Sunteți pe pagina 1din 6

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE - IFRN

Campus Natal-Central

Curso: Lngua Portuguesa I Prof Adriana da Silva Leite PRINCIPAIS MECANISMOS DE COESO REFERENCIAL

1. ANFORA Observe o exemplo a seguir: A obra de Gilberto Freire, que compreende mais de 80 ttulos, precisa ser apresentada ao Brasil que no a conhece. Casa Grande &Senzala, sua obra prima, foi publicada originalmente em 1933. O livro lhe rendeu notoriedade precoce, alm de fama de polemista. Mas, para quem convivia com o escritor pernambucano, ele era, sobretudo, um sedutor. (texto adaptado) Como se pode perceber, cada uma das unidades textuais sublinhadas retoma uma outra do mesmo texto. A todos esses fenmenos de retomada, chamamos anfora em virtude de cada uma das unidades em destaque estar colocada depois do elemento lingustico que nos permite interpretla. Pode-se perceber, ainda, no exemplo em anlise, a relao anafrica estabelecida no s atravs de pronomes (que / que / a / sua / lhe / ele) mas tambm de grupos nominais (O livro / e escritor pernambucano).

2. CATFORA Observe o exemplo abaixo: Seus trabalhos conduziram moderna fsica ptica e a formulao das trs leis do movimento que geraram a lei da gravitao universal e lanaram os fundamentos do clculo infinitesimal. O pai da cincia moderna colocou abaixo o pensamento filosfico vigente at o sculo XVII, eliminando a dependncia da ao divina. Apesar disso, Isaac Newton no foi queimado na fogueira. (texto adaptado)

Nesse caso, trata-se de uma relao catafrica, pois cada uma das unidades textuais em destaque est colocada antes do elemento lingustico que nos permite interpret-la. OBSERVAO As anforas/catforas lexicais. podem ser classificadas como pronominais ou

a) Anfora/catfora pronominal: o termo posposto/anteposto ao termo retomado um pronome ou palavra/expresso com funo de pronome. O espao em torno da Terra uma espcie de rodovia por onde passam objetos enormes, como asteroides e cometas. (anfora pronominal) Chegaram dois turistas ao quiosque. Um era hondurenho. O outro haitiano. Ambos tomaram gua de coco. (anforas pronominais) Ao saberem que uma categoria trabalhista entrou em greve, comum outras fazerem o mesmo. (anfora pronominal) Reinaldo estava decidido a comprar um imvel, mas no o fez porque no conseguiu financiamento. (anfora pronominal) Agito noturno e farta programao cultural, com temporadas de peas e concertos ao ar livre. Assim Pipa no vero. (anfora pronominal) Livro como filho. Tem vida prxima e no d para escolher o melhor. Jorge Amado repetia sempre isso. (anfora pronominal) Jorge Amado repetia sempre isto: Livro como filho. Tem vida prpria e no d para escolher o melhor. (catfora pronominal) Em Ponta Negra, eles so vendidos em quantidade. L se encontram os mais variados frutos do mar. (catfora pronominal/anfora pronominal)

b) Anfora/catfora lexical: o termo posposto/anteposto ao termo retomado um grupo nominal. O fim do comunismo na Albnia revelou que um dos regimes mais fechados do planeta produzira, na verdade, uma sociedade de esfomeados e desesperados. (anfora lexical) Solicitou-se que o chefe punisse o culpado. Desconfia-se de que a coisa no surtir o efeito pretendido. (anfora lexical)

No pescoo no cabiam mais colares. A vedete usava uma tonelada de bugigangas. (catfora lexical)

3. REITERAO a simples repetio do mesmo grupo nominal. Os termos no dependem um do outro para serem compreendidos. No ltimo carnaval, a Grande Rio apresentou um excelente desfile. A Grande Rio contou com a genialidade do seu carnavalesco.

4. ELIPSE o apagamento de elementos lingusticos possveis de ser recuperados no contexto. Um dia ele mandou flores para a mulher do vizinho. No outro #, todos os vizinhos mandaram flores para ele. # Canta e # representa como poucos. Bibi Ferreira perfeccionista. Atravs da linguagem, o homem expressa o mundo e # se expressa no mundo. - Voc vai bem? - Sim #. PRINCIPAIS MECANISMOS DE COESO SEQUENCIAL 1. POR CONEXO Consiste no estabelecimento de relaes semnticas entre os segmentos do texto (oraes, perodos, pargrafos etc.) atravs de conectores. Exemplos de algumas conexes: Adio Boas palavras custam pouco e devem ser ditas sempre. Ningum d o que no tem nem mais do que tem. Jorge Amado ocupou enorme espao no apenas nas letras mas na vida cultural em geral e na vida poltica do pas.

