Sunteți pe pagina 1din 12

Steve jackson

Um jogo de

Regras do Jogo

John Kovalic

Ilustrado por

MUNCHKIN um jogo que contm a essncia da Experincia Dungeon...sem todos aqueles papis e livros gigantes do RPG convencional. Esse jogo contm 168 cartas, um dado de 6 faces e esse livreto de regras sensacional. PREPARAO Podem jogar de 3 a 6 jogadores. Voc precisar de 10 marcadores (moedas, chas de poker, qualquer coisa ou algum dispositivo super avanado que conte at 10) para cada jogador. Separe as cartas em 2 decks: um de Dungeon (cartas com uma porta no verso) e outro de Tesouro (cartas com adivinhem o que? um tesouro no verso). Embaralhe os decks separadamente. Distribua 4 cartas de cada deck para cada um dos jogadores. Essas cartas vo para a mo de cada jogador.

Sua mo: Cartas em sua mo no esto em jogo. Elas no te ajudam, mas tambm no podem ser roubadas, a no ser que uma carta diga especicamente o contrrio. No nal de seu turno, voc deve respeitar o limite mximo de 5 cartas em sua mo. Quando as cartas podem ser utilizadas: Cada tipo de carta pode ser utilizado em um momento especco (veja mais abaixo). Cartas em jogo no podem ser retornadas para sua mo elas devem ser descartadas (somente por algum efeito, e no por voc no gostar mais dela) ou trocadas se voc quiser se livrar de uma delas.

DISTRIBUIO DAS CARTAS Mantenha duas pilhas de descarte (com as cartas reveladas) separadas para cada um dos decks. No permitido vasculhar as pilhas de descarte a no ser que voc tenha uma carta que diga o contrrio! Quando uma pilha de compras se esgotar, basta reembaralhar as cartas descartadas daquele deck e construir a nova pilha de compras. Se, em algum momento, no houver cartas nem na pilha de descartes nem na pilha de compras de um dos decks, nenhum jogador pode comprar cartas daquele tipo, anal seria impossvel. Em jogo: Essas so as cartas que mostram sua Raa e Classe (se existirem) alm dos Itens que voc est carregando. Existem outras cartas, como algumas Maldies, que tambm permanecem na mesa depois de serem jogadas.

s. Cartas podem Esse livreto de regras fornece as regras gerai ria dos casos, Assim, na maio adicionar regras especiais. regra do livreto, quando uma carta for contraditria a uma ignore qualquer a carta diz. NO ENTANTO, siga o que as regras listadas efeito de uma carta que parece contradizer ente que est se diga explicitam abaixo, a no ser que a carta sobrepondo a essas regras. o do Nvel 1, 1 - Nada pode reduzir um jogador abaix Combate de m reduzir a Fora de embora cartas possa um jogador ou monstro abaixo de 1. ate apenas se 2 - Voc sobe de nvel depois de um comb r um monstro. voc mata derrotar um 3 - Voc no pode coletar recompensas por um combate. monstro (ie, Tesouros, Nveis) no meio de ar qualquer Voc deve nalizar o combate antes de ganh recompensa. ir o Nvel 10. 4 - Voc deve matar um monstro para ating resolvida mediante Qualquer outra dvida deve ser que o dono forte discusso entre os jogadores, sendo pode ler o a palavra. Voc tambm do jogo tem a ltim e erratas do documento com as perguntas mais frequentes frum de ou perguntar qualquer dvida em nosso discutir), jogo, tido MUNCHKIN (a no ser que seja mais diver em forums. ou em www.galapagosjogos.com.br/munchkin sjgames.com.

