Sunteți pe pagina 1din 22

INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA Campus Alegrete

CURSO DE ESPECIALIZAO EM ...................

Nome do aluno

TTULO DO PROJETO

Alegrete 2011

NOME DO ALUNO

TTULO DO PROJETO

Projeto de Pesquisa apresentado ao Curso ESPECIALIZAO EM ........................,


do Campus Farroupilha. Alegrete, do Instituto Federal

Alegrete 2011

SUMRIO 1 2 2.1 2.2 3 4 4.1 5 6 7 INTRODUO...........................................................................3 OBJETIVOS..............................................................................6 OBJETIVO GERAL........................................................................6 OBJETIVOS ESPECFICOS............................................................6 JUSTIFICATIVA........................................................................7 REVISO DA LITERATURA........................................................8 NORMAS BSICA DA ABNT...........................................................8 METODOLOGIA.........................................................................15 CRONOGRAMA.........................................................................16 ROTEIRO PRVIO (DO ARTIGO)...............................................17 REFERNCIAS..........................................................................18 ANEXO1...................................................................................19

1 INTRODUO

O projeto de pesquisa um roteiro para a elaborao de pesquisa em uma determinada rea, que possibilita a produo do conhecimento e sua sistematizao sobre um tema especfico a ser abordando. O roteiro a seguir foi elaborado de acordo com as normas tcnicas oficiais e detalha as diversas fases que compem o projeto de pesquisa. Nesse sentido, constitui-se num importante instrumento de auxlio ao aluno para a elaborao e posterior execuo de uma pesquisa cientfica. Na introduo dever ser apresentada uma sntese geral do projeto, um panorama geral do que ser buscado com a pesquisa. Conforme a ABNT (NBR 15287) o projeto de pesquisa devem ser constitudos de uma parte introdutria, na qual devem ser expostos o tema do projeto, o problema a ser abordado, e a(s) hiptese(s), quando couber(em) (ABNT, 2005, p. 3).

TEMA E DELIMITAO

O tema abordado constitui-se no objeto de estudo da pesquisa. A indicao do tema da pesquisa o primeiro passo da elaborao do projeto. Nesse item, o tema deve ser exposto de forma clara, definindo o objeto a ser estudado. Ressalta-se que a escolha do tema deve ser sempre permeada por vrios fatores que auxiliaro no desenvolvimento da proposta da pesquisa, dos quais se destacam: - Vontade pessoal de desenvolver a pesquisa; - Possibilidades de execuo;

- Inovao / ineditismo; - Estar de acordo com a rea de concentrao do curso. Para a escolha do tema, entretanto, deve-se ter o cuidado de no escolher algo que no est por ser resolvido. Por outro lado, o tema dever ser analisado sem a influncia de fatores emocionais do autor, ou seja, o tema ser proveitosamente discutido, quando houver certo distanciamento por parte do pesquisador. O distanciamento evita que o mesmo envolva sua carga afetiva pessoal na resposta aos problemas suscitados durante a pesquisa. Para realizar o trabalho de investigao cientfica, o pesquisador dever definir e explicitar o tema ou objeto de anlise de forma clara e direta. A delimitao do foco da pesquisa implica em situar o tema espacial (delimitao geogrfica) e temporalmente (perodo proposto para a pesquisa), de acordo com o contexto geral da sua rea de trabalho. Deve-se ter conscincia que essa delimitao ser a base para tornar a pesquisa efetivamente vivel. Assim, quanto mais circunscrita for a delimitao, apontando para um rumo precisamente delineado, maior a possibilidade da pesquisa desenvolver algo realmente novo, que interesse o leitor j primeira vista. Alm disso, preciso que fique claro que ser em funo dos problemas que a pesquisa pretende resolver que devero ser definidos tanto o espao quanto a temporalidade do tema.

PROBLEMA

a definio do problema ou problemas tericos e/ou prticos a serem resolvidos com a execuo da pesquisa.

