Sunteți pe pagina 1din 64

Notas de Navegao

por: Pedro Alves 2004 - 2008

Navegando onde descansa o poeta? Uma saudade e uma certeza, no deixam o meu corao parar. Ilhas perdidas, submersas na bruma do esquecimento, rostos perdidos, rostos queridos! Nesta terra profana aventuram-se os corajosos, lutam contra hereges, procuram a Divindade em recantos, frios e cinzentos, destas selvas metlicas do Homem moderno. Fecho os olhos para esquecer o que me rodeia, memrias de vida e pureza povoam-me a mente. Sonhos de um menino solitrio. Imagens de uma terra sagrada. Busco um farol, um porto seguro, um qualquer refgio onde possa aguardar pela bonana. Ilhas de Sonho, por vs anseio incessantemente, mas sois apenas miragem no horizonte.

Sou um poeta sem palavras, como um pintor sem mos.

Poeta mudo, constrito ao seu viver profundo. Poesia, arte da imagem cantada e do sentimento escrito. Pode imagem alguma ser palavra? Pode sentimento algum ser analisado? Cores, cheiros, sensaes todo o mundo dos sentidos em redutoras palavras. Mentes que pensam, espritos que vem. O verdadeiro poeta no escreve, vive.

O corao aperta-se, a saudade assola-me, invade-me o esprito deixando-me inerte e inebriado. A minha razo fala-me de distncia e separao lrias de um corao apaixonado. Sim, agora tornaste-te novamente virtual, uma voz escrita e lida, graas s bnos da era da informao. Mas eu sei, eu sei que vives em mim. Ouo o teu riso ecoar nos sales de minha alma,

sinto-o vibrante e reconfortante. Iluso de distncia o que nos separa, nada mais. Mil lguas no so suficientes para dividir espritos. Os espritos so selvagens e livres, vogam sem leis ou ordem, vogam a seu bel-prazer, para alm da matria e da mente.

Que fao eu O que fao eu Desterrado? Longe da terra Que me alimenta. O que fao eu Desolado? Longe daqueles Que amo. O que fao eu Perdido? Longe daquilo Que me faz pleno.

De naufrgios e outras derrotas

Um gesto Quanto brilho num olhar? Quanta luz numa palavra, num gesto? Quanta beleza jaz no simples e dedicado brinquedo de uma criana? Artes de sonhos e liberdade, ela vive no limite dos sentidos, sem barreiras ou prises. Voa, livre de grilhes, sua mente no conhece restries. A magia est nas nossas mos, querida estrelinha. O teu corpo repousa a meu lado e o sopro de uma flauta preenche o espao entre ns. Soubesse eu ser como este menino, e que de uma pequena palhinha, soprasse sonhos de amor.

Estrelinha, criar o meu motivo, imaginar uma vida melhor. Aspiro algo nobre e maior

Soubesse eu ser como este menino Encontramo-nos no prximo sonho. Como poderia algo to belo ser real? Passo a passo, deixo-me guiar Confio e sei que vencerei. Ser possvel? Procuro a resposta.

Um fio de nostalgia Na sonolncia de uma tarde de sorna centenas de memrias de veres passados correm-me pela mente, como tesouros perdidos. A nostalgia tem o poder de tornar memrias remotas em momentos nicos. Imagens e emoes, entrelaadas ao longo de uma vida, muito curta para ser histria, mas no to curta, que desprovida de uma. A saudade do que foi, sem nunca realmente o ter sido. Um passado irrecupervel, diludo na incerteza de que alguma vez tenha sido. Lembranas intrincadas,

presas por um frgil fio de seda. O calor do vero, a liberdade do irresponsvel ignorante. O atraente cheiro de uma mulher Dias vividos com entusiasmo inocente, gozando o vazio de passatempos, sem intento nem glria. Volto ao presente, o vero agora outro. tempo de enfrentar a besta. O mundo aguarda-me. Aprecio os ltimos instantes, de profunda introspeco. A cancula voltou, e com ela, a confusa sinfonia dos bichos.

A iluso No h poesia sem sofrimento. No h vida sem poesia. Pois na amargura de uma derrota, floresce o triunfo da derradeira vitria.

