Sunteți pe pagina 1din 10

PLANO DE CURSO 9 ANO TPICOS HABILIDADES Metodologia de ensino Materiais e/ou recursos didticos

No site do CVR h vrios exemplos de matrias e/ou propostas didticas para os professores utilizarem em suas aulas. Fica como sugesto a consulta ao site para se obter exemplos de materiais a serem utilizados.

Avaliao

Carga horria estimada


3 aulas.

16. Primeira Repblica: modernidade, grande propriedade, coronelismo e federalismo

16.1 Conceituar oligarquia, clientelismo, coronelismo e federalismo e relacion-los como elementos constitutivos do sistema poltico oligrquico.

16.2 Identificar a estrutura jurdico-institucional do regime republicano brasileiro, contida na constituio de 1891. 16.3 Compreender o significado da construo de Belo Horizonte em termos da modernidade e do ideal republicano.

17. Revoluo de 17.1 Compreender o processo de crise do 1930 no Brasil

sistema oligrquico brasileiro, relacionando-o ascenso de novas foras

Nessa etapa do processo escolar o professor tem como opo intensificar a formao argumentativa do alunato. Para essa atividade o professor poder estabelecer um dilogo entre dois ou trs exemplos que ilustrem o que so Oligarquia, clientelismo coronelismo e federalismo. Seria interessante que atravs da apresentao e discusso sobre os termos o professor sugira aos alunos que estabeleam um organograma, com intuito de formar uma rede de relaes de influncia correlacionada com o sistema oligrquico. Essa habilidade significa mais uma oportunidade de se trabalhar com fontes primrias. O professor poder, caso queira, utilizar fragmentos da primeira constituio republicana e pedir aos alunos que problematizem o tema e faam uma sutil comparao com fragmentos da constituio atual. O professor poder trabalhar essa habilidade estabelecendo uma relao de questionamento sobre a escolha de Belo Horizonte (at ento uma cidade pouco conhecida no interior de Minas Gerais) em detrimento de outras cidades com potencial mais estratgico dentro do territrio mineiro (como a j promissora cidade de Juiz de Fora). Nessa aula os interesses polticos que levaram a escolha de Belo Horizonte podem ser relacionados com o j cultural, ostracismo regional e rivalidade poltica em que outras regies do estado entraram a partir de 1893. O professor, durante a consolidao dessa habilidade, poder buscar ligar a crise mencionada aos interesses divergentes das foras locais e dos centralistas. Caso queira, o professor ainda pode estruturar uma anlise voltada s discrepncias poltico-culturais existentes dentro dos estados da federao.

A critrio dos alunos e do professor.

3 aulas.

3 aulas.

4 aulas.

polticas e econmicas.

17.2 identificar no Brasil dos anos 30 e incio dos anos 40 a presena de embates entre comunistas e fascistas.

18. A Era Vargas: autoritarismo, estado e nao

18.1 Relacionar o autoritarismo do governo Vargas com a ascenso do nazi-fascismo.

18.2 Identificar as ambiguidades da poltica econmica nacionalista do governo Vargas.

As alianas polticas que foram feitas entre os poderes locais tambm devem ser abordadas, e tambm o efeito inicial da crise econmica de 1929. O professor poder criar uma simulao ou um seminrio para melhor elucidar o tema. Com base nos subsdios de contedo e tericos, que com certeza o professor deve ter trabalhado com os alunos, o mesmo poder relacionar panfletos, cartas (como a da chamada intentona comunista), e movimentos quase partidrios como o Integralista, com suas bases tericas. Como sugesto o professor poder dividir a turma em dois grandes blocos e pedir para que debatam de um lado, aqueles que estudaram o fascismo, pedindo que defendam o que prudente na ideologia fascista e o que no . Do outro lado o grupo que defende o a ideologia comunista (no esquecendo de problematizar o comunismo real e o terico). Seria prudente alm de relacionar o que se pede para a consolidao da habilidade tambm problematizar o porqu do governo Vargas ser considerado autoritrio e quais os elementos de semelhana com o chamado Nazi-fascismo (lembrando de relativizar o termo fascismo e relaciona-lo com os locais em que essas ideologias aparecem). Como sugesto o professor pode, aps contextualizar o tema, focar a questo da no existncia de cobrana aduaneira entre os estados, favorecendo assim o comrcio interno. O professor poderia ligar essa questo ao ato simblico realizado em que Vargas acaba com a existncia poltica dos estados brasileiros. Para essa Habilidade o professor poder estabelecer uma zona de interao entre o financiamento existente entre o governo italiano e o governo brasileiro. Nesse ponto o professor dever relacionar tambm o outro lado, ou seja, o investimento estadunidense para a formao de indstrias em solo brasileiro (caso da CSN, por exemplo). Nesse ponto seria interessante abordar a poltica estadunidense para com a Amrica e a necessidade brasileira de apoia-los.

