Sunteți pe pagina 1din 13

Revista de Letras 10

ano 2008

ISSN

0104-9992

OS SIGNOS DO POEMA EU, ETIQUETA Alex Sandro de Arajo Carmo RESUMO: Por meio de extrao e anlise entre o poema Eu, Etiqueta de Carlos Drummond de Andrade, e os estudos de Mikhail Bakhtin, este trabalho tem como objetivo buscar perceber a concepo de enunciado, signo e ideologia. Para traar uma linha de entendimento acerca do universo da linguagem e os aspectos ideolgicos, utilizar-se- um vis materialista e dialtico. Ressalta-se ainda que, embora seja utilizado neste estudo um poema, no se ter necessariamente uma abordagem literria, pois o principal intuito aqui, contribuir para uma leitura mais reflexiva de Bakhtin. PALAVRAS-CHAVE: poema, signo, ideologia. ABSTRACT:Through extraction and analysis of the poem I label of Carlos Drummond de Andrade, and studies of Mikhail Bakhtin, this work aims to seek to understand the design set out, sign and ideology. To draw a line of understanding about the universe of language and the ideological aspects, use will be a bias materialist and dialectical. It is emphasized that, although it is used in this study a poem, does not necessarily have a literary approach, since the main objective here is to contribute to a more reflective reading of Bakhtin. KEYWORDS: poem, sign, ideology.

Introduo
Este artigo procurar extrair do poema Eu, Etiqueta de Carlos Drummond de Andrade, por meio de uma anlise contextual, elementos que identifiquem certa proximidade com os estudos de Bakhtin, acerca do enunciado, do signo e da ideologia. Antes de salientar sobre os conceitos que sero abordados, ressalta-se que este trabalho no pretende fazer uma anlise literria, o que se busca aqui, propiciar entendimento a termos encontrados na obra de Bakhtin, que mostram a concepo do pensador sobre a linguagem e as relaes humanas, visto que ele entendia a linguagem como um instrumento de interao social, onde se visualiza os processos ideolgicos. D incio, apresenta-se os extratos do poema que sero analisados:

Em minha cala est grudado um nome Que no meu de batismo ou de cartrio Um nome... estranho. Meu bluso traz lembrete de bebida Que jamais pus na boca, nessa vida, Em minha camiseta, a marca de cigarro Que no fumo, at hoje no fumei. Minhas meias falam de produtos Que nunca experimentei Mas so comunicados a meus ps. [...] Meu isso, meu aquilo. Desde a cabea ao bico dos sapatos, So mensagens, Letras falantes, Gritos visuais, Ordens de uso, abuso, reincidncias.

[...] E fazem de mim homem-anncio itinerante, Escravo da matria anunciada. Estou, estou na moda. duro andar na moda, ainda que a moda Seja negar minha identidade, [...] Agora sou anncio Ora vulgar ora bizarro. Em lngua nacional ou em qualquer lngua (Qualquer principalmente.) Eu que mimosamente pago Para anunciar, para vender [...] Saio da estamparia, no de casa, Da vitrine me tiram, recolocam, [...] Meu nome novo Coisa. Eu sou a Coisa, coisamente. (ANDRADE, 1984: 85-87).

Nestes versos, v-se certa gama de propsitos, que o poeta com muita habilidade marcou ao manusear as palavras. O nome grudado na cala, e que no se conhece, a etiqueta do produto ou um signo? As estampas contidas no bluso, na camiseta, nas meias, no seriam publicidades gratuitas (que o poeta menciona que se paga ao usar)? Todos os produtos que rodeiam as pessoas so mensagens? E essas mensagens, e o uso de imperativos, denunciados nesses versos, retratam costumes ou ordens? O homem um veculo de propaganda que tem liberdade de escolha? O ser humano que vive na realidade pronunciada pelo poema, sabe se reconhecer? Sabe se ser humano ou coisa? Quantas perguntas podem ser formuladas por intermdio deste poema? Este estudo buscar mediar e transparecer alguns fatos relativos a essas questes.

