Sunteți pe pagina 1din 11

COLGIO ESTADUAL PADRE CARMELO PERRONE ENSINO FUNDAMENTAL, MDIO e PROFISSIONAL Av.

Assuno, 725 Bairro Alto Alegre Cascavel Telefone: (045)3226-2824 NRE - CASCAVEL

SOCIOLOGIA

1. APRESENTAO DA DISCIPLINA

A sociologia no contexto do conhecimento cientfico surge como um corpo de idias voltadas para a discusso do processo de constituio e consolidao da sociedade capitalista. Neste mundo de grandes transformaes sociais, polticas e econmicas diferentes perspectivas tericas so elaboradas para compreender e interferir de algum modo nesta sociedade. O objeto de estudo da disciplina de Sociologia so as relaes que se estabelecem no interior dos grupos na sociedade, como se estruturam e atingem as relaes entre os indivduos e a coletividade. Na diretriz, a Sociologia apresentada como fruto do seu tempo (DCE Sociologia, 2008, p. 38) que surgiu com os movimentos de afirmao da sociedade industrial e toda a contradio deste processo (DCE Sociologia, 2008, p. 41) e com o tal, expressa s condies scio-culturais de sua poca. Se como afirma a diretriz, a Sociologia fruto de seu tempo, tempo este de grandes transformaes, tambm a disciplina passou por transformaes. O surgimento da sociologia como disciplina se deu a partir das revolues poltica, social e cientfica ocorridas nos sculos XVIII e XIX a Revoluo Francesa de 1789; a Revoluo Industrial e uma revoluo na cincia. No desenvolvimento da Sociologia, pode-se distinguir um triplo processo de formao de um ncleo disciplinar: Em primeiro lugar identificamos a identidade cognitiva, que especifica as orientaes, paradigmas e problemticas e instrumentos de pesquisa da disciplina. Na seqncia identificamos a identidade social, forjada pelo processo de institucionalizao atravs do qual a disciplina procura se estabilizar do ponto de vista de sua organizao. E por fim identificamos a identidade histrica, que corresponde aos primeiros esforos de constituio do campo de trabalho. No currculo escolar, a Sociologia, assumiu a condio de disciplina obrigatria do currculo escolar somente a partir de 2007. Mas j configurava como disciplina do Ensino Mdio desde a dcada de 40, na modalidade normal. Viveu um processo de incluso e excluso da matriz curricular do ensino mdio normal, que preparava professores das sries iniciais. J na

dcada de 90 passou atravs da LDEBEN 9394/96 a ser entendida como contedo interdisciplinar e foi trabalhada como disciplina do ncleo diversificado por diversos anos, at se firmar como disciplina obrigatria. Depois de muita luta no dia 02 de Junho de 2008 aprovada a alterao do artigo 36 da Lei 9.394/96, para incluir a Filosofia e a Sociologia como disciplinas obrigatrias em todas as sries do ensino mdio. Esta disciplina curricular faz parte do currculo h muito pouco tempo e esta condio, no permitiu ainda desenvolver uma tradio pedaggica, havendo insuficincias na elaborao de reflexes sobre como ensinar as teorias e os conceitos sociolgicos, bem como dificuldades na delimitao dos contedos pertinentes ao Ensino Mdio (DCE Sociologia, 2008 ,p. 53), embora se observe claramente a busca dos profissionais na compreenso desta sob aspetos pedaggicos relativos especificidade do ensino mdio a diretriz faz a crtica de que ainda se verifica que por ter se mantido como disciplina acadmica nos currculos de Ensino Superior, a tendncia tem sido a reproduo desses mtodos, sem a adequao necessria oferta da Sociologia para os estudantes do Ensino Mdio (DCE Sociologia, 2008,p. 53). A tarefa de

equalizar a cincia a especificidade do ensino mdio, deve ser assumida pelos profissionais da rea das Cincias Sociais, no intuito de estabelecer as metodologias adequadas ao Ensino Mdio. A diretriz aponta como encaminhamento metodolgico a necessidade de manter no horizonte de anlise tanto o contexto histrico do seu aparecimento e a contribuio dos clssicos tradicionais, quanto teorias sociolgicas mais recentes (DCE Sociologia, 2008, p. 91).

