Sunteți pe pagina 1din 5

Ebook Gratuito Criado e disponibilizado pelo blog Hermeneutica Particular (www.hermeneuticaparticular.com) Publicado em 25 de junho de 2011.

Contedo baseado no sermo do Pr. Dr. John Piper do Ministrio Desiring God.org e da Igreja Bethlehem Baptist Church. O contedo original pode ser encontrado em http://www.desiringgod.org. Reviso: Beatriz Rustiguel da Silva Capa e Diagramao: Beatriz Rustiguel da Silva

Quando jejuarem, no mostrem uma aparncia triste como os hipcritas, pois eles mudam a aparncia do rosto a fim de que os outros vejam que eles esto jejuando. Eu lhes digo verdadeiramente que eles j receberam sua plena recompensa. 17 Ao jejuar, arrume o cabelo e lave o rosto, 18 para que no parea aos outros que voc est jejuando, mas apenas a seu Pai, que v em secreto. E seu Pai, que v em secreto, o recompensar (Mateus 6.16-18).

Em vez de levar uma hora para almoar, uso esse tempo para me dirigir a um local de orao, geralmente numa sala prxima ao Seminrio Teolgico Betel. Ali, uso o meu horrio de almoo em comunho com Deus e em orao. Tenho aprendido uma dimenso muito pessoal no que Jesus declarou: Uma comida tenho para comer, a qual vocs no conhecem.

QUANDO VOCS JEJUAREM NO SE VOCS JEJUAREM Um dos textos que moveu o dr. Lundquist naqueles anos seguintes de sua vida, ser o que veremos nesta manh, Mateus 6.16-18. O que o impressionou neste texto foram as palavras do versculo 16: E quando jejuarem Ele percebeu como muitos outros que o texto no diz: Se vocs jejuarem, mas quando vocs jejuarem. Ele concluiu, como eu e a maioria dos comentaristas, que Jesus encarou o jejum como algo bom e que deveria ser praticado por seus discpulos. Isto o que ns vemos em Mateus 9.15, quando o noivo ser tomado e, ento, os discpulos jejuaro. Logo, Jesus no ensina sobre se devemos ou no jejuar. Ele toma por certo que jejuaremos e nos ensina como fazer isso, especialmente, como no fazer isso. HIPOCRISIA: UM PERIGO NO JEJUM Se o jejum for ser construdo em nossas vidas como um modo de buscar toda a plenitude de Deus (Efsios 3.19), precisamos saber como no fazer isso. Isso incluiria orientaes fsicas sobre como no colocar nossos corpos em perigo, e o ensino espiritual sobre como no prejudicar nossas almas. No lado fsico, desejaria passar para vocs em um pequeno papel, a avaliao de um mdico que me orientou quando eu estava em Orlando, dezembro passado. Eles receberam sua plena recompensa Mas, mais importante que isso a advertncia de Jesus acerca do perigo espiritual do jejum praticado de uma forma errada. sobre isso o nosso texto. Jesus nos adverte o que no fazer e, depois, o que fazer no lugar. Ele nos adverte no versculo 16 a no sermos como os hipcritas: Quando vocs jejuarem, no mostrem uma aparncia triste como os hipcritas, pois eles mudam a aparncia do rosto a fim de que os outros vejam que eles esto jejuando. Os hipcritas, assim, so aqueles que praticam suas disciplinas espirituais a fim de que os outros vejam. Esta a recompensa buscada por eles. Quem no se sentiria profundamente recompensado, ao ser admirado por sua disciplina, zelo ou devoo? Esta a grande recompensa entre os homens. Poucas coisas do mais gratificao ao nosso corao cado como ser engrandecido por nossas realizaes, especialmente nossas realizaes espirituais. Jesus diz na ltima parte do versculo 16: Eu lhes digo verdadeiramente que eles j receberam sua plena recompensa. Em outras palavras, se essa a recompensa que voc anseia no jejum, isso o que voc alcanar, mas ser tudo o que alcanar. O perigo da hipocrisia o seu

