Sunteți pe pagina 1din 2

Sistema Monetrio

O Significado da Moeda
Dinheiro um ativo da economia utilizado pelos indivduos na aquisio de bens e servios de outros indivduos

As Trs Funes da Moeda


Mecanismo de Troca: tudo que aceito como pagamento Unidade de Contagem: ajuda a comparar o valor relativo dos bens e servios Guarda de Valor: maneira que temos de guardar nossa riqueza para uso posterior

A moeda e suas funes


Considerando todo o universo das mercadorias, as relaes que os preos dos diversos bens estabelecem entre si constituem aquilo que denominamos estrutura de preos relativos.

A moeda e suas funes


Se o preo de um bem ou um grupo homogneo de bens sobe (ou desce) em relao aos preos dos outros bens, isso significa que a estrutura de preos relativos da economia sofreu alterao.

A moeda e suas funes


Se os preos de todos os bens sobem (ou descem) na mesma proporo, as relaes existentes entre eles no se modificam, ou seja, a estrutura de preos relativos permanece a mesma, e a unidade de conta que est sofrendo alterao em seu valor (inflao ou deflao).

Liquidez
a facilidade que um ativo qualquer pode ser transformado em moeda

Escambo
carne Pecuarista roupa
Transaes ineficientes Coincidncia de desejos Transaes complicadas Problemas de indivisibilidade Transaes bilaterais

Alfaiate

Transaes com Moeda


No necessrio coincidir desejos roupa
Pecuarista

Dois Tipos de Moeda


Moeda-Mercadoria: algo utilizado como moeda, mas tem outras funes alternativas nomonetrias, como o ouro, prata, cigarro, sal, etc... Moeda de Curso Forado: algo utilizado como moeda e que no tem outra utilidada e, como o cheque, moedas, notas, ttulos, etc...

moeda moeda moeda

Alfaiate

carne Transaes mais eficientes


Cirurgio

operao Transaes multilaterais

Historicamente, a responsabilidade pela emisso do papelmoeda passou definitivamente para as mos do Estado. Paralelamente a essa evoluo dos tipos de moeda, assistimos ao desenvolvimento do Sistema Financeiro, em especial dos bancos comerciais, que trouxe um novo tipo de moeda: a moeda escritural, como os depsitos a vista. A quantidade de moeda (os meios de pagamento) passou a constituir-se tanto do papel-moeda emitido pelos governos e carregado pelos indivduos (moeda manual), como dos depsitos a vista (moeda escritural) no sistema bancrio, j que atravs das notas (cheques) podia-se livremente dispor destes depsitos.

Esse processo de desenvolvimento do sistema bancrio e a crescente aceitao de suas moedas mostrou que os bancos no precisariam manter em reservas a totalidade dos recursos que lhes eram confiados. Assim, a prtica bancria mostrou que poderiam manter em reservas um volume inferior ao depositado, emprestando resto para outros agentes. Nesse processo, os bancos comerciais criam moeda, tendo o chamado mecanismo multiplicador de meios de pagamento, com os bancos compartilhando com as Autoridades Monetrias (governo) o poder de criao de moeda.

S-ar putea să vă placă și