Sunteți pe pagina 1din 3

PLANO DE AO CICLO DE PALESTRAS SOBRE PROFISSES PROPOSTA DE AO Promover a realizao de um ciclo de palestras sobre profisses, promovido pelos funcionrios

das diversas reas da Unidade de Negcio. CONTEXTUALIZAO Uma estratgia para motivar os funcionrios da Unidade de Negcio a participarem do Parceria Votorantim pela Educao lev-los (mesmo que por algumas horas) de volta escola, aproximando-os do universo da educao e dos estudantes. A realizao de um ciclo de palestras sobre profisses possibilita que cada funcionrio, ao compartilhar suas experincias, crie vnculos com a comunidade escolar e passe a se perceber e se valorizar como um agente de mudana. Mais do que orientar na escolha de uma profisso, a ideia das palestras , pelo exemplo, sensibilizar os estudantes para o importante papel que a escola desempenha na formao e futuro deles. COMO EXECUTAR Escolher uma ou mais Unidades Escolares (UEs) para estabelecer a parceria, levando em conta a localizao (proximidade com a empresa) e os ndices educacionais (para consultar o IDEB por escola, utilize o sistema de busca do Ministrio da Educao: http://ideb.inep.gov.br/Site/). Apresentar a ideia escola escolhida. Dois bons momentos para fazer isso so a HTP (Hora de Trabalho Pedaggico), quando os educadores esto reunidos para, entre outras questes, discutir novos projetos, e o Conselho Escolar (caso exista), que rene representantes dos vrios segmentos escolares. Outro contato interessante via Grmio Estudantil, caso exista. Propor escola a constituio de um Grupo de Trabalho (GT) para coordenar localmente a execuo da ao. Articular com a rea de Recursos Humanos da Unidade para mapear as diferentes reas/profisses existentes na empresa e pedir sugestes de potenciais palestrantes. Planejar, junto com a rea de Comunicao, formas de divulgar a iniciativa para o pblico interno, usando os veculos internos como boletins informativos, e-mail, jornal mural etc. Criar, tambm com o apoio da Comunicao, um mecanismo para que os funcionrios interessados possam se inscrever para participar da iniciativa. Paralelamente, fazer convites aos potenciais palestrantes identificados pelo RH. Feitas as inscries, montar com o GT da escola uma agenda de palestras e confirmar com os funcionrios a sua disponibilidade. Se forem muitas, voc pode fazer uma seleo (buscando variedade de temas) ou propor apresentaes coletivas, com mais de um palestrante falando sobre uma determinada profisso.

QUEM PODE EXECUTAR Mobilizadores, agentes-chave, funcionrios da Unidade de Negcio, professores e Grmio Estudantil.

DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE Obs: a atividade pode ser adaptada conforme a realidade local e os conhecimentos prvios do mobilizador sobre o assunto. As palestras podem ser realizadas em sequncia (por exemplo, em uma Semana das Profisses), ou distribudas ao longo do ano (por exemplo, com periodicidade mensal). As datas e horrios devem ser agendadas junto com o GT responsvel pela atividade na escola. A programao deve ser compartilhada com bastante antecedncia com todos os professores, para que eles possam trabalhar os temas tambm em sala de aula. A organizao de cada palestra vai depender das caractersticas de quem vai conduzi-la. Segue abaixo um roteiro apenas como referncia: 1. Apresentao pessoal: contar brevemente onde nasceu, onde estudou, onde trabalha hoje, qual sua funo. Perguntar quais alunos tm interesse na sua profisso, o que conhecem da rea e o que gostariam de saber sobre ela. 2. Tempos de escola: contar histrias de seu tempo de escola e como ele influenciou sua carreira profissional. Focar principalmente nas lembranas boas, mas falar tambm de alguns momentos de dvida ou dificuldade, como por exemplo: como fazia para manter o entusiasmo quando estava sem vontade de estudar? 3. Escolha profissional: como foi a escolha da profisso? Quem o/a influenciou ou aconselhou? Onde foi buscar informao? Onde estudou? Foi a primeira escolha ou j trabalhou em outra rea antes? 4. Trajetria: como conseguiu o primeiro emprego? Onde j trabalhou? Como construiu sua carreira? De que forma a educao contribuiu? O que importante para continuar crescendo? 5. O dia-a-dia da profisso: como sua rotina de trabalho? Do que voc mais gosta nessa rotina? Daquilo que aprendeu na escola, o que mais usa no seu dia-a-dia? 6. Mercado de trabalho: como est o mercado da rea? Qual a tendncia para os prximos anos? Qual o tipo de profissional que se espera? O que mais se valoriza na formao? Como a oferta de emprego na regio e em outras localidades? 7. Espao para perguntas: o ideal combinar com o grupo que as perguntas sejam feitas ao longo da fala basta levantar o brao. Ainda assim, importante deixar um tempo extra (de 30 a 50 minutos) para questes e comentrios no necessariamente ligados ao que foi falado. Ao final do encontro, pode-se propor turma que faa um trabalho sobre o que acabaram de ouvir, como um desenho refletindo o dia-a-dia daquele profissional ou uma redao em que os alunos interessados devem argumentar por que escolheriam a profisso e o que pretendem fazer para seguir essa carreira. RECOMENDAES Propor aos professores que aproveitem o momento para fazer um projeto sobre profisses em sala de aula. Assim, a atividade fica mais integrada ao currculo. Outra maneira de ampliar a experincia organizar uma Feira de Saberes na escola, em que a comunidade, sobretudo os familiares, tambm so convidados para falar sobre suas profisses ou ensinar um pouco do seu ofcio em oficinas prticas.

Esta atividade pode ser combinada ao plano de ao Visita Fbrica. Conversar com a rea de Comunicao da UN para divulgar as palestras nos informativos internos. uma forma de reconhecer os funcionrios que participaram e motivar os outros para futuras aes. Com o apoio da rea de Comunicao, divulgar a iniciativa para a imprensa local. No esquecer de relatar a experincia tambm no Blog Educao. Algumas dicas para quem for desenvolver as palestras: - Se quiser criar um clima de informalidade, trocar o formato clssico por uma roda de bate-papo, com todos sentados em crculo. - Utilizar uma linguagem simples e com muitos exemplos para ilustrar o que est sendo dito. Sempre que possvel, lanar mo de diferentes recursos audiovisuais para tornar a fala mais dinmica. - Apresentar fotos que mostrem o dia-a-dia da profisso e tambm algumas dos tempos de escola. - Ficar atento/a s reaes dos alunos. Esto dispersos? Conversando demais? Sonolentos? interessante preparar algumas dinmicas de animao para usar caso o grupo esteja demonstrando cansao. - Se tiver algum talento artstico, que tal us-lo para encerrar a fala? Vale tocar uma msica, declamar um poema etc. - No esquecer de que voc um exemplo para aqueles alunos. Preste ateno em todas as suas atitudes. OBSERVAO A atividade aqui apresentada foi elaborada pelo Instituto Paulo Freire.

S-ar putea să vă placă și