CONTRADIES ENTRE CARTAS E REGRAS

-2-

CRIAO DO SEU PERSONAGEM Todos os jogadores comeam o jogo com um Humano de Nvel 1, sem classe nenhuma (hehehehe). D uma olhada em suas oito cartas iniciais. Se voc tiver qualquer carta de Raa ou Classe, voc pode (se quiser) colocar uma de cada tipo em jogo, revelando a(s) carta(s) e colocando-a(s) na mesa sua frente. Se voc tiver qualquer Item que possa ser utilizado (ver mais adiante), voc tambm pode coloc-lo em jogo. Se voc tiver qualquer dvida sobre se deve ou no jogar uma carta, voc pode continuar lendo as regras ou ignor-las e sair jogando (mas garanto que depois voc vai voltar pra ler estas regras...). INCIO E TRMINO DO JOGO Decida quem comea o jogo da seguinte maneira: jogue o dado e discuta sobre o resultado, o signicado dessa frase, e a confuso que a ausncia de palavras pode efeito. O jogo se d em turnos, cada um com diversas fases (veja logo abaixo). Quando o primeiro jogador termina seu turno, ele passa a vez ao jogador da esquerda e assim por diante. O primeiro jogador a atingir o Nvel 10 o vencedor...mas voc deve atingir o Nvel 10 matando um monstro, a no ser que uma carta especicamente permita que voc ganhe de outra maneira. FASES DO TURNO DO JOGADOR No incio do seu turno voc pode jogar cartas, escolher quais os Itens que estaro em uso e quais sero carregados, trocar itens com outro jogador e vender Itens para subir de Nvel. Quando suas cartas estiverem arrumadas do jeito que voc quer, v para a Fase 1. (1) Abrir uma Porta: compre uma carta do deck de Dungeon e revele-a no centro da mesa. Se for um monstro, voc dever lutar contra ele. Veja COMBATE. Resolva o combate completamente antes de continuar. Se voc matar o monstro, suba +1 Nvel (ou +2 para monstros especialmente desagradveis!) e pegue o nmero apropriado de cartas de Tesouro.

Se a carta for uma Maldio veja MALDIES, mais abaixo ela deve ser aplicada imediatamente a voc (se possvel) e descartada posteriormente. Se voc comprar qualquer outra carta, a escolha sua: colocar em sua mo ou em jogo imediatamente. (2) Procurar Encrenca: Se voc NO tiver comprado uma carta de monstro quando abriu a porta, voc tem a opo de jogar um monstro que esteja na sua mo (se voc tiver um) e combat-lo, da mesma maneira como se voc o tivesse encontrado quando abriu a porta. No seja tolo de jogar um monstro que voc no capaz de combater, a no ser que voc esteja contando com algum tipo de ajuda! (3) Saquear a Sala: Se voc NO achou um monstro quando abriu a porta e resolveu NO Procurar Encrenca, ento o mnimo que voc pode fazer Saquear a Sala...compre uma segunda carta do deck de Dungeon (sem revel-la aos outros jogadores) e coloque-a em sua mo. Voc no pode Saquear a Sala se j houver encontrado um Monstro nesse turno, mesmo que voc tenha fugido dele como uma franguinha. (4) Caridade: Se voc tiver mais de cinco cartas em sua mo nesse momento, voc deve colocar em jogo quantas cartas forem necessrias para que se respeite esse limite de cinco cartas. Outra opo dar as cartas em excesso ao jogador que possua o menor Nvel. Se houver mais de um jogador empatado com o menor Nvel, divida as cartas da maneira mais igualitria possvel (voc decide quem ca com as sobras...). Se voc for o jogador com o menor Nvel, mesmo que empatado, simplesmente descarte as cartas excedentes e procure melhorar no jogo o mais rpido possvel, pois a coisa est feia pro seu lado! O turno do jogador nalizado e passa-se ao turno do prximo jogador. COMBATE Para lutar com um monstro, compare a sua Fora de Combate com a dele. Fora de Combate o total da soma do seu Nvel mais qualquer modicador positivo ou negativo conferido por Itens e outras cartas. Se a Fora de Combate do monstro for igual ou maior que a sua voc perde o combate e deve Fugir veja

-3-

mais a frente. Se o total da sua Fora de Combate for maior que a do monstro, voc matou o monstro e deve subir +1 Nvel (ou +2, quando for o caso). Voc tambm dever pegar o nmero de cartas de Tesouro indicado na carta do monstro. Algumas vezes, uma carta ou o poder de uma Raa ou Classe, permitir que voc se livre de um monstro sem precisar mat-lo. Isso conta como uma vitria sua, mas no faz com que voc suba seu nvel. Outras vezes, dependendo da carta, voc nem sequer pegar as cartas de Tesouro por derrotar o monstro. Algumas cartas de monstro possuem poderes especiais que afetam o combate um bnus contra uma Raa ou Classe, por exemplo. Conra sempre esses poderes especiais. Itens de Uso nico, como poes, podem ser jogados diretamente de sua mo durante um combate. Voc tambm pode usar Itens de Uso nico que j estejam em jogo. Itens de Uso nico possuem a frase Uso nico. (surpreendente, no?) e devem ser descartados aps o combate, voc vencendo ou no o monstro.