4 aulas.

2 aulas.

2 aulas.

18.3 Relacionar a II Segunda Guerra Mundial e a industrializao no Brasil.

2 aulas.

18.4 Analisar e compreender os avanos e recuos da cidadania nesse perodo: extenso dos direitos sociais (direitos trabalhistas, ampliao do direito de voto) X cerceamento dos direitos polticos e civis (autoritarismo). 18.5 Analisar e compreender o processo de constituio de uma nova identidade nacional ligada industrializao e centralizao do poder.

O professor poder estabelecer uma tripla comparao: quem era o cidado antes do Estado Novo? Quem o cidado no Estado novo? E quem o cidado hoje?. A partir desse eixo o professor pode relacionar os itens que so pedidos para a consolidao da habilidade.

4 aulas.

19. Novo contexto internacional: fim da Segunda Guerra Mundial

18.6 Analisar o papel da propaganda oficial para difuso do novo iderio nacional, utilizando os meios de comunicao (rdio) e as expresses artsticas (msica, literatura, cinema). 19.1 Contextualizar a Guerra Fria e a Diviso do mundo em reas de influncia dos EUA e URSS, identificando os conflitos em que essas potncias se envolveram

O foco para consolidar essa habilidade poder partir da questo relacionada ao desejo do governo Vargas de estruturar e mostrar um pas forte perante o mundo em que viviam. Para isso, o professor poder abrir uma discusso sobre a troca de perspectiva tnica do Darwinismo social pela perspectiva da Democracia racial. O professor a partir disso poder relacionar a questo da formao de um povo brasileiro misto e cordial com a necessidade de se manter as rdeas centralizadoras dentro do estado. Uma outra sugesto problematizar os termos estado e nao. Isso poder ser uma ferramenta na operacionalizao da aula. Para essa aula seria prudente o professor intercalar a anlise de fragmentos de outras historiogrficas sobre o assunto com fontes de poca. Como transcries de programas de rdio, ouvir alguma msica ou outros textos de poca. O professor poder, tambm, traar um comparativo com elementos semelhantes existentes na vida cotidiana de hoje, como sugesto o trabalho poderia ser feito observando as estratgias de propaganda abordadas pela Rede Globo de Televiso. A prpria descrio da habilidade exemplifica como fazer para consolida-la. O trabalho do professor no decorrer dessa habilidade estaria em relacionar os principais conflitos de influncia regionais (a exemplo da Guerra da Coreia e do Vietn). Um destaque deve ser dado para as chamadas Guerras de descolonizao existentes na frica, porm um cuidado deve ser

3 a 4 aulas.

3 aulas.

4 aulas.

e Guerra Fria

na Europa, sia, frica e Amrica. 19.2 Compreender a importncia das Revolues Chinesa e Cubana para a histria do sculo XX, no mundo e no Brasil.

