Sunteți pe pagina 1din 22

Grupo de Estudos Domingo, 16 de setembro de 2012 FERNANDA REIS

1 Texto e comparao de tradues


9:14-17 Greek NT: Stephanus Textus Receptus1 (14) (15) (16) (17) .

Verso: Portugus: Verso Internacional2

Nova

(14) Ento os discpulos de Joo vieram perguntar-lhe: Por que ns e os fariseus jejuamos, mas os teus discpulos no? (15) Jesus respondeu: Como podem os convidados do noivo ficar de luto enquanto o noivo est com eles? Viro dias quando o noivo lhes ser tirado; ento jejuaro. (16) Ningum pe remendo de pano novo em roupa velha, pois o remendo forar a roupa, tornando pior o rasgo. (17) Nem se pe vinho novo em vasilha de couro velha; se o fizer, a vasilha rebentar, o vinho se derramar e a vasilha se estragar. Ao contrrio, pe-se vinho novo em vasilha de couro nova; e ambos se conservam.

Verso: Portugus: Nova Traduo na Linguagem de Hoje3 (14) Ento os discpulos de Joo Batista chegaram perto de Jesus e perguntaram: Por que que ns e os fariseus jejuamos muitas vezes, mas os discpulos do senhor no jejuam? (15) Jesus respondeu: Vocs acham que os convidados de um casamento podem estar tristes enquanto o noivo est com eles? Claro que no! Mas chegar o tempo em que o noivo ser tirado do meio deles; ento sim eles vo jejuar! (16) Ningum usa um retalho de pano novo para remendar uma roupa velha; pois o remendo novo encolhe e rasga a roupa velha, aumentando o buraco. (17) Ningum pe vinho novo em odres velhos. Se algum fizer isso, os odres rebentam, o vinho se perde, e os odres ficam estragados. Pelo contrrio, o vinho novo posto em odres novos, e assim no se perdem nem os odres nem o vinho.

Na comparao destaca-se que a Nova Traduo na Linguagem de Hoje traduz por estar triste e a Nova Verso Internacional como ficar de luto. Quando da anlise semntica essa variao ter sentindo neste contexto ou no. No h outras grandes diferenas.

2 Delimitao A percope anterior (9.10-13) no tem elementos no resolvidos na prpria percope. Existe a questo do tempo (Vieram, depois ... v.14) que d incio a uma nova cena. As percope anteriores tambm tm a marcao temporal e espacial o que nos ajuda a delimitar esta percope com especial facilidade.
1 2

Biblos Software (http://www.biblos.org) distribudo gratuitamente atravs do site. Nova Verso Internacional online, atravs do site http://bibliaonline.net 3 Nova traduo da Bblia na linguagem de hoje online, atravs do site http://bibliaonline.net

Exegese realizada por FERNANDA REIS

Estes marcadores facilitam o entendimento e a delimitao 9.1 Entrando Jesus... 9.9 Partindo Jesus dali... 9.10 E sucedeu que... e chegando ao versculo 14 temos a mesma marcao Vieram, depois, os discpulos.... H tambm a mudana de assunto no contraste na percope anterior fala-se sobre comer com pecadores e publicanos e na nossa percope sobre o no comer, ou seja, o jejum.

O final da percope tambm fica bem delimitado diante da expresso no versculo 18 Enquanto estas coisas lhes dizia, eis que um chefe, aproximando-se, o adorou e disse: Mudam as personagens como na percope anterior. Saem de cena os discpulos e entra o chefe que vem trazendo outro assunto, um pedido para a ressurreio da sua filha.

3 Estrutura e Gnero 3.1 Estrutura gramatical 4 (14) || Ento os discpulos de Joo vieram perguntar-lhe: || Por que ns e os fariseus jejuamos, || mas os teus discpulos no (jejuam)? (15) || Jesus respondeu: (a eles) || Como podem os convidados do noivo ficar de luto || enquanto o noivo est com eles? || Viro dias quando o noivo lhes ser tirado; || ento jejuaro.

Texto retirado da verso Receptus em http://biblos.com/

Exegese realizada por FERNANDA REIS

(16) || Ningum pe remendo de pano novo em roupa velha, || pois o remendo forar a roupa, || tornando pior o rasgo. (17) || Nem se pe vinho novo em vasilha de couro velha; || se o fizer, a vasilha rebentar, || o vinho se derramar || e a vasilha se estragar. || Ao contrrio, || pe-se vinho novo em vasilha de couro nova; || e ambos se conservam.

3.2 Estrutura lgica

14.14a Encontro 14.14b Questionamento - sobre eles (discpulos de Joo) - sobre os fariseus - sobre os discpulos de Jesus 14.15a Resposta de Jesus - prope uma metfora 14.15b Jesus profetiza sobre o tempo da sua morte 14.16 Exemplo para ensino - velhos padres 14.17a Exemplo para ensino - velhos padres 14.17b Contraste para entendimento - novos padres

(14) Ento os discpulos de Joo vieram perguntar-lhe: Por que ns e os fariseus jejuamos, mas os teus discpulos no (jejuam)?