Algumas cartas de Dungeon tambm podem ser usadas em combates, como os Ampliadores de Monstros veja mais a frente. Enquanto voc estiver em combate, no permitido vender, roubar, equipar-se, desequipar-se, trocar Itens ou jogar Itens de sua mo (exceto Itens de Uso nico). Uma vez revelada uma carta de monstro, voc deve resolver o combate equipado com os Itens que estiverem em jogo, alm de Itens de Uso nico que voc resolva utilizar. Descarte a carta de monstro, incluindo qualquer carta de Ampliao e de Itens de Uso nico utilizadas, e compre as cartas de Tesouro indicadas. Mas ateno: outro jogador poder jogar uma carta hostil em voc ou usar um poder especial, mesmo quando voc j tinha como certa a vitria. Quando voc mata um monstro, deve-se esperar um tempo razovel (de exatamente 2.6 segundos), para que qualquer pessoa possa se pronunciar. Depois disso, voc realmente matou o monstro e realmente poder subir de Nvel e ganhar seus Tesouros, embora seus adversrios ainda possam continuar chorando e reclamando de sua vitria.

COMBATENDO MAIS DE UM MONSTRO


Voc pode interferir no combate de outro s jogadores de diversas maneiras: Jogando um Item de Uso nico: Voc pode ajuda jogador jogando uma poo contra seu inimi r outro bvio que voc pode acidentalmente go. Mas amigo com essa poo e o prejuzo ser dele atingir seu dessa vez. Jogando uma carta para alterar um monstro: Essas cartas (normalmente) tornam o monstro mais tambm do mais Tesouros a ele. Voc pode forte...e cartas tanto durante seus prprios combatesjogar essas como em combates de seus amigos. Jogando um Monstro Errante juntamente com de sua mo para que este se junte ao comb um monstro ate. Apunhalando um jogador pelas costas em comb ate, se voc for um Ladro. Jogando uma Maldio sobre eles, se voc tiver uma carta de Maldio.

INTERFERINDO EM COMBAT ES

Algumas cartas (como a carta Monstro Errante) permitem que seus rivais enviem outros monstros para se juntarem ao combate. Voc, ento, dever derrotar todas as Foras de Combate combinadas dos monstros ( s somar). Qualquer habilidade especial, como combater apenas com seu Nvel, aplicam-se a todo o combate. Se voc tiver as cartas certas, voc poder eliminar um monstro do combate e combater o(s) outro(s) normalmente, mas voc no pode escolher combater um monstro e fugir dos demais. Se voc eliminar um monstro, seja com uma carta ou com o poder de sua Raa ou Classe, mas depois fugir dos outros, voc no ganhar nenhum Tesouro obviamente. Anal voc um grande covarde!

PEDIR AJUDA
Se voc no conseguir vencer um combate com as prprias foras, voc pode pedir a ajuda de qualquer outro jogador. Se ele se recusar, voc pode pedir a ajuda aos outros at que todos se recusem ou algum deles aceite entrar no combate com voc. Apenas um jogador pode ajud-lo. Vocs devem, ento, somar suas Foras de Combate. Lembre-se: Qualquer jogador poder jogar cartas que afetem seu combate!

-4-

Voc pode subornar algum para te ajudar. Na verdade, voc, provavelmente, ter de fazer isso. Voc pode oferecer ao seu ajudante qualquer Item (inclusive mais de um) que voc esteja carregando no momento ou pode optar por oferecer qualquer nmero de cartas de Tesouro que o monstro possua. Se voc oferecer parte do Tesouro do monstro, vocs devem combinar quem pegar as cartas primeiro, ou no tambm, tanto faz. As habilidades especiais ou vulnerabilidades do monstro tambm se aplicam ao ajudante e vice versa. Por exemplo, se um Guerreiro ajudar voc, caso suas Foras de Combate somadas sejam igual Fora de Combate do monstro, voc vencer o combate, e ele poder usar sua Fria Berserker, descartando cartas para adicionar sua Fora de Combate (mas apenas uma vez por combate, no uma vez por monstro). Se voc estiver enfrentando o Paga pau de Vampiro e um Clrigo ajudar voc, ele poder afast-lo automaticamente. Mas se voc estiver enfrentando a Gosma Grudenta e um Elfo ajudar voc, a Fora de Combate do monstro ser aumentada em +4 (a menos que voc tambm seja um Elfo e a Fora de Combate do monstro j tenha sido aumentada). Se algum jogador ajud-lo com sucesso, o monstro massacrado. Descarte-o, compre as cartas de Tesouro (veja abaixo), e siga qualquer instruo especial na carta do monstro. Suba +1 Nvel para cada monstro eliminado. Seu ajudante no sobe de Nvel...a no ser que ele seja um Elfo (isso tambm faria com que ele ganhasse +1 Nvel por cada monstro massacrado). Voc deve comprar as cartas de Tesouro, mesmo se foi a habilidade especial de seu ajudante que tenha derrotado o monstro.

