Sunteți pe pagina 1din 19

ANTIESPUMANTE: substncia que contm uma combinao de partculas slidas hidrfobas (slica, cera, etc) e leo de silicone.

A esta mistura so adicionados outros componentes, para facilitar o processamento e controlar qualquer efeito colateral indesejvel. A eficcia dos compostos antiespumantes se deve ao fato da sua tenso superficial ser sempre menor que a parede das bolhas de espuma. As gotculas de antiespumante atravessam um ciclo de 5 fases. Uma gotcula de antiespumante que rompe a parede de uma bolha de espuma fica disponvel novamente para o ciclo seguinte. Contudo, como uma pequena quantidade das gotculas do antiespumante perdida durante cada ciclo, o produto ir gradualmente perdendo sua eficcia. Durante a produo de lcool a apario de espuma um efeito secundrio indesejado que provoca o aumento do tempo de produo, dificulta o enchimento das dornas com a quantidade correta e provoca perdas por derramamentos. Nos lquidos puros, a espuma no estvel. S estvel em sistemas que contenham substncias que atuem como agentes tenso-ativos. Todos estes agentes tenso-ativos tm em comum a capacidade de migrar para a interface ar/lquido do sistema, reduzindo assim a tenso superficial. A espuma forma-se pela reteno das bolhas de ar produzidas durante as diversas fases de fabrico do lcool, um efeito da liberao do gs carbnico gerado na biosintese da levedura, bombagem e agitao isto provoca o aumento do tempo de produo e dificulta o enchimento das dornas. O gs fica retido pela formao de uma lamela estabilizada pela presena de surfactantes. Sem estes, o lquido escoar-se-ia, provocando o adelgaamento da lamela at se produzir a sua rotura. Contudo, a presena dos agentes tenso-activos evita o adelgaamento da lamela da seguinte forma: 1. Existe um contra fluxo do lquido devido a uma diferena de tenso superficial como resultado do alongamento da interface chamado efeito de Marangoni 2. Repulso dos agentes tenso-activos nas interfaces mediante mecanismos estricos e electrostticos. Estes efeitos estabilizadores do elasticidade lamela, evitando que atinja a espessura crtica de 10 nm que provocaria a sua rotura Para eliminar a espuma, devem-se evitar estes efeitos estabilizadores, usando um antiespumante que deve ter pelo menos uma das seguintes propriedades: 1. Ser capaz de destruir a espuma para eliminar a j existente 2. Ser capaz de prevenir a espuma para prevenir a sua formao

3. Ser capaz de libertar o gs para facilitar a subida da espuma superfcie A ao do antiespumante ocorre principalmente na lamela estabilizada. Por isso, devem ser insolveis no meio e possuir uma mobilidade suficiente que o permita penetrar na lamela, retirando os agentes tenso-ativos presentes na interface. O antiespumantes deve ter uma tenso superficial inferior do tenso-ativo, devendo ser tal que origine um efeito oposto ao de Marangoni, isto , provoque rapidamente um adelgaamento e rotura da lamela. Os antiespumantes podem ser substncias qumicas com uma tenso superficial baixa como os silicones e leos minerais e cidos gordos. Para melhorar a eficincia de um antiespuma, podem-se adicionar partculas slidas com uma tenso superficial baixa, como slicas hidrofbicas e sabes metlicos. Estes materiais incorporam-se em substncias portadoras como gua ou solventes orgnicos para facilitar a sua adio e acelerar a sua distribuio no meio. O tipo de antiespumante a usar depende da natureza do sistema que tem o problema de espuma. Um ponto importante a ter em ateno o momento de incorporao do antiespumante. Como este no so solveis no sistema, deve-se assegurar uma boa distribuio da substncia ativa. difcil prever a eficincia de um antiespumante devido variedade de matrias primas utilizadas na fabricao do lcool. indispensvel testa-lo no sistema pretendido. Isto pode ser facilmente feito, atravs de testes de bancada ou diretamente no processo em questo, possibilitando assim recomendar o melhor produto e sua dosagem adequada.

ONIDISPER DP 600
Dispersante de espuma ONIDISPER DP 600 um produto natural, de Grau Alimentcio, biodegradvel, estvel temperatura ambiente e ecologicamente correto para sua finalidade. Tem caracterstica dupla-ao: Dispersante/Antiespumante, sendo verstil em uma grande variedade de processos formadores de espuma. composto de Glicois e aditivos especiais que atuam na reduo da tenso superficial do meio. FDA Food and Drug Administration [21 CFR part 173.340 p. 121 reviso de 1994]. < www.gpoaccess.gov/cfr/index.html > Produto aprovado para uso em Indstria de Alimentos. Caractersticas Tpicas:

Aspecto Cor Odor Densidade Viscosidade Solubilidade

Lquido Viscoso Translcido. Caracterstico 1,00 a 1,05 g/cm3. 600 a 800 cps Solvel em lcool e gua

Benefcios do ONIDISPER DP 600:


Reduz substancialmente o consumo de antiespumante. Baixo consumo e alto desempenho. Atxico aos seres vivos. No deixa resduos no processo e nos equipamentos. Aumenta o rendimento Industrial. Reduz perdas no processo. Sem restries para uso em Indstrias de Alimentos.

