Sunteți pe pagina 1din 22

4

INTRODUO

Este trabalho tem por objetivo falar sobre as parasitoses intestinais que embora amplamente conhecidas e discutidas, pouco tm sido feito com relao ao seu controle, dando mais nfase na Cisticercose, Ascaridase e amebase. Tais os cuidados da Enfermagem na parasitologia, listando os principais cuidados adotados nos pacientes que adquirem algumas das parasitoses citadas acima, e as principais medicaes adotadas a esses pacientes listando seus efeitos colaterais e a sua eficcia.

PARASITOLOGIA

Parasitologia a cincia que estuda os parasitas, os seus hospedeiros e relaes entre eles. Engloba os filos Protozoa (protozorios), do reino Protista e Nematoda (nematdes), annelida (aneldeos), Platyhelminthes (platelmintos) e Arthropoda (artrpodes), do reino Animal. Os protozorios so unicelulares, enquanto os nematdeos, aneldeos, platelmintos e artrpodes so organismos multicelulares. Temos tambm parasitismo em plantas (holoparasita e hemiparasita) como o caso do cip-chumbo. Temos parasitismo em fungos (micose) e em

bactrias e at vrus. Como disciplina biolgica, o campo da parasitologia no determinado pelo organismo ou ambiente em questo, mas pelo seu modo de vida. Isto significa que forma uma sntese com outras disciplinas, e traz para si tcnicas de campos com biologia celular, bioinformtica, bioqumica, biologia molecular, imunologia, gentica, evoluo e ecologia. A parasitologia atua no estudo dos parasitas invertebrados, protozorios e algumas espcies de parasitas vertebrados. Esta cincia tem como objetivos principais: Tratar dos sintomas provocados por parasitas; Desenvolver tratamentos contra os parasitas; Identificar os processos de desenvolvimento de epidemias parasitrias; Criar mtodos de profilaxia das doenas causadas pelos parasitas em seres humanos e animais. Os especialistas em parasitologia precisam conhecer muito bem o ciclo de vida dos parasitas, as formas de infestao e os fatores que influenciam na distribuio e densidade dos parasitas. Esta cincia muito importante, pois muitos parasitas podem provocar doenas complicadas, levando o indivduo afetado, se no tratado adequadamente, morte. A parasitologia mdica tambm se preocupa com o estudo do vetor. No Brasil, as principais parasitoses de interesse mdico so:

Protozooses

Amebase Tripanosomase Leishmanioses

Giardase Tricomonase Malria Toxoplasmose Balantidiose

Helmintoses

Esquistossomose Tenase/cisticercose Hidatidose/equinococose Enterobiose Filariose Ancilostomose/necatoriose Ascaridase Tricocefalase Estrongiloidase

Ectoparasitoses (artrpodes)

Pediculose Ftirase Miase Acarase

As parasitoses intestinais embora amplamente conhecidas e discutidas, pouco tm sido feito com relao ao seu controle. A prevalncia ainda elevada em pases em desenvolvimento como o Brasil e apesar de todo avano tecnolgico e cientfico, as parasitoses intestinais ainda implicam em importante objeto de estudo. Para alguns autores a parasitose intestinal representa um srio problema de Sade Pblica, onde so consideradas como indicadores ao nvel scio-econmico, as condies precrias de saneamento bsico e aos hbitos de higiene inadequados. Entre as doenas de maior prevalncia em crianas na faixa etria de 1 a 4 anos as doenas infecciosas e parasitrias representam 24,7%. Esta situao torna-se

preocupante quando consideramos crianas em idade escolar, visto que algumas parasitoses intestinais podem diminuir as funes cognitivas de escolares. Este trabalho dar mais nfase em amebase. trs tipos: Cisticercose, Ascaridase e

AMEBASE

uma infeco por parasita ou protozorio que acomete o homem podendo ficar restrita ao intestino, tendo como principal sintoma a diarria, ou no causando febre e sintomas diferentes dependendo do rgo invadido. Mais freqentemente o rgo preferencial a ser comprometido o fgado. O agente causal a Entamoeba hystolitica. Este parasita infecta aproximadamente 1% da populao mundial, principalmente a populao pobre de pases em desenvolvimento. Recentemente identificou-se um parasita com a mesma forma da Entamoeba hystolitica que no causa doena (Entamoeba dispar). Isto importante porque o achado da ameba nas fezes de um indivduo no necessariamente caracteriza amebase. A E. dispar no causadora de doena e a hystolitica pode estar presente no indivduo e no causar doena. A diferenciao de uma para a outra feita por exames de laboratrio e raramente se mostra relevante.

