmo, se desprezou os outros. Se quis elevar-se acima dos outros. Se desejou ser estimado pelos homens e se praticou boas obras para esse fim. Se desejou algum emprego ou alguma dignidade para ser mais considerado. Se quis parecer melhor do que . Se preferiu as idias pessoais s dos outros. Sobre a avareza Se tem apego aos bens do mundo. Se pensou na maior parte do tempo somente em ganhar ou amontoar bens. Se foi duro para com os pobres. Se lhes recusou a esmola quando estavam em necessidade e podia faz-lo. Aqui no se coloca nenhum artigo sobre o que respeita a impureza, porque o que a isto se refere j ficou exposto acima, ao se tratar desse pecado que se podem cometer contra o 6 e o 9 mandamento de Deus. Sobre a inveja Se sentiu satisfao pelo mal que aconteceu a algum. Se sentiu pena porque o outro teve bom xito em seus negcios, ou porque era estimado pelos homens, ou que porque tinha mais virtude e mais inteligncia do que ele mesmo. Sobre a gula Se comeu sem necessidade e em excesso, se o fez em se interessando pela sade, ou perdendo a razo, se foi com escndalo. Se em estado de embriaguez cometeu algum pecado, qual. Se quis embriagar os outros ou se foi causa de se tenham embriagado, quer por incitamento, quer pela venda de vinho, quando j tinham bebido bastante. Se bebeu ou comeu somente por prazer, quer ao procurar pratos finos ou ao prepar-los com demasiado cuidado. Se comeu comidas proibidas em dia de sexta-feira ou sbado, ou nos dias de jejum. Se no jejuou nos dias de obrigao, o que foi que o impediu. Se comeu alm da medida ou outras coisas no permitidas nas colaes. Se foi causa por que os outros no jejuaram.

90

Se foi levado raiva ou impacincia ou ao mau humor. Se em algum momento de raiva disse algumas palavras chocantes ou injuriosas ou se repreendeu com azedume, discutiu ou bateu. Se se vingou de algum por irritao ou por processo. Sobre a preguia Se empregou o tempo em fazer mal, ou no fazer nada, ou em fazer coisas inteis. Se est enjoado do servio de Deus e se isto impediu que praticasse boas obras, e quais. Se, por negligncia ou preguia deixou de fazer aes obrigatrias.

91

INSTRUES E ORAES
PARA A COMUNHO
______________________________________________________________________

EXPOSIO
Da doutrina da Igreja acerca do Sacramento da Eucaristia Para algum se pr em estado de receber bem o Sacramento da Eucaristia, a primeira coisa a que se deve aplicar saber qual a doutrina da Igreja a respeito deste Sacramento. Pois preciso estar perfeitamente instrudo nela se quiser tirar proveito. E esta a primeira preparao que deve ter para se chegar a este Sacramento Este Sacramento se chama Eucaristia, que significa Graa, ou ao de graas, um Sacramento que contm o Corpo, o Sangue, a Alma e a Divindade de Jesus Cristo Nosso Senhor, tudo sob as aparncias de Po e de Vinho. Por aparncias de Po e de Vinho entende-se o que faz que o Corpo e o sangue de Jesus Cristo na Eucaristia paream po e vinho a nossos olhos e a nossos sentidos, tais como o sabor, a cor, a forma redonda, etc. Embora a matria que serve para fazer este Sacramento seja po e vinho, a Igreja nos obriga a crer que, depois que o sacerdote (o ministro deste Sacramento) pronunciou as palavras da Consagrao, tanto sobre o po como sobre o vinho, no h mais nem po nem vinho, mas que o po foi mudado no Corpo e o vinho no Sangue de Jesus Cristo. E que o que parece a nossos olhos ser po o verdadeiro Corpo e o verdadeiro Sangue de Jesus Cristo, que esto escondidos sob as aparncia do po e do vinho. A transformao do po no Corpo e do vinho no Sangue de Jesus Cristo acontece na santa Missa, quando o sacerdote pronunciou sobre o po estas palavras: Isto meu Corpo e sobre o vinho estas outras: Isto o clice de meu Sangue. Esta transformao chama-se Transubstanciao, palavra que significa a mudana de uma substncia em outra substncia. O Sangue de Jesus Cristo est contido sob as aparncias do Po bem como seu Corpo; e o Corpo de Jesus Cristo, da mesma forma, est contido sob as aparncias do vinho, porque Jesus Cristo est vivo e assim seu Corpo e seu Sangue no podem estar separados um do outro. Muito mais, quando se comunga sob as aparncias do po e do vinho, como o sacerdote na Missa, no se recebe mais do que quando se comunga somente sob as aparncias do po, como fazem os leigos; porque no h sob as duas espcies mais do que sob uma s, nem sequer em todas as Hstias consagradas do que em uma s. Por isso por menor que seja a partcula de uma Hstia que se recebe, recebe-se o Corpo de Jesus Cristo inteiro, porque o Corpo de Jesus Cristo, embora maior do que a Hstia, est contudo inteiro na Hstia e em cada pedacinho da Hstia, por menor que seja. Por este mesmo motivo que, ao romper uma Hstia, o Corpo de Jesus Cristo permanece to inteiro em cada uma das partculas rompidas ou cadas desta Hstia, como estava em toda a Hstia antes de ser dividida. Tudo isto acontece pelo poder de Deus que se manifesta de maneira surpreendente neste Sacramento.

92

No se pode ver o Corpo e o Sangue de Jesus Cristo na Eucaristia. O que se v, o que se toca e o que se saboreia so apenas as aparncias do po e do vinho. Contudo come-se verdadeiramente o Corpo de Jesus Cristo e assim que as aparncias do po se corrompem no estmago, Jesus Cristo cessa de estar presente em ns de corpo, ainda que permanea por sua graa tanto tempo que nos abstemos de ofender a Deus mortalmente. Dos fins da Instruo sobre o Sacramento da Eucaristia e da obrigao de o receber Quando Jesus Cristo instituiu o Sacramento da Eucaristia teve somente em vista procurar o bem espiritual de nossas almas. A primeira inteno que teve foi dar-nos e deixar-nos para todo sempre, como ele mesmo afirmou, alguns sinais sensveis de seu grande amor para conosco. com efeito, podia ele mostrar-nos melhor isso, do que dando seu Corpo para comer e seu Sangue a beber? Ficamos-lhe devendo muito por nos ter dado to grande honra. Outra inteno que Jesus Cristo teve ao instituir este Sacramento foi dar-nos um meio fcil para nos lembrar de sua paixo e morte, para que, tendo muitas vezes em nosso esprito a recordao de seus benefcios, fssemos fortemente excitados a no cair no pecado e fazer penitncia pelos que cometemos. Como ele colocou seu Corpo neste Sacramento sob as espcies de po e seu Sangue sob as espcies de vinho, ele no-lo deu particularmente para servir de alimento para nossas almas. por isso que no nos podemos dispensar de o receber, porque nossas almas como nossos corpos tm necessidade de se alimentar para viver bem. o que faz que na Igreja sempre se considerou a recepo do Corpo de Jesus Cristo na Eucaristia como um exerccio de religio e uma ao obrigatria; e porque se chama esta ao com o nome de comunho, termo de que So Lucas se serve nos Atos dos Apstolos. Porque nesta ao os cristos manifestam a unio que tm juntos ao comerem o mesmo po e que se unem tambm intimamente a Jesus Cristo ao receberem seu sagrado Corpo sob as espcies ou aparncias do po. Na Igreja primitiva, os cristos comungavam muitas vezes. Nos Atos dos Apstolos at se diz que os primeiros discpulos o faziam todos os dias. E foi o costume universal durante vrios sculos que todos os fiis comungassem em todas as Missas a que assistiam, como consta de um Decreto atribudo ao papa S. Anacleto, que todos comungavam depois da Consagrao, se no queriam ser expulsos da Igreja, porque assim o prescreveram e tal a prtica da Igreja romana. Contudo nisto no h um mandamento positivo da Igreja que obrigasse a comungar; alis o fervor dos fiis era to grande que no tinham necessidade que se lhes mandasse cumprirem esse dever. As coisas no ficaram assim no correr do tempo, pois os cristos se relaxaram muito, por isso vrios Conclios foram obrigados a ordenar que se comungasse ao menos trs vezes por ano, pela Pscoa, por Pentecostes e no Natal. E como estes mandamentos no foram cumpridos exatamente, o Conclio do Latro celebrado em 1215 se contentou com obrigar os fiis a comungar ao menos uma vez por ano no tempo pascal, sob pena de pecado mortal, e este mandamento foi posteriormente renovado e confirmado pelo Conclio de Trento. Para satisfazer essa obrigao, imposta aos fiis pela Igreja, preciso que todos comunguem em sua Parquia e estejam em estado de graa. Pois no se cumpre o dever da Comunho pascal por uma Comunho indigna, que a Igreja e Jesus Cristo mesmo s podem considerar com horror.