Aplicao e Dosagem: ONIDISPER DP 600 poder ser dosado continuamente na linha de mosto ou diretamente no p de cuba. A aplicao ideal deve ser definida pela assistncia tcnica ONIBRAS. Como Orientao sugerimos uma dosagem de 10 a 30 ppm em relao ao volume do sistema. Estocagem e Manuseio: ONIDISPER DP 600 deve ser estocado em local coberto e arejado, longe de fontes de calor e umidade, mantendo as embalagens sempre fechadas. Ao manusear o produto recomendamos usar equipamento de segurana tais como: culos panormicos, protetor facial, avental e luvas de PVC. Dvidas? Consulte Assistncia Tcnica ONIBRAS Fone: (16) 3969-4957. Estas informaes tm pr objetivo orientar quanto ao uso correto de nossos produtos, ficando a ONIBRAS isenta da responsabilidade pelo uso inadequado. A FISPQ deste produto encontra-se disposio em nossa unidade industrial.

___________ ____
Os dispersantes BIOCANE FC so produtos balanceados que exercem funes especficas no controle de espumas em processos fermentativos.

___________
Aparncia Lquido lmpido levemente turvo Solubilidade em gua Solvel Densidade (25 C) 1,00 0,05 g / cm3

_ _________
Utilizados no controle preventivo de espumas, os dispersantes BIOCANE FC

podem ser adicionados na linha de mosto, cubas e dornas de fermentao na obteno de lcool.

_ _______ __________
As impurezas presentes no mosto concentram-se na interface ar-lquido, formando uma pelcula elstica e resistente. Os gases resultantes da fermentao expandem a referida pelcula, originando as bolhas da espuma. A espuma se eleva com rapidez, a ponto de determinar o transbordamento das dornas, com conseqente perda do mosto, levedura e lcool. Os dispersantes BIOCANE FC envolvem as pelculas superficiais das bolhas da espuma, provocando a drenagem do lquido que as constitui. Gradativamente, as superfcies das bolhas vo se tornando mais delgadas at atingirem o seu rompimento, que ocorre com a liberao dos gases para o meio externo, bem como pelo fenmeno da coalescncia com as bolhas vizinhas, originando bolhas maiores e mais instveis, que se rompem prontamente.

_ _______ _________
Os dispersantes BIOCANE FC podem ser aplicados de forma intermitente ou com emprego de bomba dosadora. As dosagens sero indicadas atravs de levantamento realizado pelo Assistente Tcnico da Biocane Qumica Industrial, em funo das condies de operao e caractersticas do sistema.

_ ________ ___________
Os dispersantes BIOCANE FC devem ser manuseados com luvas de PVC, culos e avental, cuidados estes recomendados para todo e qualquer produto qumico. Mantidos em sua embalagens originais, em local seco, cobertos e ventilado, os produtos podem ser armazenados por at 12 meses.

_ __ _______ _
Bombona com 200 litros e containeres de 1000 litros
NOTA: A informao aqui contida dada de boa f, no devendo implicar, porm, em qualquer responsabilidade para nossa firma, quanto ao uso especfico de cada cliente.

Antibitico uma substncia que tem capacidade de interagir com microorganismos unicelulares ou pluricelulares que causam infeces no organismo. Os antibiticos interferem com estes microorganismos, matando-os ou inibindo seu metabolismo e/ou sua reproduo, permitindo ao sistema imunolgico combat-los com maior eficcia. Chama-se Antibioticoterapia o tratamento realizado com antibiticos. O termo antibitico tem sido utilizado de modo mais restrito para indicar substncias que atingem bactrias, embora possa ser utilizado em sentido mais amplo. O antibitico pode ser bactericida, quando elimina a bactria ou bacteriosttico, se interrompe a sua reproduo. Se as primeiras substncias descobertas eram produzidas por fungos e bactrias, atualmente so sintetizadas em laboratrios farmacuticos e tm a capacidade de impedir ou dificultar a manuteno de um certo grupo de clulas vivas.

So utilizados na Medicina para a luta contra infeces bacterianas. Seu uso indiscriminado e sem controle mdico faz com que surjam cepas de bactrias resistentes a estas drogas, sendo necessria a descoberta constante de novas remdios mais eficazes. Isto tem aumentado consideravelmente o custo do tratamento das infeces. O uso leigo do antibitico extremamente prejudicial, para o prprio doente, como a mdio prazo para todas as pessoas. O primeiro antibitico, a penicilina, foi descoberto por acaso por Alexander Fleming, que reparou que numa determinada cultura de bactrias, contaminada por uma determinada espcie de fungos, as bactrias no se desenvolviam. A descoberta dos antibiticos revolucionou a medicina, tendo efeitos decisivos sobre a sade humana e a expectativa de vida da populao. De um golpe, passaram a ser curveis doenas que antes eram letais como:

tuberculose pneumonia meningite sfilis crupe gangrena, entre outras.

ndice
[esconder]

1 2 3 4

Histria Tipos Ver tambm Ligaes externas

[editar] Histria

Staphylococcus aureus

O primeiro antibitico fabricado pelo homem foi a penicilina.

