Sunteți pe pagina 1din 21

CAELG

1. INTRODUO.
Parabns pela aquisio da central enderevel da ILUMAC, modelo CAELG, este equipamento ser uma excelente ferramenta na proteo e preveno contra incndio do seuestabelecimentoindustrialoucomercial. A CAELG possibilita o gerenciamento de 125, 250 ou 500 endereos conforme modelo, atravs de um nico cabo de 3 fios a onde podem ser interligados acionadores manuais, detectores de fumaa e de temperatura, sirenes e mdulos. Mas o melhor, que este moderno painel conta com um sofisticado protocolo de comunicao baseada em pulsos digitais que ignora quaisquer outros sinais e interferncias garantindo assim uma comunicaoeficaz,rpidaesemfalhasentreacentraleossensores. As informaes de alarmes e avarias enviadas pelos sensores e mdulos central so apresentadas em um display de cristal lquido e so sinalizadas tambm atravs de LEDS e SONSatravsdeumbuzzerinterno,comtodasasindicaesnoidiomaportugus. Antes de iniciar a instalao e colocar a sua CAELG em operao, leia atentamente este manual, aprenda a explorar ao mximo os seus recursos e saiba como obter o melhor desempenhodoseuequipamento.

ManualdeInstrues

2. PRINCIPAISCARACTERISTICAS.
Capacidade de gerenciamento de at 500 endereos de entrada e/ou sada, conforme modelo da central, tais como acionadores manuais, detectores de fumaa e temperatura, sirenes audiovisuais endereveis, mdulos interfaces de entrada para equipamentos convencionais. Fonte de alimentao chaveada com recarregador de bateria automtico, entrada de alimentao fullrange de 100 a 240Vca 50/60Hz, tenso de sada 27,6Vcc e corrente mxima de 2 Amperes, possui proteo contrasobrecarga, sobretenso, curtocircuito, sobreaquecimento,comrearmeautomtico. Paineldecontroleecomandomicrocontrolado,comsinalizaesudiovisuaisdistintaspara incndioeavaria,botesparaacionamentoecancelamentodoalarmesonoro,reinicializao dosistema,testesevarredura. Display de cristal lquido LCD com 32 caracteres alfanumricos para visualizao das informaes de incndio, defeitos, monitorao da rede, bateria e varredura dos diferentes mdulosinterligadoscentral. PossibilitaasinalizaodosnomesparticularesdecadaendereonodisplayLCD,gravados emmemriaEEPROMdefcilatualizao.
man052 Reviso 1

Programao de nomes, grupos e temporizadores atravs de teclado PS2 conectado diretamentenacentral. ArededecomunicaoenderevelpadroClasseB,3fios,25Vcc.

Um aterramento de baixa resistncia hmica, menor que 10 ohms, deve ser utilizado para proteo do sistema, conectado apenas na central juntamente comocabodecomunicao. Noconectarocabodecomunicaoemoutrospontosdeaterramento.

3. INSTALAO a. Precaues&CuidadosBsicos.

Asduasprincipaisrazesparaainstalaodeumsistemadedetecoealarme de incndio a proteo da vida e da propriedade, por isso executar uma instalao correta e com responsabilidade fundamental para que a propriedadeeprincipalmenteavidasejampreservadas.

A central deve ser instalada em local de fcil acesso, com boa ventilao e visualizao e sempre que possvel sob vigilncia humana permanente, seguindosemprealocalizaodoprojeto. Fixaodacentraldeveseradequadaparasuportarseupesoedasbaterias.

b. Cabodecomunicao.

O instalador deve executar a instalao em acordo com a norma brasileira NBR9441/94 ABNT para Execuo de Sistemas de Deteco e Alarme de IncndioeNBR5410paraInstalaesEltricasdeBaixaTenso.

Cabo da rede enderevel deve ser passado por tubulaes individuais e quandoaparentedeveserdotipodeferrogalvanizado. Quando a tubulao for externa, deve ser do tipo galvanizado, roscada e vedada. As derivaes e emendas dos cabos de comunicao devero ser soldadas e bemisoladas.