Serra Eltrica Eric um Guerreiro de Nvel 4 com uma sua Fora de (que d a ele +3 em de Mutilao Sangrenta da Internet, Combate). Ele abre uma porta e acha um Troll Combate de monstro de Nvel 10. Eric tem uma Fora de perdendo. um est 7 enquanto a do monstro soma 10, ento Eric ir segurar essa carta, mas... Eric: Eu achei que ia consegu nesse combate. Ele joga um Mssil Mgico, dando a ele +5 ior ao sua Fora de Combate total de 12, sendo super Agora Internet. 10 do Troll da Eric: H! Troll da Internet vai se ferrar! Paula: Calma l...agora o monstro est Em Fria! +5 Fora de Paula joga a carta Em Fria, adicionando est perdendo Internet. Agora Eric Combate do Troll da 15 x 12. Eric: Maldita seja! l 2 com Botas Paula: Precisa de ajuda Eric? (Paula uma Elfa Nve de Combate de Chutar a Bunda, fazendo com que sua Fora suas Foras Eric, seja de valor 4. Se combinada com os 12 de e para derrotar bate combinadas somam 16, sucient de Com os 15 do Troll da Internet). a pau! Vou usar Eric: E fazer voc subir de Nvel por ser uma Elfa? Nem minha Fria Berseker. cartas: Ladro, Eric usa seu poder de Guerreiro e descarta trs Mineral de de sua mo e uma gua um Monstro Errante de seus itens Marca (usada apenas para ajudar um Elfo) de Combate. egados. Cada uma confere +1 a sua Fora carr Paula: A gua Mineral de Marca no... te em 15. Como Eric: Com esse +3, agora estamos empatados no comba ...portanto eu vou sou um Guerreiro, eu ganho os combates mesmo no empate algum resolva me matar esse Troll da Internet, a no ser que mais . Mais algum? sacanear nessa parada l e conquista Ningum diz nada e, ento, Eric sobe +1 Nve Tesouro do s de os Tesouros do Troll da Internet trs carta Em Fria. E Troll da Internet mais uma extra, pois ele estava da... irrita o jogo continua, com Paula um pouco mais

M EXEMPLO DE COMBATE, CO TUDO MAIS NMEROS E

-5-

Se ningum te ajudar...ou se algum tentar te ajudar, mas os outros jogadores interferirem de maneira que mesmo com a ajuda recebida voc ainda no consiga vencer o combate...voc dever Fugir.

FUGINDO DE UM COMBATE
Se voc Fugir de um combate, voc no sobe de Nvel e tambm no recebe Tesouro algum. Voc no tem nem a chance de Saquear a Sala. E mesmo fugindo, isso no garante que voc saia ileso do combate. Rode um dado. Voc consegue escapar apenas com um resultado de 5 ou mais. Alguns Itens Mgicos podem facilitar ou dicultar sua fuga. Alguns monstros so Rpidos e daro uma penalidade no resultado alcanado no dado. Se voc conseguir escapar, descarte o monstro. Voc no recebe nenhum Tesouro. Na maioria das vezes, nada de ruim acontecer...mas leia a carta do monstro. Alguns monstros podem atingir voc mesmo quando estiver fugindo deles. Se o monstro pegar voc, ele far uma Coisa Ruim contra voc (anal ele muito malvado), como descrito em sua carta. Essa Coisa Ruim pode ser perder um Item, descer um ou mais Nveis, ou at mesmo a Morte! Se dois jogadores estiverem cooperando em um combate e mesmo assim no conseguirem derrotar o(s) monstro(s), ambos devem Fugir. Cada um roda o dado separadamente. Ambos podem ser pegos na fuga. Se voc estiver fugindo de mais de um monstro, voc deve rodar o dado separadamente para escapar de cada um deles, em qualquer ordem que voc escolher. Voc sofrer, imediatamente, as Coisas Ruins (se existirem) de cada um dos monstros que te pegar. Descarte o monstro.

Se voc tiver um iPhone, iPod touch, iPad ou voc poder usar o nosso app para smartpho um Android, a marcar seu Nvel. Basta procurar por levene para ajudar clicar no link na pgina da Steve Jackson Gam l counter ou sjgames.com. Mais do que um simples conta es levelcounter. app lhe dar vantagens adicionais no jogo dor de Nvel, o que amigos com inveja...puro esprito Munchkin deixar seus !