Navego os sete mares, buscando aquilo que j tenho. Percorro desertos e montanhas, procurando o que sempre tive. Iludido de que estou em falta, falho em ver que o que procuro, vive em mim. Habita a profundeza de minha mente. Habita a ardncia do meu corao.

Por vezes Por vezes a tranquilidade evade-me. Lua cheia das mil e uma loucuras. O meu corao aperta-se entre dois destinos. Vida que no acontece Torpor que no se levanta Minha alma anseia em vo, se ao menos se apaziguasse. A doura de uma mo morna e terna, um colo morno e terno. S Tu me consolas,

meu eterno companheiro. Vida que acontece Desespero no limiar da minha tolerncia. Quanto tempo posso eu esperar? Mas por que espero? O espao entre o agora e o meu destino, a vida! Ento por que no viver a espera em pleno? Por que fazer da vida uma espera? Entre o desejo e a concretizao descubro a mstica da vida, que me faz saborear o raro sabor do desconhecido.

Por vezes apenas se existe, e apenas por isso -se feliz.

Temores Temores, horrores, assombraes Ah vises da desgraa. Demnios sdicos Que nos perseguem e amedrontam A ns, seres desarmados.

Ah como seria fcil entregar-me tortura E deixar que estes diabretes me consumissem. Soubessem eles Que o meu corao de menino Jamais se entregar em suas mos vis. Soubessem eles que sou livre Leve e inocente. Meu corao permanecer Intocado imperturbado Inalcanvel s suas prfidas intenes. Sim, s forte meu corao Que saibas navegar nestes mares De amor e de dio. Busca a doura e a fora Sabes onde a encontrar Sabes porque o fazes No temas, no temas. Soubessem eles E nem perderiam tempo a endiabrar-te. Vai corao, Mergulha nesse oceano De doura e sensualidade.

Poeta Mudo Sou novamente um poeta sem palavras. Sento-me, absorto no infinito. Escuto o Universo, Procurando respostas. Sentindo a simplicidade da vida. Pode um homem errar pela vida, sem rumo?

Chora noite o menino. Sem palavras nem tecto. Durmo sob as estrelas, Absorvendo a sua luz. A noite ama-me.

Perco-me no vasto e escuro cu, Viajando por vidas e mundos distantes.

Este guerreiro olha o horizonte, O mar infinito. Procura um porto, Procura descanso.

O descanso eterno, Morada dos poetas e sbios.

Delrios Hoje chorei uma lgrima por ti, Um sorriso molhado De amor e saudade. Ah corao insatisfeito Que nada te alimenta Nada te aquieta. Senta-te comigo, Ao calor desta lareira. Deita-te comigo, Sob este manto de l. Aqui debaixo, Esquecidos na negrido da noite Somos intocveis Alheios ao incessante corrupio Que assola as almas vagabundas Desta cidade sombria. Dorme comigo esta noite, Corao de prata.

Abraa-me num gesto raro e despreocupado. Que tenho eu para ti Alm deste abrao? Sou eu quem tanto te pede Sou eu quem sempre sabe ser Apenas egosta. Buscando o perfume do jasmim, Esquecendo quem no tem nariz. Descansa a meu lado cavaleira. Amazona feroz, que j te conheci a bravura. Que j te vi lutar, Mas tambm te conheci a ternura. Pousemos as armas A noite pertence aos demnios E ns fomos feitos pr sol E para o cu azul. Aconchega-te em meus braos Franzinos de poeta. Luto com uma caneta, Mas tu lutas de verdade, Com teu sabre de cristal. Vamos fingir que so os meus Estes teus braos destemidos.

E entrega-te no meu regao, Frgil e cansado, De poeta que no conhece a poesia. Que mais pode um Pobre egosta te oferecer?

Quando a mente se rompe Quando a mente se rompe E sangra quase at morte O poeta prostra-se, derrotado Com sua cara no cho

No limiar do inconsciente s portas do outro mundo Mergulha o poeta, sonmbulo Nos mares do desconhecido

Sujeito a perder-se em oblvio Prprio das coisas inertes Sem f nem lembrana Desintegra-se o poeta da existncia

insano torpor Que me adormece a alma Os olhos ardem de dor Pudera eu conhecer a calma

Navega esqueleto sem vida Quebrando medos e saudades Veloz pelo mar afora Quebrando ondas e tempestades

Naveguei sem f Rumando ao infinito Ignorando o perigo da mar Arriscando at o esprito

Guiado por um sonho Asas no corao, como pssaro. Coragem marujo expedito Triunfars, certo o teu futuro.