O cabo de comunicao para sistema enderevel conhecido no meio comercial como cabo para instrumentao. Os cabos de sinais para instrumentao so projetados para transmitir sinais limpos em ambientes industriais e reas potencialmente perigosas, onde com freqncia existe um altonveldeinterfernciaseletromagnticase eletrostticas. Ocabodeinstrumentaoparacomunicaodosistemadealarmedeincndio endereveldeveserblindadocomfilmedepolisteralumnio,comfiodreno decobreestanhadonabitola0,50mmclasse2,emcontatocomablindagem, utilizado para aterramento do cabo e formado por 3 condutores de cobre isolados,conformeNBRNM2802002,eIEC60228,classe2,identificadospelas coresbranco,pretoevermelho.Classedetenso600V. Sendoqueascoresdevemserpolarizadasdaseguinteforma: Vermelho:Condutordealimentaopositiva(+). Preto:Condutordealimentaonegativa(). Branco:Condutorparaligaodalinhadecomunicaodosistema(COM)

Deve terse o cuidado de escolher o tipo de tubulao, caixas de passagem e conexesbemcomoaformadesuainstalaoparaquenohajainfiltraode guaeumidadeasquaispoderocomprometeraintegridadedafiaocomo passardotempo. Para obter boa qualidade na rede de comunicao recomendamos o uso de caboparainstrumentaocomblindagem,drenoe3condutoresdenomnimo 2 1,5mm isoladosnascoresbranco,vermelhoepreto,conformeespecificaes doitemCABODECOMUNICAO,paragarantiratransmissodesinaislimpos principalmente em ambientes industriais e reas potencialmente perigosas, ondecomfreqnciaexisteumaltonveldeinterfernciaseletromagnticase eletrostticas.Aqualidadedofuncionamentodacentralcomoutrostiposde cabosserdeinteiraresponsabilidadedoinstaladore/ouusurio.

Os cabos da rede enderevel devero ter no seu total 1200m, acima desta medidadeveserutilizadosamplificadoresdesinalacada1200mdecabo.

c. Conexesdaplacafonte.

Para ligao da rede eltrica deve ser utilizado fio flexvel com bitola de 1,5mm2. IMPORTANTE:Aredeeltricaeabateriasomentedeveroserenergizadasno momentodapartidadosistema.

Aterramento: Para garantir a efetiva proteo dos componentes internos, a central deve estar aterrada atravs do borne apropriado, identificado junto entradadaredeeltricaeovalordaresistnciahmicadoaterramentodever sermenorque10ohms.

REDEELTRICABorneparaligaodaredeeltrica100a240VCA (automtico),50/60Hz. TERRABorneparaconexodoaterramento. BATERIABorneparaligaodasbaterias(2bateriasde12Vemsriepara totalizar24Vcc). CHAVELIG/DESL.ChaveparadesligaralimentaodaredeeltricaAC. LD1LedvermelhodeBateriaInvertida. LD2LedverdequeindicaqueaCPUestligada.

e. Ligaodasbaterias.

Deve ser utilizado 2 (duas) baterias de 12V do tipo selada isenta de manuteno,ligadasemsrietotalizando24V.

Abateriafornecidacomacentralde12V7A/h,masousuriodeverinstalar bateria complementar se necessrio para atender os requisitos da norma brasileiraNBR9441,paraumaautonomiade24horasemsupervisoemais15 minutos em regime de alarme geral com todos os indicadores acionados, na faltadeenergiadaalimentaoprimria. Deveserespeitarapolaridadedasbateriasparaconexodosbornesdacentral

d. Ligaodaredeeltrica.

Acentralpossuiumafontedealimentaochaveadaenecessitaseralimentada pormeiodaredeeltricaparaseufuncionamentoeparapossibilitararecarga dasbaterias.Podeseralimentadacomtensesde100a240Vca,comseleo detensoautomtica,50/60Hz. A entrada est protegida por fusvel de vidro de 1A e varistores contra transientesdetenso. Recomendase extrair a rede a partir de disjuntor de 10A, exclusivo para central, importante identificlo para tal fim para mantlo sempre com abastecimentopermanente.

Cargatotal At1A At2A Comprimentodo Circuito At100m At170m At50m At85m At135m At55m At90m At135m Bitolados Condutores 1,5mm2 2,5mm2 1,5mm2 2,5mm2 4,0mm2 2,5mm2 4,0mm2 6,0mm2

At3A

Potnciamximadasadaparasirenesde3Amperes comasbateriasconectadas. Os conectores de sada para sirenes (S+) e (S) da central admitem condutores com bitolas de at 2,5mm2. Quando, forem usados circuitoscomcondutoresdebitolamaior,deveseutilizarconectores deemendaparaareduo,quedeveserfeitanointeriordaprpria central.