2. OBJETIVOS

Identificar, analisar e comparar os diferentes discursos sobre a realidade social atravs dos paradigmas tericos da Sociologia brasileira e dos conhecimentos do senso comum. Discutir a relao conflituosa entre capital e trabalho dando subsdios para que os educandos compreendam as relaes de produo no sistema capitalista e a precarizao das relaes de trabalho que configuram o mercado de trabalho atual. Discutir as tenses entre Estado e os Movimentos sociais organizados. Dimensionar suas lutas na tentativa de transformao social. Conscientizar quanto as transformaes nas relaes de trabalho e o acirramento das desigualdades sociais advindas processo de globalizao. Construir uma viso poltica da indstria cultural dos meios de comunicao de massa, avaliando o papel ideolgico marketing, enquanto estratgia de persuaso do consumidor.

Demonstrar que a violncia est intrinsecamente relacionada ao sistema de valores constitudos numa sociedade e com a forma como estes valores so transmitidos para as novas geraes.

3. METODOLOGIA

A linguagem a mais importante forma de mediao entre o homem e o mundo, entendido nas relaes sociais, culturais e de poder. Neste contexto o professor de sociologia o mediador do conhecimento cientifico que possibilitar aos alunos interpretar a realidade e desenvolver um pensamento crtico, construindo uma concepo livre do senso comum. O conhecimento sociolgico deve ir alem da definio, classificao, descrio e estabelecimento de correlaes dos fenmenos da realidade social. tarefa primordial de o conhecimento sociolgico explicar problemticas sociais concretas e contextualizadas, de modo a desconstruir pr-noes e preconceitos que quase sempre dificultam o desenvolvimento da autonomia intelectual e de aes polticas direcionadas transformao social. Aprender a pensar sobre a sociedade em que vivemos, e conseqentemente, a agir nas diversas instncias sociais, implica antes de tudo em uma atitude ativa e participativa do aluno. Por isso que no ensino da Sociologia fundamental a adoo de mltiplos instrumentos metodolgicos, os quais devem adequar-se aos objetos pretendidos, seja a exposio, a leitura e o esclarecimento do significado dos conceitos e da lgica dos textos a anlise e a discusso. Os contedos sero abordados considerando cada trabalho independente, a fundamentao terica referenciado nos clssicos, concomitante aos fatos sociais, expressos na realidade e ainda o sentido amplo dos conceitos sociolgicos. De acordo com as Diretrizes Curriculares Estaduais de Sociologia (2008), a Sociologia ressalta alguns procedimentos metodolgicos como sendo bsico no ensino desta disciplina, sendo eles: Aulas expositivas dialogadas; aulas em visitas guiadas a instituies, como fruns e cmaras municipais entre outros, quando possvel; Exerccios escritos e oralmente apresentados e discutidos; Leituras de textos: clssico-tericos, terico-contemporneos, temticos, didticos, literrios, jornalsticos; Debates e seminrios de temas relevantes fundamentados em leituras e pesquisa: pesquisa de campo, pesquisa bibliogrfica; Anlises crticas: de filmes, documentrios, msicas, propagandas de TV; anlise crtica de imagens (fotografias, charges, tiras, publicidade).

A DCE de Sociologia (2008, p. 73), afirma acerca do princpio metodolgico que so estruturantes os contedos que estabelecem essa ponte entre o local e o global, o individual e o coletivo, a teoria e a realidade emprica, mantendo a idia de totalidade e das inter-relaes que constituem a sociedade . Nesse sentido que a Sociologia se compreende, ou seja, um olhar par a realidade local e contextualizar com a realidade global, parte e totalidade. Retomando o que j citado, dentro do contexto do objeto de estudo da disciplina de Sociologia so preconizadas as relaes que se estabelecem no interior dos grupos sociais, ainda como estas se estruturalizam e atingem as relaes entre os indivduos e a coletividade, salientando assim os desafios etcnico-raciais e culturais, a diversidade, a proposta de uma educao inclusiva, a educao indgena e a educao do campo, envolvendo assim todos os desafios contemporneos da educao, partindo destes pressupostos que se justifica os contedos abaixo relacionados:

4. CONTEDOS DA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA:

CONTEDOS ESTRUTURANTES 1. O processo de socializao e as instituies sociais; 2. A cultura e a indstria cultural; 3. Trabalho, produo e classes sociais; 4. Poder, poltica e ideologia; 5. Direitos, cidadania e movimentos sociais.

CONTEDOS BSICOS: 1 ANO 1.1. O Surgimento da Sociologia e Teorias Sociolgicas; 1.1.2-Formao e consolidao da sociedade capitalista e o desenvolvimento do pensamento social; 1.1. 3-Pensamento cientfico e senso comum; 1.1.4-Teorias sociolgicas clssicas: Comte, Durkheim, Engels e Marx, Weber. 1.1.5-O desenvolvimento da sociologia no Brasil. 1. O processo de socializao e as instituies sociais; 2.1 Processo de Socializao; 2.2 Grupos Sociais; Primrios e Secundrios; 2.3 Instituies Sociais: Familiar; Educacionais; Religiosas;

2.4 Instituies de Reinsero: prises, educandrios,

CONTEDOS ESPECFICOS : 1 ANO 1. Surgimento da sociologia: 2. Reconstruo histrica da decadncia do Sistema Feudal e o surgimento do Sistema Capitalista; 3. Teoria sociolgicas na compreenso do presente; 4. Principais autores da sociologia clssica e brasileira 5. Principais teorias sociolgicas; 6. A produo sociolgica brasileira. 7. Processo de Alienao como forma de dominao 8. Construo de um indivduo Autnomo. 9. Instituio familiar, escolar e religiosa,

CONTEDOS BSICOS: 2 ANO 2. A cultura e a indstria cultural; 2.1 Desenvolvimento antropolgico do conceito de cultura e sua contribuio na anlise das diferentes sociedades; 2.2 Diversidade cultural; 2.3 Identidade; 2.4 Indstria cultural; 2.5 Meios de comunicao de massa; 2.6 Sociedade de consumo; 2.7 Indstria cultural no Brasil; 2.8 Questes de gnero; 2.9 Cultura afro-brasileira e africana; 2.10 Culturas indgenas. 2.11 Globalizao cultural; 2.12 Etnocentrismo.

3. Trabalho, produo e classes sociais;

3.1 O conceito de trabalho e o trabalho nas diferentes sociedades; 3.2 Desigualdades sociais: estamentos, castas, classes sociais; 3.3 Organizao do trabalho nas sociedades capitalistas e suas contradies; 3.4 Globalizao e Neoliberalismo; 3.5 Relaes de trabalho; 3.6 Neoliberalismo; 3.7 Trabalho no Brasil;

CONTEDOS ESPECFICOS : 2 ANO 1. Relativismo; 2. Trabalho, produo e classes sociais: 3. Marx e o conceito de mais-valia, 4. Explorao da mais valia, salrio e lucro; 5. Leis trabalhistas 6. Desemprego: Conjuntural e Estrutural; subemprego e informalidade; terceirizao;

CONTEDOS BSICOS: 3 ANO 4. Poder, poltica e ideologia;

4.1. Formao e desenvolvimento do Estado Moderno; 4.2. Democracia, autoritarismo, totalitarismo; 4.3. Estado no Brasil; 4.4. Conceitos de Poder; 4.5. Conceitos de Ideologia; 4.6. Conceitos de dominao e legitimidade; 4.7. As expresses da violncia nas sociedades contemporneas;

5.

Direitos, cidadania e movimentos sociais.