2 Uma base terica para o estudo dos enunciados e dos signos


Este poema, como j mencionado, foi escolhido para este estudo, por causa de sua proximidade aos estudos de Bakhtin, visto que o pensador russo para realizar um estudo concreto sobre a linguagem apontava a necessidade de se observar o papel produtivo e a natureza social da enunciao (BAKHTIN, 1999, p. 27), portanto o ponto de partida ser a questo da enunciao. Assim,
A enunciao enquanto tal um puro produto da interao social, quer se trate de um ato de fala determinado pela situao imediata ou pelo contexto mais amplo que constitui o conjunto das condies de vida de uma determinada comunidade lingstica. (BAKHTIN, 1999, p. 121).

Veja, a palavra descrita por Bakhtin em Marxismo e Filosofia da Linguagem como neutra, no comportando nenhuma significao ou valor semitico, pois quando a palavra absorve valor ou significado j no mais uma palavra e sim um enunciado. Em Esttica da Criao Verbal, o autor, vai mostrar que existem enunciados concretos e nicos, primrios e secundrios, e

que cada esfera de utilizao da lngua elabora seus tipos relativamente estveis de enunciados, sendo isso que denominamos gneros do discurso. (BAKHTIN, 2000, p. 279). O fato que diferencia um enunciado (gnero de discurso) primrio de um secundrio, alm, de um ser simples e o outro complexo, que os enunciados secundrios aparecem em decorrncia da comunicao cultural, na forma de romance, de discurso cientfico e/ou ideolgico e etc., enquanto os primrios podem ser vistos como o dilogo cotidiano, a conversa simples sobre os fatos corriqueiros do dia-adia. Para fixar melhor:
Em cada poca de seu desenvolvimento, a lngua escrita marcada pelos gneros do discurso e no s pelos gneros secundrios (literrios, cientficos, ideolgicos), mas tambm pelos gneros primrios (os tipos do dilogo oral: linguagem das reunies sociais, dos crculos, linguagem familiar, cotidiana, linguagem sociopoltica, filosfica, etc.). (BAKHTIN, 2000, p. 285)

Os gneros primrios (enunciados) quando entram no quadro dos secundrios, perdem sua caracterstica particular, pois no pertencem mais a realidade da qual foram originados, agora eles pertencem realidade dos enunciados alheios, ou seja, no ato de comunicao social, um enunciado se transforma em outros enunciados (primrios ou secundrios). Nessa interao, h duas particularidades do enunciado, uma, o seu acabamento especfico, e a outra, a alternncia dos sujeitos falantes. Essas particularidades, vistas como critrios de acabamento do enunciado, propiciam a possibilidade de resposta. Veja, o primeiro e mais importante dos critrios de acabamento do enunciado a possibilidade de responder (BAKHTIN, 2000, p. 299). A possibilidade de resposta est ligada ao enunciado em trs fatores essenciais, que so eles: a- o tratamento exaustivo do objeto do sentido; b- o intuito, o querer-dizer do locutor; c- as formas tpicas de estruturao do gnero do acabamento.. Esses fatores, todos interligados no todo do enunciado, vo determinar as especificidades de cada esfera da comunicao verbal. A especificidade do poema Eu, Etiqueta mostra que ele um enunciado, e que complexo e secundrio. E como enunciado, est voltado e dirigido para algum o leitor. Todo ato de comunicao social est voltado para um propsito. Assim, pode-se admitir:
O enunciado est voltado no s para o seu objeto, mas tambm para o discurso do outro acerca desse objeto. A mais leve aluso ao enunciado do outro confere fala um aspecto dialgico que nenhum tema constitudo puramente pelo objeto poderia conferir-lhe. (BAKHTIN, 2000, p. 320).

Toda relao dialgica transporta certas ideologias, pois todo enunciado ao conter signos um agente ideolgico. Portanto, tudo que ideolgico possui um significado e remete a algo situado fora de si mesmo. Em outros termos, tudo que ideolgico um signo. Sem signos no existe ideologia. (BAKHTIN, 1999, p. 31). Esse poema alm de relatar questes ideolgicas de dominao, tambm reflete as questes ideolgicas de dominados. No h somente ideologia a favor de quem domina, mas tambm h