Como se adquire? Atravs da ingesto de alimentos ou gua contaminada com matria fecal contaminada com os cistos da Entamoeba. Pode-se adquirir de outras formas, mas so bem menos freqentes e esto restritas praticamente a pessoas com a imunidade comprometida.

Sintomas

Os sintomas das pessoas com amebase vo desde a diarria com clicas e aumento dos sons intestinais at a diarria mais intensa com perda de sangue nas fezes, febre e emagrecimento. Nestes casos ocorre invaso da parede do intestino grosso com inflamao mais intensa e os mdicos chamam de colite. Podem ocorrer ulceraes no revestimento interno do intestino grosso, por esta razo o sangramento. Raramente a infeco causa perfurao do intestino, quando ocorre a

manifestao de doena abdominal grave com dor intensa, rigidez e aumento da sensibilidade da parede alm de prostrao extrema da pessoa afetada. A doena pode apresentar-se de forma mais branda com diarria intermitente levando muitos anos at surgir um comprometimento do estado geral. No muito comumente o protozorio pode penetrar na circulao e formar abscessos (colees fechadas no interior de algum rgo ou estrutura do corpo) no fgado que causam dor e febre com calafrios. Estes abscessos podem romper-se para o interior do abdmen ou mesmo do trax comprometendo as pleuras (camada que reveste os pulmes) ou o pericrdio (camada que reveste o corao). Tambm raramente podem formar-se tumoraes no intestino que se denominam amebomas. As situaes de doena extra-intestinal ou invasiva so as que levam aos casos mais extremos que evoluem para a morte do indivduo infectado.

Diagnstico

O exame de fezes detecta o parasita com alguma facilidade. A forma mais invasiva depende do que os mdicos chamam de exames de imagem (tomografia computadorizada, ecografia ou ressonncia magntica). Algumas vezes para confirmao diagnstica , alm do exame de imagem os mdicos usam agulhas finas para puncionar os abscessos. Nas formas mais invasivas, quando o diagnstico no for possvel por identificao do cisto utiliza-se exames de sangue para a deteco da presena de anticorpos contra o parasita.

Incidncia

Sua incidncia mundial tendo maior prevalncia nas regies tropicais e subtropicais, sendo relacionado com as precrias condies de higiene, educao sanitria e alimentao dos povos subdesenvolvidos dessas regies do que propriamente ao clima.

Tratamento

Metronidazol

Reaes

adversas/efeitos

colaterais:

Anorexia,

nusea,

vmito,

dor

abdominal, diarria e sabor metlico na boca. Cefalia, tonturas, vertigens, convulso, confuso mental, alucinaes e insnia. Prurido e urticria. Colria. Neuropatia perifrica e parestesias. Leucopenia e trombocitopenia. Resultados e eficcia: est indicado no tratamento da giardase, amebase, tricomonase, vaginites por Gardnerella vaginalis e infeces causadas por bactrias anaerbias como Bacteroides fragilis e outros bacterides, Fusobacterium sp, Clostridium sp, Eubacterium sp, cocos anaerbios.

Secnidazol

Reaes adversas/ efeitos colaterais: Como resposta ao uso deste medicamento podem ocorrer as seguintes reaes desagradveis: nuseas, epigastralgia, alterao do paladar (gosto metlico), glossites e estomatites, erupes urticariformes, leucopenia moderada, reversvel com a suspenso do tratamento. Tambm podem ocorrer vertigens, falta de coordenao motora e ataxia, parestesias, polineurites. Resultados de eficcia: um medicamento parasiticida, com ao amebicida, giardicida e tricomonicida. A ao farmacolgica mxima alcanada 3 horas aps a administrao em dose nica de 2g de Secnidazol.

Preveno

Como na maioria das doenas, a melhor medida ainda a preveno, neste caso, a preveno se d atravs de medidas higinicas mais rigorosas junto s pessoas que manipulam alimentos, saneamento bsico, no consumirem gua de fonte duvidosa, higienizar bem verduras, frutas e legumes antes de consumi-los, lavar bem as mos antes de manipular qualquer tipo de alimento, e, principalmente aps utilizar o banheiro. Recentemente a possibilidade de vacina para um futuro no muito distante mostrou-se vivel.