Controvrsia sobre o jejum

(15) Como podem os convidados do noivo ficar de luto enquanto o noivo est com eles? Viro dias quando o noivo lhes ser tirado; ento jejuaro. (16) Ningum pe remendo de pano novo em roupa velha, pois o remendo forar a roupa, tornando pior o rasgo. (17) Nem se pe vinho novo em vasilha de couro velha; se o fizer, a vasilha rebentar, o vinho se derramar. Ao contrrio, pe-se vinho novo em vasilha de couro nova; e ambos se conservam. Os novos valores do reino

A percope bem estruturada, pois Jesus quer propor um ensino para aqueles que o questionam e tambm para os seus discpulos. Como ensino destacado as
Exegese realizada por FERNANDA REIS

maneiras metafricas que Jesus usa para poder esclarecer s pessoas sobre aquilo que ele est fazendo/falando. de especial interesse que Jesus nunca responde diretamente uma pergunta, mas sempre prope outra pergunta para levar as pessoas a entenderem seu ensino, muito mais do que rebater as controvrsias. Essa narrativa mostra bem isso, onde no encontro h um questionamento para o mestre que logo leva os aprendizes a refletirem sobre a prpria pergunta, para depois mostrar as razes porque responde assim. Digno de nota a palavra jejum ser trocada por ficar de luto, pois na narrativa Jesus assume que este jejum demonstra tristeza por algo, principalmente na sua ausncia, mas que sua presena isenta seus discpulos de estarem tristes.

O texto desta narrativa tem duas partes: 1) a controvrsia sobre o jejum (questionamento dos discpulos de Joo) e 2) o ensino de Jesus sobre os novos valores do reino. Marcadamente, os dois assuntos so separados com a referncia ao tempo em que os discpulos de Jesus ficaro tristes com sua ausncia, falando da sua morte que inaugura o novo tempo do reino.

Na percope no h indicao de onde ocorreu esta conversa e nem os efeitos que isso produziu nas pessoas que questionaram Jesus.

O foco da narrativa desta entrevista com Jesus demonstrar que o reino de Deus no se utiliza de padres velhos e antiquados que so inadequados. Isso ir nos guiar na interpretao teolgica do texto.

interessante a nfase e a fora que Jesus demonstra no seu ensino na segunda parte, usando dois argumentos, do remendo na roupa e do vinho no odre. A tradio judaica a respeito do jejum, principalmente no grande dia do Jejum, o Dia da Expiao era muito grande e ao contrastar isso Jesus claramente demonstra que no h lugar para ele no novo reino; no h lugar pra tristezas, choros, luto, mas a inaugurao do novo reino, da graa sendo derramada. Os velhos padres do jejum judaico no so mais adequados ao novo reino.

Exegese realizada por FERNANDA REIS

4 Contexto literrio

O livro de Mateus, como nos outros sinticos, tem como objetivo transmitir ensino sobre Jesus, sua pessoas, seus feitos e principalmente mostrar a vinda do Reino atravs do nascimento do Rei, redentor. Mateus usa muito a palavra cumprimento referindo-se a muitas coisas que foram profecias sobre o Messias que se cumprem em Jesus. No caso da percope, entendemos que Jesus est mostrando a superioridade do reino comparando-o com o que Israel vivia uma aliana baseada em sacrifcio, humana e renovvel todos os anos. Isaas profetizou que o novo reino seria uma aliana ETERNA e no uma aliana que precisava da renovao anual. No texto de Isaas diz: "Prestai-Me ateno, e vinde a Mim, escutai, e vossa alma viver: quero concluir convosco uma eterna aliana, outorgando-vos os favores prometidos a Dav" (Isaas 55.3). Jesus mostra que o novo reino superior ao antigo. Isaas est se referindo a uma nova aliana, no uma aliana de sangue e terrena, mas a algo que eterno, superior.

Parece que Mateus divide todo o ensino de Jesus em cinco grandes discursos principais: tica, discipulado e misso, o reino dos cus, a igreja e o fim dos tempos e em cada fim de discurso Mateus coloca a frase quando Jesus acabou de proferir estas palavras.

Parece sempre haver uma relao entre os discursos/ensinamento de Jesus com as pores narrativas. Est no meio de curas e milagres: Jesus acalmando a tempestade (Mateus 8.23-27); curando dois endemoninhados gadarenos (8.28-34) e um paraltico em Cafarnaum depois entra num banquete com pecadores, onde discuti a questo da misericrdia e sacrifcios. Estes sinais sempre tm como objetivo focalizar a pessoa do Rei, ou a sua autoridade. J os discursos so sempre focalizando o povo do reino, para ensinar-lhe como viver a vida no reino.

Estes aspectos literrios aqui expostos apontam para a interpretao da percope. Tudo parece concluir que Mateus tem como propsito mostrar ao seu povo que Jesus o Messias esperado por todos, ele o Rei que vem no lugar de Davi. Todo o
Exegese realizada por FERNANDA REIS

seu ensino tem claramente este objetivo e no seria diferente a escolha das palavras e das emoes que surgem no texto para mostrar essa superioridade do novo reino, o novo Rei superior a Davi, o novo reinado superior ao reinado de Davi, mesmo em toda a sua glria. Tudo que pertence ao velho no mais adequado, no cabe mais, no comporta mais o que chegado a partir do novo.

5 Estilstica De acordo com especialistas 5 a percope no demonstra nenhum aspecto mais notadamente alto em relao a estilo, um discurso, um ensino e percebemos a preocupao de Mateus em estabelecer o encontro com Jesus, os questionamentos e no meio da percope uma fala de Jesus sobre sua morte, para depois focar no esforo de Jesus em mostrar os valores novos do reino.

H um recurso estilstico interessante que o uso de metfora ou mesmo de analogia para mostrar um sentido novo. O remendo no tecido e o vinho no odre so analogias em que Jesus tenta mostrar que, como eu j disse, os velhos conceitos so inadequados para o novo reino que se aproxima.