O problema central da pesquisa j deve estar contido na delimitao temtica, a fim de indicar o caminho pelo qual a pesquisa ser guiada. Entretanto, nesse item a parte, o autor do projeto tem a possibilidade de construir uma anlise mais aprofundada acerca do problema ou problemas que pretende solucionar, podendo apresentar suas variantes, determinantes e/ou dificuldades. inerente ao trabalho do pesquisador a antecipao de hipteses para a soluo do problema proposto. A indicao de hipteses, depois da definio do problema um recurso de que se vale o pesquisador para tentar superar o impasse produzido pelo problema. As hipteses nada mais so do que respostas possveis ao problema formulado, uma soluo ao menos provisria para responder inquietao suscitada pelo problema. Assim, a imaginao do pesquisador se antecipa comprovao cientfica, ao conhecimento propriamente dito. Por isso, as hipteses podem servir como um fio condutor que guiar o pensamento e a prtica do pesquisador para encontrar as respostas para o seu problema de pesquisa.

10

2 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL

A apresentao dos objetivos varia em funo da natureza do projeto. Nos objetivos da pesquisa cabe identificar claramente o problema e apresentar sua delimitao. O objetivo geral define o que o pesquisador pretende atingir com sua investigao. Os objetivos so escritos sempre iniciando com verbos no infinitivo.

2.2 OBJETIVOS ESPECFICOS

Os objetivos especficos definem etapas do trabalho a serem realizadas para que se alcance o objetivo geral. Podem ser: exploratrios, descritivos e explicativos. Assim, deve-se sempre utilizar verbos no infinitivo para iniciar os objetivos: Exploratrios (conhecer, identificar, levantar, descobrir); Descritivos (caracterizar, descrever, traar, determinar); Explicativos (analisar, avaliar, verificar, explicar). Este o nico captulo de todo o projeto que deve aparecer na forma de tpicos, ao contrrio dos demais que devero ser apresentados em forma de texto discursivo e problematizado. Assim, ele geralmente curto e no deve conter muitos objetivos, especialmente em Cincias Humanas, pois poder desvirtuar a pesquisa para meandros que no se conseguir alcanar.

11

JUSTIFICATIVA

Justificar consiste em descrever e argumentar sobre as razes e motivaes da escolha do tema em questo, apresentando, de forma clara e objetiva, a relevncia terica ou prtica da pesquisa. Na justificativa, tem de ficar claro por que a pesquisa importante. No caso de pesquisa de natureza cientfica ou acadmica, a justificativa deve indicar, ainda: A relevncia social do problema a ser investigado; As contribuies que a pesquisa pode trazer no sentido de proporcionar respostas aos problemas propostos ou ampliar as formulaes tericas a esse respeito; O estgio de desenvolvimento dos conhecimentos referentes ao tema; A possibilidade de sugerir modificaes no mbito da realidade proposta pelo tema. Podem estar envolvidas na justificativa as possibilidades que o projeto tem para ser desenvolvido, levando-se em considerao a sua prpria carga de experincias e nveis formativos, que auxiliem a demonstrar que voc o pesquisador ideal para desenvolv-la. Como a justificativa nada mais do que convencer o outro, importante o pesquisador colocar-se na posio de algum alheio pesquisa para analisar os motivos pelos quais seria levado a ler tal estudo. Assim, importante realizar tambm conexes do seu tema a outras pesquisas, bibliografias e descobertas recentes. A importncia do tema a ser trabalhado cresce medida que se consegue lig-lo ao mundo externo.

12

4 REVISO DA LITERATURA

Consiste em apresentar um resumo do que j foi escrito sobre o tema. Uma pesquisa no parte do zero, por isso, o pesquisador dever fazer uma pesquisa prvia sobre o que j foi escrito em relao ao tema sobre o qual pretende estudar. Mesmo que seja uma pesquisa de campo indita, que avalia uma situao concreta desconhecida em um dado local, algum ou um grupo, em algum lugar, j deve ter feito pesquisas iguais ou semelhantes, ou mesmo complementares de certos aspectos da pesquisa pretendida. Uma procura de tais fontes, documentais ou bibliogrficas, torna-se imprescindvel para que no haja duplicao de esforos. A citao das principais concluses a que outros autores chegaram permite salientar a contribuio da pesquisa realizada, demonstrar contradies ou reafirmar comportamentos e atitudes. A literatura indicada dever ser condizente com o problema em estudo. Citar literatura relevante e atual sobre o assunto a ser estudado. Apontar alguns dos autores que sero consultados. Demonstrar entendimento da literatura existente sobre o tema. As citaes devero ser feitas de acordo com as regras da ABNT.

