Sunteți pe pagina 1din 11

Nacionalidade est ligada a questo de Soberania.

Nacionalidade Originria: a Constituio trouxe quatro formas de ser considerado brasileiro


nato: 1 ius solis preponderantemente analisa-se a questo do territrio nacional, independente da nacionalidade dos pais. Requisitos: a) O pai ou a me necessita estar a servio de seu Estado; b) Necessita ser estrangeiro; 2 Nascer no estrangeiro, de pai ou a me brasileira, estando a servio de seu pas; 3 Nascer no estrangeiro, ter pai ou me brasileira, e ser registrado em repartio brasileira competente (embaixadas, etc.) 4 Nascer no estrangeiro, filho de pai ou me brasileira, desde que venham a residir na RFB e aoptem, a qualquer tempo, pela nacionalidade brasileira.

Naturalizao
a aquisio da nacionalidade de maneira secundria, acarretando no brasileiro naturalizado. atravs da naturalizao que o estrangeiro adquire outra nacionalidade ou o aptrida adquire uma nacionalidade. A naturalizao deve ser expressa. Naturalizao Tcita: ocorreu em 1891 onde a Consstituio estabeleceu que o estrangeiro o que estivesse no Brasil na data de 15 de novembro de 1889 ser considerado brasileiro naturalizado, salvo se, no prazo de seis meses, a contar da entrada em vigor da Constituio, manisfestasse a inteno de permanecer com a nacionalidade de origem; Naturalizao Expressa: A Constituio de 1988 adota a manifestao da nacionalidade to somente de maneira EXPRESSA. Aquisio Expressa: quando o estrangeiro faz um pedido escrito para adquirir a nacionalidade brasileira.

1 Forma: Para os estrangeiros que provenham de um pas que no seja de lngua


portuguesa. Devero preencher os seguintes requisitos: - Ter capacidade civil (segundo a lei brasileira); - Tenha visto de permanncia no Brasil; - Saber ler e escrever portugus; - Boa sade; - Exercer profisso ou ter bens suficientes para sua manuteno e de sua famlia;

- Residir no Brasil por no mnimo quatro anos (de maneira ininterrupta), desde que tenha residncia FIXA no Estado Brasileiro; - Bom procedimento; - Inexistncia de denncia ou condenao no Brasil ou no exterior por crime cuja pena seja superior a um ano. Encaminhado para o Ministrio da Justia para serem analisados. Mesmo preenchendo todos os requisitos, no garantido ao estrangeiro que ser concedida a naturalizao. O pedido ser analisado pelo Poder Executivo Federal, podendo ou no ser deferido. DENNCIA: QUANDO O MINISTRIO PBLICO ENTRA COM UMA AO PENAL.

2 Forma: estrangeiros que venham de um pas que provenham de um pas com lngua
portuguesa, exceto Portugal. Mesmo preenchendo estes requisitos, no certeza se ir conseguir ou no a naturalizao, pois depende da deciso do Poder Executivo Federal. Requisitos: - Capacidade civil; - Residncia ininterrupta por um ano; - Idoneidade moral.

3 Forma: PORTUGUESES (PORTUGAL): Aos portugueses permitido/facultado o pedido de


EQUIPARAO, ou seja, basta residir no Brasil os equiparados tero os mesmos direitos dos Brasileiros Naturalizados. um pedido perante o Ministrio da Justia para ser considerado equiparado. *OBS: com relao aos Direitos Polticos, o equiparado deve fazer um pedido perante a Justia Eleitoral e comprovar residncia no pas por no mnimo trs anos ininterruptos.

Manifestao de Vontade pode ser: Expressa: Manifestao de vontade declarada de maneira escrita ou falada. Tcita: Quem cala, consente.

