Sunteți pe pagina 1din 2

Snoezelen

Qual a origem do Snoezelen?

Em clnicas, para pessoas com deficincias intelectuais na Holanda, no final da dcada de setenta, tiveram origem alguns dos fundamentos do Snoezelen. A sua origem deve-se, essencialmente, a Jan Hulsegge e Ad Verheul, que trabalhavam, na altura, com pacientes portadores de problemas intelectuais, no Instituto De Hartenberg. Estes criaram, essencialmente, para facilitar aos seus clientes oportunidades de relaxamento e divertimento, longe das presses e exigncias do meio clnico, ambientes

multisensoriais. Ambientes esses que eram ricos em experincias que estimulavam, de uma forma calma, organizada e controlada pelos clientes, os sentidos dos mesmos. Neles encontravam projectores, objectos de diversas texturas e cheiros, simples objectos musicais, etc. Eram ambientes relaxantes e seguros, onde estes se sentiam vontade. Comearam ento a verificar, por exemplo, que os indivduos que apresentavam comportamentos provocadores e agressivos, mostravam reduo destes mesmos comportamentos; comprovaram ainda que pacientes com dfices cognitivos e comunicacionais graves mostravam, pela primeira vez, alguma resposta a estmulos exteriores. Desde ento, o Snoezelen desenvolveu-se, realizaram-se diversos estudos e actualmente utilizado por todo o mundo, em todas as idades, principalmente como uma terapia, mas tambm, por exemplo, como relaxamento. So maioritariamente salas brancas, com diverso material e moblia prprio para a criao de ambientes multisensoriais, (desde a sua origem, o desenvolvimento de tecnologias para Snoezelen foi enorme) em instituies cujos clientes possam beneficiar da utilizao destas.

Snoezelen e as Perturbaes do Espectro Autista

Podemos compreender ento que, geralmente, numa sala de Snoezelen, os indivduos, de qualquer idade e condio de sade, consigam mais facilmente controlar os estmulos que lhes acedem e responder a esses mesmos estmulos. Indivduos e crianas com uma Perturbao do Espectro Autista (PEA) tm, frequentemente, problemas de integrao sensorial, isto , no organizam ou avaliam correctamente os estmulos sensoriais que o meio lhes fornece. So tambm crianas que apresentam por vezes ausncia da conscincia do perigo, talvez por incompreenso das situaes, e que desenvolvem muitas vezes, contraditoriamente, medos inexplicveis por situaes e objectos normalssimos.

Tendo em conta estas e vrias outras caractersticas das crianas com PEA, podemos compreender a relevncia que o Snoezelen pode apresentar para elas. Existem, actualmente, diversos estudos que informam de resultados positivos sobre esta terapia. Entre os projectos que fazem convergir o Snoezelen e o Autismo encontra-se o MEDIATE, (Multisensory Environment Design for an Interface between Autistic and Typical Expressiveness) dirigido por Simone Gumtau, Paul Newland, Chris Creed e Simon Kunath do Centre for Responsive Environments e School of Art, Design & Media, da Universidade de Portsmouth, Reino Unido. Este projecto tem como objectivo a idealizao e construo de um espao multisensorial, interactivo e inteligente, de forma a permitir criana com Autismo a criao de expresses das suas

experincias sensoriais, para que aqueles que a rodeiam possam, de uma maneira mais eficaz, compreender o que se passa no seu mundo. Este ambiente envolve uma complexa infra-estrutura composta por vrias partes, que interagem com a criana, essencialmente, pela viso, audio e tacto. A criana recebe assim feedback visual, tctil e auditivo consoante o seu movimento e sons que produzir. Entre os vrios componentes esto includos ecrs que reagem de acordo com o toque e com as posturas corporais assumidas pela criana (graas a vrias cmaras), sistemas de microfones que detectam sons produzidos (fazendo ecoar alguns, por exemplo), estruturas numa das paredes que vibram quando pressionadas (input tctil e proprioceptivo), o prprio cho que emite sons crocantes como consequncia dos passos da criana, etc. Para no encorajar os comportamentos repetitivos apresentados por alguns autistas, todo o sistema responde com uma diminuio do feedback face a este tipo de comportamentos. Compreende-se ento que, nas salas de Snoezelen, uma criana com PEA possa, mais facilmente, sentir-se em controlo do meio que a rodeia, tornando mais fcil o processamento e a integrao sensorial. As crianas conseguem seleccionar e avaliar os estmulos e inputs sensoriais que querem ver salientados, sendo uma condio importantssima, por exemplo, para a aprendizagem (se tivermos em conta que, para aprender, uma criana tem de estar atenta a vrios estmulos diferentes ao mesmo tempo, se esta no os conseguir processar de forma correcta, como conseguir aprender?). Num ambiente protector de uma sala de Snoezelen, compreensvel que as crianas baixem algumas das suas defesas e se tornem mais alcanveis, permitindo aos facilitadores uma pequena, mas recompensadora viagem pelo seu mundo.

Fonte: http://umolhardiferente-to.webs.com/intervencao.htm

S-ar putea să vă placă și