Sunteți pe pagina 1din 18

www.musiqueducando.com.

br

Apostila de Musicalizao Infantil _____________________________________________________

Musicalizao Infantil
Apostila bsica
Esta apostila contm material bsico para o desenvolvimento de uma aula de msica na pr-escola. Contm cinco exemplos de atividades desenvolvidas pelo autor em sala de aula no ano de 2012, alm de 25 cantigas de rodas cifradas. Este material foi desenvolvido como parte do site Musiqueducando, voltado para divulgao de material para educao musical nas escolas e musicalizao infantil, e gratuito.

________________________________ www.musiqueducando.com.br 2

Apostila de Musicalizao Infantil _____________________________________________________

Planejamento inicial
Um bom comeo para uma boa aula de msica o planejamento prvio. Este planejamento pode solucionar e prever questes como utilizao do espao fsico, material necessrio, tempo utilizado para as atividades. Para isso, o educador deve utilizar uma ferramenta fundamental: o plano de aula. O plano de aula deve conter o tema, objetivos, tempo estimado para execuo da atividade, resultados, etc. Um plano de aula pode ser dividido nos seguintes elementos:

Nmero Elemento

Descrio

1 2 3 4

TEMA JUSTIFICATIVA OBJETIVOS GERAIS OBJETIVOS ESPECFICOS ETAPAS

O assunto. Contedo que ser trabalhado. O motivo de se trabalhar determinado assunto. Os objetivos gerais a serem alcanados: o que os alunos iro conseguir atingir com esse trabalho. Os objetivos elacionados a cada uma das etapas de desenvolvimento do trabalho. As etapas previstas: uma previso de tempo, onde o professor organiza tudo que for trabalhado em pequenas etapas.

METODOLOGIA A forma como ir trabalhar, os recursos didticos que auxiliaro a promover o aprendizado e a circulao do conhecimento no plano da sala de aula. AVALIAO A forma como o professor ir avaliar, se em prova escrita, participao do aluno, trabalhos, pesquisas, tarefas de casa, etc. As referncias bibliogrficas de todo o material que o professor utilizou para fazer o seu planejamento.

BIBLIOGRAFIA

________________________________ www.musiqueducando.com.br 3

Apostila de Musicalizao Infantil _____________________________________________________

A aplicao da aula
Munido do plano de aula, o educador agora deve executar a aula propriamente dita. Detalhes como a utilizao ou no de um instrumento para acompanhamento, como um violo ou teclado, o espao disponvel para a aula se h sala de msica prpria, ou o espao a sala de aula normal sero diferentes em cada escola e para cada educador. A primeira coisa a ser feita conhecer a realidade de sua prpria escola e alunos. Esses detalhes influenciaro a abordagem, os temas a serem trabalhados, a linguagem a ser utilizada. Entretanto, algumas caractersticas sero as mesmas em todas as realidades encontradas. Vamos abordar ento estas caractersticas em comum. Na pr-escola normalmente trabalha-se com crianas de 02 a 6 anos. Nesta idade as aulas devem ser curtas em torno de 20 minutos, para que se possa manter o interesse e a ateno dos alunos. Dentro dos 20 minutos de aula, interessante utilizar atividades curtas encadeadas umas s outras, para no entediar as crianas. Quando se fala em atividades, o que realmente funciona so brincadeiras, uma forma ldica das crianas interagirem com a msica. Pode-se utilizar instrumentos como chocalhos, pandeirinhos, instrumentos infantis de percusso para que as crianas possam trabalhar noes como ritmo, percepo, etc. interessante possuir uma msica de abertura e uma msica de finalizao, para delimitar o espao de tempo da aula. Este recurso ajudar s crianas a desenvolverem a noo de tempo. Canto de Entrada: o canto que acolhe e sada as crianas. O canto de entrada avisa que a aula vai comear. Canto de despedida: to importante quanto o canto de entrada, avisa que a aula acabou . Todos podem recolher suas coisas, seus instrumentos, ajudar a arrumar a sala, dar um beijo e se despedir.