ideologia de quem dominado. Mais a frete, discutir-se- melhor essa colocao, estudando os termos ideologia oficial e ideologia do cotidiano. Todo produto de consumo pode ser transformado em signo, e todo signo criado para atender uma funo ideolgica. Como funo ideolgica se entender: a poltica, a cientfica, a religiosa, e outras do mesmo suporte. Mas, h a comunicao na vida cotidiana, que Bakhtin atribua um grande valor, segundo ele ela est diretamente vinculada aos processos de produo e, por outro lado, diz respeito s esferas das diversas ideologias especializadas e formalizadas. (1999, p. 37). Assim, nota-se que as funes ideolgicas transitam entre as classes sociais. Outro aspecto importante de ser mencionado a questo de onde surgem as ideologias? Na concepo bakhtiniana elas surgem da interao social, mas j para outras linhas do pensamento, como o caso do idealismo e do psicologismo, ela se deriva da conscincia, fato que Bakhtin (1999) considera um grande erro, pois ao situarem a ideologia na conscincia, essas linhas, acabam transferindo o estudo da ideologia para o estudo da conscincia. Esse erro produz uma confuso entre reas do conhecimento, o produto ideolgico material e social, introduzido fora no quadro da conscincia individual, e assim, para o idealismo a ideologia torna-se o tudo, e para o psicologismo o nada. A ideologia o material social particular dos signos, e os signos por sua vez, s podem aparecer num terreno interindividual, eles devem estar socialmente ligados, e pertencentes a um mesmo grupo. Dessa maneira, Bakhtin (1999) aponta que a conscincia individual deve ser explicada a partir de um meio ideolgico e no o contrrio. A conscincia um fato scioideolgico, que foi transformada em depsito de problemas no resolvidos. Portanto, o idealismo e o psicologismo, ao colocarem o estudo da ideologia na conscincia, afirmam que esta um fato de conscincia, e que o fato da exteriorizao do signo somente um revestimento do efeito anterior a compreenso. Bakhtin (1999) afirma que tanto o idealismo, quanto o psicologismo, esquecem que a compreenso se manifesta a partir de um material semitico, e que todo material semitico social. A ideologia no pode derivar da conscincia, e esta ltima, s adquire forma e existncia nos signos criados por um grupo organizado, ou seja, numa relao social. Sob esse vis, os signos como objetos naturais, podem adquirir vrios sentidos, principalmente, pelo fato de que todo signo reflete e refrata uma outra realidade, que no a sua, por isso o campo do domnio do ideolgico coincide com domnio dos signos. Ser ideolgico ter valor semitico. Ainda, toda esfera ideolgica possui um campo de criatividade, onde reflete ou refrata a realidade a sua maneira, independente da sua funo no conjunto social, pois justamente o seu carter semitico que liga todos os fenmenos ideolgicos sob um mesmo plano (social), sendo todo signo um pedao material de uma realidade. Por isso, por ser todo signo e seus efeitos , uma

representao da realidade ou de um mundo exterior, ele se torna passvel de estudo. O que deve ficar claro, que tudo que ideolgico possui um signo e remete a algo fora de si, ele reflete e refrata uma outra realidade. Sem signos no pode existir ideologia. Os signos tm um universo particular, que est ao lado dos fenmenos naturais, do material tecnolgico e dos artigos de consumo, e cada signo ideolgico, alm de reflexo tambm um fragmento material de uma realidade, seja esse fragmento, som, massa fsica, cor, movimento, etc. Todo signo ideolgico, segundo Bakhtin (1999) na encarnao material, tem a sua realidade totalmente objetiva, portanto metodologicamente unitrio e objetivo. Todo signo um fenmeno do mundo exterior. A realidade ideolgica uma superestrutura situada imediatamente acima da base econmica. A conscincia individual no est e nem constri a superestrutura ideolgica, ela est no social e nos signos ideolgicos. Portanto, compreender um signo, significa fazer relaes com outros signos j conhecidos. E que na cadeia de criatividade ideolgica, os signos deslocam-se para outros signos, criando novos signos. E essa cadeia ideolgica estende-se de conscincia individual para conscincia individual num processo de interao social. 3 Alienao e questes ideolgicas Este poema retrata o poder da ideologia de uma classe sobre a outra, porm essa dominao no explicita para todos, neste caso, esbarra-se na questo da alienao. Para entender o termo alienao, voltar-se- a filosofia grega, pois esta elaborou a teoria da causalidade, que explicava o movimento e as alteraes da realidade social. Segundo Chau (1994) essa explicao advinha de quatro causas, sendo: a material, a formal, a motriz ou eficiente e a final. Essas quatro causas no possuem o mesmo valor, e so dispostas numa relao de hierarquizao, sendo em questo de valor de importncia, da causa eficiente causa final. As quatro causas representam as mudanas, tanto qualitativas quanto quantitativas de um corpo, desde a locomoo a gerao de novos corpos. O homem sempre procurou explicar suas transformaes, e nessa procura, tentam compreender sua prpria histria, atravs da sua vida individual e social, estudando as relaes existentes com a natureza e o sobrenatural. Chau aponta que essas relaes produzem representaes, e que elas,
tendero a esconder dos homens o modo real como suas relaes sociais foram produzidas e a origem das formas sociais de explorao econmica e de dominao poltica. Esse ocultamento da realidade social chama-se ideologia. Por seu intermdio, os homens legitimam as condies sociais de explorao e de dominao, fazendo com que paream verdadeiras e justas. (CHAU, 1994, p. 21).

