Sunteți pe pagina 1din 5

Universidade Federal do Par Instituto Cincias da Sade Faculdade de Odontologia

Fernanda Bragana Monteiro da Silva - 06051001301

Leses com envolvimento de furca Relatrio

Belm Pa 2010

Leses com envolvimento de furca Relatrio

Etiologia Leses de furca frequentemente surgem em pacientes com doena periodontal, ocorrendo em dentes multirradiculares. Onde, em princpio, deve ser feito exame em que medidas tradicionais da doena periodontal so utilizadas, mas uma ateno especial dada aos achados na sondagem clnica e anlise das radiografias das regies de pr-molares e molares. A sondagem deve ser realizada com sonda periodontal curva graduada. Sempre devem ser obtidas radiografias para confirmar os achados feitos durante a sondagem de um dente com envolvimento de furca. Uma leso na rea inter-radicular de um dente multirradicular pode estar associada a problemas oriundos do canal radicular ou pode ser resultado de sobrecarga oclusal. O tratamento dos dentes com envolvimento de furca, portanto, no deve ser iniciado at que tenha sido feito um diagnstico diferencial adequado da leso. Classificao A classificao do envolvimento de furca baseia-se na quantidade de tecido periodontal destrudo que ocorreu na reas inter-radicular, ou seja, o grau de exposio radicular horizontal ou perda de insero que existe dentro do complexo radicular. Pode, ento, ser classificada, como: grau I perda horizontal dos tecidos de suporte no excedendo 1/3 da largura do dente; grau II perda horizontal dos tecidos de suporte excedendo 1/3 da largura do dente, mas no envolvendo toda a largura da rea de furca; grau III destruio horizontal lado a lado dos tecidos de suporte na rea de furca.

Cada entrada de furca deve ser examinada e cada entrada deve ser classificada de acordo com o critrio acima. Tratamento Os objetivos da terapia, so: 1) eliminao da placa microbiana das superfcies expostas do complexo radicular; 2) o estabelecimento de uma anatomia das superfcies afetadas que facilite o adequado autocontrole de placa. Diferentes mtodos de terapia so recomendados: Grau I: raspagem e alisamento radiculares. Plastia de furca; Grau II: plastia de furca. Tunelizao. Resseco radicular. Extrao dentria. Regenerao tecidual guiada nos molares inferiores; Grau III: tunelizao. Resseco radicular. Extrao dentria.

Prognstico O resultado em longo prazo das escolhas dos tratamentos feitas para molares com envolvimento de furca demonstrou uma taxa de sobrevivncia favorvel tanto para dentes que sofreram terapia ressectiva como para terapia no-ressectiva em pacientes submetidos a um adequado programa de manuteno.

Universidade Federal do Par Instituto Cincias da Sade Faculdade de Odontologia

Fernanda Bragana Monteiro da Silva - 06051001301

Leses endo-periodontais Relatrio

Belm Pa 2010

Leses endo-periodontais Relatrio Diagnstico

Classificao dos tipos de leso

Tratamento

Prognstico

S-ar putea să vă placă și