Cuidados da Enfermagem

10

Os cuidados do Enfermeiro nesse caso so essenciais para a qualidade de vida desse paciente. Trabalhando no nvel de preveno do adoecimento e reinfestao.Por estar muito mais prximo do paciente e da comunidade do que o prprio medico, o enfermeiro o primeiro profissional a identificar os sintomas da doena e posteriormente relata ao medico que simplesmente solicita exames e prescreve o medicamento. Cabe ao enfermeiro anotar as queixas e sintomas do paciente, colher dados sobre a possvel forma de transmisso, orientar os pacientes sobre os hbitos corretos de higiene (higienizar bem as frutas e verduras antes de consumi-las, lavar bem as mos, orientar sobre o saneamento bsico entre outras coisas).

ASCARIDIASE

A ascaridase, ascaridose, ascariose e ascarase uma parasitose geralmente benigna causada pelo verme nemtode Ascaris lumbricoides, tambm conhecido popularmente como lombriga ou bicha. So vermes nemtodes, ou seja fusiformes sem segmentao, e com tubo digestivo completo. A reproduo sexuada, sendo a fmea (com at 40 cm de comprimento) bastante maior que o macho, e com o dimetro de um lpis. Os ovos tm 50 micrometros e so absolutamente invisveis a olho nu. Ao contrario da crena popular, a Ascaridase no "Criada" quando uma pessoa fica assustada ou traumatizada. O ser humano infectado libera, junto s fezes, ovos do parasita. Assim a larva se desenvolve em ambientes quentes e midos (por exemplo, o solo nos pases tropicais) no qual permanece dentro do ovo. A infeco ocorre por meio da ingesto dos ovos infectantes em gua ou alimentos, principalmente verduras. As larvas so liberadas no intestino delgado e alcanam a corrente sangunea atravs da parede do intestino. Infectam o fgado, onde crescem durante menos de uma semana e entram nos vasos sanguneos novamente, passando pelo corao e seguem para os pulmes. Nos pulmes invadem os alvolos, e crescem mais com os nutrientes e oxignio abundantes nesse rgo bem irrigado. Quando crescem demasiados para os alvolos, as larvas saem dos pulmes e sobem pelos brnquios chegando faringe onde so maioritariamente deglutidas pelo tubo digestivo, passando pelo estmago, atingem o intestino delgado onde completam o desenvolvimento,

11

tornando-se adultos.Apesar de haver alguns casos em que so expectoradas saindo pela boca. A forma adulta vive aproximadamente dois anos. Durante esse perodo, ocorre a cpula e a liberao de ovos que so excretados com as fezes.

Incidncia

Sua incidncia maior nas regies tropicais e temperadas do mundo, incide mais em locais de clima quente e mido, bem como onde as condies higinicas da populao so mais precrias, sendo o homem a nica fonte de parasitos, onde a populao infantil, em idade escolar e pr-escolar as mais infectadas.

Progresso e Sintomas

A grande maioria dos infectados tem apenas um nmero pequeno de lombrigas que no causam nenhum sintoma. O perodo de incubao entre a ingesto do ovo e a chegada do parasito adulto ao lmen intestinal dura cerca de dois meses. Nesse perodo as larvas passam por vrios rgos, como fgado e pulmes. Normalmente no causam problemas na sua migrao mas, particularmente se existirem em grandes nmeros, podem causar irritao pulmonar com hemorragias e hemoptise (tosse com sangue). Outros sintomas nesta fase alm da tosse so faltos de ar (dispneia) e febre baixa. Aps chegada ao intestino e maturao nas formas adultas, os parasitos nutrem-se com o bolo alimentar e no so invasivos. Sintomas possveis numa maioria incluem nuseas, vmitos, diarria e dor abdominal, particularmente se a carga de parasitas alta. Em alguns casos em que existe subnutrio do hospedeiro, os parasitas alimentam-se das prprias paredes intestinais causando hemorragias internas que podem levar morte do hospedeiro. As complicaes graves da ascaridase so raras e predominantemente em crianas que tm grande nmero de parasitos (devido muitas vezes s crianas comerem terra ou lamberem objetos sujos de terra). Assim, um grande nmero de adultos no intestino pode formar uma bolo de parasitos, que obstrui a passagem dos alimentos pelo intestino (leo mecnico); grande nmero de parasitas na passagem pelos pulmes e faringe podem provocar crises de asfixia; e a migrao de parasitas para os ductos biliares, pancreticos ou apndice resultar em colecistite, pancreatite

12

ou apendicite. Pode tambm existir a forma errtica da infeco (altas cargas parasitrias), onde os parasitos albergam rgos no naturais da infeco podendo provocar hemorragias internas.