CONTADOR DE NVEL: NO TRAPACEAR, USAR AS REGRAS A SEU FAVOR!

A MORTE
Se voc morrer, voc perde todas as suas coisas. Voc mantm sua(s) Classe(s), Raa(s), Nvel e qualquer Maldio que estivesse te afetando na hora de sua morte. Seu novo personagem ser igualzinho ao seu personagem antigo. Se voc tiver as cartas Mestio ou Super Munchkin, voc dever mant-las tambm. Saquear o cadver: Abra as cartas de sua mo ao lado de suas cartas que j estavam em jogo. Comeando com o jogador com o maior Nvel, todos os jogadores escolhem uma carta...no caso de empate nos Nveis rode um dado. Se acabarem as cartas antes de todos pegarem alguma, pacincia. Aps todos pegarem uma carta (se possvel), o restante descartado. Personagens mortos no podem receber cartas em nenhuma situao, nem na Caridade, e no podem subir de Nvel. Seu novo personagem surgir quando o prximo jogador comear seu turno. Voc j poder, inclusive, ajudar seus amigos em combate, mas lembre-se que voc no ter nenhuma carta em sua mo. No seu prximo turno, comece comprando quatro cartas de cada deck e coloque-as em sua mo. Jogue qualquer Raa, Classe ou Item que voc quiser, da mesma maneira como voc fez quando comeou o jogo. Ento, comece seu turno normalmente.

-6-

Nvel: Essa a medida que geralmente indica o quo bonito, forte e musculoso voc . Quando essas regras (ou uma carta) zerem referncia ao seu Nvel, desse nmero que estamos falando. Voc sobe de Nvel quando mata um monstro, ou quando uma carta diz que voc pode subir. possvel tambm vender Itens para subir de Nvel (veja Itens). Voc desce de Nvel quando uma carta zer voc descer. Seu Nvel nunca pode descer abaixo de 1. No entanto, sua Fora de Combate pode ser negativa. Algum pode lanar uma Maldio em voc, te apunhalar pelas costas ou voc sofrer qualquer outro tipo de penalidade. Raa: Os personagens podem ser Humanos, Elfos, Anes ou Halings. Se voc no tiver nenhuma carta de Raa sua frente voc um Humano. Humanos no tem habilidades especiais. Cada uma das outras Raas possui habilidades especiais diferentes (leia nas cartas). Voc ganha as habilidades de uma Raa no momento em que colocar essa carta em jogo sua frente, e perde essas habilidades na hora em que descartar essa carta. Algumas habilidades de Raas so ativadas ou aumentadas pelo descarte de cartas. Voc pode descartar qualquer uma de suas cartas, em jogo ou em sua mo, para ativar ou aumentar essa habilidade especial. Voc pode descartar sua carta de Raa a qualquer momento, mesmo em combate: Cansei de ser um Elfo. Quando voc descarta uma carta de Raa, voc volta a ser um Humano novamente. Voc no pode pertencer a mais de uma Raa simultaneamente durante o jogo, a no ser que voc jogue a carta Mestio. Voc no pode ter duas cpias de uma mesma carta de Raa em jogo ao mesmo tempo. Classe: Os personagens podem ser Guerreiros, Magos, Ladres ou Clrigos. Se voc no tiver uma carta de Classe sua frente, voc no tem classe. Sim, eu sei, ns j zemos essa piada. Cada Classe tem habilidades diferentes descritas em suas cartas. Voc ganha as habilidades de uma Classe no momento em que colocar essa carta em jogo sua frente, e perde essas habilidades na hora em que descartar essa carta.

OS TESOUROS
Quando voc derrota um monstro, seja matando ou usando uma carta para elimin-lo, voc pegar seu(s) Tesouro(s). Cada monstro tem um nmero de Tesouros, mostrado na parte inferior de sua carta. Compre o nmero de cartas de Tesouro indicado na carta do monstro. Se voc derrotou o monstro sozinho, nenhum outro jogador ver quais Tesouros voc est comprando. Mas se algum tiver ajudado voc no combate, todas as cartas de Tesouro daquele monstro devero ser reveladas para que todos possam ver. Cartas de Tesouro podem ser colocadas em jogo imediatamente aps irem para sua mo. Cartas de Item podem ser colocadas sua frente. Cartas Suba +1 Nvel podem ser utilizadas imediatamente. Alis, voc pode jogar uma carta Suba +1 Nvel a qualquer momento e em qualquer jogador. CARACTERSTICAS DOS PERSONAGENS Cada personagem basicamente um apanhado de armas, armaduras e itens mgicos, com trs caractersticas: Nvel, Raa e Classe. Por exemplo, voc pode descrever seu personagem como um Elfo Mago de Nvel 8 com Botas de Chutar a Bunda, um Basto de Napalm e Joelheiras da Seduo. Seu personagem comea tendo o mesmo sexo que o seu (na dvida, pergunte aos seus amigos).