Ao se falar a respeito de descobertas cientficas, pode-se afirmar que no caso do antibitico, foi mero acaso a sua descoberta.
Alexander Fleming, bacteriologista do St. Mary's Hospital, de Londres, j

vinha havia algum tempo pesquisando substncias capazes de matar ou impedir o crescimento de bactrias nas feridas infectadas, pesquisa justificada pela experincia adquirida na Primeira Grande Guerra 1914-1918, na qual muitos combatentes morreram em conseqncia da infeco em ferimentos profundos e maltratados por falta de tratamento adequado. No ano de 1922 Fleming descobre uma substncia antibacteriana na lgrima e na saliva, a qual dera o nome de lisozima. E em 1928 Fleming desenvolveu pesquisas sobre estafilococos, quando descobriu a penicilina. A descoberta da penicilina deu-se em condies peculiarssimas, graas a uma seqncia de acontecimentos imprevistos e surpreendentes. No ms de agosto de 1928 Fleming tirou frias e, por esquecimento, deixou algumas placas com culturas de estafilococos sobre a mesa, em lugar de guard-las na geladeira ou inutiliz-las, como seria natural, ao retornar ao trabalho, em setembro do mesmo ano, observou que algumas das placas estavam contaminadas com mofo, fato este relativamente freqente. Colocou-as ento, em uma bandeja para limpeza e esterilizao com lisol. Neste exato momento entrou no laboratrio um seu colega, Dr. Pryce, e lhe perguntou como iam suas pesquisas. Fleming apanhou novamente as placas para explicar alguns detalhes ao seu colega sobre as culturas de estafilococos que estava realizando, quando notou que havia, em uma das placas, um halo transparente em torno do mofo contaminante, o que parecia indicar que aquele fungo produzia uma substncia bactericida. O assunto foi discutido entre ambos e Fleming decidiu fazer algumas culturas do fungo para estudo posterior. O fungo foi identificado como pertencente ao gnero Penicilium, de onde deriva o nome da penicilina dado substncia por ele produzida. Fleming passou a empreg-lo em seu laboratrio para selecionar determinadas bactrias, eliminando das culturas as espcies sensveis sua ao. Foi o primeiro teste de reao penicilnica realizado em laboratrio. Por outro lado, a descoberta de Fleming no despertou inicialmente maior interesse e no houve a preocupao em utiliz-la para fins teraputicos em casos de infeco humana at a ecloso da Segunda Guerra Mundial, em 1939. Nesse ano e em decorrncia do prprio conflito, a fim de evitarem-se baixas desnecessrias, foram ento ampliadas as pesquisas a respeito da penicilina e seu uso humano.. Em 1940, Sir Howard Florey e Ernst Chain, da Universidade de Oxford, retomaram as pesquisas de Fleming e conseguiram produzir penicilina com fins teraputicos em escala industrial, inaugurando uma nova era para a medicina denominada a era dos antibiticos. Alguns anos mais tarde, Ronald Hare, colega de trabalho de Fleming, tentou, em vo, "redescobrir" a penicilina em condies semelhantes s que envolveram a descoberta de Fleming. Aps um grande nmero de experincias verificou-se que a

descoberta da penicilina s tornou-se possvel graas a uma srie inacreditvel de coincidncias, que foram:

O fungo que contaminou a placa, como se demonstrou posteriormente, um dos trs melhores produtores de penicilina dentre todas as espcies do gnero penicilium; O fungo contaminante teria vindo pela escada do andar inferior, onde se realizavam pesquisas sobre fungos; O crescimento do fungo e dos estafilococos se fez lentamente, condio necessria para se evidenciar a lise bacteriana; No ms de agosto daquele ano, em pleno vero, sobreveio uma inesperada onda de frio em Londres, que proporcionou a temperatura ideal ao crescimento lento da cultura; A providencial entrada do Dr. Pryce no Laboratrio permitiu que Fleming reexaminasse as placas contaminadas e observasse o halo transparente em torno do fungo, antes de sua inutilizao.

Apesar de todas essas felizes coincidncias, se Fleming no tivesse a mente preparada e avanada no teria valorizado ou mesmo notado o halo transparente em torno do fungo e descoberto a penicilina.

[editar] Tipos
Existe mais de 5000 tipos de antibiticos no mercado e centenas de similares, que so fabricados por inmeros laboratrios farmacuticos. Podem-se citar por exemplo;

Penicilinas e seus derivados Macroldeos Cefalosporinas Tetraciclinas Aminoglicosidos Quinolonas

A resistncia antibitica, resistncia a antibiticos ou resistncia antimicrobiana, a capacidade dos microrganismos de resistir aos efeitos de um antibitico ou antimicrobiano. Esta pode ser adquirida via: transformao, conjugao, transduo e mutao. Em bactrias aparece a partir do momento que as pessoas utilizam antibiticos menos potentes, fazendo ento a seleo das bactrias mais fortes, sendo assim criada uma nova descendncia bacteriolgica resistente ao medicamento utilizado anteriormente. O uso indevido de antibiticos acarreta essa seleo. Uma das formas de resistncia dos microrganismos consiste na mudana da sua constituio membranosa para que fiquem imunes a antibiticos de convivncia.

Seleo natural
Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre. Ir para: navegao, pesquisa

A Wikipdia possui o Portal de Evoluo

Apesar do avanos da pesquisa ainda existem muitas espcies desconhecidas.

Nota: Esta pgina sobre seleo no contexto de seleo natural. Se procura outros significados da mesma expresso, consulte Seleo (desambiguao).