6 Semntica H duas palavras que merecem destaque aqui: nesteuo (jejum) e pentheo (estar triste, ficar de luto). Estas duas palavras merecem ser discutidas, posto que uma (jejum) uma prtica bastante difundida em nosso meio e no temos muita base exegtica para dela extrair certos conceitos praticados hoje e a outra (que tem a ver com tristeza) ficar de luto ligada a uma tristeza que parece ser motivadora para o jejum ou fruto dele. Nesteuo (jejum) tem sua raiz no grego clssico da palavra nestis, provavelmente derivada de ne e edo (literalmente, no comer ou no comendo) e tem seu significado voltado para estar de estmago vazio. Na LXX a palavra grega representa sum, que jejuar e juntamente com esta palavra o TM tem innah nepes
5

TASKER, R V G. Comentrio de Mateus, Edies Vida Nova.

Exegese realizada por FERNANDA REIS

afligir-se (literalmente afligir a sua alma). A referncia ao ato de purificao ao qual o jejum fazia parte 6.

No Novo Testamento a palavra ocorre 20 vezes entre os Sinticos esto o maior nmero, em Atos duas vezes e em Paulo duas vezes, mas as palavras deste grupo notadamente no ocorrem em Joo e nem nas epstolas, a no ser duas excees com Paulo. Ao que parece o uso da palavra no NT sempre tem a ver com a questo de que o surgimento do Reino e das alegrias do reino no so mais compatveis com a prtica de afligir a alma, ficar triste e fazer jejum. Quando olhamos para a expresso nesteuo dentro do contexto dos sinticos e vemos em marcos 2.19 a expresso: Podem porventura, jejuar os convidados para o casamento, enquanto o novo est com eles? (Marcos 2.19) d a ntida impresso de que luz desta pregao de Jesus, centralizada na presena constante dele com a igreja, o jejum deste tipo coisa do passado e pertence a uma era que j se foi. A outra palavra de destaque pentheo (estar triste, ficar de luto), tambm tem o sentido de angustiar-se, prantear, pesar, tristeza. No grego clssico o verbo era frequentemente usado com a conotao de estar de luto. Quase sempre nos sinais externos de luto por algum. No NT o verbo ocorre em Mateus 9.15 no sentido de tristeza pela ausncia de um ente querido e em Marcos 16.10 para aqueles que choravam a morte de Cristo. Paulo emprega falando da tristeza que teria que experimentar por ver que alguns no se arrependem dos seus pecados (2 Corntios 12.21). Lucas, no Sermo do Monte, emprega como anttese de rir (lamentao) (Lucas 6.25). Na narrativa de Mateus a palavra se emprega para a tristeza em um sentido geral (Mateus 5.4). Joo, no Apocalipse emprega a palavra com o sentido de luto por Babilnia, onde muitos que mantinham comrcio com ela sero julgados. Paulo e Tiago empregam num sentido bem prximo ao arrependimento (tristeza segundo Deus ou arrependimento).

Dicionrio Internacional de Teologia do Novo Testamento, Edies Vida Nova.

Exegese realizada por FERNANDA REIS

Os substantivos ocorrem no sentindo semelhante ao uso do verbo no NT, no sentido de tristeza segundo Deus.

Todo uso destas palavras, tanto jejum como tristeza tem muito a ver com o contexto judaico, com seu contexto teolgico, baseado muito na tradio judaica de jejum, choro, pranto, lamentao diante de certas situaes e por isso que entenderemos neste trabalho este contexto como sendo algo que no adequado mais, ou seja, a orientao de Jesus para seus discpulos pressupe que enquanto ele estiver presente com eles no haveria necessidade de luto, tristeza, jejum e j que ele disse estar presente com eles at a consumao do sculo, entendo que a presena de Jesus vai alm da presena fsica, portanto torna-se inadequada tanto a prtica do jejum pela tristeza e luto, como todas as outras formas e teologias que se cumpriram em Cristo; o Reino de Cristo est fundado nela, tendo ele como pedra, base, alvo e redunda em restaurao da alegria da presente de Deus com o ser humano.

7 Comparao Sintica

Mateus 9.14-17 (14) Ento os discpulos de Joo vieram perguntar-lhe: Por que ns e os fariseus jejuamos, mas os teus discpulos no? (15) Jesus respondeu: Como podem os convidados do noivo ficar de luto enquanto o noivo est com eles? Viro dias quando o noivo lhes ser tirado; ento jejuaro. (16) Ningum pe remendo de pano novo em roupa velha, pois o remendo forar a roupa, tornando pior o rasgo. (17) Nem se pe vinho novo em vasilha de couro velha; se o fizer, a vasilha rebentar, o vinho se derramar e a vasilha se estragar. Ao contrrio, pe-se vinho novo em vasilha de couro nova; e ambos se conservam.

Marcos 2.18-22 (18) Os discpulos de Joo e os fariseus estavam jejuando. Algumas pessoas vieram a Jesus e lhe perguntaram: "Por que os discpulos de Joo e os dos fariseus jejuam, mas os teus no? (19) Jesus respondeu: "Como podem os convidados do noivo jejuar enquanto este est com eles? No podem, enquanto o tm consigo. (20) Mas viro dias quando o noivo lhes ser tirado; e nesse tempo jejuaro. (21) "Ningum pe remendo de pano novo em roupa velha, pois o remendo forar a roupa, tornando pior o rasgo. (22) E ningum pe vinho novo em vasilhas de couro velhas; se o fizer, o vinho rebentar as vasilhas, e tanto o vinho quanto as vasilhas se estragaro. Pelo contrrio, pe-se vinho novo em vasilhas de couro novas".

