Sunteți pe pagina 1din 12

PROJETO SALAS DE LEITURA Professora Rita de Cssia Costa e Silva 1-JUSTIFICATIVA:

O acesso aprendizagem da leitura apresenta-se como um dos mltiplos desafios da escola e, talvez, como o mais valorizado e exigido pela sociedade. Assim fator indispensvel na escola o contato da criana com todo o tipo de material escrito, principalmente nas classes populares, onde muitas vezes as crianas se encontram afastadas do mundo letrado. A partir desse ambiente alfabetizador as crianas iro percebendo as funes sociais da leitura e da escrita e se apropriando deste mundo que antes lhes era indiferente e sem significado. Desta forma a Sala de Leitura torna-se o melhor parceiro do professor, pois proporciona uma variedade de materiais para manipulao e explorao, bem como para efeito visual. importante que esse ambiente possa oferecer um trabalho especfico com a literatura infantil, ampliando conhecimentos e possibilitando a desenvoltura da linguagem tanto escrita quanto oral. Desta forma, buscamos despertar o interesse da comunidade escolar pelo espao sala de leitura e a partir da, poderemos trabalhar vrias estratgias de leitura. Para isso um profissional da Educao, desenvolver aes que contribuam com o processo de formao de cidados leitores. As Salas de Leitura devem ser um local agradvel, de modo que os leitores sintam-se atrados por ela, sejam despertados para esse universo, estimulando-os, assim, atravs de atividades simples, a se envolverem com as vrias formas de leitura, reconhecendo como um espao pedaggico de educao continuada e acima de tudo, prazeroso.

2-PBLICO ALVO: Alunos e professores da ...........


.

3-RESPONSVEL: Professora Rita de Cssia da Costa e Silva 4-EXECUO DO PROJETO: Professora Rita de Cssia da Costa e Silva

5-CRONOGRAMA: Incio do ano letivo 6-OBJETIVOS:


Possibilitar ao aluno o contato com o universo da fico e que lhe proporcione a descoberta do prazer de ler e de compreender sensivelmente o mundo; Contribuir na formao de cidados, permitindo a todos o acesso s informaes e a percepo das imensas possibilidades de que dispe um ambiente como a Sala de Leitura e o que nele est contido de conhecimento, sabedoria e informao; Desenvolver nos alunos o gosto pela leitura, assim como o prazer e o interesse em ler um livro; Contribuir para o desenvolvimento da capacidade leitora; Conhecer variadas formas de expresso da linguagem; Despertar a curiosidade para a pesquisa de assuntos variados a fim de transpor este conhecimento s outras reas, adquirindo uma postura crtica, reflexiva e interativa; Divulgar materiais j existentes e novos, colocando-os disposio da comunidade escolar para que complementem a informao transmitida em sala de aula.

7- CONTEDOS:
Participao em situaes de intercmbio oral que requeiram: ouvir com ateno, intervir sem sair do assunto tratado, formular e responder perguntas, explicar e ouvir explicaes, manifestar e acolher opinies, adequar as colocaes s intervenes precedentes, propor temas. Manifestao de experincias, sentimentos, ideias e opinies de forma clara e ordenada. Narrao de fatos considerando a temporalidade e a causalidade. Narrao de histrias conhecidas, buscando aproximao s caractersticas discursivas do texto-fonte.

Descrio (dentro de uma narrao ou de uma exposio) de personagens, cenrios e objetos. Exposio oral com ajuda do professor, usando suporte escrito, quando for o caso. Adequao do discurso ao nvel de conhecimento prvio de quem ouve (com ajuda). Adequao da linguagem s situaes comunicativas mais formais que acontecem na escola (com ajuda). Escuta de textos lidos pelo professor. Atribuio de sentido, coordenando texto e contexto (com ajuda). Utilizao de indicadores para fazer antecipaes e inferncias em relao ao contedo (sucesso de acontecimentos, paginao do texto, organizao tipogrfica, etc.). Emprego dos dados obtidos por meio da leitura para confirmao ou retificao das suposies de sentido feitas anteriormente. Utilizao de recursos para resolver dvidas na compreenso: consulta ao professor ou aos colegas, formulao de uma suposio a ser verificada adiante, etc. Uso de acervos e bibliotecas: busca de informaes e consulta a fontes de diferentes tipos (jornais, revistas, enciclopdias, etc.); manuseio e leitura de livros na classe, na biblioteca e, quando possvel, emprstimo de materiais para leitura em casa (com superviso do professor); socializao das experincias de leitura. Comparao (com ajuda) entre diferentes registros utilizados em diferentes situaes comunicativas. Leitura para os alunos que ainda no lem de forma independente: relao oral/escrito: estabelecimento de correspondncia entre partes do oral e partes do escrito em situao onde o texto escrito conhecido de cor, considerando indicadores como segmentos do texto, ndices grficos, etc.; relao texto/contexto: interrogar o texto, buscando no contexto elementos para antecipar ou verificar o sentido atribudo. Explorao das possibilidades e recursos da linguagem que se usa para escrever a partir da observao e anlise de textos impressos, utilizados como referncia ou modelo.

