Sunteți pe pagina 1din 61

Curso Control 2007

ndice Geral Instalao.................................................................................................................................. 4 Instalando o Control Requisitos de Hardware Instalando o Control Iniciando o Control.................................................................................................................... 4 Criando um novo arquivo (Banco de Dados) Abrindo um arquivo existente Aprendendo Usar o Control........................................................................................................ 6 Escolhendo Comandos no Control Escolhendo Comandos na barra de menu Usando botes da barra de ferramentas Cadastros.................................................................................................................................. 7 Introduo a Cadastros Cadastrando Empresas e Obras Cadastrando Fabricantes Cadastrando Mo de Obra, Fornecedores, Laboratrios, Seguradoras, Prestadoras de Servio e Contratantes e Outros Classes de Cadastro Cadastrando Equipamentos Cadastrando Conjuntos e Subconjuntos Cadastrando Planos e Servios Cadastrando Perdas de Tempo Peas & Material de Consumo.................................................................................................... 20 Cadastro de Peas & Material de Consumo Associa Fabricantes Equivalncia Lista de Preos de Compra Entrada de Materiais Sada de Materiais Apropriao de Peas com Aplicao Direta Apropriao de Peas com Baixa em Estoque Estoque Controles.................................................................................................................................... 34 Comboios Combustveis e Lubrificantes Comboios Filtros Abastecimento e Eficincia Ordem de Servio Transferncia Equipamentos e Conjuntos Depreciao Mo de Obra Acoplamentos Analisar.......................................................................................................................................49 Consumo Combustvel e Lubrificantes Desempenho Custos Consumo Excessivo Consumo Lubrificantes Equipamento OS Utilizao Nmero OS Outros Relatrios Utilitrios....................................................................................................................................55 Opes Usurios Indicadores

Calculadora Ajuda.......................................................................................................................................... 58 Reparar Arquivo do Control Reparar Comboios Reparar Acumulados Atualizar Saldos Comboio Reparar Acumulados dos Conjuntos Reparar Histrico dos Conjuntos Reparar Custos Reparar Transferncias Remover Lanamentos Duplicados do Equipamento Remover Transferncia de Equipamentos Verificar Itens de Estoque Sobre o Control Dicas.......................................................................................................................................... 59 Dicas

Instalando o Control Introduo a Instalao O programa de instalao do Control descompacta e copia o programa Control e outros arquivos para o seu disco rgido ou rede. Antes de poder utilizar o Control, voc dever usar o programa de Setup do Control. Neste captulo, voc aprender como instalar o Control no seu disco rgido ou rede. Requisitos de Hardware Para usar o Control para Windows voc precisar: Computador pessoal com um processador Intel (Pentium, Celeron) ou AMD (Athlon, Duron) ou equivalente de 850 MHz ou superior. Pelo menos, 128 megabytes de memria de acesso aleatrio (RAM). A impressora opcional; recomenda-se a utilizao de um mouse. Instalando o Control As instrues abaixo informam como instalar o Control em seu computador com o Windows. Importante: Embora o Control no seja protegido contra cpias, voc poder fazer cpias somente para efeito de backup. Para maiores detalhes, favor ler o contrato de licenciamento no final deste manual. Para instalar o Control atravs do Windows: 1. Inicie o Windows. 2. Coloque o CD na unidade D ou unidade que contenha o CD-ROM . 3. No boto Iniciar do Windows, escolha Executar. 4. Digite d:\Control\setup.exe 5. Pressione ENTER. 6. Siga as instrues de instalao apresentadas na tela.

Microsoft Windows 98, 2000, NT ou posterior.

Importante: Enquanto o Setup estiver sendo executado, preencha e devolva seu carto de registro do Control. Isso assegurar que voc tenha acesso ao suporte da Paiva Piovesan.

Ao clicar no boto abrir com o arquivo.con selecionado, ser aberta a janela de usurio e senha junto com o nome da empresa em azul na parte superior, basta informar o usurio e senha e clicar em OK. O Control vem com um arquivo de exemplo denominado CONSTRUTORA.CON . Este arquivo pode ser encontrado no diretrio de instalao do Control e para ter acesso aos mesmos informe como usurio paiva e mantenha o campo senha em branco.

DICA: Ao se iniciar o Control, caso uma srie de botes e menus estiverem em cinza (desabilitado) significa que aquelas opes no esto disponveis no momento. Se mesmo ao abrir uma carteira da empresa algumas das opes ainda estiver cinza significa que o seu acesso quela funo no permitido, ou o arquivo do Control no foi aberto. Iniciando o Control Aps ter instalado o Control, voc poder iniciar o aplicativo. Para iniciar o Control no Windows:

1. Clique no Boto "Iniciar", escolha em Programas, a opo "Paiva Piovesan Company". 2. Escolha o cone Control 2007 e clique nele para iniciar. Criando um novo Arquivo do Control O arquivo do carteira da empresa criada atravs do menu Arquivo sub-menu Novo. O nome do arquivo a ser criado livre (obedecendo-se as regras do Windows) sendo que o Control adiciona automaticamente a extenso .con. Este arquivo conter todas as informaes de contas de uma determinada empresa ou pessoa fsica. Caso se deseje trabalhar com mais de uma empresa ou pessoa, basta criar quantos arquivos forem necessrios. Ao criar um novo arquivo, voc dever informar ainda o nome da empresa (normalmente o nome da empresa), endereo no disco rgido (recomendamos utilizar o diretrio onde foi instalado o Control, normalmente C:\Control), o nome do super usurio ou seja, o usurio que ter acesso a todos recursos do software e o poder de criar novos usurios e finalmente a senha a ser utilizada para acesso carteira. Caso seja de sua preferncia voc poder informar que esta ser a sua carteira padro bastando marcar a opo Empresa Padro, ou seja toda vez que se iniciar o Control aquela carteira ser chamada automaticamente.

Abrindo um Arquivo do Control Para abrir uma carteira de investimentos j existente basta chamar o menu Arquivo sub-menu Abrir e informar o endereo onde ela se encontra. O Control vem com um arquivo de exemplo denominado CONSTRUTORA.CON . Este arquivo pode ser encontrado no diretrio de instalao do Control e para ter acesso aos mesmos informe como usurio paiva e mantenha o campo senha em branco.

Ao clicar no boto abrir com o arquivo.con selecionado, ser aberta a janela de usurio e senha junto com o nome da empresa em azul na parte superior, basta informar o usurio e senha e clicar em OK. O Control vem com um arquivo de exemplo denominado CONSTRUTORA.CON . Este arquivo pode ser encontrado no diretrio de instalao do Control e para ter acesso aos mesmos informe como usurio paiva e mantenha o campo senha em branco.

DICA: Ao se iniciar o Control, caso uma srie de botes e menus estiverem em cinza (desabilitado) significa que aquelas opes no esto disponveis no momento. Se mesmo ao abrir uma carteira da empresa algumas das opes ainda estiver cinza significa que o seu acesso quela funo no permitido, ou o arquivo do Control no foi aberto. Escolhendo comandos do Control O Control oferece a voc diversas formas de escolher os comandos: A partir da barra de menu Pressionando o boto do mouse com a seta sobre as ferramentas da barra de ferramentas. Para obter mais instrues bsicas sobre a seleo de comandos em menus, uso de caixas de dilogo e outras habilidades fundamentais, consulte a documentao do programa Windows. Escolhendo comandos na barra de menu Os comandos do Control so agrupados em menus. Os nomes de menus aparecem na barra de menu exibida ao longo da parte superior da janela do aplicativo Control. A barra de menus pode ser alterada dependendo do tipo de janela do Control que voc esteja utilizando. Alguns nomes de comando aparecem, ocasionalmente, apagados ou em cinza. Isto indica que o comando no se aplica situao atual ou que voc deve efetuar uma seleo ou completar uma ao antes de escolher o comando. Observe os botes da barra de ferramentas que possuem uma seta ao seu lado direito. Clicando na seta mostrada uma lista de menus, mas se algum desses menus for constantemente utilizado pode-se configurar estes botes para que ao clicar sobre eles, o menu configurado seja chamado diretamente. A configurao feita atravs do Menu Utilitrios SubMenu Opes onde podemos escolher para cada um dos botes ( Cadastros, Produtos, Negcios, Anlise) o menu mais apropriado, clicando-se na caixa de seleo.

A partir de menus de atalho que voc pode exibir quando desejar

Menu Usando botes da barra de ferramentas O Control inclui uma barra de ferramentas criada para ajud-lo a realizar tarefas freqentes mais rapidamente e trabalhar em atividades especficas com mais eficincia. A barra de ferramentas contm ferramentas que voc seleciona para executar comandos ou outras aes. Exatamente como os comandos de menu, algumas ferramentas executam uma ao imediata, ao passo que outras exigem uma ao adicional.

Observao : Voc deve dispor de um mouse para usar a barra de ferramenta. Entretanto, muitos comandos disponveis na barra de ferramentas, tambm esto disponveis na barra de menu, que voc pode usar com o teclado.
Para usar um boto da barra de ferramentas: 1. Selecione os dados ou objeto com os quais voc deseja trabalhar 2. Pressione o boto do mouse com a seta sobre o cone na barra de ferramentas.

Para selecionar a ferramenta, solte o boto do mouse. Para cancelar a ferramenta, mova o ponteiro para fora da ferramenta e, em seguida solte o boto do mouse.