INTRODUO Carl Lundquist foi o presidente da Faculdade e Seminrio Betel por quase 30 anos. Ele morreu h cerca de quatro anos de cncer de pele. Na ltima dcada de sua vida, dedicou uma grande quantidade de energia ao estudo e promoo da devoo espiritual pessoal e das disciplinas da vida crist. Ele at estabeleceu o que chamou de Evangelical Order of the Burning Heart [Ordem Evanglica do Corao em Chamas] e comeou a enviar cartas de inspirao e encorajamento. Na carta de setembro de 1989, contou a histria de como comeou a levar a srio o jejum.
Comecei a considerar o jejum com seriedade como disciplina espiritual como resultado da minha visita ao dr. Joon Gon Kim em Seoul, Coria. verdad, eu perguntei, que o senhor gastou 40 dias de jejum preparatrio antes da cruzada evangelstica de 1980? Sim, ele respondeu, verdade. O dr. Kim foi o responsvel pela cruzada que esperava trazer um milho de pessoas praa de Yoido. Mas, seis meses antes, num encontro com a polcia, o informaram que estavam revogando a permisso que lhe deram para a cruzada. A Coria, naquele tempo, passava por uma desordem poltica sob a lei marcial. Os oficiais decidiram no se arriscar, tendo tantas pessoas reunidas no mesmo lugar. Ento, o dr. Kim e participantes do grupo da cruzada se retiraram para um monte e ali passaram 40 dias diante de Deus, orando e jejuando pela cruzada. Depois, retornaram e se dirigiram ao posto policial. Olha s!, disse o oficial quando viu o dr. Kim, ns mudamos de idia e vocs podem fazer o seu encontro. Quando voltei para o hotel, refleti que eu nunca havia jejuado daquela forma. Talvez, eu nunca desejei o trabalho de Deus com a mesma intensidade seu corpo marcado pelos muitos jejuns de 40 dias, durante sua longa liderana do trabalho de Deus na sia. Por isso, tambm, eu nunca vi os milagres que o dr. Kim viu.

O dr. Lundquist passou a falar de um dos encontros do Burning Heart que ele estava dirigindo, quando viu um seminarista (quase formado) sem comer. Perguntou-o se estava tudo bem e descobriu que o jovem estava perto do final de um jejum de 21 dias, como parte de sua busca pela direo de Deus para o prximo captulo de sua vida. O doutor disse que nos anos seguintes de seu ministrio, descobriu que um jejum modificado, uma vez por semana, era de muita ajuda na sua vida e trabalho. Escreveu em sua carta,

completo sucesso. Ela deseja o louvor dos homens e o alcana. Mas isso tudo. Por que isso hipocrisia? Mas vamos perguntar o porqu isso hipocrisia. Aqui voc tem pessoas religiosas. Eles decidiram jejuar. Em lugar de esconderem que esto jejuando, deixam isso bem ntido. Por que isso hipocrisia? Por que no hipocrisia jejuar e arrumar o cabelo, lavar o rosto e no deixar que ningum saiba que voc est jejuando? A definio de hipocrisia no fingir ser algo por fora diferente do que voc por dentro? Ento, estes religiosos esto mostrando a realidade, certo? Eles so o oposto dos hipcritas. Eles jejuam e parecem pessoas que jejuam. Nenhum fingimento. Esto sendo reais! Se voc jejua, parea como algum que jejua. Mas, Jesus os chama de hipcritas. Por qu? Porque supem-se que o corao que motiva o jejum seja um corao voltado para Deus. Isto o que o jejum significa: um corao faminto por Deus. Mas a motivao do corao deles em jejuar demonstra um corao voltado para a admirao humana. Ento, eles so abertos e transparentes acerca do que esto fazendo, mas esta mesma abertura e transparncia enganosa com respeito ao que experimentam. Se quisessem ser realmente transparentes, deveriam colocar uma indicao em volta de seus pescoos, dizendo: A recompensa final que busco no jejum o louvor dos homens. Assim, no seriam hipcritas, mas seriam pessoas aberta e transparentemente vs. Deste modo, h dois perigos nos quais essas pessoas caem. Um que esto procurando a recompensa errada no jejum, a saber, a estima de outros. Eles amam o louvor dos homens. E o outro que escondem isso com um pretenso amor a Deus. Jejum significa amor a Deus fome por Deus. Com suas aes, esto dizendo ter fome por Deus. Mas, por dentro, eles tm fome da admirao e aprovao de outras pessoas. Esse o deus que os satisfaz. UM MODO ALTERNATIVO DE JEJUM Nos versculos 17 e 18 Jesus d uma alternativa para este modo de jejum o modo que ele deseja. Ele diz: Ao jejuar, arrume o cabelo e lave o rosto, para que no parea aos outros que voc est jejuando, mas apenas a seu Pai, que v em secreto. E seu Pai, que v em secreto, o recompensar.