4.1 REGRAS BSICAS DA ABNT

13

4.1.1 Citaes

Citaes so indicaes de idias e argumentos de livros ou textos que serviro para confirmar ou negar as idias que se est desenvolvendo no trabalho. Sempre que se cita uma idia de outro autor deve-se indicar a fonte (a referncia), isto , o autor e a obra na qual consta a idia citada.

4.1.1.1 Citao literal

a transcrio literal de um texto, de um determinado autor, respeitando todas as caractersticas formais de redao, ortografia e pontuao.

Exemplo:

Assim, quando literal a citao deve ser copiada ao p da letra (LAKATOS; MARCONI, 1992, p. 177).

Quando o texto da citao literal inferior a trs linhas (citao curta), deve fazer parte do corpo do texto e ser colocado entre aspas, como no exemplo acima. Quando superior a trs linhas (citao longa), deve ser destacado do corpo do texto com recuo de 4cm da margem esquerda, sem aspas, espao simples entre linhas e fonte menor que a usada no texto.

Exemplo:
Emancipao quer dizer recuperar o espao prprio que outros usurparam, j que poder no bem abundante disponvel, mas apropriado no contexto do conflito social. Trata-se, pois, de trajeto

14

problemtico, no qual estratgia poltica essencial, traduzida na competncia de organizao da cidadania individual e, sobretudo coletiva (DEMO, 1992, p. 80).

Para enfatizar palavras ou trechos do texto citado, utiliza-se grifo ou negrito. Logo aps o grifo, coloca-se, entre colchetes, a expresso: grifo meu ou grifo nosso. A insero de palavras de esclarecimento, na citao, deve aparecer entre colchetes.

Trechos citados em lngua estrangeira devero ser indicados em itlico. recomendvel traduzi-los dentro do prprio texto. O trecho original tambm poder ser transcrito em nota de rodap.

Parte do trecho citado pode ser omitido com o uso de elipses trs pontos separados por espao [...] , entre colchetes.

4.1.1.2 Parfrase

a reproduo no literal das palavras do autor de forma a apresentar a sntese de suas idias.

Exemplo:

Tanto na citao literal quanto na parfrase, a fonte da citao deve ser indicada (LAKATOS; MARCONI, 1992).

Deve-se observar que, na citao literal, so indicados o ano da publicao e a pgina. J na parfrase pode-se citar somente o ano.

15

Quanto indicao do nome dos autores na parfrase, usam-se letras minsculas quando o mesmo citado no corpo do texto.

Exemplo:

Lakatos e Marconi (1992) indicam que, tanto na citao literal quanto na parfrase, a fonte da citao deve ser indicada.

Quando o nome do autor indicado entre parnteses usa-se letra maiscula (LAKATOS; MARCONI, 1992).

As citaes podem ser ainda divididas em Direta e Indireta.

Direta a reproduo extrada de fonte primria, isto , do documento original. Indireta, tambm chamada de citao da citao, a reproduo extrada de fontes secundrias, em que o autor no teve acesso fonte original. Nesse caso, citado o autor que cita o autor original da idia. indispensvel indicar de onde foi extrada a citao de maneira exata com indicao da pgina.

Exemplo:

Conforme Lakatos e Marconi, citados por Silva (2008, p. 7), tanto na citao literal quanto na parfrase os autores devem ser indicados.

A indicao da fonte das citaes tambm pode ser feita em Notas de rodap ou em Notas de final de captulo. Deve-se, no entanto, manter um padro para a indicao das referncias. Ou seja, indicadas no Corpo do texto ou em Notas de rodap ou em Notas de final de captulo.

16

4.1.2 Notas de rodap

Notas de rodap so anotaes colocadas preferencialmente ao p da pgina. Visam transmitir informaes que no puderam ser includas no prprio texto, por provocarem quebra de seqncia no discurso (TARGINO, 1993, p. 29).