5.1. Direitos Humanos: civis,polticos e sociais; 5.2. Conceito de cidadania; 5.3. Movimentos Sociais: urbanos e rurais; 5.4. Movimentos Sociais no Brasil; 5.5. A questo ambiental e os movimentos ambientalistas; 5.6. A questo das ONG's;

CONTEDOS ESPECFICOS: 3 ANO Direitos e Deveres, Cidadania, Etnocentrismo; Diversidade cultural: questes de gnero, tnicas (afro-descendentes), incluso de deficientes e demais minorias excludas. Formao do Estado Moderno, Ideologia e dominao capitalista, Neoliberalismo; Globalizao Econmica, Movimentos sociais urbanos, estudantis, rurais e conservadores; Reforma agrria

5. AVALIAO

Compreendendo a apropriao do conhecimento como um processo contnuo, a avaliao dar-se- de forma constante, pensada e elaborada coletivamente com transparncia, levando professores e alunos ao envolvimento neste processo pedaggico, considerando-se os objetivos propostos pela disciplina, que passa pela superao do senso comum. Para tanto, partindo da abordagem do conhecimento cientfico e dos fatos sociais elencados. avaliao, deve pautar-se numa concepo continuada pelo dilogo suscitado em sala de aula, com base em leitura terica e ilustrada (DCE Sociologia, 2008,p. 98) identificando aprendizagens que foram satisfatoriamente efetuadas e tambm as que apresentaram dificuldades, para que o trabalho docente possa ser reorientado (DCE Sociologia, 2008,p. 98).

Portanto, as formas de avaliao na sociologia acompanham as prprias prticas de ensino e de aprendizagem, seja a reflexo critica nos debates, que acompanham os textos ou filmes, seja a participao nas pesquisas de campo, seja a produo de textos que demonstrem capacidade de articulao entre teoria e pratica, enfim varias podem ser as formas, desde que se tenha como perspectiva ao selecion-las a clareza dos objetivos que se pretende atingir, no sentido da apreenso do conhecimento e reflexo dos contedos pelo aluno. A recuperao paralela se dar atravs da retomada dos contedos abordados imediatamente a correo da avaliao e aps ser oportunizado aos alunos realizar nova atividade avaliativa que pode ser o mesmo instrumento ou um novo conforme o critrio a ser abordado. Podero ser utilizados instr5umentos como: trabalhos de pesquisa individual e coletiva, produo de textos dissertativos, prova escrita e oralidade. Desta forma, espera-se que os alunos possam em suas respectivas sries demonstrar os domnio quanto:

1 ANO

Compreendam a origem da sociologia, desde quando ela estudada e quais foram os primeiros socilogos; Conheam os principais socilogos e compreendam suas idias. Identifiquem-se como seres eminentemente sociais; Entendam que os conceitos formulados pelo pensamento sociolgico contribuem para a capacidade de anlise e crtica da realidade social que os cerca; Compreendam que as mltiplas formas de se analisar a mesma questo ou fato social refletem a diversidade de interesses existentes na sociedade; Compreendam o papel histrico das instituies sociais, associando as prticas dos diferentes grupos sociais aos princpios que regulam a convivncia em sociedade; Compreendam a organizao e a influncia das instituies e grupos sociais em seu processo de socializao e as contradies deste processo; Reflitam sobre as suas aes individuais e percebam que as aes em sociedade so interdependentes.

2 ANO Identifiquem e compreendam a diversidade cultural, tnica, religiosa, as diferenas sexuais e de gnero presentes nas sociedades; Compreendam o conceito de cultura;

Compreendam como cultura e ideologia podem ser utilizadas como formas de dominao na sociedade contempornea; Compreendam como o conceito de indstria cultural engloba os mecanismos que transformam os meios de comunicao de massa em poderosos instrumentos de formao e padronizao de opinies, gostos e comportamentos;

Entendam o consumismo como um dos produtos de uma cultura de massa, que est relacionada a um determinado sistema econmico, poltico e social; Compreendam de forma crtica a diversidade das formas de trabalho em vrias sociedades ao longo da histria; Compreendam as diferentes divises de trabalhos, conforme Durkheim, Weber e Karl Marx; Compreendam a sociedade capitalista e a permanncia de formas de organizao de trabalho diversas a ela; Compreendam as especificidades do trabalho na sociedade capitalista; Entendam que as desigualdades sociais so historicamente construdas, ou seja, no so naturais, variam conforme a articulao e organizao das estruturas de apropriao econmica e de dominao poltica;

Entendam as transformaes nas relaes de trabalho advindas do processo de globalizao; Conhecer as diferentes manifestaes culturais ( circos, teatros etc.); Identificar os diferentes meios de comunicaes de massa ( televiso, rdio etc.).