93

Das vantagens que h em receber muitas vezes o Corpo de Jesus Cristo na Eucaristia, e dos efeitos que este Sacramento produz em ns Embora a Igreja obrigue os fiis a comungarem somente uma vez por ano, sua inteno no que comunguem to raramente. O Conclio de Trento nos assegura que todo seu desejo que tenham to grande respeito e tal devoo para com este adorvel Sacramento, que estejam em estado de o receber muitas vezes para que ele seja a vida e o sustento de sua alma e que, sustentados por seu vigor e por sua fora, possam passar desta miservel vida para a Ptria celeste, para ali comer o mesmo po dos anjos. Da se deve concluir que a Igreja quer que os cristos, para comungarem muitas vezes, tenham uma piedade que no seja comum, e que o principal fruto que se tira de uma Comunho freqente est em que ela o sustento de nossa alma e que, pelo vigor que lhe comunica, ajuda de tal maneira a conservar a graa, que a coloque numa espcie de segurana da vida eterna. Ao querer expor quantas vezes cada um deve comungar, So Francisco de Sales expe as diferentes disposies que algum deve ter para comungar mais ou menos freqentemente. Ele diz, conforme S. Agostinho, que no louva nem censura os que comungam todos os dias; mas aconselha que comunguem todos os domingos e que ningum deve passar um ms sem comungar. E acrescenta que, para comungar todos os meses, preciso estar livre do costume de pecado mortal; para comungar todos os domingos, deve-se no ter nem pecado mortal nem apego ao pecado venial e que, para comungar todos os dias, preciso alm disso ter vencido a maior parte de suas ms inclinaes e s o fazer a conselho de um Confessor prudente e esclarecido. As principais vantagens que uma alma tem por uma Comunho freqente nos so citadas pelo Conclio de Trento, quando diz que Jesus Cristo, ao instituir este Sacramento para alimento espiritual de nossas almas, bom para as entreter e fortificar fazendo-as viver da prpria vida de Jesus Cristo que disse: Quem me come, viver por mim. E como a inclinao que nossa alma tem para o pecado to forte que continuamente precisa ser sustentada e procurar novas foras para no sucumbir nas tentaes que todos os dias a atacam, de suma importncia comer freqentemente este po de vida. O Conclio de Trento diz ainda que, ao participar deste Mistrio sagrado, temos a vantagem de encontrar nele um antdoto pelo qual ficamos livres de nossas faltas dirias e preservados dos pecados mortais. Esta Comunho do Corpo de Jesus Cristo, conforme o mesmo Conclio, tambm um penhor da glria futura e da felicidade eterna, porque a posse de Jesus Cristo e a unio que temos com ele na Eucaristia uma disposio para a felicidade que gozaremos no cu, onde possuiremos a Deus em si mesmo visvel e eternamente. Ela tambm o smbolo da unidade do Corpo da Igreja cuja cabea Jesus Cristo, qual ele quis que estivssemos unidos como membros estreitamente juntos e reunidos. Ela nos une mesmo to intimamente com Jesus Cristo que, depois de ter comido seu Corpo sagrado, estamos nele e ele em ns como ele o diz no santo Evangelho, e nos tornamos, por assim dizer, uma s coisa com ele. Portanto, de grande importncia comungar muitas vezes para tirar proveito de todas essas vantagens.

94

Das disposies que se deve ter para receber bem o Sacramento da Eucaristia Para comungar bem deve-se ter duas espcies de disposies: umas so de necessidade; outras so de convenincia. As disposies de necessidade so aquelas sem as quais nunca se deve comungar e no permitido faz-lo sem sacrilgio. H duas disposies desta natureza que so: no ter nenhum pecado mortal e estar em jejum. Os que comungam em pecado mortal cometem um sacrilgio que um pecado dos mais enormes que se possam cometer e que os Santos Padres comparam ao crime de Judas e dos judeus que crucificara Nosso Senhor. Por isso, os que querem comungar e que cometeram algum pecado mortal devem antes se confessar. Para poder comungar deve-se tambm no ter comido nem bebido nada por menos que seja, desde a meia noite do dia em que se quer comungar. Na falta disso se cometeria um pecado menor do que se comungasse em pecado mortal. Os doentes, contudo, podem receber o Sacramento da Eucaristia, contanto que seja como vitico, sem estar em jejum. As disposies de convenincia para comungar bem so as que no so to necessrias a ponto de cometer um sacrilgio quando no existem, mas so muito desejveis que existam para receber as graas com abundncia neste Sacramento e sem as quais se aconselha que no se lhe aproximem. A primeira dessas disposies no ter pecado venial, pois seria contristar Jesus Cristo receb-lo com um corao que no estivesse totalmente livre do pecado. A segunda ter uma inteno muito pura, no se aproximando da mesa sagrada por respeito humano, nem por qualquer desejo secreto de ser estimado, nem sequer para conseguir mais consolaes espirituais. Todas essas intenes so indignas de um ato to santo. A terceira ter uma grande f. Porque este Sacramento um mistrio de f. Jesus Cristo somente derrama com abundncia suas graas naqueles que o recebem com plenitude de f. A quarta um temor respeitoso que vem da compenetrao que temos de nossa indignidade em vista da grandeza e da majestade infinita de um Deus que vamos receber e de nosso nada e de nossos pecados, que devem dar-nos ocasio de nos humilhar e confundir. A quinta um amor ardente a Deus e a Nosso Senhor Jesus Cristo que nos deve fazer desejar unir-nos com ele neste Sacramento. A sexta um grande fervor que nos coloque no estado de comungar com a maior devoo possvel. Mas uma disposio que parece mais do que conveniente preparar bem seu corao antes de receber a Jesus Cristo na Eucaristia e agradecer-lhe durante um tempo bastante longo, como mais ou menos meia hora depois de ter comungado; pois uma vergonha e sinal de pouco amor a Deus e f no Sacramento da Eucaristia, apresentar-se mesa sagrada sem preparao alguma e sair da igreja logo depois ou quase logo depois de ter comungado. Seria muito melhor no comungar do que agir assim. Esta preparao e ao de graas que se devem fazer para a santa Comunho deve especialmente consistir em fazer vrios atos fervorosos acerca da felicidade e da graa que se vai receber ou que se acaba de receber na comunho.

95

Como muitas pessoas no tm a facilidade de fazer por si mesmas essa espcie de atos, organizou-se um nmero suficiente deles para poderem ocupar o esprito e animar o corao durante um espao bastante longo de tempo. So os que se encontram a seguir. __________________________________________________________

ORAES PARA ANTES DA COMUNHO


Ato pelo qual se reconhece que a santssima Comunho um sumo remdio para todas as misrias e todas nossas fraquezas Vs me conheceis, meu Deus, sabeis que sou a mais frgil de vossas criaturas, a mais fcil a cair no pecado, a mais insensvel quando se encontra nesse estado, e a mais fraca para sair dele. Eu vos exponho minhas fraquezas que conheceis melhor do que eu mesmo, para que me concedais o vigor necessrio para me levantar de minhas quedas, para me manter no bem e para no mais cair em minhas desordens. Vosso amor, meu Deus, vos fez encontrar um remdio infalvel para todos os meus males; e este remdio foi enviar vosso amado e nico Filho a este mundo para sofrer e morrer por ns, e por um sinal inconcebvel de vossa Sabedoria quisestes deix-lo sempre conosco no Sacramento da Eucaristia, para renovar a lembrana de sua paixo e morte e para se entregar todo a ns na santssima Comunho. Divino Jesus, nisso que, ao tomardes posse de toda minha alma, me dais uma fora que no posso esperar seno de vs. nisso que me devolveis uma vida nova que me torna capaz de fazer aes dignas de vs e agradveis a Deus. isso que faz que eu considere este bem como a maior vantagem que eu possa possuir na terra. tambm o que faz que eu no possa tardar mais tempo sem vos receber e recorrer a um remdio to poderoso. Vs sabeis quais so as disposies que devo ter para tirar proveito de tudo isso. Colocai-me nessas disposies e fazei que elas sejam tais como vs as desejais. Ato pelo qual se reconhece quais so as disposies necessrias para comungar Se verdade, meu Salvador Jesus, que as principais disposies que precisam estar em meu corao para vos receber na santa Comunho so uma grande pureza interior, um amor ardente para convosco, uma devoo terna para vos apresentar meus deveres e uma afeio toda particular pela virtude, quem que me dar todas essas graas seno vs, Divino Jesus, ao vos receber? E se necessrio possu-las antes de vos receber, porque sem dvida cabe a vs produzi-las em meu corao, visto que sabeis que no posso t-las por mim mesmo. Vs o podeis num instante pois at esse ponto sois o dono dos coraes. A mim cabe dispor meu corao para vo-lo oferecer contrito e humilhado. Contudo, no a vs que cabe dar-me essa contrio? Tudo o que posso, meu Deus, vo-la pedir; mas como que poderei vo-la pedir, se vs no me derdes esse Esprito de Orao que vosso divino Esprito, que quer rezar em mim e por mim? Vedes, meu Deus, o que posso, e que no posso mais do que sou, nada diante de vs e em vossa presena. E assim, toda a preparao que posso ter para vos receber neste ador-