________________________________ www.musiqueducando.com.br 4

Apostila de Musicalizao Infantil _____________________________________________________

Tipos de atividades
Vivncias Sonoras: A aula de msica para crianas envolvem atividades de apreciao musical, desenvolvendo a percepo e musicalidade. Estas atividades podem ser divididas em msicas,jogos e brincadeiras. De uma forma ldica, a criana vivenciar o mundo musical e poder aprender, atravs de brincadeiras,as propriedades do som como altura (grave e agudo), durao (curto e longo), intensidade (forte e fraco) e timbre (caracterstica especfica de cada som que faz com que ele no seja igual ao outro, ex.: violino e flauta tm sons diferentes). Tambm se inclui aqui o trabalho com andamento (rpido e devagar), clulas rtmicas, forma (partes da msica) etc. Atividades de Registro: Interessante para o educador implementar esta atividade que usual na educao infantil. So as famosas "folhinhas" de atividade, com exerccios para pintar, circular, etc. As folhas de atividade devem trabalhar e reforar o tema apresentado na aula., servindo at como uma forma de avaliao (no deve ser a principal). Atividade Livre: Relaxamentos: So dividas em Histrias, Cirandas, Brincadeiras ou

Histrias: podem ser em livros ou em CD ou at contadas pelo professor. No devem ser longas e o ideal que o professor se utilize de recursos visuais (gravuras, fantoches etc) para prender a ateno das crianas. As histrias podem trabalhar elementos musicais, como por ex. Cachinhos Dourados, que trabalha a altura do som (papai urso=som grave, mame ursa=som mdio e filhote urso=som agudo). Cirandas: As cantigas de roda de domnio pblico e musicais atuais, do repertrio infantil, de artistas como Palavra Cantada, Galinha Pintadinha, Patati Patat, etc. Ideais para se trabalhar, alm dos elementos sonoros, a lateralidade (direita, esquerda) das crianas, tnus muscular, noo de espao (frente, atrs, em cima, embaixo, no meio, dentro, fora), socializao e muito mais. Brincadeira ou relaxamento: Brincadeiras sugeridas pelo educador ou um relaxamento ao fim da aula ao som de uma msica agradvel. (um exerccio dirigido, para no virar baguna)...

________________________________ www.musiqueducando.com.br 5

Apostila de Musicalizao Infantil _____________________________________________________

Exemplos de atividades
Paisagem sonora
Tipo de atividade Atividade Faixa etria Durao Organizao do espao Organizao dos alunos Recursos necessrios Contedo relacionado Vivncia sonora Paisagem sonora 04 a 06 anos 20 minutos Sala de aula Crianas sentadas em semicrculo, preferencialmente no cho.
Instrumento ou cd com efeitos sonoros

Percepo musical.

Descrio: A partir de uma histria que contada pelo educador musical, as crianas podem interagir com ela acrescentando os sons necessrios para o seu desenvolvimento. Esses sons sero emitidos de forma oral, e podem (ou no) influir no desfecho ou desenrolar da histria. Execuo: O educador conta a histria a primeira vez, acrescentando os sons e rudos de forma oral ou com auxlio de um instrumento, como um violo ou percusso. Ele pode optar por deixar o final em aberto (como no exemplo de histria abaixo) , para somente finaliz-

la quando ela for contada pela segunda vez. Aps contar a histria pela primeira vez, mostrando s crianas como os sons e rudos e apresentam, o educador conta a histria pela segunda vez, desta vez pedindo s crianas que faam os barulhos com a voz, medida em que eles so solicitados pelo texto. Ao final da histria, as crianas ajudaro ao protagonista, descrevendo com sons o que ele pode ter encontrado dentro da casa (o educador escolher um som, dentre os sugeridos pelas crianas, para mostrar o que ele encontrou: um gato, um cachorro, um fantasma, um monstro, etc).

________________________________ www.musiqueducando.com.br 6

Apostila de Musicalizao Infantil _____________________________________________________

Paisagem sonora (cont.)