A noite glida As paredes deste quarto sufocam-me

Apertam-me a mente at ao intolervel. Saio para o frio das ruas, Saio para a noite glida. Solitrio, por estas ruas suspeitas Deixo que o gelo me penetre no corpo Pelas mos, pelos ps Aos poucos vou enrijecendo E acordando da morna modorra Que me mantm sonmbulo. Amo o frio que me penetra, Sem pudor, tornando-se senhor Do reino do meu esqueleto. Vagueio em busca de algum conforto, De algum alento. O cheiro de um caldo quente Alegra-me o estmago cansado. Esta noite, Este todo o alvio que encontrarei. Uma tigela de sopa quente, Feita por mos desconhecidas Numa casa alheia. Paredes de pedra Que me mantm rgido de frio.

Haver fim para esta noite sem ti?

Novamente menino Guerreiro vencido Que noite adentro caminhas Que procuras pelas horas Perdidas da madrugada? No rosto, desalento Braos cados, peito vazio. Que persistas mais um pouco J no tarda nada o dia. E mais uma vez, O teu corpo mrbido Se alimentar de luz e calor. Caminhars de rosto erguido Punhos firmes, Novamente bravo, Novamente menino.

De glria e outros louvores

Um doce sentimento Pode um homem permanecer para sempre na ignorncia, levando uma vida sem amor? Rebusco nas profundezas do meu ser, por uma clareza, por uma paz que me permita decidir com certeza. Preso entre a terra e o cu, dividido entre dois futuros. Que rumo tomar, o que criar De onde nasce esta ternura que me abraa. Que esplndido sentimento vive em mim. Quem plantou a semente desta flor eterna? Sento-me em infinita reflexo, e alcano o mar da tranquilidade. Mergulho nesse imenso oceano de bem-aventurana. Emirjo rejuvenescido. Agora, sou movido por uma Graa imensurvel. Rendo-me no altar da devoo e entrego este profundo amor ao Ser Csmico. Quo grande pode ser o amor? Quo grande terei de ser para o receber?

Ou quo pequeno Como poderei ter a certeza do caminho a percorrer?

A conquista Os ponteiros do relgio marcham obstinados. O Tempo, mais no que uma medida de mudana. Tudo neste cosmos est em constante transformao. Vejo-me rodeado de movimento, e nesta barafunda, de seres e coisas em metamorfose, luto para levar o barco a bom rumo. Deparo-me com um mundo inspito. Deparo-me com muralhas de adversidade. Os pees movem-se, e as peas chave permanecem envoltas em nvoa. Inquieto-me Necessito reflectir, paro, olho para dentro. Acalmo-me Sento-me. Aguardo sereno e paciente. Minha mente vira-se sobre si mesma, e permaneo assim, imvel, absorto em mistrio. Dentro do meu quarto infinito sou intocvel.

Alm espao e tempo, nada me poder abalar. Contemplo o exterior em incessante mudana. Espero Espero pelo momento favorvel, em que poderei agir de acordo com a minha vontade. Ritmado e certo, o tempo abre seu caminho pelo futuro. Chega o momento de despertar! Uma vez mais, as peas do xadrez divino moveram-se, sincronizando-se com uma magia misteriosa. Agora tenho o mundo a meus ps. Nada me pode impedir de alcanar a minha meta. Saber querer, saber esperar, e saber agir no momento propcio. O mundo joga a nosso favor. Para quem conhece as regras do jogo, nada impossvel.

Dedicatria Que os pssaros voem, o rio corra, as gralhas conspirem. Que o sol nasa, a vida floresa e o amor germine em nossos coraes.