Diagnostico

O diagnstico feito pela observao microscpica de ovos nas fezes, atravs do Exame Parasitolgico de Fezes, pelo mtodo do HPJ (Mtodo de Sedimentao Espontnea). O diagnstico tambm pode ser feito por testes imunolgicos ou exames de imagem, como endoscopias, ultrassonografias e raiosX, sendo esses ltimos acidentais.

Tratamento

Mebendazol

Reaes adversas / Efeitos colaterais: em pacientes com alta carga parasitria manifestam diarria e dor abdominal. Resultados e eficacia: um anti-helmntico polivalente, indicado no tratamento da verminose, especialmente destinado ao tratamento das infestaes isoladas ou mistas, causadas por Ascaris lumbricoides, Trichuris trichiura, Enterobius vermiculares, Ancylostoma duodenale, Necator americanus, Taenia solium e Taenia saginata. Atua sobre os principais vermes que parasitam os adultos e crianas, provocando a sua desintegrao e eliminao nas fezes.

Albendazol

Reaes adversas / Efeitos colaterais: Casos raros de desconforto gastrintestinal, nuseas e vmitos, diarria, constipao, cefalia, secura da boca e prurido cutneo tm sido relatados. Resultados de eficcia: O Albendazol tem ao anti-helmntica. Em casos de obstruo intestinal, o indicado que antes da administrao desses medicamentos seja utilizado piperazina e leo mineral. O tratamento deve

13

ser repetido aps algumas semanas para matar larvas que possam estar migrando e, portanto, inacessveis aos frmacos administrados por via oral no intestino.

Preveno

Ingerir somente gua tratada, lavar bem frutas e legumes antes de ingeri-los, lavar sempre as mos, no defecar em locais inapropriados, dente outras, fazem parte desta lista.

Cuidados da Enfermagem

O enfermeiro um profissional que por ter no cuidado a essncia de sua prtica, pode contribuir com a formao de outros profissionais, com a elaborao de manuais de procedimentos, planejamento e superviso dos cuidados com os pacientes, ou ate mesmas crianas em escolas. Alm disto, a educao para a sade dos familiares e das crianas pode contribuir para a aquisio de hbitos saudveis evitando as parasitoses em geral. Evitando possveis fontes de infeco, orientando a populao a ingerir vegetais cozidos e no crua higiene pessoal, saneamento bsico adequado.

CISTICERCOSE

A tenase uma infeco intestinal ocasionada principalmente por dois grandes parasitos hermafroditas da classe dos cestdeos da famlia Taenidae, conhecidos como Taenia solium e Taenia saginata. As tnias tambm so chamadas de solitrias,[1] porque, na maioria dos casos, o portador traz apenas um verme adulto. So altamente competitivas pelo seu habitat e, sendo seres monicos com estruturas fisiolgicas para autofecundao, no necessitam de parceiros para a cpula e postura de ovos. Responsveis pelo complexo tenase-cisticercose que se constitui de uma srie de alteraes patolgicas, trazem no seu conjunto um srio problema de sade pblica, principalmente nos pases pobres, onde pode no existir higiene bsica alm de problemas socio-culturais. Tenase e cisticercose so causadas pelo mesmo parasita, porm com uma fase de vida diferente. A tenase ocorre devido a presena de Taenia solium adulta

14

ou Taenia saginata dentro do intestino delgado dos humanos, que so os hospedeiros definitivos; a cisticercose ocorre devido presena da larva (chamada popularmente de canjiquinha) que pode estar presente em hospedeiros

intermedirios, onde os mais comuns so os sunos e os bovinos, onde os humanos acidentalmente podem abrigar esta forma. So, portanto, duas fases distintas de um mesmo verme, causando duas parasitoses no homem, o que no significa que uma mesma pessoa tenha que ter as duas formas ao mesmo tempo. A teniase provocada por Taenia solium considerada no letal, todavia, sua etapa larvria pode provocar cisticercose mortal. Estas parasitoses so conhecidas h muito tempo. Os antigos pesquisadores pensavam entretanto que tratava-se de patologias diferentes, o que acabou por dar nomes diferentes para a forma larvria e adulta. O ano de 1697 marcado por Malpighi que identificou como verme o agente da canjiquinha. Em 1786 e em 1789, Werner e Goeze, respectivamente, descobriram que as formas apresentadas por humanos e porcos eram iguais. Em 1758 as duas espcies Taenia solium e T.saginata foram descrita por Linnaeus. Zeder, em 1800, cria o gnero Cysticercus para o agente da canjiquinha. Em 1885, Kchenmeister consegue provar atravs de experimentaes que o cisticerco presente em sunos da origem ao verme nos humanos.