96

vel Sacramento dizer-vos: "Meu corao, Senhor, est preparado para receber vossas graas; purificai-o vs mesmo, e tornai-o digno de ser o lugar em que ides morar. Ato pela qual se pede a Deus a pureza de corao, que a primeira disposio que se deve ter para comungar bem muito correto, meu Deus, que quem pretende receber a prpria Santidade deve ter a Santidade dentro de si, e que vs, a Santidade por essncia, somente morais num corao santo. pois preciso que haja proporo entre quem recebe e quem recebido. Libertastes-me do pecado pela Confisso que fiz de todos os que cometi, libertaime tambm de tudo o que resta em mim de pecado; fazei que em mim no reste mais nem hbito, nem inclinao ao pecado, e que, desde agora, eu sinta tanto horror ao pecado, que nada seja capaz de me levar a comet-lo no futuro. Fazei que s haja em meu esprito pensamentos santos e em meu corao s afeies santas. Que de minha boca somente saiam palavras santas, e que eu consiga colocar-me em situao de nunca fazer aes que vos desagradem. E como quereis que meu corao vos receba e que ele deve ser santo para vos receber, dai-lhe, meu Salvador, o que desejais dele. Ato pelo qual se pede a Deus um ardente amor a ele, que a segunda disposio para comungar bem por amor, Divino Jesus, que no adorvel Sacramento do Altar, vos dais a ns. Tambm a instituio deste Sacramento efeito de vosso grande amor para conosco. Que disposies santas posso eu ter para vos receber nele, a no ser amar-vos de todo o meu corao e vos dar amor por amor? Esta tambm a disposio em que quero procurar me colocar agora com o socorro de vossa santa graa. Sim, meu Deus, quero vos amar e no quero viver seno para vos amar, porque me criastes para vs. Ser que poderia haver alguma coisa que eu possa amar neste mundo? As criaturas no so capazes de me contentar e somente vs podeis encher e saciar meu corao. Enchei-o, pois, hoje e desde este momento com a abundncia de vosso santo amor, para que, ao entrar em mim como um Deus de amor, encontreis um corao cheio de amor, que seja capaz de se unir totalmente a vs, e permanecer sempre unido convosco. Ato pelo qual se pede a Deus uma devoo terna para com Nosso Senhor Jesus Cristo, terceira disposio para comungar bem Eis me aqui, meu Salvador Jesus, para vos apresentar meus respeitos, para me dispor a vos receber. J que quereis honrar-me com vossa presena, quereis tambm que eu vos honre por meus respeitos e minha mais humilde adorao. verdade que a honra que vos dou bem pouca coisa, mas supri, eu vos peo, por vossa bondade e por vosso amor para comigo, e colocai-me na disposio de vo-lo apresentar tal como vs o desejais. Que outra homenagem poderei apresentar-vos do que aniquilar-me diante de vs e publicar em alta voz a vossa excelncia neste adorvel Sacramento? Todas as criaturas dobram o joelho na presena deste incompreensvel Mistrio: os Anjos se prosternam profundamente para vos apresentar seus deveres, cobrem suas faces deslumbrados por vossa glria resplendente que possus. E eu, miservel pecador que sou, que atitude em que estado poderei apresentar-me diante a vossa presena. Vou esconder-me no mais profundo abismo para no mais aparecer, para destruir tudo o que h de mim mesmo, e

97

dispor-me a receber com abundncia na Sagrada Comunho a comunicao de vossas graas. Ato pelo qual se pede a Deus um grande afeto para a virtude, quarta disposio para comungar bem Divino Jesus, que sentis prazer em fazer subir de virtude em virtude os que gostam de comungar e comungam muitas vezes. Concedei-me a graa de comungar hoje somente na inteno de obter dela e possuir alguma. Estas so as riquezas e os tesoures de que devo me enriquecer nesta vida, porque so os nicos que me restaro na outra e me serviro para vos possuir. Ser que h alguma coisa mais capaz de me os procurar fora de me unir a vs na santa Comunho? Ser tambm que h alguma coisa que vs quereis dar com mais gosto? Disponde, eu vos peo, meu corao e fazei que no haja nada nele capaz de pr obstculo a isso, para que eu possa receber hoje na Comunho, aquela que vos aprouver preparar para mim em toda sua extenso e toda sua pureza. Vs sabeis qual a que me convm mais e da qual agora tenho mais necessidade. Esta que vos peo que ponhais em mim e qual vou me preparar. Vs sois to bondoso que tendes prazer em vir a uma alma sem lhe dar um presente. Se vosso prazer, meu Jesus, dar-me, tambm o meu prazer receber de vs. Por isso preciso que, ao retirardes vosso sagrado Corpo, deixeis em mim, algum sinal de vossa bondade. Como gostais de ver as virtudes em nossas almas, devo tambm desejar com ardor, que me enchais com elas. Espero de vs esse favor, eu o desejo de todo corao, e vos peo que este desejo me sirva de preparao para vos receber. Ato pelo qual se pede a Deus a pureza que sirva de preparao do corpo para comungar bem Se verdade que a pureza interior necessria para colocar um corao em estado de vos receber, ento a obrigao que temos de preparar nosso corpo para vos servir de moradia, ao virdes a ns na santa Comunho, exige tambm de mim, meu Jesus, torn-lo perfeitamente puro, no s em atos, mas tambm em pensamentos e de tudo o que pudesse embaciar em mim, por mnimo que seja, o que h de mais esplendente nessa virtude de pureza. Vs, que sois a pureza em pessoa, colocai em mim o que h de mais resplendente nesta virtude. Enviai vossos santos Anjos, os mais puros das vossas criaturas, para purificar no s meus lbios, mas at todo meu corpo, a fim de que no haja nada nele que no os agrada e que no convm santidade que vos prpria. Pois j que quisestes que Davi e seus soldados comessem os pes de proposio somente depois de terem dado a certeza de sua pureza, que graa terei ao vos receber, e que fruto poderei tirar da santa Comunho, se me aproximar dela sem estar atualmente to puro como se pode s-lo? S vs, meu Deus, que podeis colocar em mim esta disposio, j que no se pode possuir esta virtude se vs mesmo no a derdes. Ato de f sobre a presena real de Jesus Cristo na Eucaristia Jesus amvel, que vos escondeis a nossos olhos sob frgeis acidentes no adorvel Sacramento de vosso Corpo, para permanecer mais facilmente conosco. Vs o afirmais e isto acontece e vosso Corpo se torna presente por trs ou quatro palavras. Este um efeito dos mais surpreendentes de vosso Poder que todos os dias resplandece em prodgios na natureza e na graa, e o efeito mais engenhoso de vosso amor, para nos