Que o nosso sorriso contagie os olhares frios e tristes dos estranhos que cruzamos no caminho. Que a loucura seja o sal das nossas vidas. Dedico-te umas linhas, umas notas, contemplo-te srio e profundo, sorrio-te como uma criana. Tua mo, doce e morna, acalma-me a dor do corao pisado. Que as nossas mentes vibrem, no pensamento da harmonia csmica. Abracemos o hoje, plenos e satisfeitos, caminhando sem anseio pelo chegar. Algo maior que meras palavras no alcanam.

xtase Nos momentos em que me escutas, que me confidencias os teus sentires, e segredas as tuas confidncias. Quando me afagas o peito.

Quando nos sentamos cantando as bnos da nossa vida. Quando nos libertamos e nos entregamos nos braos da vida, nos braos um do outro. Quando me beijas, quando sorris, quando nos sentamos em silncio e sonhamos com o oceano das nossas verdades. O mundo pra, a criao exulta-se. Tudo se encaixa, cada pea em perfeito silncio. A melodia dos inebriados, dos apaixonados, o toque dos amantes A vida num momento, um momento na vida tudo quanto basta para se ser feliz. Em tudo o que tocas, em tudo o que toco, tudo o que existe, tudo paira num estado subtil de graa. A meta de quem procura algo maior na vida, o culminar dos nossos esforos,

o xtase espiritual.

Povo dos picos da Atlntida ilhas do terno marasmo, No meio do oceano olvidadas. Essas gentes que ai labutam, No so quentes nem frias. Entes estagnados entre a vida e o sonho, Deambulam no mpeto da sua nsia. Esperam pela brisa da doce novidade. Um dia atrs do outro, Numa resignada parcimnia. Despertai, povo corajoso. Despertai para o canto das gaivotas. Vivei os vossos sonhos, Como se a vida fosse arte, fosse tesouro. Despertai para o bailar da gara e o florir das hortenses. Exultai o esplendor desse pedao de cho, Que vos acolhe e cuida. Agradecei o po, fruto do trabalho duro. Fazei da vossa vida um teatro, De virtude e bem-aventurana.

Abre os olhos e v. V a imensa beleza, Que te envolve e permeia. Povo dos picos da Atlntida, Que novas glrias se escrevam em vossos anais.

Corao solto Corao solto. Olhos inquisidores. Esprito irrequieto, Como se fosse nascido para correr. Uma dvida, uma questo. Uma simples questo compele-me, Impulsiona-me. Olhos no horizonte, Caminho ligeiro, Deixando pesos e fardos para trs. Caminho leve, Para que nada me amarre, Para que nada me prenda.

A fora do poeta Algumas linhas de poesia, quanto me basta, para manter o corao quente e a mente serena. O vento sopra, mas as mos, deslizando sobre o papel, so como o fogo dos vulces. A caneta, aguada como um punhal abre caminho nas trevas da minha mente. Olhos determinados e confiantes, que jamais esquecem o seu destino. Destreza e ousadia A vitria de quem confia A vitria de quem se entrega

Revela-te Quero ver-te. Quero conhecer-te. Revela-te!

Lembro-me de ser menino E de correr descalo pela terra.

Lembro-me de amar Sem limitaes

Lembro-me de sorrir Sem pretenses.

Hoje procuro pelo menino. Anseio pelo seu terno viver. Leve e simples.

Leva-me contigo. Leva-me em teu colo. Quero fluir na tua Graa.

Como pode algum saber Como dar-se ao mundo?

Segredo

Quando a brisa do entardecer Te soprar um segredo. No o contes a ningum. Fecha-o, seguro, puro e intocado. Quando a gaivota danar s para ti, Deixa-te embalar no seu bailado. Quando a chuva beijar o teu rosto, Entrega-te sem receio. Quando a vida te sorrir, Nunca deixes de retribuir. No sers a mesma flor duas vezes, Nem a mesma borboleta Beber do teu nctar outra vez. Brilha, pois vero. Brilha, pois a natureza do momento. Brilha, pois para isso crescem as flores. Ambos sabemos que tudo Vai e vem com as estaes. Tal como as folhas que caiem no Outono Ou os novos rebentos Que germinam na Primavera, Tambm ns seremos apagados da histria. Um respirar tudo quanto temos.