Lucas 5.33-39 (33) E eles lhe disseram: "Os discpulos de Joo jejuam e oram frequentemente, bem como os discpulos dos fariseus; mas os teus vivem comendo e bebendo". (34) Jesus respondeu: "Podem vocs fazer os convidados do noivo jejuar enquanto o noivo est com eles? (35) Mas viro dias quando o noivo lhes ser tirado; naqueles dias jejuaro". (36) Ento lhes contou esta parbola: "Ningum tira remendo de roupa nova e o costura em roupa velha; se o fizer, estragar a roupa nova, alm do que o remendo da nova no se ajustar velha. (37) E ningum pe vinho novo em vasilhas de couro velhas; se o fizer, o vinho novo rebentar as vasilhas, se derramar, e as vasilhas se estragaro. (38) Pelo contrrio, vinho novo deve ser posto em vasilhas de couro novas. (39) E ningum, depois de beber

Exegese realizada por FERNANDA REIS

10

o vinho velho, prefere o novo, pois diz: O vinho velho melhor!

A comparao interessante dos sinticos referente ao texto analisado. A percope de Lucas inicia meio truncada, pois colocada dentro do contexto de banquete que Levi (Mateus) oferecia para Jesus e seus discpulos e outros que contavam com pecadores e publicanos na fala dos fariseus. Lucas no incio enfatiza no o fato de jejuar somente, mas o jejum e a orao. Logo depois em Lucas h tambm a acusao dos fariseus para os discpulos de Jesus a ao prprio Jesus: vivem comendo e bebendo, que no est presente nos outros dois textos, que enfatizam apenas a parte negativa, de ficar sem comida. Mateus argumenta o jejum como sinal de luto, j Marcos e Lucas usam a palavra jejum no sentido apenas da comida mesmo. O texto de Lucas o mais longo e o de Mateus o mais curto. Mateus e Lucas referem-se a dias onde os discpulos jejuaro, Marcos fala apenas nesse tempo. A nica construo textual que est diferente dos demais o versculo 22 de Lucas, que fala sobre a preferncia para se beber um vinho velho. Os outros dois textos no fazem meno a isso. Parece soar estranho isso em Lucas, j que Jesus est enfatizando que o novo (no caso aqui o seu Reino e a nova aliana) superior ao velho. Lucas parece ir contramo deste entendimento ou ento estava usando de ironia.

8 Leitura Pragmtica do Texto

O texto da percope de Mateus tem como personagens: Narrador (no caso aqui o autor escrevendo narrando o que aconteceu; os discpulos de Joo; Joo (o Batista) por referncia aos seus discpulos; os fariseus; Jesus; na fala de Jesus aparecem convidados para um casamento; o noivo (referncia a ele mesmo).

H uma simpatia gratuita com Jesus e antipatia logo com os fariseus e seus discpulos que procuram sempre contraditar as questes que Jesus faz e ensina. O que os fariseus e seus discpulos esto pregando faz parte de uma rigidez que Jesus procura desmistificar. Jesus faz o papel de um sbio mestre que no deixa dvida quanto ao seu ensino. Logicamente os discpulos de Jesus sero angustiados com a ausncia dele (sua morte) e por isso h um sentimento de compaixo; sempre que aparecem fariseus no 11

Exegese realizada por FERNANDA REIS

texto (ou referncia a eles) h uma averso ao que so, ao que ensinam e como se comportam.

O texto da percope uma tentativa de Mateus de influenciar seus leitores com a afirmao de que o reino que vem atravs de Jesus o Messias superior vida que Israel viveu at ento, com sua religiosidade e espiritualidade.

O texto foi escrito com a finalidade de ensinar no somente sobre o jejum, mas sobre a superioridade da espiritualidade que o novo reino apresenta. Ele foi escrito de maneira a ensinar. O evento do encontro com os discpulos de Joo e os fariseus e a construo do argumento sobre o casamento que evoca alegria uma forma clara de demonstrar a diferena entre os dois reinos. Jesus ainda usa de uma ilustrao para complementar seu ensino, usando elementos do dia a dia da vida dos ouvintes o que serve ainda mais para acentuar o propsito de mostrar diferente entre o Reino que acaba de chegar e os padres na antiga vida de Israel.

O texto parece ter uma funo referencial, pois h uma transferncia de informao os discpulos perguntam e Jesus responde com ensino. Ele transfere no somente informao, mas tambm ensino formativo.

9 Contexto histrico

A referncia ao contexto judaico da questo do jejum na parte da semntica foi apenas o incio. Vou localizar aqui parte disso que ser tambm inferido no comentrio sinttico de versculo por versculo logo mais a frente. Para entender-se o conceito de jejum (nesteuo) e estar triste, ficar de luto (pentheo) no contexto histrico da sociedade judaica, principalmente a questo religiosa-histrica da formao dos termos necessrio analisar um pouco mais detidamente a construo destas palavras, vindo da conjuntura do Antigo Testamento.

