Sunteți pe pagina 1din 5

O LDICO NAS SRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL ODENIZIA BATISTA DOS SANTOS RESUMO

O Ldico um assunto sempre em discusso nas sries iniciais do ensino fundamental, educadores percebem a importncia que o mesmo apresenta como instrumento na mediao entre o prazer e o aprender brincando, mas a insegurana impede de explorar essas atividades com os educandos. A brincadeira e o jogo esto presentes na vida da criana desde o seu nascimento e a partir do momento que incentivada a desenvolver atividades que lhe desperte o interesse seu aprendizado ser construdo com segurana, brincando se aprende com facilidade j que a criana estar inserida em seu mundo. Atravs deste trabalho farei uma pesquisa bibliogrfica sobre o ponto de vista de alguns estudiosos e suas teorias sobre o ldico, e, aproveitando a oportunidade ser destacado quais as principais dificuldade dos educadores dessas sries em utilizarem o ldico em atividades nas experincias pedaggicas.

PALAVRAS-CHAVE: Educador. Educando. Ldico. Conhecimento. Ensino-aprendizagem. Qualidade.

INTRODUO

O ldico so atividades que envolvem brincadeiras e jogos que buscam despertar no aluno o interesse em aprender, atravs dessas atividades o educador procura trabalhar o contedo necessrio e o educando constri seus conhecimentos brincando. O ldico importante, porque est inserido no mundo da criana, sendo assim, a mesma no se sente perdida diante de um tema que no v importncia em aprender.

[1] Graduado em Normal Superior pela Universidade Norte do Paran, aluno do curso de psgraduao Lato Sensu em Psicopedagogia Institucional da FINOM/PROMINAS, atua como coordenadora pedaggica da rede municipal de Cotriguau-MT. ( odeniziahugo@hotmail.com ).

Atualmente prender a ateno do educando em sua aula um desafio para os educadores que foram formados em faculdades que nada orientaram sobre metodologias que envolvem a ludicidade. O educando desmotivado diante de uma aula tradicional, que ao chegar escola d de cara com o educador, giz e quadro, realmente ser difcil despertar no educando o interesse e a vontade de aprender. O educador tem que ser um artista, surpreendendo e motivando seus educandos, despertando neles o sentido de aprender, lev-los a compreender que tudo importante na vida e tudo tem o momento certo para curtir e para aprender. Para que o educador tenha sucesso em trabalhar com o ldico faz-se necessrio aperfeioar sua prtica, envolver nela atividades criativas e animadas que leve a criana a sentir-se inserida facilitando a construo do seu aprendizado. Trabalhar com o ldico exige do educador mais dedicao, organizao e comprometimento em provocar no educando o desejo de conhecer, e para quem foi formado em escolas que pouco se trabalhou com a ludicidade no fcil, mas tambm, no impossvel, para mudar basta acreditar, ir em busca de novos conhecimentos, onde, educador comprometido com a educao e que se preocupa com a formao de seus educandos com certeza no medir esforo na busca de aprender a trabalhar com a ludicidade, superando assim suas dificuldades. O educador deve compreender que viver a ludicidade em sala de aula, conviver com o incerto, com o improvvel, o encontro consigo mesmo, trabalhar a espontaneidade, a criatividade, a imaginao e a emoo gera insegurana, mas que nem por isso deve ser desprezado. Atravs deste trabalho venho expor a necessidade e a importncia de se trabalhar com o ldico nas sries iniciais do Ensino Fundamental por meio da pesquisa bibliogrfica, verificando assim, a posio de alguns estudiosos sobre esse tema, e destacando a insegurana que alguns educadores sentem em trabalhar ludicamente, alguns marcados pela educao tradicional que receberam, outros por no se comprometer mesmo, j que atividades ldicas exigem mais dedicao de sua parte.

DESENVOLVIMENTO O ldico refere-se brincadeira, jogos e a questo simblica envolvida nesse processo, faz parte das atividades essenciais no desenvolvimento humano. O ldico promove um estado de inteireza, de plenitude naquilo que se faz com prazer e pode estar presente em diferentes situaes da vida. De acordo com Piaget (1978) a atividade ldica o bero obrigatria das atividades intelectuais das crianas, sendo, por isso, indispensvel prtica educativa. Dessa forma, quando vemos uma criana brincando compreendemos como seu relacionamento com o meio em que esta inserida e seu relacionamento com os outros seres. Segundo Feij (1992), O ldico uma necessidade bsica da personalidade, do corpo e da mente, faz parte das atividades essenciais da dinmica humana.

O Ldico est envolvido na formao humana desde o seu nascimento e importante compreender que as atividades ldicas facilitam os processos de socializao, comunicao, expresso e construo do conhecimento, despertando a valorizao da criatividade, sensibilidade, afetividade tornando a prtica pedaggica prazerosa e dinmica. Santo Agostinho (apud NEVES 2007) nos relata que; O ldico eminentemente educativo no sentido em que constitui a fora impulsora de nossa curiosidade a respeito do mundo e da vida, o principio de toda descoberta e toda criao. necessrio que os educadores compreendam a importncia de se trabalhar com o ldico, atravs do mesmo o educando se sente presente no ambiente que est inserido e ao despertar a sua curiosidade ser fcil orient-lo na construo do seu conhecimento. O ldico trabalhado em sala de aula tende a algumas possibilidades com a introduo e desenvolvimento de conceitos de difcil compreenso, estratgias, resolues de problemas, significao de conceitos, participao do educando na construo do seu conhecimento. O ldico favorece a interao social entre os educandos e a conscientizao do trabalho em grupo, reforando o desenvolvimento da criatividade, do senso crtico, da competio "sadia" e da observao. Lima, (1994) nos afirma: No existe nada que a criana precise saber que no possa ser ensinado brincando... Se alguma coisa no passvel de transformar-se em um jogo (problema, desafio), certamente no ser til para a criana nesse momento.