Epidemiologia

Taenia solium e T. saginata so parasitos de ampla distribuio, encontrandose mais freqentemente em reas onde existe o hbito de ingerir carne de gado e/ou de porco, crua ou mal cozida. Estima-se que mais de 70 milhes de pessoas estejam infectadas por T. saginata e que at 2,5 milhes possam estar infectadas por T. solium no Mundo. A tenase por T. saginata descrita em vrios pases, com reas de alta prevalncia frica, Oriente Mdio, sia Central e Amrica Latina, moderada prevalncia pases europeus, Japo e Filipinas e baixa prevalncia Austrlia, Estados Unidos e Canad. Em relao tenase por T. solium, tem endemicidade mais elevada na Amrica Latina. Nas comunidades judaicas a prevalncia muito baixa, provavelmente pela proibio religiosa da ingesta de carne de porco.

15

Etiologia

Taenia spp. so parasitos do filo Platyhelminthes, classe Cestoidea, ordem Cyclophyllidea, famlia Taeniidae. So caracterizados por ausncia completa de aparelho digestivo, sistema reprodutor hermafrodita, presena de ventosas e esclex que fixam o helminto mucosa intestinal, sendo habitantes do tero mdio do intestino delgado do homem, podendo sobreviver por at 30 anos.

Formas evolutivas

O verme adulto grande, achatado, tem forma de fita e colorao branca. Taenia solium possui habitualmente de um a quatro metros de comprimento (podendo alcanar nove metros), enquanto T. saginata pode medir de quatro a dez metros (j foram descritos, no entanto, espcimes com at 25 metros). Ambas apresentam um esclex que mede cerca de um milmetro, com quatro ventosas salientes, possuindo T. solium rostro pouco desenvolvido, armado com dupla hlice de acleos ou ganchos (de 30 a 70) posto isso, tambm denominada de tnia armada. O estrbilo ligado ao esclex por um colo que mede de trs a sete milmetros e possui centenas de proglotes (cerca de 700 a 900 em T. solium e de 1.000 a 2.000 para T. saginata). As proglotes jovens so mais largas do que compridas, enquanto as maduras tm comprimento similar largura, possuindo diferenciao de rgos sexuais masculinos e femininos. Cada proglote possui de 150 a 200 massas testiculares para T. solium e de 300 a 400 para T. saginata. H ramificaes uterinas, pouco numerosas em T. solium, ao contrrio do observado para T. saginata ramificaes uterinas muito numerosas, do tipo dicotmico. As proglotes de T. solium, diversamente de T. saginata, que eliminada ativamente, so eliminadas de forma passiva com o bolo fecal. Os ovos das duas espcies, indistingveis microscopia comum, possuem forma esfrica, medindo entre 30 e 40 micrmetros e possuindo no interior trs pares de acleos, denominados oncosferas ou embrio hexacanto. Os ovos resistem por at um ano em ambiente com alta umidade.

16

As formas larvrias de T. solium e T. saginata so representadas pelo Cysticercus cellulosae e Cysticercus bovis (termos sem valor taxonmico). Apresentam-se como estruturas vesiculares, transparentes, de tamanho varivel, com lquido em seu interior, compostas por uma membrana vesicular e pelo esclex, que similar ao do verme adulto, colo e estrbilo (corpo rudimentar). Diferencia-se a forma larvria de T. saginata daquela de T. solium por esta ltima possuir no esclex, semelhnaa do verme adulto, uma coroa de ganchos (acleos), no presente na larva de T. saginata.

Ciclo evolutivo

O homem, nico hospedeiro definitivo, uma vez infectado, capaz de eliminar mais de 500.000 ovos diariamente, contaminando o solo, as pastagens e as colees dgua. Os hospedeiros intermedirios porco para T. solium, boi para T. saginata ingerem ovos do helminto. Atravs da ao do suco digestivo e da bile h liberao da oncosfera e penetrao desta na luz intestinal, com invaso da mucosa e acesso circulao sangnea, sendo levada, ento, passivamente para a musculatura esqueltica e cardaca, onde se desenvolve e, em mdia, aps 60 dias passa a ser infectante para os humanos. Estes, ao ingerir a carne crua ou mal cozida infectada com os cisticercos, podero desenvolver a tenase. Aps a ingesto h desinvaginao, com liberao dos esclices, os quais se fixam mucosa intestinal por suas ventosas e acleos para T. solium a permanecendo at seu desenvolvimento completo, em cerca de trs meses. Caso o homem funcione como hospedeiro intermedirio de T. solium, interpondo-se acidentalmente ao ciclo (ingesto dos ovos provindos de gua e alimentos contaminados naturalmente ou atravs da manipulao de alimentos por pessoas com hbitos de higiene inadequados), o ciclo desenrola-se como o descrito para os sunos, com liberao da oncosfera pela ao dos sucos digestivos e da bile, que atravs da corrente sangnea chega a vrias partes do organismo. A larva, ento, desenvolve-se preferencialmente em locais com alta concentrao de oxignio, como o sistema nervoso central, os olhos, a musculatura esqueltica e, menos comumente, os nervos perifricos, lngua, cavidade oral, corao, pleura, pulmo e peritnio, originando assim a cisticercose.

