Sunteți pe pagina 1din 7

Explorar uma Base de Dados

4 Explorar uma Base de Dados


4.1 Abrir uma base de dados
O aspecto inicial de uma Base de Dados depois de aberta depende das definies efectuadas nessa base de dados. Neste captulo foi utilizada a base de dados ExplorarBD que se encontra na pasta de ficheiros de exemplo que acompanham este manual. Depois de aberta esta base de dados, encontrar uma janela idntica seguinte:

Figura 4-1: Base de dados ExplorarBD

Ao abrir uma base de dados, pode surgir um aviso de segurana abaixo do Friso, avisando-o que foram desactivados alguns contedos na base de dados.

Figura 4-2: Aviso de Segurana

Este aviso serve para proteger o computador de alguns contedos considerados menos seguros, principalmente macros com cdigo malicioso. Se quiser utilizar todas as funcionalidades da base de dados, deve activar as macros.

K-Train

- 16 -

CESAE Centro de Servios e Apoio s Empresas

4.2 Opes de segurana e fidedignidade

Explorar uma Base de Dados


Mesmo nas bases de dados criadas por si sero bloqueadas. Isto acontece porque o Access no o considera um fabricante fidedigno. (Para isso necessitaria de uma assinatura digital emitida por uma entidade competente). Se tiver a certeza de que a Base de Dados proveniente de uma origem fidedigna, pode activar os contedos bloqueados. Clique no boto opes para abrir a caixa de dilogo Opes de

Segurana do Microsoft Office (Figura 4-3). Nesta caixa, seleccione a opo Activar este contedo e clique em OK.

Agora j pode utilizar todas as funcionalidades da Base de Dados. Mas, da prxima vez que utilizar a base de dados, por questes de segurana, o Access volta a bloquear as Macros. Pode activ-las novamente, seguidos os passos descritos acima.

Figura 4-3: Opes de segurana

Para ultrapassar estas questes, e sem desactivar qualquer funo de segurana do Access, pode indicar um local (uma pasta) onde pretende colocar as bases de dados que considera CESAE Centro de Servios e Apoio s Empresas seguras. Abra em primeiro lugar o centro de fidedignidade. Pode clicar na hiperligao que encontra no canto inferior esquerdo da Figura 4-3, ou atravs das opes do Access: Clique em Boto do

OfficeOpes do Access.

- 17 -

Explorar uma Base de Dados

Figura 4-4: Opes do Access

Na caixa da Figura 4-4 clique em Centro de Fidedignidade e depois em Definies do

Centro de Fidedignidade.

Na caixa da Figura 4-5 Clique em Localizaes Fidedignas, e depois em Adicionar uma

nova localizao. Na caixa seguinte indique a localizao da pasta que pretende adicionar
lista. Todas as bases de dados armazenadas nesse local sero agora consideradas seguras, e no ser apresentado o aviso de segurana para estas pastas.

4.3 Painel de Navegao


O Painel de Navegao substitui a antiga Janela da Base de Dados. neste painel que encontra a lista com todos os objectos da base de dados.

- 18 -

CESAE Centro de Servios e Apoio s Empresas

Figura 4-5: Centro de fidedignidade

Explorar uma Base de Dados

Figura 4-6: Painel de Navegao

Mostrar/Ocultar o Painel de Navegao No canto superior direito do Painel de Navegao encontra um boto que permite mostrar ou ocultar este painel.

Minimizar o Painel de Navegao

Maximizar o Painel de Navegao

Figura 4-7: Painel de Navegao Maximizado e minimizado

Agrupar lista de objectos No Painel de Navegao a lista de objectos encontra-se organizada por grupos. Pode agrupar os objectos por: Tipo de Objecto; CESAE Centro de Servios e Apoio s Empresas Tabelas e Vistas Relacionadas; Data de Criao; Data de Modificao. Outro personalizado. Para definir como pretende ver a sua lista de objectos, clique no boto que se encontra no topo do painel de navegao, e escolha a opo pretendida.

- 19 -

Explorar uma Base de Dados

Figura 4-8: Personalizar lista de objectos

Depois de agrupados os objectos, pode clicar no cabealho de cada grupo para mostrar ou ocultar os elementos desse grupo. Por predefinio a base de dados encontra-se agrupada por Tabelas e Vistas Relacionadas.

Clique para mostrar ou ocultar detalhe

Figura 4-9: Cabealhos dos grupos

Nota:

Se a sua lista estiver agrupada por Tabelas e Vistas Relacionadas, alguns objectos podem aparecer em mais do que um grupo. Se criar por exemplo uma consulta que utilize mais que uma tabela, esta aparecer em mais do que um grupo.

Filtrar Lista de objectos Tambm pode filtrar a lista de objectos a partir da caixa da Figura 4-8. As opes de filtro encontram-se na parte inferior desta lista Tenha em considerao que as opes de filtro dependem da forma como os objectos esto actualmente agrupados.

4.4 Abrir e Fechar Objectos


Faa duplo clique sobre um objecto no Painel de Navegao para o abrir. O objecto ser aberto no numa nova janela como at aqui, mas sim num novo separador.

- 20 -

CESAE Centro de Servios e Apoio s Empresas

Explorar uma Base de Dados

Separadores

Figura 4-10: Objectos abertos em separadores

Nota: Pode configurar alguns objectos para que sejam abertos em janelas em vez de separadores. Isto por vezes torna-se muito til em alguns formulrios ou relatrios.

Quando tem vrios objectos abertos (cada um no seu separador) pode clicar sobre o nome do separador para activar esse objecto. Para fechar um separador, seleccione esse separador e clique no boto Fechar que se encontra mais direita do ecr.

Fechar Separador

Figura 4-11: Fechar um Objecto

Para fechar um separador pode tambm clicar com o boto direito do rato sobre esse separador. A encontra um comando que permite fechar apenas esse separador, e outro que permite fechar todos os separadores.

- 21 -

CESAE Centro de Servios e Apoio s Empresas

Explorar uma Base de Dados

Figura 4-12: Menu de atalho

4.5 Modos de visualizao dos objectos


Os Modos de Visualizao dos Objectos encontram-se no canto inferior direito do separador desse objecto, e encontram-se tambm no boto Vista no separador Base no Friso.

Figura 4-13: Modos de Visualizao no Friso

Figura 4-14: Modos de Visualizao no canto inferior direito

Tal como nas anteriores verses, os modos de visualizao dependem do tipo de objecto que se est a utilizar. As tabelas e consultem continuam com os mesmo modos de visualizao utilizados at aqui, os formulrio apresentam um novo modo de visualizao Vista de Esquema, e os Relatrios apresentam tambm dois novos modos de visualizao Vista de Esquema e Vista de Relatrio. CESAE Centro de Servios e Apoio s Empresas - 22 -

S-ar putea să vă placă și