98

torna participantes na medida do possvel da Divindade. Eu o creio e no duvido que vs mesmo viestes a este mundo para nos salvar e embora eu no vos possa enxergar, que no vos possa tocar e que nada de tudo o que est sob o vu grosseiro me seja sensvel, direi com confiana com So Tom que vs sois meu Senhor e meu Deus. Ato de f que expressa a maneira em que Jesus Cristo est na Eucaristia Somente a f, meu Salvador Jesus, meu guia no sagrado Mistrio da santssima Eucaristia e s ela que, ao cegar o meu esprito e ao conduzi-lo em simples submisso palavra de Deus, d a conhecer e a confessar simplesmente diante de todos os anjos e de todos os santos, que sob estas aparncias enganosas est o Deus de meu corao e toda a minha esperana. Diga quem quiser que a figura e representao de vosso Corpo, a f de que meu esprito est animado, me obriga a dizer que sois vs mesmo. verdade que estais no cu e vos reproduzis num momento sobre nossos altares. No o compreendo, mas o creio. Estais aqui vivo sem movimento; estais aqui agindo em ns e por ns, sem ao exterior e aparente alguma, mas nos dais sinais sensveis de vosso amor e encontramos neste Sacramento o resumo e abreviao de todas as vossas maravilhas. Confesso e creio simplesmente e sem exame, e isto, meu Salvador, tudo o que vos posso dizer. Ato de adorao num simples olhar de f Se no vejo o que h de grande neste Sacramento porque vs, meu Salvador, vos escondeis a meus olhos e quereis provar minha f. Mas por mais aniquilado que vos mostreis, nada me impedir de vos apresentar nele meus deveres com profundssimo respeito e de vos dizer, com inteligncia cega e completamente submissa, que no conheo outro Deus fora de vs e que, seja qual for o estado em que estejais, toda honra e toda glria vos so devidas da parte de todas as criaturas. E no podendo vos render tudo o que vos devo, peo que permitais que vos oferea com todo o amor de meu corao tudo o que sou e tudo o pode vos ser agradvel em mim. Ato de adorao e de unio aos santos Anjos, para adorar a Jesus Cristo neste sagrado Mistrio Vs sois, meu Salvador Jesus, to adorvel neste Sacramento como o sois no cu; sois to amvel como o reis quando estveis na terra. Aqui no vos conheo, no vos vejo, contudo sei que estais aqui e eu vos adoro. Os anjos imersos na glria que possuis aqui, descem do cu para se prostrar diante de vs que residis sob este mistrio incompreensvel. Por maior pecador que eu seja, permiti-me que me una a eles e reconhea com eles na simplicidade da f, que tudo em vs adorvel neste sagrado mistrio. nele que unis num instante e em poucas palavras a grandeza com a vileza, a elevao com a humilhao, o esplendor de vossa glria com o que h de mais vil, o Deus com a criatura, tantas coisas numa palavra to pouco proporcionadas, de modo que tudo o que posso fazer dizer com humildade e submisso de esprito: Eu o creio e o adoro. Ato de desejo de receber a Jesus Cristo na Eucaristia, porque ele toda a consolao dos homens na terra

99

Haver acaso alguma coisa que eu possa desejar no cu, se sois vs, o meu Deus, que sois a felicidade dos santos, como vs mesmo sois para vs o nico objeto de vossa felicidade? O que que eu poderia desejar na terra, seno vos possuir e me unir a vs, meu Salvador Jesus, na santa Comunho, j que, por este Sacramento, que se alcanam todas os tesouros de graas e a pessoa se torna um s convosco de modo inefvel? Portanto a Deus mesmo e a Jesus Cristo na Eucaristia que constituem toda a consolao dos santos tanto no cu como na terra. meu Deus, estabelecestes vosso trono no cu para ali subsistir eternamente e fazer ali vossa morada e tornar vossos santos anjos e todos os vossos santos participantes de vossa glria. Estabelecestes tambm um trono para Jesus Cristo, vosso Filho no Santssimo Sacramento do altar aonde ele desce em sua glria e majestade, embora velado e escondido a nossos olhos, para ser adorado pelos fiis na terra e para se comunicar com eles e faz-los participantes de suas graas com abundncia. Fazei, pois, meu Deus, que hoje ao comungar, por maior pecador que eu seja, eu tenha parte na profuso de vosso divino Filho neste Sacramento. Ato de desejo de receber a Jesus Cristo e seu divino Esprito na Santa Comunho No sei, meu Salvador, como ouso desejar vossa vinda em mim, visto que estou to cheio de defeitos e imperfeies que vos seria penoso suportar-me nesse estado. Mas quando penso que meu corao vos foi consagrado, e vosso Esprito divino se apoderou de minha alma no santo Batismo; quando penso na obrigao que tenho de viver e de me deixar conduzir por este divino Esprito; quando reflito que no posso ser confirmado vrias vezes para o recobrar depois de o ter perdido, ento posso comungar muitas vezes e mesmo todos os dias para que o derrameis sobre mim. isto, divino Jesus, o que me impede de ficar abatido vista de quanta desordem h em mim. Vinde, pois, tomar novamente posse de meu corao e deixai nele vosso Esprito Santo para garantia de vosso amor, para que ele ordene todos os meus movimentos, modere todas as minhas paixes e no deixe dentro dele qualquer inclinao que no seja para o bem. Espero este precioso momento; espero que me dareis esta consolao. isto que me obriga a vos dizer: Vinde, vinde e no tardeis, pois tenho necessidade de vosso socorro. Ato de desejo que manifeste o ardor de receber Jesus Cristo e no qual se pede algumas graas particulares Como me julgo feliz, divino Jesus, ao vos receber hoje neste adorvel Sacramento! Como tenho muitos motivos para suspirar continuamente depois de to enorme vantagem! Vinde, pois, a mim, meu Salvador e tirai de minha alma tudo o que pudesse ser obstculo a vossa morada nela. No me censureis minha pouca f, se vos peo, como aquele senhor do Evangelho, que entreis depressa em mim, j que vs mesmo estais mais apressado do que eu para me conceder esse favor; e j que no desejais nada mais do que cumular minha alma, com vossa vinda, com toda sorte de graas. verdade que peo sinais e milagres, mas estes somente so os da converso de meu corao, o toque freqente de vossa graa, uma vontade que me leve a vos agradar e uma firmeza inabalvel no bem. Estes so, meu Jesus, os milagres que desejo e que quereis fazer em mim; estes so os prodgios da graa que servem para vos dar glria e a manifestar a vossas criaturas. Creio em vossa palavra de que sois vs mesmo que ides entrar em mim. Ao produzirdes em mim as graas que vos peo, dai-me tambm ocasio de me fazer proclamar publicamente que viestes a mim como meu Salvador, j que estarei no

100

nmero dos daqueles para os quais vossa morte e a recepo de vosso divino Sacramento no foram inteis. Ato de humildade e confiana que bom fazer quando se est a ponto de comungar Divino Jesus que me urgis fortemente a vos receber, ser que deverei dizer-vos como o centurio? Senhor, eu no sou digno de que vos despojeis de vossa glria, que vos torneis miservel, e que vos apresenteis a mim sob a aparncia de uma vil criatura, no sou digno que, seja qual for o estado e a maneira, entreis em mim. Ser que vos direi como so Pedro: retira-te de mim, pois sou um pecador? Ser que vou recusar o favor que quereis me conceder, porque no encontrareis nada em mim que seja digno de vs? Eu sei, meu Salvador, que eu deveria faz-lo, se considerasse unicamente o que sou; mas olhando para vossa bondade infinita e para a ternura que tendes por mim, prefiro ir perante vs como Marta e Maria Madalena e dizer-vos com elas: dai-lhe nova vida porque, como vs mesmo dissestes, sois a Ressurreio e a Vida. E se verdade que vindes a ns s para nos dar a vida da graa com abundncia, dai-me tal plenitude de graas que torne minha alma impenetrvel aos dardos do pecado; e que seja qual for a inclinao que eu tenha a ele, no futuro seja afastado de mim pela firmeza de meu corao para no o cometer jamais.

101

ORAES PARA DEPOIS DA COMUNHO


Ato de admirao da bondade de Jesus Cristo por ter vindo a ns e se pede que purifique nosso corao De onde me vem esta felicidade de meu Salvador e meu Deus vir a mim? um Deus que desce para se fazer pequeno em sua criatura; a inocncia em pessoa que se une a um pecador. Ora essa! Divino Jesus, no tivestes dificuldade de colocar vosso Corpo sagrado dentro de meu estmago? No tivestes horror de fazer vossa casa num corao que foi tantas vezes emporcalhado por pecados? Dentro de mim abaixais vossa grandeza, aniquilais o resplendor de vossa glria e ali estabeleceis vosso poder sem qualquer aparncia de ostentao. J que tivestes a bondade de vir a mim, Divino Jesus, no deixeis ali vosso poder completamente intil. Fazei em mim os mesmos prodgios que operastes na casa de Zacarias quando fostes visitar a so Joo. Fizestes que ele exultasse de alegria no seio de sua Me; destes-lhe a inocncia que no tinha e enchestes sua Me com vosso Esprito. Concedei-me uma abundncia de alegria que seja o ante-gosto do Paraso e que faa que meu esprito sempre se alegre no amor de Deus seu Salvador, embora eu ainda esteja no seio da Igreja, minha boa me. Colocai em mim uma perfeita posse da inocncia que tantas vezes perdi e tornai meu corao to puro como deve ser. Enchei-o, por fim, de vosso divino Esprito afim de que me conduza em todas as minhas aes. E depois de me haver purificado o corao, purificai tambm meu corpo, minha boca e meus lbios, pelo toque de vosso Corpo sagrado, para que nada mais havendo em mim que no seja puro, possais me cumular com vossas bnos e vossas graas. Ato de f e de admirao diante do aniquilamento de Jesus Cristo na Eucaristia Verbo encarnado, ns admiramos que tenhais, por assim dizer, encerrado vossa Divindade num corpo pequenino no seio de uma Virgem; mas muito mais surpreendente que, ao querer dar-vos a mim, colocastes tudo o que sois, vossa grandeza, vossa sabedoria, vossa divindade debaixo de uma Hstia minscula e sob a aparncia de um pedao de po! ali que no sois reconhecvel e somente a f pode vos dar a conhecer por aquilo que sois. Ela, ao iluminar meu esprito e ao conduzi-lo a vs pelo caminho que traastes a vossa Igreja e que nos deve servir de guia, que me garante que o que acabo de ver e de provar, nada do que sois e contudo sois vs mesmo que acabo de comer e que permaneceis dentro de mim. Ali eu vos reconheo por meu Deus e por aquele de quem eu recebi e a quem devo tudo o que sou. Ato de adorao em que se pede a Jesus Cristo que una conosco todas as criaturas para lhe render em ns as devidas homenagens Eu vos adoro residindo em mim, Salvador de minha alma! E vos apresento ali todos os profundos respeitos devidos a vossa divina Majestade. No posso sequer me impedir de confessar que, por mais adorvel que seja o esplendor de vossa Divindade vos renda no cu, vosso rebaixamento dentro de mim deve obrigar todas as criaturas a vos render suas homenagens. Uni-as, pois, todas comigo, para vos louvar e bendizer habitando dentro de mim. Dai a todas elas uma mesma voz que, unida com a de meu