Voemos Gosto de brincar com o mar. Entrego-me s ondas. Deixo que me embale. Deixo que me guie em sua dana. Vem mulher de olhar profundo, e mergulhemos neste mar. Despreocupados e espontneos. Deixemos que o mar nos leve. Viajemos nas quentes brisas do entardecer. Viajemos at beijar as areias douradas do deserto. Voemos

De mistrio e encanto

Hino Que a minha vida seja um hino de gratido, Pela tua infinita glria. Que eu cante, Cada dia de minha vida, Para te agradecer. Que eu respire, Cada dia de minha vida, Para te ver. Que eu acorde, Cada dia de minha vida, Para me perder em ti. Que eu seja louco por ti. Que me perca, Um dia, finalmente, Em teus braos, Quando a luta terminar. Que me perca em ti.

Noites fogueira O guerreiro senta-se fogueira. A noite fria e misteriosa.

Come um pedao de po, olhando de soslaio o semblante de seus companheiros mudos. Cada face encerrando mil segredos, mil batalhas e mil amores. Cada corpo com seu rumo cada mente com sua ideao. Cedo, o amanhecer os levar para mundos distantes por trilhos errantes. Bravos guerreiros partilhemos esta fogueira em cmplice silncio.

L fora De onde vem este sentimento magnnimo? De onde emana esta luz? No vazio de um quarto encontro a plenitude da vida. L fora, rumam os perdidos. Sem nexo,

nem rumo. Secos e tristes Dai-me foras para vencer. Que de mim, possa tambm este sentimento brotar. Dizei-me, que mais poderia eu ser?

Horizonte Brinca como uma criana. Ri e chora Dana e rodopia. Entrega-te vida Com toda a paixo. S uma exploso de alegria Sem nunca esquecer Porque aqui ests. Entrega-te, Mas no te percas. Deixa que o teu corpo baile Mas que os teus olhos Puros, ousados,

Fixem o horizonte, O alm-mar, O Infinito Que a tua Seja uma caminhada de bem-aventurana E que sempre mantenhas Tua mente no Supremo. Cheira as flores Saboreia o mel Sente a terra hmida Mas sem esquecer de louvar a causa De tudo o que existe. Que saibas viver para Ele. Olhos fitando o Imenso O corao ansiando pelo reencontro. Caminha triunfante Caminha guerreiro do novo amanhecer.

Sacia-te Contemplo os cus Navego pela mente Deixo o corao fluir

Ele parte, veloz Em direco fonte das fontes Ao nctar dos nctares nascente da vida. Bebe alimenta-te dessa energia Nutre-te meu bravo corao. Sacia toda a tua sede E depois que voltes Volta repleto desse calor, dessa pureza E transborda Rega os coraes vadios deste mundo Com a luz do amanhecer.

Ddiva Nunca viverei o suficiente Para retribuir tudo aquilo Que hoje me serve. Um dia acordei para o mundo. Acordei para o prximo. E nesse dia quis servir Curioso intrigante gratificante Foi a partir desse dia

Que o mundo me comeou a servir. No dia em que deixei de pedir No dia em que decidi dar Foi o dia em que a vida Sorriu para mim, E me abriu o cofre dos seus segredos.

Chega a noite Antes que o ltimo raio de vida Se esvaia no escuro da noite Antes que o ltimo sopro de luz Abandone este corpo E eu me perca, Finalmente, Novamente, Nos labirintos do mundo dos sonhos. Deixa-me suspirar primeiro E de seguida deixa-me celebrar. mais uma batalha travada Mais um desafio vencido. Mais um pequeno passo Nesta caminhada triunfante.

Estrela infinita s vezes desejo ser pequeno. Ser pequeno de ambio e de viso. Fosse eu cego, Contentado, conformado. Sempre o poeta buscar Mais para saber, Conhecer, viver. Olhos fitando o interior Contemplando o mundo infinito. Esse mesmo onde vivemos, Superando tempestades grotescas, Extasiando com calmarias intensas. Fita o horizonte E ergue os olhos s nuvens Aos pssaros, ao sol. Abraa a noite e ama as estrelas. Perde-te em sua lonjura No seu isolamento No seu alheamento a este mundo Aos nossos dramas e teatros.