20. Avanos do capital estrangeiro e crise do populismo

20.1 Analisar a influncia do capital estrangeiro na industrializao do Brasil e os embates internos entre entreguistas e nacionalistas. 20.2 Conceituar populismo.

dado para no consolidar o esteretipo do pobre que no consegue viver sem a ajuda de um branco europeu. A Guerra Fria tambm deve servir de pano de fundo. O professor poder nessa habilidade tentar desconstruir e problematizar o que se comumente falado sobre ambas s revolues. Para isso ele poder lanar mo de fragmentos de livros escritos por jornalistas e historiadores. Como sugesto possvel relacionar alguns velhos pontos, bem conhecidos comumente, sobre ambas as revolues (o termo revoluo tambm poder ser problematizado) e ampliados para o debate. O professor poder ampliar a discusso estabelecida na habilidade 18.3, incorporando a ela o debate sobre as polticas que beneficiam principalmente as multinacionais e pouco ajudaram a desenvolver a industrial nacional (ou seja eram nacionais apenas no nome).

4 aulas.

2 aulas.

20.3 Identificar e analisar a constituio dos partidos polticos no Brasil nas dcadas de 50 60.

O professor deve tomar apenas o cuidado de debater o conceito a partir de diferentes perspectivas, exemplificando os populismos em diferentes regies e contextos, mesmo os que so prximos do contexto brasileiro. Essa habilidade pode ser trabalhada usando como forma de ilustrar e desenvolver o conhecimento sobre o assunto, panfletos polticos e jornais de poca (como o jornal ltima Hora, que pode ser encontrado digitalizado na internet no endereo:

2 aulas.

2 aulas.

http://www.amigosdoarquivo.com.br/uhdigital/ ou em http://www.arquivoestado.sp.gov.br/uhdigital/pesquisa.php).
20.4 Analisar o desenvolvimentismo nos anos dourados de JK (1956- 1960). Essa habilidade pode ser trabalhada usando para debate, fontes semelhantes a descrita na habilidade anterior, porm podem ser inclusas fontes udio visuais para flexibilizar as aulas. Uma dica de fonte udio visual seria o documentrio Histria do Brasil por Boris Fausto , o quarto captulo do documentrio aborda a temtica da habilidade. O professor s dever tomar cuidado ao selecionar e debater os trechos do documentrio pertinentes ao objetivo da aula. 4 aulas.

21. Represso, resistncia poltica e produo cultural no Brasil

20.5 Analisar e compreender os embates poltico-ideolgicos entre direita e esquerda nos governos Jnio Quadros e Joo Goulart: o golpe militar de 1964. 20.6 Compreender os motivos, os pretextos e as estratgias subjacentes ao golpe militar de 1964. 20.7 Analisar limites e avanos da cidadania entre 1945 e 1964. 21.1 Analisar o processo de implantao da ditadura militar no Brasil. 21.2 Identificar as bases jurdicas e institucionais da ditadura militar: atos institucionais, Constituio de 1967 e Emenda Constitucional de 1969. 21.3 Analisar o aparato repressivo militar e paramilitar institudo pela ditadura, com apoio da sociedade civil, para eliminao dos opositores (subversivos) e sustentao do regime. 21.4 Analisar os principais movimentos de resistncia da esquerda (guerrilhas urbanas e rurais).

Nessa habilidade o professor poder reavivar as discusses apresentadas nas aulas anteriores acrescentando a elas fontes semelhantes s descritas na habilidade 20.3.

4 aulas.

Como sugesto, o profissional poder utilizar desde mapas polticos, fontes udio visuais e charges a propostas semelhantes as que j foram apresentadas anteriormente nesse plano. O professor poder ampliar a discusso trabalhada no item 18.4, porm trabalhando o contexto apresentado (as habilidades so semelhantes).

3 aulas.