Seleo natural um processo da evoluo proposto por Charles Darwin e aceito pelo mainstream da comunidade cientfica como a melhor explicao para a adaptao e especializao dos seres vivos como evidenciado pelo registro fssil. Outros mecanismos de evoluo incluem deriva gentica, fluxo gnico e presso de mutao. O conceito bsico de seleo natural que caractersticas favorveis que so hereditrias tornam-se mais comuns em geraes sucessivas de uma populao de organismos que se reproduzem, e que caractersticas desfavorveis que so hereditrias tornam-se menos comuns. A seleo natural age no fentipo, ou nas caractersticas observveis de um organismo, de tal forma que indivduos com fentipos favorveis tm mais chances de sobreviver e reproduzir-se do que aqueles com fentipos menos favorveis. Se esses fentipos apresentam uma base gentica, ento o gentipo associado com o fentipo favorvel ter sua freqncia aumentada na gerao seguinte. Com o passar do tempo, esse processo pode resultar em adaptaes que especializaro organismos em nichos ecolgicos particulares e pode eventualmente resultar na emergncia de novas espcies. A seleo natural no distingue entre seleo ecolgica e seleo sexual, na medida que ela se refere s caractersticas, por exemplo, destreza de movimento, nas quais ambas podem atuar simultaneamente. Se uma variao especfica torna o descendente que a manifesta mais apto sobrevivncia e reproduo bem sucedida,

esse descendente e sua prole tero mais chances de sobreviver do que os descendentes sem essa variao. As caractersticas originais, bem como as variaes que so inadequadas dentro do ponto de vista da adaptao, devero desaparecer conforme os descendentes que as possuem sejam substitudos pelos parentes mais bem sucedidos. Assim, certas caratersticas so preservadas devido vantagem seletiva que conferem a seus portadores, permitindo que um indivduo deixe mais descendentes que os indivduos sem essas caractersticas. Eventualmente, atravs de vrias iteraes desses processos, os organismos podem desenvolver caractersticas adaptativas mais e mais complexas.

ndice
[esconder]

1 Princpios gerais o 1.1 Nomenclatura e uso 2 Mecanismos da seleo natural 3 Um exemplo: resistncia a antibiticos 4 Alcance da seleo natural 5 Desenvolvimento histrico o 5.1 Teorias pr-darwinianas o 5.2 Hiptese de Darwin o 5.3 Sntese evolutiva moderna 6 Impacto da teoria 7 Ver tambm 8 Ligaes externas 9 Referncias

[editar] Princpios gerais


A seleo natural age sobre o fentipo. O fentipo determinado por um trecho genmico do indivduo, conhecido como gentipo e tambm pelo ambiente em que o organismo vive, e as interaes entre os genes e o ambiente. Freqentemente, a seleo natural age em caractersticas especficas de um indivduo e os termos fentipo e gentipo so algumas vezes usados especificamente para indicar essas caractersticas especficas. A maioria das caractersticas so influenciadas pelas interaes de muitos genes, mas algumas caractersticas so governadas por um nico gene nos moldes das Leis de Mendel. Variaes que ocorram em um de muitos genes que contribuem para uma caracterstica podem ter somente pequenos efeitos no fentipo, produzindo um continuum de valores fentipicos possveis; o estudo desses padres de hereditariedade to complexos chamado de gentica quantitativa.[1] Quando organismos diferentes em uma populao possuem genes diferentes para a mesma caracterstica, essas variaes genticas so denominadas de alelos. Quando todos os organismos em uma populao compartilham o mesmo alelo para uma

caracterstica particular, e esse estado apresente-se estvel ao longo do tempo, se diz que os alelos se fixaram naquela populao. essa variao gentica que destaca caractersticas fenotpicas; um exemplo comum a de que certas combinaes de genes para cor dos olhos em humanos correspondem a gentipos que originam o fentipo dos olhos azuis.
[editar] Nomenclatura e uso

O termo "seleo natural" apresenta pequenas diferenas de definies em contextos diferentes. Em termos simples, "seleo natural" mais freqentemente definida como operando em caractersticas hereditrias, mas pode algumas vezes referir-se a diferenciais no sucesso reprodutivo de fentipos independente se esses fentipos so hereditrios. A seleo natural "cega" no sentido de que o nvel de sucesso reprodutivo uma funo do fentipo e no se ou at que mbito aquele fentipo hereditrio; seguindo o uso inicial feito por Darwin[2] o termo freqentemente usado para se referir tanto s conseqncias da seleo cega quanto aos seus mecanismos.[3][4] algumas vezes til explicitar as diferenas entre mecanismos da seleo e seus efeitos; quando essa distino importante, cientistas definem "seleo natural" especificamente como "aqueles mecanismos que contribuem para a seleo de indivduos que se reproduzem," sem se importar se a base da seleo hereditria. Isso algumas vezes referido como 'seleo natural fenotpica'.[5] Caractersticas que causam um maior sucesso reprodutivo de um organismo so consideradas como "selecionadas a favor" enquanto aquelas que reduzem o sucesso so "selecionadas contra". "Selecionar a favor" uma caracterstica pode resultar na "seleo contra" de outras caractersticas correlacionadas que no influenciam diretamente a aptido do organismo. Isso tambm pode ocorrer como um resultado de pleiotropia ou ligao gentica.[6]