HISTRIA: A CASA AMARELA
Estava eu andando por uma rua cheia de carros, quando de repente... vi uma casa. Bem velha, caindo aos pedaos, parecendo uma casa mal-assombrada. Era uma casa amarela. Eu, que no tenho medo de fantasma nem nada, resolvi ver como era a casa amarela por dentro. Resolvi atravessar a rua. Quando fui atravessar, quase fui atropelado por um carro! Sorte que o motorista buzinou bem forte para me avisar. Parei ento para atravessar no sinal. Apertei o boto e esperei o sinal abrir. Atravessei a rua bem rpido, ouvindo o barulho dos meus passos. Quando cheguei na casa amarela, vi que ela parecia abandonada. Mas, mesmo assim, bati na porta para ver se tinha algum. Bati na porta uma vez. Duas vezes. Trs vezes. Ningum atendeu. Resolvi tocar a campainha. Toquei uma vez. Duas vezes. Trs vezes. Ningum atendeu. Olhei pela janela e vi que a casa parecia vazia. Tentei abrir a porta. Ela se moveu, e fez um barulho engraado. Barulho de porta velha. Entrei na casa e fechei a porta, que fez um barulho engraado de novo. A casa estava muito escura. Abri a janela para ver se enxergava alguma coisa. A janela tambm fez um barulho engraado. Mas como estava ventando muito, fechei a janela. Quando eu andava pela a casa, o cho tambm fazia um barulho engraado. Foi quando eu ouvi um barulho muito forte.Outra vez.E mais outra vez. E de repente, algo pulou dentro da sala. Que susto! Foi quando eu descobri que o barulho era... OBSERVAES: O educador contar a histria pela primeira vez, acrescentando todos os sons sugeridos (carros, passos, ventos, campainha, etc). Quando contar pela segunda vez, pedir s crianas que faam os sons de forma oral. Uma alternativa engraada fazer pequenos desvios na histria de acordo com os sons que a criana apresenta (por exemplo, e na hora dos carros alguma criana fizer um som diferente, como um bicho, incluir aquele bicho na histria e depois voltar ao roteiro). O desfecho da histria ser decidido por algum som proposto pelas crianas.

________________________________ www.musiqueducando.com.br 7

Apostila de Musicalizao Infantil _____________________________________________________

O maestro e a orquestra
Tipo de atividade Atividade Faixa etria Durao Organizao do espao Organizao dos alunos Recursos necessrios Contedo relacionado Vivncia sonora O maestro e a orquestra 04 a 06 anos 20 minutos Sala de aula. Crianas sentadas. Apenas o maestro / condutor em p. Instrumentos variados de percusso como chocalhos, tambores, pandeiros, etc (opcional) .Percepo musical

Descrio: No primeiro momento, o educador faz as vezes de maestro e a turma, de orquestra. Cada criana tocar um instrumento, ou reproduzir um som (previamente escolhido) oralmente, de acordo com a solicitao do maestro. Depois de compreendido o exerccio, um aluno (ou vrios, um de cada vez) exercer a funo de maestro tentando organizar a msica de sua forma. Execuo: O uso de instrumentos de percusso opcional. Caso se utilize os instrumentos, cada criana escolher um e o tocar quando solicitada pelo maestro. Uma opo, no havendo instrumentos medida em que a turma compreende o exerccio, o educador aumenta a velocidade e o grau de dificuldade. Depois, a tarefa passada para um ou mais alunos, que tentaro reger a orquestra sua maneira. disponveis, cada criana escolher ou criar um som , e reproduzi-lo de forma oral quando for solicitada. O maestro, ento, comea a reger a orquestra. Cada vez que apontar para uma criana ou grupo, este (s) deve emitir o seu som. A criana (ou grupo) seguinte far o mesmo quando solicitado, e assim sucessivamente. O educador pode aproveitar para trabalhar conceitos como dinmica, alturas, etc.