Barra de Ferramentas Introduo a Cadastros Atravs desta opo, o usurio poder cadastrar dados da empresa, mo de obra, fornecedores, fabricantes, etc. ou ainda criar outras classificaes. No cadastro da empresa pode-se incluir os principais dados da mesma, tais como: dados cadastrais, matriz e filiais, informaes sobre a empresa bem como sua localizao. O Control utiliza a seguinte classificao bsica para incluso de dados:

Mo de Obra Fabricantes Fornecedores Laboratrios Seguradoras Prestadoras de Servio Contratantes Outros

Nesta classificao podem ser cadastrados pessoas fsicas e jurdicas conforme o quadro abaixo: Classe Mo de Obra Fabricantes Fornecedores Laboratrios Seguradoras Prestadoras de Servio Contratantes Pessoa Fsica X X X X X X X Pessoa Jurdica X X X X X X

ATENO: Cadastro de Mo de Obra, Fornecedores, Laboratrios, Seguradoras, Prestadoras de Servio, Contratantes e Outros Para estes cadastros o funcionamento das janelas de entrada de dados o mesmo da janela de Fabricantes e das demais. Cadastros da Empresa e Obras Para introduzir dados de sua empresa necessrio, chamar a janela de cadastro de Empresa e filiais atravs do Menu Cadastros, Sub-Menu Empresa e Obras . Nesta janela, os seguintes dados podero ser informados e visualizados: Dados da Empresa, Obras ou Almoxarifados e Informaes sobre a Empresa. Para incluir novos dados utilize o boto "Nova" sendo solicitados os seguintes dados:

Empresa: Nome da Empresa

Descrio: Indica se Matriz ou Filial Endereo: Endereo da Empresa Bairro: Bairro no qual a Empresa est localizada Cidade: Cidade onde a Empresa se encontra Estado: Estado onde a Empresa se encontra CEP: Cdigo de Endereamento Postal da Empresa Pas: Pas no qual a Empresa se encontra Telefone: Informar o telefone da Empresa Fax: Informar o fax da Empresa CGC: Informar o Cadastro Geral de Contribuintes da Empresa IE: Informar a Inscrio Estadual da Empresa IM: Informar a Inscrio Municipal da Empresa

Importante: Com os parmetros definidos, finaliza-se clicando no boto Salvar para que os dados sejam atualizados e gravados.
Para cadastrar novas filiais repita a operao clicando em Nova. Para cadastrar as Obras ou Almoxarifados da empresa, clique na opo Obras e Almoxarifados, sendo possvel a insero dos seguintes dados:

Cdigo da Obra ou Almoxarifado. Nome da Obra ou Almoxarifado. Contratante. Estado da Obra ou Almoxarifado. Cidade da Obra ou Almoxarifado. Data Incio da Obra ou Almoxarifado. Data Fim da Obra ou Almoxarifado.

Para cadastramento de informaes da empresa, basta clicar na opo Informaes sobre a Empresa, digitando os dados necessrios. Nesta seo insere-se o logotipo da empresa para utilizao nos formulrios de impresso.

Cadastro de Fabricantes Para cadastrar um fabricante necessrio, inicialmente, chamar a janela resumo de clientes que pode ser chamada atravs do Menu Cadastros, Sub-Menu Fabricantes . Nesta janela, os seguintes dados sero mostrados: Empresa, Endereos, Contatos, Caractersticas, OBS, Informaes.

Empresa:
Para cadastrar o Fabricante seleciona-se o boto "Novo" sendo solicitados os seguintes dados:

Empresa: Nome do Fabricante a ser cadastrado. Telefone: Informar o telefone do Fabricante. Fax: Informar o fax do Fabricante.

Clica-se no boto "Salvar" para que os dados sejam atualizados. Aparecer na rvore ao lado o nome da empresa na respectiva letra inicial.

Endereos:

Para cadastrar o Endereo do Fabricante seleciona-se a tabela "Endereos", clica-se no boto "Novo" e inserem-se os dados. Os seguintes dados sero solicitados:

Endereo: Endereo do Fabricante. Bairro: Bairro do Fabricante. Cidade: Cidade onde o Fabricante se encontra. Estado: Estado onde o Fabricante se encontra. CEP: Cdigo de Endereamento Postal do Fabricante. Pas: Pas no qual o Fabricante se encontra. CGC: Informar o Cadastro Geral de Contribuintes do Fabricante. IE: Informar a Inscrio Estadual do Fabricante. Outros: Outras informaes adicionais.

Para finalizar, clica-se no boto "Atualizar". Em caso de mudana de endereo, basta ao usurio clicar no nome da empresa na rvore na respectiva letra inicial em seguida aparecer um "+"(a esquerda do nome do fabricante) clique no mesmo em seguida selecione o endereo do fabricante feito isso os dados podero ser editados, clicar em "Atualizar" para salvar os dados editados. Caso deseje cadastrar mais de um endereo para o Fabricante clique novamente no boto "Novo".

Contatos:
Para cadastr-los, seleciona-se a opo "Contatos", clica-se no boto "Novo" e inserem-se os dados. Os seguintes dados sero solicitados:

Contato: Nome do Contato. Cargo: Cargo ocupado pelo Contato. Telefone: Informar o telefone do Contato. Fax: Informar o fax do Contato. Celular: Informar o celular do Contato. E-Mail: Informar o endereo de Correio Eletrnico do Contato. Outros: Outras informaes adicionais.

Para finalizar, clica-se no boto "Atualizar". Em caso de mudana de contato, basta ao usurio clicar no nome da empresa na rvore na respectiva letra inicial em seguida aparecer um "+" (a esquerda do nome do fabricante) clique no mesmo em seguida selecione o endereo do fabricante, aparecer um outro "+" (a esquerda do endereo do fabricante) clique no mesmo em seguida selecione o contato, feito isso os dados do contato podero ser editados, clicar em "Atualizar" para salvar os dados editados.

10

Aparecer na rvore o contato da empresa cadastrada. Se o usurio quiser visualizar o nome da empresa pela letra, basta clicar duas vezes em cima do nome. Aparecer o endereo. Clicando duas vezes em cima do endereo, aparecer a lista de contatos.

Caractersticas:
O Control permite que voc defina diferentes caractersticas para cada classe de cadastro. Para cadastrar caractersticas para uma classe utilize o Menu Cadastros Sub-menu Classes de Cadastro.

Observaes:
Para alguma eventual observao, o usurio dever selecionar esta opo e nela digitar as informaes necessrias.

Informaes:
Esta janela permite ao usurio cadastrar, por exemplo, um mesmo cliente em duas ou mais classes diferentes. Bastando para isso, selecionar qual a classe desejada; ou ento digit-la. Nesta seo tem-se ainda o resumo dos dados cadastrados:

Pessoa Jurdica: fornecer o nmero de clientes cadastrados como pessoa jurdica (nmero cadastros), o nmero de contatos cadastrados(nmero contatos) e o nmero de contatos selecionados para serem impressos (selecionados); Pessoa Fsica: fornecer o nmero de clientes cadastrados como pessoa fsica (nmero cadastro), e o nmero de clientes selecionados para serem impressos (selecionados); Total de Registros: fornece a soma dos valores acima.

"Transferir Dados": Atravs deste boto possvel passar informaes para a rea de transferncia do Windows (Equivalente: Editar - Copiar, CTRL + C). Utilize o comando colar em outro aplicativo para visualizar os dados transferidos. "Selecionar": atravs desta tecla possvel selecionar os itens marcados para impresso. Aparecer uma janela onde as seguintes opes podero ser utilizadas:

Todos: onde todos os contatos sero selecionados para impresso Todos PF - endereo residencial: onde todos os endereos residenciais de Pessoa Fsica sero selecionados para impresso

11

Todos PF - endereo comercial: onde todos os endereos comerciais de Pessoa Fsica sero selecionados para impresso Todos PJ: onde todos os dados de Pessoa Jurdica sero selecionados para impresso Nenhum (desmarcar todos os itens selecionados): onde todos os itens selecionados sero desmarcados

"Procurar": aparecer uma janela onde o usurio poder visualizar os dados em forma de planilha para facilitar a localizao de algum contato.

Cadastro de Mo de Obra, Fornecedores, Laboratrios, Seguradoras, Prestadoras de Servio, Contratantes e Outros Para estes cadastros o funcionamento das janelas de entrada de dados o mesmo da janela de Fabricantes e das demais. Para que o programa funcione adequadamente na parte de cadastro de produtos, servios e negcios necessrio que os Fornecedores e Fabricantes estejam devidamente cadastrados. DICA: Caso deseje visualizar todos os cadastros de todas as classes em uma s janela, v at o Menu Cadastros, SubMenu Todos Classes de Cadastro Atravs do Menu Cadastros Sub-Menu Classes de Cadastro voc poder criar uma nova classe de cadastro. Para incluir uma nova classe, clique com o mouse sobre a planilha e com as setas do teclado mova at a ltima linha. Digite o nome da nova classe e informe se a mesma ter pessoas fsicas e jurdicas. O campo descrio opcional e pode ser utilizado para identificar com mais detalhes a classe.

12

Importante Os tipos Mo de Obra, Fabricantes, Fornecedores, Laboratrios, Seguradoras, Prestadoras de Servio e Contratantes no podem ser excludos, uma vez que so considerados tipos bsicos. Para excluir as outras classificaes, basta selecionar a linha e clicar no boto Excluir.
tambm nesta janela que voc poder definir caractersticas exclusivas a cada classe. Por exemplo voc poder querer saber para uma classe "Fabricantes" por exemplo, qual a rea de atuao que o usurio possui. Para tanto clique no boto "Definir caractersticas" e digite o nome das caractersticas desejadas para aquela classe na planilha que se apresenta.