Encenamos festivais e paradas Dia a dia Bailando e sufocando Ah pequena estrela posso a viver? Ou apenas descansar por uma noite? Sob este cu, Ns que suamos em esforo e dedicao Que sabemos de ti estrela? Corremos pelos dias Num furaco de sensaes. Faz-me calmo pequena estrela. Faz-me pleno, faz-me terno. Tambm eu sou pequeno E por ti espero. Vem pequena estrela E incendeia os meus sonhos.

O visitante Mais uma vez a terra revolve Num incessante bailado Em torno do sol. A escurido vence,

A luz retira-se Levando consigo o calor e as cores. O frio gela, As peles curtem-se Os ossos estalam. Olho pela janela E vejo seres de luz, Esvoaando que nem pirilampos Alegrando a noite. O meu corao aquece-se. Um ser de luz voa at mim Parando minha frente. Contemplo-o misterioso e mgico. Contempla-me Parece comunicar comigo. Retm-se por alguns instantes E finalmente funde o seu ser no meu. Sinto o seu calor Em meu corao. A se aloja A passar a noite Reconfortando o meu esprito. Sinto-me morno

Sinto-me tranquilo. Boa noite pequeno ser de luz

Por linhas jamais navegadas

Por linhas nunca dantes escritas Por linhas nunca dantes escritas Navego ousado Alheio aos perigos de naufrgio. Com palavras nunca dantes narradas Atrevo-me destemido Em exultaes poticas. Em sentimentos nunca dantes vividos Dano e rodopio Sempre ingnuo, sempre belo. So ideias nunca dantes contempladas Onde eu me perco Em realizaes extticas.

Vogando Que terras cruzaste hoje temerrio cavaleiro? Que novidades trazes Desses stios longnquos, Que nunca conheci? Ah, como sonho com o mundo Para alm destes montes.

Como anseio ser milhafre E voar alto Desbravando o mundo Vogando simples e leve Sem destino nem fim. Vogar e conhecer, Lanado ao desconhecido, Ao novo e ao belo.

Agora posso viajar Agora posso viajar Perder-me mil lguas Por esse continente fora. Coragem no peito Confiana no corao Mente alerta e esprito afoito. Que os ventos hoje me levem, Que os ventos de hoje Me levem onde no possa antever. Entregue, Confiante que chegarei Deixo que os astros e bichos

Me sussurrem o caminho Nas tardes de primavera. Que me faam mover Clere, nas mos dos vendavais E temporais medonhos. Ilhu livre no mundo Esquecido dos refreios de seu bero basltico Os teus mares agora so outros. Teu horizonte agora No de toninhas nem cachalotes, Nem de nuvens beijando a crista das ondas Que l vem. So vales, montes, plancies Desertos e cus imensos, De sis vermelho intenso, Como teus olhos nunca ousaram imaginar. Livre, de sua pequenez De escolher seu prprio tamanho. s quem agora sabe, s quem agora decide At onde rumar, Sempre conhecendo, Procurando, suspirando Por noites glidas e dias ardentes

Danando a cada passo Galopando por dunas Nas costas de teu indomvel companheiro, Teu esprito sequioso. Na ardncia de mil caldeiras, Borbulhando de lava, Buscando a origem dos sonhos. Sequioso de infinito. Sempre aspirando, Sempre laborioso na tua demanda. S leve e veloz, Para que o vento te guie Para que os mares te levem Para que a vida te embale, Em seu regao, E te leve alm das iluses, Rumo ao mundo dos anjos De olhos nus e pele ao sol. Sempre sonhando sempre sonhando

No silncio No silncio deste mundo vazio

Na solido eterna desta alma Na clausura permanente deste corpo No refgio intemporal dos sonhos Viaja o guerreiro do infinito. Armas no as tm, Escudos nem to pouco. Serve-lhe a bravura E a confiana em algo maior. Caminha valente, Sem saber o que encontrar Caminha somente, Porque se parar morrer.

Gentes perdidas gentes perdidas deste mundo Criaturas inspidas, incolores Quem vos roubou o sorriso? Ah, a saudade dos dias de vero Doces tardes passadas sombra de um grande carvalho. Lembram-se de quando o corao, Morno, chorava e ria?