Sob essa viso, fcil aceitar que cada um possui o que justo para ele possuir. Em outras

palavras, o indivduo no enxerga seu verdadeiro papel enquanto ser social e produtor, e ainda no se reconhece no processo de produo de seu prprio trabalho. Veja, Chau (1994) aponta que Marx considerava o no reconhecimento da fora de trabalho como alienao. O indivduo est alienado quando no reconhece em seu trabalho a causa formal e a causa eficiente, vendo apenas a causa material e a final, como sendo um resultado, no do seu trabalho, mas como um poder separado do seu e que, ameaa-o e domina-o. Para sintetizar esse conceito:
O trabalho alienado aquele no qual o produtor no pode reconhecer-se no produto de seu trabalho, porque as condies desse trabalho, suas finalidades reais e seu valor no dependem do prprio trabalhador, mas do proprietrio das condies do trabalho. (CHAU, 1994, p. 55).

A partir dessa concepo de alienao, pode-se dizer que o poema Eu, Etiqueta, relata sobre a alienao presente na sociedade brasileira. Pois, o indivduo que no se reconhece frente aos produtos que usa, est alienado, e essa alienao causada pelas ideologias da classe dominante, que detm os meios de produo e, portanto faz com que esses indivduos no se reconheam frente aos produtos que os rodeiam. Assim, o capital e os modos de produo separam os trabalhadores da realizao de sua fora de trabalho. Muitos dos que produzem as calas com os nomes que no so os seus, no possuem capacidade de compr-las, justamente por causa da separao que resulta em dominao. A alienao no permite que o real seja visto como ele , e sim como um aparato de coisas, e essas coisas so oferecidas a nossa percepo como se fosse a prpria realidade. Geralmente, as coisas tornam-se propriedades privadas, e essas propriedades privadas transformam a coisa em capital, ou seja, o indivduo que est alienado, que no se reconhece no produto final, resultante de seu trabalho, e o seu prprio trabalho se torna uma coisa, denominada por Marx de fora de trabalho, que explorada por outros para se obter lucros (capital). Essa fora de trabalho resulta em outro conceito de Marx, que o fetichismo, em poucas palavras, fora de trabalho do homem se transformando em mercadoria. Para entender melhor, a mercadoria ser considerada a forma mais simples e mais abstrata do modo de produo capitalista (CHAU, 1994, p. 48). Como modo de produo a mercadoria tem por finalidade gerar lucros e/ou capital, mas no to simples quanto parece a primeira vista, a mercadoria no apenas uma coisa, mais um valor, e esse valor pode ser entendido de duas formas, valor de uso e valor de troca, como valor de uso parece valer por sua utilidade e como valor de troca, parece valer por seu preo de mercado (CHAU, 1994, p. 49). O fetichismo ao criar a alienao, no deixando o indivduo reconhecer na mercadoria sua fora de trabalho, que ainda mencionada por Chau (1994) como fora de trabalho no paga, tambm apaga a possvel visualizao do processo de coisificao.