13

Como visto na figura acima, aps definirmos as caractersticas da classe de cadastro desejada (Ex: Fabricantes) a opo Caractersticas no cadastro da mesma ficar habilitada para o lanamento dos dados nas caractersticas criadas. Cadastro de Equipamentos Esta opo permite ao usurio cadastrar os equipamentos da empresa. O cadastro de equipamentos deve ser feito atravs do Menu Cadastros Sub-Menu Equipamentos. A janela resumo apresenta os seguintes dados: Cd. Pat.: Indica o cdigo do patrimnio do equipamento;

Prefixo: Indica o prefixo do equipamento; Equipamento: Indica o nome do equipamento; Modelo: Indica o modelo do equipamento; Obra: Indica em qual obra o equipamento se encontra; Cdigo Obra: Indica o cdigo da Obra; Apelido: Indica o apelido do equipamento; Srie: Indica o nmero de srie do equipamento (normalmente chassi); Ano: Indica o ano do equipamento;

14

Atravs do Boto Novo insere-se um novo equipamento. Cadastro de Equipamentos Pasta Geral A janela apresenta os seguintes dados para iniciarmos o cadastro do equipamento: Prefixo: Informe o prefixo do equipamento;

Apelido: Informe o apelido do equipamento; Fabricante: Selecione o fabricante desejado; Descrio: Informe a descrio do equipamento; Modelo: Informe o modelo do equipamento; Classificao: Seleciona-se a classificao do equipamento; Tipo: Selecione o tipo do equipamento (Caso no aparea na seleo, clique em Cadastrar...); Ano: Informe o ano do equipamento; Nmero de Srie: Informe o nmero de srie do equipamento (normalmente chassi); Placa: Informe a placa do equipamento (Caso necessrio); Arranjo: Informe o arranjo do equipamento (Caso necessrio); Condies do Equipamento: Informe as condies do equipamento; Potncia: Informe a potncia do equipamento; Altura: Informe a altura do equipamento; Peso: Informe o peso do equipamento; Largura: Informe a largura do equipamento; Capacidade: Informe a capacidade do equipamento; Obra: Selecione a obra que o equipamento se encontra;

15

Obs: No obrigatrio o preenchimento de todas as opes. Na parte de localizao criado um histrico de todos os lugares em que o equipamento j se encontrou, para transferir o equipamento para outra obra isto deve ser feito atravs do Menu Controles Sub-Menu Transferncia Equipamentos e Conjuntos... Cadastro de Equipamentos Pasta Acoplamentos Acoplando e Desacoplando Conjuntos Na parte de acoplamentos ser mostrada no topo da rvore o prefixo do equipamento em seguida abaixo Conjuntos e Planos, dever ser acoplado ao equipamento o Conjunto(s) para isso clique com o boto direito do mouse em cima da palavra Conjuntos em seguida Acoplar Conjunto, na janela seguinte informe a data do acoplamento junto com acumulado e logo abaixo informe o prefixo do conjunto e sua respectiva descrio, caso deseje Desacoplar o Conjunto clique com o direito do mouse em cima do Conjunto Acoplado e clique em Desacoplar Conjunto, em seguida ter duas opes Transferir o Conjunto para uma Obra ou Almoxarifado ou Transferir para outro Equipamento feito a escolha, preencha ou selecione os demais dados requeridos. Caso deseje criar um Novo Conjunto clique o direito do Mouse em cima da Palavra Conjunto na rvore e em seguida clique em Criar Novo Conjunto. Associando e Desassociando Planos Na parte de acoplamentos ser mostrada no topo da rvore o prefixo do equipamento em seguida abaixo Conjuntos e Planos, dever ser associado ao equipamento o Plano(s) para isso clique com o boto direito do mouse em cima da palavra Planos em seguida Associar Plano, na janela seguinte selecione o plano desejado e clique em OK. Caso deseje Desassociar o Plano clique com o direito do mouse em cima do Plano Associado e clique em Desassociar Plano em seguida clique em OK. Caso deseje criar um Novo Plano clique o direito do Mouse em cima da Palavra Plano na rvore e em seguida clique em Criar Novo Plano.

16

Obs: Selecionando o Conjunto ou o Plano de acordo com a figura acima, os dados referentes ao mesmo ser mostrado na janela do lado direito da janela. Cadastro de Equipamentos Pasta Material Rodante A janela apresenta os seguintes dados para lanarmos o material rodante do equipamento: Descrio: Descrio do material rodante;

Esquerda Mxima: Informe a medida mxima esquerda do material rodante; Esquerda Mnima: Informe a medida mnima esquerda do material rodante; Direita Mxima: Informe a medida mxima direita do material rodante; Direita Mnima: Informe a medida mnima direita do material rodante;

Obs: Para lanar mais de um material rodante desa uma linha da planilha assim sucessivamente. Cadastro de Equipamentos Pasta Controle e Consumo A janela apresenta os seguintes dados para lanarmos o Controle e Consumo do equipamento: Tipo: Selecione o tipo de combustvel do equipamento;

Capacidade Tanque: Informe a quantidade de combustvel do equipamento; Hormetro ou Velocmetro no Incio do Controle: Informe o hormetro ou velocmetro no incio do controle do equipamento; Acumulado no Incio do Controle: Informe o acumulado no incio do controle do equipamento; Data: Informe a data em que o equipamento comeou a ser controlado o consumo;

17

Hormetro ou Velocmetro no Equipamento: Informe o hormetro ou velocmetro do equipamento; Acumulado: Informe o acumulado do equipamento; Limites de Consumo por Litros/Hora: Informe "De" "At" quantos litros se gasta por Litros/Hora (Se o equipamento for Hormetro caso contrrio Km/Litro); Horas trabalhadas aps a ltima reforma: Informe a "Data", "Acumulado" e a "Unidade" na planilha caso houver reforma;

Obs: No obrigatrio o preenchimento de todas as opes. Na parte de Reformas criado um histrico de todas as reformas efetuadas no equipamento, a cada reforma lance os dados na planilha descendo a linha sucessivamente.

Cadastro de Equipamentos Pasta Seguro A janela apresenta os seguintes dados para lanarmos o Seguro do equipamento: Seguradora: Selecione a seguradora do equipamento (Caso a mesma no esteja na lista, v at o menu Cadastros submenu Seguradoras... e cadastre a mesma); Apolice: Informe o nmero da apolice do seguro;

Incio: Informe o incio da validade do seguro; Vencimento: Dia do vencimento do seguro; Valor Seguradora : Valor do seguro; Prmio: Informe o valor do prmio; T: Seguro total do equipamento; R: Seguro contra Roubo do equipamento; I: Seguro contra Incndio do equipamento; TR: Seguro contra Terceiros;

18

Obs: As opes T, R, I e TR so opes que so marcadas, basta clicar em cima do quadrado vide figura. Cadastro de Equipamentos Pasta Aquisio e Depreciao A janela apresenta os seguintes dados para lanarmos a Aquisio e Depreciao do equipamento: Valor: Valor de aquisio do equipamento;

Data: Data de aquisio do equipamento; Fornecedor: Seleciona-se o fornecedor do equipamento; Forma: Selecione a forma de pagamento do equipamento (Caso a mesma no esteja na lista, clique em Cadastrar...); Desalienao: Informe a data de desalienao do equipamento caso o mesmo esteja alienado; No NF: Informe o Nmero da nota fiscal de compra do equipamento; Condio: Selecione a condio do equipamento; Horas ou Km Iniciais: Informe o nmero as horas ou os quilmetros iniciais do equipamento; Nmero de Srie: Informe o nmero de srie do equipamento (normalmente chassi); Responsvel: Selecione o responsvel pelo equipamento (Caso o mesmo no esteja na lista, v at o menu Cadastrar submenu Mo de Obra...); Cd. Pat: Informe o cdigo do patrimnio do equipamento; Clas. Contbil: Informe o nmero da classificao contbil do equipamento; Utenslio: Selecione o utenslio (Caso o mesmo no esteja na lista, clique em Cadastrar...); Valor Mercado: Informe o valor de custo do equipamento no mercado; Data Mercado: Informe a data da ltima atualizao do valor de mercado; Valor Novo: Informe o valor do equipamento novo; Data Novo: Informe a data de verificao do valor do equipamento novo; Tipo de Depreciao: Selecione o tipo de depreciao; Percentual Anual: Informe o percentual anual de depreciao caso o tipo de depreciao seja Percentual Anual (Vide figura); Vida til: Informe o tempo de vida til do equipamento caso o tipo de depreciao seja Valor Proporcional; Valor Residual: Informe o valor residual do equipamento caso o tipo de depreciao seja Valor Proporcional;

19

Obs: No obrigatrio o preenchimento de todas as opes. Cadastro de Equipamentos Pasta Manuteno A janela apresenta os dados de Manuteno j realizados no equipamento de acordo com os planos de manuteno cadastrados: ATENO: Esta janela somente para verificao dos dados de manuteno, no possvel lanar dados somente corrigi-los clicando no cadeado no canto inferior esquerda da janela mas somente em caso extremo pois os dados do Control podem ser danificados. Plano: Planos de manuteno associados ao equipamento;

Freq. Servios: Frequncia da manuteno no equipamento; Un.: Unidade (Ex: Km ou Hr); Acum. ltima Execuo: Acumulado na ltima execuo de manuteno realizada; Data de Execuo: Data de execuo da manuteno no equipamento;

Cadastro de Equipamentos Pasta Baixa A janela apresenta seguintes dados para baixa do equipamento no Control: Equipamento Baixado: Caso est opo seja marcada o equipamento no ser mais considerado pelo Control;

Data: Informe a data da baixa do equipamento; Destino: Informe o destino do equipamento; Num. Documento: Informe o nmero de documento usado para baixa do equipamento; Valor: Informe o valor da baixa do equipamento;

20

Comprador: Informe o comprador do equipamento; Observao: Informe caso necessrio informaes sobre a baixa do equipamento;

Cadastro de Peas & Material de Consumo A janela apresenta os seguintes dados para iniciarmos o cadastro de Peas & Material de Consumo: Fabricante: Selecione o fabricante dos materiais;

Cdigo: Informe o cdigo dos materiais; Cd. Fabri.: Informe o cdigo do fabricante dos materiais; Descrio: Informe a descrio dos materiais; Classe: Selecione a classe dos materiais (Ex: Peas; Caso no aparea na seleo a classe desejada, clique em Classes... e cadastre); Tipo Estoque: Selecione o tipo de estoque dos materiais; Dimenses: Informe as dimenses dos materiais; Peso: Informe o peso dos materiais; Cdigo de Barra: Informe o cdigo de barra dos materiais; Unidade: Informe a unidade dos materiais; Caractersticas: Informe as caractersticas dos materiais; Class. Fiscal: Informe a classificao fiscal dos materiais; Sit. Trib.: Informe a situao tributria dos materiais; Impostos: Informe os impostos dos materiais; Localizao: Informe a localizao dos materiais (Ex: Galpo 13 - Prateleira 41 - Gaveta 543); Des.: Marque est opo somente se o material for descontinuado (Obs: Caso marcado o Control ir ignorar este material); Fornecedores: Selecione os fornecedores que comercializam os materiais do fabricante selecionado;

21

Obs: No obrigatrio o preenchimento de todas as opes. DICA: Caso deseje ter uma visualizao individual de cada produto, marque a opo Visualizar Produtos Individualmente, possvel inserir foto em cada produto;

Associa Fabricantes Atravs do Menu Peas & Material de Consumo sub-Menu Associa Fabricantes possvel verificar a relao de fabricantes por fornecedor. O fornecedor deve ser selecionado e os fabricantes do mesmo sero listados na planilha. Para associar um novo fabricante deve-se clicar na ltima linha da planilha e escolher na caixa de seleo um dos fabricantes disponveis.