17

Patognese

So fatores relevantes na patognese da tenase: 1) Acelerado crescimento do parasito, o que requer importante suplemento de nutrientes e energia. 2) Perdas sangneas (geralmente discretas) nos locais de fixao do esclex. 3) Reaes alrgicas e de hipersensibilidade (urticrias, prurido e, mais raramente, broncoespasmo). Eventualmente, ainda que evento raro, h localizao ectpica dos proglotes, podendo causar obstrues no apndice (apendicite), nos ductos biliares e pancreticos.

Histria natural

Tenase

Muitos pacientes com tenase so assintomticos. Os principais sintomas so nuseas, vmitos, anorexia, diarria (eventualmente alternada com constipao), dores epigstricas (dor de fome), clicas abdominais, emagrecimento, insnia, tonturas e fenmenos alrgicos, como prurido cutneo e urticria. Alguns autores relatam a ocorrncia de irritabilidade, insnia, cefalia e vertigens relacionadas doena.

Cisticercose

A infeco humana ocorre a partir da ingesto acidental dos ovos, como resultado da contaminao de alimentos ou da gua. Alm disso, h possibilidade de retroinfestao, na qual se acredita que os segmentos grvidos so regurgitados no estmago, resultando na liberao de ovos e no desenvolvimento de cisticercose em um indivduo com tenase. O quadro clnico decorre principalmente da invaso do sistema nervoso central pelos cisticercos, variando desde sintomas neurolgicos leves at crises convulsivas graves, tnico-clnicas generalizadas. Outros sinais e sintomas incluem cefalia, zumbido, queixas oculares, como borramento da viso, fotofobia e diplopia,

18

alteraes da personalidade, anestesia localizada, afasia, amnsia, letargia e fraqueza. Algumas vezes ocorre hipertenso intracraniana a qual pode ser grave, inclusive com evoluo para o bito devido hidrocefalia que se segue ao bloqueio das vias de circulao do lquor pelo cisticerco. Na cisticercose ocular os sintomas variam desde um desconforto leve at uma inflamao grave.

Diagnstico

Tenase

Clnico

De um modo geral os sinais e sintomas so comuns s infeces por outros parasitos intestinais. O relato de eliminao de proglotes grvidas, juntamente com as fezes ou livres, nas roupas e lenis, deve levar suspeita da parasitose.

Laboratorial

O exame laboratorial das fezes deve ser encaminhado ao laboratrio aps coleta em recipiente limpo. No entanto no possvel, na maioria das vezes, encaminh-las imediatamente. Nessas situaes, h necessidade do uso de conservantes. Para a confirmao diagnstica da tenase se pode lanar mo dos seguintes mtodos diagnsticos: 1. Pesquisa de proglotes nas fezes: realizada atravs da tcnica de tamizao do bolo fecal 2. Pesquisa de ovos nas fezes: atravs dos mtodos usuais Faust, Hoffman, Pons e Janer, mtodo de Garham, entre outros (uma das limitaes no ser possvel o discernimento da espcie). 3. Testes sorolgicos: os principais so hemaglutinao, imunofluorescncia indireta (IFI) e ELISA, os quais podem auxiliar no diagnstico de tenase, quando da ineficcia da pesquisa parasitolgica

19

4. Deteco de antgenos: utilizando ensaios coproantignicos, com especificidade elevada 5. Biologia molecular: realizada atravs da utilizao de probes de DNA, apresentando o mtodo alta especificidade e sensibilidade para diagnosticar e diferenciar as espcies de Taenia.