3 ANO Possam analisar e compreender de forma crtica o desenvolvimento do Estado Moderno, e as contradies do processo de formao das instituies polticas; Possam analisar criticamente os processos que estabelecem as relaes de poder presentes nas sociedades; Compreendam e avaliem o papel desempenhado pela ideologia em vrios contextos sociais; Compreendam os diversos mecanismos de dominao existentes nas diferentes sociedades; Entendam como cultura e ideologia podem ser utilizadas como formas de dominao na sociedade contempornea; Analisem criticamente as vrias formas pelas quais a violncia se apresenta e se estabelece na sociedade brasileira;

Entendam o contexto histrico da conquista de direitos, e sua relao com a cidadania; Conheam as diferentes formas de organizao social (capitalismo, socialismo); Compreendam o significado dos conceitos:democracia, autoritarismo, totalitarismo, ideologia, dominao, etc; Conheam os direitos civis, polticos e sociais diferenciando cada um deles; Compreendam como direitos que hoje se consideram naturais, so resultado da luta de diversos indivduos ao longo do tempo; Sejam capazes de identificar grupos e situaes de vulnerabilidade em nossa sociedade, problematizando a necessidade de garantia de seus direitos bsicos; Entendam as diversas possibilidades de compreender a cidadania; Conheam o contexto histrico do surgimento dos diversos movimentos sociais em suas especificidades; Identifiquem, analisem e comparem os tipos de movimentos sociais no Brasil; Discutam a questo ambiental do nosso pas; Entendam o que so as ONGS e como funcionam.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

ADORNO, Theodor. A indstria cultural. Televiso, conscincia e indstria cultural. In: COHN, Gabriel (Org.). Comunicao e indstria cultural. 5.ed. So Paulo: T.A. Queiroz, 1987. BAUMAN, Zigmunt. Por uma sociologia crtica; um ensaio sobre o senso comum e emancipao. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1977. BERGER, Peter; LUCKMANN, Thomas. A construo social da realidade. 11.ed. Petrpolis: Vozes, 1994. BOURDIEU, Pierre. O poder simblico. Lisboa: DIFEL; Rio de Janeiro: Editora Bertrand Brasil, 1989. CHAUI, Marilena. Filosofia. Editora tica So Paulo, 2003. COMTE, Auguste. Curso de Filosofia Positiva. In: Os Pensadores. v. XXXIII, So Paulo: Editor Victor Civita, 1973. DURKHEIM, mile. As regras do mtodo sociolgico. 14 ed. So Paulo: Editora Nacional. 1990. GOHN, Maria da Glria. Teoria dos movimentos sociais: paradigmas clssicos e contemporneos. 3.ed. So Paulo: Loyola, 2002. GRAMSCI, Antonio. A era do globalismo. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1999. MARSHALL, Thomas. Cidadania, classe social e status. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1967. OLIVEIRA, Prsio Santos de. Introduo Sociologia. Editora tica So Paulo, 2004.

PARAN, Diretrizes Curriculares De Sociologia Para A Educao Bsica, Curitiba, 2006. TOMAZI, Nelson D. Iniciao Sociologia. Editora atual So Paulo, 2000. WEBER, Max. A tica protestante e o esprito do capitalismo. So Paulo: Pioneira, 1967. SILVA, Jos Otaclio. Elementos de Sociologia Geral. Cascavel: Edunioeste, 2004.

S-ar putea să vă placă și