[editar] Mecanismos da seleo natural


O que faz com que uma caracterstica tenha mais probabilidade de permitir a sobrevivncia de seu portador depende muito de fatores ambientais, incluindo predadores da espcie, fontes de alimentos, estresse abitico, ambiente fsico e assim por diante. Quando membros de uma espcie tornam-se geograficamente separados, enfrentam diferentes ambientes e tendem a evoluir em diferentes direes evoluo divergente. Aps um longo tempo, essas caractersticas podero ter se desenvolvido em diferentes vias de tal modo que eles no podero mais se intercruzar, em um ponto que sero considerados como de espcies distintas. Essa a razo de uma espcie, por vezes, separar-se em mltiplas espcies, em vez de simplesmente ser substituda por uma nova (a partir disso Darwin sugeriu que todas as espcies atuais evoluram de um ancestral em comum). Alm disso, alguns cientistas especulam que uma adaptao que pode permitir ao organismo ser mais adaptvel no futuro tende a se espalhar mesmo que no proporcione nenhuma vantagem especfica a curto prazo. Descendentes desses organismos sero mais variados e assim mais resistentes extino por catstrofes ambientais e eventos de extino. Isso foi proposto como um dos motivos para o surgimento dos Mammalia. Embora essa forma de seleo seja possvel (ainda que altamente discutvel), ela deve desempenhar um papel mais importante nos casos em que a seleo

por adaptao contnua. Por exemplo, na hiptese da Rainha de Copas, sugere-se que o sexo deve ter evoludo de modo a auxiliar os organismos a se adaptarem contra parasitas. A seleo natural pode ser expressa como a seguinte lei geral (tirada da concluso de A Origem das Espcies):
1. 2. 3. 4. 5. SE h organismos que se reproduzem e... SE os descendentes herdam as caractersticas de seus progenitores e... SE h variao nas caractersticas e... SE o ambiente no suporta todos os membros de uma populao em crescimento, ENTO aqueles membros da populao com caractersticas menos adaptativas (determinadas pelo ambiente) morrero e... 6. ENTO aqueles membros com caractersticas mais adaptativas (determinadas pelo ambiente) prosperaro

O resultado a evoluo das espcies. Deve ser observado que isso um processo contnuo ela explica como as espcies mudam e pode explicar tanto a extino quanto o surgimento de novas espcies.

[editar] Um exemplo: resistncia a antibiticos


Representao esquemtica de como resistncia antibitica aumentada por seleo natural. A sesso superior representa uma populao de bactrias antes de serem expostas a antibiticos. A sesso do meio mostra a populao diretamente exposta, a fase em que a seleo ocorre. A ltima sesso mostra a distribuio da resistncia em uma nova gerao de bactrias. A legenda indica os nveis de resistncia dos indivduos.

Um exemplo bem conhecido da seleo natural em ao o desenvolvimento de resistncia a antibiticos em microorganismos. Antibiticos vem sendo usados para lutar contra doenas bacteriais desde a descoberta da penicilina por Alexander Fleming em 1928. Populaes naturais de bactrias contm, entre seus vastos nmeros de membros individuais, considervel variao em seu material gentico, primeiramente um resultado de mutaes. Quando expostas a antibiticos, a maioria das bactrias morre rapidamente, mas algumas podem possuir mutaes que as fazem ser um pouco menos suscetveis aos efeitos dos antibiticos. Se a exposio aos antibiticos for curta, esses indivduos iro sobreviver ao tratamento. Essa eliminao seletiva de indivduos mal-adaptados de uma populao seleo natural. Essas bactrias sobreviventes iro se reproduzir novamente, produzindo a prxima gerao. Devido eliminao dos indivduos mal-adaptados na gerao anterior, essa populao conter mais bactrias que apresentam algum tipo de resistncia contra os antibiticos. Ao mesmo tempo, novas mutaes ocorrem, contribuindo com novas variaes genticas s j existentes variaes genticas. Mutaes espontneas so raras, e mutaes vantajosas so ainda mais raras. Entretanto, populaes de bactria so grandes o suficiente para que alguns indivduos apresentem mutaes benficas. Se uma nova mutao reduz a suscetibilidade a um antibitico, esses indivduos tm mais chance de sobreviver quando novamente confrontados com antibiticos. Dado tempo

suficiente, e repetidas exposies ao antibitico, uma populao de bactrias resistentes a antibiticos ter emergido. O uso (e mau uso) indiscriminado de antibiticos tem resultado em um aumento na resistncia microbial a antibiticos no uso clnico, ao ponto de que a Staphylococcus aureus resistente meticilina (SARM) tem sido descrita como multiresistente devido ameaa que ele apresenta para a sade e sua relativa invulnerabilidade s drogas existentes.[7] Respostas estratgicas tipicamente incluem o uso de antibiticos diferentes, e mais resistentes; entretanto, novas variantes da SARM recentemente emergiram e so resistentes at a essas drogas.[8] Isso um exemplo do que veio a ser conhecido como corrida armamentista evolucionria, na qual uma bactria continua desenvolvendo variantes que so menos suscetveis a antibiticos, enquanto pesquisadores mdicos continuam desenvolvendo novos antibiticos que podem mat-las. Uma situao similar ocorre com a resistncia a pesticidas em plantas e insetos. Corridas armamentistas no so necessariamente induzidas pelo homem; um exemplo bem documentado envolve a elaborao dos caminhos para o Rna de Interferncia em plantas como um meio de imunidade inata contra vrus.

[editar] Alcance da seleo natural


Darwin esboou sua teoria primeiramente em dois manuscritos no publicados escritos em 1842 e 1844, sendo mais completamente desenvolvido em A Origem das Espcies, em especial, Captulo 4, ou seja, A seleo natural ou a perseverana do mais capaz. Nesse captulo ele escreveu:
Pode-se dizer que a seleo natural realiza seu escrutnio dia a dia, hora a hora, pelo mundo, de qualquer variao, mesmo as mais sutis; rejeitando aquelas que so ruins e preservando e fazendo prosperar todas as que so boas; trabalhando silenciosa e imperceptivelmente, onde e quando surgir a oportunidade na melhora de cada ser orgnico em relao a suas condies orgnicas e inorgnicas de vida. No vemos nada desse lento progresso, at que os ponteiros do relgio das eras tenham marcado um longo lapso de tempo e assim to imperfeita a nossa viso sobre o profundo passo das eras geolgicas que tudo o que podemos ver que as formas de vida so agora diferentes daquelas que existiam antes.

