Sunteți pe pagina 1din 4

PU 1 SOCIOLOGIA

BOA VIAGEM

Grupo A Data: 04.04.12

Professor: Harim Brito Aluno(a):_____________________________________________________________________________ Turma:_____ Nota:______ 01. Leia o texto abaixo: A cultura constitui, portanto, um processo pelo qual os homens orientam e do significado s suas aes atravs de uma manipulao simblica, que atributo fundamental de toda prtica humana. Nesse sentido, toda anlise de fenmenos culturais necessariamente anlise da dinmica cultural, isto , do processo permanente de reorganizao das representaes na prtica social, representaes estas que so simultaneamente condio e produto desta prtica. Fonte: DURKHEIM, E. A dinmica cultural da sociedade moderna. In: Ensaios de Opinio, n. 4, So Paulo, 1977, p. 13. Com base no texto acima, correto afirmar que: a) b) c) d) dinmica cultural a manipulao simultnea de significados simblicos por parte dos homens. dinmica cultural a reproduo de toda prtica humana em fenmenos culturais, que so estticos por natureza. cultura significa a manipulao da prtica humana que reorganiza e dinamiza os fenmenos sociais. prticas sociais so dinmicas porque a cultura uma manipulao simblica, sujeita a variaes simultneas de significados por parte dos homens. e) fenmenos culturais so dinmicos porque so representaes de prticas sociais que esto em permanente reorganizao.

GABARITO: Letra E COMENTRIO: Sendo a cultura um processo dinmico, onde os smbolos, prticas e rituais esto em constante reorganizao atravs da manipulao de representaes, no cabe a nenhum homem ou grupo social especfico. Os fenmenos culturais se do na conjuntura social em que estes mesmos homens e grupos esto inseridos, e por esse motivo, a cultura no pode ser entendida como um objeto livremente manipulvel, tampouco um acontecimento esttico. A nica alternatriva que se encaixaria nestes termos seria o item E. 02. (UEL-2004) Art. 215. O Estado garantir a todos o pleno exerccio dos direitos culturais e acesso s fontes da cultura nacional, e apoiar e incentivar a valorizao e a difuso das manifestaes culturais. 1 O Estado proteger as manifestaes das culturas populares, indgenas e afro-brasileiras e das de outros grupos participantes do processo civilizatrio nacional. BRASIL. Constituio (1988). Constituio da Repblica Federativa do Brasil. 31.ed. So Paulo: Saraiva, 2003. p. 134. correto afirmar que no artigo transcrito a Constituio Federal: a) b) c) d) e) impe restries para o exerccio da interculturalidade. reconhece a existncia da diversidade cultural e da pluralidade tnica no pas. prope um modelo para apresentao de projetos culturais. orienta o processo de homogeneizao e padronizao cultural. estimula o investimento estatal que visa evitar o hibridismo cultural.

GABARITO: Letra A COMENTRIO: Os artigos mencionados no enunciado da questo mostram que a nossa Constituio garante a liberdade de manifestaes culturais e reconhece a nossa diversidade, se colocando no papel de protetor destas mesmas e ainda como grande fomentador dessa pluralidade. 03. "Viver plural", disse um dos nossos maiores escritores, o mineiro Joo Guimares Rosa. A vida brasileira tambm plural. Qual a cara do Brasil? No existe uma s. Nosso pas mltiplo, vrio, diferenciado." ALENCAR, Chico. "Nem melhores nem piores: apenas brasileiros." In: Identidade nacional em debate. Mrcia Kupsta (org.). So Paulo: Moderna, 1997, p. 53 Considerando o texto acima, pode-se afirmar que: I - o Brasil um pas preconceituoso do ponto de vista racial. II - a identidade brasileira se constitui pela diversidade tnico-cultural. III - a diversidade tnico-cultural no Brasil se expressa na diferena de costumes, crenas, na mistura de raas etc.. IV- o brasileiro e o Brasil no do certo por causa da mistura de raas.

ATUAL BOA VIAGEM

01

PU 1 - Sociologia - A
a) II, III e IV esto corretas. b) I, II e III esto corretas. c) II e III esto corretas. d) I e II esto corretas. e) Todas as afirmativas esto corretas.

BOA VIAGEM

GABARITO: Letra C COMENTRIO: Os artigos mencionados no enunciado da questo mostram que a nossa Constituio garante a liberdade de manifestaes culturais e reconhece a nossa diversidade, se colocando no papel de protetor destas mesmas e ainda como grande fomentador dessa pluralidade. 04. Sobre o processo de socializao, podemos dizer que: a) um processo que se inicia quando o indivduo entra em contato com a sociedade por meio da escola, quando os valores sero codificados e repassados para ele como primeiras instrues sociais. b) igreja, Escola e Estado so os nicos exemplos de instituies formais responsveis pela socializao. c) por socializao informal podemos entender toda relao social que seja construda descompromissadamente pelo indivduo. d) socializao o processo pelo qual, ao longo da vida, a pessoa aprende e interioriza os elementos socioculturais de seu meio, integrando-os na estrutura de sua personalidade sob a influencia de experincias e agentes sociais significativos, e adaptando-se assim ao ambiente social em que vive. e) a famlia no importante para a formao social do indivduo, da o recurso a outras instncias para complementarem o processo de socializao. GABARITO: Letra D COMENTRIO: O Processo de humanizao, ou melhor, de socializao, inicia-se j nos primeiros momentos de vida e prossegue ao longo de toda a existncia do indivduo. A famlia tem um papel importante no processo, uma vez que os primeiros contatos sociais so dados no seio deste grupo. Alm da famlia, outras instituies participam ativamente do processo, no se limitando apenas ao Estado, Igreja e Escola. 05. (ENADE-2005)

Internet: <http://www2.uol.com.br/laerte/tiras/index-condomnio.html>. As duas charges de Laerte so crticas a dois problemas atuais da sociedade brasileira, que podem ser identificados

ATUAL BOA VIAGEM

02

PU 1 - Sociologia - A
a) b) c) d) e) pela crise na educao bsica e na comunicao. pela crise na assistncia social e na habitao. pela crise na sade e na segurana pblica. pela crise na previdncia social e pelo desemprego. pela crise nos hospitais e pelas epidemias urbanas.