________________________________ www.musiqueducando.com.br 8

Apostila de Musicalizao Infantil _____________________________________________________

Trenzinho musical
Tipo de atividade Atividade Faixa etria Durao Organizao do espao Organizao dos alunos Recursos necessrios Contedo relacionado Brincadeira Trenzinho musical 04 a 06 anos 20 minutos Espao aberto / ptio / sala sem cadeiras Crianas em p. Instrumento musical ou aparelho de cd e cd com msicas de ritmos variados. Percepo musical, noo de velocidade (lento e rpido), lateralidade.

Descrio: Esta atividade ser melhor desenvolvida em um espao aberto e amplo. As crianas ficam atrs do educador, em um trenzinho. O movimento do trem acompanhar o ritmo da msica. Caso o educador utilize um instrumento, ele pode cant-la e alterar o seu andamento para que o trem ande mais rpido ou mais lento. Caso utilize um cd, msicas diferentes podem cumprir esta funo. Execuo: Ao incio da msica, o trenzinho parte. As crianas devem acompanhar o andamento da msica, andando mai rpido ou

mais lento de acordo com o que tocado. O importante que o grupo permanea o mais coeso possvel. Quando a msica for interrompida, o trenzinho parar na estao (utilizando-se um instrumento, podese fazer esta parada diminuindo o ritmo at o repouso total). Quando na estao, algumas atividades rtmicas podem ser implementadas para prolongar a brincadeira. Por exemplo: as crianas em fila e paradas se voltaro para outra direo a um som do educador, como palmas. A cada batida de palmas, a criana deve voltar-se para o lado contrrio. Fazer isso vrias vezes at que o trenzinho comece a andar de novo, quando a msica comear a tocar.

________________________________ www.musiqueducando.com.br 9

Apostila de Musicalizao Infantil _____________________________________________________

Oficina de composio musical


Tipo de atividade Atividade Faixa etria Durao Organizao do espao Organizao dos alunos Recursos necessrios Vivncia sonora Oficina de composio musical 04 a 06 anos 20 minutos Sala de aula. Crianas sentadas. Instrumento de acompanhamento (violo)

Descrio da atividade: Esta verso da oficina de composio para crianas , na verdade, um jogo de improvisao. O educador deve exercitar sua capacidade de improvisar musicalmente, criando letra e melodias na hora, para demonstrar s crianas. O primeiro conselho que utilize melodias e harmonias bsicas, ou msicas conhecidas. A partir deste repertrio j previamente estudado, ele criar na hora letra e msica obre situaes que estejam acontecendo em sala de aula. Por exemplo: Educador: (falando para a turma, sobre o aluno que acabou de entrar) Quem entrou na sala? Alunos: O Luan! Educador: (cantando) O Luan acabou de entrar na sala Trazendo uma mochila muito grande Ser que ela est cheia de bala Ou ento, cheia de refrigerante?

Estas quadras musicais podem ser previamente criadas pelo educador, a fim de facilitar o improviso. Ele utilizar uma ou outra de seu repertrio de acordo com a situao que se desenrola e, claro, trocando o nome da criana. Depois de criado o interesse pela atividade, pedir a uma criana que crie uma frase engraada. A partir desta frase, pedir que outra criana desenvolva outra, continuando a histria. Fazer o mesmo com outras crianas at criar um pequeno texto, de ao menos quatro linhas. O educador ento, acrescenta uma melodia e canta para as crianas. Repetir o mesmo exerccio, desta vez pedindo ao final que uma criana tente cantar o texto que foi criado pelos colegas.Este exerccio deve ser executado vrias vezes, ao longo de dias diferentes. Mesmo sem a noo do que melodia, ritmo, harmonia, as crianas conseguem, de forma intuitiva, apresentar solues surpreendentes.Alm disso, torna muito mais fcil depois explicar conceitos como melodia e harmonia, pois eles j tero executado alguns destes mesmo em conhecimento prvio.