Esse processo, tambm conhecido como reificao, muito bem utilizado por Drummond, pois o fechamento do poema se d: Meu nome a coisa. Eu sou a Coisa, coisamente. O poeta consegue realizar uma crtica acerca das relaes sociais, to bem fundada, que reproduz conceitos de grandes pensadores em poesia, sem perder a maestria no compasso das palavras que so regidas por uma realidade controlada por processos que pretendem dominar as pessoas. Complementando as citaes anteriores:
A alienao, reificao, fetichismo: esse processo fantstico no qual as atividades humanas comeam a se realizar como se fossem autnomas ou independentes dos homens e passam a dirigir e comandar a vida dos homens, sem que estes possam control-las. (CHAU, 1994, p. 58)

Portanto, de forma sutil o poema fala de alienao, de reificao e de fetichismo, pois retrata, o no reconhecimento de um indivduo como indivduo que produz com sua fora de trabalho o que consome.

4 Ideologia do cotidiano e ideologia oficial


muito importante estabelecer certo entendimento para o termo ideologia, mas o fundamental para este trabalho, conseguir mostrar o papel que este termo tem no pensamento Bakhtin. Para o pensador russo, as quatro causas no a melhor resposta para a questo de como a infra-estrutura determina a ideologia, para ele, sempre que se coloca a questo de saber como a infra-estrutura determina a ideologia, encontramos a seguinte resposta que, embora justa, mostrase por demais genrica e por isso ambgua: a causalidade. (BAKHTIN, 1999, p. 39). A ideologia um conjunto nico e indivisvel cujos elementos, sem exceo, reagem s transformaes da infra-estrutura, assim de forma dialtica, v-se que ele no entende ideologia como algo pronto e acabado. Para ficar mais claro, devido utilizao neste tpico dos termos, infra-estrutura e superestrutura, grosso modo, entender-se- pelo primeiro, de forma dialtica, como modo de produo (a palavra no pode ser vista como infra-estrutura). J o segundo, deve ser visto como: a economia, o estado, a linguagem, a arte, entre outros. Aps o amparo dessa explicao, ver-se- que o material semitico visualizado nos signos, deve ter sua especificidade estudada no somente como referncia ao seu valor denotativo racional, sem mediar s relaes entre as estruturas, veja, o problema da relao recproca entre infra-

estrutura e a superestrutura, para Bakhtin (1999) deve ser esclarecida pelo estudo do material verbal. A questo ento saber como a infra-estrutura (realidade) determina o signo, e como o signo reflete e refrata a realidade em transformao. Dessa maneira, as relaes sociais, como a interao social e verbal, estabelecem os processos dialticos do signo, que para Bakhtin (1999) correspondem: a- no separar a ideologia da realidade material do signo (no colocar na conscincia); b- no dissociar o signo das formas concretas da comunicao social (fora disso ele objeto fsico); c- no dissociar a comunicao e suas formas de sua base material (infra-estrutura). Muito se fala de ideologia neste trabalho, porm ainda no foi realizada nenhuma definio do que vem a ser ideologia, falou-se de vrios aspectos que envolvem a ideologia, mas nenhum explicativo a esse termo. Portanto, agora se dar uma breve explanao, visto a importncia do entendimento desta questo dentro deste estudo. Chau (1994) aponta que Marx e Engels consideravam a alienao como forma inicial da conscincia, e que a diviso social do trabalho se tornava completa quando havia a separao entre trabalho material e espiritual, e que somente como essa diviso a conscincia podia representar algo sem ser algo real. Assim, para eles nascia a ideologia, isto ,
o sistema ordenado de idias ou representaes e das normas e regras como algo separado e independente das condies materiais, visto que seus produtores os tericos, os idelogos, os intelectuais no esto diretamente vinculados produo material das condies de existncia. (CHAU, 1994, p. 65).

Em outras palavras se pode dizer segundo essa citao dominao de uma classe sobre a outra, que resulta na contradio , a autora ainda cita que em termos de materialismo histrico dialtico era impossvel compreender a origem e as funes da ideologia sem compreender as lutas de classes, pois a ideologia um dos instrumentos da dominao de classe e uma das formas de luta de classes (CHAU, 1994, p. 86). A ideologia na luta de classes, para os materialistas, alm de ser objetivamente possvel por causa da alienao, tem o papel de ocultar a verdade, ou seja, ocultar a dominao real, por esses fatos, eles acreditam que ela deve ser destruda. A grande funo da ideologia impedir que a classe dominada se revolte contra a que domina, assim, a classe que est no poder cria mecanismos para legitimar sua dominao, por exemplo, o Estado, que segundo a autora, mostra que as leis, representam as vontades de todos, legitimando seu poder como justo e bom. A partir dessa viso, a ideologia a transformao das idias da classe que domina em idias de todas as classes, ora quem tem o poder de controlar o Estado, a Economia, a Poltica, tem o poder de dominar as classes sociais. E quando as idias de uma classe so absorvidas por outras, tem-se a criao de universais abstratos. A ideologia para o materialismo dialtico uma iluso,