Equivalncia Atravs do Menu Peas & Material de Consumo sub-Menu Equivalncia possvel fazer a equivalncia de um material com o outro.

22

O fabricante e a descrio do produto devem ser selecionados, em seguida na planilha abaixo selecione o fabricante e a descrio do produto equivalente ao selecionado acima, aps a parte de cima selecionada e a parte debaixo deve-se clicar na ltima linha da planilha para que a equivalncia seja salva com sucesso.

OBS: possvel fazer diversas equivalncias com um produto ou pea somente, basta na planilha abaixo ir pulando de linha sucessivamente aps os produtos serem selecionados. Lista de Preos de Compra Atravs do Menu Produtos & Servios Sub-Menu Lista de Preos de Compra possvel cadastrar os preos praticados pelos Fornecedores. ATENO: S possvel o cadastro dos preos de compra se houver cadastrado os fornecedores anteriormente. Para cadastrar a lista de preo de compra informe os seguintes dados: Moeda: Selecione o tipo de moeda (Ex: Dlar, Reais), (Caso necessrio); Data: Informe a data do ltimo preo atualizado dos materiais; Os demais dados so preenchidos automaticamente. Ao cadastrar os materiais, os fornecedores so associados ao fabricante (Verifique atravs do Menu Peas & Material de Consumo Sub-Menu Associa Fabricantes). A Lista de Preos de Compra apresenta para cada fornecedor os fabricantes associados anteriormente e pode ser ordenada por fabricante ou produto.

Preo Comp.: Informe o preo de compra dos materiais;

23

Tela Resumo de Entrada de Materiais Atravs do Menu Peas & Material de Consumo, Sub-Menu Entrada de Materiais o Control permite a voc registrar o recebimento de peas e material de consumo para o seu estoque. A janela resumo apresenta os seguintes dados: Data de Emisso: Indica a data de emisso do documento de entrada de materiais;

Valor: Indica o valor dos materiais; ATENO: Esta tela utilizada para o controle de entrada de materiais, sendo que as quantidades de materiais inseridas na mesma, sero adicionadas automaticamente no estoque.

Data de Entrada: Indica a data de entrada dos materiais; Nome/Razo Social: Indica o fornecedor dos materiais; Tipo: Indica o tipo de documento dos materiais; Nmero: Indica o nmero do documento (Ex: N Nota Fiscal);

Atravs do Boto Novo Documento insere-se uma nova entrada de materiais. Entrada de Materiais Pasta Dados Documento & Fornecedor A janela apresenta os seguintes dados para iniciarmos o cadastro de entrada de materiais: Obra/Almoxarifado: Selecione a obra ou almoxarifado onde iro os materiais;

Data Emisso: Informe a data de emisso do documento; Data Entrada: Informe a data de entrada dos materiais; N Documento: Informe o nmero do documento (Ex: N Nota Fiscal); Tipo de Documento: Selecione o tipo de documento (Caso no aparea na seleo, clique em Cadastrar...); Classe: Selecione a classe que forneceu os materiais (Obs: normalmente fornecedores); Nome: Selecione o nome que forneceu os materiais (Caso no aparea na seleo, clique em Cadastrar...); Endereo: Selecione o endereo caso o nome selecionado possua mais de um (OBS: Os demais dados sero preenchidos automaticamente); Contato: Selecione o contato caso possua mais de um;

24

Aps os dados lanados clique no boto Salvar. Entrada de Materiais Pasta Materiais & Peas A janela apresenta os seguintes dados para iniciarmos os lanamentos de Materiais & Peas: Cdigo: Informe o cdigo dos materiais;

Fabricante: Selecione o fabricante dos materiais; Descrio: Selecione a descrio dos materiais; Unid.: Automaticamente preenchida quando a descrio selecionada, mas possvel editar bastando clicar por cima da unidade e digitar novamente; Quant.: Informe a quantidade de materiais; V. Unitrio.: Informe o valor unitrio; V. Total: Indica o valor total, calculado automaticamente; Tipo: Selecione o tipo de estoque de cada material;

Obras/Almoxarifado: Selecione qual o local que cada material estar; ATENO: Para lanar diversos materiais e peas basta descer a linha da planilha sucessivamente aps os dados lanados.

Aps os dados lanados clique no boto Salvar. DICA: Caso o material desejado no aparea na lista de descrio, clique no boto Cadastrar Materiais & Peas.

25

Tela Resumo de Sada de Materiais Atravs do Menu Peas & Material de Consumo, Sub-Menu Sada de Materiais o Control permite a voc registrar as sadas de peas e material de consumo. A janela resumo apresenta os seguintes dados: Data de Emisso: Indica a data de emisso do documento;

Valor: Indica o valor dos materiais; ATENO: Esta tela utilizada para o controle de sada de materiais, sendo que as quantidades de materiais inseridas na mesma, sero retiradas automaticamente no estoque.

Nome/Razo Social: Indica o destinatrio em que os materiais sero recebidos; Tipo: Indica o tipo de documento de sada dos materiais; Nmero: Indica o nmero do documento (Ex: N Nota Fiscal);

Atravs do Boto Novo Documento... insere-se uma nova sada de materiais. Sada de Materiais Pasta Dados Documento & Destinatrio A janela apresenta os seguintes dados para iniciarmos o cadastro de sada de materiais: Data Emisso: Informe a data de emisso do documento;

Nmero Documento: Informe o nmero do documento (Ex: N Nota Fiscal); Tipo de Documento: Selecione o tipo de documento (Caso no aparea na seleo, clique em Cadastrar...); Obra/Almoxarifado Origem: Selecione o local de onde ser retirado os materiais; Obra/Almoxarifado Destino: Selecione o local para onde ser enviado os materiais;

26

Aps os dados lanados clique no boto Salvar. Sada de Materiais Pasta Materiais & Peas A janela apresenta os seguintes dados para iniciarmos os lanamentos de Materiais & Peas a serem retirados: Cdigo: Informe o cdigo dos materiais;

Fabricante: Selecione o fabricante dos materiais; Descrio: Selecione a descrio dos materiais; Clas. Fiscal: Informe a classificao fiscal dos materiais; Sit. Trib: Informe a situao tributria dos materiais; Unid.: Automaticamente preenchida quando a descrio selecionada, mas possvel editar bastando clicar por cima da unidade e digitar novamente; Quant.: Informe a quantidade de materiais; Valor Unitrio.: Informe o valor unitrio; Valor Total: Indica o valor total, calculado automaticamente;

Tipo: Selecione o tipo de estoque de cada material; ATENO: Para lanar diversos materiais e peas basta descer a linha da planilha sucessivamente aps os dados lanados.

Aps os dados lanados clique no boto Salvar.

27

DICA: Caso o material desejado no aparea na lista de descrio, clique no boto Cadastrar Materiais & Peas. Tela Resumo de Apropriao de Peas com Aplicao Direta Atravs do Menu Peas & Material de Consumo, Sub-Menu Apropriao de Peas com Aplicao Direta o Control permite a voc registrar as apropriaes de peas diretamente ou seja sem dar baixa em estoque. A janela resumo apresenta os seguintes dados: Data de Emisso: Indica a data de emisso do documento;

Nome/Razo Social: Indica os fornecedores dos materiais que sero aplicados; Tipo: Indica o tipo de documento de aplicao dos materiais; Nmero: Indica o nmero do documento (Ex: N do Recibo); Valor: Indica o valor dos materiais;

Atravs do Boto Novo Documento... insere-se uma nova apropriao de peas. Apropriao de Peas com Aplicao Direta Pasta Dados Documento & Fornecedor A janela apresenta os seguintes dados para iniciarmos o lanamento de Apropriao de Peas com Aplicao Direta: Data Emisso: Informe a data de emisso do documento;

N Documento: Informe o nmero do documento (Ex: N Nota Fiscal); Tipo de Documento: Selecione o tipo de documento (Caso no aparea na seleo, clique em Cadastrar...); Classe: Selecione a classe que forneceu os materiais (Obs: normalmente fornecedores); Nome: Selecione o nome que forneceu os materiais (Caso no aparea na seleo, clique em Cadastrar...); Endereo: Selecione o endereo caso o nome selecionado possua mais de um (OBS: Os demais dados sero preenchidos automaticamente); Contato: Selecione o contato caso possua mais de um;

28

Aps os dados lanados clique no boto Salvar. Apropriao de Peas com Aplicao Direta Pasta Materiais & Peas A janela apresenta os seguintes dados para iniciarmos os lanamentos de Materiais & Peas: Cdigo: Informe o cdigo dos materiais;

Fabricante: Selecione o fabricante dos materiais; Descrio: Selecione a descrio dos materiais; Unid.: Automaticamente preenchida quando a descrio selecionada, mas possvel editar bastando clicar por cima da unidade e digitar novamente; Quant.: Informe a quantidade de materiais; V. Unitrio.: Informe o valor unitrio; V. Total: Indica o valor total, calculado automaticamente; Tipo: Selecione o tipo de estoque de cada material;

Obras/Almoxarifado: Selecione qual o local que cada material estar; ATENO: Para lanar diversos materiais e peas basta descer a linha da planilha sucessivamente aps os dados lanados.