1CABONEGATIVO()Ligarocabonegativo()pretoquevemda fontenabateria(6) 2POLOPOSITIVO(+)Ligarocabopositivo(+)vermelhoquevemda fontenabateria(7) 3POLOSNEGATIVOSDASBATERIAS. 4POLOPOSITIVODABATERIA. 5JUMPERPARALIGAOSERIEDASBATERIASLigapositivo(+)da bateria(6)noplonegativo()dabateria(7). 6e7BATERIASDE12V7A/h.Estasbateriasdeveroserligadasem srieparaformarumanicacomposiode24V. IMPORTANTE:Aredeeltricaeabateriadeveroserenergizadassomenteno momentodapartidadosistema.

g. Conexodaredeenderevel.

f. Ligaodassirenesesinalizadores.

Aligaofeitaatravsdedoiscondutorespolarizadoebitolasadequadaspara o mximo de 10% de queda de tenso. Para o dimensionamento consultar tabelaespecificasparaquedadetensoem24Vemcorrentecontinua.Atabela abaixoservecomoorientaoefoiconfeccionadasupondocargaslinearmente distribudasaolongodocircuito.

Acentralpossuiumbornede3viasparaconexodocircuitodecomunicaes dos elementos endereveis, tanto a central como os sensores e mdulos possuembornesparainterligaodarede,identificadospor: (+)fiopositivo,()fionegativo,(C)fiodecomunicao, os drenos do cabos da rede enderevel devem ser interligados entre si nas emendasederivaesdocaboedevemficarisoladosdossensores,mdulose qualquer parte da tubulao ou da edificao, sendo conectado apenas na centraljuntocomoaterramento.

Diagramadeligaosimplificado.

a.

Configurandoacentral.

4. PROGRAMAO&CONFIGURAO.

Acentraldealarmenecessitaserconfiguradadeacordocomosrequisitosdecada instalao, as figuras a seguir ilustram todas as chaves e jumpers de configurao existentenaplacaCPU.

JP1Jumperparahabilitar/desabilitaroalarmeinterno(Buzzer). Fechado=Habilita. Aberto=Desabilita. P1Trimpotparaajustedotempodepulsodoreleauxiliar,ajustvel de1a20segundos. SW1ChaveDIPdeconfiguraodacentral. 1Ligaedesligaasupervisodaredeenderevel. 2Configuraacionamentodasadaauxiliarporalarmegeral(OFF)ou pralarme(ON). 3Configurasadaauxiliarpulso(ON)oucontinuo(OFF). 4Configuraomododedisparodosgrupos,disparoindividual(OFF) ougeral(ON). SW2Microchavederesetdomicrocontrolador. BZ1Buzzerinterno. U1SoquetedoRelgio. U2SoquetedecomunicaodoRS232. U3SoquetedaEEPROMExterna,responsvelporarmazenaros nomesdosendereos. U4SoquetedoMicrocontrolador. CN1ConectorDB9paraconexosadaserialRS232paraligaode impressoraparabilhetagemououtrosservios.

10

CN2ConectorLatchdoflatcabledopainel. LD1Pulsodorelgio. **OBS:Qualqueralteraofeitanaconfiguraodacentral,eladever serreinicializada.

CN7ConectorfmeadotecladoPS2. JP2,JP3,JP4Jumperparaconfiguraoaimpednciadasadada redeenderevel(PadrodefabricasJP3fechado). JP5Jumperdecontrolereleauxiliar(fechado=habilitaouaberto= desabilita). JP6Jumperparaconfigurarsadaauxiliarcomousempotencial (fechado=compotencialouaberto=sempotencial). JP7Jumperdecontroledasadadasirene(fechado=habilitaasada ouaberto=desabilitaasada.) LD2LeddoSinaldeComunicao. LD3Ledsadaauxiliarligada. LD4Ledqueindicaredeenderevelenergizada. LD5Ledqueindicasadadasireneligada.