O Dia da Expiao era uma cerimnia celebrada anualmente pelos judeus e parte do seu conceito primordial parece ser esta aflio da alma, conforme
Exegese realizada por FERNANDA REIS

12

enxergamos no livro de Levtico 16:29-31; 23:26-32; Nmeros 29:7 Afligireis a vossa alma.... Mesmo estando presente aqui no Dia da Expiao, no parece a mim ser uma ordenana divina o fato de se jejuar, mas sim uma resoluo que tinha como propsito a aflio da alma e interessante notar este contexto que difere do pensamento de ser algo dirigido a afligir o corpo, ou sacrificar-se. O propsito inicial do jejum, a partir da anlise destes textos sobre o Dia da Expiao juntamente com outros nos do essa ideia, de que o povo usava o jejum no como sacrifcio, mas para lamentarse, para humilhar-se, para exercer pranto e choro, talvez at mesmo penitenciar-se. Texto do Salmo nos mostram uma conformidade com isso: Chorei, e castiguei com jejum a minha alma... (Salmo 69:10) numa demonstrao de que essa aflio era intimamente ligada a algum tipo de castigo auto imposto para gerar aflio na alma, choro, pranto, humilhao, penitncia.

Atos 27.9 parece haver uma referncia a esse dia, o Dia da Expiao como sendo o dia do jejum ...j passado o tempo do Dia do Jejum... na verso Almeida Revista e Atualizada como sendo o jejum uma prtica referente ao Dia da Expiao.

No Dia da Expiao parece no haver uma conexo direta do jejum com o fato de no se comer nada, mas isso foi incorporado aos poucos pelo povo identificou-se o afligir a alma com o no comer (fazer jejum).
7

e da

H vrios outros episdios de jejum no Antigo Testamento e sempre parecem ser algo que tem a ver com a necessidade de afligir a alma para produzir um resultado de humilhao e at certo ponto de punio, ligada diretamente com o objetivo do Dia da Expiao.

Em Juzes 20.26 h uma referncia a jejum utilizado em guerra. I Samuel 7.6 tambm h esta referncia na guerra contra os filisteus, onde o povo jejuou para entrar em guerra. Era um jejum coletivo com o propsito de humilhar-se e preparar para a batalha.

Pao (sem ano, p. 2)

Exegese realizada por FERNANDA REIS

13

Davi tambm jejuou quando seu filho ficou doente (II Samuel 12.16-23) e tambm por causa de seus inimigos ele afligiu sua alma (Salmo 35.11-13).

Quando Saul e Jonatas morreram houve um jejum prolongado - I Samuel 31.13 e I Crnicas 10.12 - um jejum de sete dias pela morte do rei Saul por parte de alguns homens. Davi tambm jejuou por causa da morte dos dois, conforme II Samuel 1.12.

O povo tambm afligia sua alma para solicitar de Deus perdo. Mois encontrado jejuando por 40 dias por causa do pecado do seu povo - Deuteronmio 9.1518. Quando Jonas prega em Nnive houve jejum por causa de sua palavra (Jonas 2.410). Esdras tambm convoca o povo, um jejum geral, como penitncia para que se procedesse a leitura da Palavra de Deus; uma espcie de preparo da alma, humilhando-a para que tenha a capacidade de absoro dos ensinos, conforme vemos em Neemias 9.13.

O perigo tambm motivava esta aflio de alma, o jejum. Parece ser uma tentativa do povo em obter de Deus fora e vitria. O humilhar-se perante Deus uma forma de reconhecer que dele que vem a vitria e a fora para enfrentamento dos perigos. Josaf jejuou assim - II Crnicas 20.3. Esdras ao ver que a viagem de volta do exlio seria cheia de perigos convoca um jejum - Esdras 8.21. Neemias tambm jejua quando escuta sobre o estado da cidade de Jerusalm, destruda e abandonada - Neemias 1.4.

No decorrer da vida do povo do Antigo Testamento o jejum era praticado com frequencia por apenas um dia, conforme enxergamos em Juzes 20.26 e tambm I Samuel 14.24, alm de II Samuel 1.12 e 3.35. Podia tambm durar vrios dias, como em Ester 4.16, quando ela alige sua alma por trs dias. Alguns jejuns, excepcionalmente duravam mais tempo, como o de Moiss (xodo 34.28; Deuteronmio 9.9) e de Elias (I Reis 19.8).

H um fator negativo no jejum, quando enxergamos que o povo estava reclamando que jejuava e Deus no o enxergava. Isaias 58.3 retrata justamente isso. Deus parece no gostar do jejum que no tem juntamente com esse "deixar de comer" a
Exegese realizada por FERNANDA REIS

14

humilhao ou aflio da alma. No texto de Isaas 58 h uma referncia ao verdadeiro jejum que agrada a Deus que justamente afligir a sua alma para a prtica da justia.

Entendo que Deus no estava agindo de forma a repudiar o jejum, mas falar sobre a interiorizao do ato externo. Parece no haver uma coisa que mais incomoda o Senhor do que a hipocrisia de somente falar ou fazer algo que no se tem no interior, na vida como um todo.

difcil estabelecer a partir deste contexto histrico-bblico uma clara origem do jejum, da aflio da alma. tambm difcil estabelecer um mandamento para o jejum ou uma forma fixa para que isso acontecesse.

Parece ser o propsito do jejum a aflio da alma, mais do que o deixar de comer alguma coisa e isso vai sempre remeter no apenas para a prtica comum da ao religiosa, mas sim para uma conformao vontade de Deus, ao desejo de envolvimento conosco e de uma comunicao mais profunda da vida diria, envolvendo nossa adorao a ele e tambm nossas relaes com outros.