Reconhecimento do valor da lngua escrita como meio de informao e transmisso da cultura. Valorizao da leitura como fonte de fruio esttica e entretenimento. Interesse, iniciativa e autonomia para ler, especialmente textos literrios e informativos. Interesse por compartilhar opinies, ideias e preferncias sobre leituras realizadas. Interesse em tomar emprestado livros do acervo da classe e da biblioteca escolar. Manuseio cuidadoso de livros e demais materiais escritos. Interesse no uso e conhecimento das regras de utilizao de bibliotecas, centros de documentao e redes de informao. Sensibilidade para reconhecer e capacidade de questionar, com ajuda do professor, contedos discriminatrios, veiculados por intermdio da linguagem. Atitude crtica diante de textos persuasivos dos quais destinatrio direto ou indireto. Exigncia de qualidade com relao s produes escritas prprias, no que se refere tanto aos aspectos textuais como apresentao grfica. Interesse em explorar a dimenso esttica da linguagem. Atribuio de sentido, coordenando texto e contexto. Utilizao de indicadores para fazer antecipaes e inferncias em relao ao contedo (tipo de portador, caractersticas grficas, conhecimento do gnero ou do estilo do autor, etc.) e intencionalidade. Emprego dos dados obtidos por intermdio da leitura para confirmao ou retificao das suposies de sentido feitas anteriormente. Uso de recursos variados para resolver dvidas na leitura: seguir lendo em busca de informao esclarecedora, deduzir do contexto, consultar dicionrio, etc. Utilizao de diferentes modalidades de leitura adequadas a diferentes objetivos: ler para revisar, para obter informao rpida, etc. socializao das experincias de leitura; rastreamento da obra de escritores preferidos; formao de critrios para selecionar leituras e desenvolvimento de padres de gosto pessoal.

8- ETAPAS:
-Leitura de textos diversos; -Elaborao dos horrios para utilizao da biblioteca; -Explorao do ambiente denominado sala de leitura periodicamente; -Vivncia de situao de emprstimo de livros, semanalmente; -Explorao diria do cantinho de leitura na sala de aula; -Leitura de livros em horrio de recreio; -Participao s sextas-feiras do Projeto Leitura no Ptio, que consiste em um cronograma onde cada classe apresenta uma leitura, um jogral, teatro com fantoches entre outros.

9-ESTRATGIAS:
Ler poemas, para despertar emoes e sentimentos; Realizar exposies, entrevistas; Promover a leitura de textos teatrais; Conhecer e desenvolver jogos dramticos; Expor atividades de diversas linguagens sejam elas orais, escritas, visuais e auditivas; Emprstimo de livros aos professores, equipe escolar e comunidade; Contao de histrias semanais; Atividades com jogos dramticos; Contaes temticas (ex.: abril- literatura infantil Monteiro Lobato/agostofolclore brasileiro/novembro-lendas africanas); Participao em eventos como: Famlia na escola, Festa Junina (junho), Semana das Crianas (outubro), Natal (dezembro), entre outros; Trabalho com Contos de Fadas; Projeto Contao de histrias nas reunies de Pais; Desenvolvimento da leitura com inferncias (desenvolvimento da capacidade leitora) Divulgao de livros, concursos literrios, eventos, entre outros.

Atividades permanentes no Ensino Fundamental: Emprstimo de livros aos alunos, aos professores, equipe escolar e comunidade; Contao de histrias semanais; Hora do conto no intervalo (ex.:abril-literatura infantil Monteiro Lobato/agosto-folclore brasileiro/novembro-lendas africanas); Participao em eventos da escola e da comunidade; Espao para a realizao de pesquisa no perodo oposto; Projeto Contao de histrias nas reunies de Pais; Proporcionar o contato dos alunos com os clssicos universais; Desenvolvimento da leitura com inferncias (desenvolvimento da capacidade leitora/parceria com programao de Lngua Portuguesa); Divulgao de livros, concursos literrios, eventos , etc. E tantas outras aes que podem e devem empreender no espao da Sala de Leitura ou fora dela, mas sempre em consonncia com o currculo e coadjuvando o trabalho do corpo docente.