Darwin termina seu livro com uma passagem freqentemente citada: "H grandiosidade nesse modo de ver a vida, com suas diversas foras, tendo surgido a partir de umas poucas formas de vida ou de uma nica; e que, enquanto este planeta tem orbitado de acordo com as leis fixas da gravidade, de um incio to simples infinitas formas mais belas e maravilhosas evoluram, e continuam a evoluir."

[editar] Desenvolvimento histrico

[editar] Teorias pr-darwinianas

A teoria moderna da seleo natural deriva do trabalho de Charles Darwin, no sculo XIX.

Vrios filsofos antigos expressaram a idia de que a Natureza produzia uma grande variedade de criaturas, aparentemente de forma aleatria, e que somente as criaturas que conseguiam prover-se e reproduzir-se com sucesso sobreviveriam; exemplos bem conhecidos incluem Empdocles[9] e seu sucessor intelectual Lucrcio[10], enquanto idias relacionadas foram posteriormente refinadas por Aristteles[11]. Outro componente importante da seleo natural, a luta pela sobrevivncia, foi primeiramente descrita por al-Jahiz no sculo IX.[12][13] Tal argumento clssico foi re-introduzido no sculo XVIII por Pierre Louis Maupertuis[14] e outros, incluindo o av de Charles Darwin, Erasmus Darwin. Entretanto, esses precursores tiveram pouca influncia na trajetria do pensamento evolucionrio depois de Charles Darwin. At o incio do sculo XIX, a viso predominante nas sociedades ocidentais era de que diferenas entre indivduos de uma espcie era um afastamento desinteressante do Ideal platnico (ou typos) de tipos criados. Entretanto, a teoria do uniformitarismo na geologia promovia a idia de que foras simples e fracas poderiam atuar constantemente por longos perodos de tempo para produzir mudanas radicais na paisagem da Terra; o sucesso dessa teoria chamou ateno a vasta escala de tempo geolgico e tornou plausvel a idia de que pequenas, virtualmente imperceptveis mudanas em sucessivas geraes poderiam produzir conseqncias na escala de diferenas entre as espcies. Evolucionista do incio do sculo XIX, Jean-Baptiste Lamarck sugeriu a hereditariedade de caracteres adquiridos como um mecanismo para a mudana evolucionria; caractersticas adaptativas adquiridas por um organismo durante sua vida poderiam ser herdadas pela progene do organismo, eventualmente causando uma transmutao de espcies. [15] Essa teoria veio a ser conhecida como Lamarckismo e foi uma influncia nas ideas no-geneticas do bilogo sovitico stalinista Trofim Lysenko.[16]

[editar] Hiptese de Darwin

Entre 1842 e 1844, Charles Darwin esboou sua teoria da evoluo por meios de seleo natural como uma explicao para a adaptao e especiao. Ele definiu a seleo natural como um "princpio no qual cada pequena variao [ou caracterstica], se benfica, preservada".[17] O conceito era simples mas poderoso: indivduos mais aptos ao ambiente tm mais chances de sobreviver e reproduzir-se[18] E enquanto existir algum tipo de variao entre eles, ocorrer uma inevitvel seleo de indivduos com as variaes mais vantajosas. Se as variaes so hereditrias, um diferencial no sucesso reprodutivo ir acarretar uma evoluo progressiva de uma dada populao particular de uma espcie, e populaes que evoluem ficando suficientemente diferentes, podendo eventualmente tornar-se espcies diferentes. As idias de Darwin foram inspiradas pelas observaes que ele havia feito na Viagem do Beagle, e pelas teorias econmicas de Thomas Malthus, que notou que a populao (se no supervisionada) crescia exponencialmente enquanto que o suprimento de comida s crescia linearmente; logo limitaes inevitveis de recursos acarretariam implicaes demogrficas, levando a uma "luta pela sobrevivncia", na qual somente o mais apto sobreviveria. Uma vez que a teoria foi formulada, Darwin foi meticuloso em arregimentar e refinar evidncias, compartilhando suas idias somente com poucos amigos; ele foi inspirado a publicar suas idias depois que o jovem naturalista Alfred Russel Wallace concebeu independentemente o princpio (de seleo natural) e o descreveu em uma carta para Darwin. Os dois resolveram apresentar dois pequenos ensaios a Sociedade Linneana anunciando uma co-descoberta do princpio em 1858;[19] Darwin publicou um relato mais detalhado de suas evidncias e concluses em seu A Origem das Espcies de 1859. Na sexta edio da Origem das Espcies Darwin reconheceu que outros - notavelmente William Charles Wells em 1813, e Patrick Matthew em 1831 que haviam desenvolvido teorias similares, mas no as haviam apresentado completamente em publicaes cientficas notveis. Darwin pensava na seleo natural por uma analogia com a maneira pela qual os fazendeiros selecionavam sua plantao ou seu gado para reproduo, o que ele chamava de seleo artificial; em seus primeiros manuscritos ele se referia a uma 'Natureza' que iria fazer a seleo. Naquela poca, outros mecanismos de evoluo como evoluo por deriva gentica no haviam ainda sido explicitamente formulados, e Darwin percebeu que a seleo era somente uma parte da histria: "Eu estou convencido que [isso] tem sido o principal, mas no o meio exclusivo das modificaes"[20] Para Darwin e seus contemporneos, a seleo natural eram essencialmente sinnimo a evoluo por seleo natural. Aps a publicao da "A Origem das Espcies", pessoas instrudas geralmente aceitavam que a evoluo havia ocorrido de alguma forma. Entretanto, a seleo natural permaneceu um mecanismo controverso, parcialmente porque era visto como muito fraco para explicar todo o escopo das caractersticas observadas nos organismos vivos, e parcialmente porque at os que apoiavam a evoluo frustravam-se com a sua natureza no-guiada e no-progressiva,[21] uma resposta que tem sido caracterizada como o principal impedimento para a aceitao da idia.[22] Entretanto, alguns pensadores entusiasticamente abraaram o Darwinismo; aps ler Darwin, Herbert Spencer introduziu o termo sobrevivncia dos mais aptos, que se tornou um resumo popular da teoria. Embora a frase ainda seja usada por no-bilogos, bilogos modernos evitam-na devido a sua tautologia, se aptos for interpretado como algum tipo de funcionalidade