Nacionalidade - ORGANOGRAMA

- Originria; Tcita Ordinria (COMUM) - Secundria Expressa


Extraordinria (ESPECIAL)

Estrangeiro (NO FALA lngua portuguesa)

Ordinria
Estrangeiro, Lngua Port. (MENOS portugueses)

Portugus *********

NATURALIZAO EXTRAORDINRIA: Difere da Ordinria, pois a Constituio concede obrigatoriamente a naturalizao do estrangeiro se este requerer nacionalidade brasileira, sem nenhuma condenao penal e que seja residente no Brasil por quinze anos ininterruptos. A prpria Constituio GARANTE a nacionalizao, sendo o Brasil OBRIGADO a conceder a naturalizao. extraordinria, pois na ordinria, por mais que o estrangeiro requeira a nacionalidade brasileira, dever passar pelo Poder Executivo Federal para ser ou no deferido. concedida aos estrangeiros mediante o cumprimento de apenas trs requisitos: residncia ininterrupta no Brasil por mais de quinze anos, no ter condenao penal e fazer um pedido de naturalizao. A doutrina entende que, uma vez preenchido estes requisitos, obrigatria a concesso da naturalizao, ou seja, um direito do estrangeiro ser brasileiro.
DIFERENAS PREVISTAS NA CONSTITUIO DE BRASILEIRO NATO E NATURALIZADO:

Somente a constituio federal pode estabelecer tratamento diferenciado entre brasileiro nato e naturalizado: - EXTRADIO: o nato JAMAIS ser extraditado e o naturalizado somente se for trfico de drogas ou por outro crime, desde que antes da naturalizao; - CARGOS:
3 So privativos de brasileiro nato os cargos: I - de Presidente e Vice-Presidente da Repblica; II - de Presidente da Cmara dos Deputados; - FEDERAIS! III - de Presidente do Senado Federal; IV - de Ministro do Supremo Tribunal Federal; V - da carreira diplomtica; VI - de oficial das Foras Armadas; VII - de Ministro de Estado da Defesa. MINISTRO DE ESTADO DA DEFESA: Elo entre as foras armadas e do presidente da repblica. Ele comanda as foras armadas e auxilia o Presidente da Repblica. MINISTROS DE ESTADO: Auxiliares do presidente da repblica. MINISTROS DO PODER JUDICIRIO: So juzes do STJ E STF, TSE, TST, STM.

- FUNES:
Seo V - Do Conselho da Repblica e do Conselho de Defesa Nacional Subseo I - Do Conselho da Repblica
Art. 89. O Conselho da Repblica rgo superior de consulta do Presidente da Repblica, e dele participam: I - o Vice-Presidente da Repblica; II - o Presidente da Cmara dos Deputados; III - o Presidente do Senado Federal; IV - os lderes da maioria e da minoria na Cmara dos Deputados; V - os lderes da maioria e da minoria no Senado Federal; VI - o Ministro da Justia; VII - seis cidados brasileiros natos, com mais de trinta e cinco

anos de idade, sendo dois nomeados pelo Presidente da Repblica, dois eleitos pelo Senado Federal e dois eleitos pela Cmara dos Deputados, todos com mandato de trs anos, vedada a reconduo.

- PROFISSES: Evitar que o estrangeiro mal intencionado denigra a imagem do Pas.


Art. 222. A propriedade de empresa jornalstica e de radiodifuso sonora e de sons e imagens privativa de brasileiros natos ou naturalizados h mais de dez anos, ou de pessoas jurdicas constitudas sob as leis brasileiras e que tenham sede no Pas. 1 Em qualquer caso, pelo menos setenta por cento do capital total e do capital votante das empresas jornalsticas e de radiodifuso sonora e de sons e imagens dever pertencer, direta ou indiretamente, a brasileiros natos ou naturalizados h mais de dez anos, que exercero obrigatoriamente a gesto. 2 A responsabilidade editorial e as atividades de seleo e direo da programao veiculada so privativas de brasileiros natos ou naturalizados h mais de dez anos, em qualquer meio de comunicao social.