Portanto, Lima nos exps a experincia de ver, manipular, experimentar, verbalizar sobre as coisas do mundo a sua volta amplia a vivncia da criana, sua linguagem e suas possibilidades mentais, no entanto, o ldico uma atividade natural na vida da criana, e desempenha um papel de transcrio de idias, respeito a determinadas normas e equilbrio biolgico e emocional. De acordo com Vygotsky (1984) no brinquedo (ldico) que a criana aprende a agir numa esfera cognitiva. Segundo o autor a criana comporta-se de forma mais avanada do que nas atividades da vida real, tanto pela vivncia de uma situao imaginria, quanto pela capacidade de subordinao s regras. Como aponta Wajskop (1999): a brincadeira, como atividade (ldica) dominante da infncia tendo em vista as condies concretas da vida da criana e o lugar que ela ocupa na sociedade, , primordialmente, a forma pela qual esta comea a aprender. Por meio do ldico a criana vivencia experincias e aprende com elas, pois, reflete a forma como v o mundo, sente-se a vontade e espontaneamente esclarece ao educador suas conquistas e seus medos, essas atividades incluir aes que desperte no educando o desejo de

continuar na atividade at decifrar e encontrar a soluo que se espera. E, atravs dessas atividades o mesmo compreende o sentido das regras, e passa a entender que todos tm direitos, mas, tambm, devem cumprir com seus deveres. O educador precisa se adaptar e proporcionar a criana possibilidades para que ela aplique sua curiosidade espontnea, o ldico oferece a assimilao de aes que ajudam no processo da construo do conhecimento. Brincando a criana desenvolve o cognitivo, que possibilite a promoo de resoluo de conflitos que surgem durante essas atividades, estimulando assim, o raciocnio e amadurecendo suas habilidades motoras. O ldico possibilita que a criana exera sua capacidade de criar que imprescindvel. O Referencial Curricular Nacional para a Educao Infantil relata a importncia do brincar para as crianas: A brincadeira favorece a auto-estima das crianas, auxiliando-as a superar progressivamente suas aquisies de forma criativa. Brincar contribui, assim, para a interiorizao de determinados modelos de adulto, no mbito de grupos sociais diversos. Essas significaes atribudas ao brincar transformam-no em um espao singular na constituio infantil. Observa-se que a criana ao desenvolver atividades ldicas um ser feliz, apto a se desenvolver de forma criativa e, ao viver em sociedade acaba por reproduzir o que presencia no seu dia-a-dia. O desenvolvimento de atividades ldicas facilita a aprendizagem, o processo de socializao, comunicao, expresso e a construo do conhecimento.

CONCLUSO No desenvolver da pesquisa foi possvel observar que o ldico importante para o desenvolvimento de todos os seres humanos, pois, tudo que possvel aprender brincando para a criana ter um sentido especial. As reflexes realizadas at aqui para entender: a importncia do ldico e por que os educadores das sries iniciais do ensino fundamental insistem em ignorar que as atividades que envolvem o ldico beneficiando seus educandos. Se o educador no aprende com prazer no poder ensinar com prazer. isso que o educador deve valorizar em sua prtica pedaggica, da nfase formao ldica: ensinar e sensibilizar a si mesmo para que, atravs de atividades dinmicas e desafiadoras, despertem no educando o gosto e a curiosidade pelo conhecimento. Educar no significa s o repassar de informaes, mas sim, criar possibilidade de perceber e fazer diferente. Conceituar e dizer o que , explorar do educando a curiosidade, o desejo de buscar novos conhecimentos. Fechar as possibilidades de questionamento e da busca de diferentes caminhos, porque o conceito foi entregue pronto, acabado e no lhe foi permitido criar, transformar, fazer de outra maneira, limitar a construo do conhecimento pelo educando.

necessrio pensar a importncia do conhecimento ldico no processo de formao do educando, ele facilita aprendizagem, a construo e assimilao do conhecimento. O ldico uma necessidade humana e no deve se encarada como uma diverso qualquer. importante que a escola valorize o ldico e que ao se sentir includa em seu mundo a criana sente prazer em descobrir novos conhecimentos que sero indispensveis para sua formao como ser humano e futuro profissional.

BIBLIOGRAFIAS

______. Ministrio da Educao e do Desporto. Secretaria de Ensino Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educao Infantil: Introduo. Braslia: MEC, 1993. 3v. FEIJ, O. G. Corpo e Movimento: Uma Psicologia para o Esporte, Rio de Janeiro:Shape, 1992. LIMA, Adriana Flvia Santos de Oliveira. Pr-Escola e alfabetizao: uma proposta baseada em Paulo Freire e Jean Piaget. 8. ed. Petrpolis: Vozes, 1994. NEVES, Lisandra Olinda Roberto. O ldico nas interfaces das... Disponvel em: http://www.centrorefeducacional.com.br/ludicoint.htm . Disponvel em: 05/06/09. PIAGET, Jean. Formao do Smbolo na criana. Rio de Janeiro: Zahar, 1978. VYGOTSKY, L.S. (1993) Pensamento e linguagem. So Paulo: Martins Fontes. WAJSKOP, Gisele. Brincar na Pr-escola. So Paulo: Cortez, 1999. Autora: ODENIZIA BATISTA DOS SANTOS Montagem: Vitorio Helatczuk Adicionar comentrio

S-ar putea să vă placă și