3 aulas. Como o professor poder notar, as habilidades presentes nesse tpico, e no prximo trazem caractersticas muito semelhantes (note que h uma Constana que pede para o aluno analisar, identificar e contextualizar os assuntos abordados dentro da Histria) s j exaustivamente tratadas no decorrer desse planejamento. A sugesto para trabalha-las no foge muito do que j foi proposto, ficando, obviamente, o profissional e o alunato livre para comporem novidades e debates histricos que auxiliem, primordialmente na construo do conhecimento sobre a disciplina. Deve-se ressaltar que como as habilidades trabalham com a memria social, o profissional deve ficar atento, como j mostrando no decorrer desse planejamento, para no cristaliza-las ou corroborar com esteretipos derivados do senso comum. H uma Clara diviso entre Histria e ensino de histria, o professor ao utilizar as produes historiogrficas em sua aula deve estar atento para tornar esse conhecimento realmente acessvel aos alunos mantendo-se como um mediador entre produo histrica e ensino de histria. Por fim, para o tpico 21 e 22 fica a sugesto de buscar ao menos pensar e problematizar as propostas apresentadas por todo o planejamento e os pontos levantados nesse pequeno texto, no

3 aulas.

3 aulas.

4 aulas.

22. Democracia e cidadania no Brasil atual

21.5 Identificar e analisar as restries cidadania na ditadura e as limitaes aos direitos polticos e civis. 21.6 Analisar as mudanas no contexto econmico brasileiro durante a ditadura: internacionalizao da economia, industrializao, urbanizao, dependncia econmica e constituio de uma sociedade de consumo. 21.7 Analisar o contexto cultural brasileiro antes do golpe de 64 e a forma como foi afetado; as diversas formas de resistncia dos artistas e intelectuais brasileiros: a MPB, os festivais da cano e o cinema novo. 21.8 Analisar a implantao dos governos autoritrios e da luta armada na Amrica Latina. 22.1 Analisar o contexto de formulao da Constituio Cidad de 1988 e os avanos da cidadania nela expressos. 22.2 Contextualizar as

havendo assim, nenhum problema ao utilizar outras propostas didticas para a disciplina.

3 aulas.

4 aulas.

4 aulas.

3 aulas.

4 aulas.

3 aulas.

transformaes mundiais do final do sculo XX a partir da desagregao do socialismo real. 22.3 Analisar o contexto das tenses e reivindicaes sociais no Brasil atual: eleies brasileiras de 2002, o Movimento dos Sem-terra (MST) e a reforma agrria; os sem-teto; movimento negro; a questo das polticas afirmativas. TPICOS OPCIONAIS REFERENTES AO SUBTEMA 01

6 aulas.

IX. Transformaes econmicas, sociais e culturais no Brasil da Primeira Repblica

Analisar os partidos polticos, o processo eleitoral na repblica oligrquica e os limites da cidadania nesse contexto. Compreender o processo de diversificao econmica no Brasil aliado aos processor de imigrao, urbanizao e industrializao. Compreender o processo de transformao da

X. Revoluo Russa de 1917 e movimento operrio, anarquismo e comunismo no Brasil

XI. Ascenso do nazi-fascismo na Europa

paisagem urbana da cidade do Rio de Janeiro, associando modernidade e excluso social. Relacionar o modernismo e a busca da nacionalidade: a Semana de Arte Moderna de 1922. Compreender a Revoluo Russa de 1917 e o processo de construo do comunismo na Unio Sovitica e sua repercusso no Brasil. Analisar o movimento tenentista e a Coluna Prestes. Analisar o perodo entreguerras e a crise de 1929. Compreender o processo de ascenso dos regimes extremistas de direita na

XII. O rdio, o cinema, o carnaval e o futebol: a cultura de massas no Brasil

XIII. Neoliberalismo e tenses sociais no Brasil

Alemanha e Itlia. Compreender a constituio de uma cultura popular e, ao mesmo tempo, de uma cultura de massas, no brasil da Era Vargas. Conceituar cultura de massas e cultura popular. Analisar o contexto de estabelecimento de uma nova ordem mundial: ascenso dos governos conservadores e do neoliberalismo. Analisar a eleio de Fernando Collor de Mello e a abertura econmica do mercado brasileiro. Analisar a mobilizao popular e o impeachment de Fernando Collor de Mello (1992).

Analisar os dois governos de Fernando Henrique Cardoso e a implantao do neoliberalismo no Brasil. Analisar a criao dos blocos econmicos regionais: Mercosul, Nafta e MCE.

S-ar putea să vă placă și