________________________________ www.musiqueducando.com.br 10

Apostila de Musicalizao Infantil _____________________________________________________

Telefone musical
Tipo de atividade Atividade Faixa etria Durao Organizao do espao Organizao dos alunos Recursos necessrios Contedo relacionado Brincadeira Telefone musical 04 a 06 anos 20 minutos Sala de aula Crianas sentadas

Percepo musical, clulas rtmicas.

Objetivos: Desenvolver a percepo musical a partir de um jogo de palmas. Execuo: A crianas podem ficar sentadas em seus prprios lugares na classe. O educador explicar a brincadeira de telefone: ele executar uma clula rtmica, formada de palmas e palavras, e a primeira criana deve repeti-la. Quando a criana fizer esta repetio, j deve fazer para a criana seguinte. A

prxima criana repetir o desenho ritmo e passar para a prxima, e assim por diante. Para tornar a brincadeira mais interessante, o educador pode misturar palmas a palavras ou sons. Por exemplo: Palma palma bicicleta palma palma Palma bola palma bola bicicleta palma bola Palma palma bola bola bicicleta bola bola

________________________________ www.musiqueducando.com.br 11

Apostila de Musicalizao Infantil _____________________________________________________

Cantigas de roda
A CANOA VIROU
A E A A canoa virou A7 D Pois deixaram ela virar E Foi por causa de Maria E7 A Que no soube remar E A Se eu fosse um peixinho A7 D E soubesse nadar E Eu tirava Maria E7 A Do fundo do mar

A DONA ARANHA
A Bm7 A A dona aranha subiu pela parede Veio a chuva forte Bm7 E A E a derrubou A7 D J passou a chuva Bm7 E A E o sol j vai surgindo Bm7 E a dona aranha E7 A Continua a subir A Bm7 A Ela teimosa e desobediente Bm7 E7 A Sobe, sobe, sobe e nunca est contente

Siri pra c, E Siri pra l Maria bela A E quer casar.

ALECRIM
C Dm G7 Alecrim, alecrim dourado que nasceu no campo C sem ser semeado (2x) C7 F G7 C Foi meu amor que me disse assim Am Dm G7 C que a flor do campo o alecrim (2x) 2 parte: C Dm G7 Alecrim, alecrim mido que nasceu no campo C perfumando tudo C7 F G7 C Foi meu amor que me disse assim Am Dm G7 C que a flor do campo o alecrim C Dm G7 Alecrim, alecrim aos molhos por causa de ti C choram os meus olhos C7 F G7 C Foi meu amor que me disse assim Am Dm G7 C que a flor do campo o alecrim

A BALEIA (mesma melodia de Frre Jacques)


A A baleia, a baleia D a amiga da sereia Bm E A Olha o que ela faz Bm E A Olha o que ela faz Bm E A Tibum chu Bm E A Tibum chu

________________________________ www.musiqueducando.com.br 12

Apostila de Musicalizao Infantil _____________________________________________________


BORBOLETINHA
A Bm Borboletinha A Ta na cozinha E7 Fazendo chocolate A Para a madrinha A7 D Cuti cuti A Perna de pau E7 Olho de vidro A E nariz de pica-pau D A7 D Ciranda cirandinha, vamos todos cirandar, G D A7 D Vamos dar a meia volta, volta e meia vamos dar D A7 D O anel que t me destes era vidro e se quebrou, G D A7 D O amor que tu me tinhas era pouco e se acabou

COMER COMER
C Comer comer comer comer F G C o melhor para poder crescer C Comer comer comer comer F G C o melhor para poder crescer

CAI CAI BALO


C Cai cai balo Cai cai balo G Aqui na minha mo No cai no No cai no No cai no C Cai na rua do sabo C Cai cai balo Cai cai balo G Aqui na minha mo No vou l No vou l No vou l C Tenho medo de apanhar