Caso seja utilizada a sada auxiliar, devese programla para o tipo de funo. Essasadapodeoperarcomosadadealimentaoem24Vccoucomosadapor contatoreversorisentadepotencial. QuemdefinecomoseroassadasoJumperJP6existentesacimadosbornesde sada. Com o jumper aberto a sada opera como contato seco e com o jumper fechado a sada fornece 24Vcc. Para qualquer caso, consultar os desenhos do manualnocapitulodeinstalaoparaacorretaligao. Tambm necessrio oajuste do temporizador existente na central, atravs do menudotecladoPS2(F9),otempoderetardododisparodosalarmesdosistema pode ser calibrado para um atraso entre 0 e 6 minutos. Com o tempo ajustado para0,atemporizaoficainibidaeoalarmeacionainstantaneamente. Otempoderetardopodeserajustadoindependentementeporgrupo. Para iniciar o startup da central importante que a chave CH1 do DIP esteja desligado(OFF),estachavehabilitaasupervisodaredeendereveledeverser ligada s aps todo o comissionamento, inclusive aps a configurao da quantidadetotaldeendereosdacentral. Feitostodososajusteseconferidassligaesdetodososcondutores,energizar a rede eltrica momentaneamente o display mostrar o modelo e verso do softwaredacentraledepoisodisplaypassaaindicarSISTEMANORMAL. Se a central ligar normalmente, agora podemos energizar a bateria, o sistema operacombateriade24Vcc.Paratantodeveseinterligardoisacumuladoresde 12volts,emsrie,ouseja,interligaropositivodeumacumuladorcomonegativo do outro; os terminais que sobram, positivo de um e negativo de outro, so ligadosaosbornescorrespondentesnafontedacentral.

b. Programandoaquantidadedeendereos.
Devemosprogramaraquantidadedeendereosinstaladosnacentral. Este procedimento importante, pois s com configurao correta da quantidade de endereos do sistema podese habilitar a superviso da rede enderevel. Todas as centrais saem de fbrica com a quantidade mxima de endereos habilitadas: CAE125LG125endereos. CAE250LG250endereos. CAE500LG500endereos.

Dandoosprimeirospassos:
Vamos verificar primeiramente, o abastecimento da rede eltrica primria, que deveserentre110a240Vca.

11

12

Ligueoureinicializeacentral

esegureapertadoosdois

botes setaparacimae setaparabaixo simultaneamente.Eaguardeatentraremmodosetup,parasoltar osbotes.

**MODO SETUP** Aguarde....

Logoemseguidaaparecerasegundatelaparaoptar: **MODO SETUP**

pedido do cliente podemos enviar os sensores j com os endereos programados, para facilitar a instalao, por isso neste caso deve se conferir se cadasensorestsendoinstaladoemseudevidolugaremacordocomosnomes programadosnacentral. Aprogramaoemfabricafeitademodoseqencialdeacordocomaproduo, quando programado em fbrica o nmero do endereo de cada sensor est localizadonaetiquetadeidentificaodoproduto. Paraprogramarosendereosdecadasensorpelacentralsigaosprocedimentos abaixo: 1Deveseprogramarumsensorporvez. 2Osensordeveestarconectadocentraleenergizado. 3 Ligue ou reinicialize a central segurando apertados os dois botes

Prog. Central
EscolhaaopoProgramarcentral,apertandooboto Na linha superior da tela aparecer Programar Central e na inferior voc poderconfiguraraquantidadedeendereoatravsdosbotesdasetapara cimaesetaparabaixo.

seta para cima e seta para baixo simultaneamente. E aguarde at entraremmodosetup,parasoltarosdoisbotes.

**MODO SETUP** Aguarde....


Aperte setaparacima,atapareceraseguinteopo:

PROGRAMAR CENTRAL Quant.Ender.:100


Aps ajustar a quantidade de endereo aperte o boto sistema,eaguardeatquecentralentreemModoNormalou paravoltarparamenuprincipal. Inicializa ESC

**MODO SETUP** Programar Sensor


Depoisaperte enter.

c. Programandoendereodossensores.
Ossensores(acionadoresmanuais,detectoresemdulos)saemdefbricatodos programados com endereo 1 por isso aps a instalao j com a central em funcionamentonecessrioqueoinstaladorprogrameonmerodoendereode cadasensorenaseqnciaquemelhorlconvier.

13

14

5Atelaseguintemostrarnalinhasuperioronmerodoendereoatualena linhainferioronovoendereoaserprogramado. Ender. Atual:0 Novo Ender.:1 6Coloqueosensoraserprogramandoemmodoprogramao. Fechadoojumperdeprogramaointerno(JP1),dodispositivo. Com os botes seta para cima e seta para baixo ajuste o

2Aperteobotosetaparacima4vezes,atapareceronmero5 nalinhainferior.

Ender. Atual: 1 Novo Ender. : 5


Enter, a central emitira um bip, e tela 3 Aperte o boto mostraroendereo5nalinhasuperiordoendereoatual.