so grupo de apoio jejuando juntos num retiro para buscar ao Senhor possvel jejuar assim, sem jejuar a fim de que outros vejam. Ser visto jejuando e jejuar para ser visto no a mesma coisa. Ser visto jejuando um mero acontecimento. Jejuar PARA SER VISTO um motivo autoexaltador do corao. O TESTE PROPOSTO POR JESUS DA REALIDADE DE DEUS EM NOSSAS VIDAS Assim, Jesus nos d uma instruo que avaliar os nossos coraes. Ele nos diz que quando jejuamos, no devemos fazer nenhum esforo para sermos vistos. Na realidade, devemos fazer esforo em outra direo: no sermos vistos. Arrume seu cabelo, lave o seu rosto, a fim de que, tanto quanto possvel, as pessoas nem sequer saibam que voc est jejuando. Mas, ele vai alm disso e diz que o seu objetivo deve consistir em ser visto por Deus, no pelos homens. Ao jejuar, arrume o cabelo e lave o rosto, para que no parea aos outros que voc est jejuando, mas apenas a seu Pai, que v em secreto. E seu Pai, que v em secreto, o recompensar. Jejuar para ser visto por Deus em secreto. O que Jesus faz aqui testar a realidade de Deus em nossas vidas. , como fcil realizar tarefas religiosas quando outros esto olhando pregar, orar, freqentar a igreja, ler a Bblia, atos de misericrdia e graa, etc. A razo para isso no apenas o louvor que podemos receber, mas mais sutilmente o sentimento de que a verdadeira efetividade em nossas aes espirituais est no eixo horizontal entre as pessoas, no no eixo vertical com Deus. Se as crianas me vem orando nas refeies, isso lhes far bem. Se o grupo de apoio me v jejuando, eles podero ser inspirados a fazer o mesmo. Se meu colega de quarto me v lendo a Bblia, poder ser motivado a l-la. Em outras palavras, ns achamos que o valor de nossa devoo o efeito horizontal sobre as pessoas quando elas nos vem. Agora, isso no completamente mau. Mas o perigo que tudo da nossa vida comea a ser justificado e entendido simplesmente no nvel horizontal, pelos efeitos que isso pode ter naqueles que o presenciam. E assim, Deus pode se tornar uma pessoa secundria nas nossas vidas. Pensamos que Ele importante porque todas estas realizaes so aquelas que Ele deseja de ns. Mas Ele mesmo est saindo do quadro como o foco de tudo isso. Jesus, portanto, testa os nossos coraes para ver se Deus ser nossa suficincia quando ningum mais sabe o que estamos fazendo. Quando ningum est dizendo: Como voc est progredindo no jejum?. Nenhuma pessoa sequer sabe nenhuma, mas Deus sabe! Jesus nos chama para uma orientao radical sobre o prprio Deus. Ele nos empurra para ter um relacionamento real, incondicional, autntico e pessoal com Deus. Se Deus no real para voc, ser miservel suportar alguma dificuldade com Deus sendo o nico que sabe. Tudo parecer muito intil, totalmente ineficiente porque toda a extenso de possibilidades horizontais ser anulada, pois ningum sabe o que voc est experimentando. Tudo o que importa Deus, quem Ele , o que Ele pensa e o que