porm no pode ser considerada a termos como: fico, fantasia, erro, falsidade, e etc. Ela deve ser entendida por abstrao e inverso. Assim, abstrao
o conhecimento de uma realidade tal como se oferece nossa experincia imediata, como algo dado, feito e acabado que apenas classificamos, ordenamos e sistematizamos, sem nunca indagar como tal realidade foi concretamente produzida. (CHAU, 1994, p. 104).

Dessa maneira, pode-se entender que uma realidade existe porque foi construda por um sistema determinado de condies de dominao, que no se deixa visualizar e indagar pela classe que dominada. A partir disso, tem-se a inverso que tomar o resultado de um processo como se fosse seu comeo, tomar os efeitos pelas causas, as conseqncias pelas premissas, o determinado pelo determinante (CHAU, 1994, p. 104). A abstrao no deixa que se visualize a realidade como ela realmente , e a inverso faz com se aceite as situaes pelas causas erradas. A ideologia deixa a base da realidade invertida, ou seja, de ponta-cabea, esse fato pode ser visualizado no que os materialistas chamam de aparncia social. O poema Eu, Etiqueta relata em seus versos, abstrao e inverso. Abstrao, no caso do locutor (autor) no se reconhecer em si mesmo, e inverso quando se reconhece e aceita como anncio. A leitura desse texto mostra outras relaes de abstrao e inverso, fato que o condicionou a compor este estudo, visto a riqueza na demonstrao das questes abordadas aqui. Mas, para fazer uma anlise mais coerente, devem ser buscadas outras definies para ideologia. Ento, entrar-se- na obra de Eagleton, que indica 16 formas variadas de significao para esse termo. Porm, no se versar sobre todas. Para iniciar, Eagleton exemplifica que ideologia no um fato rgido e fixo, preso as idias de uma dada classe, para tanto cita uma conversa cotidiana, mostrando como se pode entender uma significao ideolgica, pois ao explicar, revela que falar ou avaliar ideologicamente uma conversa corriqueira de maneira esquemtica ter uma viso simplista do mundo. A partir disso surge questo, que se tudo que chamamos de ideolgico racionalista. Uma definio que se pode chegar a respeito da ideologia, que ela no um conjunto de idias e normas fixas, pois nem todo conjunto de idias e normas fixas ideolgico. Veja, o exemplo utilizado por Eagleton para tal afirmao:
posso ter convices bastantes inflexveis com respeito a como escovar meus dentes, submetendo cada um deles, individualmente, a um nmero exato de escovaes e preferindo sempre escovas cor-de-malva, mas, na maioria dos casos, seria estranho qualificar tais opinies de ideolgicas (1997, p. 17).

O autor se refere a essa citao como patolgica, explicando que para ser possvel uma adequao ideolgica, seria necessrio dizer que preciso escovar os dentes porque se os ingleses

no se mantiverem saudveis os soviticos dominaro nossa nao dbil e desdentada (1997, p. 17). Dessa maneira, seria ideologicamente motivado por um comportamento, que se refere no apenas para um sistema de crenas, mas tambm a questes acerca do poder. Geralmente, pode-se entender que a ideologia serve como instrumento de legitimao do poder de uma classe sobre a outra, resultando numa mistificao que pode ser vista como uma camuflagem ou represso dos conflitos sociais, dando origem ao conceito de ideologia como uma resoluo imaginria (acima das relaes de poder) de contradies existentes entre as classes. Essa concepo, segundo Eagleton, apresenta pelo menos dois grandes problemas, em primeiro lugar, nem todo corpo de crenas normalmente denominado ideolgico est associado a um poder poltico dominante (EAGLETON, 1997, p. 19), em segundo, que uma teoria no poderia abranger tudo, pois perderia seu valor, assim,
para que um termo tenha significado, preciso que se possa especificar o que, em determinadas circunstncias, seria considerado o outro dele o que no significa, necessariamente, especificar algo que seja sempre e em qualquer parte o outro dele. (...) ento a palavra ideologia deixa de particularizar algo e perde totalmente sua capacidade de informar da mesma forma que se cada amostra do comportamento humano, seja ela qual for, inclusive a tortura, fosse considerada um exemplo de compaixo, a palavra compaixo se reduziria a um significante vazio. (EAGLETON, 1997, p. 20).