-7-

Algumas habilidades de Classe so ativadas ou aumentadas pelo descarte de cartas. Voc pode descartar qualquer uma de suas cartas, em jogo ou em sua mo, para ativar ou aumentar essa habilidade especial. Veja as cartas de Classe para descobrir quando essas habilidades podem ser utilizadas. Note que um Ladro no pode assaltar ningum enquanto ele ou seu alvo estiverem em um combate e assim que um monstro revelado o combate considerado iniciado! Voc pode descartar uma carta de Classe a qualquer momento do jogo, mesmo em um combate: Cansei de ser um Mago. Quando voc descarta uma carta de Classe voc permanece sem classe at jogar outra carta de Classe. Voc no pode pertencer a mais de uma Classe simultaneamente durante o jogo, a no ser que voc jogue a carta Super Munchkin. Voc no pode ter duas cpias de uma mesma carta de Classe em jogo ao mesmo tempo.

OS ITENS Cada carta de Item tem um nome, um poder, um tamanho e seu valor em Peas de Ouro. Uma carta de Item em sua mo no vale nada at voc coloc-la em jogo; nesse momento ela considerada carregada. Voc pode carregar innitos Itens Pequenos, mas apenas um Item Grande (qualquer Item no considerado Grande um Item Pequeno). Voc no pode simplesmente descartar um Item Grande para carregar outro; voc deve vend-lo, troc-lo, perd-lo para uma Maldio ou uma Coisa Ruim, ou ainda descart-lo para aumentar o poder de uma habilidade de Classe ou Raa. Se algo permitir que voc tenha mais de um Item Grande (por exemplo, se voc for um Ano) e voc perder essa habilidade, voc deve corrigir o problema imediatamente ou car com apenas um Item Grande, descartando todos os outros Itens Grandes. Se for o seu turno e voc no estiver em combate, voc poder vender os Itens Grandes em excesso (contanto que esses Itens somem ao menos 1.000 Peas de Ouro). Caso contrrio voc deve d-los ao jogador com menor Nvel que possa carreg-los! Se algum Item Grande ainda sobrar, descarte-os. Todos os personagens podem carregar qualquer um dos Itens, mas alguns Itens possuem restries de uso: por exemplo, a Maa Aada pode ser manejada apenas por um Clrigo. Seu bnus s conta para o personagem que for, naquele momento, um Clrigo. Da mesma forma, voc pode usar apenas um elmo, uma armadura, um par de calados e dois Itens de 1 Mo (ou um Item de 2 mos)...a no ser que voc tenha uma carta que faa voc ignorar esses limites. Se voc estiver carregando dois elmos, por exemplo, apenas aquele que estiver em uso ir te ajudar. Voc deve indicar os Itens que no estiverem em uso simplesmente virando as cartas lateralmente. Voc no poder mudar seus Itens em uso e carregados durante um combate e nem quando resolver Fugir. Voc no pode descartar cartas de Item s porque voc decidiu que sim. Voc pode vender Itens para ganhar Nvel ou dar esse Item a algum jogador que queira esse Item. Voc tambm pode descartar os Itens para ativar ou melhorar algumas habilidades de Classe e/ou de Raa. Alm disso, uma Maldio pode for-lo a descartar um Item.

-8-

Troca: Voc pode trocar Itens (e apenas Itens) com outros jogadores. Voc pode trocar apenas Itens que estejam em jogo no Itens que estejam em sua mo. Voc pode troc-los a qualquer momento, exceto quando estiver em combate na verdade o melhor momento para trocar um Item durante o turno de outro jogador. Qualquer Item recebido em uma troca deve ser colocado em jogo; voc no pode vender esse Item at que seja seu prximo turno. Voc tambm pode sair distribuindo Itens aos outros jogadores para suborn-los e convenc-los a fazer algo de seu interesse: Eu te dou uma Armadura Flamejante se voc NO ajudar o Luiz a combater aquele drago. Voc pode mostrar as cartas da sua mo para outros jogadores (como se tivesse algum modo de impedir isso...). Vender Itens para Subir de Nvel: Durante seu turno, voc pode descartar Itens que somem ao menos 1.000 Peas de Ouro e, imediatamente, subir +1 Nvel. Se voc descartar, por exemplo, 1.100 Peas de Ouro, voc no recebe troco. Mas se voc conseguir vender Itens que somem 2.000 Peas de Ouro, voc poder subir +2 Nveis. Ou seja, acumulativo. Voc pode vender tanto Itens em sua mo como itens que esteja carregando. Ateno: Voc no pode chegar no Nvel 10 por ter realizado uma venda de Itens. QUANDO JOGAR AS CARTAS Um rpido guia de referncia...