O que parece ser entendido no contexto em que Jesus est inserido com os discpulos dele, com os discpulos de Joo e os dos fariseus que h uma certa conformao com a religiosidade e essa conformao extrapola a vontade de Deus de relao com o ser humano, substituindo-se, como enxerga-se no contexto geral dos evangelhos, a prtica da ao religiosa, sacrifcios, oraes, penitncias ao invs de promover um relacionamento pessoal mais profundo com Deus. 10 Comentrio sinttico ou frase por frase

14.14a Ento os discpulos de Joo vieram perguntar-lhe...

O texto inicia-se com um encontro entre os discpulos de Joo e Jesus, que vem para lhe questionar a razo dos discpulos deste ser diferente deles na questo do jejum. Estabelece-se uma controvrsia sobre o assunto, pois a prtica dos fariseus era de jejuar,
Exegese realizada por FERNANDA REIS

15

algo que faziam de forma ritualstica e os discpulos de Joo parecem que entendiam a prtica da mesma maneira.

O fato intrigante aqui perguntar por que esses discpulos, que no eram dos fariseus questionarem Jesus sobre o jejum. Parece implcito aqui que Joo, o mestre deles, pensava da mesma maneira que os fariseus.

Por um lado h muita especulao de que Joo, o Batista seja identificado com os essnios, seus hbitos ascetas e os locais que ele costumava pregar, bem como afinidades entre Joo e os manuscritos de Qumran chegam quase a confirmar esta especulao. 8

Por outro lado, o movimento Joo Batista parece ser muito maior que a seita essnia, pois apesar de apresentarem caractersticas muito prxima (estilo sacerdotal, batismo como sinal de purificao, iminente juzo divino) 9 certo que Joo liderou um movimento que extrapola em muito as fronteiras dos essnios. Esse carter sacerdotal aproxima seus discpulos de tudo aquilo que o templo na poca de Jesus, bem como as sinagogas ensinavam. Por isso seus discpulos (de Joo) seguiam de perto os ensinamentos compartilhados entre estas seitas que compunham o acervo religioso de Israel. Da a controvrsia, pois Jesus vem com uma nova mensagem, uma mensagem da presena do Messias em meio ao povo e da no necessidade de Jesus, de afligir a alma, pois Deus estava entre o povo.

14.14b Por que ns e os fariseus jejuamos, mas os teus discpulos no?

Aqui encontramos quase uma censura, pois o que parece no texto que os discpulos estavam questionando com que autoridade Jesus ensinava seus discpulos a no necessidade do jejum. Os judeus piedosos costumavam jejuar todas as segundas e

8 9

Champlin, p 551 Idem p 551

Exegese realizada por FERNANDA REIS

16

quintas-feiras

10

e esse questionamento fazia uma pergunta direta sobre que tipo de

piedade os discpulos de Jesus estavam sendo ensinados.

14.15a Jesus respondeu: Como podem os convidados do noivo ficar de luto enquanto o noivo est com eles?

Jesus prope um ensino baseado numa pergunta. bem o estilo dele. Ele leva o assunto para o nvel de resoluo a partir do surgimento da prtica do jejum. H uma expresso hebraica (inna napso) que significa afligir a alma e esta expresso faz parte do contexto onde foi institudo o dia da Expiao e o jejum era uma das exigncias anuais vinculadas a estas festividades anuais. 11

Na resposta-pergunta de Jesus, onde ele introduz o assunto, est explcito que ao contrrio da festividade em torno do Dia da Expiao, o que estava acontecendo agora era um casamento, uma festa, uma boda e que deveriam estar os convidados alegres e no tristes.

Jesus tambm quer demonstrar com isso a falsa ligao entre a espiritualidade e a aflio da alma, como se s isso seria um ponto de consagrao a Deus.

A festa, as bodas, o casamento a que Jesus se refere esta unio mstica entre ele e a igreja e sendo assim, no haveria mesmo necessidade de afligir a alma, pois o propsito da vida de Cristo justamente ser entregue para nos livrar da aflio, do pecado e da morte.

14.15b Viro dias quando o noivo lhes ser tirado; ento jejuaro.

Jesus faz aqui uma profecia sobre o seu tempo depois da morte, quando estaria afastado dos discpulos. H uma tendncia de interpretar as palavras de Jesus como
10 11

Champlin, p 442 Idem, p 442

Exegese realizada por FERNANDA REIS

17

sendo (viro dias) todos os dias aps sua ascenso, mas isso iria contra o ensinamento dele mesmo de que estaria para sempre com seus discpulos. Parece ser mais natural encarar esse viro dias como referncia aos dias em que esteve morto, no tmulo.

14.16 Ningum pe remendo de pano novo em roupa velha, pois o remendo forar a roupa, tornando pior o rasgo.

A roupa velha parece simbolizar para Jesus as velhas prticas interpretadas pelos lderes religiosos de Israel ao longo da histria do povo. Vemos no Sermo do Monte, por exemplo, uma clara demonstrao da reinterpretao da vida religiosa que Jesus faz, olhando para o que ensinado ao povo e dando um novo enfoque, uma nova interpretao para a vontade de Deus, para a lei. As frase Vocs ouviram o que foi dito aos seus antepassados (Mateus 5.21 NVI) indica que Jesus fazia sempre ume releitura de tudo o que era ensinado pelos religiosos ao povo e aqui, quando ele traa um limite para a questo do jejum, trazendo sobre o povo no somente a realidade da prtica, mas a maneira correta de entender esse movimento em direo a uma espiritualidade sincera e necessria.

O que Jesus argumenta explica que costurar um pano novo numa roupa velha provocar um rasgo na estrutura do tecido o que piorar a situao.