Danando e pulando, Tarde fora, noite dentro, Esquecido das amarguras da vida, Ignorando o sofrimento vo. gentes entristecidas Que posso eu fazer por vs? Que pode este poeta menor cantar? Minha voz rouca e trmula, Mas tenho a alma de pssaro Posso-vos ensinar a voar. Sonhem comigo Deixem-se embalar e enternecer No meu humilde canto. Ah gentes esquecidas O que ser de vs?

Que te posso eu dizer Que te posso eu dizer irmo Para que possas perceber irm Para que possam compreender Que a liberdade que vos apregoam uma falsa promessa.

Um bilhete apenas de ida Para uma terra perdida De onde ningum volta Para onde ningum quer ir. Acorda, No vs que te querem submisso? Subjugado aos caprichos dos senhores da terra. No vs que a ti que querem tua mente tua alma. tua alma que compram, O teu silncio e a tua complacncia. Tudo para que sejamos, Ignorantes e ignorados, Desprezveis e desprezados. Acorda para um novo ideal. J tempo de uma nova soluo. No embarques nessa viagem, Nessa nau infernal, Que te levar s terras do esquecimento. O esquecimento de ti prprio, O esquecimento dos outros, O esquecimento da vida,

De tudo o que profundo e belo. Vem, eu dou-te a mo, Sou fraco, Mas juntos seremos fortes. Confia, e deixa-te guiar. Confia, e vers que o medo Se dissolve como a iluso que , Como a priso dos cobardes, A morte dos vencidos. No tenhas medo de procurar, Acolhe a verdade em ti. Agora que compreendes Como podes continuar servo, Subserviente? Eles sabem Que um dia, Viremos para eles

mar medonho Tambm precisa um homem sentir-se pequeno Frgil e indefeso s frias do mar Tambm precisa um homem sentir-se incapaz

Para que aprenda a confiar Para que saiba de onde lhe vem a fora Tambm precisa um homem passar fome Para agradecer o po de cada dia Que seria do poeta sem as adversidades Que o confrontam e o fazem temer Que seria do poeta se s vezes no chorasse? Bravo na sua luta Sabe que a vida feita de opostos Sabe que esta dinmica que o mantm vivo E por isso o poeta mantm-se sereno Quer brilhe quer troveje Tranquilo e certo Escuta o murmrio da alma do mundo Decifra os seus segredos E imvel, inerte, absorto Permanece mergulhado na mstica do silncio. Uma bruma de mistrio envolve-o Recolhe-se nos sales de seu esprito E da, desse espao sem tempo Desse momento sem dimenses Observa a dana dos elementos Em elegante harmonia.

E do abismo do seu ser entoa um cntico mar revolto Que em fria te agitas Sou navegador das profundezas E conheo-te os segredos mar imenso Agora estou alm de tuas tempestades J no me podes levar Em teus delrios e iluses mar medonho J no me podes amedrontar.

A paixo A paixo impulsiona-me Em mim, Ergue-se um gigante conquistador De onde vem esta fora? De onde vem esta ousadia? Este ser no conhece barreiras No conhece limites Ergue-te deus Ergue-te e comanda a vida,

E cria o sonho

Finalmente volto a ti Finalmente volto a ti, Meu cmplice caderno. Simples folha de papel, Que guardas meu segredo. Volto a ti para te narrar As tormentas a que sobrevivi Medonhos pesadelos Vises de assombro. Submerso nas profundas e escuras guas de um abismo, Nadei pela vida. Qual criatura fora do seu elemento No parecia haver energia que me valesse Mas hoje vivo e respiro E ento volto de novo a ti, E nossa doce amizade. Volto a ti, meu caderno Das noites de insnia. Empunhando a valente caneta

Sempre disposta A outra golpada no papel. Tamanha bravura a vossa, Sempre prontos a servir-me A mim, vosso mestre. Comandam-se ao sabor dos caprichos Desta mo de poeta, Deste corao de asceta. Ah noite sem fim! Soubesse eu acender a luz Mas entregue ao abismo, merc da sua gula S tu me podias salvar. E assim o foi, Do oceano obscuro me elevaste E de novo meu corpo doente secou E ardeu na luz, Ardeu no teu amor. s meu eterno companheiro Mesmo no dia em que, A caneta e o caderno me faltarem, Tu estars l para me escutar Na surdina de minha alma.

deus que habitas meu corao, Salva-me destes abismos de iluso Que sempre me querem engolir.