102

corao, suba at vs e que faa ouvir por toda a imensido do cu e da terra proclamando: toda honra, toda ao de graas so devidas a aquele que, sendo Deus, sabedoria e poder, quis aniquilar-se na criatura. Ato pelo qual se reconhece a felicidade de possuir em si Jesus Cristo, e convidam-se todas as criaturas para o louvar dentro de ns Se a alegria daquela mulher do Evangelho era to grande por ter encontrado a dracma perdida, que alegria no terei eu por ter em mim o Deus de meu corao e aquele que deve ser minha herana e minha posse durante toda a eternidade? E, se essa mulher no pode conter em si sua alegria, se ela foi prontamente chamar suas vizinhas para a comunicar a elas, a quem que vou contar a consolao de que minha alma est penetrada hoje por possuir seu Deus e seu Salvador dentro de si? No o contaria eu a todas as criaturas, convidando-as a louvar a Deus comigo, por to grande favor? Anjos do cu, deixareis vossa morada e o Deus, a quem honrais com profundo respeito, para vir unir-vos a mim e gozar de que o Divino Jesus repousa em meu corao e em meu estmago? Vinde, vinde sem temor de perder o respeito diante de Deus, j que quem est em mim o prprio Deus que adorais. Santos, que gozais de Deus, acompanhados por esses espritos bem-aventurados, vinde tomar parte na alegria de meu corao e para louvar este Deus que nele reside, j que vosso Salvador tanto como o meu. Cus, que publicais por toda parte a glria de Deus e sois obra de suas mos, vinde tambm a mim para louvar o Deus que vos criou e esta divina Palavra que vos produziu. Terra que, ao me sustentares sustentas aquele que transporta um Deus vivo, rendei em mim a vosso modo, honra a esse Verbo encarnado, que vos honrou por suas pisadas durante sua vida mortal. Sol, lua, estrelas e tudo o que ilumina os homens, vinde em mim para protestar a aquele que ali reside, que vossa luz s trevas diante dele, j que ele a Luz eterna que aclara todo homem que vem a este mundo, e que iluminar eternamente o lugar em que Deus faz sua morada, e onde vossa luz no ter acesso. Atra convosco todas as outras criaturas que contribus a produzir, e que precisam de vossa influncia para se conservarem, e anunciai-lhes que o Deus que fez tudo e que governa tudo depois de se ter revestido do corpo do homem, agora se escondeu diante de sua criatura. Ensinai-lhes que, para o adorar e louvar como o merece, preciso que elas se aniquilem abaixo dele e lhe digam que todas as coisas so como nada diante dele, e que toda beleza e toda a glria que est nelas, s vem dele, que ela murchar num instante para nunca mais aparecer, mas que a dele permanecer para sempre a mesma e subsistir eternamente. Ato de agradecimento a Jesus Cristo pela bondade que teve de vir at ns Jesus benfeitor, que no pudestes suportar a ingratido dos nove leprosos que haveis curado, no ficaria eu envergonhado e no mereceria eu vossa indignao, se no apresentasse minhas humildes aes de graas, depois de ter recebido de vs o maior benefcio com que algum pudesse ser honrado na terra, ao comer vosso Corpo sagrado, e ao vos receber em mim. Sois o Deus de minha alma, aquele que deu o ser a todas as criaturas, que tirou os pecados do mundo, o reparador da inocncia perdida, autor das graas, distribuidor dos mritos, e aquele em quem esto contidos todos os tesouros de bondade e misericrdia de Deus. Eu vos agradeo, Divino Jesus, por haverdes depositado em mim um tesouro to precioso, e pelo favor que me prestais ao me convidar a haurir em vs todas as graas e todas as virtudes de que preciso para servir

103

meu Deus. Mas, por mais gratido que eu vos manifeste, sabeis que ela no pode ser digna de vs, porque nada tem de bom de mim mesmo, e no capaz de reconhecer um benefcio to extraordinrio. Tomai, pois posse de meu corao para agradecer nele vossa bondade tanto quanto possvel, e que ela merea que seja reconhecida. Como membro de vosso corpo e vosso discpulo, toda gratido que vs mostrardes dentro de mim, ser considerada por mim como santificada por vosso mrito e vossa excelncia, e assim, sem dvida, tereis como agradvel tudo o que eu vos oferecer, que alis somente produzido por vs e sempre me olhareis com bons olhos, porque vos reconheci como meu benfeitor, tanto quanto possvel neste mundo e estareis sempre disposto a me honrar com vossos benefcios e vossas graas. Ato pelo qual se reconhece a humilhao de Jesus Cristo na Eucaristia Verbo divino, Salvador do mundo, que, embora todas as criaturas estejam contidas em vs, quisestes no obstante vos encerrar em meu estmago e vos comprimir em meu corao, agora e com muito mais razo do que na Encarnao, que vos devemos chamar Verbo abreviado. Para no vos impor limites to estreitos, dilatai meu corao, para que ele possa ser para vs um lugar de delcias; que ele, capaz de vos reter, tenha maneira de receber e conservar todas as virtudes e todas as graas que quereis colocar nele. Ele um vaso vazio, enchei-o Senhor, de modo que no haja nada nele que vos desagrade. Como sois aquele que sonda os coraes e penetra at o mais ntimo escondido, visitai o meu, e j que nada pode permanecer escondido a vossos olhos, olhai at o fundo o que defeituoso, para que vosso poder e vossa bondade unidos o purifiquem completamente e que depois eu possa apresent-lo a vs dizendo com toda humildade e confiana possvel: Pronto est meu corao: Senhor, pronto est para receber vossa profuso de dons e todos os benefcios que quereis fazer-lhe. Como ele o lugar de vosso repouso, muito justo que vs mesmo o adorneis e o torneis digno de vos possuir, ou pelo menos, para que nada haja nele que seja capaz de vos desgostar, para que, se vosso Corpo sagrado no permanecer sempre em mim, meu corao sempre esteja ocupado e compenetrado de vs e animado de vosso Divino Esprito. Ato pelo qual se reconhece a bondade de Jesus Cristo por ele ter encontrado um jeito de tornar o homem semelhante a Deus pela santa Comunho Verbo encarnado, cuja bondade no tem igual, vistes que o primeiro ser humano se tinha perdido por querer tornar-se semelhante a Deus e se tornou, por seu orgulho, semelhante aos demnios. o que vos levou a vir a este mundo para salvar os homens, seus descendentes, e retir-los da corrupo do pecado. Vosso amor e vossa ternura para com eles fez-vos at encontrar um meio de os tornar semelhantes a Deus, sem os elevar acima do que so e este meio foi entregar-lhes vossa carne a comer e torn-los, por este meio, participantes da Divindade que est em vs, ao vos unir inteiramente a ns e ao partilhar conosco tudo o que h em vs. Se, pois, tenho a felicidade de comer hoje esta carne sagrada e se tenho dentro mim a Deus que quis tornar-se homem por amor de ns, tornai-me participante de vossos sentimentos, de vossas divinas mximas e de vossas celestes afeies, para que, por serdes homem como eu, eu tambm seja o que vs sois pela unio ntima que terei convosco.