Aps os dados lanados clique no boto Salvar.

29

DICA: Caso o material desejado no aparea na lista de descrio, clique no boto Cadastrar Materiais & Peas. Tela Resumo de Apropriao de Peas com Baixa em Estoque Atravs do Menu Peas & Material de Consumo, Sub-Menu Apropriao de Peas com Baixa em Estoque o Control permite a voc registrar as apropriaes de peas dando baixa em estoque. A janela resumo apresenta os seguintes dados: Data de Emisso: Indica a data de emisso do documento;

Equip. Aplicao: Indica onde os materiais sero aplicados; Prefixo: Indica o prefixo do Equip. de onde os materiais sero aplicados; Nmero Documento: Indica o nmero do documento (Ex: N do Recibo); Obra: Indica o local onde estaro os materiais; Valor: Indica o valor dos materiais; Nmero da OS: Indica o nmero da OS;

Atravs do Boto Novo Documento... insere-se uma nova apropriao de peas. Apropriao de Peas com Baixa em Estoque Pasta Documento & Destinatrio A janela apresenta os seguintes dados para iniciarmos os lanamentos das peas aplicadas: Data de Emisso: Informe a data de emisso do documento;

Nmero Documento: Informe o nmero do documento (Ex: N do Recibo); Tipo de Documento: Selecione o tipo de documento; Equipamento: Selecione o equipamento ou local onde os materiais sero aplicados; Prefixo: Selecione o prefixo do Equipamento ou local onde os materiais sero aplicados; Obra: Indica o local onde se localiza o equipamento ou local; Cdigo: Informe o cdigo das peas; Fabricante: Selecione o fabricante dos materiais; Descrio: Selecione a descrio dos materiais; Clas. Fiscal: Informe a classificao fiscal dos materiais; Sit. Trib: Informe a situao tributria dos materiais; Unid.: Automaticamente preenchida quando a descrio selecionada, mas possvel editar bastando clicar por cima da unidade e digitar novamente; Quant.: Informe a quantidade de materiais; Valor Unitrio.: Informe o valor unitrio; Valor Total: Indica o valor total, calculado automaticamente; Tipo: Selecione o tipo de estoque de cada material; Impostos: Selecione a classe de impostos que ir incidir em cada material (Caso necessrio); Obras/Almoxarifado: Selecione qual o local que cada material estar;

30

ATENO: Para lanar diversos materiais e peas basta descer a linha da planilha sucessivamente aps os dados lanados.

Aps os dados lanados clique no boto Salvar. DICA: Caso o material desejado no aparea na lista de descrio, clique no boto Cadastrar Materiais & Peas. Estoque Peas e Material Consumo Pasta Peas A janela apresenta os seguintes dados das peas em estoque para uso em quaisquer fins, exceto na prpria empresa que no caso controlado pelo Material de Consumo. Obra/Almoxarifado: Selecione o local desejado para que o estoque seja visualizado;

Total Geral: Indica o valor total de peas em estoque; DICA: Aps lanar a data limite de visualizao do estoque clique no boto Atualizar...

Fabricante: Selecione o fabricante ou Todos os fabricantes; Data: Informe at que data deseje visualizar do estoque; ltima Transao: Indica a ltima data de transao que o material foi movimentado; Fabricante: Indica o fabricante dos materiais; Descrio: Indica a descrio dos materiais; Cdigo: Indica o cdigo dos materiais; Saldo: Indica o saldo disponvel do material em estoque; Preo Mdio: Indica o preo mdio dos materiais; Total: Indica o valor total dos materiais em estoque; Preo Mnimo: Indica o preo mnimo dos materiais; Preo Mximo: Indica o preo mximo dos materiais; Total de Peas: Indica o valor total de peas em estoque;

31

ATENO: Esta tela somente para visualizao do estoque (Ex: Saldos, Valores etc...) para informar quantidades, valores e outros clique no boto Acerto Estoque... ou utilize o mtodo mais recomendado que a entrada de materiais atravs do Menu Peas & Material de Consumo, Sub-Menu Entrada de Materiais... no caso de inserir materiais em estoque, no caso de sada de materiais v Atravs do Menu Peas & Material de Consumo, Sub-Menu Sada de Materiais..., onde que com essas opes ser possvel ter um histrico de quais materiais entraram e saram do estoque. Estoque Peas e Material Consumo Pasta Material Consumo A janela apresenta os seguintes materiais que sero usados para consumo da prpria empresa: Obra/Almoxarifado: Selecione o local desejado para que o estoque seja visualizado;

Total Geral: Indica o valor total de peas em estoque; DICA: Aps lanar a data limite de visualizao do estoque clique no boto Atualizar...

Fabricante: Selecione o fabricante ou Todos os fabricantes; Data: Informe at que data deseje visualizar do estoque; ltima Transao: Indica a ltima data de transao que o material foi movimentado; Fabricante: Indica o fabricante dos materiais; Descrio: Indica a descrio dos materiais; Cdigo: Indica o cdigo dos materiais; Saldo: Indica o saldo disponvel do material em estoque; Preo Mdio: Indica o preo mdio dos materiais; Total: Indica o valor total dos materiais em estoque; Preo Mnimo: Indica o preo mnimo dos materiais; Preo Mximo: Indica o preo mximo dos materiais; Total Consumo: Indica o valor total de peas em estoque;

32

ATENO: Esta tela somente para visualizao do estoque (Ex: Saldos, Valores etc...) para informar quantidades, valores e outros clique no boto Acerto Estoque... ou utilize o mtodo mais recomendado que a entrada de materiais atravs do Menu Peas & Material de Consumo, Sub-Menu Entrada de Materiais... no caso de inserir materiais em estoque, no caso de sada de materiais v Atravs do Menu Peas & Material de Consumo, Sub-Menu Sada de Materiais..., onde que com essas opes ser possvel ter um histrico de quais materiais entraram e saram do estoque. Estoque Peas e Material Consumo Acerto Estoque A janela apresenta os seguintes dados para lanarmos o acerto de estoque: ATENO: O acerto de estoque utilizado para inserirmos ou removermos materiais do estoque manualmente sem possibilitar um histrico detalhado de cada material como nas janelas Entrada de Materiais e Sada de Materiais mas mesmo assim atravs do boto Anlise Individual possvel ter um resumo das movimentaes realizadas em cada pea. Obra/Almoxarifado: Selecione o local desejado para que o estoque seja visualizado;

Fabricante: Selecione o fabricante ou Todos os fabricantes; Data: Informe at que data deseje visualizar os dads; Fabricante: Indica o fabricante dos materiais; Descrio: Indica a descrio dos materiais; Cdigo: Indica o cdigo dos materiais; Qtd.: Informe a quantidade desejada de materiais; Valor: Informe o valor dos materiais; Acerto: Selecione qual o tipo de acerto; Tipo: Selecione qual o tipo de estoque que ser adicionado ou removido materiais;

33

Aps os dados lanados clique no boto Salvar. Estoque Peas e Material Consumo Anlise Individual A janela apresenta os seguintes dados de cada pea para que se tenha um resumo da movimentao da mesma. Obra/Almoxarifado: Selecione o local desejado para que o estoque seja visualizado;

Fabricante: Selecione o fabricante ou Todos os fabricantes; Produto: Selecione a pea deseje fazer a anlise individual; Cdigo do Produto: Selecione o cdigo da pea; Data: Indica a data de transao que o material foi movimentado; CVA: Indica compra, venda ou aplicao; Tipo: Indica a descrio dos materiais; Qtd.: Indica a quantidade de materiais; Saldo: Indica o saldo disponvel do material em estoque; Preo Mdio: Indica o preo mdio dos materiais; Preo Mximo: Indica o preo mximo dos materiais; Preo Mnimo: Indica o preo mnimo dos materiais; N da OS/Doc.: Indica o nmero da OS e o nmero do documento;

34

Tela Resumo da Relao de Comboios (Combustvel/Lubrificante) Atravs do Menu Controles, Sub-Menu Comboios Combustveis e Lubrificantes, voc registrar todos os comboios existentes e pode controlar o seu abastecimento a partir do estoque ou diretamente. A janela resumo apresenta os seguintes dados: Data: Indica a ltima data que houver qualquer movimentao com o comboio;

Nome Comboio: Indica o nome do comboio; Saldo Restante (lts): Indica o saldo de litros que o comboio possui; Preo Mdio/Litro: Indica o preo mdio por litro; Contedo: Indica o contedo existente no comboio (Ex: leo Diesel); Capacidade: Indica a capacidade do comboio em litros;

Atravs do boto Novo insere-se um novo comboio. Atravs do boto lanamentos verificamos toda a movimentao de abastecimento do comboio selecionado. Atravs do boto Transferir... possvel transferir litros de um comboio para o outro basta somente preencher os dados abaixo:

Lanamentos no Comboio (Combustveis e Lubrificantes) A janela apresenta os seguintes dados para iniciarmos os lanamentos no comboio: Data: Indica a data que foi realizado o lanamento no comboio;

Nm. Doc: Indica o nmero do documento que foi registrado o lanamento no comboio;

35

Descrio: Indica qual equipamento que foi realizado o abastecimento; Dbito (litros): Indica o que foi retirado litros (Ex: leo Diesel) do comboio; Crdito (litros): Indica que foi inserido litros no comboio (Ex: leo Diesel); Saldo (litros): Indica o saldo de litros no comboio de acordo com o perodo de data selecionado; Preo/Litro: Indica o preo por litro;

Atravs do boto Incluir Diretamente... insere-se um novo lanamento no comboio, basta somente preencher os dados abaixo:

Tela Resumo da Relao de Comboios (Filtros) Atravs do Menu Controles, Sub-Menu Comboios Filtros, voc registrar todos os comboios existentes e pode controlar o abastecimento de filtros a partir do estoque ou diretamente. A janela resumo apresenta os seguintes dados: Data: Indica a ltima data que houver qualquer movimentao com o comboio;

Nome Comboio: Indica o nome do comboio; Saldo Restante: Indica o saldo de filtros que o comboio possui; Preo Mdio/Litro: Indica o preo mdio por filtro; Contedo: Indica o contedo existente no comboio (Ex: Filtro);

36

Capacidade: Indica a capacidade do comboio em peas;

Atravs do boto lanamentos verificamos toda a movimentao de abastecimento de filtros no comboio selecionado. Atravs do boto Novo insere-se um novo comboio basta somente preencher os dados abaixo:.