Ender. Atual: 5 Novo Ender. : 5


Aps finalizar a programao dos endereos aperte o boto Inicializasistema,eaguardeatquecentralentreemModoNormal ouaperteESCparavoltaraomenuprincipal.

nmerodonovoendereoaserprogramado,eaperteoboto Enter. A central imitir um bip de programao correta e na linha superior Endereo Atual aparecer o novo endereo programado, confirmando que realmenteosensorfoiprogramado. ESCretornaaomenuprincipalou continueprogramandoos Atecla prximossensores. Semprequetrocaro sensor aserprogramadoonmerodoendereoatuals apareceranatelaapsamovimentaodasteclassetaparacima,setapara baixoouaps15segundos. OBS: Se a central emitir dois Bips por que est havendo algum erro de comunicaoouosensornoestemmodoprogramao. EXEMPLO: 1Programandoendereonmero5.

d. ProgramandocomtecladoPS2.
Com um teclado padro PS2, podemos configurar os nomes dos endereos, gruposetemporizador. Principaisfunesdasteclas: Salvar. Seleodoendereo(irpara). Programanomedosendereos. Programagrupos. Programatempodosgrupos. Barra de Espao Configura o tempo dos grupos, no modo programaodotempodosgrupos. Alteraoendereoordemcrescente. Alteraoendereoordemdecrescente.

Ender. Atual:1 Novo Ender.:1

15

16

Paraconfigurar,sigaosprocedimentosabaixo: 1Comacentralligadareinicializeosistema esegureapertadoos

1 Digite o nome do endereo atravs do teclado PS2, e aperte a tecla F5 parasalvar. Apareceratelaabaixo. E= 001 Descricao ** SALVO ** 2 O nmero do endereo configurado e onome digitado aparecero na tela emseguida. 3ParaconfiguraoprximoendereoaperteateclaPageUp 4PararetornaronmeroanterioraperteateclaPageDown 5CasoqueirairdiretoaumnmerodesejadoaperteateclaF6 .

esetaparabaixo simultaneamente botessetaparacima eaguardeatentraemmodosetup,parasoltarosbotes. **MODO SETUP** Aguarde.... Apertesetaparacima atapareceraopo:

. .

**MODO SETUP** Set. teclado PS2


.

Grupos.
As centrais CAELG possuem a funo de acionamento por grupos, so 16 grupos quetrabalhamcomoacionamentodoalarmeindependenteouemconjunto. Osgruposvode0a15,cadagrupofuncionacomoumacentralindependente,o tempoderetardodasadadassirenestambmpodeserajustadoindividualmente paracadagrupo. Quando um dispositivo de entrada pertence a mais de um grupo, sempre que acionadoeleirdispararosgruposaqueelepertence. Se houver um dispositivo de sada (sirenes) que pertena a mais de um grupo o dispositivosinalizarquandoumdessesgruposaqueelepertenaforacionado. O grupo 0 (zero) funciona como alarme geral, sempre que os grupos de 1 a 15 acionaremeletambmiracionar,conformeotempoderetardoconfigurado. Quandoumdispositivodeentradaesthabilitadonogrupo0eacionado,apso tempoderetardoconfiguradoaele,oacionamentoocorrernogrupo0eatodos osoutros15grupos. Cadaendereopodepertenceraumoumaisgruposde1a15.

Eaps,aperteENTER

Configurandoonomedoendereo.
A tela seguinte mostrar na linha superior o nmero do endereo atual e na linhainferioronomedoendereoaserprogramado.

E= 001 Descricao _

17

18

Cadavezqueumendereoforincludoaogrupo0(zero)osdemaisgrupossero desabilitados. Porpadroacentralsaidefbricacomtodososendereospertencendoaogrupo 0 (zero). E com tempo de retardo de disparo dos grupos em 0 (disparo instantneo). Nateladeconfiguraoservisualizadooendereo,ogrupo selecionadoeseuestado,habilitado(SIM)oudesabilitado(NO). Teclasutilizadas e =Salvar. =Seleodeendereo(irpara). e =Selecionaogrupo. OBS: A qualquer momento pode se apertar a tecla ESC paravoltaraomenuprincipal. da central =Paranavegarpelosgrupos. =Paranavegarpelosendereos.

Compreendendoasinformaesdodisplay:

E=001 GRUP 0 SIM 1000000000000000


A. B. C.

NmerodoEndereo. NmerodoGrupo. SIM pertence ou NO no pertence ao grupo indicado ao lado. D. 16dgitos,cadadgitosimbolizaosgruposde0a15. Obs:nmerozero,grupodesabilitado=0. nmeroum,grupohabilitado=1.