Ento, todo corpo de crenas e idias no podem ser totalmente fixos e rgidos, e no representam necessariamente os grupos que esto no poder, para ser ideolgico segundo esta ltima concepo, o significado deve especificar o outro dele. Portanto, v-se que nem tudo pode ser encarado como ideolgico. Pode-se dizer aqui, que a idia central do poema Eu, Etiqueta, no precisa ser vista como um simples relato da ideologia dominante, e sim como uma ideologia do poeta. O fato importante a se retirar dessa concepo de ideologia, que ela mostra outra viso a respeito do termo, deixando claro, que no h somente um lado da moeda. Outra definio pertinente de ideologia, apontada por Eagleton (1997), a de Althusser na questo de relaes vivenciadas, onde esse diz que a ideologia uma organizao especfica de prticas significantes que vo constituir os seres humanos como sujeitos sociais e que produzem as relaes vivenciadas mediante as quais sujeitos vinculam-se s relaes de produo dominantes em uma sociedade, portanto, essa explicao de ideologia faz meno nossa relao afetiva e inconsciente com o mundo. Segundo Eagleton (1997), pode-se ainda definir a ideologia de seis maneiras diferentes. Grosso modo, primeiramente, pode-se referir a ela como um processo material geral de produo de idias, crenas e valores na vida social; um segundo significado, remete-a para crenas que simbolizam as condies e experincias de vida de um grupo ou classe especfica; em terceiro, tratar da promoo e legitimao dos interesses de tais grupos sociais em face de interesses opostos;

em quarto, uma nfase na promoo e legitimao de interesses setoriais, restringindo-a, porm, s atividades de um poder social dominante; em quinto, significa que as idias e crenas que ajudam a legitimar os interesses de um grupo ou classe dominante, mediante, sobretudo a distoro e a dissimulao; e por ltimo, cuja nfase de significado recai sobre as crenas falsas ou ilusrias, considerando-as, porm oriundas no dos interesses de uma classe dominante, mas da estrutura material do conjunto da sociedade como um todo. Agora, aps a apresentao dessas definies, levanta-se a questo, qual a posio de Bakhtin sobre ideologia? Para tentar responder essa pergunta, procurou-se apoio no texto Ideologia de Valdemir Miotello, onde apontada a existncia de duas formas de ideologia para os marxistas, sendo uma a ideologia oficial e a outra ideologia do cotidiano. Segundo esse autor, Bakhtin e seu crculo puderam estabelecer, bem a seu gosto, uma relao dialtica entre essa duas formas:
De um lado, a ideologia oficial, como estrutura ou contedo, relativamente estvel; de outro, a ideologia do cotidiano, como acontecimento, relativamente instvel; e ambas formando o contexto ideolgico completo e nico, em relao recproca, sem perder de vista o processo global de produo e reproduo social. (MIOTELLO, 2008, p. 169).

O ponto que se deve fixar, que para compreender as relaes sociais e ideolgicas em Bakhtin, necessrio entend-las de forma dialtica e no causal. Essa concepo de ideologia, dividida em dois plos (estveis e instveis), a maneira ideal encontrada pelo pensador russo para criar uma conexo de estudo entre ideologia e o estudo da linguagem. Para Bakhtin (1999), a ideologia o material social particular dos signos, e os signos por sua vez, s podem aparecer num terreno interindividual, e devem estar socialmente ligados, pertencentes a um mesmo grupo. E, a partir desse grupo, pode-se ver a comunicao cotidiana, que no pode ser vinculada a nenhuma esfera ideolgica particular. A comunicao cotidiana representa a ideologia do cotidiano, que tem como material mais privilegiado de sua comunicao palavra, e esta por sua vez, est sempre ligada ao ato ideolgico. Isso no significa que ela no possa ser substituda, existem signos que no podem ser exprimidos por palavras de modo adequado, alguns exemplos citados por Bakhtin remetem composio musical e a representao pictrica. A ideologia do cotidiano deve ser vista como encontros causais, acontecimentos dispersos e rotineiros no conjunto de comunicao social, nascendo como forma primaria de ideologia, onde a mudana se d de forma lenta, visto que os signos esto diretamente em contato com os acontecimentos socioeconmicos (MIOTTELLO, 2008, p. 173). J a ideologia oficial, pode ser observada como um sistema especializado de ideologia, onde circulam contedos como a moral, a arte, o direito, a religio, e etc. A ideologia oficial exerce forte influncia no jogo social, por ser o sistema de referncia constitudo e apossado pela classe dominante (MIOTTELO, 2008, p. 174). Nesse sentido, a ideologia sempre ser vista como um sistema de representao da