superior e tambm porque aplicada a indivduos ao invs de ser considerada como uma quantidade mdia sobre as populaes.[23] Em uma carta a Charles Lyell em setembro de 1860, Darwin arrepende-se de usar o termo 'Seleo Natural', preferindo o termo 'Preservao Natural'.[24]
[editar] Sntese evolutiva moderna Ver artigo principal: Sntese evolutiva moderna

Somente aps a integrao de uma teoria da evoluo com uma complexa apreciao estatstica das leis (redescobertas) de hereditariedade de Mendel foi que a seleo natural se tornou geralmente aceita por cientistas. O trabalho de Ronald Fisher (que desenvolveu a linguagem matemtica e a seleo natural nos termos essenciais dos processos genticos)[3], J. B. S. Haldane (que introduziu o conceito de 'custo' da seleo natural)[25], Sewall Wright (que elucidou a natureza da seleo e da adaptao)[26], Theodosius Dobzhansky (que estabeleceu a idia de que mutaes, ao criarem diversidade gentica, supriam o material bruto para a seleo natural)[27], William Hamilton (que concebeu a seleo parentada), Ernst Mayr (que reconheceu a importncia chave do isolamento reprodutivo para a especiao)[28] e de muitos outros formou a sntese evolucionria moderna, cimentando a seleo natural como a fundao da teoria evolucionria, o que permanece at hoje.

[editar] Impacto da teoria


Talvez a proposta mais radical da teoria de Darwin da evoluo por seleo natural seja que "formas elaboradamente construdas, to diferentes umas das outras, e interdependentes de uma forma to complexa" evoluram a partir das formas mais simples de vida por uns poucos princpios simples. Essa proposta fundamental inspirou alguns dos mais ardorosos defensores e provocou a mais profunda oposio. Em seu modelo explicativo, a seleo natural no precisa de uma interveno divina como varivel independente, o que provoca reao de diversos grupos religiosos. Alm disso, muitas teorias de Seleo artificial foram propostas sugerindo que os fatores de aptido econmica e social atribudos por outros seres humanos ou por seu ambiente construdo so de certa forma biolgicos ou inevitveis - Darwinismo social. Outros sustentam que houve uma evoluo de sociedades anloga quela das espcies. As idias de Darwin, juntamente com as de Freud, Adam Smith e Marx, so consideradas por muitos historiadores como tendo uma profunda influncia no pensamento do sculo XIX e desafiado as escolas de pensamento racionalista e o fundamentalismo religioso que prevaleciam na Europa. A agroindstria sucroalcooleira do Brasil representa uma parcela significativa da economia tendendo ao crescimento em funo da grande procura mundial por energias renovveis a partir de biomassas. O Brasil, sendo um dos maiores produtores mundiais de cana-de-acar e entre os primeiros em produo de lcool, optou pela produo de etanol por via fermentativa, utilizando levedura (Saccharomyces cerevisiae) como agente de biotransformao. A fermentao alcolica consiste na transformao dos acares do

mosto em etanol, gs carbnico e energia, sob ao cataltica das leveduras. Quando condies de temperatura, acidez, concentrao de acares, qualidade da cana, higiene, preparao de p-de-cuba e do mosto so imprprias, podem desenvolver-se outros tipos de microrganismos que consomem os acares e o etanol, produzindo compostos orgnicos indesejveis para a qualidade final do lcool, alm de reduzir o rendimento do processo. Assim de extrema importncia o controle dos microrganismos contaminantes da fermentao alcolica. Dentre estes contaminantes, especificamente bactrias, as gram positivas so as mais comumente encontradas, sendo as de maior prejuzo as bactrias produtoras de cido ltico. Atualmente o controle das bactrias contaminantes ocorre principalmente pela adio de antibiticos, como a penicilina e seus derivados ou antibiticos sintticos, nas dornas de fermentao.