PERDA DA NACIONALIDADE
Hipteses para a perda da nacionalidade: - SENTENA (PERDA-PUNIO): Aplica-se ao brasileiro naturalizado. Art. 12, 4 da CF. O Ministrio Pblico Federal (legitimado) impetra a ao, esclarecendo a atividade nociva ao interesse nacional na petio inicial. Cabe a doutrina, a jurisprudncia, etc. Uma vez transitada em julgado, sendo o indivduo julgado e condenado, ele perde a nacionalidade brasileira. Existem duas hipteses de perda da nacionalidade: 1 Somente aplicvel aos brasileiros naturalizados se d atravs de uma sentena judicial em ao proposta pelo Ministrio Pblico Federal em razo do naturalizado ter praticado uma atividade nociva ao interesse nacional. A partir do trnsito em julgado da sentena, ser declarada a perda da nacionalidade brasileira com efeitos ex nunc. OBS: A NICA FORMA DO EX BRASILEIRO VOLTAR A SER BRASILEIRO NOVAMENTE ATRAVS DE AO RECISRIA CUJO OBJETIVO RECINDIR A SENTENA QUE DECLAROU PERDA DA NACIONALIDADE. - OUTRA NACIONALIDADE (PERDA-MUDANA): Aplica-se aos brasileiros natos e naturalizados. a chamada perda-mudana, que se d com a aquisio de outra nacionalidade. A regra adquirir a outra nacionalidade perder a nacionalidade brasileira, salvo duas excees: a) Quando a lei estrangeira, por critrio ius sanguinis reconhecer a nacionalidade estrangeira aos brasileiros descendentes de estrangeiros. Ex: Itlia, que reconheceu aos descendentes de italianos a nacionalidade italiana. b) Quando para exercer algum direito, o brasileiro residente no exterior for OBRIGADO a adquirir outra nacionalidade. Ex: receber uma herana em um pas cuja lei somente concede aos nacionais daquele pas.

EXTRADIO

Extradio a retirada compulsria de algum dentro do territrio nacional devido a um crime praticado em outro Estado/territrio.

Extradio a retirada compulsria (obrigatria/coao) de uma pessoa de um territrio nacional em virtude de um crime praticado pelo mesmo em Estado estrangeiro. * O Brasileiro Nato JAMAIS ser extraditado. * O Naturalizado somente ser extraditado se o crime for de trfico ilcito de entorpecentes ou se for outro crime que tenha ocorrido antes da naturalizao. REQUISITOS QUE DEVEM SER CUMPRIDOS PARA QUE O BRASIL EXTRADITE ALGUM: 1. Provar que o Estado que requer a extradio tem competncia para julgar o crime cometido; o Estado requerente deve provar ter competncia para processar e julgar o extraditando; 2. O pedido de extradio deve ser baseado em tratado internacional ou promessa de reciprocidade; 3. Existncia de uma sentena penal condenatria ou um mandado de priso expedido contra o extraditando. A sentena penal condenatria quando o processo j foi julGado e condenado. Mandado de priso quando o processo ainda no foi julgado ou condenado. 4. Dupla tipicidade. O fato motivador da extradio deve ser considerado crime tanto no Estado requerente quanto no Brasil. Sendo assim, o pas requerente deve mandar uma cpia da lei onde o crime motivador est tipificado. 5. No estar o crime prescrito, tanto na lei brasileira quanto na estrangeira; 6. No estar o extraditando respondendo pelo menos fato no Brasil ou j ter cumprido a pena e ainda ter sido absolvido. 7. O crime deve ser apenado deve ser apenado com pena superior a um ano. 8. O crime no pode ser de conotao poltica ou de opinio. 9. O Estado requerente deve se comprometer a comutar pena de morte por pena privativa de liberdade. 10. Compromisso do Estado requerente em efetuar a detrao penal (descontar da pena o tempo que o extraditando ficou preso no Brasil). 11. Compromisso do Estado requerente em no reextraditar o extraditando sem o consentimento do Brasil.

PS: o Brasil s extradita o Portugus para Portugal.

PROCEDIMENTO PARA EXTRADIO O pedido de extradio ser processado e analisado perante o STF. Compete ao STF emitir um parecer sobre a concesso ou no da extradio, porm a deciso final do Presidente da Repblica. Se o parecer do STF for contrrio ao da extradio, o Presidente dever, necessariamente, neg-lo. Se o parecer do STF for favorvel o President poder ou no conceder. Se negado, no cabe nenhum tipo de recurso.