sociedade, sendo do cotidiano ou oficial, constituda das interaes existentes entre grupos sociais. Assim, reportando ao incio do trabalho, pode-se dizer que na ideologia do cotidiano, h a construo de um enunciado simples e primrio, de onde surgem signos que representam uma ideologia. E que esse enunciado junto de seus signos, ao se transformar em outros enunciados, complexos e secundrios, perde sua natureza com a realidade existente, refletindo e refratando uma outra realidade, agora composicional de uma ideologia oficial.

Consideraes finais
O fato ao qual se quer depreender por meio desta pesquisa, a influncia que enunciados, signos e ideologia exercem sobre a interao social. Atravs dos conceitos apresentados, busca-se criar um campo de entendimento, onde seja possvel assimilar o mximo do pensamento de Bakhtin a respeito desses termos. Para fechar, importante dizer que o poema Eu, Etiqueta um enunciado concreto, com uma enunciao potica que sintetiza um momento histrico, onde o poeta mostra as relaes existentes da sociedade em que vive propiciando uma interao com os destinatrios do seu discurso, pois a enunciao deste poema como expresso semitica se destina a duas orientaes, uma, em direo ao sujeito, e a outra, a partir dele em direo a ideologia (BAKHTIN, 1999, p. 60). E que, a palavra por ser o material semitico privilegiado, comporta duas faces, ela parte de algum para um outro e esse fato produz o produto da interao verbal. O signo por sua vez, criado por uma funo ideolgica precisa e permanece inseparvel dela. A palavra ao contrrio, neutra a qualquer funo ideolgica especfica. Por isso ela pode preencher qualquer funo ideolgica: esttica, cientfica, religiosa, etc. Bakhtin (1999) apontava que a base de estudo marxista enquanto mtodo sociolgico deve partir do estudo da palavra por uma filosofia da linguagem concebida como filosofia do signo ideolgico. Portanto, pode-se dizer tambm que o poema Eu, Etiqueta um enunciado, complexo e secundrio, por estar contido em uma obra destinada leitura. Os signos criados pelo poeta refletem e refratam uma realidade, e no processo de leitura, esses signos tornam-se outros signos, refletindo e refratando outras realidades. E como toda obra, a enunciao deste poema se destina a uma resposta, a uma compreenso responsiva que esperada pelo autor. As mensagens publicitrias, as estampas de produtos, os prprios produtos, a linguagem utilizada, a lngua (seja qual for), os imperativos, tudo que o poeta cita como objetos, na verdade, so signos, que se oferecem como signos dos outros, ora, todas as mensagens que as pessoas portam em seus objetos pessoais, trazem em si a mesma caracterstica, so signos que as pessoas veiculam sem estar ganhando para anunciar, e como todo signo, possui um significado que remete a

algo fora de si mesmo, assim, pode-se perceber que o que est sendo veiculado nessas mensagens, por se tratar de signos, nada mais do que ideologia.

Referncias
ANDRADE, Carlos Drummond. Corpo. Rio de Janeiro: Record, 1984. BAKHTIN, Mikhail. Esttica da criao verbal. So Paulo: Martins Fontes, 2000. ____________. Marxismo e filosofia da linguagem. So Paulo: Hucitec, 1999. CHAU, Marilena S. O que ideologia. So Paulo: Brasiliense, 1994. EAGLETON, Terry. Ideologia. So Paulo: Edunesp/Boitempo, 1997. MIOTELLO, Valdemir. Ideologia. In: BRAIT, Beth (Org.). Bakhtin: Conceitos-Chave. So Paulo: Contexto, 2008.

S-ar putea să vă placă și