Assim, continuar com prticas velhas na nova estrutura do reino que ele demonstra e traz para ns far a mesma coisa, ou seja, apenas piorar o vazio e a falta que o reino antigo no supria, piorando o estado daquele que se coloca diante de Deus. A proposta de Jesus para esta metfora parece ser demonstrar o valor que o jejum deveria ter, no apenas como uma prtica religiosa, mas o pensamento em que est inserido numa prtica que tem a ver com uma sinceridade diante de Deus no invalidada pelo pensamento de Jesus, porm, vejo que ele est combatendo o erro de substituir os rituais pela prpria vida em profundidade com Deus.
Exegese realizada por FERNANDA REIS

18

Ele sempre ataca esta falsa noo de religiosidade que aparente e hipcrita dos lderes religiosos da sua poca e no seria diferente com o jejum.

14.17a Nem se pe vinho novo em vasilha de couro velha; se o fizer, a vasilha rebentar, o vinho se derramar e a vasilha se estragar.

A metfora que Jesus sugere aqui para complementao do seu ensino formativo a mesma do tecido velho e do remendo novo, mas ele amplia o conceito dizendo que o contedo do evangelho, da novidade do reino, sua maneira de ser, agir e conformar-se a vontade de Deus no cabem numa vasilha velha, pois a exigncia que o novo vinho (reino novo) traz sobre a vida no ser suportada pela maneira velha (vasilha velha) de ser e tudo se estraga.

14.17b Ao contrrio, pe-se vinho novo em vasilha de couro nova; e ambos se conservam.

O vinho novo (reino novo) deve estar contido num novo recipiente. O evangelho esse novo recipiente de Deus de valores, verdades e prticas diferentes das prticas e valores antigos dos religiosos de Israel.

Para Jesus no existem duas maneiras de se fazer isso, apenas uma, deixando de lado, para trs o que velho e entrando de cabea no que novo, com novos valores, nova viso e novas prticas, tudo isso dentro do novo recipiente que Deus mesmo providenciou, o Evangelho.

11 Comentrio teolgico

O contexto e o conceito teolgico de Mateus ao construir a sua narrao do Evangelho a partir da sua viso de escrever para os judeus, mostrando que Jesus o Messias esperado, o herdeiro direto do trono de Davi sobre quem as profecias do AT

Exegese realizada por FERNANDA REIS

19

falam um pano de fundo interessante para entendermos a teologia que provm desta percope.

Jesus apresentado como aquele que tem autoridade para legislar e reinterpretar leis e costumes do povo de Deus e mostrar a verdadeira face de Deus em meio aos ensinos narrativos que mantm com seus discpulos e tambm com outras pessoas.

Para a teologia dos judeus, no Antigo Testamento o jejum se tornou uma cerimnia repetida a cada ano no dia da Expiao pois a lei ordenava o jejum to somente no dia da expiao (Levtico 6.29-31; 23.27-32 e Nmeros 29.7) (Rothenberg: 2000, p.1067).

O que vemos Jesus rebatendo justamente a prtica do jejum como um fim em si mesmo. Para a lei do AT o jejum desempenhava um papel nos rituais de purificao com variados fins diferentes: ir at Deus para uma conversa; quando muitas coisas oprimiam a vida da pessoa; quando havia preeminncia de um conflito ou guerra pela nao e tudo isso era acompanhado de orao e no decorrer do tempo, o significado mais profundo do jejum, como expresso do humilhar-se do homem diante de Deus, foi perdido para Israel. Sempre mais, veio a ser considerado uma realizao piedosa. A luta dos profetas contra esta despersonificao e esvaziamento do conceito ficou sem sucesso (Rothenberg: 2000, p. 1067).

Nos tempos de Jesus o jejum era apenas uma obrigao a ser feita do que dependia a aparncia de quem jejuava, para que outros vissem que essa pessoa era piedosa e seguia os ritos e as cerimnias necessrias religio.

Ao contrapor com isso, Jesus estabelece uma nova viso, estranha a todos ao seu redor, do que o jejum e para que serve esta prtica. Para ele, este o ponto principal da teologia que tenho desenvolvido aqui, o jejum no tem um fim em si mesmo e serve como uma das formas de humilhar-se perante Deus derramando sua alma na aflio, no degredo, suplicando misericrdia, suplicando perdo, purificao ou seja, o jejum seria um dos atos preparatrios para que o sentimento de perdo e
Exegese realizada por FERNANDA REIS

20

libertao ocorrido no dia da Expiao fosse finalmente absorvido por todos aqueles sobre o qual implicavam o pedido anual de perdo e reconciliao com Deus.

Em Jesus, na sua vida, na sua morte, essa aplicao do perdo no se deve mais a rituais ou cerimnias que so feitas de forma humana, pois Deus vem, em Jesus perdoar-nos atravs da morte sacrificial dele na cruz, portanto no h mais necessidade desta humilhao anterior como preparatria para os rituais, pois este e foi o papel de Jesus ao assumir na cruz (em seu plano eterno) o pecado que pesava sobre ns nos libertando da culpa e do pecado em si.