Obs.: Sabendo da importncia da formao continuada aos profissionais da Educao e de que a leitura um dos aspectos mais importantes a serem trabalhados com os alunos, pois visa formao de leitores/cidados crticos e participativos, faz-se necessria a formao dos monitores das Salas de Leitura em horrio de servio e em HTPCs junto aos professores para alicerar o trabalho a ser desenvolvido.

10-AVALIAO DE RESULTADOS/MONITORAMENTO:
O acompanhamento e redirecionamento desse projeto acontecer durante todo o ano letivo e ao longo dos anos, bem como a valorizao de seus resultados.

SUBPROJETOS Descrio das atividades

1. EMPRSTIMOS
Ler e folhear um livro so tarefas nicas: cada vez que uma pgina virada, uma infinidade de personagens, aventuras e emoes inunda os olhos e a alma do leitor, pois se trata de instrumentos fundamentais que colaboram com o desenvolvimento da criatividade. Envolvida nessa atividade prazerosa e ldica, a criana adquire o gosto pela leitura e enriquece o seu vocabulrio, caminhando em direo eterna busca pelo conhecimento, advinda de forma muito mais agradvel a cada vez que uma nova narrativa explorada. Considerando a importncia do contato com livros nos diversos ambientes que a criana vive, o subprojeto Emprstimos pretende atender todos os alunos da escola. Para tanto, eles tero horrios reservados para emprstimos de livros atravs de um cronograma organizado pelo monitor da Sala de Leitura em parceria com a coordenao da escola. Os pais sero conscientizados da importncia do trabalho com a leitura em casa e corresponsabilizados pela movimentao dos livros.

EVENTOS Visita Sala de Leitura orientada pelo monitor, para conhecerem as regras e a organizao do ambiente que visitaro semanalmente. Emprstimos e contao temticos: que consiste em evento pontual solicitado pelo professor previamente ou planejado no projeto, como por exemplo na Semana Meio Ambiente, na primeira semana de junho, onde os alunos emprestaro livros relacionados ao tema em questo e apreciaro contaes tambm do tema.

ATIVIDADES Maleta da Leitura: rodzio do emprstimo de uma maleta com lpis de cor e folhas aos alunos para que registrem a histria lida atravs de desenho e/ou escrita.

2. PESQUISA
A pesquisa na Sala de Leitura dever acontecer no perodo oposto ao da aula regular com horrio pr-estabelecido, para que os professores possam se organizar para solicitar a pesquisa de acordo com o currculo trabalhado, exclusivamente ao ensino fundamental. O monitor da Sala de Leitura dever acompanhar os alunos nesse momento de pesquisa orientando-os quanto aos procedimentos de uma pesquisa escolar. Esse subprojeto destinado aos alunos para que possam familiarizar-se com esse tipo de atividade e evitando dificuldades posteriores, ao ingressarem no Ensino Mdio e ensino superior.

EVENTOS Visita Sala de Leitura orientada pelo monitor, para conhecerem as regras e a organizao do ambiente que visitaro semanalmente.

ATIVIDADES Realizao de pesquisas sobre o currculo trabalhado em sala de aula, no perodo oposto ao das aulas regulares, com orientao do monitor e periodicidade estabelecida pelo coordenador da U.E..

3. CONTAES
As contaes sero feitas a todos os alunos da escola com cronograma estruturado pelo monitor em parceria com a coordenao da U.E.. As contaes livres com temas diversos dever acontecer quinzenalmente estimulando o gosto pela leitura. As contaes especiais acontecero a todos os alunos sendo uma contao especial por ano em dias e horrios combinados previamente com os professores e divulgados aos alunos aguando a expectativa da contao. O ambiente Sala de Leitura ficar caracterizado com o tema da contao para que os alunos entrem no clima da obra, pois j estaro trabalhando o tema em sala de aula. Os temas sero selecionados pela coordenao do projeto em parceria com os demais professores.