Tambm podem ser usadas para indicar a fonte de citaes.

As Notas de rodap so usualmente explicativas, isto , fazem esclarecimentos e/ou observaes sobre determinado assunto ou termo utilizado no texto ou, ainda, remetem o leitor a outras fontes. As notas de rodap devem ser indicadas por nmeros arbicos seqenciais1.

4.1.3 Referncias

o conjunto de informaes, colocadas no final do trabalho, que identificam as obras citadas ou que foram consultadas para elaborao do texto. Devem ser digitadas com espao entre linhas simples, espao entre pargrafos 6 antes, e alinhadas esquerda.

Como fazer referncia de livros: SOBRENOME, nome (do autor). Ttulo da obra (Grifado em negrito, itlico ou sublinhado), subttulo em fonte normal (sem negrito ou itlico). Edio. Cidade de Publicao: Editora, ano. Nmero de pginas. Exemplos:

As notas de rodap devero ser formatadas em fonte 10 para se destacar do texto principal.

17

BECKER, Fernando; FARINA, Srgio; SCHEID, Urbano. Apresentao de trabalhos escolares. 13. ed. Porto Alegre: Multilivros, 1993. 150p. LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia do trabalho cientfico. 4. ed. Ver. e ampl. So Paulo: Atlas, 1992. 350p. Havendo at trs autores, todos so indicados, em ordem alfabtica, separados por ponto e vrgula. Exemplo: SOBRENOME, nome; SOBRENOME, nome; SOBRENOME, nome. Ttulo da obra... Havendo mais de trs autores, indica-se o primeiro ou o organizador do livro seguido da expresso latina et al., que significa e outros. Exemplo: SOBRENOME, nome et al. Ttulo da obra... Como fazer referncia de artigos de revistas: SOBRENOME, nome (do autor ou autores, obedecendo ao mesmo critrio anterior). Ttulo do artigo. Nome da revista (grifado em negrito ou itlico), Local de publicao (cidade), volume, nmero, pginas em que se encontra o artigo na revista, ms e ano de publicao da revista. Exemplo:

BRITO DA SILVA, dison. O mtodo fenomenolgico-hermenutico heidegeriano. Uruguaiana, Revista Hfen, v.28, n. 53/54, p. 5-12, jan./dez., 2004.

Como fazer referncia de artigos de revista publicadas na Internet:

18

A referncia de artigo de revista publicada na Internet segue o mesmo modelo anterior, acrescido, aps a data, das informaes referentes ao site no qual a revista est hospedada e a data de acesso, com as expresses: Disponvel em: <Home Page>. Acesso em: dia ms ano (ex.: 23 nov. 2009). Exemplo: SILVA, Joo. A escola que queremos. So Paulo, Revista Educao, v.2, n. 47/49, p. 59-67, jan./dez., 2008. Disponvel em: <http://www.educacao/revista.htm>. Acesso em: 28 jan. 2010.

Como fazer referncia de artigos ou textos de pginas HTML da Internet:

A referncia de artigos ou textos retirados de pginas HTML da Internet (que no sejam revistas) feita da seguinte maneira: SOBRENOME, nome. Ttulo do artigo (em negrito ou itlico). [ano em que o texto foi disponibilizado na Internet]. Disponvel em: <Home Page>. Acesso em: dia ms ano. Exemplo: OLIVEIRA, Maria F. A. de. Direito como cincia. [1998]. Disponvel em <http://www1.jus.com.br/doutrina/texto.asp?id=4>. Acesso em 28 jun. 2004. Neste caso, a indicao da fonte no corpo do texto, em citaes literais ou parfrases, feita da seguinte maneira:

Conforme Oliveira ([1998]) ou (OLIVEIRA, [1998]).

