Sunteți pe pagina 1din 6

Concordncia Verbal

sobre Gramtica por Algo Sobre conteudo@algosobre.com.br Mais...

Publicidade

Regra geral, o verbo deve concordar com o sujeito em nmero e pessoa. Exemplos: O gerente falou com a secretria A secretria e suas auxiliares no compareceram reunio. Os casos mais interessantes so expostos a seguir. Sujeito coletivo Se o sujeito for um coletivo do singular seguindo de um complemento no plural, o verbo pode ir para o plural ou permanecer no singular: A srie de notas fiscais referentes ao pagamento das mercadorias adquiridas no ms de maro prximo passado est sendo enviada a V.Sa. atravs de nosso representante. A srie de notas fiscais est... O conjunto de duplicatas ... O nmero de papis e documentos inferior... A multido foi levada... A maioria das notas fiscais tirada no computador. H casos, porm, em que o redator percebe a fraqueza gramatical diante da idia que quer transmitir: A maior parte dos executivos lem jornais pela manh. Um coletivo geral determina que o verbo permanea no singular: O povo queria eleies diretas para presidncia da Repblica. O exrcito no se conformou com o papel que lhe reservou a nova Constituio. A tendncia hoje pela concordncia com a expresso utilizada. Da mesma forma, uma expresso partitiva tanto pode levar o verbo para o plural, como admitir o uso do singular: A maior parte dos funcionrios conseguiu... Uma poro de notas promissrias vence... Um grupo de notas promissrias esto rasuradas. H outras expresses cujo procedimento quanto ao uso de singular e plural semelhante; so elas: uma poro de, o grosso de, o resto de.

Sujeito - Pronome Relativo Sou uma pessoa que no ofende ningum. Sou uma pessoa que no ofendo ningum. O segundo caso mais enrgico e afetivo que o primeiro, pois o verbo na terceira pessoa (ofende) quase indeterminada, sem nenhuma intensidade afetiva, plano. A segunda frase muito mais carregada de sentimento, muito mais viva e eficaz. Se o verbo tiver com sujeito o pronome relativo que, ele concordar em nmero e pessoa com o antecedente deste pronome: Fui eu que lhe remeti os documentos. s tu, Deolindo, que vais ao escritrio do Sr. Xavier? Foram as garotas da promoo que me disseram... Se, no entanto, o relativo que vier antecedido da expresso um dos, o verbo vai para a 3 pessoa do plural, raramente para a 3 pessoa do singular: Bartolo um dos gerentes que tm conseguido prestgio. Sujeito o pronome QUEM Fui eu quem lhe escreveu semana passada. s tu quem me remeter os relatrios? Mas tambm possvel admitir a concordncia com o pronome pessoal: Fui eu quem lhe escrevi semana passada. s tu quem me remeter o relatrio. Sujeito com o verbo no infinitivo As secretrias parece terem gostado do estagirio. As secretrias parecem ter gostado do estagirio. indiferente gramaticalmente o uso do singular ou do plural. A diferena semntica e estilstica. Estilisticamente, o emprego do verbo parecer no singular entorpece a construo, tira-lhe a graa, tornado-a rasa e artificial. Quando se diz "as secretrias... ter" a frase ganha mais vida e intensidade afetiva. Sujeito com o verbo pronominal No se pode realizar esses projetos. No se podem realizar esses projetos. No primeiro casa chama-se a ateno para a ao: realizar, ou seja, "no possvel realizar esses projetos". No segundo, em virtude da concordncia, a ateno concentra-se em projetos. Gramaticalmente, pode-se considerar realizar como sujeito e projetos como objeto e pode-se tambm considerar projetos como sujeito e ento o verbo vai para o plural. Em geral preferese a concordncia no plural.

Sujeitos de pessoas gramaticais diferentes Se houver dois ou mais sujeitos de pessoas gramaticais diferentes, o verbo ir para o plural, concordando com a pessoa que tem precedncia na ordem gramatical. Eu e tu=ns Eu e ele=ns Eu, tu e ele=ns Tu e ele=vs Voc e ela=eles Marcos e tu fizestes o que havia sido recomendado? Eu e tu estivemos a semana toda estudando, e agora no h o que reclamar. Tu e eu redigiremos o relatrio. Eu e o vendedor fizemos um acordo. Tu e o diretor j conheceis a poltica da empresa. Voc e a secretria no sabiam que deciso tomar? Portanto o verbo vai para a 1 pessoa do plural se entre os sujeitos houver um da 1 pessoa. Ir para a 2 pessoa do plural se, no havendo sujeito da 1 pessoa, houver um da 2. Somente ir para a 3 pessoa do plural se os sujeitos forem da 3 pessoa. Verbo antecedido de vrios sujeitos Se houver mais de um sujeito singular antecedendo um verbo, este ficar no singular ou ir para o plural: A nota fiscal e a duplicata registram informaes importantes. Registram informaes importantes a nota fiscal e a duplicata. Registra informaes importantes a nota fiscal e a duplicata. No caso de sujeito de nmeros diversos (singular e plural) precedendo o verbo, este vai para o plural. Se estes sujeitos estiverem depois dele, o verbo poder ficar no singular se o sujeito mais prximo estiver no singular: O funcionrio e os clientes reconheceram-se culpados. Reconhecera-se culpado o funcionrio e os clientes. Reconheceram-se culpados os clientes e o funcionrio. Sujeito composto + palavra que os resuma Se o sujeito for composto e houver palavras que os resuma, o verbo concordar com esta palavra. Relatrio, correspondncias, memorandos nada o levava a tomar uma atitude diferente. Clientes, fornecedores de servios, vendedores, ningum queria visit-lo durante a semana Santa. Datilografias esmeradas, esttica apurada, asseio, tudo contribui para uma apresentao agradvel.