Causa e/ou consequncia Quando a barriga est muito grande, a mulher grvida no deve mais dirigir, pois ela fica com as pernas demasiadamente abertas, diminuindo o reflexo de frenagem.

Como no foi possvel modificara as empregadas, criou-se a loua inquebrvel. O Brasil precisa explorar com urgncia sua riqueza porque a pobreza no aguenta mais ser explorada. Algumas pessoas so to feias que deveriam processar a natureza por perdas e danos. Os banhistas se expuseram tanto ao sol que desidrataram. Se durante a gestao a me costuma gritar muito, provvel que a criana se torne um adulto ansioso. Dalila no teria entrado para Histria caso Sanso fosse careca. Junta mdica uma reunio que os mdicos fazem nos ltimos momentos de nossa vida para dividir a culpa. Deve-se mastigar bem os alimentos, a fim de no se prejudicar o processo digestivo. Existo, logo penso. Os atletas estavam bem preparados, ento xito. deveriam ter logrado

Contrajuno (contraste) Deseja-se viver para sempre, mas sem envelhecer. Embora se deseje viver para sempre, ningum quer envelhecer. Apesar de Natal ser a cidade do sol, as chuvas vm caindo com frequncia nos ltimos dias. Boas palavras custam pouco e valem muito.

Disjuno (alternncia) Quem d aos pobres ou empresta... adeus! Panela em que muitos mexem, ou sai insossa ou salgada.

Comparao Os credores tem mais memria que os devedores. Da mesma forma que o latim est para a missa, a lngua litrgica nag est para o candombl.

Conformidade

cada um colhe conforme planta. Os soldados realizaram as tarefas de acordo com as instrues previamente recebidas.

Circunstncia (tempo/proporo) O paraquedas o nico meio de transporte que, quando enguia, chega mais rpido. Por que o homem, em criana, to agarrado me e, depois que cresce, to agarrado me dos outros? Enquanto houver ambio, existir guerra.

2. POR JUSTAPOSIO Consiste no estabelecimento de relaes semnticas entre os segmentos do texto (oraes, perodos, pargrafos etc) atravs da presena, ou no, de elementos encadeadores. Quando o texto se organiza sem esses elementos, h um conector elptico, cabendo ao leitor inferi-lo. Caso contrrio, as relaes so estabelecidas por elementos lingusticos que marcam a sequencia temporal, a ordenao espacial, especificam a ordem dos assuntos no texto etc. O caminho mais curto entre dois pontos no uma reta. um nibus. (conector elptico) Restaurantes so locais antagnicos. Dois mundos opostos convivem em torno de um objetivo comum: empanzinar o cliente. De um lado, o salo, com suas toalhas imaculadas, musiquinha ambiente no tom certo, iluminao adequada e a polidez dos garons. De outro, o interior das cozinhas com fumaa, suor, barulho e brigas. (elementos lingusticos que marcam a ordenao espacial) O primeiro passo ir comprando os mveis: depois se marca a data do casamento. (elementos lingusticos que marcam a sequencia temporal) Em primeiro lugar, abordar-se- a meditao dos hindus; a seguir, falar-se- sobre o fenmeno da levitao; e, no final, mostrar-se-o algumas prticas. (elementos lingusticos que especificam a ordem dos assuntos no texto)

3. POR COLOCAO Consiste na utilizao de palavras a um mesmo campo lexical. Houve um grande acidente na estrada. Dezenas de ambulncias transportaram os feridos para os hospitais da cidade mais prxima.

Se verdade que a coeso no constitui condio necessria nem suficiente para que um texto seja um texto, no menos verdade, tambm, que o uso de elementos coesivos d ao texto maior legibilidade, explicitando os tipos de relaes estabelecidas entre os elementos lingusticos que compem. Assim, em muitos tipos de texto cientficos, didticos, expositivos, opinativos, por exemplo a coeso altamente desejvel, como mecanismo de manifestao superficial da coerncia. Concluindo, pode-se afirmar que o conceito de coeso textual diz respeito a todos os processos de sequencializao que asseguram (ou tornam recupervel) uma ligao lingustica significativa entre os elementos que ocorrem na superfcie textual. (Koch, 2001, p. 19)

BIBLIOGRAFIA KOCH, I.G.V. A coeso textual. So Paulo: Cortez, 2001. MAINGUENEAU, D. Anlise de textos de comunicao. So Paulo: Cortez, ano

S-ar putea să vă placă și