104

Ato pelo qual se reconhece possuir a Jesus Cristo e ser possudo por ele na santa Comunho Tenho a felicidade de vos possuir, amvel Jesus, e vs me possus tambm. Mas o que que possus vs em mim? Um corpo sujeito a toda sorte de misrias, um esprito repleto de trevas e um corao que naturalmente s tem afeio s coisas da terra. E, pelo contrrio, que coisas agradveis, excelentes e santas no possuiria eu, visto que em vs se encontra tudo o que existe de amvel? Com efeito, o Profeta-rei diz que sois o mais belo dos filhos dos homens, que sois bom para com os de corao reto, e encerrais dentro de vs, para falar com So Paulo, todos os tesouros da cincia e da sabedoria de Deus. Fazei-me, divino Jesus, que eu saboreie como sois doce para uma alma que vos possui e que vs possus ao me fazerdes participante de tudo o que h em vs e do que vs sois, de maneira que eu possa dizer que tudo o que vosso, meu. Mas para que eu seja capaz de aproveitar desta vantagem, fazei que por vossa presena em mim, eu me torne agora completamente outro do que sou. Santificai meu corpo que se tornou vosso templo vivo por vossa estada nele; fazei que meu esprito s tenha pensamentos santos e meu corao afetos para o cu e que sinta sua nica satisfao s em vs, para que, como vos destes todo a mim, tambm eu seja todo entregue a vs e assim que eu seja um s convosco. Ato pelo qual se pede a Jesus Cristo presente dentro de ns, que nos faa viver no mais a vida natural, mas a vida da graa J que agora estais dentro de mim, Jesus, Esposo de minha alma, permiti que vos pea com a Esposa sagrada dos Cantares, que me deis um beijo de vossa boca, isto , sinais interiores de vossa ternura. E, como a graa se derramou em vossos lbios, e como ela, como diz o profeta-rei, que atrai para si as bno eternas, embebei com ela de tal modo minha alma, que ela no viva mais seno pela graa, que s trabalhe pelos impulsos da graa e que se guie somente pelos movimentos da graa. Portanto, Divino Jesus, transformai em mim esta vida natural que s procura as comodidades, esta vida sensual que sempre procura contentar os sentidos e faz-los gozar os prazeres que lhes so prprios, esta vida mole que s tende a afastar com cuidado tudo o que pode dar ocasio de sofrer e este comportamento covarde que produz o desgosto dos exerccios de piedade, para que, vivendo s da vida que me comunicardes, eu possa dizer efetiva e verdadeiramente que no vivo mais minha vida prpria, mas vs sois quem vive em mim. Ato em que se presta ateno sobre a felicidade que se tem de possuir a Jesus Cristo em si anjos e com os santos: Meu Amado todo meu e eu sou todo dele. Como, ao Meu corao est to consolado porque viestes a mim, Divino Jesus, a ponto que ele rene e une todos os seus desejos, toda sua afeio e toda sua ternura para vos encerrar estreitamente nele e para vos dizer que todo seu prazer consiste em vos possuir e que se sente muito feliz em vos reter em si. Vs que sondais o fundo dos coraes e vedes que ardor sente o meu de vos amar e gozar de vs, permiti que eu vos diga como Jac, que no vos deixarei sair de meu corpo antes me terdes abenoado, e com a Esposa, que no deixarei sair vosso Esprito de mim, j que preciso que ele quem me introduza na Casa da eternidade. Pois, como sou vosso bem-amado, quero tambm que sejais o meu

105

e que eu possa cantar continuamente este cntico de alegria em unio com os santos anjos e com os santos: Meu Amado todo meu e eu sou todo dele. Como, ao contemplar a ternura dele para comigo, parece que eu sou o nico para vos possuir, ele ser o nico a quem quero possuir, e a quem quero me dar inteiramente no tempo e na eternidade. Ato pelo qual se reconhece a felicidade que se teve de nutrir sua alma com a santa Eucaristia Eu vim at o vosso festim, Jesus, Filho nico de Deus, porque me convidastes, e me nutri com esta carne sagrada que serve de alimento ao prprio Deus e com que ele satisfaz a fome de todos os bem-aventurados. Com efeito, conforme a linguagem do Evangelho, hoje comi o po dos anjos, este po que, como vs mesmo dissestes, est acima de toda substncia porque encerra a prpria Divindade. Este o po vivo que faz viver eternamente os que o comem. No me admiro, meu Salvador, se tantos santos viveram durante muito tempo s com este nico alimento, j que ao nutrir a alma de maneira slida, capaz de sustentar o corpo pelo vigor que d ao esprito. Este foi, sem dvida, o motivo porque S. Nicolau de Tolentino dizia: que quem come todos os dias seu Deus no precisa de outro alimento. No se fale, pois, mais daquele po que Elias comeu e o tornou to forte que depois de ter comido caminhou durante quarenta dias sem tomar outro alimento. O Corpo de Jesus Cristo que acabo de receber transmite outra fora muito diferente alma e ao corpo, pois fortifica a alma contra os ataques do demnio e serve para dar ao corpo uma pureza fora do comum. Fazei, meu Jesus, que eu sinta em mim todos esses bons efeitos e que ao vos ter dentro de meu corpo e em minha alma, nem o mundo, nem a carne, nem o demnio tenham mais poder sobre mim, por mais violentos sejam contra mim. Ato pelo qual se ressalta a felicidade que se tem em possuir a Deus em seu corpo pela santa Comunho Que imensa felicidade a de o homem poder falar familiarmente com seu Deus, seu Senhor e seu Soberano, como fazia muitas vezes Moiss, fiel condutor do Povo de Deus, e como podemos fazer todos os dias na orao! Mas outra vantagem e outra felicidade inefvel possuir na f este mesmo Deus e poder conversar com ele sobre os negcios da prpria salvao, de corao a corao, como com um amigo que, ao comunicar os segredos a seu amigo ntimo, lhe pede as graas que pode obter dele! Esta a vantagem que tenho na santa Comunho, pela qual, tendo a Jesus Cristo dentro de mim, encontro nele um Deus que me trata como seu amigo, que entra em meus interesses e que s procura o bem de minha alma. Uma vez me comunica suas disposies interiores, outra vez me conta suas intenes e maneiras de ver purssimas que teve em suas aes, que realizou s para a glria de seu Pai; outra vez me incita a fazer muitas vezes alguma coisa por Deus; outra vez ainda me anima para eu me entregar todo inteiro a seu servio; algumas vezes me faz lembrar o que ele mesmo fez e sofreu para me salvar; outras vezes ele me mostra a assiduidade e a continuao de suas oraes junto de seu Pai e o zelo que tem por minha completa converso. Fazei-me a graa, meu Jesus, que todas estas impresses que me dais, fiquem de tal maneira gravadas em meu corao, de maneira que nunca mais se apaguem e que produzam em mim todo o efeito que desejais.

106

Ato pelo qual se pede a Jesus Cristo residindo em ns que fale a nosso corao e lhe manifeste o grande bem que h em possu-lo pela santa Comunho Falai ao meu corao, amvel Jesus, que estais morando em mim, pois ele est pronto a vos escutar. Fazei-lhe ouvir a vossa voz, ela lhe ser doce e muito agradvel, e dizei-lhe que sois o seu Deus, seu asilo e seu redentor; que tudo fizestes para ele, que vos deve tudo o que ele . E como vos destes todo a ele, preciso tambm que meu corao se entregue todo a vs. Ensinai-lhe que estais nele e como vs ali estais. Mas o que que lhe ensinais, Senhor? Ele no duvida que estais nele, ele o sente e o goza com prazer e sabe que, como sois o amante dos coraes, vossa bondade vos leva a procurlo, por mais vil e desprezvel que seja, para nele fazer vossa morada. Dizei-lhe, pelo menos, que viestes como benfeitor que s deseja comunicar-lhe seus benefcios, como mestre que quer ensinar sua doutrina santa, e como amigo que vem torn-lo participante de seus segredos e dar-lhe a compreender o que deve fazer para vos agradar. Fazei-lhe entender que em vs ele vai possuir a sabedoria eterna e que por meio de vs que ele aprender a cincia da salvao e os meios de se salvar. Dizei-lhe que sois a verdade de Deus e que podeis fazer emanar do seio da Divindade que reside em vs, todas as virtudes; que sois o sustento do fracos e ele s precisa recorrer a vs quando residis nele, como a quem sei refgio e sua fora em todas as suas fraquezas. Jesus, fundi e liquidificai meu corao para se dissolver em vs, a fim de que, estando completamente em vs, retire de vs tudo o que precisa para ir a Deus e para se firmar em seu santo amor. Ato de agradecimento por ter comido mesa de Jesus Cristo Hoje comi vossa mesa, meu doce Jesus, porque me tnheis convidado como vosso amigo. Mas ser que antes considerastes bem se eu era digno de ser recebido e ser que eu mesmo tive bastante ateno para ver se eu tinha a veste nupcial, isto , essa veste de inocncia com a qual me honrastes no santo Batismo, ou se a recobrei pela penitncia? Pois ningum deve se apresentar para ser admitido a vossa mesa, se no tiver tomado todo cuidado possvel para aniquilar em si o pecado. Dai-me, pois, um tal afastamento do pecado para que ele no aparea em mim, e como para conservar o sabor desta carne com que me nutristes, a alma precisa ter o esprito desocupado e o corao inteiramente desprendido de tudo o que ocupa ordinariamente a ateno e o prazer dos homens, fazei, meu Jesus, que durante todo este dia meu corao esteja de tal modo penetrado e ocupado convosco que se possa dizer verdadeiramente que vos saboreei e o sabor desta carne divina que comi permaneceu em mim e se faz sentir to bem em mim que no tenho mais outro gosto do que Deus e o que leva a Deus. Ato pelo qual se reconhece que nosso corpo se tornou o tabernculo de Jesus Cristo e nosso corao seu santurio por sua presena Agora meu corpo vosso tabernculo, Deus meu Salvador! E meu corao se tornou um santurio desde que viestes a mim na santa Comunho. Posso dizer, pois, na verdade que sou um templo porttil de Deus no qual Jesus Cristo veio estabelecer sua