Atravs do boto Transferir... possvel transferir peas de um comboio para o outro basta somente preencher os dados abaixo:

37

Lanamentos no Comboio (Filtros) A janela apresenta os seguintes dados para iniciarmos os lanamentos no comboio: Data: Indica a data que foi realizado o lanamento no comboio;

Nm. Doc: Indica o nmero do documento que foi registrado o lanamento no comboio; Descrio: Indica qual equipamento que foi realizado o abastecimento; Dbito: Indica a quantidade de peas que foi retirada (Ex: Filtros) no comboio; Crdito: Indica a quantidade de peas que foi inserida (Ex: Filtros) no comboio; Saldo: Indica o saldo de filtros no comboio de acordo com o perodo de data selecionado; Preo/Litro: Indica o preo por filtro;

Atravs do boto Incluir Diretamente... insere-se um novo lanamento no comboio, basta somente preencher os dados abaixo:

38

Tela Resumo de Equipamentos ou Obras para o Abastecimento Atravs do Menu Controles, Sub-Menu Abastecimento e Eficincia, essa opo permite ao usurio fazer o registro das partes dirias dos equipamentos, voc registrar todos os abastecimentos existentes tanto em equipamentos como em obras. A janela resumo apresenta os seguintes dados: Cd. Pat.: Indica o cdigo do patrimnio do equipamento;

Prefixo: Indica o prefixo do equipamento; Descrio: Indica a descrio do equipamento ou obra a serem abastecidos; Modelo: Indica o modelo do equipamento; Obra: Indica a obra onde o equipamento se localiza ou a prpria obra; Apelido: Indica o apelido do equipamento;

Atravs do boto Registrar... ser aberta uma janela para lanamento dos dados de abastecimento de acordo com o item selecionado acima na planilha; Registro de Abastecimento e Desempenho A janela apresenta os seguintes dados para iniciarmos os registros de abastecimento: Pasta Combustvel: Data: Informe a data do abastecimento;

Inicial: Indica a Km ou Hr, inserido automaticamente; Final: Informe a Km ou Hr final; Diferena: Indica a diferena do inicial e final, inserido automaticamente;

39

Acumulado: Indica o acumulado de Hr ou Km do equipamento; H/Km: Indica se o equipamento controlado por Hr ou Km; Consumo: Informe o consumo de litros do equipamento; Un.: Indica a unidade do combustvel (Ex: Litros). Nro. Doc.: Informe o nmero do documento de abastecimento; Origem: Informe a origem do abastecimento (Ex: Bomba ou Comboio); R$ p/ Litro: Informe o preo do litro;

Pasta Lubrificantes: Data: Informe a data do abastecimento;

Conjunto: Selecione o conjunto que ser lubrificado; Lubrificante: Indica qual lubrificante ser utilizado, este campo preenchido automaticamente, mas necessrio associar o lubrificante ao conjunto atravs do Menu Cadastros Submenu Conjuntos e Subconjuntos e localize o conjunto associado ao equipamento selecionado na planilha abaixo; Consumo: Informe o consumo de litros do equipamento; Un.: Indica a unidade do combustvel (Ex: Litros). Capacidade: Indica qual a capacidade de litros do conjunto, este campo preenchido automaticamente, mas necessrio informar a capacidade do conjunto atravs do Menu Cadastros Submenu Conjuntos e Subconjuntos e localize o conjunto associado ao equipamento selecionado na planilha abaixo; Leitura (H/Km): Informe a quilometragem ou a quantidade de horas; N. Doc.: Informe o nmero do documento de abastecimento; Troca: Selecione qual o tipo de troca que ser realizada; Origem: Informe a origem do abastecimento (Ex: Bomba ou Comboio); $ p/ Litro: Informe o preo do litro; Num. Os: Caso seja uma OS gerada o campo ser preenchido automaticamente, caso contrrio o campo ficar em branco;

40

Pasta Filtros: Data: Informe a data do abastecimento;

Conjunto: Selecione o conjunto que ser feita a reposio; Filtro: Selecione o filtro desejado; Quantidade: Informe a quantidade utilizada; Qtd. Mxima: Quantidade mxima permitida; Unid.: Informe a unidade (Ex: Un); Leitura (H/Km): Informe a quilometragem ou a quantidade de horas; N. Doc.: Informe o nmero do documento de reposio de peas; Origem: Informe a origem do abastecimento (Ex: Comboio); Preo: Informe o preo; Num. Os: Caso seja uma OS gerada o campo ser preenchido automaticamente, caso contrrio o campo ficar em branco;

Pasta Desempenho: Nesta pasta ser lanado toda a situao diariamente ocorrido com o equipamento (Ex: Horas Trabalhadas, Horas Paradas, Horas Manuteno e outros). Hora Inicial: Informe a hora inicial;

Hora Final: Informe a hora final; Tipo: Selecione o tipo (Ex:Horas Trabalhadas, Horas Paradas). Classe: Selecione a classe; Motivo de Parada: Selecione o motivo de parada; Observao: Informe alguma observao se necessrio;

41

OBS: Selecione abaixo o Operador/Motorista ou tambm o Apontador caso necessrios.

Tela Resumo de Relao de Ordens de Servio Atravs do Menu Controles, Sub-Menu Ordem de Servio, tem-se acesso ao controle de OSs e emisso das mesmas. Pasta Equipamentos A janela resumo apresenta os seguintes dados: Diferena: Indica a diferena entre Hora/Km Acumulado e Acumulado na Prxima execuo;

Hora/Km Acumulado: Indica as horas ou quilometragem acumulada; Acum. Prxima Exec.: Indica o acumulado de horas ou quilometragem na prxima execuo; Hora/Km Prox. Exec: Indica as hora ou quilometragem na prxima execuo (Obs: sem acumular); Plano: Indica o plano de manuteno do equipamento; Freq.: Indica de quanto em quanto tempo dever ser feita a manuteno; Prefixo: Indica o prefixo do equipamento; ltima Exec.: Indica a data da ltima execuo; Hora/Km Ult. Exec.: Indica as horas ou quilometragem na ltima execuo de manuteno; Acum. Ult. Exec.: Indica o acumulado de horas ou quilometragem na ltima execuo execuo; Tipo do Plano: Indica o tipo de plano (Ex: Manuteno Mecnica, Lubrificao e outros); Equipamento: Indica o tipo de equipamento (Ex: Caminho Munck, Caminho Comboio); Modelo: Indica o modelo do equipamento; Obra: Indica a obra onde se localiza o equipamento;

42

Atravs do boto Emitir OS Corretiva... insere-se uma nova ordem de servio de conserto imediato. Atravs do boto Emitir OS Preventiva insere-se uma nova ordem de servio preventiva. Pasta Ordem de Servio A janela resumo apresenta os seguintes dados: Data: Indica a data de execuo da OS;

Nmero: Indica o nmero da OS / Ano; Frequncia: Indica a frequncia do plano de manuteno, no caso de corretiva no existe frequncia pois caso de conserto imediato; Plano: Indica o plano do equipamento (Ex: Corretiva, Preventiva); Sit.: Indica a situao de andamento da OS (Obs: Verde - OS Encerrada, Amarelo - OS em Aberto); Prefixo: Indica o prefixo do equipamento; Equipamento: Indica o tipo de equipamento (Ex: Caminho Munck, Caminho Comboio); Modelo: Indica o modelo do equipamento; Obra: Indica a obra onde se localiza o equipamento; Tipo Plano: Indica o tipo de plano (Ex: Manuteno Mecnica, Lubrificao e outros);

Atravs do boto Editar edita-se a ordem de servio selecionada. Ordem de Servio Preventiva ou Corretiva Pasta da Ordem de Servio

43

Data da Emisso OS: Informe a data de emisso da OS; Nmero OS: Indica o nmero da OS; Tipo OS: Indica o tipo de OS; Status da OS: Indica a situao da OS; Obra: Indica a obra onde se localiza o equipamento; Classificao: Selecione a classificao; Nome: Selecione o tipo da classe selecionada (Ex: Caso a classificao seja equipamentos, selecione o tipo de equipamento); Prefixo: Indica o prefixo do tipo da classe selecionada (Ex: Caso a classificao seja equipamento, selecione o prefixo do equipamento); Modelo: Indica o modelo do tipo da classe selecionada (Ex: Caso a classificao seja equipamento, selecione o modelo do equipamento); Frequncia do plano: Indica de quanto em quanto tempo dever ser feita a manuteno; Combustvel: Indica o combustvel; Capacidade: Indica a capacidade de combustvel. Acumulado na emisso da OS: Indica o acumulado de horas ou km na emisso da OS; Leitura na emisso da OS: Indica a leitura na emisso da OS; Observaes: Informe alguma observao caso necessrio;