EVENTOS Virada Literria- acontecer ao final de cada semestre, podendo envolver alunos de todos os anos. Sugerimos o momento da Escola aberta aos pais para que a comunidade aprecie as apresentaes dos alunos. Varau de poesias: organizado pelo monitor com os alunos. Entrevista e palestra com um escritor; Contao no projeto Frias Inteligentes, deixando ainda mais agradvel e envolvente esse momento nas escolas de ensino fundamental. Sarau: organizado pelo monitor com os alunos. Exposio Dia Nacional do Livro: em comemorao ao Dia Nacional do Livro (29 de outubro), com o objetivo de divulgar as obras da Sala de Leitura da U.E. aos professores e alunos de todos os segmentos. Contao nos intervalos: com o objetivo de envolver os alunos em determinado tema, todos os intervalos as Salas de Leitura estaro abertas com contaes curtas aos alunos interessados. Como por exemplo: ms de agosto Folclore Brasileiro (lendas), ms de novembro Cultura africana (lendas e contos). Contaes livres com temas diversos aos alunos de todos os anos. Os alunos de ensino fundamental tero horrio reservado quinzenalmente para apreciarem essas contaes e desenvolverem o gosto pela leitura.

4. LEITURA NA FAMLIA E COMUNIDADE


Esse subprojeto tem como objetivo envolver a comunidade escolar no universo da leitura oferecendo aos alunos exemplos de leitores. EVENTOS Homenagem s escritoras brasileiras: em comemorao ao Dia Internacional da Mulher (08 de maro). O monitor organizar um pequeno evento destinado aos professores com exposies de obras, de preferncia bibliogrficas, das escritoras brasileiras, para que sintam interesse em participar do subprojeto Emprstimos. Dever tambm organizar no ambiente Sala de Leitura com caf, bolachinhas e balas, para tornar o ambiente bem agradvel. Essa visita dever acontecer no momento dos intervalos dos alunos.

Dia dos Avs: em comemorao ao dia dos avs (26 de julho) o monitor organizar um evento convidando uma av para contar histrias aos alunos. Dia do Idoso; em comemorao ao dia do idoso (01 de outubro) o monitor organizar uma apresentao dos alunos e convidar os avs dos alunos e/ou comunidade para apreciarem o evento. Apresentao teatral Dia das Mes: o monitor organizar uma pea de teatro com alguns alunos da escola para apresentarem s mes. Apresentao teatral Dia dos Pais: o monitor organizar uma pea de teatro com alguns alunos de escola para apresentarem aos pais e familiares. Apresentao teatral de Natal comunidade.

ATIVIDADES Apresentao da Sala de Leitura aos pais: aproveitando a primeira reunio de pais no incio do ano letivo, o monitor convidar os pais para conhecerem a Sala de Leitura, seus projetos e atividades. Contao aos pais: com o objetivo de envolver os pais no mundo da leitura, nas demais reunies de pais, durante o ano, o monitor far contao especial a esse pblico, com obras e textos previamente combinados, objetivando o sucesso do evento. Emprstimos semanais de revistas aos pais, dos alunos do ensino fundamental, para estimular a leitura e servir de incentivo do comportamento leitor aos alunos, tendo os pais como exemplo.

5. LEITURA NA EJA
Na EJA, a formao do leitor a partir da leitura de textos literrios certamente pode contribuir para um rico processo de construo de conhecimento de si mesmo e da realidade, em razo do aspecto humanizador dos livros destinados a esse pblico. O texto literrio possibilita ao aluno construir uma pluralidade de significados diversos a partir de seu repertrio cultural, de sua vivncia e de sua leitura de mundo pessoal.

EVENTOS Contao especial aos alunos da EJA em horrio de aula noturna em junho (tema Monteiro Lobato e causos) e em setembro (tema livre).

ATIVIDADES Apresentao da Sala de Leitura e sua organizao aos alunos no perodo noturno no incio do perodo letivo (fevereiro e agosto), com uma contao especial ao pblico atendido. Organizar cestas com livros para emprstimos aos alunos da EJA, quando solicitados previamente ao monitor. Esses livros devero ser monitorados pelo professor da sala e poder ser organizado semanalmente.

6. JOGOS DRAMTICOS
O ensino fundamental e mdio ter contato com os jogos dramticos no decorrer das atividades programadas do projeto.

EVENTOS Apresentaes dos alunos em eventos j citados no projeto.

ATIVIDADES Preparar os alunos para representarem em peas teatrais.

OBS.: Todas as atividades/eventos propostos no projeto podero sofrer

adequaes, sendo, portanto flexveis.

S-ar putea să vă placă și