Antimicrobitico propriedades
Nos anos 50, quando grande parte das tetraciclinas foram descobertas, o seu espectro antimicrobitico foi mais vasto que qualquer antimicrobitico conhecido at data. A tetraciclina caracterizada pela sua excepcional eficcia qumio-terapeuta contra um vasto leque de bactrias Gram positivo e negativo, richetsia, spirochetes, e muitos vrus, como os membros do grupo lymphogranuloma [10]. O grande indicador para o uso da tetraciclina foi as infeces devido Escherichia coli e Haemophilus influenzae, infeces da blis, desordens por infeces respiratrias incluindo bronchitis prophylaxis, misturado com as infeces emergentes da boca, faringe, ou zona instestinal, brucelose, tularemia, plague e outras pasteurelloses, leptospirosis, lymphogranuloma inguinale, clera, e rickettsiosis [11]. E porque o desenvolvimento de cadeias de microorganismos resistem tetraciclina, este antibitico tem perdido muito da sua utilidade. J no so consideradas a droga de primeira escolha para o tratamento staphylococcal, streptococcal, ou pneumococcal infeces. Uma tetraciclina individual difere menos em potncia que a propriedade farmacocintica, como a resoro, difuso de tecidos e eliminao [11]:

Toxiticidade das tetraciclinas em volta da bactria


A concentrao mnima de tetraciclina para uma inibio completa de crescimento de bactria [g per ml]

Escherichi Haemophil Mycobacteri Pseudomon a coli us um as influenzae tuberculosis aeruginosa

1.17

0.312

25

0.195

1.45

0.312

25

0.147

1.17

0.312

14

0.29

Como a tetraciclina age? As tetraciclinas inibem uma larga quantidade de reaces de enzimas, vitais no processo de clulas de bactrias. A reaco bioqumica mais sensvel que inibe a sntese de protenas [21]. A tetraciclina age pela ligao especfica no 30S no ribosome da bactria, impedindo a ligao do aminoacetil RNA ao complexo RNA-ribosome. Inibe em simultneo outros passos da biosntese de protenas. A tetraciclina pode tambm alterar a membrana citoplstica o que provoca uma fuga de nucleotdeos e outros compostos para fora de clula. No mata directamente a bactria mas inibi-a.

A Molcula
Presentemente, o nome da tetraciclina refere-se a um nmero de antibiticos de entre origem natural e origem semi-sinttica, derivada de um sistema de quatro anis lineares (1,4,4a,5,5a,6,11,12aoctahydronaphthacene) com a arranjo caracterstico de duplas ligaes. A molcula de tetraciclina possui cinco centros assimtricos: C-4, -4a, -5a, -6, e -12a. A determinao da estrutura cristalina da aureomicina hidrocloridrica definiu claramente a estreo-qumica desses centros [22]. Estudo em NMR 1H [23,24], em especial aplicados no 5-hidroxitetraciclina, estabeleceu independentemente a topologia dos protes [8]. A determinao da estrutura completa, envolvendo uso perspicaz de espectroscopia de IR e UV, tm sido a pea chave no campo da anlise estrutural [28].

Histria
A penicilina foi descoberta em 1928 quando Alexander Fleming, saiu de frias e esqueceu algumas placas com culturas de microrganismos em seu laboratrio no Hospital St Mary em Londres,quando voltou reparou que uma das suas culturas de Staphylococcus tinham sido contaminadas por um bolor, e em volta das colnias deste no haviam mais bactrias. Ento Fleming e seu colega, Dr. Pryce, descobriram um fungo do gnero Penicillium, e demostraram que o fungo produzia uma substncia

responsvel pelo efeito bactericida, a penicilina.Esta foi obtida em forma purificada por Howard Florey e Ernst Chain da Universidade de Oxford, muitos anos depois, em 1940. Eles comprovaram as suas qualidades antibiticas em ratos infectados, assim como a sua no-toxicidade.Em 1941 os seus efeitos foram demostrados em humanos. O primeiro homem a ser tratado com penicilina foi um agente da polcia que sofria de septicmia com abcessos disseminados, uma condio geralmente fatal na poca. Ele melhorou bastante aps a administrao do frmaco, mas veio a falecer quando as reservas iniciais de penicilina se esgotaram.Em 1945 Fleming, Florey e Chain receberam o Prmio Nobel de Fisiologia ou Medicina por este trabalho.A penicilina salvou milhares de vidas de soldados dos aliados na Segunda Guerra Mundial. Durante muito tempo, o captulo que a penicilina abriu na histria da Medicina parecia prometer o fim das doenas infecciosas de origem bacteriana como causa de mortalidade humana.

[editar] Estrutura
Estrutura geral das penicilinas.

As penicilinas contm um anel activo, o anel beta-lactmico, que partilham com as cefalosporinas. As penicilinas contm um ncleo comum a todas elas e uma regio que varia conforme o subtipo. Todas penicilinas tm a mesma estrutura bsica: cido 6 aminopenicilanico, um anel tiazolidina unido a um anel beta lactamico que leva um grupo amino livre.

[editar] Mecanismo de ao
Todos os antibiticos beta-lactam (penicilinas e cefalosporinas) interferem com a sntese da parede celular bacteriana. A penicilina acopla num receptor dessa parede e interfere com a transpeptidao que ancora o peptidoglicano estrutural de forma rgida em volta da bactria. Como o interior desta hiperosmtico, sem uma parede rgida h afluxo de gua do exterior e a bactria lisa (explode). O principal mecanismo de resistncia de bactrias penicilina baseia-se na produo por elas de enzimas, as penicilinases, que degradam a penicilina antes de poder ter efeito. Outro mecanismo de ao da Penicilina a inativao de enzimas autolticas na parede celular, isto da como resultado a lise celular.

S-ar putea să vă placă și