Pasta Servios a Executar

Plano: Selecione o plano de manuteno, automaticamente caso j tenha cadastrado os servios a serem realizados ir aparecer os servios na planilha abaixo, caso deseje inserir mais servios desa a linha da planilha sucessivamente ou caso nenhum servio seja carregado automaticamente utilize a planilha para cadastrar os servios; Frequncia do Plano: Indica a frequncia do plano de manuteno, no caso de corretiva no existe frequncia pois caso de conserto imediato; Cd.Serv: Informe o cdigo de servio; Descrio: Informe a descrio do servio a ser feito; Tipo Conjunto: Selecione o tipo do conjunto a ser realizada o servio; Prefixo: Indica o prefixo do conjunto; Filtro\leo: Informe o filtro ou leo a ser utilizado; Tipo Aplic.: Informe o tipo de aplicao; Exec: Marque est opo se o servio j estiver sido executado; Tempo: Informe o tempo gasto no servio; Data: Informe a data de execuo do servio; Executante: Informe qual foi o executante do servio;

44

Pasta Materiais e Peas Aplicados Nesta pasta voc ter 3 opes para utilizao dos materiais: Aplicao Direta: No da baixa em estoque; Itens do Estoque: Ocorre baixa em estoque; Itens de Comboio: Ocorre baixa no comboio;

Data Aplicao: Informe a data em que o material foi aplicado; Cdigo: Informe o cdigo do material; Fabricante: Selecione o fabricante dos materiais; Descrio: Selecione a descrio dos materiais; Unid.: Automaticamente preenchida quando a descrio selecionada, mas possvel editar bastando clicar por cima da unidade e digitar novamente; Quant.: Informe a quantidade de materiais; Valor Unitrio.: Informe o valor unitrio; Valor Total: Indica o valor total, calculado automaticamente; Tipo: Selecione o tipo de estoque de cada material; Tipo Documento: Selecione o tipo de documento (Ex: Recibo); N Documento: Informe o nmero do documento; Obras/Almoxarifado: Indica qual o local que cada material estar;

45

Pasta Servio de Terceiros

Prestadora de Servios: Selecione a prestadora de servios; Descrio: Informe a descrio do servio; Unid.: Automaticamente preenchida quando a descrio selecionada, mas possvel editar bastando clicar por cima da unidade e digitar novamente; Descrio: Selecione a descrio dos materiais; Quant.: Informe a quantidade de materiais; Valor Unitrio.: Informe o valor unitrio; Valor Total: Indica o valor total, calculado automaticamente; Nota Fiscal: Informe o nmero da nota fiscal; Data: Informe a data de execuo do servio; Garantia: Informe o prazo de garantia do servio; Compartimento: Informe o compartimento;

Aps lanar todos os dados clique no boto Salvar. Transferncia de Equipamentos, Conjuntos e Utenslios Esta opo nos permite transferir equipamentos e conjuntos entre obras/almoxarifados;

Listar: Selecione conjuntos, equipamentos ou utenslios; a data de emisso da OS; Prefixo: Selecione o prefixo; Descrio: Selecione a descrio; Localizao Atual: Indica o local onde se encontra o Conjunto, Equipamento ou Utenslio; Data Transferncia: Informe a data de transferncia; Obra/Almoxarifado Destino: Selecione a obra destino onde ser realizada a transferncia;

46

Controle de Depreciao Esta opo nos permite analisarmos e lanarmos a depreciao dos equipamentos ou seja a desvalorizao dos mesmos.

Listar: Selecione o equipamento; Prefixo: Selecione o prefixo do equipamento; Descrio: Selecione a descrio do equipamento; Modelo: Indica o modelo do equipamento; Valor de Aquisio: Indica o valor de aquisio do equipamento; Data de Aquisio: Indica a data de aquisio do equipamento; Tipo de Depreciao: Indica o tipo de depreciao (Ex: Percentual Anual ou Proporcional); Vida til: Indica a vida til do equipamento; Valor Residual: Indica o valor residual do equipamento; Efetuar Clculos: Selecione o perodo DE e AT quando ser realizada anlise da depreciao; Ms/Ano: Indica o ms e ano; Km Rodados: Indica quantos quilmetros foram rodados; Valor Depreciao: Indica o valor de depreciao do equipamento; Saldo a Depreciar: Indica o saldo a depreciar do equipamento;

47

Aps lanar todos os dados clique no boto Calcular. Controle Mo de Obra Mecnica Esta opo nos permite lanarmos o valor da mo de obra no ms em determinada obra.

Obra: Indica qual a obra que ser informado o valor da mo de obra; Ano: Selecione o ano; Ms: Indica o ms; Valor Mo de Obra: Informe o valor da mo de obra no ms;

Controle de Acoplamentos Esta opo permite ao usurio acompanhar os acoplamentos realizados e a relao de ordem de servio (OS) executadas por equipamento ou por conjunto. Pasta Acoplamentos

Unidade: Indica a unidade (Ex: Horas); Aps os dados acima preenchidos, na parte abaixo na rvore possvel visualizar todos os conjuntos associados ao equipamento, clicando em cima do mesmo conforme figura abaixo visualizamos os dados como fabricante do conjunto, tipo, ano, nmero de srie e outros.

Histrico de: Selecione equipamentos ou conjuntos; Prefixo: Selecione o prefixo; Descrio: Selecione a descrio; Modelo: Indica o modelo;

48

Pasta Movimentao Entrada: Indica a data de entrada do conjunto;;

Sada: Indica a data de sada do conjunto; Conjunto: Indica o nome do conjunto; Fabricante: Indica o fabricante do conjunto; Modelo: Indica o modelo do conjunto; Prefixo: Indica o prefixo do conjunto; Entrada: Indica a entrada; Sada: Indica a sada; Obra/Almoxarifado: Indica a obra ou almoxarifado onde se encontra o local do conjunto;

Pasta Ordens de Servio OS: Indica o nmero da os/ano;

Data: Indica a data que foi realizada a OS; Obra: Indica a obra ou almoxarifado onde se encontra o equipamento; Acum. Abertura: Indica o acumulado na emisso da OS; Acum. Fechamento: Indica o acumulado no fechamento da OS; Plano: Indica o tipo de plano de manuteno; Periodicidade: Indica a periodicidade; Tipo: Indica o tipo;

49

Pasta Histrico Esta opo nos permite saber todo o histrico ocorrido com o equipamento. Data: Indica a data da ocorrncia;

Acum. Equip: Indica o acumulado do equipamento; Observao: Indica a observao da ocorrncia;

Anlise de Consumo Combustveis e Lubrificantes

Relatrio: Selecione o tipo de relatrio desejado (Ex: Detalhado, Simplificado); Obra: Selecione a obra desejada; Classificao: Selecione o tipo da classificao; Tipo Equipamento: Selecione o tipo de equipamento; Equipamento: Selecione o equipamento; Perodo: Selecione o perodo DE, AT, para anlise do consumo;

50

Aps selecionar todos os dados caso deseje realizar uma impresso clique no boto Imprimir. Anlise de Desempenho

Obra: Selecione a obra desejada; Classificao: Selecione o tipo da classificao; Tipo Equipamento: Selecione o tipo de equipamento; Equipamento: Selecione o equipamento; Perodo: Selecione o perodo DE, AT, para anlise do consumo;

Aps selecionar todos os dados caso deseje realizar uma impresso clique no boto Imprimir. Anlise de Custos do Equipamento Atravs do Menu Analisar, Sub-Menu Custos, pode ser feita a anlise dos custos de operao dos equipamentos.

Obra: Selecione a obra desejada; Tipo de Anlise ou Relatrio: Selecione o tipo de anlise ou relatrio; Tipo de Grfico: Selecione o tipo de grfico; Obra: Selecione a obra que deseja analisar; Classificao: Selecione o tipo da classificao; Tipo Equipamento: Selecione o tipo de equipamento; Equipamento: Selecione o equipamento; Peas aplicadas diretamente: Marque est opo se desejar analisar peas aplicadas diretamente; Peas aplicadas em estoque: Marque est opo se desejar analisar peas aplicadas em estoque; Abastecimento de Combustvel: Marque est opo se desejar analisar abastecimento de combustvel; Troca de leo: Marque est opo se desejar analisar trocas de leo; Troca de Filtros: Marque est opo se desejar analisar trocas de filtro;

51

Perodo: Selecione o perodo DE, AT, para anlise do consumo; Pasta Velocmetros e Hormetros na planilha: Perodo: Indica o perodo da anlise;

Servios de Terceiros: Marque est opo se desejar analisar servio de terceiros; Depreciao: Marque est opo se desejar analisar depreciao de equipamentos ou conjuntos; Mo de Obra: Marque est opo se desejar analisar os valores da mo de obra; Detalhar dados: Marque est opo se desejar analisar detalhadamente os dados; Simplificado: Marque est opo se deseja uma anlise simplificada dos dados; Moeda usada para converso: Selecione a moeda utilizada para converso;

Total Km Rodados: Indica o total de km rodados; Custo Total em R$: Indica o custo total em R$; R$ / KM rodado: Indica quantos reais por km rodado; Custo Total em US$: Indica o custo total em US$; US$ / KM rodado: Indica quantos dolres por km rodado;

Aps selecionar todos os dados clique no boto Atualizar para verificar os dados da anlise. Anlise de Consumo Excessivo de Conjuntos

Obra: Selecione a obra desejada; Tipo Conjunto: Selecione o tipo de conjunto; Conjunto: Selecione o conjunto; Perodo: Selecione o perodo DE, AT, para anlise do consumo;

52

Aps selecionar todos os dados caso deseje realizar uma impresso clique no boto Imprimir. Anlise de Consumo de Lubrificantes e Custo de Peas

Tipo: Selecione o tipo de equipamento; Equipamento: Selecione o equipamento; Classificar Lubrificante por: Selecione Ambos, Reposio ou Troca; Perodo: Selecione o perodo DE, AT, para anlise do consumo;

Aps selecionar todos os dados caso deseje realizar uma impresso clique no boto Imprimir. Anlise Equipamento

Descrio: Selecione a descrio do equipamento; Prefixo: Selecione o prefixo do equipamento;