Hino ao ilhu Lentos correm os dias Da minha espera. Sentado neste negro basalto Bebendo do verde dos pastos Ouvindo a subtil dana das criptomerias Perco-me no canto dos pssaros Celebrando a chuva. Tudo vida minha volta Tudo vivo, gua, ar Ar puro que me rejuvenesce. Mergulho em teus mistrios. ilhu que s bero deste poeta, Em ti me perco, Em ti me encontro. Faz tempo que parti, Deixando para trs Os laos de nossa confidncia.

Faz tempo que parti E me esqueci da fertilidade Que um dia me nutriu E me fez poeta. Sou homem e perteno-te a ti, pedao de basalto negro, Esquecido na ignorncia do homem moderno. Mas hoje, volto a ti e me entrego De corpo e mente E na celebrao do nosso reencontro Mais uma vez Partilhamos os nossos segredos. Mais uma vez Me nutres e repousas. cho onde no vivo Nem me amanso Foste tu quem me fez assim, Poeta e descobridor. Alma irrequieta Que ao parar sente dor.

Poemas maiores

Desperta Olha tua volta. Nossos irmos e irms Andam loucos, Correndo para o abismo. Olha tua volta, Abre teus olhos, desperta Sacode a modorra Que te mantm torpe E entretido Com iluses e enganos. Desperta tempo de unio De cantar ao novo amanhecer. tempo de agir. Dar o primeiro passo Ainda queres permanecer Enfeitiado pela caixa? Acomodado em esponja e couro? Vem c fora H uma revoluo a acontecer Consegues senti-la? Olha para dentro

Sentes algo a crescer?

audcia Os cus abrem-se Em glrias e louvores. Novos trilhos, novas viagens, Talentos e gnios, Criaram e inovaram, Rompendo a escurido Enfrentando o incerto, Confiantes, arrojados. Foram aos limites da pequenez E grandes se fizeram. Navegando em espanto Fascinado pela viagem Apaixonado a cada passo Segue rumando o pequeno poeta Segue seguro, rompendo os cus.

O teu chamar Meu corao move-se leve

Com uma nova viso Um grandioso futuro Onde o esprito comanda Onde o sonho vida. Pudesse cada homem, Pudesse cada mulher, Sentir este acordar em sua mente. O sol matinal aquece-me o rosto A chuva lava-me as lgrimas O vento segreda-me baixinho. Todos conspiram por ns. Todo o cosmos conspira por ns. Para os poetas deste novo amanhecer O momento de cantar glria. Nossa alma clama por expanso Nossa essncia anseia por expresso. Guia-nos voz que sussurras baixo Na mente de todos ns. Ouo o teu chamar Vibrando com todo o meu ser Cada molcula, cada tomo deste corpo Inquietam-se por te ver e te sentir Por enfim, fundir-se com tua existncia.

Caminhemos olhando no infinito.

Sonhando navegando Lembro-me das tardes Sentado no escuro, Sonhando navegando Por meandros de fantasia. O meu pequeno quarto Imerso em penumbra Era universo sem fim, Onde me perdia Sonhando navegando Por notas e cores De vidas por viver De dias por acontecer.

Musa maior Lenta segue a noite Danando sob os teu dedos. Com o sopro ligeiro De tua mente,

Lanas feitios e magias. E em admirao e espanto Caiem a teus ps As vontades dos homens valentes.

Inocente e alheia Aos tumultos de minha mente, Navegas clere Pelo mar negro e branco Dos sonhos delirantes, Como quem conhece razo Mais profunda, de se ser. Baila teus dedos E embala meu corao. Solta tua mente E inebria-me de paixo.

S tu Obrigado por me guiares, Na luz e nas trevas. E que mesmo quando errei L estiveste segurando-me a mo.

Sem julgar os meus actos, Disseste-me palavras de conforto. Protegendo-me, Novamente me salvaste. Tantas vezes me perdi, Deambulando nesta iluso Mas persisti. E l ests tu, Sentado num ltus branco Sempre abenoando a tudo e a todos. Pudesse eu permanecer Para sempre, Fluindo em tua graa. Pudesse eu sempre viver Pensando em ti. S tu s real

S-ar putea să vă placă și