Sunteți pe pagina 1din 5

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA

NUTEAD Ncleo de Tecnologia e Educao Aberta e a Distncia Curso: Licenciatura em Matemtica

Disciplina: Instrumentao para o Ensino da Matemtica IV Acadmico: Christian Cortonezi


Turma: 3 Polo: Pinho Tutor responsvel: Hallayne

RA: 091023009301
Semestre: 4 Tarefa: 1 unidade 2

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA LICENCIATURA EM MATEMTICA - EaD DISCIPLINA: Instrumentao para o Ensino da Matemtica IV Tarefa I da Unidade II Valor 15 pontos Leia e estude atentamente o texto I da unidade II A resoluo de problemas no processo ensino aprendizagem de matemtica . A seguir realize as atividades listadas abaixo: Texto I - UNIDADE II - A resolucao de Problemas no ensino aprendizagem de Matematica.pdf 1) Organize uma linha do tempo relativa a utilizao da resoluo de problemas no ensino da matemtica ao longo da histria conforme proposto no quadro abaixo. Use sua criatividade e procure mais informaes para enriquecer o seu trabalho. A Resoluo de Problemas ao longo da Histria Perodo Antiguidade Incio do sculo XX Caracterizao Busca sistemtica e racional de soluo de problemas do cotidiano. Criao de processos de contagem e do conceito de nmero. Repetio de procedimentos e memorizao de regras, frmulas e definies. A avaliao do aluno atravs de testes que mensurava a quantidade de informao armazenada e a rapidez da reproduo destas informaes. Caracteriaza-se unicamente pela resoluo de problemas. Resoluo de problemas e repetio de exerccios, porm comea surgir uma corrente que defende a valorizao das estratgias do que a obteno de resultados. Incio do Movimento da Matemtica Moderna (MMM) baseado no trabalho com base na lingaguem da teoria dos conjuntos, axiomatizao, estruturas algbricas e na lgica. Valoriza o ensino de smbolos e de propriedades e o uso de uma terminologia complexa. As atividades passam ser na forma de sentenas para completar, diagramas para relacionar elementos, afirmaes para distinguir as verdadeiras das falsas, exigindo pouco raciocnio e muito domnio da nova simbologia.

Dcada de 1940 Dcada de 1950

Dcada de 1960

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA


NUTEAD Ncleo de Tecnologia e Educao Aberta e a Distncia Curso: Licenciatura em Matemtica

Dcada de 1970 Dcada de 1980

No fim da dcada a resoluo de problemas volta a ganhar espao no sistema escolar do mundo inteiro. Primeira publicao do que seria tipo um PCN de matemtica porm, publicado pelo NCTM (National Council of Teachers of Mathematics) com a recomendao principal para o ensino de matemtica a resoluo de problemas, desde o currculo de matemtica at o ambiente de sala de aula deveria estar voltado como foco principal, a resoluo de problemas. NCTM Publica "Professional Standards for Teaching Mathematics"Recomendaes de como estruturar as atividades de sala de aula para a resoluo de problemas. Em 1995 publica "Assessment Standards for School Mathematics"Sugestes para professores e educadores construirem as prticas de avaliaes. Em 1996, surgi a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional), s ento em 1998 foi editado o PCN( Parmetros Curriculares Nacional) para o Ensino Fundamental Foram editados o PCNEM (Parmetros Curriculares Nacional para o Ensino Mdio) e seu texto complementar o PCNEM+, visam respeitar as diversidades regionais, culturais e polticas existentes no pas. Servir como referncia nacional comum ao processo educativo de todas as regies brasileiras, servir como subsdio para apoiar a escola na elaborao do seu programa curricular. Permite a adoo de temas transversais como: tica, Meio Ambiente, Trabalho e Consumo, Pluralidade Cultural e Orientao Sexual para serem exploradas em todas as disciplinas de Educao Bsica.

Dcada de 1990

Atualmente

Quadro 1: linha do tempo relativa a utilizao da resoluo de problemas no ensino da matemtica ao longo da histria.

2) Leia com ateno o fragmento de texto sobre a resoluo de problemas em matemtica: De acordo com os PCN, a resoluo de problemas deve ser vista como um eixo organizador do processo de ensino e aprendizagem de Matemtica, que pode ser resumido nos seguintes princpios: - a situao-problema deve ser o ponto de partida da atividade matemtica e no as definies e exemplos. No processo de ensino e aprendizagem, conceitos, ideias e mtodos matemticos devem ser abordados mediante a explorao de problemas, ou seja, de situaes em que os alunos precisem desenvolver algum tipo de estratgia para resolv-las; - o problema certamente no um exerccio em que o aluno aplica, de forma quase mecnica, uma frmula ou um processo operatrio. S h problema se o aluno for levado a interpretar o enunciado da questo que lhe posta e a estruturar a situao que lhe apresentada; - a resoluo de problemas no uma atividade para ser desenvolvida em paralelo ou como aplicao da aprendizagem, mas uma orientao para a aprendizagem, pois proporciona o contexto em que se pode apreender conceitos, procedimentos e atitudes matemticas. Faa uma reflexo sobre a resoluo de problemas na ensino da Matemtica, diferenciando da resoluo de exerccios. Digite sua resposta com no mnimo 10 linhas.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA


NUTEAD Ncleo de Tecnologia e Educao Aberta e a Distncia Curso: Licenciatura em Matemtica