Jesus, encarnado, no motivo mais para tristezas e sim para a alegria completa do reino, pois se cumpre o proto-evangelho de Gnesis 3.15, onde o descendente da mulher viria para esmagar a cabea da serpente e resolver o problema criado com a queda. Rothenberg argumenta que o irrompimento do reino de Deus, da presena do Messias, das boas novas de salvao que independem das boas obras tudo isso significa alegria, que uma coisa excluda pelo jejum no sentido judaico (2000: p 1068) mostrando este ponto de que o jejum e a alegria do reino com Jesus so excludentes. Ele ainda diz que na realidade, no h evidncia do sculo I de que os cristos tenham voluntariamente imposto o jejum sobre si mesmos. As Espstola do NT no fazem referncia a ele, e mesmo naquelas passagens que concentram nas tendncias ascticas dalguns (Romanos 14 e Colossenses 2), o jejum continua a ficar sem meno (2000: p 1068).

Da ento, apreendemos teologicamente que o jejum como demonstrao de tristeza, de humilhao, de aflio da alma no mais se aplica ao contexto do Novo Testamento, aos discpulos de Jesus, s igrejas e consequentemente a ns.

12 Tema da percope

Para definir o tema desta percope utilizo a prpria frmula de Mateus e o fao como:
Exegese realizada por FERNANDA REIS

21

A nova espiritualidade do Reino de Deus em contraste com as prticas antigas promovidas pelos lderes religiosos de Israel.

13 Releitura

Apesar do que Jesus representava e falava e tambm do testemunho de muitos profetas (Isaas 58, Jeremias 14) que instavam para o jejum que Deus desejava o desatar os ns das injustias sociais e a prtica da espiritualidade sadia e coerente a Igreja judaica do primeiro sculo continuou as prticas do jejum como instalado no ensino dos fariseus. A Igreja helnica parece no ter sido influenciada por isso, mas no decorrer dos sculos o jejum continuou a ter em toda a Igreja este carter sacrificatrio em que se d a base de aceitao por parte de Deus de meus pedidos ou na concesso de algum benefcio espiritual.

A mensagem de Jesus e a sua vontade parece que literalmente no foi aceita, creio que era fcil demais apenas se alegrar com os feitos de Deus e deixar de lado tudo o que devemos fazer para merecer tal benefcio de perdo, de salvao ou mesmo de presena de Deus. Na linguagem hoje da Igreja precisamos estar na posio ou ainda estarmos consagrados para que recebamos de Deus palavra, soluo, misericrdia e principalmente perdo.

Lendo esta realidade em nosso contexto hoje, principalmente pensando em como que a Igreja interpreta com a falta de crtica necessria tudo o que lhe ensinado posso argumentar que
o extrato do pensamento de quem l (a Bblia) e quem escuta (os sermes) continua inalterado e as palavras diferentes no produzem efeito diferente, mas normatizam o que j se tem aprendido desde os tempos antigos j lemos os textos bblicos com nossa teologia formatada e pr-definida, diria at preconceituosa. Existe a um problema de comunicao a palavra comunicada tendo por base pressupostos pessoais (Lidrio Jr e Reis: 2012, p. 6).

Exegese realizada por FERNANDA REIS

22

Criamos com a manuteno destas prticas uma espiritualidade cercada de ideias pre-concebidas e alheias muitas vezes ao movimento de Deus em nosso meio. Lidrio Jr e Reis ainda argumentam:
Nossa espiritualidade tem sido desencarnada e numa mescla de espiritualismos com legalismos criamos uma mscara e extrapolamos a f; criamos novas maneiras de enxergar expresses clticas como se isso fosse o centro de nossa espiritualidade. Trocamos a espiritualidade do ser por um ser espiritual dentro dos templos, dos cultos, das atividades e eventos que promovemos para criar comunho. (2012, p. 11).

Assim, a partir destes pressupostos posso reler o ensino bblico sobre jejum com base naquilo que a percope nos ensina de abrir mo das velhas prticas do passado que no expressam o verdadeiro movimento para Deus e assumir essa nova espiritualidade apresentada a ns por Jesus, onde a alegria faz mais sentido que a tristeza e que os movimentos de louvor, adorao e orao em ns devem refletir no um sentimento cerimonial, mas sim um movimento para a vida, junto com a vida, horizontalmente relevante em meio s pessoas e verticalmente agradvel a Deus na prtica da justia, da incluso, da proclamao das boas novas de muita alegria s pessoas.

Desta forma, entendo que relendo a percope por este prisma o jejum como aflio de alma e humilhao diante de Deus para nos preparar para o encontro com ele deixa de fazer sentido e o faz-lo apenas com prtica religiosa vazio de sentido.

Exegese realizada por FERNANDA REIS

23

14 Referncias Bblia (Novo Testamento) Nova Verso Internacional online, atravs do site http://bibliaonline.net acessado dia 17 de maio de 2012. _____ (Novo Testamento) Nova traduo da Bblia na Linguagem de Hoje online, atravs do site http://bibliaonline.net acessado dia 17 de maio de 2012. 9:14-17 Greek NT: Stephanus Textus Receptus In http://www.biblos.org

LIDRIO JR, G J & REIS, F P S L G. Uma breve anlise teolgica, social e antropolgica para entendimento e sobrevivncia ao templocentrismo e a religiosidade, In Prxis Evanglica. Londrina: FTSA, 2012

PAO,

Vitor.

Breves

Apontamentos

Acerca

do

Jejum.

Em

http://www.eclesiastes.pt/jejum.pdf acessado dia 12 de junho de 2012.

TASKER, R V G. Comentrio de Mateus. So Paulo: Vida Nova, 1990.

ROTHENBERG, F S. Jejuar (verbete) In BROWN, C. Novo Dicionrio Internacional de Teologia do Novo Testamento. So Paulo: Vida Nova. 2000.

Exegese realizada por FERNANDA REIS

24

S-ar putea să vă placă și