Ora, h todo o tipo de jejum pblico na Bblia, incluindo o Novo Testamento. Por exemplo, Atos 13.1-3 e 14.23. Se algum descobre que voc est jejuando, voc no peca com isso. O valor do seu jejum no destrudo se algum percebe que voc no compareceu ao almoo. possvel jejuar com outras pessoas por exemplo: nos-

far. A PROMESSA DE JESUS PARA AQUELES CUJO FOCO DEUS Isso nos traz para a ltima parte do versculo 18 e a promessa feita por Jesus sobre o que Deus far para aqueles que se focam verticalmente nele e no precisam do louvor de outras pessoas para fazer sua devoo valer a pena. Ele diz: Mas apenas seu Pai, que v em secreto, o recompensar. A palavra repay (reembolsar) na NASB (New American Standard Bible) provavelmente um pouco mercenria demais. Sugere um negcio: fazemos o trabalho do jejuem e Deus nos paga com salrios. Isso no necessariamente implicado na palavra que simplesmente significa dar de volta ou devolver. Em alguns lugares isso pode ser dinheiro. Em outros, justia. E, em outros, pode ser a resposta graciosa de Deus a um ato de f e orao. Este ltimo sentido o que eu creio ser a idia aqui. Deus nos v jejuando. Ele v que temos um profundo desejo de nos colocarmos em jejum. V que o nosso corao no est buscando os prazeres ordinrios da admirao e do aplauso humanos. V que agimos, no baseados no poder de impressionar outros com a nossa disciplina, mas baseados na nossa fraqueza, a fim de expressar a Deus nossas necessidades e nosso grande desejo de que Ele aja. Quando v isso, Ele responde. Temos visto Ele agindo nestas ltimas semanas de jejum de alguns modos notveis. Pessoas fechadas para receber o evangelho, tornando-se acessveis. Outros, indispostos para se reconciliarem, abrindo-se para isso. Alguns, desinteressados e indiferentes, despertando-se para a grandeza de Deus e Sua salvao. QUAL A RECOMPENSA QUE JESUS PROMETE? Mas qual a retribuio ou recompensa que Jesus promete do Pai aqui? Poderia ser o louvor dos homens? Faramos de Deus um ingnuo, se tentssemos us-lo como um atalho para alcanar o que realmente queremos no lugar dele, o louvor dos homens. Esta no a recompensa que Ele d.

Poderia ser dinheiro? O prprio versculo seguinte (v. 19) nos adverte contra ajuntar tesouros na terra e nos diz para ajuntarmos tesouros nos cus onde no h o dinheiro terreno, mas apenas f e amor. No, o melhor lugar para descobrirmos a recompensa pelo nosso jejum olhar aqui para o Sermo do Monte (Mateus 5-7). Por exemplo, a orao que o Senhor Jesus acabou de nos ensinar a orar em Mateus 6.9-13 com trs principais desejos: que o nome de Deus seja santificado ou reverenciado, que o seu reino venha, e que sua vontade seja feita na terra como no cu. Esta a principal recompensa que Deus nos d pelo nosso jejum. Jejuamos pelo desejo que o nome de Deus seja conhecido, respeitado e honrado, pelo desejo que seu governo seja estendido e consumado na histria, e pelo desejo que sua vontade alcance domnio em todo o lugar com a mesma devoo e energia que os anjos, incansavelmente, mostram sem cessar no cu, para sempre e sempre. Com certeza, Ele nos d muitas coisas por meio do jejum. E no errado buscar especificamente por ajuda em cada rea de nossas vidas, por meio do jejum. Mas, estes trs pedidos: santificar o Seu nome, buscar o Seu reino, e fazer a Sua vontade nos daro o teste para vermos se todas as outras coisas que desejamos so expresses destas. Queremos nossos filhos e filhas salvos porque isso santificaria o nome de Deus? Desejamos que a Coria do Norte se abra por causa do avano do reinado de Jesus? Queremos lderes honestos no governo porque a vontade santa e revelada de Deus para a sua criao est em jogo? Queremos a Bethlehem [igreja local de John Piper] reavivada e despertada com o poder divino, amor e alegria, pois isso glorifica o nome de Jesus, estende seu reino e realiza a Sua vontade? para isso que Jesus nos chama: um jejum radicalmente orientado em Deus. Ento, para o bem da sua alma, em resposta a Jesus, para o avano do reino do grande Deus, mantendo o propsito de glorificar Seu nome, desfrute o jejum, arrume seu cabelo, lave o rosto e que o Pai, que o v em secreto, veja voc abrir com jejum o seu corao cheio de anseio por Ele. O Pai que v em secreto est cheio de recompensas para a sua alegria e glria dEle.

S-ar putea să vă placă și