ConfigurandoosGrupos.
ParaentrarnomodoconfiguraodegruposaperteF8 dotecladoPS2. 1Paraincluirumendereoaumgrupo,primeiramenteuseasteclasPgUp ou PgDn seta para direita para selecionar o endereo e em seguida use a tecla para selecionar o grupo ou seta para esquerda

paravoltaraogrupoanterior. Conforme nos movemos pelos grupos atravs das setas o nmero do grupo selecionado ser mostrado na linha superior do LCD, juntamente com o endereoselecionado. E=010 GRUP 2 NAO 1000000000000000

19

20

2 Aps selecionado o endereo e o grupo a incluir aperte a tecla barra de espao paraselecionarogrupo. Na linha superior do LCD na frente do grupo selecionado aparecer a palavra SIM quando o grupo estiver selecionado e NO quando no estiver selecionado. E=010 GRUP 2 SIM 0010000000000000 3ApsaseleoaperteateclaF5 Assimpoderemosincluirtodososendereosaumoumaisgrupos. *Ummesmoendereopoderfazerpartedemaisdeumgrupo. Exemplo: E=095 GRUP 15 SIM 0101011000101001 Oendereo095fazpartedosgrupos1,3,5,6,10,12e15aomesmotempo. parasalvaraseleo.

ConfigurandooTempodosGrupos.
1 Aps ter configurado todos os endereos aos grupos aperte a tecla F9 . Apareceratelaabaixo. TEMPO

**SALVO**

GRUPO:0 TEMPO=0:00 2PressioneaBarradeespaoatotempodesejado. TEMPO DO GRUPO GRUPO:0 TEMPO=1:30 OBS:Acadatoqueacrescentado30segundos. 3PressioneateclaF5 parasalvar.

DO GRUPO

Temporizador **SALVO**

4PressioneateclaPgUp paraavanarparaoprximogrupo. TEMPO DO GRUPO GRUPO:1 TEMPO=0:00

21

22

Aps finalizar as configuraes dos nomes, grupos e temporizador segure apertado por alguns instantes o boto Esc aguardeatqueacentralvolteaomenuprincipal. , e

Botesdecomando. ALARMEGERALSepressionadoacionatodasassadas(sirenese sadasauxiliares)dacentraledaredeenderevelinstantaneamente, independentementedotempoajustadonostemporizadores. Acionamentodeumbipnobuzzerinterno, LigadoledvermelhodeAlarme, Ligaoreledasirene,instantaneamente, LigarouPulsaroReleAuxiliarconformeconfigurao, DisplaydeLCDdeversinalizaralarmegeral. SILENCIABIPSilenciaaindicaosonoraeinformaacentralqueo eventodefogoouavariafoiatendido. Silenciaobuzzer, Acendeoledatendido, Einformaparacentralqueoeventofoiatendido. Soaraumbipacada10segundosinformandoqueacentral estemmodoatendimento. Odisplayircontinuarmostrandooeventoatendido. CANCELAALARMECancelaoalarmegeraleretornaassadas condiodedesligadas,einterrompeacontagemdotemporizador. DesligaoLeddeAlarme. Desligatodasassadasdacentral(SireneseAuxiliares)e endereveis.

Para voltar ao modo normal da central aperte a tecla Inicializa Sistema .

5. PAINELDEOPERAO.

Instruesdeoperao.

Acentralsinalizaoseventosdealarmeedefeitosatravsdeumpainel,compilotosdotipo led e mensagens alfanumricas em um display de cristal lquido. Para realizar qualquer atividade,comosilenciarosalarmesdeincndioededefeitoourealizartestes,necessrio oacessoaoscomandosqueficamprotegidosatravsdeumachavedebloqueio.

INICIALIZA O SISTEMA Faz a reinicializao de todo o sistema, retornaassadascondionormal (desligadas), desenergiza e energiza a alimentao da rede enderevel para possibilitar o destravamento dos sensores. Este comando mantm os endereos que foram colocados em manutenonamesmacondioeacendetodososledsedisplayparaefetuar testedesinalizao.

23

24

DISPLAY SETA PARA CIMA Mostra manualmente as condies dos endereoseservetambm para selecionar um endereo e coloclo em manuteno(vejaprocedimentoaseguir).Naveganosentidocrescente. DISPLAY SETA PARA BAIXO Mesma funo da tecla acima, mas naveganosentindodecrescente. ENTERAnulaoendereoselecionadopelasteclassetasparacimae parabaixo,este procedimento deve ser repetido quando se desejar retiraroendereodacondiode anulado, retornandoo condio normal.