EXPULSO
SOMENTE APLICVEL AOS ESTRANGEIROS. CARACTERIZA-SE PELA RETIRADA COMPULSRIA DO TERRITRIO NACIONAL EM VIRTUDE DA PRTICA DE UM ATO QUE: 1) ATENTAR CONTRA SEGURANA NACIONAL, A ORDEM SOCIAL, PBLICA OU POLTICA OU CONTRA A MORALIDADE E A TRANQUILIDADE PUBLICA OU A ECONOMIA POPULAR; 2) CUJO PROCEDIMENTO O TORNE NOCIVO A CONVENINCIA AOS INTERESSES NACIONAIS. CABE AO PRESIDENTE DA REPBLICA DECIDIR SOBRE A EXPULSO. A EXPULSO VEDADA QUANDO: 1) QUANDO O ESTRANGEIRO TIVER CNJUGE BRASILEIRO A MAIS DE CINCO ANOS; 2) QUANDO O ESTRANGEIRO TIVER FILHO BRASILEIRO QUE DELE DEPENDA ECONOMICAMENTE. SE O ESTRANGEIRO ADOTAR OU RECONHECER FILHO, APS O ATO QUE ENCEJAR A EXPULSO, ESTA SER PERMITIDA.

DEPORTAO
APLICADA AOS ESTRANGEIROS EM PERMANNCIA IRREGULAR NO BRASIL; VIRTUDE DA ENTRADA OU

TABELA EXEMPLIFICATIVA:

# EXTRADIO

PEDIDO ESTRANGEIRO

EXPULSO DEPORTAO

INTERNO INTERNO

BRASILEIRO NATURALIZADO E ESTRANGEIRO ESTRANGEIRO ESTRANGEIRO

CRIME COMPORTAMENTO IRREGULAR

DIREITOS POLTICOS
Governo do POVO, pelo POVO e para o POVO DEMOCRACIA

DEMOCRACIA DIRETA: o povo chamado para tomar as decises; cada lei formulada discutida e aprovada ou no pelo povo; DEMOCRACIA REPRESENTATIVA: o povo participa na escolha de seus representantes; DEMOCRACIA SEMIDIRETA: escolhemos nossos representantes, mas tambm temos a oportunidade de participarmos diretamente na tomada de decises, como por exemplo, na formulao de certas leis. REFERENDO: quando o ato normativo j foi elaborado pelo Poder Legislativo, porm, para entrar em vigor necessita da aprovao popular. Ex: Referendo para o desarmamento. SIM NO PLEBISCITO: consulta popular para definir as diretrizes da norma a ser elaborada. MONARQUIA REPBLICA PRESIDENCIALISMO PARLAMENTARISMO INICIATIVA POPULAR: possibilidade do povo apresentar projeto de lei perante o Congresso Nacional ou perante o Legislativo, desde que preenchidos trs requisitos: 1. O Projeto deve estar subscrito por 1% do eleitorado nacional; 2. As assinaturas devem estar divididas em pelo menos cinco estados membros; 3. Pelo menos cinco estado devem ter no mnimo 0,3% de assinaturas de eleitores em cada um deles. *Obs: tem tambm a possibilidade do povo impetrar AO POPULAR: art. 5 da Constituio Federal.

VOTO
ATRAVS DO VOTO QUE VOC EXERCE SEUS DIREITOS POLTICOS; VOTO UM DIREITO OU DEVER? (PESQUISAR) O VOTO OBRIGATRIO? Caractersticas: Direto: a pessoa vota direto na pessoa do deputado; O voto deve ser secreto e obrigatrio. Direto, secreto e universal: o voto aberto a todos, e o requisito da idade no retira essa universalidade do voto. O voto universal o contrrio de voto censionrio. Direto, secreto, universal e peridico: o voto exercido de tempos em tempos. O voto livre onde o eleitor escolhe livremente seu representante. O voto personalssimo: somente a prpria pessoa pode votar. O voto igualitrio, onde o voto de todos tem o mesmo valor. CAPACIDADE ELEITORAL ATIVA: A CAPACIDADE DE VOTAR;

- REQUISITOS:

