Sunteți pe pagina 1din 7

Empreendedorismo

Nome : Daniela Antunes Disciplina: AI Professora:

INTRODUO Empreendedorismo o envolvimento de pessoas e processos que, em conjunto, levam transformao de ideias em oportunidades, e a perfeita implementao destas oportunidades leva criao de negcios de sucesso. A preocupao com a criao de pequenas empresas duradouras e a necessidade da diminuio das altas taxas de mortalidade desses empreendimentos so, sem dvida, motivos para a popularidade do termo empreendedorismo. Isso porque nos ltimos anos, aps vrias tentativas de estabilizao da economia e da imposio advinda do fenmeno da globalizao, grandes empresas tiveram de procurar alternativas para aumentar a competitividade, reduzir os custos e manter-se no mercado.

O que o Empreendedorismo?

Empreendedorismo: um movimento que introduz novos produtos e servios, criando novas formas de organizao ou explorando novos recursos e materiais. Todas as pessoas que abrem seu prprio negcio geram a possibilidade de se realizar pessoalmente, colocando as suas concees em prtica, obtendo uma independncia no que diz respeito ao trabalho efetivamente e certamente seguindo orientaes adequadas e projectando expanses por etapas, alcanaro crescimento e xito financeiros, se tornando economicamente independentes, podendo assim desfrutar de um melhor estilo de vida.

uma traduo livre que feita do termo entrepreneurship. Abrange uma rea de grande porte e trata de assuntos na criao de empresas: A pessoa que compra uma empresa e coloca nelas as suas inovaes e implementaes; agregando assim valor ao produto e consequentemente aumentado sua produtividade; assumindo os riscos, com sua forma de vender, administrar, fabricar, distribuir e comprar os produtos; pode ser aquela pessoa que inova na forma de fazer publicidade nos seus produtos e servios, agregando novos valores; o empregado que introduz inovaes numa empresa/organizao, provocando o surgimento de valores adicionais, gerando assim melhorias na receita da empresa, bem como crescimento em volume de produo.

O que ser empreendedor?


Uma pessoa empreendedora capaz de identificar negcios e oportunidades. Tem capacidade e viso do ambiente de mercado, sendo altamente persuasivo com as pessoas, colocando as suas ideias e propondo o crescimento financeiro do seu produto. A pessoa precisa estar pronta para assumir os riscos do negcio e aprender com os erros cometidos, pois eles so presenciais na vida do empreendedor, porm cabe ao mesmo fazer dos erros, acertos futuros. Ele busca ser um profundo conhecedor do seu produto/servio, facilitando assim o crescimento das suas ideias. A pessoa tem que ser capaz de usar todas essas habilidades em favor de seu aperfeioamento empresarial.

O que nos leva a ter o nosso prprio negcio Os bens, melhores roupas, uma busca por melhores moradias e ter boas condies para si e para seus entes mais prximos, so estas as pessoas que sonham em ter o seu prprio negcio. Outras pessoas buscam abrir seu prprio negcio por motivos que fogem da sua vontade, pois levados por situaes opressoras, vem como soluo abrir seu negcio. Podemos citar situaes que se encaixam neste tipo: empregados que saram de empresas e com a soma do volume financeiro significativo que recebeu de anos como empregado, resolveram abrir o seu negcio prprio. Existem at mesmo aqueles que deixam o seu emprego por ter melhores rendimentos atravs do negcio prprio e viram nisto a grande possibilidade de crescimento financeiro e uma melhor forma de vida. Ainda neste aspecto h pessoas que herdaram algum negcio da famlia e sem a maior pretenso, se tornaram donas de grandes empresas e hoje despontam no mercado financeiro, apesar de no terem tido o trabalho de iniciar a sua empreitada.

As primeiras barreiras do empreendedor De facto ser patro implica estar exposto a mudanas repentinas e drsticas e que, muitas vezes, requer da pessoa jogo de cintura, bom senso, e o comercial. A pessoa deve estar disposta a assumir responsabilidades perante o mercado financeiro e a comunidade qual ela vai mostrar/vender seus produtos ou servios. As presses da sociedade por produtos de alta qualidade, teis e de certa forma acessveis, tornam o processo no amistoso ao empreendedor, gerando uma grande exigncia de mercado.

Algumas vantagens de ser empreendedor Apresento de seguida algumas vantagens de ser um empreendedor e ser dono(a) do prprio negcio, evidenciando que alguns itens se referem a alguns tipos de trabalho tradicionais e outros so os negcios que podem ser feitos a partir de casa (uma tendncia cada vez maior):

Pode progredir ao seu ritmo Os lucros sero inteiramente seus Pode trabalhar em sua casa Pode fazer os seus prprios horrios de maneira flexvel Ter mais tempo para o lazer e para a famlia Seus ganhos podem aumentar ms a ms

Como ser empreendedor

Qual o momento exato de agir e como agir? Cada pessoa deve analisar particularmente a sua necessidade e ocasio de mercado, mas existem alguns fatores importantes que devem se notados para decidir como e onde agir para ter o seu prprio negcio. Eis algumas delas: alguns fatores pessoais: desejo de realizao pessoal, insatisfao no trabalho, desejo de mudar de vida ou mesmo o fato de ser demitido do seu emprego. fatores ambientais: analisar e identificar oportunidades de negcios ou a possibilidade de entrar num projeto. fatores sociolgicos: possibilidade de ter um grupo de pessoas competentes com caractersticas semelhantes, influncia de parentes ou modelos j desenvolvidos na famlia.

A funo empreender Podemos identificar quatro funes bsicas no processo de iniciao na tomada de decises das futuras organizaes: Produzir, Administrar, Empreender e Integrar. A funo P Produzir - est associada quilo para o qual a organizao foi concebida e direcciona sua existncia, ou seja, que tipo de negcio o empreendedor pretende montar. Neste item devemos imaginar e concretizar quais os produtos/servios que vamos oferecer ao mercado, com as suas respetivas inovaes e agregaes de valores. A funo A Administrar - colocar o projeto dentro de um padro de sistema de controlo, projetar rotinas internas e externas de trabalho, bem como programar as atividades da futura empresa.

CONCLUSO Este trabalho pretende mostrar como os processos administrativos de empreendedor, gestor, administrador e outros fatores podem influenciar de forma significativa o dia-a-dia de uma empresa. Diversos factores acima citados so de inteira responsabilidade e traam o perfil dos empreendedores. No trabalho assinalo tambm que necessrio reunir todas as condies (pessoais e as do mercado) para se ser um empreendedor de sucesso.

S-ar putea să vă placă și