EU FUI NO TOROR
G7 C A7 Dm Eu fui no Toror beber gua e no achei, G7 G7/5+ C Achei bela morena, que no Toror deixei A7 Dm Aproveite, minha gente, que uma noite no nada G7 G7/5+ C Se no dormir agora, dormir de madrugada Em Ebm Dm* G7* C Oh, Dona Ma...ria, oh, Maria....zinha Am Dm G7 C Entrar na roda e ficar sozinha Em Ebm Dm* G7 C - Sozinha eu no fico, nem hei de ficar Am Dm G7 C Porque tenho Chico para ser meu par

MARCHA SOLDADO
C Marcha soldado Dm Cabea de papel G7

CIRANDA CIRANDINHA

________________________________ www.musiqueducando.com.br 13

Apostila de Musicalizao Infantil _____________________________________________________


Se no marchar direito C Vai preso no quartel C O quartel pegou fogo Dm A polcia deu sinal G7 Acode acode acode C A bandeira nacional Brasil! Com seu pezinhos ele cisca o cho Dm7 G7 C Ele bate as asas, ele faz piu piu Am7 Dm7 G7 C7 Mas tem muito medo do gavio F G Em7 Ele bate as asas, ele faz piu piu A7 Dm7 G7 C G7 Mas tem muito medo do gavio

NO ATIRE O PAU NO GATO


C G7 C

MEU LANCHINHO
A Meu lanchinho, meu lanchinho D A D A Vou comer, vou comer Bm E7 A Pra ficar fortinho Bm E7 A Pra ficar fortinho Bm E A E crescer Bm E A E crescer

No atire o pau no gato (to-to) Dm7 G7 Porque isso (sso-sso) C C7 No se faz (faz-faz) F G O bichano (nho-nho) C Am7 nosso amigo (go) Dm7 G7 No devemos maltratar C Os Animais G7 c Jamais!!!

MEUS DEDINHOS
A Meus dedinhos, meu dedinhos D A D A Onde esto, onde esto Bm E7 A Eles se sadam Bm E7 A Eles se sadam Bm E A E se vo Bm E A E se vo

O CRAVO BRIGOU COM A ROSA


A Bm7 O cravo brigou com a rosa E7 A Debaixo de uma sacada A7 D O cravo saiu ferido E7 A E a rosa despedaada O cravo ficou doente E a rosa foi visitar O cravo teve um desmaio E a rosa ps-se a chorar A rosa fez serenata O cravo foi espiar E as flores fizeram festa Porque eles vo se casar

MEU PINTINHO AMARELINHO


C Meu pintinho amarelinho G7 Cabe aqui na minha mo (na minha mo) C Quando quer comer bichinhos G7

O SAPO NO LAVA O P
G D O sapo no lava o p G No lava porque no quer D Ele mora l na lagoa

________________________________ www.musiqueducando.com.br 14

Apostila de Musicalizao Infantil _____________________________________________________


G No lava o p porque no quer (Mas que chul!)

Se eu roubei E7 Se eu roubei teu corao Tu roubaste~ Am Tu roubaste o meu tambm A7 Se eu roubei Dm Se eu roubei teu corao E7 Foi porque Am S porque te quero bem

PIRULITO QUE BATE BATE


A Bm Pirulito que bate bate E C#m7 Pirulito que j bateu F#m7 Bm7 Quem gosta de mim ela E7 A Quem gosta dela sou eu

SE ESSA RUA FOSSE MINHA


Am

Se essa rua E7 Se essa rua fosse minha Eu mandava Am Eu mandava ladrilhar A7 Com pedrinhas Dm Com pedrinhas de brilhante E7 S pra ver Am S pra ver meu bem passar
Am

SAMBA LEL C Dm Samba Lel est doente G C Est com a cabea quebrada Dm Samba Lel precisava C de uma boa palmada Dm7 Samba , samba, Samba Lel G7 C

Samba , samba, Samba Lal (2X)

Nessa rua E7 Nessa rua tem um bosque

TEREZINHA DE JESUS
Que se chama Am Que se chama solido A7 Dentro dele Dm Dentro dele mora um anjo E7 Que roubou Am Que roubou meu corao
Am Am A7