Cisticercose

O diagnstico laboratorial feito com base nos exames de imagem, como a tomografia computadorizada de crnio (TC) e a ressonncia magntica (RNM) e na avaliao do lquido cefalorraquidiano. As alteraes liquricas dependem de vrios fatores, como a localizao do cisticerco, seu estgio evolutivo e a reao do hospedeiro. O lquor se apresenta, em geral, claro, com aumento da presso, da celularidade (com eosinofilia) e aumento das protenas, sobretudo das globulinas. Os exames sorolgicos podem ser realizados no sangue e no lquor. O ELISA no sangue um teste que oferece alta sensibilidade e especificidade, quando h doena ativa. Outros exames utilizados so a imunofluorescncia indireta, a hemaglutinao e a fixao de complemento, que podem resultar em grande nmero de falso-reatores.

Tratamento Tenase

As principais opes teraputicas para o tratamento das tenases so, por ordem de opo, praziquantel, albendazol, mebendazol e niclosamida.

Praziquantel

Reaes adversas/efeitos colaterais: nuseas, dores abdominais, cefalia, vertigens, sonolncia, palpitao, prurido, urticria, vmito, cinetose, sensao de cabea oca, diarria, hipoacusia, hiporreflexia, distrbio visual e tremor. Resultados e eficcia: atuao sobre as duas espcies do gnero Taenia, bem como sobre Schistosoma spp., Hymenolepis diminuta, Hymenolepis nana (inclusive as formas larvrias), Diphyllobothrium latum, Opisthorchis spp.,

20

Paragominus westermani, Dipylidium caninum, Fasciolopsis buski, Heterophytes heterophytes, Metagonimus yokogawai, Nanophyetus salmincola e Clonorchis sinensis.

Albendazol

Reaes adversas / Efeitos colaterais: Casos raros de desconforto gastrintestinal, nuseas e vmitos, diarria, constipao, cefalia, secura da boca e prurido cutneo tm sido relatados. Resultados de eficcia: O Albendazol tem ao anti-helmntica. Em casos de obstruo intestinal, o indicado que antes da administrao desses medicamentos seja utilizado piperazina e leo mineral. O tratamento deve ser repetido aps algumas semanas para matar larvas que possam estar migrando e, portanto, inacessveis aos frmacos administrados por via oral no intestino.

Mebendazol

Reaes adversas / Efeitos colaterais: pacientes com alta carga parasitria manifestam diarria e dor abdominal. Resultados e eficacia: um anti-helmntico polivalente, indicado no tratamento da verminose, especialmente destinado ao tratamento das infestaes isoladas ou mistas, causadas por Ascaris lumbricoides, Trichuris trichiura, Enterobius vermiculares, Ancylostoma duodenale, Necator americanus, Taenia solium e Taenia saginata. Atua sobre os principais vermes que parasitam os adultos e crianas, provocando a sua desintegrao e eliminao nas fezes.
Niclosamida

Reaes adversas /efeitos colaterais: nuseas, vmitos e diarria. Resultados e eficcia: ativo contra Diphyllobothrium latum, Dipylidium caninum, Echinococcus granulosus, Enterobius vermicularis, Hymenolepis nana, Hymenolepis diminuta, Taenia solium e Taenia saginata

Sementes de abbora

21

So tambm relatadas propriedades tenfugas das sementes de abbora (Curcubita pepo e Curcubita maxima), as quais devem ser administradas seguidas de purgativo para eliminao do helminto. Segundo Rey, recomenda-se

especialmente para tratar crianas: triturar 200 a 400 gramas de sementes e administr-las misturadas com mel ou xarope de frutas.

Controle de cura feito a partir do exame das fezes em geral h eliminao do helminto cerca de 48 horas aps a ingesto do vermfugo. A Taenia spp. eliminada dever ser examinada em laboratrio, para verificar se houve eliminao completa do parasito. Caso no haja eliminao total do helminto, devero ser realizados exames parasitolgicos at trs meses aps o tratamento neste caso, a eliminao de novos proglotes indica a ineficcia do tratamento, evocando a necessidade de novo curso teraputico.

Cisticercose

Os indivduos com quadro de cisticercose, especialmente a neurocisticercose, devem ser internados devido s intercorrncias neurolgicas apresentadas, como edema cerebral e convulses. O tratamento sintomtico, que consiste no controle das convulses com frmacos anticonvulsivantes, consenso entre os autores. Os corticosterides so freqentemente indicados nos casos de aracnoidite crnica, encefalite, racema e no acometimento ocular, nos quais a reao inflamatria funciona de forma lesiva, com seqelas importantes. discutida a indicao de tratamento cisticida em pacientes oligo ou assintomticos, sendo indicada na doena ativa. Dois frmacos vm sendo utilizados: 1) o albendazol, na dose de 10 a 15 mg/kg/dia, por 8 dias e 2) o praziquantel, na dose de 50 mg/kg/dia, por 30 dias. Alguns estudos sugerem melhor resposta com o albendazol, por possuir ao sobre os cistos parenquimatosos, meninges e cistos ventriculares, assim como em casos oculares, alm de menor incidncia de efeitos adversos.