1. Nacionalidade Brasileira (portugus equiparado); 2. Ter a idade mnima (16 anos); 3. Alistamento Eleitoral; 4. No ser conscrito (prestando servio militar obrigatrio). Obs: No so obrigados a votar: 1. Maiores de 16 e menores de 18 anos; 2. Maiores de 70 anos; 3. Analfabetos (os analfabetos podem votar, mas no serem votados);

CAPACIDADE ELEITORAL PASSIVA: A CAPACIDADE DE SER VOTADO. - REQUISITOS: 1. Nacionalidade Brasileira (portugus equiparado); 2. Alistamento Eleitoral; 3. Pleno exerccio dos direitos polticos; 4. Ter filiao partidria; 5. Ter domiclio eleitoral a circunscrio do cargo pretendido; 6. Idade mnima de acordo com o cargo (Ex. Prefeito: 21 anos; Deputado Federal: 21 anos; Governador: 30 anos; Presidente: 35 anos; Deputado Estadual: 21 anos; Senador: 35 anos; Vereador: 18 anos). OBS: a idade mnima para se candidatar ser considerada no momento da POSSE!

DIREITOS POLTICOS NEGATIVOS - Inelegibilidade:

Inelegibilidade absoluta: quando a pessoa no pode se candidatar para cargo nenhum. Ex: analfabetos, estrangeiros e conscritos. Inelegibilidade relativa: quando a pessoa, ou no pode se candidatar para algum cargo especfico, esperar um determinado perodo, afastamento de cargo, porm, fazendo-o, ela pode se candidatar. Para os ocupantes de cargo do Executivo no permitido exercer trs mandatos consecutivos. Ex: Lula (oito anos consecutivos), Blairo Maggi (oito anos consecutivos), Nilson Leito, etc. Os ocupantes de cargos do Executivo (prefeito, governador e presidente) para concorrerem a outros cargos, devem renunciar o mandato seis meses antes da eleio. Ex: Blairo Maggi. Para se reelegerem, ningum precisa se afastar para concorrer. Ex: Nilson Leito. Em relao ao parentesco o cnjuge e os parentes at o segundo grau dos ocupantes de cargos do Executivo, exceto para o caso de reeleio. Outra inelegibilidade relativa em relao aos militares de carreira. Para se candidatarem, devem se afastar da atividade se tiver menos de 10 anos de servio. Se tiverem mais de dez anos e forem eleitos, sero encaminhados para a inatividade. Art. 14, 8 da CF. Os vices do prefeito, governador e presidente, se no tiverem ocupado cargo principal de maneira definitiva, podem concorrer ao cargo principal, mesmo que j tenha ocupado dois cargos como vice. Perda ou Suspenso dos Direitos Polticos Perda: os direitos polticos no so restabelecidos sem um comportamento ativo do agente. Ocorre a perda nas seguintes hipteses: - quando ocorrer perda da nacionalidade brasileira, seja por sentena judicial ou por aquisio de outra nacionalidade; - no caso de recusa de cumprir obrigao legal a todos imposta ou prestao alternativa; Suspenso: - por decretao de incapacidade civil absoluta. Uma vez cessada a incapacidade, os direitos polticos sero restabelecidos; - por sentena criminal transitada em julgado enquanto durarem os efeitos da condenao; - condenao por improbidade administrativa. Uma vez declarada a suspenso dos direitos polticos, a justia determina o tempo de suspenso. Art. 37, 4 da Constituio Federal de 1988.

PARTIDOS POLTICOS ART. 17

Entidadas de carter privado, dotadas de autonomia, porm devem prestar contas para a Justia Eleitoral. Coligao: os partidos se unem e formam uma espcie de chapa. No existe mais a obrigatoriedade de se obedecer a mesma coligao a nivel municipal, estadual e federal. Fidelidade Partidria: atualmente, entende-se que o cargo do partido/coligao e no do poltico. Desta forma, se mudar de partido perder o mandato na tentativa de moralizao. Excees: criao de novo partido, fuso e incorporao a outro partido, mudana substancial do programa partidrio e, por fim, grave discriminao pessoal no partido.

S-ar putea să vă placă și