Sujeitos ligados por como, bem como... Dois sujeitos do singular ligados por como, bem como, assim como, do mesmo modo que, tanto...como, no s... mas tambm requerem anlise: se se tratar de adio, coloca-se o verbo no plural; se se tratar de comparao, coloca-se o verbo no singular: O reajuste salarial de junho, da mesma forma que o de maro, no alterou seu padro de vida. A disciplina, assim como o arrojo, fizeram dele profissional invejvel. Sujeito constitudo por cerca de, mais de, menos de Sujeito constitudo por expresses que indicam quantidade aproximada determina que a concordncia se faa com o complemento dessas expresses: Cerca de cem estudantes adquiriam os livros. Menos de dez pessoas entraram na loja. A expresso mais de um determina o verbo no singular: Mais de um executivo viajou para o Rio de Janeiro Se essas expresses se repetirem, o verbo ir para o plural. O Sujeito um pronome interrogativo, demonstrativo ou indefinido plural Se o sujeito for constitudo pelos pronomes indicados, o verbo pode permanecer na 3 pessoa do plural ou concordar com o pronome pessoal que indica o todo: Quantos, entre os empregados, estariam dispostos a participar dos festejos? Quantos, entre vs, estareis dispostos... Se o interrogativo estiver no singular, o verbo ficar no singular. Nas oraes interrogativas que utilizam quem ou o que, faz-se a concordncia com o substantivo ou pronome que vier depois do verbo: Quem so os clientes? Quem s tu, Florentina? Quem sois vs que tanto me aperreias? Que ser isso que aconteceu? O que so estragos, defeitos? Sujeitos ligados por ou e por nem Se ligados por essas conjunes, o verbo tanto pode ir para o plural como ficar no singular, conforme se queira ou no atribuir a ao a todos os sujeitos: Ou o Departamento de Vendas ou o de Promoo ter de alterar o comportamento... Nem o Departamento de Vendas nem o de Promoo tiveram de alterar o comportamento.

Se a ao s pode ser atribuda a um deles, o verbo ficar no singular: Ou o gerente ou o diretor ser responsvel. As expresses um ou outro ou nem um nem outro admitem o verbo no singular. Um ou outro teria de digitar o relatrio. Nem uma nem outra respondeu acertadamente questo. J a locuo um e outro leva, com freqncia, o verbo no plural: Um e outro auxiliar de escritrio admitiam estar enganados. Sujeitos ligados por com Regra geral, o verbo vai para o plural quando a idia que se quer transmitir de soma: O chefe da seo com o gerente recorreram a argumentos de fora para estimular seus funcionrio. Se se desejar realar um dos elementos, o verbo poder ficar no singular. O office-boy, com todos os jovens da empresa, resolveu formar um time de basquete. Sujeitos ligados por conjuno comparativa Admitem o verbo tanto no singular como no plural: Tanto Joo Cristomo como Benedito participaram... O servio, como qualquer produto, deve ter preo justo. Observe-se que o primeiro elemento foi destacado. Sujeito expresso por horas Se aparecer na frase a palavra relgio como sujeito, o verbo ficar no singular: O relgio deu 15 horas. O verbo dar deve concordar regularmente com o sujeito expresso: Deram 10 horas no relgio da matriz. Iam dar 18 horas, quando o diretor reuniu todos os gerentes. Concordncia com o verbo "ser" Se o sujeito do verbo ser ou parecer for constitudo pelos pronomes: isto, isso, aquilo, tudo e o predicativo estiver no plural, o verbo ir para o plural: Isto so ossos duros de roer. Aquilo pareciam-me bisbilhotices... Eram tudo falcatruas de profissional incompetente.

Se o sujeito designar pessoa, o verbo concordar com ele: Ela era as alegrias da casa. Jaime foi os terrores de seu bairro. Se o sujeito constitudo de um substantivo e o verbo ser vem seguido de pronome pessoal, o verbo concordar com o pronome: Os funcionrios mais aplicados somos ns. Os maiores diretores sois vs. Os verdadeiros profissionais so eles. Nas oraes interrogativas com utilizao de quem, o verbo concorda com o substantivo ou pronome que lhe segue: Quem so os profissionais dessa organizao? Quem s tu? Quem ss vs?

S-ar putea să vă placă și