22

A indicao cirrgica opo teraputica nos casos de cistos intraventriculares e na hidrocefalia, realizando-se derivao ventrculo-peritoneal, para alvio da hipertenso intracraniana. Nos casos de acometimento medular, alm do tratamento especfico e do uso de medidas antiedema, geralmente h necessidade de conduta cirrgica, com retirada dos cistos, fato tambm de marcada importncia na forma ocular.

Cuidados de enfermagem

Os pacientes com neurocisiticercose podem apresentar inmeros distrbios do comportamento. O acolhimento deste paciente fundamental, fornecendo o suporte necessrio para sua adequada segurana. A monitorizao dos sinais vitais, dos valores tensionais, do nvel de conscincia e da ocorrncia de crises convulsivas deve ser constante. Da a importncia dos cuidados de enfermagem para este paciente, devendo ser adotada uma viso holstica. Ao profissional de enfermagem cabe: 1) administrar os medicamentos prescritos pelo mdico como anticonvulsivantes, corticosterides, antidepressivos e/ou antibioticoterapia 2) colher e encaminhar ao laboratrio exame parasitolgico das fezes para pesquisa de proglotes ou ovos 3) colher uma amostra de sangue para realizao de testes sorolgicos e/ou auxiliar na puno lombar para obteno de uma amostra de lquor 4) cateterizar o enfermo com o cateter enterogstrico apropriado para administrar o vermfugo, caso o paciente tenha dificuldade de deglutio. A observao da enfermagem deve ser constante, visando a eliminao total do parasito nas fezes, principalmente nos momentos de troca de fraldas descartveis.

Profilaxia e controle

Entre as principais atribuies dos profissionais de sade devem ser destacadas a promoo de estilos de vida saudveis e o encorajamento adeso de medidas de segurana e preveno contra as doenas parasitrias. O profissional deve orientar as pessoas quanto s mudanas dos hbitos alimentares, como abolio da ingesto de carnes cruas ou mal cozidas, alm de ensin-las a exigirem o aval dos rgos governamentais competentes para a fiscalizao, avaliao e inspeo da

23

carne para consumo, auxiliando, assim, no combate aos criadouros e abatedouros clandestinos. Deve-se lembrar que tambm fazem parte dos aspectos de educao para a sade a abordagem aos seguintes temas: 1) higiene corporal e de moradia 2) saneamento bsico com destino adequado das fezes e 3) consumo de gua tratada. Com tudo isso possvel minimizar a contaminao do solo e a infeco de animais e de novos indivduos.

24

CONCLUSO

Este trabalho sobre parasitoses revela que este agravo ainda um importante problema de sade pblica. O enfermeiro um profissional que por ter no cuidado a essncia de sua prtica, pode contribuir com a formao de profissionais escolares, com a elaborao de manuais de procedimentos, planejamento e superviso dos cuidados com os.pacientes. Alm disto, a educao para a sade dos familiares e das crianas pode contribuir para a aquisio de hbitos saudveis evitando as parasitoses em geral.

25

BIBLIOGRAFIA

Gasparini EA, Portella R. Manual de parasitoses intestinais. Rio de Janeiro: Rubio, 2004. Moraes RG, Goulart EG, Leite LC. Moraes, Parasitologia e Micologia Humana, 4 edio. Rio de Janeiro, Cultura Mdica, 2000. Neves DP. Parasitologia Humana. 10 ed. So Paulo: Atheneu, 2000.. COELHO, Carlos. CARVALHO, Aldo Rosa. Manual de Parasitologia Humana. 2. ed. Canoas: Ulbra, 2005. CASTRO CG de; BEYRODT CGP; Aes de Enfermagem na preveno de parasitoses intestinais em creche. Revista de Enfermagem, UNISA 2003. www.saude.rj.gov.br OLIVEIRA MM, Como fazer projetos, relatrios, monografias, dissertaes e teses. 4 Ed. Revista e Ampliada. Editora: Elsevier. AME, Dicionario de Administrao de Medicamentos na Enfermagem. 3 Ed. Editora: EPUB. 2004

S-ar putea să vă placă și