Sunteți pe pagina 1din 6

Introduo ao Livro de Jeremias - A ameaa vem do Norte A produo literria do profeta Jeremias que mais ocupa volume no Antigo

o Testamento. Durante quarenta anos ele proclamou os orculos de Jav no momento mais terrvel da histria de Israel. O exlio babilnico estava s portas e Jeremias se sentiu muito pressionado pela responsabilidade que era ser a ltima chance de arrependimento do povo judeu. Jeremias um dos poucos livros do Antigo Testamento que podemos ter informaes completas sobre sua composio. Deus o mandou registrar suas profecias depois de vinte anos (36:1-3) em 605 a.C, o ano que a Babilnia leva cativo o primeiro grupo de judeus. Jeremias convoca Baruque como amanuense para ajud-lo na redao do livro (36:4), que depois foi lido diante do rei Jeoaquim. Em virtude do rei ter queimado a primeira verso outra cpia do livro foi feita (36:32), e provavelmente tratava-se dos captulos 1 a 25 de Jeremias. Esta parte do livro est redigida em primeira pessoa e geralmente chamado de Livro 1. H ainda outras duas colees de palavras de Jeremias, chamadas de Livro 2 (captulos 30 e 31) e Livro 3 (captulos 46 a 51). Entre os livros um, dois e trs h trechos biogrficos citando Jeremias na terceira pessoa, enfatizando o final do seu ministrio. Estes trechos so considerados adies posteriores realizadas por Baruque, tal qual o captulo 52, que tambm uma adio posterior, uma vez que Jeremias 51:64 afirma: "Aqui terminam as palavras de Jeremias". Em relao ao contexto histrico, Josias era o rei de Jud na ocasio. Comeou reinar com oito anos de idade e em 628 a.C., quando tinha vinte anos de idade, iniciou a reforma religiosa (2 Cr. 34:3-7). O chamado de Jeremias ocorreu neste perodo, que tambm foi marcado pela morte de Assurbanpal, o ltimo grande imperador assrio. Com a morte de Assurbanpal, o imprio assrio se enfraqueceu e a Babilnia comeou a ganhar destaque no cenrio internacional. De acordo com os orculos de Jeremias a Babilnia representava o perigo iminente que vinha do norte (Jr. 4). Por isso, em virtude da reforma religiosa de Josias e o fortalecimento da Babilnia no Antigo Oriente Mdio a mensagem de Jeremias foi de esperana de perigo respectivamente. A esperana da reforma religiosa morreu com Josias na batalha contra o Egito e os filhos de Josias, nos 25 anos seguintes, apenas pioraram a situao do reino do Sul, Jud. A Babilnia conquistou a Assria e colocou Jud sob seu controle. A primeira fase da conquista babilnica aconteceu em 597 a.C. em virtude da rebelio do rei Jeoaquim. Seu filho Joaquim foi deportado Babilnia, junto com o profeta Ezequiel. Neste nterim alguns falsos profetas comearam a proclamar melhorias na situao vivida por Jud, entretanto Jeremias afirmou que o pior ainda estaria por vir.

Aps a rebelio de Zedequias contra o domnio babilnico em 589 a.C., aps 3 anos de cerco a Jerusalm a conquista e destruio final ocorreu em 586 a.C. Nabucodonosor era o imperador da Babilnia nesta ocasio. Depois da destruio e deportao de parte da populao, Jeremias permaneceu em Jud junto com os pobres e o povo da terra. Estrutura de Jeremias Os orculos de Jeremias podem ser organizados da seguinte forma:

O chamado de Jeremias - 1 Orculos de Jeremias (Livro 1) - 2 - 25 Pausa biogrfica I - 26 - 29 Orculos de consolao (Livro 2) - 30 - 31 Pausa biogrfica II - 32 - 45 Orculos contra as naes (Livro 3) - 46 - 51 A queda de Jerusalm - 52 O livro de Jeremias possui trs classes diferentes de orculos:

Orculos profticos em poesia Narrativas sobre Jeremias Discursos em prosa

O material literrio de Jeremias no est organizado de forma cronolgica e muito difcil tentar estabelecer um padro literrio em tpicos, por isso, o livro compilado apresenta uma estrutura bem distinta. Os primeiros versos descrevem os limites cronolgicos de seu ministrio (v. 3) e apresenta suas credenciais para proclamar sua mensagem (vv. 4-10). O primeiro captulo menciona a invaso de Jud por um Reino que vem do Norte como punio da sua idolatria. Os captulos seguinte apresentam em linguagem potica a acusao de Jud, que agiu como uma prostituta que abandonou seu marido fiel, um fato sem precedentes at mesmo entre as naes pags ao seu redor (caps. 2 e 3). Os captulos 4 a 10 continuam em linguagem potica detalhando a destruio de Jerusalm e do Templo, alm da deportao de Jud ao exlio babilnico (cf. 6:22; 7:13). As confisses de Jeremias esto registradas nos captulos 11 a 20 e retratam, at mesmo de forma rude, as reclamaes de Jeremias a Jav (Jr. 15:17ss; 20:7). Este desabafo de