53

Modelo: Indica o modelo do equipamento; Evento: Selecione algum tipo de evento ou todos;

Aps selecionar todos os dados caso deseje realizar uma impresso clique no boto Imprimir. Anlise de OS's

Descrio: Selecione a descrio do equipamento; Analisar por: Selecione prefixo ou apelido; Prefixo: Selecione o prefixo do equipamento ou conjunto; OS: Selecione o tipo de OS, Corretiva ou Preventiva; Equipamento: Indica o nome do equipamento ou conjunto; Perodo: Selecione o perodo DE, AT, para anlise de OS's; Data de: Indica a data de execuo da OS; Plano: Indica o tipo de plano de manuteno; Descrio: Indica a descrio dos servios; Exec.: Indica se o servio foi executado (marcado) ou no (desmarcado); Tempo: Indica o tempo gasto para realizao do servio; Executante: Indica o nome do executante do servio; Data OS: Indica a data da OS; Nmero OS: Indica o nmero da OS; Acum. Ult. Exec.: Indica o acumulado na ltima execuo; OS Aberta?: Indica se h alguma OS em aberto; ltima Execuo: Indica a ltima execuo;

54

Aps selecionar todos os dados clique no boto Mostrar Servios para visualizar os dados na planilha. Anlise Utilizao Nmero OS Esta opo serve para conferncia se a Ordem de Servio gerada uma OS Corretiva ou Preventiva, ou se ela uma Apropriao com baixa em estoque; Exemplo: Gerando uma Ordem de Servio Corretiva anotamos o nmero da OS; Ao realizar est anlise, localizando o nmero da OS anotado na parte de utilizao, se aparecer Apropriao com Baixa em Estoque significa que a OS Corretiva virou Apropriao com baixa em estoque que no qual est errado; Caso isto acontea entre em contato com a Paiva Piovesan.

Nmero OS: Indica o nmero da OS; Ano: Informe o ano; Data Emisso: Indica a data de emisso da OS; Utilizao: Indica se o nmero da OS Apropriao com baixa no estoque, OS Corretiva ou OS Preventiva; Nmero Documento: Indica o nmero do documento;

Aps selecionar todos os dados clique no boto Mostrar para visualizar os dados na planilha.

55

Anlise de Outros Relatrios Atravs do Menu Analisar, Sub-Menu Relatrios, pode se imprimir os relatrios de Seguros a Vencer, Controle Patrimonial e Vida til Material Rodante.

Aps selecionar o tipo de relatrio clique no boto Imprimir para visualizar os dados do relatrio. Opes Pasta Diretrios & Finance

Localizao do Arquivo Associado ao Finance: Caso possua o software Finance clique nos dois botes procurar e indique o diretrio de dados e de instalao do Finance, com esta opo ser possvel utilizar os indicadores atualizados cadastrados no Finance para uso no Control (Ex: Dlar) Barra de Ferramentas Cadastros: Ao clicar no boto Cadastros na barra de ferramentas, selecione a opo que deseja abrir;

Instalao: Indica o diretrio de instalao do Control; Dados: Indica o diretrio de dados do Control;

Materiais: Ao clicar no boto Materiais na barra de ferramentas, selecione a opo que deseja abrir Controles: Ao clicar no boto Controles na barra de ferramentas, selecione a opo que deseja abrir Anlises: Ao clicar no boto Anlises na barra de ferramentas, selecione a opo que deseja abrir

56

Pasta Geral Posio da janela de Controle alinhada a: Marque a opo esquerda ou direita para alinhar a posio da janela; Mostrar Janela de Controle: Marque a opo mostrar janela de controle caso deseje visualiza-la;

Pasta Parmetros do Control Percentual desejado para visualizao dos servios a serem executados: Informe a porcentagem da visualizao dos servios a serem executados; Visualizar somente os equipamentos que no foram baixados: Marque esta opo se desejar visualizar somente os equipamentos que no foram baixados; Obra padro para baixa em estoque: Selecione a obra padro par baixa em estoque;

Moeda de Cotao: Selecione a moeda para cotao para atualizar o valor de aquisio dos equipamentos e conjuntos cadastrados;

57

Usurios Atravs do Menu Utilitrios SubMenu Usurios voc pode definir nveis de acesso ao usurio em uma carteira. Para cadastrar um novo usurio utilize o boto "Novo" e informe o nome do usurio e a senha. Para definir os acessos selecione na seo "Lista de Usurios Cadastrados" o usurio desejado, em seguida na seo "Descrio dos Acessos Permitidos ao Usurio" clique nas opes que deseja permitir o acesso. Feitas as alteraes selecione o boto "Atualizar". ATENO: A definio de acesso pode ser feita somente pelo Super Usurio que pode ler e alterar os dados, os demais usurios podem apenas visualizar as permisses.

Indicadores de Moedas Atravs do Menu Utilitrios SubMenu Indicadores voc pode registrar os valores do dlar, basta somente clicar no boto Registrar Valores... e informar os valores na data desejada.

58

Ajuda Reparar Arquivo do Control Em algumas situaes, ser necessrio utilizar esta opo que se encontra no menu Ajuda SubMenu Reparar Arquivo do Control . Caso ocorra algum erro durante a gravao de algum dado, queda de energia ou travamento do micro, o lanamento do dado pode ser feito incorretamente. Caso acontea algum problema com o seu micro durante a utilizao do Control, utilize esta opo para reparar sua carteira que poder estar danificada. DICA: Recomenda-se utilizar est opo 1 vez por semana.

Reparar Comboios Atravs do Menu Ajuda SubMenu Reparar Comboios voc poder reparar o comboio caso o mesmo estiver ocorrendo problemas devido a algum tipo problema. Reparar Acumulados

59

Atravs do Menu Ajuda SubMenu Reparar Acumulados voc poder reparar os acumulados caso o mesmo estiver ocorrendo problemas devido a algum tipo problema. Atualizar Saldos Comboio Atravs do Menu AjudaSubMenu Atualizar Saldos Comboio voc poder atualizar o saldos comboio caso o mesmo estiver ocorrendo problemas devido a algum tipo problema. Reparar Acumulados dos Conjuntos Atravs do Menu Ajuda SubMenu Reparar Acumulados dos Conjuntos voc poder reparar acumulados dos conjuntos caso o mesmo estiver ocorrendo problemas devido a algum tipo problema. Reparar Histrico dos Conjuntos Atravs do Menu Ajuda SubMenu Reparar Histrico dos Conjuntos voc poder reparar o histrico dos conjuntos caso o mesmo estiver ocorrendo problemas devido a algum tipo problema. Reparar Custos Atravs do Menu Ajuda SubMenu Reparar Custos voc poder reparar custos caso o mesmo estiver ocorrendo problemas devido a algum tipo problema. Reparar Transferncias Atravs do Menu Ajuda SubMenu Reparar Transferncias voc poder reparar as transferncias caso o mesmo estiver ocorrendo problemas devido a algum tipo problema. Remover Lanamentos Duplicados do Equipamento Atravs do Menu Ajuda SubMenu Remover Lanamentos Duplicados do Equipamento ser possvel removermos lanamentos duplicados do equipamento.

Remover Transferncia de Equipamentos Atravs do Menu Ajuda SubMenu Remover Transferncia de Equipamentos voc poder remover transferncia transferncia de equipamentos. ATENO: Utilize a remoo da transferncia somente quando ocorrer algum problema na importao do equipamento.

Verificar Itens de Estoque Atravs do Menu Ajuda SubMenu Verificar Itens de Estoque voc poder verificar os itens de estoque de algum arquivo do Control. Sobre o Control

60

Atravs do Menu Ajuda SubMenu Sobre o Control voc poder visualizar qual o nmero da release de seu Control, com isso ser possvel verificar se sua verso est atualizada juntamente com a verso do site da Paiva Piovesan www.paiva.com.br. ATENO: Somente os clientes que possuem o contrato de novas atualizaes do software, que tero as verses do software atualizadas. Mais informaes www.paiva.com.br. Dicas para Utilizao do Control Para utilizar os recursos do Control apropriadamente recomendamos o cadastramento de dados na seguinte ordem: 1o.) Cadastre as Empresas Contratantes atravs do Menu Cadastros Sub-Menu Outros em seguida Contratantes; 2o.) Cadastre sua Empresa e Obras atravs do Menu Cadastros sub-Menu Empresas e Obras; 3o.) Cadastre todos os fabricantes de produtos e servios utilizados pela empresa mesmo que no se tenha dados completos como o endereo ou contatos. Caso o Fabricante tambm revenda o produto por ele fabricado utilize a parte de Informaes no Cadastro e classifique o Fabricante tambm como Fornecedor; 4o.) Cadastre os Fornecedores que comercializem os produtos dos Fabricantes especificados no item anterior; 5o.) Cadastre os Produtos atravs do Menu Peas & Materiais Consumo sub-Menu Cadastro de Peas & Materiais Consumo. O cadastro feito por fabricante. Nesta janela voc poder informar ainda quais os fornecedores revendem o produto daquele fabricante. Cadastre combustveis, lubrificantes, filtros, etc., que sero utilizados no cadastro de equipamentos; 6o.) Utilize o Menu Produtos & Servios sub-Menu Lista de Preos de Compra para cadastrar os preos praticados por cada um de seus fornecedores para os produtos cadastrados; 7o.) Cadastre os Planos de manuteno atravs do Menu Cadastros sub-Menu Planos e Servios; 8o.) Cadastre os Equipamentos. Nesta etapa voc pode associar os planos criados anteriormente e criar os conjuntos associados aos equipamentos; 9o.) Cadastre os conjuntos e subconjuntos. Utilize o cadastro de conjuntos para criar conjuntos que no esto associados a equipamentos; ATENO: CASO DESEJE IMPRIMIR ALGUMA JANELA, RELATRIOS ETC... DO CONTROL, CLIQUE NO BOTO IMPRIMIR OU NO DESENHO DA IMPRESSORA

61

S-ar putea să vă placă și