Terezinha de jesus de uma queda Dm foi-se ao cho G c acodiram trs cavalheiros Bm5-/7 E7 Am Todos de chapu na mo

________________________________ www.musiqueducando.com.br 15

Apostila de Musicalizao Infantil _____________________________________________________


O primeiro era seu pai O segundo o seu irmo O terceiro foi aquele A quem a Tereza deu a mo Terezinha levantou-se Levantou-se l do cho E sorrindo disse ao noivo Eu te dou meu corao Da laranja eu quero um gomo Do limo quero um pedao Da menina mais bonita Quero um beijo e um abrao

G
e o pequeno bote dos indiozinhos Am D quase, quase, virou!

A BARATA DIZ QUE TEM


D A7 D A7 D A Barata diz que tem sete saias de fil D7 G A D GD mentira da barata, ela tem uma s Bm7 G A D Ah ra ra, i ro r, ela tem uma s ! Bm7 G A D A7 Ah ra ra, i ro r, ela tem uma s ! A Barata diz que tem um sapato de veludo mentira da barata, o p dela cabeludo ~ Ah ra ra, Iu ru ru, o p dela cabeludo ! A Barata diz que tem uma cama de marfim mentira da barata, ela tem de capim Ah ra ra, rim rim rim, ela tem de capim A Barata diz que tem um anel de formatura mentira da barata, ela tem casca dura Ah ra ra , iu ru ru, ela tem casca dura A Barata diz que tem o cabelo cacheado mentira da barata, ela tem coco raspado Ah ra ra, ia ro r, ela tem coco raspado

PEIXE VIVO
D G D Como pode o peixe vivo A D Viver fora da gua fria (2x) G D Como poderei viver? G D Como poderei viver? G D Sem a tua, sem a tua A D Sem a tua companhia G D Sem a tua, sem a tua A D Sem a tua companhia

A CASA 1,2,3 INDIOZINHOS G


1,2,3, indiozinhos. Am D 4,5,6, indiozinhos.
A A A Era uma casa muito engraada E A Nao tinha teto, nao tinha nada A Ningum podia entrar nela, nao E A Porque na casa nao tinha chao D A Ningum podia dormir na rede E A Porque na casa nao tinha parede D A Ningum podia fazer pipi E A Porque penico nao tinha ali A Mas era feita com muito esmero A E

G
7,8,9, indiozinhos. Am D 10, num pequeno bote.

G
Iam navegando pelo rio abaixo Am D quando o jacar se aproximou

________________________________ www.musiqueducando.com.br 16

Apostila de Musicalizao Infantil _____________________________________________________


Na rua dos Bobos, nmero zero F C Quebrou a tigela C G Tantas vez o moo G C Que foi pra panela (C7 F F C C G G C) Qua qua qua qua...

O PATO
C L vem o pato G C GC Pato aqui , pato acol C L vem o pato G C G C (2x) Para ver o que que h. C G G C (tempo 3/4) C G O pato pateta G C Pintou o caneco C G Surrou a galinha G C Bateu no marreco. C7 F Pulou do poleiro F C No p do cavalo C G Levou um coice G C Criou um galo.

C G Comeu um pedao G C De jenipapo C G Ficou engasgado G C Com dor no papo. C7 F Caiu no poo

________________________________ www.musiqueducando.com.br 17

Apostila de Musicalizao Infantil _____________________________________________________


BIBLIOGRAFIA

BRASIL ESCOLA. Plano de aula. Disponvel em http://educador.brasilescola.com/orientacoes/plano-de-aula.htm. Acessado em 25/11/2012 MARQUES,ISABELA. Roteiro de aula Musicalizao infantil. Disponvel em http://www.ateliermusicalrp.com.br/2011/01/roteiro-de-aula-musicalizacaoinfantil.html Acessado em 25/11/2012

JORDO, GISELE. et al. A msica na escola. Diponvel para download em http://www.amusicanaescola.com.br/o-projeto.html. Acessado em 20/11/2012

________________________________ www.musiqueducando.com.br 18

S-ar putea să vă placă și