BOA VIAGEM

GABARITO: Letra C COMENTRIO: As charges mostram, cada uma a seu tempo, as crises a que o sistema de sade e a segurana pblica esto atravessando atualmente. 06. Sobre o conceito de Sociologia, CORRETO afirmar que: a) estuda as relaes sociais e as formas de associao, considerando as interaes que ocorrem na vida em sociedade. Envolve o estudo dos grupos e dos fatos sociais, da diviso da sociedade em classes e camadas, da mobilidade social, dos processos de cooperao, competio e conflito na sociedade. b) estuda e pesquisa as semelhanas e as diferenas culturais entre os vrios agrupamentos humanos, assim como a origem e a evoluo das culturas. Alm de estudar a cultura dos povos pr-letrados, ocupa-se tambm da diversidade cultural existente nas sociedades industriais. c) se ocupa da distribuio de poder na sociedade, assim como da formao e do desenvolvimento das diversas formas de governo. d) tem por objetivo as atividades humanas ligadas produo, circulao, distribuio e consumo de bens e servios. So fenmenos que estudam a distribuio da renda num pas, a poltica salarial, a produtividade de uma empresa. e) tem por objetivo, a compreenso do mundo e do homem em sua totalidade. Tanto quanto o seu Ser, tanto quanto o seu dever Ser, ou seja, se caracteriza por uma abordagem universalizante da realidade. GABARITO: Letra A COMENTRIO: A nica alternativa que caracteriza adequadamente a Sociologia como uma cincia a alternativa a, no se ocupando da cultura de povos pr-letrados, nem se restringindo s formas de governo. de carter mais amplo, englobando os aspectos econmicos, mas transcendendo esse mbito, no se passando a ser uma reflexo mais profunda, tarefa essa que caberia Filosofia. 07. Os antroplogos esto totalmente convencidos de que as diferenas genticas no so determinantes das diferenas culturais. Neste iderio, pode-se afirmar que: a) b) c) d) e) o determinismo geneticamente comprovado inexiste. as diferenas culturais tm fundamento sociolgico. as atividades humanas no so culturalmente determinadas. um menino e uma menina agem diferentemente em funo de seus hormnios. as diferentes raas atribuem capacidades especficas aos indivduos nativos.

GABARITO: Letra B COMENTRIO: As diferenas entre os agrupamentos humanos encontram explicao nos fenmenos sociolgicos 08. Quando Aristteles, no sculo IV a. C., afirmou que O homem por natureza um animal social; ele chamava a ateno para as relaes entre o homem e o grupo social mais amplo do qual ele faz parte. A essa interao os socilogos do o nome de: a) b) c) d) e) socialismo. estrutura social. socializao. sociabilidade. sociedade.

GABARITO: Letra C COMENTRIO: O nome do processo chama-se socializao sendo esse o ponto de partida para os demais processos sociais. 09. O socilogo Fred Davis (1992) fez mais que qualquer outro no sentido de mostrar que as roupas falam e podem expressar nossa identidade. A identidade de uma pessoa sempre um processo em curso que expressa padres de comportamento prprios como membro de diferentes grupos. Criamos um sentido de identidade pessoal quando passamos a pensar acerca de ns mesmos em relao aos outros membros do grupo.

ATUAL BOA VIAGEM

03

PU 1 - Sociologia - A

BOA VIAGEM

A percepo individual ou coletiva da IDENTIDADE, de carter seja processual, seja relacional, marcada pela diferena expressa em um comportamento que evidencia o pertencimento a um grupo social especfico. Ao refletir sobre o texto, podemos concluir que a) cada tipo de grupo possui seus anormais que dele no participam ou tentam escapar das influncias coletivas que oprimem o indivduo. b) cada pessoa, no decorrer da socializao, desenvolve um sentido de identidade e a capacidade para o pensamento e para a ao independente. c) uma variedade de disciplinas bsicas produzem os traos de personalidade e moldam nossa prpria identidade sem definir o que somos. d) o conjunto de esquemas de conduta fixadas por efeito da repetio no se formaliza com a negociao constante do indivduo com o mundo. e) a formao dos primeiros vnculos sociais no influi no mecanismo de estruturao do Eu e da identidade prpria configurada pelo grupo. GABARITO: Letra B COMENTRIO: A identidade uma construo feita pelo indiv9duo no seu convvio com outros agentes individuais ou grupos, sendo o resultado final uma mescla destas interaes. 10. O contexto histrico de surgimento da Sociologia, a Europa dos sculos XVIII e XIX, foi marcado pela ascenso da burguesia ao poder. Tomando por base essa afirmao, podemos constatar que os principais fatos histrico-sociais que propiciaram o surgimento da sociologia foram a(as) a) b) c) d) e) unificao italiana e a revoluo francesa. revoluo industrial e a independncia dos Estados Unidos. revoluo francesa e a revoluo industrial. unificaes alem e italiana. revoluo industrial e a Primavera dos Povos.

GABARITO: Letra C COMENTRIO: A sociologia uma cincia filha da crise estabelecida aps as revolues francesas (poltica) e industrial (economia)

ATUAL BOA VIAGEM

04

S-ar putea să vă placă și