107

morada, para, como diz um profeta, nele destruir e arrancar tudo o que h que vos desagrada e para construir para o Deus vivo e eterno uma casa que possa subsistir eternamente. J que quisestes estabelecer todos os ornamentos do tabernculo da Antiga Lei, adornai vs mesmo este que escolhestes para vs e no qual residis em pessoa, e no de maneira aparente, como naquele cuja forma prescrevestes a Moiss. E como ningum, fora o Sumo Pontfice podia entrar no Santo dos Santos, fazei que nada de profano entre em meu corao e que sua pureza seja to grande que esteja em estado de vos conter a vs que sois a santidade por essncia. E que no recebendo em si nada mais do que no venha de vs, e no tenda a vs, ele possa com razo ser chamado o Santo dos Santos da nova Lei, e o Santurio da Divindade que nele est encerrado como em seu cenro na terra e seu lugar de delcias. Ato pelo qual se reconhece o profundo respeito que devemos ter diante de Jesus Cristo que reside em ns Vs exigistes, meu Deus, to grande venerao diante da Arca da Aliana e to grande respeito para com ela, que Osa caiu fulminado por ter tocado nela. Que respeito no devo ter diante de vosso sagrado Corpo, Divino Jesus, que acabo de receber, do qual essa Arca era apenas uma figura! Pois, o que era essa Arca se no um cofre de madeira revestido de ouro e vosso Divino Corpo o Corpo de um Deus que dele se revestiu para destruir em ns o pecado. Essa Arca era, com efeito, o que havia de mais precioso na Antiga Lei; mas vosso corpo divino a veste do grande Deus vivo, objeto da venerao dos anjos e o tesouro da Lei da Graa. a Arca era o orculo dos israelitas porque era o rgo do qual Deus se serviu para lhes dar suas ordens e para mim basta que eu entre em mim para vos consultar morando em mim, Jesus meu Salvador! Ao mesmo tempo me dareis a conhecer as ordens de Deus e vossas Divinas vontades. J que aqueles em cuja casa Deus fez repousar essa Arca foram cumulados de bnos com sua famlia, vs no me recusareis a mesma graa quando tiver em mim vosso sagrado Corpo, arca santa da Divindade. Pois perfeitamente razovel que deixeis em mim marcas de vossa vinda: deixai ali, Jesus, o tesouro da graa, o ouro da caridade, e alguma coisa do madeiro de vossa Cruz, que pelo enfraquecimento de minhas paixes e as impresses da mortificao, torne minha alma incorruptvel. Este o fruto que espero de vossa vida em mim.

FIM

108

NDICE
Das Instrues e Oraes para a Santa Missa

Instrues do Sacrifcio da Santa Missa e da maneira de assistir a ela


Do sacrifcio da santa Missa, e de seus efeitos Da obrigao de assistir santa Missa Das disposies para bem ouvir a santa Missa Da maneira de se aplicar durante a santa Missa Explicao das cerimnias da santa Missa Oraes durante a santa Missa, tiradas do Ordinrio da Missa Outras oraes durante a santa Missa que se referem a todas as Aes e oraes que o sacerdote faz p. p. p. p p. p. p.

NDICE
Das Instrues metdicas para aprender a se confessar bem 1. a primeira coisa que se deve fazer antes de se confessar 2. Da segunda coisa que se deve fazer antes de se confessar 3. Do que se deve fazer ao se confessar, antes de declarar seus pecados, e as quatro primeiras coisas que se devem observar ao declarar seus pecados 4. Da quinta, sexta e stima coisa que se deve observar ao declarar seus pecados, a saber: declarar a espcie, o nmero e as circunstncias 5. Da oitava coisa que se deve observar ao declarar seus pecados 6. Da nona e da dcima coisa que se deve observar ao declarar seus pecados 7. Da maneira de concluir a Confisso e da obrigao de dar ao Confessor sinais de arrependimento de ter ofendido a Deus 8. Das quatro ltimas coisas que se deve fazer ao se confessar 9. Das quatro coisas que se devem fazer depois de se confessar 10. Maneira de se confessar bem Oraes para pedir a Deus um bom Confessor

p. p.

p.

p. p. p. p. p. p. p. p.

NDICE
Das instrues e oraes para a Confisso e a Comunho

Oraes antes da Confisso


Oraes depois da Confisso Exame de Conscincia que se deve fazer antes de se confessar Instrues para a Comunho Oraes antes da Comunho Oraes depois da Comunho Fim do ndice

p. p. p. p. p. p.

109

A P R O V A O
i, a pedido de Monsenhor, o Conselheiro, este Manuscrito que tem por ttulo Instrues e Oraes para a santa Missa. Na Sorbonne, a 16 de janeiro de 1703. C. DE PERCELLE

APROVAO
i, por ordem de Monsenhor, o Conselheiro, este livro que tem por titulo Instrues e Oraes para a Confisso e a Comunho, para uso das Escolas Crists, que julguei muito apropriadas para edificar os fiis. 04 de dezembro de 1702

PRIVILGIO DO REI
us, por Graa de Deus, Rei de Frana e de Navarra: A nossos amados e leais Conselheiros, as pessoas que ocupam nossas Cortes de Parlamento, Mestres de Requisies ordinrias de nosso Hotel, Conselheiros, Prebostes de Paris, Bailios, Senescais, seus Lugar-tenentes civis e outros Justiceiros a quem pertence: SADE! Nosso querido Superior do Instituto dois Irmos das Escolas Crists, havendo nos pedido conceder-lhe nossas Cartas de Autorizao para imprimir vrios Livros para o uso de suas Escolas, e que tm por ttulo Exerccios de Piedade para uso das Escolas Crists, Um Silabrio Francs, Instrues e Oraes para a Santa Missa, Instruo metdica para aprender a se confessar bem, Catecismo por Perguntas e Respostas, os Deveres de um Cristo para com Deus por texto corrido, Instrues e Oraes para a Confisso e a Comunho, as Regras de Cortesia e Civilidade Crist, Cnticos Espirituais, e Ofcio da Santssima Virgem, com o saltrio de Davi, oferecendo-nos para esse objetivo de os fazer imprimir em bom papel e bons tipos, de acordo com a folha impressa e anexada ao modelo na contra-capa das Presentes. Havemos permitido e permitimos pelas Presentes que se imprimam os citados Livros, em um s ou em vrios Volumes, conjunta ou separadamente, e tantas vezes quantas bom lhes parecer e de os vender, fazer vender e debitar em toda a parte de nosso Reino pelo prazo de trs anos consecutivos, a contar do dia da data das citadas Presentes. Proibimos a todos os Bibliotecrios e Impressores e outras pessoas, de qualquer qualidade e condio que sejam, introduzir textos estranhos e nenhum lugar de nossa obedincia, sob pena de estas Presentes sero registradas por inteiro nos Registros da Comunidade dos Impressores e Bibliotecrios de Paris em trs meses a partir desta data; que a impresso destes Livros ser feita em nosso Reino e no em outro lugar, e que o impetrante se conformar em tudo com os Regulamentos da Livraria, e especialmente com os de 10 de abril de 1715 e que, antes de os expor venda, os Manuscritos ou impressos que tiverem servido de cpia para a impresso dos citados Livros, sero entregues no mesmo estado onde as Aprovaes tiverem sido dadas, pela mo de nosso carssimo e leal Cavalheiro Guardio dos Selos da Frana, o Senhor Chauvelin, e que por fim sero entregues dois Exemplares de cada um para nossa Biblioteca Pblica, um para nosso Castelo do Louvre, e um para a de nosso carssimo e leal Cavalheiro, Guardio dos Selos da Frana, o Senhor Chauvelin, o tudo sob pena de nulidade das Presentes; do contedo das quais mandamos e conjuramos que se faa gozar o Expositor ou os Advogados, plena e pacificamente, sem permitir que se lhe cause perturbao ou impedimento: Queremos que a cpia das Presentes que ser impressa por inteiro teor quer no comeo quer no fim dos citados Livros, autentica como o original. Mandamos que o primeiro Porteiro ou Sargento que mande executar a todos os Atos

110

requeridos e necessrios, sem pedir outra autorizao, no obstante o Clamor de Haro, Chartre Normande, e cartas contrrias. Porque tal nosso prazer. Dado em Fontainebleau a 27 de outubro, no ano da Graa de 1715. e de nosso Reinado o 18. Pelo Rei em seu Conselho. Assinado: G. M A R T I N, Sndico Osuperior do Instituto dos Irmos das Escolas Crists cedeu seu privilgio a J. B. Machel, Impressor - Bibliotecrio de Ruo, conforme acordo entre eles.