19

5 METODOLOGIA

A metodologia remete diretamente maneira de trabalhar o objeto da pesquisa. Remete ao pela qual sero alcanados os resultados esperados ou previstos. Assim, trata-se neste captulo da forma pela qual sero pesquisados, filtrados e analisados os dados obtidos no decorrer da pesquisa. As hipteses sero fundamentais nesse momento porque indicaro ao pesquisador, ainda sem o conhecimento devidamente aprofundado sobre o tema, vido por respostas, como selecionar os meios mais adequados para obter indicaes e/ou concluses acerca de suas indagaes. Numa pesquisa bibliogrfica, a metodologia consiste em descrever as fontes de pesquisa (as referncias iniciais) e o processo de estudo, a proposta de seleo das leituras, isto , porque alguns autores foram escolhidos e outros no. A metodologia compreende ainda a indicao de como ser feita a anlise do material pesquisado ou do tipo de anlise que ser efetuada: seletiva, crtica ou reflexiva, descritiva, analtica etc. Na pesquisa documental ou de campo, necessrio, ainda, delimitar e descrever, se necessrio, os instrumentos e as fontes escolhidos para a coleta de dados: entrevistas, formulrios, questionrios etc. A indicao do procedimento para a coleta de dados dever acompanhar o tipo de pesquisa selecionado, isto : a) para pesquisa experimental deve-se indicar o procedimento de testagem; b) para a pesquisa descritiva deve-se indicar o procedimento da observao: entrevista, questionrio, anlise documental, entre outros.

20

Os instrumentos ou seu esboo de instrumentos, que vierem a ser utilizados na pesquisa devero acompanhar o projeto no item ANEXOS. 6 CRONOGRAMA O cronograma de realizao do trabalho o tempo que o aluno dispe para a elaborao da pesquisa e da monografia. A pesquisa deve ser dividida em partes, com previso do tempo necessrio para passar de uma fase a outra. Algumas partes podem ser executadas simultaneamente enquanto outras dependem das fases anteriores. Assim, o cronograma visa distribuir o tempo total disponvel para a realizao da pesquisa, incluindo nesta diviso a elaborao do relatrio final.

ETAPAS
Levantamento bibliogrfico Fichamento de textos Coleta de fontes ... (documentos / jurisprudncia etc.) Anlise das fontes Organizao / Aplicao de questionrio (se houver) Tabulao dos dados (se houve coleta de dados) Organizao do roteiro da monografia (captulos) Redao do trabalho Reviso / entrega / defesa

JAN/2010

FEV/2010

MAR/2010

ABR/2010

MAI/2010

JUN/2010

X X X X

X X X X X

X X X X X

X X X X X

(Obs.: devero ser acrescentados ou suprimidos itens, de acordo com o propsito de cada pesquisa)

21

7 ROTEIRO PRVIO (DO ARTIGO) 1 INTRODUO 2 CAPTULO I 2.1 DIVISO DO CAPTULO I 2.1.1 Subdiviso (se houver) 2.1.1.1 Subdiviso mxima 3 CAPTULO II ... 4 CONSIDERAES FINAIS

22

REFERNCIAS Consiste na indicao da bibliografia consultada, isto , de todo material coletado sobre o tema: livros, artigos, monografias, material da internet etc., utilizados para a elaborao do projeto. Pode incluir textos que no foram analisados no referencial terico, mas que tenham sido citados como significativos para a anlise do problema em questo. As referncias bibliogrficas devero ser citadas de acordo com as regras da ABNT. Na bibliografia final, devem-se listar em ordem alfabtica todas as fontes consultadas. Veja os exemplos as seguir.

ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 15250: Rio de Janeiro, 2005. PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DO RIO GRANDE DO SUL. Biblioteca Central. Guia para apresentao de trabalhos acadmicos, teses e dissertaes. Disponvel em <http://www.pucrs.br/biblioteca/guia-trab.htm> Acesso em 02/09/2008. TARGINO, Maria das Graas. Citaes bibliogrficas e notas de rodap: um guia para elaborao: nova verso. Teresina: UFPI, 1993. BECKER, Fernando; FARINA, Srgio; SCHEID, Urbano. Apresentao de trabalhos escolares. 13. ed. Porto Alegre: Multilivros, 1993. DEMO, Pedro. Pesquisa: princpio cientfico e educativo. 2. ed. So Paulo: Cortez, 1991. LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia do trabalho cientfico. 4. ed. Ver. e ampl. So Paulo: Atlas, 1992.

(ANEXOS folhas seguintes)

S-ar putea să vă placă și