ANULADOindicaquehalgumlaoousadanacondiodemanuteno, ouseja,noindicaavariaouacionamento. LEDTECLADOindicaqueotecladoestdesbloqueado. Sinalizaessonoras. BIP/BUZZER:Sotrsosmodosdesinalizao. ACIONADOPORFOGO:Bipintermitente. ACIONADOPORAVARIA:BipContnuo. EVENTOATENDIDO:BipCURTOacada10segundoscaracterizaque oalarmedeincndiofoiacionadoeseencontranacondiode atendimentoatravsdobotoSilenciaBip.

ESC / TESTE Esta tecla tem duas funes, possibilita realizar testes nacentraleretirarelado modonavegaofeitopelasteclassetasparacima eparabaixo,voltandocentralem modosuperviso. CHAVE DE BLOQUEO DO TECLADO Esta chave impossibilita que pessoas desautorizadas tenhamacessoaoscomandosdosistema,poisimpossibilita ofuncionamentodasteclas.Para confirmao de teclado desbloqueado o ledverdeTecladopermaneceraceso. Sinalizaesvisuais. LEDALARMEindicaqueassadadassirenesforamacionadasporAlarme Geral Manual ou por acionamento de algum modulo (lao), aps o final do tempotemporizador,quandoligado. LEDSUPERVISOindicaqueacentralestfuncionandoemsuperviso, LEDAVARIAindicaaexistnciadealgumaavarianosistema. ATENDIDO indica que aconteceu algum evento e a indicao sonora foi silenciadapelobotoSilenciaBip.SoaraumBipCURTOacada10segundos caracterizando que o alarme de incndio foi acionado e se encontra na condiodeatendimento. CondiodeAlarmeGeral. A condio de alarme geral a prioridade mais alta, indica que a central foi acionada manualmente pelo usurio para sinalizar alarme geral e provocar a evacuao do local. Todas as sadas so acionadas instantaneamente, independente do tempo ajustado no temporizador, este evento sinalizado da seguinteforma: Acionamentodeumbipnobuzzerinterno, LigadoledvermelhodeAlarme, Ligaoreledasirene,instantaneamente, LigarouPulsaroReleAuxiliarconformeconfigurao, DisplaydeLCDdeversinalizaralarmegeral. OdisplaydeLCDmostraraseguinteconformeilustraoabaixo: Condiesdeoperao. A central pode operar em 5 condies classificadas por grau de prioridade. Uma condio de operao inferior somente ser sinalizada quando no houver ocorrnciasnasprioridadessuperiores.Estascondiesso: 1. 2. 3. 4. 5. CONDIODEALARMEGERAL CONDIODEFOGO CONDIODEFALHAGERAL. CONDIODEAVARIA. CONDIONORMALSUPERVISO.

25

26

ALARME GERAL MANUAL Esteeventopodesercanceladoatravsdobotocancelaalarme. CondiodeFogo. Acondiodefogoasegundaprioridade,indicaqueacentralrecebeuumsinal de fogo por algum elemento da rede enderevel (acionadores manuais, detectoresoumdulos)esinalizaroeventodaseguinteforma: Soarumbipinternodacentralcomsomintermitente. Casootemporizadorestejaajustadoparatempo0(acionamentoimediato) o led vermelho de ALARME acender no painel, e os reles de sadas de sireneeauxiliarseroacionados. Caso o temporizador esteja ajustado para retardar o acionamento, o led vermelho de ALARME e os reles de sada s sero acionados aps o terminodotempo. O ALARME GERAL poder ser acionado a qualquer momento na central, atravs do boto ALARME GERAL, em destaque no painel pela cor vermelha. OdisplaydeLCDmostraraseguinteconformeilustraoabaixo:

Pressionar o boto INICIALIZA SISTEMA para reinicializar o sistema. Todasasindicaesdosistemadevemretornarcondionormal. Em determinadas situaes pode ser necessrio acionar manualmente os alarmes externos por ocasio um princpio de incndio ainda no detectado ; pelacentral.NessecasodevesepressionarobotoALARMEGERAL todos os indicadores externos soaro e o piloto vermelho do painel acende indicando essa situao. Para silenciar oalarme pressionar oboto CANCELA ALARME 1.1.1 CondiodeAvariaGeral. Acondiodeavariageralcomprometeofuncionamentodetodoosistema, fazendocomqueacentralnotenhacondiesdesupervisodosistema.Os principaisexemplosdestetipodefalhaso: Ex.:Nveldetensobaixaoufalhadafontedealimentao oubateria. .