A resoluo de exerccios nada mais do que a identificao de qual operao est envolvida para resolver o exerccio e aplicar o algoritmo correspondente. J na resoluo de problemas o seu ponto de partida deve ser uma situao-problema e no as definies e exemplos. Os conceitos, ideias e mtodos matemticos devem ser abordados mediante a explorao de problemas, ou seja, devemos instigar os alunos a pensarem em alguma estratgia para resolver o problema e no somente aplicar frmulas. A resoluo de problemas deve ser uma orientao para a aprendizagem pois atravs deste os alunos podem aprender conceitos, procedimentos e atitudes matemticas. 3) Explique os questionamentos abaixo: - O que Metodologia da Resoluo de Problemas? a maneira com a qual se aborda a resoluo de problemas, segundo SCHOEDER e LESTER, apud ONUCHIC, 1999, existem trs modos diferentes de abordar a resoluo de um problema: ensinar sobre resoluo de problemas; ensinar a resolver problemas e ensinar por meio da resoluo de problemas. - O que um problema? Como eles podem ser classificados segundo Dante? No material estudado encontramos duas definies porm achei melhor buscar a definio em outra fonte, ento, segundo o Dicionrio Priberam da Lngua Portuguesa (retirado do site: http://www.priberam.pt/dlpo/default.aspx?pal=problema , disponvel em 23/05/2011.) problema () s. m. 1. Questo matemtica proposta para se lhe achar a soluo. 2. Questo, dvida. 3. O que difcil de explicar. Segundo Dante eles podem ser classificados em seis tipos de problemas identificados no quadro abaixo:
CLASSIFICAO 1. Exerccios de reconhecimento CARACTERSTICAS Tem como objetivo fazer com que os alunos reconheam, identifiquem, lembrem de algum conceito, definio ou propriedade. Ex.: Dados os nmeros -2; 4; 0,75; 2,3; 0; 4/7, quais so nmeros naturais? Tem por objetivo a aplicao de um algoritmo previamente estudado. Muito utilizado para treinar a aplicao dos algoritmos das operaes elementares. Ex.: Utilize a propriedade distributiva para simplificar a seguinte expresso algbrica. 3(x 5) 2x + 1.

2. Exerccios de algoritmos

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA


NUTEAD Ncleo de Tecnologia e Educao Aberta e a Distncia Curso: Licenciatura em Matemtica

3. Problemas padres Tem por objetivo a aplicao direta de um ou mais algoritmos anteriormente aprendidos, e em geral, no exige qualquer estratgia. So os tradicionais problemas de final de captulo nos livros didticos. A soluo do problema j est contida no prprio enunciado, e a tarefa bsica transformar a linguagem usual em linguagem matemtica, identificando as operaes ou algoritmos necessrios para resolv-lo. Em geral esses problemas no desafiam os alunos a desenvolverem estratgias. Ex.: Para realizar um trabalho de artesanato so necessrios 2400 palitos de picols. Sabendo que cada saco contm, em mdia, 40 palitos e que cada caixa contm 10 sacos, quantas caixas sero utilizadas neste trabalho. 4. Problemas-processo ou heursticos Tem por objetivo levar o aluno a pensar e arquitetar um plano de ao, uma estratgia que poder lev-lo soluo. Em geral desafiam os alunos a pensarem em estratgia de resoluo e, por isso, tornam-se mais interessantes do que os problemas padres. Permitem que o aluno desenvolva sua criatividade,a sua iniciativa e seu esprito explorador. Na aplicao desses problemas, em muitos casos, a estratgia e os procedimentos utilizados so mais importantes que a prpria resposta correta dos mesmos. Ex: Quatro amigos se encontram e trocam cumprimentos. Quantos apertos de mo so trocados, se cada um cumprimenta o outro uma nica vez? E se ao invs de quatro, fossem cinco amigos, quantos apertos de mo seriam dados? Esses tm por objetivo a busca de resposta a alguma situao contextualizada que necessita da Matemtica para a sua resoluo. Visam matematizar situaes do cotidiano. muito comum, na resoluo desses problemas, a utilizao de tabelas e grficos. Podem ser desenvolvidos tambm por meio de projetos que envolvem a Matemtica com outras reas do conhecimento. Ex.: Seu Manoel vai construir uma cerca em um canteiro quadrado. Para isso, usar 6 postes verticais em cada lado do canteiro. Quantos postes ele dever comprar no total? Tem por objetivo desafiar o aluno a perceber um artifcio para a obteno da resposta do problema. A resoluo na maior parte das vezes depende da percepo desse artifcio do que da utilizao de algoritmos matemticos. Ex. : Mexendo um palito de fsforo, deixe a igualdade abaixo correta: IIII=I
Quadro 2: Metodologia da Resoluo de Problemas.

5. Problemas de aplicao ou situaes-problema

6. Problemas de quebra-cabea

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA


NUTEAD Ncleo de Tecnologia e Educao Aberta e a Distncia Curso: Licenciatura em Matemtica

- Quais so as etapas para resoluo de problemas segundo Polya?


uma proposta de descrio de um procedimento geral de resoluo de problemas, denominada Heurstica de Plya que segue abaixo suas etapas:

- Fase 1 Compreender o Problema. - Fase 2 Elaborar um Plano de Ao. - Fase 3 Executar o Plano. - Fase 4 Verificar. - Como o professor deve trabalhar com a resoluo de problemas na sala de aula? Ao meu entender o professor deve trabalhar a resoluo de problemas na sala de aula atravs de situaes-problemas, ou seja, por exemplo, no incio da aula de um determinado contedo o professor pode apresentar uma situao-problema como sendo o incio da aula, instigando assim o raciocnio dos alunos, e a ento, conduzir a aula atravs daquela situao extraindo os conhecimentos j adquiridos pelos alunos com o proposto para a aula.

S-ar putea să vă placă și