Ampliadores de Monstros
Certas cartas, chamadas de Ampliadores de Monstros, aumentam ou diminuem a Fora de Combate de um monstro (isso mesmo, voc pode ter um Ampliador negativo). Ampliadores de Monstros podem ser jogados por qualquer jogador em qualquer combate. Todos os Ampliadores de um mesmo monstro so somados juntos. Se existirem vrios monstros em combate, a pessoa que jogar cada Ampliador deve escolher qual dos monstros sofrer o efeito da carta. Exceo: Qualquer coisa que amplie um monstro tambm amplia seu Amiguinho...se Ancio, Em Fria e Amiguinho forem jogados em um nico monstro, em qualquer ordem, voc enfrentar um monstro Ancio Em Fria e seu Amiguinho Ancio Em Fria. Boa sorte...

Monstros
Se revelados na fase de Abrir uma Porta, eles, imediatamente, atacam o jogador que o revelou. Se adquiridos de qualquer outra maneira, eles iro para sua mo e podem ser revelados se voc Procurar Encrenca ou se voc jogar em outro jogador juntamente com a carta Monstro Errante. Cada carta de monstro nica, mesmo se o nome da carta estiver no plural.

-9-

Mortos vivos
Muitos monstros nesse set do jogo so descritos como Mortos vivos. Voc pode jogar qualquer monstro Morto vivo de sua mo em um combate para ajudar outro monstro Morto vivo, sem precisar usar a carta Monstro Errante. Se voc tiver uma carta que pode ser usada para transformar um monstro em Morto vivo, voc pode jog-la junto com um monstro vivo para usar essa habilidade.

Maldies
Se compradas e reveladas na fase de Abrir uma Porta, as cartas de Maldio so aplicadas pessoa que comprou a carta. Se compradas em qualquer outro momento do jogo, sem serem reveladas, as cartas de Maldio podem ser jogadas em QUALQUER jogador a QUALQUER momento. Qualquer momento, fui claro? Reduzir a habilidade de algum no momento em que essa pessoa achou que teria matado um monstro algo que no tem preo. Normalmente, uma Maldio afeta sua vtima imediatamente (se puder) e descartada. No entanto, algumas Maldies podem gerar uma punio em um momento posterior do jogo ou ter um efeito contnuo. Se algum jogar em voc uma Maldio que contenha No seu prximo combate, e voc estiver em um combate, a Maldio vale j para esse combate! (Cartas de Maldio que voc mantm como um lembrete para futuras ocasies no podem ser descartadas para ativar ou aumentar um poder de Classe ou Raa. Boa tentativa, esperto!). Se uma Maldio se aplicar a mais de um Item, a vtima escolhe qual Item ser descartado ou amaldioado. Se uma Maldio se aplicar a algo que voc no tenha, ignore seu efeito. Por exemplo, se a Maldio Perca sua armadura cair sobre voc e voc no tiver nenhuma, nada acontece e a Maldio descartada. Haver momentos na partida em que ser apropriado jogar uma Maldio ou um Monstro em voc mesmo, ou ajudar outro jogador de maneira que isso custe Tesouros a ele. Isso muito Munchkin. Faa isso!

Colocando Itens em jogo


Qualquer carta de Item pode ser colocada em jogo assim que voc peg-la, ou em qualquer momento durante seu turno que no seja em combate (a no ser que a prpria carta diga o contrrio).

Usando Itens
Qualquer Item de Uso nico pode ser utilizado durante qualquer combate, estando o Item em jogo ou na sua mo. (Alguns Itens de Uso nico, como o Anel do Desejo, tambm podem ser utilizados fora do combate). Outros Itens devem permanecer sua frente, quando forem colocados em jogo. Voc pode carregar Itens que no possam ser utilizados por voc no momento (por causa de sua Raa, Classe, ou porque voc j est com um Item daquele tipo em uso). Vire essas cartas lateralmente. Esses Itens esto sendo carregados, mas no esto em uso. Exceo: Voc pode ter apenas um Item Grande em jogo a no ser que voc tenha uma Classe ou carta que permita voc utilizar mais de um.