Jeremias um feito indito na literatura proftica e foi o efeito da ter sua pregao rejeitada por Jud. A tnica dos captulos 21 a 25 a inevitabilidade do julgamento registrada em verso e prosa narrativa. Este aspecto inevitvel revelado nas alternativas que Jav apresenta a Zedequias quando Nabucodonosor estava prestes a invadir Jerusalm (Jr. 21:8-10). Este orculo lembra um pouco a Aliana deuteronmica (Dt. 30:19). Toda corte de Jud est condenada desde o rei at o clero, representado pelo profeta e o sacerdote (Jr. 23:11ss). Isso marca o fim da dinastia davdica. Todavia, este trecho no apresenta somente um quadro de escurido, mas mostra uma luz no fim do tnel quando cita um Renovo, descendente de Davi (23:5) e anuncia o tempo total do exlio, setenta anos (25:11). Os captulos 26 a 45 descrevem os conflitos de Jeremias com os poderes religioso e poltico e a rejeio da mensagem anunciada por ele. Os sacerdotes e profetas o acusam de blasfmia, porm Jeremias se defende afirmando que Jav o enviara (Jr. 26:12-15). O captulo 28 narra outro conflito que Jeremias enfrentou, desta vez com o profeta Hananias, enfatizando como o clero de Jerusalm havia rejeitado a mensagem do Senhor. Hananias, para manter o status quo, afirmou que dentro de dois anos os exilados e os utenslios do templo voltariam ao seu lugar de origem (Jr. 28:3-4). O chamado Livro do Consolo (caps. 30 a 33) estabelece um interldio e expe a maneira como o retorno do exlio ser executado. Porm, h uma dificuldade teolgica nesta questo. Como o povo de Jud se voltaria para obedecer ao Senhor se era to duro de corao? O renovo no poderia depender do povo, portanto do prprio Jav parte a iniciativa da restaurao quando criaria a nova aliana (Jr. 31), que seria escrita no corao do povo (Jr. 31:31). Os captulos 26 a 29 demostraram como o poder religioso rejeitou Jeremias e sua mensagem, e agora os captulos 34 a 36 apresentam como o poder poltico tambm rejeitou este orculo. O captulo 34 mostra como Zedequias agiu de acordo com a Aliana ao libertar os escravos de Jud (Ex. 21:2) mas no conseguiu impedir que os escravos recm libertados fossem escravizados novamente. Este ato causou a condenao de Zedequias e de Jud em virtude do no cumprimento da Aliana (Jr. 34:18). O captulo 36 contrasta a rejeio das profecias de Jeremias por Jeoaquim com a aceitao da lei por Josias (2 Rs. 22). Os captulos finais deste trecho (37 a 45) tratam sobre os efeitos da rejeio da mensagem de Jeremias, a queda de Jerusalm e a deportao para a Babilnia. Diante do cerco da Babilnia, Jeremias acusado de traio e fica mantido preso (Jr. 37:13; 38:6). Os captulos 40 a 44 descrevem como Jud, mesmo derrotado , no se rende Babilnia, conforme ordem do prprio Deus e alguns fogem para o Egito levando Jeremias contra sua vontade e desobedecendo mais uma vez ordem de Jav (Jr. 44:1ss).

Os captulos 46 a 51 so o destaque do livro, pois Jeremias j havia sido apresentado como um profeta s naes (1:5, 10) que introduzira seus orculos contra cada uma delas (25:13). Estes orculos visam esperana de Israel na restaurao promovida por Jav bem como sua soberania diante dos opressores do povo de Jud. A derrota dos inimigos dos hebreus significa sua volta iminente para casa (Jr. 46:27). O captulo 52 um eplogo que confirma e atesta a veracidade das profecias de Jeremias que deveriam ser levadas a srio pelo povo de Israel. Se encerra de maneira lgubre, mas com um fio de esperana ao narrar a libertao do rei Joaquim da priso (Jr. 52:3134). Neste perodo passara-se a metade do tempo total de setenta anos do exlio profetizado por Jeremias (Jr. 25:11; 29:10). Propsito e contedo O livro de Jeremias trata basicamente dos seguintes temas:

A lei que est no corao, no em tbuas de pedra Jav oleiro que destri e reconstri Jav traz a ameaa do Norte

O objetivo primrio do livro de Jeremias era transmitir os orculos de julgamento e consolao de Jav, mas tambm narrar um pouco dos conflitos internos do profeta e seu relacionamento conturbado com o povo de Israel e com Deus. Embora os captulos 11 a 20 tratem sobre o profeta Jeremias podemos observar a forma com a qual Deus interage com as reclamaes humanas. Logo, os problemas de Jeremias so destacados para mostrar como Jud respondeu s profecias e como a rejeitaram. Esta rejeio mensagem de Jeremias aumentou a culpa do povo diante de Jav. Em Jeremias encontramos quatro tipos de orculos:

Acusao Julgamento Instruo Consequncias

Os orculos de acusao esto descritos nos captulos 5 a 9 e a acusao mais grave que o povo de Jud havia abandonado a Jav e adorado dolos (Jr. 2:5 - 3:5). Este era um pecado proposital nos termos da aliana deuteronmica. A injustia e o uso inadequado do templo e dos sacrifcios tambm so citados como desvios graves da aliana (5:20-31; 7:8-31)

Os orculos de julgamento so os mais abundantes em todo livro. Estes orculos so dirigidos a toda nao e no apenas a uma parcela da sociedade. Podemos perceber certa conformidade entre estes orculos e as maldies descritas em Deuteronmio 28:15-68 (cf. Jr. 11:8). H poucos orculos de instruo, menos de dez, pois o povo sabia o que era requerido em relao Aliana firmada entre os hebreus e Jav. Portanto estes orculos eram um convite ao arrependimento e retorno para o Senhor (3:12-13), alm da mudana de procedimentos (7:3-7). Nestes trechos de instruo Jeremias inclui comparaes entre a soberania de Jav e os dolos que os israelitas haviam adorado (10:2-16). Os orculos de consequncia esto inseridos no livro da Consolao e seu objetivo est sintetizado em Jr. 29:11 com a mensagem de retorno do exlio (29:10) e a nova aliana (31:31-34). Jerusalm seria reconstruda (30:18), o povo retornaria a Deus (29:12-14) e um rei descendente de Davi estaria no governo (33:15-26). Tratamento divino com as naes do Oriente Mdio A poltica de Jav para com as naes apresenta em Jeremias no difere da do Antigo Testamento em geral. Deus sempre tratou os povos com muita longanimidade antes de executar seu juzo quando o nvel de perversidade superava o de justia. Podemos verificar esta atitude em Gnesis 15:16 quando o Senhor disse a Abrao que no destruiria os amorreus naquele momento pois sua maldade ainda no atingira a medida completa. O mesmo processo acontece em 2 Rs. 20:16-19 e 22:20, quando Deus afirma que o julgamento no aconteceria na poca de Ezequias ou Josias. O entendimento deste procedimento de Deus desmistifica um ditado popular da poca de Jeremias e Ezequiel de que aquela gerao sofria em virtude dos pecados das geraes anteriores (Jr. 31:2930; Ez 18). As aes de justia destas naes poderiam retardar o juzo de Jav conforme vemos claramente em Jr. 18:7-11 e Jn. 3 e 4. Este procedimento de juzo para com as naes no deve ser confundido com a salvao de indivduos, que independe de obras e realizada exclusivamente pela graa. Notaremos que nestes exemplos as naes no eram salvas do pecado e nem existiram para sempre, mas eram tratadas apenas no mbito temporal e geogrfico. Portanto, este sistema no pode ser comparado com o destino eterno de indivduos. A nova aliana

A maior contribuio teolgica de Jeremias est no captulo 31, que trata sobre a nova aliana. Ao compararmos a aliana descrita em Deuteronmio com a nova aliana predita por Jeremias, notaremos que clusula abordada e os demais aspectos no so mencionados. Desta vez o povo no teria que aprender a lei, mas a conheceria de forma inata, pois estaria gravada no corao. Uma vez que os termos da nova aliana no so explicados, podemos inferir que os desta nova aliana eram complementares aliana vigente. Isto , da mesma forma que a aliana com Abrao foi complementada em Davi, a nova aliana extenso das primeiras, que no so plenamente canceladas. Portanto, a nova aliana no totalmente distinta ou apartada da antiga aliana podendo ser confirmada pelo contexto imediato do captulo 31 afirmando que a lei foi escrita no corao do povo (31:33) com a confirmao da promessa da terra (32:36-44) e com a promessa de um descendente de Davi (33:15-26). Os falsos profetas Pelo fato da mensagem de Jeremias ser extremamente pessimista ele foi acusado de ser um falso profeta. Isto foi ainda mais agravado em virtude de existirem outros muitos profetas que anunciavam paz e prosperidade (14:11-26; 23:9-40; 28:1-17). Jeremias nos d a entender que cria nesta acusao (20:7-10) e reclamou com Deus que seria uma injustia se o mentiroso no fosse castigado e a falsa profecia ganhasse destaque, uma vez que o povo no tinha condies de saber qual era de fato a verdadeira profecia. Por causa desta atitude Jav repreendeu Jeremias convocando-o ao arrependimento e prometendo segurana contra seus inimigos (15:15-21).

S-ar putea să vă placă și