Sunteți pe pagina 1din 3

LEI 6830 Dvida ativa pode ser a tributria ou no tributria, podendo ser da unio, distrito federal, estados e municpios.

Tanto uma como a outra abrange atualizao monetria, juros, multas de mora e demais encargos. A inscrio da dvida ativa feita por rgo competente (procuradoria da fazenda nacional) SUSPENDER a prescrio por 180 dias ou at a DISTRIBUIO da execuo fiscal, se ocorrer antes daquele prazo. A CDA (certido dvida ativa) ter os mesmos elementos do TDA (termo de dvida ativa) At a SENTENA, a CDA poder ser emendada ou substituda, sendo concedido nova prazo para embargos. O despacho do juiz que deferir a inicial importa em: 1) Citao, pelas sucessivas modalidades (correio, carta com aviso de recebimento, oficial de justia, edital) 2) Penhora, se no for paga a dvida, nem garantida a execuo 3) Arresto, se o executado no tiver domiclio ou se ocultar 4) Registro da penhora ou arresto 5) Avaliao dos bens penhorados ou arrestados. PRAZO DE 5 DIAS PARA PAGAR, ou GARANTIR A EXECUO O despacho do juiz que ordenar a citao INTERROMPE a prescrio Somente o depsito em dinheiro faz cessar a responsabilidade pela atualizao monetria e juros de mora. Ttulos da dvida pblica so o segundo na ordem de prioridade na penhora, enquanto no CPC so os penltimos. Ordem diferente do CPC. Mveis ou semoventes so os penltimos aqui. Direitos e aes so os ltimos nos dois modos. IMPUGNAO DA PENHORA O devedor pode impugnar a avaliao dos bens, razo pela qual o juiz poder nomear outro avaliador, decidindo depois de plano sobre a avaliao. PENHORA Em qualquer momento do processo, poder ser deferida ao executado a substituio da penhora por deposito em dinheiro ou fiana bancria, e fazenda publica a substituio dos bens, bem como o reforo da penhora. EMBARGOS DO EXECUTADO

PRAZO DE 30 DIAS, contados do DEPSITO, da juntada da FIANA BANCRIA, ou da INTIMAO DA PENHORA. Segundo a lei 6830,no so admitidos embargos do executado antes de garantida a execuo (a conferir) Testemunhas at trs, ou seis a critrio do juiz. No ser admitida RECONVENO, nem COMPENSAO, salvo as excees de suspeio, incompetncia e impedimento.

PRAZO PARA IMPUGNAO DA FAZENDA PUBLICA: 30 DIAS Se embargos forem s de dreito ou a prova for s documental, o juiz proferir sentena em 30 dias Se o valor dos bens der maior que o crdito da Fazenda Pblica, o juiz s deferir a adjudicao depois de depositada a diferena no prazo de 30 dias. QUALQUER INTIMAO Fazenda Pblica ser feita PESSOALMENTE Se antes da sentena, a inscrio na DA for cancelada, a execuo fiscal ser extinta, SEM QUALQUER ONUS. Por convenincia, a requerimento das PARTES, o juiz poder ordenar a reunio de processos contra o mesmo devedor. (prevento: o da primeira distribuio) A cobrana judicial da dvida no sujeita a concurso de credores, sendo a preferncia apenas s pessoas jurdicas de direito pblico, com preferncia unio, e depois a estados pro-rata, e depois municpios prorata. Responde pela DVIDA ATIVA os bens impenhorveis e inalienveis, seja qual for a data da constituio do nus, s no respondendo os absolutamente impenhorveis. Das sentenas de execues de pequeno valor, s se admitiro EMBARGOS INFRINGENTES prazo de 10 dias - (semelhante apelao, porm para o mesmo juiz, e podendo se juntar fatos novos) e de DECLARAO prazo de 5 dias. S se pode discutir judicialmente a dvida ativa em sede de embargos, exceo de: Mandado de segurana Ao de repetio de indbito Ao anulatria do ato declarativo da dvida, precedida de depsito preparatrio. Sobre a prescrio: 1) Suspende-se por um ano o feito, a procura de bens do devedor. 2) Arquivamento provisrio dos autos, por 5 anos.

3) Caso no se encontre, decreta-se a prescrio intercorrente, depois de ouvida a Fazenda Pblica, podendo esta ser dispensada se a dvida for de pequeno valor.

S-ar putea să vă placă și