*Fogo* End. 16 ALMOXARIFADO

FALHA DA FONTE FORA DE OPERACAO


Ex.:Falhadecomunicao,acentralnoconseguese comunicarcomnenhumsensordarede.

parasilenciarobipinterno,umavez PressionarobotoSILENCIABIP verificada a causa do alarme ou da avaria, comprovando que a fumaa ou o calor que originou o alarme tenha sido dissipado ou que os acionadores manuaistenhamsidorearmadoscomareposiodovidro. Pressionar o boto CANCELA ALARME , uma vez que a emergncia tenha sido finalizada. Os avisadores externos silenciam. Todas as demais indicaespermaneceminalteradas.

FALHA GERAL SEM COMUNICACAO

27

28

1.1.2 CondiodeAvariaParcial. A condio de avaria parcial indica que algum ponto do sistema (acionador, detector, mdulo) ou da central est apresentando algum defeito ou falha que no compromete todo o sistema, este tipo de avaria considerado como falha parcial porque afeta apenas os pontos com avaria no interrompendo a supervisodosdemaispontos.Conformeexemplodasavariaslistadasaseguir: Faltaounvelbaixodaredeeltrica Entradadosmdulossupervisionadosemcurtoouabertos. Faltadealgumelementodaredeenderevel. Defeitodecomunicaodealgumsensordarede. Acondiodeavariasersinalizadanacentraldaseguinteforma: Soarumbipinternonacentralcomsomcontinuo. AcendeoledamarelodeAVARIA. ODisplaydeLCDmostrarotipodaavariaeoendereo, conformeailustraoabaixo. Ex.:Entradasupervisionadadoendereo16emcurto.

ParacancelaressealarmesonorodeavariadevepressionarobotoSILENCIA ,pormasinalizaovisualpermaneceratquesejasolucionado BIP oproblema. 1.1.3 CondioNormal(Superviso). Acentraloperanestacondioquandonohouvernenhumsinaldefogoou avariaequandonohfalhadetensodaredeeltrica,fontedealimentao. Emcondionormalderepousosersinalizadanacentraldaseguinteforma: Obipinternodacentralpermanecerdesativado. OsledsdeAVARIA,ALARME,permaneceroapagados. OledverdedeSUPERVISOdeverestarpiscando. OledverdedaFONTEdeverestaraceso. OdisplaydeLCDmostraramensagemdesistemanormal,conformea ilustraoabaixo. AcadaacionamentodobotoSETAPARACIMA ouSETAPARA

End. 16 em Curto ALMOXARIFADO


Ex.:Entradasupervisionadadoendereo16aberto.

** ILUMAC ** SISTEMA NORMAL

Detec. 16 Aberto ALMOXARIFADO


Ex.:Sensordoendereo16noresponde,semcomunicao (emmododisplay).

BAIXO ,sermostradoemseqncia,todasasindicaesdascentraise mdulosinstalados.

End. 16 Falha Co ALMOXARIFADO Ex.:Faltadetensoderedeeltrica. FALHA DA REDE ELETRICA

29

30

6. DIAGRAMAS.
1 DiagramadeconexodascentraisCAELG.

Diagramadeligaodoselementosdecampos.

31 32

DiagramadeligaodopainelrepetidorPRDE.

DiagramadeligaodoacionadormanualAME.

33

34

DiagramadeligaodasireneenderevelSVAE.

DiagramadeligaodomduloparadetectoresMBDE.

35

36


11 DiagramadeligaodoamplificadordesinalASE.

12 DiagramadeligaodafonteauxiliarFCC25.

41 42


13 DiagramadeligaodafontenaplacaCPU.

14 DiagramadeligaodaPlacadoPainelnaplacaCPU.

AconexodopainelnaplacaCPUfeitaatravsdeumflatcablede16viascom conectorespolarizados.

15 DiagramadeligaodocabodeprogramaonaplacaCPU.

OconectorDB9localizadonapartesuperiordaplacaCPUutilizadoparaligaoda impressora.

Suaconexoedesconexodeversempreserfeitacomacentraldesligada.

43

44

16 DiagramadeligaodoTecladoPS2naplacaCPU.


OconectorMINIDIMlocalizadonaparteinferiordaplacaCPUutilizadoparaligaodo tecladotipoPS/2.

45

S-ar putea să vă placă și