Outros Tesouros
Outras cartas de Tesouro (como Suba +1 Nvel) so especiais. Voc pode jog-las a qualquer momento, a no ser que a prpria carta diga o contrrio. Siga as instrues das cartas e, em seguida, descarte-as, a no ser que tenham um bnus de permanncia, como um Item.

Classes e Raas
Essas cartas podem ser colocadas em jogo no momento em que forem adquiridas, ou a qualquer momento durante o seu turno. O mesmo verdade para Super Munchkin e Mestio, mas voc precisa ter, antes de utilizar essas cartas, uma Classe (para conseguir jogar Super Munchkin) ou uma Raa (para conseguir jogar Mestio).

- 10 -

Munchkin tamanho famlia


Estudos comprovaram que 8,4 de 9,7 jogadores de Munchkin no conseguem parar de jogar esse jogo. Aqui vo algumas ideias para levar seu Munchkinismo a nveis ainda maiores ou piores: Combinando dois Sets de Munchkin e jogando com Expanses. A Galpagos j lanou expanses e Sets diferentes?. Talvez no momento em que voc esteja lendo isso sim, talvez no. Sei l. Entre na pgina da Galpagos e procure por mais diverso para seu Munchkin! Suba o desao a um nvel PICO! Se para voc, chegar ao Nvel 10 no desaador o bastante, saiba que voc no est sozinho. Para vocs, ns criamos Munchkin PICO, uma nova regra que dar a suas cartas de Munchkin toda a grandeza e brutalidade necessrias para se chegar ao mtico Nvel 20. Faa o download na pgina exclusiva de Munchkin no site da Galpagos Jogos (no difcil de encontrar, eu prometo). totalmente gratuito (e no prejudica o meio ambiente)!

Para um jogo mais rpido, voc pode adicionar uma Fase 0 chamada Escutar atrs da Porta. No incio do seu turno, compre uma carta de Dungeon e olhe-a secretamente. Decida se vai revel-la ou car com ela em sua mo. Depois arrume as cartas e faa a Fase de Abrir uma Porta normalmente. Se voc Saquear uma Sala, compre uma carta de Tesouro e no de Dungeon. Voc tambm pode permitir vitrias mltiplas se um jogador atingir o Nvel 10 em uma luta onde foi ajudado por outro jogador, esse ajudante tambm ganha o jogo, no impor tando o Nvel em que estava.

Regras para um jogo mais rpido

Criado por Steve Jackson Ilustrado por John Kovalic Ajudante de Desenvolvimento: Monica Stephens Chefe de Operaes / Chefe de Impresso: Philip Reed Munchkin Czar: Andrew Hackard Munchkin Hireling: Angie Kreuser Diretor Artstico: Will Schoonover Diretor de Produo: Samuel Mitschke Artista de Produo: Alex Fernandez Pr-impresso: Monica Stephens Diretor de Marketing: Monica Valentinelli Diretor de Vendas: Ross Jepson Playtest: Steve Brinich, Moe Chapman, Paul Chapman, Alain Dawson, Jessie D. Foster, Al Griego, Russell Godwin, Susan Rati, Kat Robertson Traduo: Renato Sasdelli e Yuri Fang Layout: Edge Studio Editor: Jose M. Rey Galpagos Jogos: Thiago Brito, Yuri Fang, David Preti & Renato Sasdelli Nosso mais sincero agradecimento s centenas, milhares ou quem sabe at milhes de munchkins que jogaram, contaram aos seus amigos e sugeriram novas cartas desde a primeira impresso de Munchkin. Amamos e temos medo de todos vocs!!
Munchkin, Warehouse 23, e23, a pirmide que todos vem e os nomes de todos os produtos publicados por Steve Jackson Games Incorporated so marcas comerciais ou marcas comerciais registradas de Steve Jackson Games Incorporated, ou usadas sob licensa. so John Kovalic. Os personagens de Munchkin tem copyright 2001, 2002, 2006, 2007, 2008, 2010, 2011, 2012 de Steve Jackson Games Incorporated. Todos os direitos reservados. Versio 1.6 das regras (Dezembro 2011). A edio em portugus uma parceria entre 2012 Edge Entertainment e Galpagos Jogos. Todos os direitos reservados. ATENO: NO RECOMENDVEL PARA CRIANAS DE AT 3 ANOS, POR CONTER PARTES PEQUENAS QUE PODEM SER ENGOLIDAS.

- 11 -

STEVE JACKSON GAMES

www.sjgames.com

WWW.EDGEENT.COM

www.galapagosjogos.com.br

S-ar putea să vă placă și