Sunteți pe pagina 1din 6

TOXOPLASMOSE

A toxoplasmose uma zoonose de distribuio universal causada por um protozorio, Toxoplasma gondii e adquire especial relevncia quando atinge a gestante, visto o elevado risco de acometimento fetal. Entre os agravos anatmicos e funcionais decorrentes da toxoplasmose congnita, podem ser descritos restrio de crescimento intrauterino, morte fetal, prematuridade e/ou manifestaes clinicas e sequelas como microftalmia, leses oculares, microcefalia, hidrocefalia, calcificaes cerebrais, pneumonite, hepatoesplenomegalia, erupo cutnea e retardo mental.

Epidemiologia O contagio geralmente ocorre por contato com excrees de gatos e outros animais contaminados, contato com carne crua ou a ingesto, ovos crus, saliva, contato sexual, secreo respiratria, transfuses de sangue,

transplante de rgos, acidentes em laboratrios, eliminaes dos recmnascidos.

Patogenia Os sinais e sintomas da infeco adquirida na gestao so iguais aos da criana imunologicamente normal (linfadenopatia). A toxoplasmose congnita nem sempre resultado de uma infeco aguda de sua progenitora, podendo ser transmitida por uma mulher imunossuprimida assintomtica. A infeco por via hematognica ocorre na vigncia de uma parasitemia materna, entrando o protozorio em contato com as vilosidades coriais e causando infeco placentria seguida de parasitemia fetal.

Quadro clnico Quatro formas: 1) Infeco subclnica 2) Doena neonatal 3) Doena que ocorre nos primeiros meses da vida 4) Sequelas

A forma mais comum a subclnica. As crianas nascem sem manifestaes clinicas e podem ou no apresentar sequelas posteriores como a microcefalia, hidrocefalia, retinocoroidites, uvetes, retardo psicomotor, surdez e estrabismo. A forma neonatal observada nos primeiros dias de vida e se manifesta de forma bastante grave. Prematuridade ou baixo peso so achados frequentes, hipo ou hipertermia, alteraes sanguneas: anemia, trombocitopenia,

petquias, equimoses disseminadas, alteraes no sistema nervoso central. A doena que ocorre nos primeiros meses de vida pode ser grave e ocorre mais frequentemente em prematuros. No RN de termo geralmente leve.

Diagnstico A maioria dos casos de toxoplasmose pode acontecer sem sintomas ou com sintomas bastante inespecficos. Mesmo na ausncia de sintomatologia, o diagnostico da infeco aguda pelo Toxoplasma gondii na gravidez se reveste de importncia, tendo como objetivo principal a preveno da toxoplasmose congnita e suas sequelas. Embora no exista consenso sobre o real beneficio do rastreamento universal para toxoplasmose na gravidez, o Ministrio da Sade recomenda a realizao da triagem sorolgica, principalmente em lugares onde a prevalncia e elevada. O objetivo principal do rastreamento a identificao de gestantes suscetveis para seguimento posterior. O seguimento visa preveno da infeco aguda por meio de medidas de preveno primaria e a deteco precoce visando prevenir a transmisso fetal e tambm proporcionar o tratamento caso haja contaminao intrautero. Recomenda-se a triagem por meio da deteco de anticorpos da classe IgG e IgM na primeira consulta de pr-natal, uma vez que o diagnostico e eminentemente laboratorial (sendo que para a IgM deve ser usado um mtodo enzimtico de captura com boa sensibilidade e especificidade). Na presena de anticorpos IgG positivos e IgM negativos, considera-se a gestante imune. Embora exista a possibilidade da gestante se contaminar com gentipos diferentes da primo-infeco, o risco para o feto ocorre na quase totalidade das vezes quando a me adquire a infeco durante a gestao, pelo menos nas gestantes com imunidade normal. Existem relatos de que e possvel haver

transmisso

materno-fetal

em

gestantes

imunocomprometidas

com

toxoplasmose previa a gestao, portanto, embora considerando que as gestantes suscetveis sejam o principal foco das medidas preventivas, todas as gestantes devem ser instrudas sobre os cuidados de preveno primaria.

Formas de preveno Lavar as mos ao manipular alimentos; Lavar bem frutas, legumes e verduras antes de se alimentar; No ingerir carnes cruas, mal cozidas ou mal passadas, incluindo embutidos (salame, copa, etc.); Evitar contato com o solo e terra de jardim; se indispensvel, usar luvas e lavar bem as mos aps; Evitar contato com fezes de gato no lixo ou solo; Aps manusear a carne crua, lavar bem as mos, assim como tambm toda a superfcie que entrou em contato com o alimento e todos os utenslios utilizados; No consumir leite e seus derivados crus, no pasteurizados, seja de vaca ou de cabra; Propor que outra pessoa limpe a caixa de areia dos gatos e, caso no seja possvel, lenta e troca-la diariamente, utilizando luvas e pazinha; Alimentar os gatos com carne cozida ou rao, no deixando que estes ingiram caa; Lavar bem as mos aps contato com os animais.

Diagnstico de infeco fetal Na presena de infeco aguda materna, devera ser investigada a possibilidade de infeco fetal atravs da pesquisa do Toxoplasma gondii no liquido amnitico. O melhor exame isolado para esse diagnstico a reao em cadeia da polimerase (PCR) no liquido amnitico, que pode ser feita a partir da 18 semana de gestao. A PCR comum pode ter muitos falsos positivos e falsos negativos, sendo indicada atualmente apenas a PCR em tempo real. Embora o exame ecogrfico s diagnostique as complicaes da toxoplasmose fetal, lideradas por hidrocefalia, calcificaes cerebrais, ascite fetal e alteraes de ecotextura heptica e esplnica, esta indicada ecografia

mensal nos casos de infeco aguda da gestante, pois a presena de sinais anormais pode determinar a mudana do tratamento, da espiramicina para o tratamento trplice.

Conduta com o recm-nascido Todo recm-nascido cuja me teve diagnostico de certeza ou suspeita de toxoplasmose adquirida na gestao deve ser submetido investigao completa para o diagnostico da toxoplasmose congnita, incluindo exame clinico e neurolgico, exame oftalmolgico completo com fundoscopia, exame de imagem cerebral (ecografia ou tomografia computadorizada), exames hematologicos e de funo heptica.

Tratamento As drogas mais eficientes para o tratamento tm sido a sulfadiazina e a pirimetamina, juntamente com o acido folnico, que, alm de aumentarem os efeitos teraputicos, previnem os efeitos colaterais, seguidas da espiromicina.

BIBLIOGRAFIA: - Segre, C.A.M; Armellini, P.A; Mariano, W.T. RN. 4 edio ver. E ampl. So Paulo: Savier, 1995.

UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA


FACULDADE DE MEDICINA

TOXOPLASMOSE

PROFESSORA: NANCY ALUNOS: Mariah Ramos Ribeiro Rodrigo Incio Fernandes 7 Termo B 7 Termo B

2012

S-ar putea să vă placă și