111

NDICE DAS MATRIAS


Advertncia sobre as Instrues e Oraes para a Santa Missa Instrues sobre o Sacrifcio da Santa Missa, e de que modo se deve assisti-la Do Sacrifcio da Santa Missa e de seus efeitos Da obrigao de assistir Santa Missa Das disposies para bem ouvir a Santa Missa Da maneira de se ocupar durante a Santa Missa Explicao das cerimnias da Santa Missa Da primeira parte da Santa Missa, antigamente chamada Missa dos Catecmenos Da segunda parte da Santa Missa, antigamente chamada Missa dos Fiis Oraes durante a Santa Missa, tiradas do ordinrio da Missa Outras oraes durante a Santa Missa, relacionadas com as aes E oraes do sacerdote Instruo Metdica para aprender a se confessar bem, por Perguntas e respostas Prefcio [1] Da primeira coisa que se deve fazer antes de se confessar: examinar a conscincia [2] Da segunda coisa que se deve fazer antes de se confessar: fazer o ato de contrio 3. Do que se deve fazer na confisso antes de declarar os pecados: pedir a bno do confessor recitar o Confiteor dizer h quanto tempo no se confessou e das quatro primeiras coisas a observar ao declarar os pecados: declar-los pessoalmente diz-los como coisa passada diz-lo em forma de acusao no os escusar, nem jogar a culpa nos outros 4. Da quinta, sexta e stima coisa a observar ao confessar os pecados: declara a espcie o nmero as circunstncias dizer os pecados prprios e nunca os dos outros diz-los em poucas palavras 5. Da oitava coisa que se deve observar ao declarar os pecados: d-los a conhecer inteiramente, tais quais so [6] Da nona e dcima coisa a observar na declarao dos pecados: diz-los todos, sem omitir um s diz-los todos em seguida e em ordem 7. Da maneira de concluir a confisso: acusar-se dos pecados desconhecidos ou esquecidos

112

e da obrigao de manifestar ao confessor sinais de arrependimento de ter ofendido a Deus 8. Das quatro ltimas coisas a fazer na confisso: pedir ao confessor os meios de no recair terminar o Confiteor aceitar a penitncia com promessa de a cumprir inclinar-se para receber a absolvio 9. Das quatro coisas que se devem fazer depois da confisso: agradecer a Deus renovar a promessa de no recair no pecado tomar os meios para conservar a graa recebida cumprir a penitncia 10. Modo de se confessar bem Orao para pedir a Deus um bom confessor

Instrues e Oraes para a Confisso e para a Comunho Advertncia Oraes para antes da Confisso Volta do pecador a Deus, pela considerao do pecado, sua Natureza e seus efeitos Reflexo sobre a enormidade do pecado, em forma de orao Orao para atrair a misericrdia de Deus Orao para mostrar horror ao pecado Orao para pedir a graa de verdadeira penitncia Orao para pedir o conhecimento e a contrio Orao antes do exame de conscincia Orao para depois do exame de conscincia Outra orao para depois do exame de conscincia Orao para pedir verdadeira contrio Outra orao para pedir verdadeira contrio Orao para pedir a contrio com todas as condies Orao para pedir o enfraquecimento da concupiscncia Orao para pedir a Deus a libertao das tentaes e dos vcios Orao para pedir horror dos bens, honras e prazeres Orao para pedir a Deus para no procurar honras, riquezas e prazer Orao para pedir a Deus a graa de se afastar das ocasies de pecar Orao para pedir a Deus para ser livre do hbito de pecado Orao para pedir perdo a Deus pela facilidade de pecar Orao para pedir a Deus o conhecimento e os meios para evitar o pecado .................................................................................................................. Ato de confuso ao considerar a bondade de Deus Ato de contrio pela considerao de vrios motivos Ato de contrio Outro ato de contrio e promessa Orao para pedir a Deus o perdo pela intercesso dos Anjos Ato de confiana que Deus ter a bondade de nos perdoar Ato de agradecimento pelo perdo

113

Orao para pedir a Deus a graa de confessar todos os pecados Orao para pedir a Deus a graa de fazer penitncia Orao para pedir a Deus a graa de uma penitncia proporcional Oraes para depois da Confisso Ato de confiana de ter obtido o perdo Ato de horror do pecado Ato para manifestar a Deus o pesar de ter ficado muito tempo no pecado Ato de agradecimento ao eterno Pai Ato de agradecimento ao Filho de Deus Ato de agradecimento ao Esprito Santo Ato de alegria com os anjos e os santos por voltar graa Ato de unio a Jesus Cristo penitente Ato para pedir a Deus a graa de fazer penitncia Ato para pedir a Deus a perseverana no bem Exame de conscincia que se deve fazer antes da confisso Sobre o primeiro mandamento Sobre o segundo mandamento Sobre o terceiro mandamento Sobre o quarto mandamento Sobre o quinto mandamento Sobre o sexto e o nono mandamento Sobre o stimo e o dcimo mandamento Sobre os sete vcios capitais Instrues e Oraes para a Comunho Exposio da doutrina da Igreja sobre o Sacramento da Eucaristia Dos fins da instituio da Eucaristia e da obrigao de a receber Das vantagens de receber o Corpo de Jesus Cristo na Eucaristia Das disposies para bem receber a Eucaristia Oraes para antes da Comunho Ato de reconhecer a Comunho como remdio Ato de reconhecer as disposies para comungar Ato de pedir a Deus a pureza, primeira disposio para comungar Ato de pedir a Deus um amor ardente, segunda disposio Ato de pedir a Deus uma terna devoo a Jesus Cristo, 3 disposio Ato de pedir a Deus grande afeio virtude, 4 disposio Ato de pedir a Deus a pureza em preparao do corpo para a comunho Ato de f sobre a presena real de Jesus na Eucaristia Outro ato de f sobre a presena real de Jesus na Eucaristia Ato de adorao e de unio aos santos anjos para adorar a Jesus Ato de desejo de receber a Jesus na Eucaristia Outro ato de desejo de receber a Jesus e seu divino Esprito Ato de desejo que manifesta a nsia de receber a Jesus Cristo Ato de humildade e de confiana antes da comunho Oraes para depois da Comunho Ato de admirao da bondade de Jesus Cristo que veio a ns Ato de f e de admirao diante do aniquilamento de Jesus na Eucaristia

114

Ato de adorao em que se pede a Jesus que una conosco as criaturas para lhe apresentar nossos deveres Ato de reconhecer a felicidade de possuir a Jesus Ato de agradecimento a Jesus por vir a ns Ato de reconhecimento da humilhao de Jesus na Eucaristia Ato de reconhecer a bondade de Jesus na Comunho Ato de reconhecer que possumos a Jesus e que ele nos possui Ato de pedir a Jesus em ns para no mais viver da vida da natureza, mas da graa Ato de prestar ateno sobre a felicidade de possuir a Jesus em si Ato de reconhecer a felicidade que se teve de nutrir a alma com a Eucaristia Ato em que se ressalta a felicidade de possuir a Deus em si na Eucaristia Ato pelo qual se pede a Jesus em ns para que fale a nosso corao Ato de agradecimento por ter comido a Jesus Ato de reconhecer nosso corpo como tabernculo de Jesus Ato pelo qual se reconhece o profundo respeito que devemos ter para Jesus que mora em nos ndice das Instrues e Oraes para a Santa Missa ndice das Instrues metdicas para aprender a se confessar bem ndice das Instrues e Oraes para a Confisso e a Comunho Aprovao Instrues e Oraes para a Santa Missa Instrues e Oraes para a Confisso e a Comunho Privilgio do Rei

115

116

S-ar putea să vă placă și